News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 28/01

Started by JotaCC, 28 de January de 2011, 07:35

Previous topic - Next topic

JotaCC

KAKÁ encantado com a recepção em Braga

Kaká foi oficializado como o mais recente reforço do Sporting Clube de Braga. O brasileiro chega por empréstimo dos alemães do Hertha de Berlim e sente que fez "a opção certa", ao relançar a sua carreira no emblema minhota.

Kaká já trabalhou sob as ordens de Domingos Paciência e falou pela primeira vez como reforço dos arsenalistas, em declarações ao site oficial do clube. "Tive uma excelente recepção e fiquei bastante entusiasmado com as condições que o clube oferece", começou por afirmar o defesa brasileiro.

Tenho a certeza que tomei a opção certa ao assinar pelo Sporting Clube de Braga", destacou ainda o mais recente reforço do conjunto minhoto, o eleito por Domingos Paciência para suceder a Moisés no centro da defesa.

"O Sporting Clube de Braga é um clube de excelência e uma das referências nacionais. Estou bastante empenhado em ajudar a equipa e prometo enorme dedicação e compromisso com esta equipa", considerou ainda Kaká, jogador que não necessita de adaptação ao futebol português, uma vez que já actuou na Académica de Coimbra.


António Salvador toma posse


António Salvador é hoje reconduzido na presidência da SAD arsenalista para os próximos três anos. O acto vai acontecer numa assembleia-geral marcada para as 18.00 horas, no Estádio AXA e regista-se a entrada de Hernâni Portovedo para a administração do conjunto da capital minhota.

O líder dos arsenalistas toma assim posse para mais um mandato, num elenco que mantém o núcleo duro, composto por Manuel Rodrigues de Sá Serino, Gaspar Barbosa Borges e Paulo Resende. Hernâni Portovedo é o novo rosto da direcção do clube, assumindo dessa forma a vice-presidência para a área financeira.

Naturalmente, e por força de ser uma assembleia-geral da SAD, destina-se de forma exclusiva aos accionistas. Nesse prisma, podem participar e exercer o direito de voto aqueles que comprovem ser titulares ou representantes de titulares de acções que confiram direito a pelo menos um voto, isto é 10 acções.

Apenas são consideradas, para efeitos de voto, as acções já detidas desde, pelo menos, o oitavo dia anterior à data da realização da assembleia-geral e desde que mantenham essa qualidade até ao fim da mesma.

Diga-se ainda que os accionistas que possuem menos de dez acções podem agrupar-se, de modo atingirem o número mínimo exigido ou até um número superior. Podem ainda fazer-se representar por um dos agrupados.
Por último, os accionistas com menos de dez acções podem assistir à reunião magna, contudo não vão poder votar na recondução do elenco.

Uma década para a história

Já entrou para a história do clube e vai ficar nas páginas douradas do Sporting Clube de Braga. Todavia ao cumprir o próximo triénio, António Salvador vai quebrar um novo recorde, tornando-se num caso de longevidade. Nunca ninguém esteve uma década à frente dos destinos do emblema arsenalista e cabe a António Salvador tornar-se no primeiro líder a cumprir esse desígnio.

A liderança de António Salvador fica na história dos minhotos, com duas conquistas ímpares: o segundo lugar no campeonato português e a consequente presença inédita na Liga dos Campeões, e ainda a conquista da Taça Intertoto, troféu europeu que mora na vitrina dos arsenalistas.

No passado do Sporting Clube de Braga há um momento épico com a conquista da Taça de Portugal em 1966, facto que nunca mais foi repetido. António Salvador persegue a conquista de um troféu ao nível nacional e será o seu grande objectivo para o próximo triénio.

O bolo dos arsenalistas tem sido bem recheado desde Fevereiro de 2003, altura em que António Salvador assumiu os destinos do clube, sucedendo a Fernando Oliveira de forma interina. Foi apenas em Outubro do mesmo ano que foi eleito pela primeira vez como presidente e um troféu nacional irá imortalizar a sua liderança.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Jardim desejado para o novo ciclo
DOMINGOS PACIÊNCIA DIFICILMENTE RENOVARÁ CONTRATO
   
Leonardo Jardim é o técnico desejado pela SAD para abrir um novo ciclo no comando técnico do Sp. Braga. O trabalho do madeirense, de 36 anos, tem causado boa impressão a vários níveis no futebol português e António Salvador colocou-o no topo das prioridades para uma eventual sucessão a Domingos Paciência no final da temporada.

