News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 01/02

Started by JotaCC, 01 de February de 2011, 07:43

Previous topic - Next topic

JotaCC

Moisés
"Confio nos centrais que ficam"

Se dependesse exclusivamente de Moisés, a sua despedida do Braga não seria no actual cenário, com a equipa no sétimo lugar do campeonato e já fora da Taça de Portugal e Taça da Liga. Mas como o próprio admitiu em declarações exclusivas a O JOGO antes de embarcar rumo ao Al-Rayyan, do Catar, "as coisas nem sempre correm como se quer", pelo que não havia outra alternativa. Seja como for, está plenamente convencido de que a actual fase da equipa é passageira, ou não fosse da opinião de que "todas as grandes equipas passam por momentos assim". "O Benfica, o FC Porto e o Sporting também já passaram por isto. Mas a equipa tem tudo para dar a volta, porque o grupo é forte. Vão ver que vai conseguir reverter a situação", vincou o Xerife, que deixou órfã uma defesa que chegou a ser a menos batida da Europa.

Num espaço de um ano, porém, tudo mudou. Mesmo assim, Moisés acredita que Rodriguez, Paulão e Aníbal, que nos últimos dias receberam a companhia de Kaká, poderão fazer um bom trabalho sem o terem ao lado como voz de comando. "Tenho de colocar toda a confiança nos centrais que ficam. Paulão está numa sequência muito boa; Rodriguez é um jogador de qualidade e não é por causa de um erro ou dois que deve ser julgado, pois já fez outras partidas boas; Aníbal é um jovem que tem tudo para vencer, pois é um garoto que sabe escutar para aprender", justificou.

Embora Paulão venha ocupando o lugar de Moisés nos últimos jogos, foi Aníbal quem rendeu o Xerife no derradeiro jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões, com o Shakhtar Donetsk. Um encontro no qual as palavras do ex-vice-capitão foram importantes, já que nas horas que antecederam o apito inicial teve uma conversa de incentivo com o jovem. "Não fiquei nada surpreendido com a exibição de Aníbal. Falei muito com ele e sabia do que ele era capaz, porque sempre lhe disse para manter os pés no chão, ser humilde, e tentei transmitir-lhe que o bom posicionamento é o que faz um bom central", revelou o brasileiro, que recusa a ideia de a falta de empenho ser a causa da discrepância de rendimento no campeonato e na Champions. "Os jogadores encaravam as duas provas da mesma forma; os resultados simplesmente não apareciam. Infelizmente, o campeonato não estava acontecendo como desejávamos, mas ainda há tempo para ir buscar o terceiro ou o quarto lugar, pois o Braga joga em casa com os primeiros quatro classificados nesta segunda volta", recordou.

"Levo a cidade e o clube no meu coração"

Nos bons e maus momentos, Moisés foi um dos principais rostos do Braga ao longo das últimas duas épocas e meia. Os adeptos tratavam-no como um ídolo, o que levou o central a agradecer tudo o que fizeram para que se sentisse bracarense de gema. "Nunca tive um problema que fosse e sempre fui muito bem aceite. Levo a cidade e o clube no meu coração para o resto da vida", confessou o Xerife, para o qual "há coisas que valem mais do que jogar". "Agora sou um adepto. Por isso peço a todos que continuem a apoiar a equipa e Domingos, que é um excelente treinador, porque eles merecem todo o apoio", rematou.


"Grupo teve problemas mas como qualquer outro"

Os dias que antecederam o acordo para a transferência de Moisés ficaram marcados por revelações que expunham alguns problemas no seio do grupo de trabalho. Alan falou em "falta de diálogo" em determinados momentos da época, enquanto Matheus confidenciou a O JOGO que "o plantel deste ano é menos unido do que o da época passada". No entanto, Moisés tem uma "opinião diferente." "Cada ano que passa é diferente, porque chegam e saem jogadores. No meu modo de ver, estivemos sempre juntos. O grupo é bom e, se teve problemas, acho que foram como qualquer outro", afiançou o central, desvalorizando a questão. "O grupo merece toda a confiança, e os adeptos sabem que estes jogadores já deram uma boa resposta no passado. Saio do Braga convencido de que o grupo vai dar a volta. Deixo muitos amigos lá dentro e posso dizer que há jogadores com muito carácter", elogiou, consciente de que estes assuntos são apenas uma forma de "buscar justificações."


