News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 13/01

Started by JotaCC, 13 de January de 2011, 07:40

Previous topic - Next topic

JotaCC

Alan: "por vezes faltou diálogo"

Como já vem sendo habitual, no final da visita da comitiva do Sp. Braga ao Colégio João Paulo II, um dos jogadores presentes teceu comentários sobe a iniciativa, mas principalmente sobre o que tem sido o dia-a-dia dos Guerreiros do Minho nos últimos tempos.

Desta vez foi Alan que falou, abordando algumas questões que são, actualmente, fulcrais para o Sp. Braga, como é o caso do clube continuar ainda à procura da primeira vitória fora de portas.

"Continuamos à procura da primeira vitória fora de casa, é verdade, mas acredito que vamos conseguir conquistá-la frente ao Portimonense. Estamos a fazer de tudo para conquistar pontos fora e vitórias, claro, mas infelizmente não está a acontecer. O último jogo fora é exemplo porque jogámos bem, mas infelizmente não vencemos. Mas acredito que em Portimão vamos vencer", referiu Alan, acrescentando que não tem sido por falta de qualidade do plantel e do jogo do Sp. Braga que a vitória ainda não apareceu: "Toda a gente viu o futebol que praticámos em Alvalade. O grupo está cada vez mais unido e isso temos vindo a mostrar dentro de campo, como fizemos com os jogos em casa com o Guimarães e a Académica e agora com o Sporting, mas apesar de termos um grupo unido, tivemos erros que não podemos cometer e perdemos o jogo".

Alan fez questão ainda de referir que o grupo tem vindo a crescer em qualidade e união, um factor importante para o jogador que não deixou de demonstrar a sua satisfação pelo facto de os jogadores estarem a falar mais entre si, palavras que deixam antever algum clima menos bom que terá estado sobre o balneário arsenalista: "O grupo está cada vez mais forte. Já estava forte no início, mas acho que agora ainda está mais. Temos conversado mais, o diálogo é muito importante, cada um está a conseguir entender melhor o outro e isso é que é importante. Não tem nada a vez com entradas ou saídas de jogadores do grupo, mas sim do diálogo entre nós no dia-a-dia. Para mim é importante o diálogo, não é andarem uns a brigar com os outros. Isso aconteceu em algumas ocasiões, mas não vou dizer em quais".

Para terminar, Alan lembrou que o Sp. Braga continua a ter os seus objectivos traçados e passam por ficar entre os quatro primeiros, considerando que tal ainda é possível.
"O treinador já frisou que temos que ficar entre os quatro primeiros. O que passou, passou. Errámos, não podemos voltar a errar e as vitórias vão aparecer".

Craques continuam a encantar os adeptos mais jovens

Em mais uma iniciativa do Sp. Braga de aproximação aos mais jovens e angariação de novos sócios, Alan e Diego foram os jogadores do plantel profissional escolhidos para representarem o clube na deslocação de ontem ao Colégio João Paulo II.

Perante uma 'plateia' de cerca de 150 ansiosos, emocionados e animados adeptos, os dois jogadores mostraram toda a sua veia solidária e de carinho para com os mais novos, não se furtando a todos os pedidos de autógrafos e fotografias que os jovens Guerreiros do Minho fizeram ao longo da tarde.

Como habitualmente nestas iniciativas, os dois jogadores entregaram à direcção do colégio um livro comemorativo dos 85 anos do clube assim como um galhardete do Sp. Braga. Além disso, Alan e Diego ofereceram a um dos alunos da instituição uma camisola do clube autografada.
Em clima de grande euforia, os jovens adeptos do Sp. Braga mostraram-se muito satisfeitos por poderem conviver mais de perto com dois jogadores de futebol profissionais que representam o clube da sua cidade.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Sporting de Braga


Alan quer triunfo em Portimão


Alan acredita que o Sporting de Braga vai conseguir amanhã, em Portimão, a primeira vitória do campeonato fora de casa. Cumprida que está a primeira volta do campeonato, minhotos e algarvios, precisamente, são os únicos que ainda não venceram fora, mas o jogador brasileiro quer inverter a situação no próximo jogo. 'Estamos a fazer tudo para conquistar vitórias fora, o que infelizmente não tem acontecido, mas vamos para Portimão para vencer', afirmou Alan, à margem de uma visita de uma delegação do clube a mais uma escola do concelho.
O médio brasileiro sente que o grupo está 'mais forte e mais unido do que há algumas semanas', graças a uma atitude mais dialogante o que, revelou, nem sempre aconteceu. 'O diálogo é o mais importante, tanto no futebol, como em qualquer profissão e em alguns momentos, não vou dizer quais, isso faltou', admitiu Alan.



PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Esta equipa deu uma grande volta

Quatro dispensas (Felipe, George Lucas, Léo Fortunato e Elton), uma rescisão unilateral (Eduardo), uma venda (Matheus) e outras duas saídas por comum acordo (Madrid e Luis Aguiar). O plantel do Braga emagreceu para 24 jogadores (ficaram 22 mas entraram Aníbal e Vinícius) e também a equipa que inicialmente Domingos Paciência projectou como titular sofreu muitas alterações.

Desde logo o esquema táctico, que assentava num 4x4x2 (depressa passava a 4x2x4) e se converteu definitivamente no 4x3x3 tradicional, afinal aquele que tão bons resultados garantiu em 2009/10. Depois, os nomes, que tanto mudaram de semana após semanas. Na última jornada da primeira volta, em Alvalade, um onze com cinco mudanças em relação às opções da primeira jornada. Foi realmente uma grande volta, tão grande como as que esta equipa tem dado nos resultados, que oscilam entre o fantástico e o muito mau e, por isso, não valem mais nesta altura do que um improvável sétimo lugar.

Contra o Sporting, Domingos repetiu um onze, comparativamente com o jogo anterior, pela segunda vez em 28 jogos já disputados esta época. E a tendência é manter, desde que as lesões e os castigos não compliquem. O que até nem é o caso para o jogo de amanhã.

Entre os que saltaram do primeiro onze, só Leandro Salino passou para o banco. Felipe e Matheus saíram do plantel, Rodriguez e Elderson perderam o lugar por questões pontuais. O médio brasileiro é claramente a grande vítima técnica. Até à sétima jornada, foi uma vez suplente. Desde então, foi duas vezes titular e até já ficou no banco sem ser utilizado. Mossoró e Hugo Viana repetem, ao lado de Vandinho, o meio-campo que fez furor no início da época transacta (sete vitórias a abrir) e só no fim se desfez.

Defesa


Nesta fase, é impossível saber quem são os laterais titulares, pois a lesão de Elderson abriu espaço à afirmação de Miguel Garcia. No eixo, Moisés é indiscutível e Rodriguez seria sempre o seu parceiro. Mas pode ser vendido e Paulão pode continuar como titular até ao final da época. Em definitivo só a baliza mudou: Felipe já está no Flamengo e Artur é o novo número 1.

Meio-campo

É o único sector que mudou por opção. Na fase inicial da Liga, Luis Aguiar e Leandro Salino estiveram em grande forma. Entretanto "caíram" e o uruguaio até já saiu. Hugo Viana e Mossoró são agora titulares à frente do sempre indiscutível Vandinho. Salino e Custódio vão jogando.

Ataque

A popularidade de Alan resistiu ao mau momento. Paulo César também recusa perder o lugar e só o eixo mudou de mãos. Na primeira jornada da Liga jogaram Lima e Matheus, mas durante estes seis meses a dupla alternou bastante. Com a venda do segundo, Meyong e Keita passaram a suplentes.


Miguel Garcia deve ser convocado à condição

A situação clínica de Miguel Garcia evoluiu nas últimas 24 horas e ontem o lateral-direito já se sentia bem melhor do traumatismo no pé esquerdo que sofreu em Alvalade. Se o jogo fosse hoje, o defesa ficaria de fora, mas a 24 horas do desafio isso não pode ser um dado adquirido. Como, mais do que do tratamento, a possibilidade de Miguel Garcia jogar depende de como o corpo do jogador reagir, este deve seguir com a comitiva, sendo convocado à condição. No treino das 18h30, fará um teste e aí Domingos poderá ficar com mais certezas sobre a sua disponibilidade ou não.



Avançado William apontado no Brasil

William, jovem avançado (19 anos) do Grémio Prudente, que desceu à Série B do Brasileirão, foi apontado ao Braga pela Imprensa daquele país. Segundo alguns sites, o jogador que disputa na selecção de sub-20 o lugar com Diego Maurício (avançado do Flamengo apontado ao FC Porto) está a ser disputado entre bracarenses, Sporting e Atalanta, de Itália. Mas, segundo O JOGO apurou, o jogador não será opção para esta janela de mercado.



Alan
"Em algumas ocasiões faltou diálogo no grupo"

Sem complexos, Alan encontrou na falta de diálogo uma das razões para a irregular primeira metade de época bracarense. E não escondeu que nem sempre as relações no balneário bracarense foram perfeitas. "As saídas e entradas não estão em causa. O que está em causa é a falta de diálogo. Isso para mim é muito importante, não só no futebol mas como em qualquer profissão. Não podem uns discutir com outros", contou, no final da visita a um colégio. "Em algumas ocasiões faltou diálogo no grupo. Não vou dizer em quais, mas faltou", voltou a frisar.

