News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 19/01

Started by JotaCC, 19 de January de 2011, 07:33

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: 'Paços' trocados na Taça da Liga comprometem apuramento



Jogo entre candidatos ao primeiro lugar do grupo C da Taça da Liga e duas equipas que têm realizado um campeonato interessante. Prometia emoção e foi isso que se viveu até ao fim, com o marcador final a dar a vitória ao Paços de Ferreira, por 3-2, sobre o Sp. Braga.

Começaram bem a partida os 'guerreiros do Minho', muito pressionantes sobre o adversário e a demonstrarem claramente que estavam em campo para marcar cedo e garantir a vitória no encontro. A pressão inicial bracarense deu frutos e por duas vezes os avançados da casa rondaram a baliza defendida por Cássio, mas sem causarem grandes dificuldades ao guardião pacense.

No entanto, essa pressão alta arsenalista acabou por ser extremamente eficaz, uma vez que em cima do minuto 12 da partida, na marcação de um livre directo a cerca de 25 metros da baliza do Paços de Ferreira, Lima rematou com força e inaugurou o marcador, não dando hipóteses a Cássio.

Os pacenses, apesar do golo sofrido, não baixaram os braços, tentaram incomodar o Sp. Braga que, mesmo mantendo a pressão sobre o adversário e dominando o encontro, permitiu que o Paços de Ferreira chegasse ao empate. Numa jogada construída por Pizzi pela esquerda do ataque, o extremo pacense cruzou para o centro da área onde apareceu Mário Rondon a empurrar com sucesso para o fundo das redes bracarenses.

Mas o Paços não ficou por aqui e, apenas quatro minutos depois, nova jogada rápida no ataque com Manuel José a cruzar para a área após uma intervenção falha da de Elderson e David Simão a aparecer bem para finalizar e colocar os forasteiros em vantagem, resultado que se manteve até ao intervalo.

O início da segunda parte foi uma espécie de repetição da primeira, com o Sp. Braga a entrar bem, mais pressionante, tentando chegar ao golo do empate. No entanto, e depois de algumas iniciativas atacantes arsenalistas, aos 60 minutos Pizzi, jogador emprestado pelo Sp. Braga ao Paços de Ferreira, fez o terceiro para a turma pacense.

Num excelente trabalho individual, o avançado do Paços ultrapassou Paulão e, à entrada da área arsenalista, rematou em jeito fazendo o esférico ultrapassar o guardião Artur Moraes que ainda se esticou, mas nada podia fazer perante o excelente trabalho de Pizzi que, após o golo, foi muito aplaudido pelos adeptos bracarenses presentes nas bancadas.

O golo sofrido foi um golpe duro para as aspirações do Sp. Braga que, no entanto, não desistiu de procurar o golo, criando diversas oportunidades para tal - ao contrário do Paços de Ferreira que só se aproximava da baliza de Artur em situações de puro contra-ataque -, e conseguindo mesmo reduzir a vantagem pacense, novamente por intermédio de Lima, agora de cabeça, após excelente cruzamento de Hélder Barbosa na esquerda.

Até ao final muita pressão do Sp. Braga sobre as linhas defensivas pacenses, mas, apesar de algumas oportunidades para alcançar o empate, os "castores" não quebraram sobre a pressão arsenalista e conquistaram mais uma vitória nesta prova.



CORREIO DO MINHO

JotaCC

Marco Ramos (Lens) por duas épocas e meia

Marco Ramos, defesa-esquerdo de 27 anos, foi oficializado no final do jogo com o Paços Ferreira como reforço do SC Braga, desenlace há muito aguardado.

O jogador com carreira nomeadamente feita em França, mas de nacionalidade portuguesa, assinou por duas épocas e meia, estando já a caminho da cidade minhota. A sua integração nos treinos será feita a qualquer momento durante esta semana.

Depois do médio Vinícius (Olhanense), Domingos Paciência recebe a segunda prenda do mercado de Inverno, ficando a aguardar outras para o eixo da defesa e ataque.