"Tenho vontade de voltar, quem sabe noutra função"

Assediado por vários clubes devido a um excelente desempenho na Champions, coroado com a obtenção de um golo (Partizan) e uma nomeação para a equipa da jornada, Moisés acabou por dar preferência ao Al-Rayyan na hora de escolher. A projecção pode não ser tanta como na Europa, mas o central não está arrependido. "Tive propostas do Anderlecht e de alguns clubes do Brasil, mas escolhi o Catar. É um mercado diferente, mas o negócio foi bom para todas as partes, e o Braga e o Cruzeiro saíram a ganhar", destacou o Xerife, ansioso por trabalhar com Paulo Autuori, um treinador que o conhece bem. Mas e quando terminar o contrato de ano e meio que assinou, será que um regresso a Portugal faz parte dos seus planos? Moisés não fecha a porta a essa possibilidade. "Tenho a certeza de que vou jogar mais quatro anos. Se entretanto deixar o Al-Rayyan, nunca se sabe. Mas tenho vontade de voltar a Portugal, se não for como jogador, quem sabe noutra função", concluiu.



Rapid de Bucareste não desistiu de contratar Keita

A parca utilização de Keita na primeira metade da época não abalou o valor que lhe era reconhecido no final da temporada transacta. De tal forma que o Rapid de Bucareste, da Roménia, voltou à carga pelo avançado, depois de em Agosto ter estado próximo de o contratar. Nessa altura, Domingos Paciência preferiu segurá-lo, mesmo sendo o senegalês o quinto avançado da hierarquia minhota. Agora que Matheus e Elton saíram e que o jogador começou a ser opção e até a marcar, a sua saída é ainda mais improvável.

Ontem, essa situação esteve em cima da mesa, mas não havia pressa para a concretizar, pois na Roménia as inscrições só fecham a 24 de Fevereiro. Mas o Braga só admitia o empréstimo caso conseguisse, até ao fecho do mercado em Portugal, outro avançado, o que não viria a acontecer. Por isso, e mesmo que o Rapid continue a tentar Keita nos próximos dias, a resposta será negativa.


Ukra sonha disputar título com FC Porto

Marcos e Marco Ramos também se estrearam, mas foi Ukra quem mais entusiasmou os adeptos. O extremo teve influência no terceiro golo em Arouca e foi dos mais incisivos no ataque desde que entrou. A estreia promete, e o ex-FC Porto também. "Para já, só penso nesta época e em atingir o quarto lugar", começou por dizer. "Acharam que ano e meio em Braga era o melhor para mim. Também concordei, porque é um clube que me dá todas as condições para continuar a evoluir e ser alguém no futuro. Para o ano sonho disputar o campeonato contra o FC Porto. O Braga tem tudo de bom. Tem evoluído muito e, com a qualidade que temos, podemos lutar por isso", prometeu.

"Um passo em frente na carreira" é como o jovem descreve a mudança de clube. "Aqui posso ser muito mais útil", explicou, revelando a conversa que teve com André Villas-Boas no momento da saída. "Desejou-me sorte e disse que se trabalhasse como no FC Porto, iria vencer", contou, feliz por estar num clube que há muito admira. "Sou do distrito e tenho um carinho enorme pelo Braga."

Antes de terminar, dispôs-se a jogar nos dois flancos, mas disse a Domingos que prefere o esquerdo: "Quero ser útil e jogo nas duas posições. Mas joguei mais tempo na esquerda e sinto-me mais à vontade aí."

Ataques 5

Passes certos 6

Passes errados 1

Cruzamentos 2

Perdas de bola 0

Faltas cometidas 2


Cristiano promovido

O empréstimo de Diego à Naval promove Cristiano a terceiro guarda-redes. Mesmo assim, o jovem continuará a defender no Vizela quando nao for convocado. Nos treinos estará o júnior senegalês Pape. Por falar em juniores, ontem três foram inscritos na Liga: Bruno Martins (guarda-redes), Lomba (central) e Zé Pedro (avançado).


Aníbal a crescer no Vizela

O quarto central do Braga é um valor que interessa potenciar e, por isso, depois da promoção do Vizela ao plantel principal, agora foi a vez de voltar a descer. Aníbal tem treinado com a equipa, mas há duas semanas consecutivas que joga pelo Vizela. E, anteontem, até esteve em destaque contra o Merelinense. Domingos sabe que o jovem precisa de jogar para crescer.


Madrid vai treinar à parte


Andrés Madrid não encontrou clube e vai, se assim o desejar, passar a treinar à parte do actual plantel. A reintegração está posta de parte, até porque as inscrições não fecharam em todo o mundo e o argentino acabará por encontrar uma solução num mercado alternativo, como o de Leste ou o sul-americano, onde as inscrições fecham mais tarde.


O JOGO



JotaCC

Sp. Braga: Zé Luís na próxima época



O Sporting de Braga assegurou, ontem, a contratação do jovem Zé Luís, possante avançado do Gil Vicente que este ano se tem destacado ao serviço da equipa de Barcelos.

