News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

O papel de Matheus

Started by Bracarense, 07 de January de 2011, 23:41

Previous topic - Next topic

Bracarense

"Às vezes o modelo de jogo de uma equipa pode passar por um jogador, mas agora ele não está e o treinador irá mudar o esquema», explicou Domingos,  in A Bola on-line


Qual a vossa opinião sobre esta afirmação do nosso treinador?
Porquê dar tanto destaque no projecto de época de uma equipa a um jogador que até nem foi uma novidade no plantel (e não é certamente um Messi ou um Xavi)?

Olho Vivo

Quote from: Bracarense on 07 de January de 2011, 23:41
"Às vezes o modelo de jogo de uma equipa pode passar por um jogador, mas agora ele não está e o treinador irá mudar o esquema», explicou Domingos,  in A Bola on-line


Qual a vossa opinião sobre esta afirmação do nosso treinador?
Porquê dar tanto destaque no projecto de época de uma equipa a um jogador que até nem foi uma novidade no plantel (e não é certamente um Messi ou um Xavi)?

Porque o clube tinha um objectivo superlativo para esta época: o apuramento da equipa para a Liga dos Campeões. A euforia do sucesso inicial e as boas exibições de Matheus fizeram o resto...

João Pedro Sá

Pessoal, sem tirar mérito a outros grandes jogadores, o Chelsea ganhou muitos títulos, a fazer o jogo chuta para a frente que o Drogba domina e marca. É um tipo de jogo que às vezes da resultado! Um jogador não faz uma equipa mas pode ajudar muito!

200% Braga - B3

Quote from: João Pedro Sá on 08 de January de 2011, 00:31
Pessoal, sem tirar mérito a outros grandes jogadores, o Chelsea ganhou muitos títulos, a fazer o jogo chuta para a frente que o Drogba domina e marca. É um tipo de jogo que às vezes da resultado! Um jogador não faz uma equipa mas pode ajudar muito!
Isso é verdade! Mas isso é o clássico Futebol Inglês. Do qual, ao contrário de muitos, eu desgosto! Agora, já começam a jogar futebol no chão de trás para a frente. Principalmente, os grandes... Porque será?
Manchester United (quase todo o jogo passa pr Scholes e Anderson), Arsenal (o melhor futebol da Premier League), Chelsea (muito parecido com Man Utd), Tottenham (Modric, Van der Vaart e os alas Bale e Lennon) e o futebol "menos inglês", mais técnico e apoiado é jogado pelo "não-grande" Sunderland.
...e pelos vistos, já começamos a fazer o mesmo, Vandinho, Hugo Viana Mossoró, Paulo César e Alan a jogar apoiado, com o Lima a guardar a bola para o fazer, e continuamos a ter a capacidade para, se quisermos, tornar o jogo directo, com o Lima, Alan e Paulo César mais abertos, Hugo Viana a lançar e Mossoró a fazer as ligações... Prefiro o jogo apoiado, pois temos grandes capacidades para romper com tabelinhas pelo meio e temos jogadores com grande técnica como Mossoró, Alan, Paulo César e temos poder de fogo Hugo Viana! Resumindo... Somos os Maiores!  ;D

GALEGO

Quando um jogador luta e luta, pelea e porfía, como o Matheus sempre fez, no mínimo deve existir un reconhecemento para ele. Se ainda por mais teve momentos felizes como os que bem sabemos e que ajudaram -e muito- na Europa, quando menos eu devo proclamar : obrigado e boa sorte onde estés, amigo Matheus. Ficará uma boa recordaçao. ¿Por qué nao?. Bem está o que bem acaba...

DeBarceloscomAmor <3

Obrigado Matheus por tudo, pelos golos, pela tua espetacularidade e acima de tudo obrigado por honrares a camisola do SCBraga  ;)

Tudo de bom lá no Dnipro, podia tar melhor  ;)

Pedro scb

Eu acho que ele podia estar bem melhor mas mesmo assim temos que agradecer tudo que fez pelo clube neste anos que esteve aqui

Tudo de bom Matheus e boa sorte
[url="http://img199.imageshack.us/img199/1111/bragah.gif"]http://img199.imageshack.us/img199/1111/bragah.gif[/url]

'Gverreira do Minho

Pouco dinheiro para aquilo que ele vale, mas pronto -.-

Foi sem dúvida um excelente jogador e que nos proporcionou muitas alegrias, uma delas foi a fantástica vitória frente ao Sevilha! :D

Que tenhas muito sucesso no Dnipro, Matheus!! :D

Bracarense

#8
Quote from: João Pedro Sá on 08 de January de 2011, 00:31
...o Chelsea ganhou muitos títulos, a fazer o jogo chuta para a frente que o Drogba domina e marca. É um tipo de jogo que às vezes da resultado! Um jogador não faz uma equipa mas pode ajudar muito!