A BOLA

JotaCC

Especial de corrida

A notícia será sempre a consequência do resultado para o mais forte, mas argumento de nova sequela de "David contra Golias" é inteiramente construída tendo o menos forte como protagonista. Que bela equipa é este Paços de Ferreira, clube que é um autêntico "case study" num futebol de SAD endividadas, clubes incumpridores e polémicas que retiram ao pontapé na bola o protagonismo que ele merece. Ironia disso, o facto da equipa pacense - quase sempre detentora do mais baixo orçamento da I Liga - ter beneficiado desta tendência portuguesa de falar dos vencidos, no caso de serem os poderosos, e encontrar desculpas para derrotas. Talvez por isso, talvez porque o que sobrou da vitória do Paços de Ferreira tivesse sido a demissão de José Eduardo Bettencourt da presidência do Sporting e a má arbitragem de Luís Catita - como se os grandes , como o Sporting ainda é, tivessem razões de queixa -, o Braga de Domingos Paciência tenha falhado o essencial, perceber que o triunfo em Alvalade não foi um acidente de percurso da equipa treinada por Rui Vitória.

O Paços de Ferreira até entrou mal no jogo. Ou então, demorou a entrar e a perceber que não podia viver à sombra do brilharete que fizera dias antes em Lisboa. Erros defensivos, passes errados logo na saída da defesa e pareciam reunidos os ingredientes para um duro regresso à realidade. O golo de Lima era a consequência óbvia do bom início do Braga e da péssima entrada do Paços de Ferreira, tão má que foi preciso esperar um bom quarto de hora para entender que os pacenses trocam a bola como poucos e a opção de Domingos por Salino, para a posição de 10 do Braga, revelou-se um equívoco, corrigido apenas ao intervalo e quando já perdia por 2-1. É que entretanto David Simão quis deixar clara a sua candidatura a destaque da época, concluindo uma jogada que é a imagem de marca deste Paços de Ferreira: qualidade de passe, velocidade e, muito importante, a baliza como único objectivo. Os pacenses não se ficam pela nota técnica, querem de facto fazer mossa no adversário e ontem o Braga sofreu a bem sofrer com as bolas colocadas nas costas da sua defesa, onde havia terreno suficiente para as desenfreadas corridas de Pizzi, Rondón - um extremo que joga na posição de avançado - e Manuel José. Aliás, os três estão nos golos do Paços, sendo que o português participou com a assistência para o de David Simão, aquele que permitiu a cambalhota no marcador.

Incapaz de resolver este problema, o Braga esteve à beira do KO antes de Meyong reduzir a desvantagem a cerca de 10 minutos do final do encontro e colocar em evidência o ponto mais frágil deste Paços de Ferreira: a defesa, em especial a dupla de centrais, escandalosamente batida no golo do camaronês. Um golo insuficiente, que coloca em sério risco a presença do Braga nas meias-finais da Bwin Cup e que, por ter sucedido depois das saídas de Moisés, Luis Aguiar e Matheus, alimentará as conversas de café.

Braga 2-3 Paços de Ferreira

20h15

ESTÁDIO AXA, Braga

RELVADO em bom estado

ESPECTADORES cerca de 3000

ARBITRAGEM

Árbitro Jorge Sousa

Assistentes José Ramalho / José Luís Melo

4ºÁrbitro Vasco Santos

GOLOS

[1-0] Lima 12'

[1-1] Rondón 29'

[1-2] David Simão 33'

[1-3] Pizzi 61'

[2-3] Lima 79'


Arbitragem
Não esteve mal, mas é capaz de melhor

Apetece perguntar onde anda o Jorge Sousa das duas últimas épocas e responder que este está pior. Ainda assim, não se pode dizer que tenha cometido erros graves, ainda que por vezes pareça traído pelo excesso de confiança. No lance do 1-0 dúvidas na posição de Alan, de resto pareceu ter decidido bem nos lances mais polémicos.


