News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 25/12

Started by JotaCC, 25 de December de 2010, 10:27

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sílvio
"Espero que Mourinho mantenha a opinião sobre mim"

Humildade, boa disposição e ambição foram o que Sílvio mais revelou nesta entrevista concedida a O JOGO na qual se mostrou feliz por estar a viver um ano em cheio. A Selecção Nacional, a passagem pelo Benfica e até os erros cometidos pelo Braga foram assuntos a que o lateral não fugiu - e até aproveitou para comentar os elogios de José Mourinho.

Esperava dar um salto tão grande em dois anos?


Sempre sonhei poder jogar num clube grande como o Braga. Trabalhei sempre com o mesmo objectivo, e estou muito feliz por aqui estar.
Transferiu-se para o Braga, estreou-se a marcar no campeonato, estreou-se na Liga dos Campeões, fez o primeiro jogo pela Selecção... Foi o melhor ano da sua carreira até agora?

Sem dúvida. Surgiu tudo muito rápido. Comecei a época no Rio Ave e pensava que já não iria sair de lá, mas não. De um dia para o outro assinei pelo Braga, comecei a jogar, fiz um golo, fui à Selecção Nacional e depois à Liga dos Campeões. Foi tudo muito rápido, mas é bom.
Quando se transferiu para o Braga, esperava que as portas da Selecção se abrissem tão rapidamente?

Vim para o Braga com o objectivo de me afirmar. Mas depois, quando comecei a jogar e fiz o golo [ao Marítimo], comecei a pensar que tudo era possível. Surgiu essa hipótese de ser chamado à Selecção, e fiquei contente por isso.
Lembra-se da semana que antecedeu essa chamada?

Muito bem. Fui elogiado pelo José Mourinho, marquei o golo contra o Marítimo... Foi tudo muito rápido.
Acredita que ainda continua a encher as medidas a José Mourinho?

[sorrisos] Não sei, espero que sim. Tive um começo de época muito bom. Depois, como não é possível estar ao mesmo nível todo o ano, tanto eu como a equipa quebrámos um bocado, mas era bom que ele continuasse a ter a mesma opinião sobre mim.
Considera que essas palavras foram uma forma de Mourinho dizer que está atento ao seu trabalho?

Gostava muito que ele estivesse atento ao meu trabalho, mas não sei. Ele tem tanta coisa para ver em Espanha...
Agora que Bosingwa voltou a jogar, para que posição acredita que tem mais hipóteses de ser novamente convocado para a Selecção: lateral-direito ou esquerdo?

Acho que se for chamado à Selecção, será para lateral-esquerdo. A concorrência no lado direito é muito forte, embora na esquerda também seja. Seja como for, o mais importante é ser chamado.
De que lado prefere jogar?

Fiz a minha formação toda na esquerda e, como sénior, tenho jogado mais na direita. Como todos sabem, sou destro, embora jogue bem com o pé esquerdo. Agora, sinceramente, prefiro jogar na direita; no entanto, faço o meu papel perfeitamente se me colocarem a jogar na esquerda.



"Fiz a opção certa ao sair do Benfica"

Arrepende-se de ter saído do Benfica?

Não. Na altura apresentaram-me um contrato profissional, mas não assinei por alguns motivos. Quando saí do Benfica e cheguei ao Atlético do Cacém, aí senti-me arrependido, porque tinha saído de um grande clube para um pequeno, da III Divisão. No entanto, agora não estou nada arrependido, porque tenho colegas meus que assinaram esse contrato e andam em escalões mais baixos.
Acredita que a sua carreira teria tomado outro rumo se assinasse pelo Benfica?

Diferente, seria de certeza, até porque só no ano passado seria um jogador livre. Portanto, fiz a opção certa ao não assinar aquele contrato.
O que ambiciona agora? Jogar no estrangeiro?

