News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 21/12

Started by david, 21 de December de 2010, 06:23

Previous topic - Next topic

david


terça-feira, 21 dezembro de 2010
Autor:  RICARDO VASCONCELOS
05:35

Um central para vender e outro para renovar
sad teme perder rodríguez e moisés
   
São vários os dossiês que a SAD do Sp. Braga tem nas mãos, tendo em vista a reformulação do plantel na reabertura de mercado já em janeiro. Um dos mais complicados de resolver será o que se prende com o eixo da defesa, nomeadamente com os dois centrais titulares. Moisés e Rodríguez estão em final de contrato, e António Salvador teme perdê-los em junho sem qualquer contrapartida financeira. Nesse sentido, presidente e manager Fernando Couto estão no terreno a desdobrar-se em contactos para vender um deles. O que ficar será convidado a renovar.

À primeira vista o plano parece fácil de concretizar, mas não é. Primeiro porque as sondagens que têm surgido pelo brasileiro e pelo peruano não têm sido do agrado dos responsáveis e nem os próprios atletas parecem muito entusiasmados com o nome dos clubes que lhes chegam aos ouvidos. Moisés, até pela brilhante campanha individual que fez na Liga dos Campeões, é o que terá mais mercado, e têm sido do Médio Oriente as ofertas mais tentadoras em termos financeiros. Mas quase todas reclamam por um atleta em fim de contrato...

Rodríguez é mais novo (26 anos, menos 5 do que o companheiro de sector), é presença assídua na seleção do Peru e há muito fez saber junto da administração da SAD que quer deixar o clube. Por isso, seria este que António Salvador preferia vender. E Moisés, ao que tudo indica, até aceitaria mais depressa renovar.

Caso um deles saia, seja ele qual for, Domingos Paciência tem prometido um novo defesa-central para lutar pela titularidade com Paulão. Jardel, do Olhanense, custa perto de 500 mil euros e a Traffic não parece muito disposta a abrir mão dele, pelo menos para já, pois da Alemanha chegam ecos fortes de que os interessados vão passar das intenções e avançar com uma proposta concreta. Muita tinta vai ainda correr...

JotaCC

Sp. Braga: Matheus será a maior perda

As mudanças que vão ser realizadas no plantel do Sp. Braga significam que o grupo de trabalho vai perder alguns dos jogadores mais utilizados por Domingos Paciência, mas que não tiveram o rendimento pretendido, à excepção de Matheus.

A saída anunciada de Felipe de regresso ao Brasil para representar o Flamengo não parece estranha, uma vez que o jogador estava emprestado por um grupo de empresários e, nos 12 jogos do campeonato em que participou, teve uma marca negativa, já que sofreu 16 golos. Apesar de ser um dos melhores classificados no ranking de pontuações do 'Correio do Minho', com 76 pontos, estes foram conquistados mais pela elevada utilização do que pela segurança demonstrada.

Também a possível, e mais do que provável, transferência de Matheus (clube está a estudar propostas de pelo menos três clubes estrangeiros para a venda do jogador), vai permitir um bom encaixe financeiro ao clube que fica, no entanto, sem um dos homens mais influentes não só pelas partidas que disputou (13 jogos no campeonato, num total de 883 minutos), mas também pelos dois golos apontados para o campeonato, algumas assistências mortíferas para além dos tentos decisivos que apontou nas competições europeias. Além disso, Matheus era também um dos primeiros classificados do quadro de pontuações, com 70 pontos, fruto das boas exibições que vinha rubricando.

Outro dos atletas que abandona o plantel arsenalista e que tinha uma influência considerável no esquema de jogo de Domingos Paciência é o uruguaio Luís Aguiar, que nos 12 jogos em q ue participou no campeonato (810 minutos em campo), apontou dois golos, tendo somado um total de 68 pontos no Ranking Correio do Minho/Antena Minho.

Lucas não estava inscrito e os outros pouco jogaram


A eles juntam-se mais quatro atletas que, apesar de terem também ajudado o clube, na presente época não tiveram tanta influência no desenrolar das partidas realizadas. Um deles, o lateral direito brasileiro George Lucas, nem sequer chegou a ser inscrito em qualquer competição pelo clube, pelo que não fez parte das contas. Já os seus compatriotas Elton e Leo Fortunato também não conseguiram impor-se como essenciais para o clube e, apesar do avançado ter participado em 6 jogos, num total de 182 minutos de utilização, não marcou qualquer golo e somou apenas pontos para o ranking. O defesa central apenas participou em dois encontros (98 minutos), somando 16 pontos.