   
O MOMENTO: 61' [1-3]
O golo de assinatura de um imitador

Se ainda não viu este golo de Pizzi faça o possível para arranjar alguns segundos e sente-se a desfrutar dos momentos que fazem do futebol o desporto-rei. É jovem, craque e candidato a estrela e talvez por isso possa assinar com o nome de avançado argentino - o que passou pelo Barcelona e FC Porto, por exemplo - um belo golo, marcado ao clube que detém o seu passe. Um golo pelo qual pediu desculpa, à maneira de Cristiano Ronaldo em Alvalade, mas que começou a construir sem pedir com licença. Primeiro tirou Miguel Garcia do caminho, a seguir centrou-se com a baliza e depois rematou em arco. Simples, mas belo.



Lances-chave

4' Mau passe da defesa do Paços de Ferreira, Alan assiste Lima dentro da área e o remate do avançado brasileiro sai ao lado.

8' Samuel não se faz à bola e deixa-a passar para que Lima tente o chapéu a Cássio. Vale ao Paços que o guarda-redes recupera depressa e agarra a bola antes de esta entrar na baliza.

12' [1-0] Golo do Braga. Lima remata forte, a bola passa pelo meio da barreira e Cássio chega atrasado à bola que entra junto ao poste direito.

29' [1-1] Uma assistência de trivela assinada por Pizzi e Rondón, nas costas de Rodriguez, encosta para o empate.

33' [1-2] Manuel José cruza para o meio da área, onde David Simão remata certeiro.

42' Livre de Pizzi e Rondón, que se escapa entre Miguel Garcia e Rodriguez, domina mal a bola e, dentro da área, remata ao lado.

45' Corte providencial de Cohene evita que o cruzamento de Lima leve a bola para a cabeça de Paulo César.

61' [1-3] Golo de Pizzi


64' Lima cruza para Alan, o extremo do Braga cabeceia para uma grande defesa de Cássio.

73' Cruzamento agora é de Alan e o corte de Samuel leva a bola a bater na barra da baliza do Paços de Ferreira. Mas, não cedeu canto...

74' [2-3] Cruzamento de Hélder Barbosa na pequena área saltam Meyong e Lima, sem marcação, valendo o cabeceamento do brasileiro.



HISTÓRIA do Jogo
Pizzi trai os dois amores

Depois de marcar ao clube do coração (Sporting), extremo repete a façanha contra a equipa onde se formou (Braga) e pede desculpa à Cristiano Ronaldo.

Num espaço de dias, Pizzi experimentou a sensação de marcar ao clube do coração (Sporting) e também ao qual se formou como jogador (Braga), de onde saiu na pré-época rumo a Paços de Ferreira para que a sua evolução não estagnasse. O que os bracarenses não esperavam é que o extremo viesse a fazer das suas no jogo de ontem. Mas fez! Após tirar dois adversários do caminho, o jovem transmontano arrancou um remate em arco incrível que só parou no fundo da baliza. Pizzi juntou as mãos como que a pedir desculpa aos adeptos pela desfeita e estes apreciaram o gesto, dedicando-lhe um forte aplauso, que repetiram na altura em que foi substituído. Depois disto, é difícil que não regresse à casa-mãe no final do ano. Aliás, o próprio confessou isso mesmo no final do jogo. "Claro que espero voltar, tenho contrato com o Braga", disse sem que isso revele a mínima falta de respeito pelo actual empregador. "Quero continuar a marcar golos e a ajudar o Paços, disse antes de garantir que o regresso a Braga na actual janela de transferências não está entre as suas prioridades. "Não penso nisso, penso no Paços".

O mediatismo de Pizzi começou no belo golo e prosseguiu com o gesto, celebrizado por Cristiano Ronaldo - quando marcou em Alvalade - de pedir desculpa por ter marcado um golo. "Fiquei contente por marcar, mas foi um gesto de respeito para com o Braga, a sua massa associativa, direcção e equipa técnica", explicou, usando o belo golo também para realçar o seu profissionalismo. "Neste jogo representei o Paços de Ferreira".