Neste momento não penso em sair de Braga. Agora, ambicioso como sou, gostava de um dia fazer carreira fora do País.
Há clubes estrangeiros que o têm seguido atentamente, como é o caso do CSKA de Moscovo. Encararia uma mudança para a Rússia no futuro ou preferia uma liga mais competitiva?

O que sei é o que vou lendo nos jornais. Agora, claro que preferia jogar em Espanha, Itália ou Inglaterra. No entanto, neste momento não penso nisso.
Embora não fizesse parte da equipa na última época, que diferenças encontra entre o Braga de 2009/10 e o actual?

A equipa é praticamente a mesma, mas as épocas são diferentes e o futebol é mesmo assim; são momentos. Nesta altura estamos a atravessar uma fase menos boa, mas acredito que vamos dar a volta por cima.
Onde andava o Braga que goleou a Académica no último jogo do ano?

Andou sempre aqui [risos]. Era um jogo importante em que tínhamos mesmo que ganhar, e encarámos o jogo assim. Fomos para dentro do campo e demos tudo.
Encontra explicação para a diferença de rendimento no campeonato e na Liga dos Campeões?

É um pouco complicado... Agora, a Liga dos Campeões é uma prova que dá uma enorme motivação a qualquer jogador. Talvez seja isso, não sei.
Como é que o plantel foi lidando com as críticas que foram surgindo dos mais variados quadrantes?

Tivemos um período complicado, e era normal surgirem críticas na Imprensa. No entanto, acho que demos uma boa imagem no jogo com a Académica, e essa é sempre a que fica.


"Queremos deixar boa imagem na Liga Europa"


É possível alcançar o objectivo mínimo traçado pelo clube no campeonato, que passa por ficar em quarto lugar?

Nesta segunda volta, está tudo em aberto: vamos jogar sempre para ganhar, e não tenho dúvidas de que vamos conseguir atingir o nosso objectivo mínimo, ou seja, o quarto lugar. Chegar ao primeiro já é um pouco complicado, ao segundo também, e ao terceiro... mais ou menos [risos].
Com a saída da Taça de Portugal e da Liga dos Campeões, a Taça da Liga passou agora a ser um troféu que o clube deseja conquistar?

É um dos nossos objectivos, mas temos de nos concentrar em ganhar o primeiro jogo, contra o Guimarães. Depois veremos.
E a Liga Europa?

Gostávamos de ir longe. Já que deixámos a Liga dos Campeões, queremos deixar uma boa imagem na Liga Europa.
Conhece alguma coisa do Lech Poznan?

Sinceramente, não [risos].


"O erro que cometemos foi perder em casa com o Shakhtar Donetsk"

Acredita que a equipa se poderia ter qualificado para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, ou era impossível fazer melhor tendo em conta os adversários?

Nada é impossível. Penso é que todas as pessoas esperavam que estivéssemos fora da competição logo na terceira jornada. No entanto, acabámos por estar muito bem na Liga dos Campeões até ao fim; o erro que cometemos foi perder em casa com o Shakhtar Donetsk por 3-0.
Foi essa a derrota que custou mais a digerir ao grupo, ou aquela sofrida em Londres, com o Arsenal, teve um peso superior?

Perder por 6-0 é muito pesado, mas a derrota com o Shakhtar não podia ter acontecido, pelo menos pelos números que foram, porque isso fez com que fôssemos jogar a Donetsk já derrotados.


"Vamos estar no Campeonato da Europa porque o mais difícil já nós fizemos"

Que papel tem Paulo Bento nesta mudança verificada na Selecção?

Em relação a isso, não tenho uma opinião muito formada, porque não estive na equipa no tempo do Carlos Queiroz. No entanto, parece-me que o Paulo Bento é uma excelente pessoa, um excelente treinador e tem feito um bom trabalho.
Acredita no apuramento para o Euro'2012?

Claro que acredito. O mais difícil já nós fizemos. Empatámos contra Chipre e perdemos contra a Noruega, mas ganhámos os últimos dois jogos, que eram bastante difíceis. A partir daí, só temos de acreditar que nos podemos qualificar.


O JOGO