Caso diferente é o do argentino Andrés Madrid, atleta sempre muito acarinhado pelos adeptos bracarenses e ídolo para muitos deles, depois de épocas de grande nível aquando do seu ingresso no Sp. Braga, não conseguiu, nas últimas temporadas, impor-se como imprescindível para Domingos Paciência, tendo sido utilizado em apenas quatro jogos do campeonato, somando um total de 76 minutos em campo e apenas 16 pontos no ranking de pontuações do 'Correio do Minho'.

Em suma, e apesar destas saídas do plantel, o Sp. Braga mantém a confiança no resto do grupo e não vai entrar em loucuras para o reforço do plantel, assumindo a contratação de apenas um ou dois atletas.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Dupla com ambições renovadas

O ano vai mudar, e a vida de Meyong e Keita também. A dupla africana esteve no limiar da saída do Braga, mas agora tem as portas fechadas. Ao rótulo de dispensáveis, deve agora acrescentar-se o prefixo "in".

O jogo com a Académica (um golo cada um), a lesão de Lima, a dispensa de Elton e a provável venda de Matheus são razões mais que suficientes para reforçar a aposta em dois jogadores que na época passada valeram 11 e 10 golos, respectivamente. Aliás, a fama de goleador é algo que, não obstante a escassa utilização, já provaram: neste Braga, ninguém como eles precisa de tão pouco tempo para facturar.

Meyong soma dois golos em 184', Keita marcou uma vez em 87 minutos. Médias em tudo idênticas e conseguidas recentemente. No caso de Keita, muito recentemente mesmo; a estreia pelo Braga só aconteceu na Luz, para a Taça de Portugal, a 12 de Dezembro. E, como titular, foi contra a Académica, nos 5-0 que fecharam o ano civil bracarense. Elton (202 minutos e um golo apenas) fez bem pior e também por isso é que acabou dispensado.

Com estes reforços internos, Domingos Paciência dá também um sinal da mudança que pretende para 2011. Meyong e Keita são reconhecidamente jogadores de trabalho, humildes e compenetrados nos objectivos colectivos, mais do que na perspectiva individual. Além disso, são avançados mais fixos (especialmente Meyong) e preparados para modelos de jogo que beneficiem o ataque continuado em detrimento do contra-ataque.

O Olhanense ainda pensa receber um dos jogadores no âmbito do negócio Vinícius, mas, nesta fase, isso é improvável. Aliás, até à definição da situação de Matheus é mesmo impossível, uma vez que a equipa ainda disputa três provas e precisa de várias opções. Uma mudança de planos não é esperada e só aconteceria por firme vontade de qualquer um dos jogadores. Que se virem cumpridas as perspectivas que se avizinham, não deverão querer deixar o vice-campeão nacional.


Luta intensa por um lugar no jogo contra o Guimarães

Com Lima lesionado no ligamento lateral de um joelho e Matheus mais próximo de sair do que de ficar, a dupla africana deve disputar o lugar de ponta-de-lança para o jogo com o Guimarães. Ambos marcaram, ambos estiveram bem, e qualquer escolha de Domingos parece lógica. Como parecerá se o treinador optar por lançar imediatamente Lima, mesmo que o melhor marcador da equipa esteja sem ritmo por completar nessa altura três semanas de paragem.



Voltaram os golos de cabeça

Três golos de cabeça marcados à Académica são mais do que os dois até então conseguidos dessa forma no campeonato. O Braga retomou um hábito antigo e que na época passada usou de forma letal, especialmente com Meyong (cinco golos). Curiosamente, o camaronês fez o terceiro deste jogo, depois de Paulo César e Paulão terem começado. Até esta jornada, golos de cabeça na Liga só a Portimonense e Paços de Ferreira. Pelo contrário, na Europa marca muitas vezes desta forma; fê-lo a Celtic, Sevilha (dois) e Partizan.