Duas saídas complicadas - Alvalade e Braga - acabaram por resultar em duas vitórias. Dois momentos que Pizzi utiliza para explicar o óbvio. "A equipa está a atravessar um bom momento, estamos muito confiantes e isso está a reflectir-se no meu jogo e no jogo da equipa", afirmou.

Depois da vitória de ontem, a somar ao anterior triunfo em Arouca, o sonho de fazer boa figura está lançado. "A Taça da Liga passa a ser um objectivo e vamos fazer tudo para tentarmos ir o mais longe possível", disse a figura do jogo.


O Braga um a um
Lima pregou sempre a sós

Artur 5

Sem hipótese em qualquer dos golos, mas apenas com uma defesa (77') a ajudar a equipa.

Miguel Garcia 4

A melhoria nos processos ofensivos nota-se há algum tempo. Anormal foi a fragilidade que mostrou a defender. Onde estava no primeiro golo? E no segundo? E nas outras vezes em que Pizzi decidiu romper pelo seu corredor?

Paulão 5

Traído por lesão, não teve responsabilidades únicas em quaisquer dos golos (partilhou-as no segundo), mas, globalmente, tal como a toda a defesa, deveria ter feito melhor.

Rodriguez 4

Outro que esteve bem aquém do que sabe fazer. No primeiro golo, ficou a dormir enquanto Rondón lhe fugia nas costas.

Elderson 4

Trapalhão, ausente na ajuda a Paulo César e inseguro face a Manuel José. O segundo golo sofrido prova-o.

Custódio 6

Fez um jogo inteligente. E, mesmo que não tenha sido sempre eficaz a passar, conseguiu estar nos sítios onde a equipa precisava dele.

Hugo Viana 4

Pareceu cansado. Mas como o seu futebol não vive de grandes piques, conseguiu disfarçar com a qualidade de passe do costume. Mas foi manifestamente pouco.

Leandro Salino 2

Se quer voltar à titularidade tem de fazer muito melhor. Exibição paupérrima, sem esforço, rasgo nem presença.

Alan 5

Forte a segurar a bola e insistente quando o jogo está do seu lado. Faltaram lances decisivos e pontaria no remate.

Lima 7

É caso para dizer que jogou quase sozinho. Foi o mais rematador, o maior recuperador, o mais interventivo e o único que conseguiu acertar na baliza e logo a dobrar. Só nos primeiros 15 minutos teve três oportunidades.

Paulo César 3

Teve sorte em regressar do balneário, mas foi, naturalmente, o primeiro a recolher depois do intervalo. Nunca perigou na área contrária.

Meyong 3

Um cabeceamento disparatado, em função de pivô, que soltaram Lima, mas não o ajudou a sobressair.

Vandinho 4

Entrou para central, numa fase em que o Paços já não atacava. Cumpriu.

Hélder Barbosa 4

Uma boa assistência para golo (segunda em dois jogos), e vários raides tão espectaculares como exageradamente individuais.



Braga celebra 90º aniversário

Enquanto o ano de 1914 não é adoptado como o do nascimento do clube, como apontam alguns dados históricos, o Braga vai festejando o aniversário na data habitual e essa data é hoje. Os arsenalistas completam 90 anos e do programa das festividades consta, entre outras acções, uma homenagem a Monsenhor cónego Melo (17h30) e entrega de emblemas de ouro e prata a alguns associados.


Claque perde a paciência

O terceiro golo do Paços fez detonar a irritação que os adeptos bracarenses há muito mostravam com a equipa. "Joguem à bola palhaços", pediram as claques do clube, num cântico que é moda por esse país fora, mas que não se ouvia em Braga há muito tempo.

Antes do terceiro golo, já se tinham ouvido assobios e pedidos de atitude, especialmente quando a equipa jogava para trás ou cometia erros na defensiva. Domingos Paciência concordou e disse que os adeptos tiveram razão.