Felizmente para o Braga, as coisas mudaram. E também por isso os resultados melhoraram. "Sinto o grupo mais unido. Está a ficar mais forte, pois estamos a conversar cada vez mais. O diálogo é importante para cada um entender o outro. Esse é o caminho certo", sublinhou, recordando que houve notícias que abalaram alguns colegas. "Os que não têm a cabeça muito forte, podem abalar com isso. Mas hoje somos um grupo mais fechado", completou.

Sobre o momento da equipa, Alan aponta os três últimos jogos como elucidativos da melhoria a que alude. "Todos viram o futebol que praticámos em Alvalade. O grupo está cada vez mais unido e mostra isso dentro de campo. Mostrámos contra Guimarães, Académica e Sporting. Mas neste último jogo tivemos erros que não podemos cometer e por isso perdemos", respondeu.

A conversa de Domingos com o grupo, antes do treino de segunda-feira, surgiu na tentativa de voltar a evitar os erros. "Todos têm de assimilar os erros. Eu chego a casa e pergunto o que fiz mal no jogo. Isso é que é importante", concluiu.

"Acho que é em Portimão que vencemos"

Alan afirmou sentir o jejum de vitórias fora de casa perto do fim. "Acho que é em Portimão que vencemos", sorriu. Estamos a fazer tudo para conquistar vitórias fora, mas infelizmente não está a acontecer. No último encontro jogámos bem mas não vencemos. Agora vamos ao Portimonense para vencer", seguiu, certo de que se a equipa não quer ver fugir os objectivos a que se propôs não pode voltar a vacilar. E ainda é possível recuperar! "O treinador já frisou que o quarto lugar é o objectivo. O nosso pensamento é o mesmo. Mas já errámos, já perdemos muitos pontos. Não podemos errar mais", avisou.

Visita ao colégio João Paulo II

Alan e Diego Silva foram os Guerreiros do Minho escolhidos para dar autógrafos às crianças do Colégio João Paulo II, da freguesia de Dume, em Braga, precisamente a mesma onde está edificado o Estádio AXA. A dupla ofereceu ao Colégio um livro sobre a história do clube, um galhardete autografado e ainda uma camisola oficial. A pequenada adorou a visita, mas os graúdos até foram mais expansivos a mostrar o contentamento.



Stélvio foi "dispensado" pelo 1º de Agosto

Stélvio Cruz, médio que esteve cedido no último ano ao 1 de Agosto, de Angola, ficou a saber que os responsáveis da equipa não pretendem renovar a cedência para a época que em África vai começar. Por isso, está de regresso e à espera de definições do Braga.



Viagem de autocarro ganhou à opção avião

A SAD optou por poupar e esquecer a viagem de avião para o Algarve. A equipa parte de Braga às 9 horas, viajando de autocarro, e toda a logística transfere-se para o Sul. Assim, conferência de Imprensa e treino da equipa serão a partir das 18 horas num hotel de Vilamoura.



O JOGO




JotaCC

Limite de inscrições na UEFA condiciona o ataque ao mercado

Lista da Champions transita para a Liga Europa. Saíram seis jogadores, mas só há vaga para um trio. Vai voltar a ficar gente de fora e política de aquisições tem em conta esse dado.

Muitos adeptos estranham que tendo saído sete jogadores do plantel, o SC Braga não tenha usado recursos para preencher as cinco vagas que a Liga permite para a inscrição de reforços no mercado de Inverno.

A questão é que o futuro desportivo da equipa não se esgota no Campeonato. Há a Liga Europa a impor regras rígidas na composição da lista definitiva de jogadores, que terá como base aquela que o SC Braga entregou a 1 de Setembro do ano passado, para participar na Champions.

Dessa lista original saem Felipe, Fortunato, Luís Aguiar, Elton, Madrid e Matheus - George Lucas não foi inscrito. Estamos a falar, portanto, de seis baixas na UEFA que só poderão ser compensadas por três novas entradas, conforme determina o Regulamento de Competições do organismo europeu.



A BOLA

JotaCC

Comitiva a caminho do Algarve

A equipa do SC Braga já está na estrada, cumprindo a viagem desde a cidade dos Arcebispos até Vilamoura, no Algarve, onde a comitiva vai ficar instalada. Os jogadores saíram do Estádio do Axa às 9 horas, conforme o previsto.

Domingos Paciência faz a projecção do jogo com o Portimonense às 18 horas, no hotel que acolhe o SC Braga, seguindo-se, meia hora mais tarde, um treino no relvado da unidade, aberto 15 minutos à Comunicação Social.

Em relação aos convocados, o SC Braga só divulgará a lista oficial ao início da tarde. Miguel Garcia deu sinais positivos de recuperação ao traumatismo sofrido com o Sporting e a sua inclusão é uma fortíssima hipótese.

Elderson, recuperado de lesão, e Rodriguez, que cumpriu castigo, regressam à competição, compensando as baixas de Sílvio e Vandinho na convocatória.