O problema é que Matheus não é certamente um Drogba. Acho que isto é óbvio.

O objectivo do tópico não é "agradecer" a Matheus. Isso já se faz noutros tópicos.

A questão é se se justificou uma aposta deste género como foi assumido por Domingos e se essa aposta deveria ter sido feita tanto na Champions (onde eramos os "pequenos") como no Campeonato (onde já temos objectivos um pouco acima do mero pontinho).

Pessoalmente acho que para a Champions onde seriamos sempre uma equipa para jogar "nas transições rápidas" como está na moda dizer, a aposta neste tipo de futebol quase kick-&-rush para Matheus foi uma boa opção (como até se verificou) apesar de não gostar desse futebol. Agora para consumo interno, optar sistematicamente por esse futebol foi um erro e que nos levou a perder pontos em vários jogos. A mudança realizada no tipo de futebol jogado no último jogo contra os espanhóis parece indicar que o nosso sucesso passará mais por uma táctica semelhante à da época passada e menos pela da 1ª parte desta época.


rvx

Acho que estamos a cometer um erro na análise das escolhas do Domingos, que é assumir que ele teve muitas opções para o campeonato. Isto porque o Mossoró não esteve sempre disponível, para podermos adoptar um estilo de jogo mais ofensivo. Acho que o problema esteve, principalmente, aí, não no Matheus.

E a verdade é que isso deu-nos a qualificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões e vitória frente ao Arsenal. Contudo, revelou-se inadequado em vários jogos do campeonato. O problema é que, mesmo apostando num meio com Hugo Viana ou Salino e Luís Aguiar, e sem Matheus, a equipa não foi capaz de trocar a bola com maior qualidade.

E o facto de a defesa ter ficado fragilizada com a saída de jogadores chave não ajudou.

david

Agora querem fazer do Mateus um salvador? fez dois bons jogos na liga dos campeões e para a liga esteve razoável, aliás com ele em campo a equipa jogava para frente não tinha circulação de bola e como sequência disso não tinha posse de bola, agora vamos jogar de outra forma um futebol mais espectacular e não tenho duvidas com outros resultados, prevejo uma segunda volta da liga sem derrotas, quanto ao negocio do Mateus foi o possível não havia mais nada a fazer estava em final de contrato o pior vai ser com o Rodriguez este sim um jogador de outro patamar com uma classe ímpar.



       

JotaCC

Sinceramente acho que o sougo fazia bem o papel do Matheus, agora é evidente que o Domingos vai alterar o modelo de jogo para a frente visto que o Matheus era o jogador mais rápido que tínhamos e dava muita velocidade ao nosso ataque, vamos aguardar.

Lipeste

#12
Já há muito que todos haviamos percebido qual era o papel do Matheus na nossa equipa e agora Domingos confirma-o...infelizmente jogávamos em função dele e para ele...sabendo como todos que a base do sucesso de uma equipa gira em torno do seu colectivo e não de uma qualquer individualidade, estranho esta lógica que levou Domingos a alterar o nosso modelo de jogo em função das características de um único jogador para todas...claro que a LC foi a principal responsável por tal opção, opção essa que se justificava nessa prova, entre outras coisas devido à superior qualidade da maioria dos nossos adversários, mas a realidade interna não se coaduna com tal opção...transições rápidas sim, viver quase em exlusivo delas não resulta num campeonato nacional em que "apenas" três emblemas são mais fortes que nós, convidando todos os restantes jogos, no minimo, a apresentarmos um futebol apoiado e  dominador tal como fizemos com grande sucesso na época transacta.

«Matheus é um jogador com características diferentes dos restantes na Liga. É rápido e utiliza a velocidade com profundidade. Às vezes o modelo de jogo de uma equipa pode passar por um jogador, mas agora ele não está e o treinador irá mudar o esquema», explicou Domingos.

Como alguns foristas adiantaram tambem concordo que a saida de Matheus pode revelar-se como a melhor contração de Inverno...mas tambem não tenho dúvidas que a sua permanência no plantel, como 12ª jogador,  continuaria a ser uma mais valia...para já os dois jogos realizados pós Matheus  mostraram um ENORME diferente para melhor (na minha opinião).

João Pedro Sá

Quote from: Bracarense on 08 de January de 2011, 09:50
Quote from: João Pedro Sá on 08 de January de 2011, 00:31
...o Chelsea ganhou muitos títulos, a fazer o jogo chuta para a frente que o Drogba domina e marca. É um tipo de jogo que às vezes da resultado! Um jogador não faz uma equipa mas pode ajudar muito!

O problema é que Matheus não é certamente um Drogba. Acho que isto é óbvio.