Paulão, agora é a tua vez

Para os adeptos arsenalistas, está encontrado o substituto de Moisés. E nem é preciso ir ao mercado. "Paulão, agora é a tua vez. O Braga precisa de ti", leu-se numa tarja pendurada antes de o jogo começar que procurava moralizar o brasileiro e demonstrar-lhe toda a confiança dos bracarenses. Apesar disso, a SAD vai mesmo ao mercado.


   
Domingos Paciência
"Responsabilidade da derrota é minha"

Derrota difícil de digerir para Domingos Paciência e para os adeptos, que não pouparam a equipa com assobios durante o jogo mas, sobretudo, no final. O técnico do Braga assumiu tudo: "A responsabilidade da derrota é minha, os adeptos têm razão para assobiar a equipa, mas os adeptos que entendam também que é com estes jogadores e com esta equipa que vamos seguir em frente". Domingos repetiu a mesma afirmação várias vezes no final do jogo, como que a deixar sublinhado que ele era o principal responsável, mas que acreditava nos jogadores que tinha.

Em termos matemáticos, a verdade é que o Braga tem hipóteses, poucas, mas tem. "É verdade, ainda não estamos fora da Taça da Liga. A época ainda está a decorrer e no campeonato também estamos a cinco pontos do terceiro", recordou, como que a lembrar que a temporada do Braga ainda pode dar frutos.

Sobre o jogo em si, o técnico do Braga foi lúcido: "Tínhamos consciência de que era um jogo importante, mas o Paços de Ferreira foi uma equipa mais agressiva. Entrámos bem no jogo, marcámos um golo, mas depois deixámos de pressionar e deitámos tudo a perder. Na segunda parte, o Braga foi outra equipa e depois surgiu aquele lance do terceiro golo, com muito mérito. Marcou o jogo e, apesar de termos criado várias oportunidades a seguir, não conseguimos marcar. O Braga não pode jogar assim, senão não ganhamos qualquer jogo". Precisamente, o Braga acabou por perder aos pés de Pizzi, jogador da casa, emprestado ao Paços de Ferreira, autor de uma boa exibição em Alvalade e agora de um grande golo no AXA, mas Domingos contornou a questão sobre a possibilidade de aproveitar a reabertura de mercado para recuperar o extremo: "Preocupo-me com os que cá tenho, mas há que dar os parabéns ao Pizzi pelos dois jogos. Ainda bem que está a aparecer". O técnico bracarense lamentou ainda o azar que tem complicado a vida ao Braga. "Infelizmente temos tido muitos azares com lesões e outros impedimentos que nos têm condicionado, mas há que trabalhar com os que temos disponíveis", concluiu.


Lima
"Adeptos têm direito de cobrar"

Uma exibição de luxo de Lima, coroada com dois golos, foi insuficiente para evitar que o Braga sofresse ontem a terceira derrota em casa esta temporada. Desta vez, porém, os adeptos não pouparam a equipa de Domingos Paciência e chegaram mesmo a assobiá-la em momentos cruciais do encontro. Uma atitude que o avançado brasileiro, que já leva 11 remates certeiros em todas as competições esta época, não discutiu. "Os adeptos têm o direito de cobrar o resultado", referiu Lima no "flash interview" da Sport TV, já depois de ter classificado o embate com os pacenses de "muito difícil" e de ter garantido que os arsenalistas deram "tudo para vencer". "Ninguém esperava perder, mas o Paços de Ferreira soube jogar nos nossos erros. Sofremos três golos e, infelizmente, os dois que fiz não deram para ajudar", lamentou o brasileiro.

Com o desaire de ontem, o Braga ficou numa posição bastante delicada para atingir as meias-finais da Taça da Liga, prova na qual nunca conseguiu vencer dois jogos e que traçou como um dos grande objectivos para 2010/11. O próprio Lima não nega que o cenário é agora bastante difícil, até porque o Paços de Ferreira, que segue no primeiro lugar do Grupo C depende unicamente de um empate contra o Guimarães para se qualificar para a fase seguinte. "Agora não dependemos só de nós, o que torna tudo mais complicado", admitiu o atacante.