O jogador chega a Braga na próxima época, o que demonstra que António Salvador está já a preparar a próxima temporada.
O 'CM' sabe que o caboverdiano vai assinar um contrato de longa duração (4/5) anos e será mais uma opção para o ataque arsenalista. Esta é a segunda época que Zé Luís está ao serviço da equipa de Barcelos, tendo sido internacional pelo seu país na categoria de juniores.

Para já, não se sabem os contornos deste negócio, mas as boas relações entre António Fiúza e Salvador podem resultar num preço acessível para os cofres arsenalistas, contando com a provável cedência de atletas na próxima época.

O facto de os gilistas estarem bem colocados na luta pela subida à liga principal, e Paulo Alves, treinador dos 'galos', não se querer ver privado de uma das peças fulcrais do ataque, faz com que o atleta chegue a Braga só na próxima temporada. Aos 20 anos, este jovem que se destaca pela sua imponência física e velocidade, como se viu no passado sábado diante do FC Porto, em joga a contar para a Taça da Liga, dá um salto na sua curta carreira de futebolista profissional.


Ukra: "Dei um passo em frente"


A vitória por claros 4-0 sobre o Arouca, a contar para a Taça da Liga, foi uma estreia em grande para Ukra com a camisola do Sp. Braga, como o próprio jogador o referiu no fim do encontro, lamentando apenas o facto da equipa não ter seguido em frente.

"Foi uma boa estreia, a ganhar. Vencemos bem, foi um bom jogo, mas tenho pena que não tenhamos passado à próxima fase. Sabíamos que não dependíamos só de nós, mas fizemos tudo o que estava ao nosso alcance para garantir o apuramento. Participei num dos golos e isso foi muito bom também a nível pessoal", referiu o jovem jogador, acrescentando que foi muito bem recebido em Braga e que está muito satisfeito por ter sido sondado pelo clube e ter aceite a proposta que lhe foi feita: "Tenho-me sentido muito bem aqui em Braga, fui bem recebido. Sinto que dei um passo em frente na minha carreira ao vir para o Sp. Braga. Sou jogador do Porto, mas sei que aqui posso ser muito mais útil, sou mais um para ajudar. Sinto-me bem aqui, temos um bom grupo".

Apesar de satisfeito por se ter estreado com as cores arsenalistas e contente também por ter vencido o jogo, Ukra não deixou de lamentar o facto da equipa ter sido eliminada da prova. No entanto, o atleta referiu que o importante é continuar a lutar nas competições em que a equipa ainda está presente (campeonato e Li ga Europa) e trabalhar para conseguir chegar ao objectivo que passa por ficar num dos quatro primeiros lugares da Liga Portuguesa de Futebol.

"Agora temos o campeonato, temos que continuar a lutar pelo nosso objectivo, que é ficar entre os quatro primeiros. Temos que começar a recuperar na tabela classificativa para conseguirmos chegar aos nossos objectivos. Estou aqui para ajudar o Braga e de certeza que no final da época vou estar a sorrir porque atingimos os nossos objectivos", declarou Ukra, ciente de que a equipa vai ter dificuldades pela frente, mas demonstrando enorme vontade de ajudar à conquista das metas: "O mais importante agora é conseguir chegar aos objectivos porque também dão acesso às competições europeias. Neste momento só quero ajudar o Braga. Na próxima época vejo-me a jogar contra o FC Porto representando as cores do Sp. Braga porque estou num grande clube que tem tudo de bom e tem evoluído muito e pode ajudar-me também a crescer e a evoluir".

Ukra não quis também deixar passar a oportunidade para demonstrar que a sua vontade de jogar em Braga foi mais forte que muitas outras propostas que recebeu: "Tive várias propostas, mas optei por vir para cá. Este é um clube que admiro. Sou de Famalicão e este é um clube que conheço bem, que tem credibilidade e que me dá garantias".


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Ukra: «Podemos mesmo lutar pelo título»
ambicioso em relação à liga 2011/12
   

Chegou, vestiu a camisola, fez dois treinos, foi convocado e jogou logo 30'. Ukra é uma aposta do Sp. Braga e por isso mesmo assinou contrato até ao final da época de 2011/12, embora tenha um vínculo com o FC Porto até 2014. O extremo completa 23 anos em março, tem um vasto currículo nas Seleções jovens e foi um dos jogadores formados no clube que André Villas-Boas escolheu no plantel do dragão que iniciou a época.

"Tive alguns azares, como aconteceu quando fiz um afundamento malar, mas o mais importante agora é o Sp. Braga", referiu Ukra, sem conseguir esconder a satisfação por ter chegado há pouco a Braga e já estar a jogar, ele que esta época fez apenas 8 partidas oficiais com a camisola azul e branca.

