News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 31/12

Started by JotaCC, 31 de December de 2010, 07:35

Previous topic - Next topic

JotaCC

Duas apostas só por assinar
Agostinho OLIVEIRA e marco ramos
   
Não deve ser ainda durante o dia de hoje que ficarão concluídos os processos de Agostinho Oliveira e Marco Ramos, dois reforços do Sp. Braga em campos bem distintos. O ex-quadro da FPF, como se sabe, vai comandar todo o futebol de formação dos minhotos e, na próxima semana, muito provavelmente terça ou quarta-feira, deverá ser apresentado oficialmente com um contrato de 3 anos.

Já Marco Ramos, defesa-esquerdo, de 27 anos, é um negócio de ocasião e tem praticamente tudo acertado para rescindir com os franceses do Lens e assinar pelo Sp. Braga até junho de 2013.



Matheus adiado para a semana
JORGE MENDES VAI INTERVIR
   
Jorge Mendes é o empresário que está com o dossiê da transferência de Matheus e tudo ficou adiado para a semana. Nos últimos dias, o dono da Gestifute não encontrou espaço na agenda, pois esteve no Dubai onde recebeu o prémio de melhor empresário do ano. Só mais um dado que motiva todo o otimismo da SAD do Sp. Braga e do próprio jogador na consumação de um negócio que agrade a todas as partes. É um dado adquirido que Matheus vai sair e só não se sabe ainda quando e para onde. Há duas boas propostas, de França e da Ucrânia, mas também há tubarões à espreita...



Vinícius integrado pela primeira vez
MÉDIO JÁ RECUPEROU DE UMA LESÃO

O treino de ontem marcou a integração completa de Vinícius no plantel do Sp. Braga. O primeiro reforço de inverno de Domingos Paciência chegou a Braga no início desta semana, mas ainda não tinha trabalhado junto dos novos companheiros. Vinícius sofreu uma lesão ainda ao serviço do Olhanense, no jogo em Paços de Ferreira e passou os últimos dias em recuperação, mas ontem já foi um dado novo na preparação para o dérbi minhoto de segunda-feira.

Curiosamente, a receção ao V. Guimarães para a Taça da Liga marca um cenário de crise no que respeita a médios-defensivos à disposição de Domingos Paciência. De tal maneira que, neste momento, quem se perfila para cumprir a posição 6 é... Hugo Viana. Tudo porque Vandinho ainda trabalha de forma condicionada devido a uma lesão muscular, enquanto Custódio, a outra opção no atual grupo, tem de cumprir 1 jogo de castigo, depois da expulsão no jogo com a Académica.

Andrés Madrid, como se sabe, seria a restante alternativa, mas o argentino já não entra nas contas de Domingos Paciência e continua à procura de uma solução para o seu futuro. Madrid estará mesmo na Argentina, onde procura um clube para prosseguir a sua carreira, depois de sair frustrado com as poucas oportunidades que teve na primeira fase da época.

Domingos Paciência, de resto, também tem um problema para resolver no centro da defesa, mas até pode ser que a dupla seja a que mais jogos tem em conjunto esta época. Moisés também recupera de lesão, mas é possível a sua disponibilidade para o jogo, enquanto Rodríguez voltou mais tarde das férias natalícias mas encontra-se bem e recomenda-se para um jogo em que já se decide muito quanto ao futuro da equipa na Taça da Liga.

Lima e Elderson, os restantes clientes do departamento médico, têm poucas hipóteses de ser opção.


RECORD

JotaCC

Sp. Braga: 2010 é um ano histórico

2010. É um ano que fica gravado a letras de ouro na história do Sporting Clube de Braga, fruto da campanha desenvolvida pela equipa principal no panorama nacional e internacional. Ao longo dos seus quase 91 anos de história, nunca o clube atingiu um patamar tão elevado. E são os números que comprovam estes factos, pelo segundo lugar alcançado no campeonato nacional, sagrando-se vice-campeão português, e esteve na luta pelo título até à última jornada.

Fruto deste feito, também, pela primeira vez no seu historial chegou à fase de grupos da Liga dos Campeões, com uma campanha notável, registando-se as vitórias sobre o Partizan de Belgrado e ainda diante do poderoso Arsenal de Londres, que foi vergado em Braga com um triunfo por 2-0.