Vandinho
"Isto ainda não acabou"

Vandinho admitiu que a equipa ficou "triste" porque a Bwin Cup era "um objectivo", mas ressalvou que a prova "ainda não acabou" para o Braga, que "tem possibilidades e vai trabalhar" para seguir em frente. Sem grandes explicações para o desaire, o capitão dos arsenalistas sublinhou que "todos os jogadores deram o seu melhor". "Aqui, quando se perde, perdem todos. O grupo está fechado e isso é importante para darmos a volta à situação. Percebo a tristeza dos adeptos, mas precisamos deles", disse.


O JOGO      

JotaCC

Marco Ramos assinou e já treina esta manhã

Marco Ramos já treina hoje, confirmando a notícia que O JOGO avançou no final de Dezembro. O lateral-esquerdo francês conseguiu finalmente rescindir com o Lens e já assinou por dois anos e meio com os bracarenses, passando a ser o segundo reforço de Inverno, número que, ainda assim, fica bem aquém das saídas (sete) já registadas. "Financeiramente é interessante. O estádio é fantástico e em breve vai haver um centro de treinos. O presidente tem ambições", elogiou o lateral à Imprensa francesa, confirmando a partida de França para Portugal: "Já resolvi tudo com o Lens e fiquei extremamente feliz por ter assinado o acordo com o Braga."

A história de Marco Ramos com o Braga conta-se com muitos mais pormenores do que a simples contratação. "Um primo meu foi a um treino do Braga e falou-lhes de mim. Eles pediram um DVD, ele enviou, o Braga atendeu esse pedido, entrou em contacto comigo e rapidamente fizemos um pré-acordo", conta, entusiasmado por passar para um clube "mais técnico" do que o Lens. "Quando Domingos falou comigo, perguntou-me porque não arrisco mais. É óptimo cair nas mãos de um treinador que quer que suba mais", revelou.


O JOGO

JotaCC

Desta vez, Pizzi ajudou o Paços a fazer estragos em Braga


O Paços de Ferreira é uma das equipas em melhor forma no futebol português e conseguiu resultados surpreendentes nos dois últimos jogos. Venceu em Alvalade para a Liga e ontem foi ganhar (2-3) a Braga, na segunda jornada do grupo C da Taça da Liga, que lidera com seis pontos. Mais uma vez Pizzi, um jovem extremo contratualmente ligado aos bracarenses até 2013, voltou a dar nas vistas. Primeiro no lance do empate dos pacenses, em que realizou uma jogada notável pela esquerda e ofereceu o golo a Mario Rondón. Depois, na segunda parte, ao marcar um grande golo, com um remate de fora da área.

O jogo até começou mal para os forasteiros que, aos 11", estavam a perder por um golo, graças a um livre directo de Lima. Mas nem este aspecto foi suficiente para tolher o bom futebol da equipa orientada por Rui Vitória, que manteve o seu 4x3x3 habitual, com Manuel José sobre a direita, Rondón como ponta-de-lança e Pizzi na esquerda.

A perder, o técnico limitou-se a adiantar mais no terreno Leonel Olímpio e as jogadas de perigo junto da baliza de Artur Moraes começaram a suceder-se, com destaque para as dificuldades que Miguel Garcia começou a sentir para travar Pizzi. E, aos 29", o internacional sub-20 realizou uma jogada espetacular e assistiu Rondón. Aos 34", veio o segundo golo, desta vez numa jogada conduzida pela direita por Manuel José, que cruzou atrasado para o remate de David Simão.

Na segunda parte, Pizzi, aos 60", aumentou a vantagem com um grande lance individual: recebeu uma bola no meio-campo, passou por um adversário e rematou colocado de fora da área, sem hipóteses para o guarda-redes. Lima, aos 79", ainda reduziu a diferença, mas já não conseguiu evitar a derrota.