RECORD

JotaCC

José Luís contratado

"Pérola" do Gil Vicente assinou ontem. Será reforço em 2011/12. Era alvo dos grandes.

De olhos postos no futuro, o SC Braga assegurou ontem à noite a contratação do atacante José Luís, de 20 anos, um cabo-verdiano que deu nas vistas no jogo Gil Vicente-FC Porto, para a Taça da Liga, e que estava na órbita de variadíssimos clubes estrangeiros e nacionais, incluindo os três grandes. José Luís assinou um contrato de longa duração com os bracarenses - válido, de acordo com as nossas fontes, por quatro épocas - mas irá manter-se em Barcelos, rumando a Braga no final da temporada.

O facto do negócio ter sido fechado ontem, último dia de inscrições do mercado de Inverno, não foi ocasional. O Gil Vicente estava prestes a ceder às várias propostas que chegaram para o atacante, mas numa rápida investida António Salvador antecipou-se a toda a concorrência e amarrou José Luís.

O jovem ponta-de-lança chegou na época passada a Barcelos e no ano de estreia na I Divisão de juniores marcou 27 golos. Na fase final da Liga de Honra foi chamado à equipa principal, onde voltou a brilhar - quatro golos em cinco desafios. Salvador viu-o em acção frente ao FC Porto e não hesitou em lançar a rede à pérola africana.

A BOLA

JotaCC

Hugo Viana, Paulo César e Lima aptos

O médio Hugo Viana e os avançados Paulo César e Lima estão aptos para a visita do próximo sábado ao Marítimo, relativa à 18.ª jornada da Liga. A integração dos três jogadores nos trabalhos do plantel foi uma das notas relevantes do treino orientado esta manhã pelo técnico Domingos Paciência, em Braga.

A presença de Vinícius nos exercícios do grupo também sobressaiu no cenário da preparação dos bracarenses. O médio está finalmente às ordens do treinador, após ter cumprido um plano específico de reforço muscular, aguardando, agora, pela estreia com a camisola dos minhotos.

Vinícius foi um dos jogadores contratados pelo Braga na janela de transferências de Janeiro. Estava no Olhanense e emerge no quadro de soluções do plantel arsenalista como alternativa para o meio-campo defensivo.

Na pista da deslocação à Madeira, Sílvio continua à margem do grupo, a recuperar de uma lesão. O lateral treina-se de forma condicionada, tal como o guarda-redes Quim.

Amanhã, os bracarenses vão evoluir à porta fechada, apenas de manhã, a partir das 10 horas.

A BOLA

Pé Ligeiro

Rodríguez não subiu ao relvado
LIMA E PAULO CÉSAR INTEGRADOS


O central peruano Rodríguez foi o único ausente da sessão de trabalho que o Sp. Braga realizou na manhã desta terça-feira. Pequenas sequelas do jogo em Arouca obrigaram-no a parar.

Por outro lado, Lima e Paulo César já trabalharam perfeitamente integrados, mostrando-se aptos para o jogo de sábado, na Madeira, com o Marítimo.

Hugo Viana foi poupado na parte final do treino mas deverá recuperar para a próximo jogo da Liga Zon Sagres, enquanto Sílvio esteve no relvado, mas fez treino muito condicionado, sendo carta fora do baralha para a partida que se disputa no Estádio dos Barreiros.

O júnior Kanu integrou os trabalhos e o guarda-redes senegalês Papa continua a trabalhar sob as ordens diretas de Vital, na companhia de Artur e Marcos.

RECORD
BRAGA SEMPRE MAIS!

JotaCC

Boletim Clínico

Quim

Sequelas de rotura total do tendão de Aquiles direito. O atleta cumpre programa de reabilitação.

Silvio

Mialgia na coxa direita. O atleta efectua tratamento e trabalho condicionado em ginásio e relvado.

Paulo César

Traumatismo na coxa direita. O atleta efectua reintegração progressiva ao treino.

Lima

Entorse do joelho esquerdo. O atleta efectua reintegração progressiva ao treino.

Braga, 1 de Fevereiro de 2011

Mais se informa que semanalmente, à terça e sexta-feira, será publicado no sítio oficial do SC Braga o Boletim Clínico.

O Director Clínico do SC Braga

Drº João Pedro Araújo



Treino sexta-feira às 10h00 à porta fechada

O plantel do SC Braga treina sexta-feira, dia 27 de Janeiro, às 10h00, nos campos de apoio do Estádio AXA. A sessão de trabalhos decorrerá à porta fechada a sócios, adeptos e jornalistas.


S.C.BRAGA.PT