Para chegar até aqui, a equipa liderada por Domingos Paciência superou outras batalhas, fazendo jus ao estatuto de 'Guerreiros'. Tudo começou a 29 de Julho, com a vitória por 3-0, em Braga, no jogo da primeira 'mão' da terceira pré-eliminatória para a Liga dos Campeões, diante do Celtic de Glasgow. Foi o início do sonho.

Seguiu-se o Sevilha, já nos 'play-offs', que se apresentou como favorito na discussão para a fase de grupos da milionária prova. Mas o poderio dos espanhóis não intimidou a equipa bracarense. O sonho ganhou asas a 18 de Agosto, com a vitória em casa, por 1-0. E esse foi um momento que ainda hoje é recordado por muitos bracarenses, pelos arrepios sentidos ao ouvirem oficialmente o mítico hino da 'champions' em pleno Estádio AXA.

24 de Agosto de 2010. Outro dia marcante, num dos jogos mais conseguidos dos Guerreiros. O triunfo por 4-2, no Rámon Sanchez Pizjuan, levou milhares de adeptos ao delírio. Aí confirmou-se o apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Em sinal de homenagem, arrastou-se uma onda de adeptos até ao aeroporto Francisco Sá Carneiro, para receber a equipa.

O trovão de emoções multiplicou-se, com a campanha na 'Champions, apesar do desalento pela goleada sofrida em Londres (6-0), logo no primeiro jogo. A pálida imagem deixada pelos arsenalistas de Braga foi corrigida, aquando a recepção dos 'gunners' com uma vitória por 2-0.
O sucesso do Sporting de Braga deve-se a toda uma estrutura que funciona quase na perfeição, ao abrigo do rigor e profissionalismo que está implementado no clube.

À cabeça dessa estrutura surge António Salvador, desde logo o melhor presidente de sempre na história do Braga, que elevou a fasquia desde que chegou ao clube e apresta-se para completar dez anos na cadeira da presidência, depois de ter sido reeleito recentemente para o novo mandato.

Domingos Paciência, no papel de treinador, também conquistou o seu espaço na história do Braga. Ao longo do ano de 2010, fruto da excelente campanha no campeonato, lutando ombro a ombro com o Benfica, transmitiu a confiança necessária, e ambição, à equipa para lutar pelo título nacional. O Braga atingiu a fasquia de 71 pontos no campeonato, ficou à frente de FC Porto e Sporting. Domingos foi aclamado pelos adeptos, completamente rendidos à sua liderança.

Janeiro
Quatro vitórias consecutivas, três para campeonato (Nacional, Académica e Sporting) e uma para a Taça de Portugal (Freamunde).

Fevereiro
Mês negro, com a eliminação da Taça de Portugal diante do Rio Ave e a goleada no Dragão (5-0).

Março
Sp. Braga perde na Luz por 1-0, fica mais distante do primeiro lugar. Mossoró lesiona-se com gravidade e não joga mais durante a época.

Abril

Ciclo imperial dos arsenalistas, com quatro vitórias consecutivas no campeonato (V. Guimarães, U. Leiria, Leixões e Naval).

Maio
Vitória em Braga sobre o Paços de Ferreira por 1-0 e a confirmação do segundo lugar no campeonato. A prova termina a 9 de Maio, o Braga sagra-se vice-campeão nacional.

Junho
Nova época arranca a 21 de Junho, com Fernando Couto a assumir o papel de 'manager'.

Julho
Vitória sobre o Celtic de Glasgow (3-0) e abre-se as portas para a Liga dos Campeões.

Agosto

Faz história nos dois jogos com Sevilha e apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões.

Setembro
Estreia negativa na Liga dos Campeões, com a derrota em casa diante do Shakhtar Donetsk.

Outubro

António Salvador reúne-se com Mesquita Machado e decide recandidatar-se.

Novembro

Bis de Matheus garante triunfo sobre Arsenal de Londres.