PUBLICO

JotaCC

Taça da Liga: Paços vence em Braga depois do brilharete em Alvalade
Castores repetem a graça

Depois do surpreendente triunfo em Alvalade (3-2), frente ao Sporting, o P. Ferreira voltou a dar uma prova de força ao vencer ontem no reduto do Sp. Braga (3-2), na 2ª jornada da fase 3 da Taça da Liga. Os pacenses assumiram a liderança do Grupo C e estão muito perto das meias-finais.

A equipa de Domingos Paciência até entrou melhor na partida e marcou logo aos 12 minutos. Na marcação de um livre, o brasileiro Lima bateu Cássio com um remate traiçoeiro.

A resposta dos 'castores' chegou à passagem da meia-hora, quando Rondón e David Simão inverteram o resultado de forma fulminante, com dois tentos em quatro minutos. Descomplexado e atrevido, o Paços confirmou o bom momento aos 61', por intermédio de Pizzi, cedido pelos bracarenses. O avançado de 21 anos, que já assistira para o primeiro, dilatou o marcador com um remate de belo efeito.

Lima ainda reduziu de cabeça, após cruzamento de Hélder Barbosa, mas o triunfo não fugiu à formação de Rui Vitória.


CORREIO DA MANHA

JotaCC

Paulão em dúvida para recepção ao V. Setúbal

O SC Braga regressou aos trabalhos pouco mais de 12 horas depois da derrota com o Paços Ferreira e com alguns jogadores a justificar avaliação do departamento médico.

Paulão, que se lesionou frente aos pacenses, será o caso mais preocupante e não surgiu nos relvados dos Estádio AXA, colocando-se a dúvida relativamente à recuperação para o jogo com o V. Setúbal, a realizar sábado.

Salino e Paulo César também não participaram no treino matinal, enquanto Sílvio, Vinicius e Quim evoluiram de forma condicionada e à margem do grupo principal.

A BOLA

JotaCC

Várias ausências no regresso ao trabalho
Paulão, Salino e Paulo César "desfalcam" sp. braga
   
Após a derrota caseira frente ao P. Ferreira (3-2), Domingos Paciência começou a preparar esta quarta-feira o jogo do próximo sábado frente ao V. Setúbal, numa sessão marcada por várias ausências.

O defesa Paulão, o médio Leandro Salino e o avançado Paulo César não se treinaram, por terem contraído lesões no jogo de terça-feira, enquanto o defesa internacional português Sílvio assim como o brasileiro Vinicius trabalharam à parte do restante plantel.

Já Marco Ramos, lateral contratado ao Lens por duas épocas e meia, só se irá juntar ao grupo na sexta-feira após a sua apresentação oficial.

Nota de destaque para a comemoração dos 90 anos do clube minhoto nesta quarta-feira, dia celebrado com várias cerimónias dirigidas pelo presidente do clube, António Salvador.

RECORD

JotaCC

Pizzi: "Espero regressar e afirmar-me definitivamente no Braga"

Pizzi, avançado do Paços de Ferreira, disse hoje ter dormido de "consciência tranquila" após o golo marcado terça-feira ao Sporting de Braga, para a Taça da Liga. Recorde-se que o futebolista tem contrato com os bracarenses e está com os "castores" a título de empréstimo.

"Sou profissional, defendo o Paços de Ferreira e fiz a minha obrigação", disse Pizzi, admitindo que "soube muito bem ser aplaudido pelos adeptos do Braga".

"Tenho muito carinho por eles e o que aconteceu foi o reconhecimento de que estou a trabalhar bem. É óbvio que espero regressar no final da época e afirmar-me definitivamente no Braga", sublinhou.

Pizzi foi a figura do encontro de terça-feira em Braga, da segunda jornada da Taça da Liga: fez a assistência para o primeiro golo do Paços de Ferreira (Mário Rondon aos 29 minutos) e marcou o terceiro e o melhor da noite (60), a concluir uma jogada individual.

"Foi no momento... Passei pela defesa e a minha ideia foi colocar a bola, Felizmente, correu bem e fiz um bom golo", recordou o avançado, considerando ter feito "a melhor escolha" ao optar ser emprestado ao Paços de Ferreira.

