News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Centenário será em 2014

Started by BRAGA FOREVER, 01 de January de 2011, 04:26

Previous topic - Next topic

BRAGA FOREVER

Centenário será em 2014

Noventa e seis anos depois, 25 linhas amarelecidas numa coluna de jornal podem fazer toda a diferença na história do Braga, que até agora se contava a partir de 1921, mas que remonta afinal a 1914. A primeira data é, de resto, um marco a abandonar: na biblioteca local estão guardados dois exemplares de revistas comemorativas do aniversário, tendo 1919 como ponto de partida. Quem descobriu o testemunho que poderá antecipar já para 2014 o estatuto de centenário do clube foi Evandro Lopes, 56 anos nascidos "no meio livresco", filho de um alfarrabista que tinha banca junto do Café Vianna, marco histórico da cidade, onde se julgava ter sido fundado o Sporting Clube de Braga. Quando o desemprego lhe deixou mais tempo do que desejaria para se dedicar à investigação, este bracarense, em parceria com um jovem estudante, João Nogueira Dias, quis contar "A História da Bola em Braga" - o livro foi lançado em Novembro e fez história, literalmente. "A bola" não é apenas futebol, era a expressão que o pai usava para "tudo o que fosse desporto"; ciclismo e automobilismo também mexiam com o entusiasmo minhoto no início do século passado, quando as emoções da I República e o saudosismo monárquico faziam multiplicar os jornais. A "certidão de nascimento" do Sporting Clube de Braga, como lhe chama Evandro Lopes, está na segunda de quatro páginas do diário da manhã "Echos do Minho" de 16 de Setembro de 1914. Nessa terça-feira, no espaço destinado às notícias locais (como a "desordem" nocturna "numa casa de má nota" da Rua dos Biscainhos), surge, sob o título "Sporting Club de Braga", a nomeação "para este novo clube" dos "corpos gerentes". Estes voltam a ser notícia, descobriu Evandro Lopes, a 8 de Outubro. Entre o anúncio do calista que, a troco de 120 réis, promete o céu dos pés e a "Carteira" (onde se noticiavam nascimentos, aniversários ou viagens dos famosos da terra), dá-se conta de uma alteração nos corpos sociais do Braga, que depois disso desaparece dos jornais. O fenómeno é extensivo "ao desporto", que se eclipsou com "a I Guerra Mundial" (1914-1918), desencadeada precisamente em meados desse ano. Por essa altura, o "Echos do Minho" ainda lhe chama "A Guerra Europeia"; nesse 8 de Outubro, até noticia "A França não precisa de mais homens", convicção que o tempo haveria de desmentir. Portugal entrou no conflito em 1916, ao lado da Inglaterra, mobilizando 30 mil cidadãos. Só depois da guerra é que o desporto voltou a ser notícia, no caso do Braga em 1921, no "Diário do Minho"; o "Echos" extinguira-se com o delírio monárquico que em 1919, durante uns meses, instituiu a Monarquia do Norte.

Uma descoberta acidental

Evandro Lopes encarna, no melhor sentido, a tradição minhota das tertúlias: conversador, aprecia a discussão e confessa-se viciado na Biblioteca Municipal de Braga, onde, dizem os funcionários, "já faz parte da mobília". Foi graças a essa inesgotável sede de história local que por acaso deu de caras com a notícia que muda a vida do Sporting de Braga. "Como as datas que se conheciam eram de 1919 e de 1921, nem procurei para trás", admite. Foram outras pesquisas, posteriores às que deram corpo ao livro, que o conduziram ao momento mais emocionante desta aventura no passado do desporto bracarense. Recorda "o salto" que deu ao encontrar o "Echos do Minho" de 16 de Setembro de 1914, já o material fora entregue. Como não parou de ler, matéria fascinante continuou a surgir. Em vão, tentava convencer o co-autor e o responsável gráfico a aceitarem mais dados. Tanto insistiu que "já nem atendiam o telefone". As notícias que mudaram o livro foram enviadas por mail, com um comentário: "Tirem as vossas ilações." Desde a publicação do livro, que tem sido divulgado à boa maneira bracarense, em tertúlias, não pára de surgir material que torna mais sólida a história do Braga. O presidente António Salvador ainda não se pronunciou sobre o tema, que, no entender de Evandro Lopes, merecia a atenção do Conselho Geral do quase centenário clube.

O Jogo
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

GverreirodoMinho

Nem sei o que dizer/sentir... desde que nasci que associo o meu clube a 1921 (foi no aaano vinte e uuuum, que o meeeeeu Braga nasceeeuuuuu...), e agora vejo confirmadas as recentes suspeitas de que o meu Braga afinal nasceu em 1914  :-[  :-[  :-[  :-[
Sócio 2669.

JotaCC

Até lá se efectivamente se realizar o centenário em 2014 ainda muita tinta vai correr está  tudo muito vago, quando se realizou a tertúlia estive presente e não se chegou a um consenso muitas duvidas, muitos pontos por esclarecer e investigar  a cima de tudo a própria direcção do Braga tem que reconhecer a data para se tornar oficial, vamos aguardar.