Dezembro
António Salvador é reeleito presidente do Sporting de Braga para mais três anos. Clube fecha o ano de 2010 no sétimo lugar do campeonato, com 20 pontos. Agostinho Oliveira é referenciado como novo director-técnico para a formação.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Aposta em Marcos na Bwin

O Braga recebe, na segunda-feira, o Guimarães para a primeira jornada da fase de grupos da Bwin Cup e a principal novidade que Domingos Paciência deverá promover no onze é a inclusão de Marcos na baliza. A confirmar-se esta opção, será a estreia do guarda-redes brasileiro pelos arsenalistas em jogos oficiais.

Dada a saída de Felipe, Artur tornou-se o número 1 da baliza do Braga. Vai daí, Domingos terá agora também de preparar o suplente para o que der e vier na segunda metade da época. Nesse sentido, o técnico tem aqui uma primeira oportunidade para dar minutos a Marcos e gerir o lado motivacional do experiente guardião (34 anos) que em Portugal brilhou no Marítimo.

O jogo amigável de terça-feira, frente ao satélite Vizela (II Divisão), foi um sinal de que poderá haver rotação na baliza, na Bwin Cup. É que Marcos jogou de início, juntamente com os habituais titulares, ao passo que Artur actuou com um misto de menos utilizados e juniores. Além disso, recorde-se que, na época passada, Domingos Paciência optou sempre pelo então suplente, o polaco Kieszek, nos três jogos disputados na Taça da Liga (Sporting, Trofense e Leiria), fazendo descansar, nesta competição, o internacional português Eduardo.

No dia 12 de Dezembro, o Braga defrontou o Benfica, na Luz, para a Taça de Portugal e o títular foi Artur, mas convém lembrar que aí a situação era diferente. Artur estava apenas a realizar o terceiro jogo consectivo como titular, após Leiria e Donetsk, pelo que nessa altura precisava ainda de jogar para ganhar ritmo e mais entrosamento com os companheiros da defesa.

Artur é hoje, indiscutivelmente, o dono da baliza do Braga e a alternativa é Marcos, que será inscrito na Liga Europa depois de não ter sido incluído na lista para a Champions. Havia Felipe e, além do mais, Marcos chegou com problemas físicos ao Braga, que viu nele a hipótese imediata para fazer face à grave lesão sofrida por Quim na pré-época. De resto, Marcos vinha de uma temporada inteira sem jogar, devido a lesão, embora ligado contratualmente, primeiro, ao Paraná e, depois, ao Renate, de Itália. Bem vistas as coisas, o último jogo oficial disputado pelo brasileiro aconteceu a 23 de Maio de 2009, dia em que o Marítimo perdeu em Matosinhos (1-0), na derradeira jornada dessa Liga.

Apesar da longa paragem, os adeptos do Braga podem ficar descansados. A opinião é de Danny, internacional português do Zenit e antigo colega de Marcos no Marítimo. "Foi um dos melhores guarda-redes com quem joguei e tenho a certeza que se vai apresentar a cem por cento e fazer um bom jogo", projectou Danny, a O JOGO.


É o quarto guarda-redes esta época


A confirmar-se a titularidade de Marcos frente ao Guimarães, será o quarto guarda-redes diferente com que o Braga vai alinhar em jogos oficiais esta época. Um número pouco comum e que normalmente fica a ligado a lesões, e o caso (Quim) confirma a regra. Na terceira pré-eliminatória da Champions, ante o Celtic, Mário Felgueiras jogou nas duas mãos, mas depois chegou Felipe e assumiu imediatamente a titularidade. Isto até entrar em rota de colisão com o clube bracarense e ser substituído por Artur, que soma cinco jogos.




Vinícius cada vez mais entrosado

O primeiro e até agora único reforço oficial do Braga na reabertura do mercado, Vinícius, já tem vindo a incorporar-se sem problemas nos trabalhos da equipa, depois de ter chegado com uma lesão contraída ao serviço do seu anterior clube, o Olhanense. Mesmo recuperado, o médio brasileiro ainda não poderá defrontar o Guimarães, uma vez que só poderá ser inscrito como jogador dos arsenalistas na segunda-feira, dia em que precisamente se vai realizar o clássico do Minho.