Pizzi falou ainda do momento da formação pacense, explicando que os resultados da equipa são "fruto do trabalho", acrescentando: "A equipa está bem entrosada, estamos todos muito unidos e a praticar um bom futebol. Vamos ver até onde isto nos leva".

À semelhança dos outros titulares do jogo com o Sporting de Braga, Pizzi participou hoje num treino ligeiro de recuperação, à margem do trabalho realizado pelos restantes companheiros, e concluído numa peladinha, que contou pela primeira vez com Carlos Renan, Jorginho Sousa e Alvarinho.

Os lesionados Caetano, Bura e Jorginho não participaram na sessão de treino.


O JOGO

JotaCC

Fotos do 90.º aniversário do SC Braga










JotaCC

Quatro estreias nos convocados dos sub-20

O guarda-redes Michael Domingues, o defesa Geraldes e os avançados Rafael Lopes e Sérginho, que não contavam com qualquer internacionalização, estão entre os convocados dos sub-20 para o estágio que vai decorrer entre 24 e 26 de Janeiro no Jamor.

O seleccionador nacional Ilídio Vale chamou 24 jogadores para mais uma ronda de preparação com vista ao Mundial que vai realizar-se de 29 de Julho a 20 de Agosto na Colômbia.

Entretanto, Portugal tem agendado para 8 de Fevereiro (16 horas), em Rio Maior, um jogo particular com a congénere da Noruega.

Confira a lista completa de convocados:
Amarante: Cláudio Ramos;
Beira-Mar: Sérgio Oliveira;
Belenenses: Pelé;
Benfica: Roderick;
Desp. Chaves: Geraldes;
Fátima: Mário Rui;
Lousada: Gonçalo e Rafael;
Nice: Esmael;
P. Ferreira: Nélson Oliveira;
Parma: Danilo;
Praiense: Luís Gonçalves;
Ribeirão: Júlio Alves;
Santa Clara: Alex;
SC Braga: Aníbal Capela e Nuno Valente;
Sochaux: Rafael Dias;
Sporting: Cédric;
Tourizense: João Guerra e Ricardo Alves;
Trofense: Sérginho;
UD Leiria: Michael Domingues;
Varzim: Rafael Lopes e Salvador Agra.

JotaCC

Salvador fala na «melhor fase de sempre» do clube

Manter equipa equilibrada e a lutar pelos primeiros lugares foi o objectivo traçado pelo presidente do SC Braga, António Salvador, que falou durante as comemorações do 90.º aniversário do clube.

«Este aniversário coincide com a melhor fase de sempre do Braga, e toda a família bracarense deve sentir-se orgulhosa do que o clube tem feito», disse António Salvador, destacando como projecto para o futuro «manter uma equipa competitiva e a lutar pelos primeiros lugares».

Sobre se esse futuro passa por manter o treinador, o líder máximo do clube minhoto vincou que Domingos Paciência «é o treinador do clube»: «Está cá para trabalhar e ainda não é altura certa para pensar no que vai acontecer. É um dos melhores treinadores de sempre na história do Braga e fez a melhor época de sempre na história do clube.»

Para António Salvador, a derrota de ontem com o Paços de Ferreira foi um revés no reajustamento da equipa: «A equipa vinha de bons resultados e de um reajustamento no plantel. Foi um revés na nossa recuperação mas temos de olhar em frente e pensar em vencer o próximo jogo com o Setúbal.»

Eliminado da Taça de Portugal e com vida difícil na Taça da Liga, o presidente bracarense referiu que «o maior objectivo é a recuperação no campeonato». «O Braga tem grandes profissionais, foi com estes jogadores que conquistámos grandes vitórias e continuo a ter confiança no plantel para atingir os nossos objectivos.»

Salvador avançou ainda que o SC Braga está no mercado à procura de um ou dois reforços, sendo que um deles será um central, e confirmou que o lateral-esquerdo Marco Ramos (Lens) já é jogador do clube.

A BOLA