Explica-se dessa forma a razão pela qual a renovação de contrato do treinador que levou o Sp. Braga à luta pelo título e Liga dos Campeões tem sido esvaziada de qualquer urgência tanto por António Salvador como pelo próprio Domingos. Um impasse similar ao que ocorre com Leonardo Jardim em Aveiro. A diferença é que, no Beira-Mar, os dirigentes pretendem que o treinador se comprometa o mais rapidamente possível para a próxima temporada e este resguarda-se, diferindo sucessivamente o tema para outras calendas.


RECORD

JotaCC

E tudo um ano levou

Há um ano atrás, o Braga disputava campeonato e Taça de Portugal. Estava afastado da Liga Europa é certo, mas a época corria de feição. Em pouco mais de 12 meses muito mudou. A irregularidade exibicional não tem explicação objectiva. Os piores resultados sim. É que a equipa marca quase tantos golos, mas sofre numa razão incrivelmente superior: mais do quádruplo, para sermos precisos, se contabilizarmos apenas o campeonato, afinal a única prova verdadeiramente homóloga na comparação.

Domingos Paciência já se queixou das lesões, dos castigos e da impossibilidade de repetir equipas. Mas há mais a defendê-lo. No espaço de um ano, mais semana, menos semana, perdeu 80% do sector defensivo que, nessa fase, brilhava como nenhum outro na Europa. E essa percentagem refere-se não só aos titulares, como também às reservas que, em determinada altura, bastante importantes foram. A partida de Moisés foi apenas a última desta razia. Restam Paulão e Rodriguez dos 10 jogadores que em Dezembro de 2009 constituíam a defesa da equipa. E só o peruano era habitualmente titular.

A venda de João Pereira ao Sporting foi a primeira machadada no sector idealizado por Jorge Jesus, em 2008/09, mas melhor rentabilizado por Domingos. Filipe Oliveira assumiu o seu lugar em Janeiro de 2010, apesar de Miguel Garcia, que hoje joga, ter chegado entretanto. A equipa não quebrou, mas teve de passar a marcar mais golos, pois defensivamente ficou mais frágil: 13 golos sofridos nos últimos 13 jogos, contra seis nos primeiros 17. A troca foi uma gota no oceano. O resto da água só chegou este ano.

Filipe Oliveira, que entretanto se tornou imprescindível, não conseguiu acordo para renovar. Evaldo foi vendido ao Sporting. Mais tarde foi Eduardo quem saltou para o Génova. As laterais têm sido um grande problema. A baliza maior ainda, pois Quim lesionou-se, Felipe não provou credenciais e Artur ainda está numa fase de adaptação.

A ditadura do mercado tem feito mossa e de forma lógica, uma vez que o Braga só perde indiscutíveis da área em que mais se destacou. Se olharmos para o resto da equipa, ainda encontramos Vandinho, Hugo Viana, Mossoró, Alan, Paulo César e Meyong, os "não defesas" com que Domingos começou. No ataque, as rotinas só melhoram.


De soluções a problema num ápice

Não é por falta de esforço da SAD bracarense que a defesa ficou fragilizada. Às saídas rapidamente António Salvador responde com entradas, mas poucas delas bem sucedidas. Sílvio, Miguel Garcia e Elderson são excepções à regra, embora só mesmo o primeiro já tenha atingido o brilhantismo. Mas muitas outras potenciais soluções passaram a problemas num ápice. George Lucas chegou para substituir Filipe Oliveira e nem foi inscrito. Eduardo vinha para lateral-esquerdo mas foi despedido por ter sido apanhado alcoolizado. Léo Fortunato saiu por questões de qualidade e Felipe por causa de um aglomerar de situações a diversos níveis. Na época passada, Tiago Pinto também não correspondeu.


"Excelente recepção" para Kaká no primeiro treino

Kaká já conhece o Estádio AXA e os campos de apoio. O defesa-central foi ontem oficializado como reforço arsenalista até Junho, já depois da primeira sessão de trabalho às ordens de Domingos Paciência, treinador que conhece de Coimbra.