Artur impressionado com os adeptos

Através da sua nova página na internet, Artur enviou ontem uma mensagem aos adeptos, em particular aos do Braga, os quais qualifica de "fantásticos". O guarda-redes não poupou nos elogios aos bracarenses e comparou-os às falanges de apoio de outros dois grandes clubes que já representou. "Já conheci grandes 'torcidas', no Cruzeiro, onde fui campeão, no Roma, indescritíveis, mas tenho de reconhecer que existe algo de especial na torcida do Braga e na forma como criaram uma relação muito amistosa comigo", escreveu o guarda-redes brasileiro dos arsenalistas.



O JOGO

JotaCC

Arsenalistas dão 2-0 em reforços
PERDEU PARA O RIVAL LEANDRO SALINO E VINÍCIUS

O Sp. Braga leva algum avanço sobre o Vitória nas contratações disputadas pelos dois clubes no último defeso e na abertura do mercado.

O emblema vimaranense teve tudo acertado com o médio brasileiro Leandro Salino, mas o jogador do Nacional da Madeira acabou por ir para Braga. Agora foi a vez de Vinícius – desejo assumido pelo próprio Manuel Machado – ir também para Braga. Por isso, foi com algum critério que esta semana Maranhão foi o jogador escolhido para falar à comunicação social, para não se esquecer de dizer que no verão foi convidado pelo Sp. Braga mas preferiu o V. Guimarães. Situação que o clube bracarense desmente categoricamente, afirmando que quem se ofereceu foi o jogador, acabando por ser recusado.

Tendo em conta apenas o que aconteceu nos últimos anos, são nove os jogadores que viajaram diretamente de Guimarães para Braga: Riva, Edmilson, Carlos Lima, Paulo Jorge, Abel, João Tomás, Paíto, Alan e Custódio. Este último uma transferência ainda fresca que rendeu 200 mil euros aos cofres vitorianos.

Por outro lado, de Braga para Guimarães foram apenas dois os jogadores que fizeram a viagem: Quim Machado, em 1991/92, e Paulo Sérgio, em 2005/2006. Há ainda outros jogadores que não saíram diretamente mas que vestiram a camisola do rival minhoto depois de pararem noutras estações, como foi o caso de César Peixoto, formado no Vitória, transferido para o Belenenses e depois para o FC Porto e, por fim, jogador do Sp. Braga antes de ser chamado por Jorge Jesus para o Benfica. O avançado bracarense, Paulo César, também jogou em Guimarães e chegou a Braga depois de vestir, entre outras, a camisola do Rio Ave.


RECORD

Bruno3429

Matheus deixa-se seduzir pelo Dnipro
Por Pascoal Sousa

Proposta ucraniana é imbatível. Negócio pode render 3 milhões. Brasileiro deverá viajar para Leste nos primeiros dias de Janeiro.

A persistência dos ucranianos, e em especial do treinador espanhol Juande Ramos, parece ter dado frutos: Matheus está a caminho do Dnipro, numa transferência avaliada por fontes oficiosas em perto de três milhões de euros.

É muito dinheiro por um jogador que está a escassos seis meses de terminar o seu vínculo com o SC Braga e um significativo encaixe financeiro para a SAD, considerando que o brasileiro chegou ao clube com estatuto de atleta livre, depois de rescindir unilateralmente com o Marco.

De acordo com o que A BOLA apurou, Matheus deverá viajar para a Ucrânia nos primeiros dias de Janeiro. O Dnipro, actual quarto classificado do campeonato local, com 19 jornadas disputadas, foi relativamente discreto a atacar o mercado no arranque da temporada, mas, agora, quer compensar Juande Ramos com reforços de qualidade.

A Bola

JotaCC

Moisés, Vandinho e Lima a 100 por cento

Boas notícias para Domingos Paciência: Moisés, Vandinho e Lima foram esta manhã reintegrados normalmente nos trabalhos do plantel. Sob cuidados médicos mantém-se o lateral-esquerdo Elderson, com um traumatismo na coxa direita, além de Quim.

Em face da baixa do defesa nigeriano, Guilherme perfila-se como solução mais provável para ocupar o lado esquerdo da defesa do SC Braga no jogo da Taça da Liga, frente ao Vitória de Guimarães, a disputar na segunda-feira, às 21-15, no Estádio Axa.

Amanhã, o plantel abraça 2011 com um treino marcado para as 10.30 horas.

A BOLA