O Matheus não é um Drogba, mas nos também não somos um Chelsea.
É um estilo de jogo que eu acho 'feio', mas que pode dar resultado! Lembram-se do jogo com o Arsenal!?

easy_scb

Como disse em outro tópico: o mal do futebol de consumo interno do Braga foi o grande nível que o Matheus atingiu. Chegou a hora em que o Matheus não mais podia ser o 12º jogador...o 1º suplente que entrava com a equipa a ganhar para matar o jogo.

O Matheus atingiu um nível que exigia a titularidade pelo que deu ao clube. Ora se juntarmos isto ao investimento e à própria qualidade do Lima tinhamos um 4x4x2 desiquilibrado para enfrentar as equipas que nos conhecem.

Obrigado ao Matheus por tudo o que nos deu mas penso agora estarem reunidas as condições para voltarmos ao 4x2x3x1 da época passada.

De qualquer forma penso que um jogador como o Matheus é importante de ter. O seu papel na época passada foi desvalorizado mas extremamente importante para decidir jogos, para estar à vontade de recuar linhas e conseguir 'chegar lá' na mesma.

barinho

Quote from: isi_scb on 08 de January de 2011, 15:31
Como disse em outro tópico: o mal do futebol de consumo interno do Braga foi o grande nível que o Matheus atingiu. Chegou a hora em que o Matheus não mais podia ser o 12º jogador...o 1º suplente que entrava com a equipa a ganhar para matar o jogo.

O Matheus atingiu um nível que exigia a titularidade pelo que deu ao clube. Ora se juntarmos isto ao investimento e à própria qualidade do Lima tinhamos um 4x4x2 desiquilibrado para enfrentar as equipas que nos conhecem.

Obrigado ao Matheus por tudo o que nos deu mas penso agora estarem reunidas as condições para voltarmos ao 4x2x3x1 da época passada.

De qualquer forma penso que um jogador como o Matheus é importante de ter. O seu papel na época passada foi desvalorizado mas extremamente importante para decidir jogos, para estar à vontade de recuar linhas e conseguir 'chegar lá' na mesma.


Concordo contigo,pelo que o Matheus estava a jogar tinha que ser titular, o papel de simples arma secreta já era pouco.E o que é facto é que para jogar contra Celtic e Sevilha era a melhor opção.Depois no campeonato é que essa táctica não dava para a maior parte dos jogos.O Matheus era um jogador que tinha que jogar mas que obrigava a equipa a jogar duma forma que não a beneficiava.E o Braga tinha duas opções,ou jogava sempre com o mesmo sistema,ou para champions jogava com um sistema e para o campeonato com outro mas aí tornava-se difícil adquirir processos.Agora só com campeonato até meados de Fevereiro podemos finalmente estabilizar e readquirir os processos da época passad.E a diferença está à vista.Mas era importante ir buscar um "novo Matheus".

rvx

Pois, mas o problema é que, independentemente de o Matheus jogar ou não, o Braga não consegue construir jogo sem o Mossoró ou Hugo Viana.

Luri

Se a aposta do Mateus assentou na condições contratuais e possivel valorização foi bem apostado.

Como futebolista não aprecio as qualidades dele mas desde agradeço tudo que fez pelo Enorme Braga.

Que a equipa está a ganhar confiança...isso é 1 facto e de certeza que essa confiança contribuirá para uma melhoria geral no plantel pois espero termos deixado de lado o Kick and rush.

O keita parece-me bom nesse tipo de jogo ( Kick and rush) e a segurar a bola e a driblar. Só lhe falta um pouco de confiança e teremos um mateus elevado a 10 :D.

LeonelP

Há pessoal com memória curta. Para mim será um dos melhores jogadores que passaram por Braga. Sempre o apoiei, mesmo nos momentos maus.

João Pedro Sá

Quote from: lionelpower on 08 de January de 2011, 18:50
Há pessoal com memória curta. Para mim será um dos melhores jogadores que passaram por Braga. Sempre o apoiei, mesmo nos momentos maus.

Não gostar, ou melhor, não apreciar as capacidades do matheus como jogador não é sinonimo de memoria curta. Eu admito que sou um exemplo disso, confesso que nunca ''gostei'' muito do matheus, ele fez 6 meses incríveis em Setúbal, mas quando regressou nunca fez aquilo que tinha mostrado no Bonfim (nem com o Manuel Machado, nem com o Judas nem mesmo o ano passado) e, em boa verdade não foi por falta de oportunidades. A verdade é que o estilo de jogo do Matheus não se enquadra naquele que eu gosto de ver, acho que 'bola para a frente e corre Matheus' não é bonito; contudo, esta época mostrou-se bastante eficaz e para concluir, apesar de não gostar muito das características dele, o Matheus foi um dos jogadores mais importantes que por cá passou. (Celtic......Sevilha........Arsenal)
Obrigado por tudo Matheus!!