A BOLA

JotaCC

Mapa de jogos Dept. Fut. Formação - 15 e 16 de Janeiro


Para este fim-de-semana está reservado um importante jogo de Juniores que pode garantir a presença dos jovens Gverreiros do Minho na Fase Final da competição. Por isso, é importante a presença da massa associativa no Estádio 1º Maio para ajudar a reforçar o espírito de união do grupo. Os jogos são os seguintes:


      Juniores:          SCB vs Rio Ave – Sábado às 15h00m, Estádio 1º de Maio;

    *


      Juvenis A:        Paragem;

    *


      Juvenis B:        GD Prado vs SCB – Sábado às 15h00m, P.J. Faial;

    *


      Iniciados A:      Merelinense vs SCB – Domingo às 11h00m;

    *


      Iniciados B:      SCB vs Brito SC – Sábado às 15h00m, C.J. S. Paio d´Arcos;

    *


      Iniciados C:     CF Os Ceramistas vs SCB – Domingo às 10h00m, C.J. 1º Janeiro;

    *


      Infantis A:        B. Misericórdia vs SCB – Sábado às 10h15m, Campo Mata Ordem;

    *


      Infantis B:        SCB vs Joane – Sábado às 9h00m, C.J. S. Paio d´Arcos;

    *


      Infantis C:        B. Misericórdia vs SCB – Sábado às 9h00m, Campo Mata Ordem;

    *


      Infantis D:        Folga;

    *


      Benjamins A:    Lagense vs SCB – Sábado às 11h00m, P.D. Lagense (VN Famalicão);

    *


      Benjamins B:    Tibães vs SCB – Sábado às 10h30m,  P.J. S. Sebastião (Par. Tibães);

    *


      Benjamins C:    SCB vs Lacatoni – Sábado às 10h15m, C.J. S. Paio d´Arcos.

JotaCC

Será desta que o Sp. Braga vence fora?
Minhotos deslocam-se a Portimão
   
O Sp. Braga ainda não venceu fora de portas esta temporada, mas esta sexta-feira desloca-se ao terreno do Portimonense, que está em situação complicada na tabela, numa partida que pode marcar o regresso dos pupilos de Domingos aos triunfos.

Para a BetClic, os minhotos são favoritos a vencer, uma vez que apresentam uma odd de 1,75 (75 cêntimos de lucro). Já o triunfo da formação orientada por Carlos Azenha garante um lucro de 3,50 euros, aos apostadores.

Alan (2,10) é o principal favorito a marcar do lado dos guerreiros, enquanto pelos algarvios é Pires (2,75) quem tem mais hipóteses de faturar, numa partida em que pode relançar o Sp. Braga na Liga, ou por outro lado, garantir preciosos pontos ao Portimonense na fuga à despromoção.

Na primeira volta (1.ª jornada) os bracarenses venceram por 3-1, no Estádio AXA.

RECORD

JotaCC

Miguel Garcia entra na convocatória

Miguel Garcia foi incluído no lote de 19 jogadores chamados por Domingos Paciência para o jogo de amanhã, com o Portimonense.

A recuperar de um traumatismo na perna direita, só perto da hora do jogo se saberá se o lateral pode ser utilizado. Há um sentimento de optimismo moderado em relação à reabilitação de Garcia.

O treinador chamou todos os defesas-centrais disponíveis, destacando-se o regresso de Rodriguez, após castigo, bem como do nigeriano Elderson, que esteve um mês sem competir devido a um traumatismo na coxa direita.

Sílvio e Vandinho, castigados, e o reforço Vinícuis, por opção, foram excluídos do jogo com os algarvios.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Artur Moraes e Marcos;

Defesas: Miguel Garcia, Rodriguez, Elderson, Moisés, Aníbal e Paulão;

Médios: Salino, Guilherme, Custódio, Hugo Viana, Mossoró, Hélder Barbosa, Alan e Paulo César;


«Temos de jogar nos limites em Portimão», avisa Domingos Paciência

Domingos Paciência não tem dúvidas: O SC Braga tem de jogar nos limites em Portimão para conquistar a primeira vitória na Liga fora de casa. O treinador enaltece a importância da partida de amanhã para o bom início de segunda volta.

Domingos Paciência já esqueceu a derrota em Alvalade e acredita que a sua equipa dará uma boa resposta diante dos algarvios.

«É o primeiro jogo da segunda volta e se queremos mudar o nosso registo dos nossos encontros fora de casa precisamos de vencer já. Para tal temos de jogar nos limites e fazermos mais do que temos feito», começou por dizer o treinador, que voltou a abordar o actual momento:

«Não ganhar é um cenário que não agrada a ninguém. Mas estamos a trabalhar no sentido de alterar os números. Estamos conscientes que existe qualidade para dar a volta.»

A BOLA