O central eleito para substituir Moisés chega emprestado pelo Hertha de Berlim e, na prática, tem quatro meses para provar valor e motivar o Braga a avançar para uma contratação definitiva. "Tive uma excelente recepção e fiquei bastante entusiasmado com as condições que o clube oferece", disse o jogador ao sítio bracarense na internet. "Tenho a certeza que tomei a opção certa ao assinar pelo Braga", prosseguiu.

O defesa está radiante por voltar a um país que lhe deu sorte na primeira passagem. O Braga é um clube bem conhecido, não só pelo passado recente mas pelo que conheceu na fase da Académica. "É um clube de excelência e uma das referências nacionais", elogiou. "Estou empenhado em ajudar a equipa e prometo enorme dedicação e compromisso", completou.

Kaká poderá ser opção para o treinador na próxima jornada da Liga Zon Sagres.



Lima e Paulo César fora

De todos os lesionados, há dois que já sabem que não jogarão em Arouca: Lima  e Paulo César. A dupla de atacantes tem a recuperação mais atrasada e nada vai ser forçado, pois o enfoque bracarense é no campeonato e é importante que os melhores marcadores da equipa estejam à disposição. Sílvio e Vinícius estão em dúvida ainda.



Elton fica no Vasco da Gama

Agora é definitivo: Elton vai ficar no Vasco da Gama. O ex-avançado do Braga tinha regressado após empréstimo ao clube português, mas não havia certezas sobre se os vascaínos o iriam integrar no plantel. Ontem, porém, tudo foi confirmado e o avançado até já falou na qualidade de reforço. "Estou muito feliz por voltar. Venho para ajudar", salientou.

O JOGO

Bruno3429

Ukra em estreia na Taça da Liga
Por António Casanova

Ukra já coleccionou uma mão-cheia de treinos realizados sob as ordens de Domingos Paciência e, perante a inexistência de novidades satisfatórias relativas ao volume de baixas do plantel (Lima e Paulo César continuam entregues aos cuidados do departamento médico), ganha força tremenda a ideia de que o extremo cedido pelo FC Porto poderá fazer a sua estreia já este fim-de-semana.

Devidamente inscrito, Ukra poderá revelar-se importante reforço para atacar a última jornada da terceira fase da Taça da Liga. Apesar de o Paços de Ferreira estar em vantagem, os bracarenses viajam, depois de amanhã, para Arouca com a ilusão de garantirem a passagem às meias-finais da competição.

E ter Ukra entre os titulares do colectivo arsenalista é hipótese que Domingos coloca abertamente. Outra potencial estreia deverá ser a de Marco Ramos, o lateral luso-francês que o SC Braga foi buscar ao Lens.

A Bola

JotaCC

Porta fechada para preparar jogo em Arouca

O plantel do SC Braga treina na manhã desta sexta-feira para preparar a deslocação a Arouca, onde defronta domingo (14.30 horas) a equipa local para a derradeira jornada do Grupo C da Taça da Liga.

Lesionados, os avançados Lima (entorse no joelho) e Paulo César (traumatismo) estão fora dos opções de Domingos Paciência, que deverá estrear Ukra, médio cedido pelo FC Porto, frente à equipa da II Liga.

Entregues ao departamento médico bracarense continuam Hugo Viana (traumatismo), Sílvio (mialgia) e Quim (recupera de cirurgia).

A BOLA

JotaCC

Minhotos preparam deslocação a Arouca sem Lima e Paulo César

O plantel minhoto vai treinar esta manhã nos entido de preparar o encontro do próximo domingo no terreno do Arouca. A partida entre estas duas formações nortenhas está incluída na terceira jornada do Grupo C da Taça da Liga.

Os avançados Lima, com uma entorse no joelho e Paulo César, que recupera dum traumatismo juntam-se a Hugo Viana, Sílvio e Quim no lote de lesionados do Sporting de Braga.

Já o médio cedido pelo FC Porto, Ukra, deve mesmo estrear-se nos convocados do técnico bracarense, frente à equipa da Liga Orangina.

O JOGO