El Che

Bem, se assim for, o nosso amado clube fica mias velho uns anitos... :D
Quase como o outro que se foi registar o seu nascimento de bicicleta, lol.

tiago007

Uma noticia um tanto ao quanto estranha, só depois de tanto tempo é que se descobriu, mas há que elogiar o trabalho de quem o fez. Quanto a mim, acho que durante muito tempo continuarei a sentir que foi em 1921 que nós nascemos, porque há 19 anos que para mim assim era  ;D

Pedro scb

Isto vai ser esquisito ou inicio mas já que vamos fazer 100 anos em 2014 vamos lá meter isso na cabeça que somos mais velhinhos
[url="http://img199.imageshack.us/img199/1111/bragah.gif"]http://img199.imageshack.us/img199/1111/bragah.gif[/url]

BrunoSCB

Acho que a Direcção do SCB se devia impor neste assunto. Afinal é 1914 ou 1921  ???
A. Salvador devia tomar providências, pois já estamos em 2011...

Braga Sempre

Lipeste

Que dizer ??? Tenha sido em vinte e um ou em quatorze a nossa identidade Braguista será sempre a mesma, ENORME ;D ;D ;D

Tambem acho que o clube deveria enveredar por todos os esforços necessários para esclarecer difinitiva e cabalmente a data da nossa fundação.

Foi em 1914 que o meu Braga nasceu
e depois venceu venceu e venceu  ;D ;D ;D

Ricardo

Boa notícia para o marketing, agora já podem fazer os mesmos modelos a dizer 1914...

Agora a sério, 1914 será sempre uma data não oficial, até porque n ojornal Ecos do Minho vinha uma convocatória para os corpos sociais do clube, não dizendo se o clube na realidade já existia oficialmente.

Será que o Celestino Lobo não passou nenhuma desta informação ao neto?
Em Braga, Com o Braga, Pelo Braga
www.mesadaciencia.blogspot.com

Augusto Gomes

Não vale nada ser mais velho, mas Pinto da Costa arranjou papelada para inventar que o seu clube é mais velho do era...
Quero é titulos, idade é circunstância, mas se servir para chatear alguns clubes até alinho!
Será que Salvador se irá inspirar em Pinto da Costa e agarrar a ideia?Ou rever a história do clube é heterodoxia?
FORÇA BRAGA, RUMO À LIGA DOS CAMPEÕES!!!

Pedro Coelho

Vou aproveitar para dar ao autor a minha opinião aqui pelo fórum, ao invés de outras formas:
acho que esta discussão não devia passar pelo Conselho Geral, nem pelo presidente do SCB.
Isto deve ser uma discussão académica e não de facção, antes de mais. E o facto da existência da notícia não coloca imediatamente a fundação do clube nessa altura, porque haverá quem ache que tem de haver um mínimo de ligação entre esse SCB e o de 1921. Já agora, não se pode descartar da discussão a data de 1919.
Para além disso, a alteração da data da fundação só poderá ser em AG e com aprovação por parte dos associados, nunca por Conselhos Gerais nem por direcções.
Já agora, tendo em conta a notícia do jornal, é provável que possa haver referências anteriores ao clube, portanto fica a dica, para não andarmos a discutir 1914 para depois passar a fazer sentido outro ano.

ric

Esta discussão foi iniciada aqio no SB por altura da apresentação do livro em causa (há umas largas semanas atrás...)
Apesar de ser um tema sempre interessante para quem se interessa verdadeiramente pelo Braga, estar aqui a discutir mais parece-me ...a mais. isto porque tivemos 2 ou 3 tópicos com esta problemática.
E além disso , o SB organizou uma sessão pública , no café Vianna, com os responsáveis pelo livro.

O fuutro e as consequências destas revelações só o tempo as poderá ditar.
Pelo que vi, não houve intersse da direcção do clube nestas descobertas pois nunca vi o clube representado em nenhuma das sessões públicas.

Parce-me isso sim, que o assunto possa ser alvo de maior e aturada investigação pois existem factores (I guerra Mundial) que ofusca o que se teria passado nesse tempo...

Certo , certo, é que existem referencias da direcção do clube em 1934 que apontam claramente no nascimento do clube em 1919. Ora esta "descoberta" já era conhecida e o SB também deu a conhecer essa revista comemorativa aqui há 1 ano atrás....

Do que se leu, poca importãncia também teve e agora só mesmo a sociedade e os braguistas podem relançar a discussão embora me pareça que é necessário mais investigação. E essa deveria ser "patrocinada" pelo clube. Até aproveitando a UM e os cursos que podem ter meios cientificos de pesquisa e de prova. isto, claro, sem esquecer o "pai da criança" que foram os autores do livro...

Carvalhinha

Quote from: BRAGA FOREVER on 01 de January de 2011, 04:26
(...)O presidente António Salvador ainda não se pronunciou sobre o tema, que, no entender de Evandro Lopes, merecia a atenção do Conselho Geral do quase centenário clube.(...)
O Jogo


Para mim está tudo dito aqui. Eu acredito em 1921 até alguém do CG do SCB se manifestar, e garatir que a outra data é que é a correcta.

Olho Vivo

Quote from: ric on 03 de January de 2011, 10:01
Parce-me isso sim, que o assunto possa ser alvo de maior e aturada investigação pois existem factores (I guerra Mundial) que ofusca o que se teria passado nesse tempo...

Certo , certo, é que existem referencias da direcção do clube em 1934 que apontam claramente no nascimento do clube em 1919. Ora esta "descoberta" já era conhecida e o SB também deu a conhecer essa revista comemorativa aqui há 1 ano atrás....


Li o livro com muito interesse. É importante conhecer a história do clube, perceber quais as ambições dos fundadores e os porquês de alguns factos que caracterizaram o clube ao longo da sua história (e.g., designação, equipamento). O livro contém muita informação interessante à qual talvez falte alguma unidade e organização. E isto não é uma crítica negativa: sei bem por experiência própria que, em trabalhos de investigação, umas "gotas de sumo" implicam muitas horas de trabalho. O livro levanta pistas de investigação (a notícia do Ecos do Minho é uma delas) e contém episódios deliciosos como o da compra da primeira bola ou o do primeiro jogo de futebol...

Em relação à hipótese 1914, penso que é precipitado aceitar essa data para a fundação do clube. Por uma razão simples: não é clara, com a informação que existe, a ligação entre o Sporting Clube de Braga que surge na notícia do Ecos do Minho de 1914 e o Sporting Clube de Braga de Celestino Lobo e companhia, de 1919 (oficialmente, 1921).  Como o próprio livro documenta, naquela época os clubes surgiam e desapareciam com alguma frequência pelo que pode não haver qualquer continuidade entre um e outro clube, apesar da coincidência dos nomes. Mas sem dúvida que é uma pista de investigação que merece ser esmiuçada até porque, como os próprios autores do livro confessam, esta foi uma descoberta de última hora e, por isso, pouco desenvolvida...

Quanto à definição de uma data de fundação, acho que seria importante que o clube, através dos seus órgãos, se interessasse pelo assunto mas este é um tema que interessa a todos os sócios do clube e não será pelo facto de institucionalmente não existir atenção relativamente a estas "provas" que elas deixam de ter validade...

Ramiro Lopes

É uma interessante descoberta,mas face aquilo que li no livro nao vejo qual a relação entre o scbraga de 14 e o de 21 (tirando o nome obviamente),dessa forma nao vejo motivos para alteracao da data de nascimento.por outro lado uma eventual alteracao da data para 19 ja me parece mais lógica,no entanto gostava de perceber o que se passou para em 35 dizerem que Braga foi fundado em 19 mas em 89 ja ter sido fundado em 21
Futebol em 3D? É no EMB

Rádio Voz do Neiva 98.7 FM

A Equipa de Desporto
www.bolaprafrente.pt
Rádio Voz do Neiva | 98.7 FM

magico_scbraga

Sempre me habituei a dizer que o meu Braga tinha sido fundado em 1921 mas, devido ao excepcional trabalho desenvolvido por estes bracarenses, começo a acreditar que o Braga tem no ano 1914 a sua data de nascimento.
E penso que, face aos desenvolvimentos mais recentes, a direcção do clube deve tomar uma posição. Se se chegar à conclusão de que o nascimento do Braga remonta, de facto, ao ano 1914, teremos de o assumir, com naturalidade, como o ano da nossa fundação.
Aguardo por esclarecimentos.
E, a propósito deste tema, sugiro-vos a leitura de uma entrevista a um senhor que se chama Ricardo Serrado e que se tem debruçado sobre estes assuntos. Aí está :http://www.publico.pt/desporto/noticia/fc-porto-foi-fundado-em-1906-e-nao-1893-e-nao-ha-indicios-de-cosme-damiao-ter-sido-fundador-do-sport-lisboa-1594003.
Braga - Uma cidade, um clube, uma só paixão.

rpo.castro

Quote from: magico_scbraga on 01 de November de 2013, 23:49
http://www.publico.pt/desporto/noticia/fc-porto-foi-fundado-em-1906-e-nao-1893-e-nao-ha-indicios-de-cosme-damiao-ter-sido-fundador-do-sport-lisboa-1594003.
Esta entrevista não trás nada de novo, mas algo que alguns preferem não referir.
O caso do fcp assemelha-se ao scb (fundação, anos de interregno e re-fundação/fundação novo clube com mesmo nome).

No entanto acho que o que os outros fazem, não é para aqui chamado.

O que é necessário é investigar e conhecer a verdadeira história do clube. Agora se nasceu em 1914, 1919 ou 1921 é acessório.
Quem não sente não é filho de boa gente.