Avançam para a Liga Europa

Nem Meyong nem Keita foram inscritos para disputar a Liga dos Campeões. O camaronês ainda cumpriu o sonho de entrar na pré-eliminatória contra o Sevilha, mas viu adiada a fase de grupos. Agora, ambos devem reforçar a lista que seguirá para a UEFA, para a Liga Europa, o que, no caso de Keita, será uma estreia. Léo Fortunato, Elton, Felipe, Madrid e Luis Aguiar cairão da lista, o que abre espaço para Marcos, Vinícius, Keita, Meyong e outro jogador. E ainda devem saltar Matheus e um dos centrais. Mas há reforços a chegar.


Montanha-russa feita de descidas


Uma semana em alta, outra em baixa. O desempenho do Braga nas primeiras 14 jornadas do campeonato mais se assemelhou a uma montanha-russa com uma invulgar quantidade de descidas, algumas delas vertiginosas. Por isso, a equipa vai entrar no novo ano apenas na sétima posição - em 2009 estava na liderança, "ex aequo" com o Benfica -, classificação que entra directamente para o pódio das mais fracas desta dezena de anos. Pior só o 12º lugar de 2001/02, com Manuel Cajuda, e o décimo de 2002/03, com Castro Santos. "Danos" de uma primeira parte de época exigente na qual a aposta foi fazer boa figura na Liga dos Campeões e, no mínimo, carimbar o passaporte para a Liga Europa.

Se se levar em consideração o estatuto adquirido pelo Braga e os objectivos que foram traçados - terminar nos quatro primeiros lugares -, o sétimo posto deixa a desejar, mas atendendo ao período negro que a equipa viveu no fim de Outubro/início de Novembro, não é assim tão mau. Afinal, os arsenalistas chegaram a andar por um anormal décimo lugar (11ª jornada), que marcou o fim de uma descida violenta durante três jornadas, depois de terem estado no quarto lugar. Resta saber se a goleada à Académica, que permitiu a ascensão à sétima posição, é o começo da desejada escalada até ao topo ou se, do outro lado, estará novo declive.



Fernando Alexandre de vez no Olhanense

O negócio por Vinícius está concluído, mas há acertos para fazer, que, contudo, não o deixarão de forma alguma em risco. Aliás, o brasileiro até já nem volta a Olhão, cidade onde ficará em definitivo Fernando Alexandre, desde que concorde com isso. O Braga vai incluir a cedência do passe nas contrapartidas a pagar pela aquisição de Vinícius, salvaguardando-se o Olhanense, que fica automaticamente com outro trinco de qualidade no seio do plantel, que pode render juros no futuro. Nesta fase, basta que o jogador não se oponha, o que também não deve acontecer, até porque é ambicioso e sabe que mais cedo ou mais tarde chegará a outros patamares. Recorde-se que Domingos quis Fernando Alexandre no Braga desta época, mas o jogador recusou por temer não ser utilizado enquanto Madrid e Vandinho estivessem no Minho.



Fortunato já rescindiu

Está oficialmente concluída a ligação de Léo Fortunato ao Braga. A revelação foi do central, que apesar de raramente ter jogado, agradeceu aos arsenalistas a chance que lhe deram. "Devo decidir o meu futuro até ao fim do ano. Estava com poucas oportunidades, por isso decidi voltar para jogar. Tenho condições para isso", disse Léo ao "Lancenet".


Rodriguez falha Sporting

O amarelo visto por Rodriguez no fim-de-semana vai impedi-lo de defrontar o Sporting, apesar de o próximo jogo ser contra o Guimarães. Isto porque a suspensão por acumulação de amarelos só é válida para jogos do campeonato. Se o peruano tivesse sido expulso, como sucedeu com Fábio Coentrão, é que falharia o encontro da Taça da Liga.


Briosa na pior assistência

Apesar de ter sido o último jogo de um ano histórico para o Braga, a recepção à Académica saltou para o primeiro lugar das piores assistências do AXA esta temporada. De acordo com o sítio da Liga de Clubes, apenas 7204 estiveram nas bancadas do recinto bracarense, um número ainda inferior ao verificado na 12ª jornada, contra o Nacional.


O JOGO







JotaCC

Humberto na selecção

Humberto Gomes, guarda-redes do ABC, está de volta à selecção, após uma ausência de vários anos. O jogador foi chamado por Mats Olsson, devido à lesão no joelho direito de Hugo Figueira (Sporting) que obriga a uma paragem não inferior a um mês.

Quem igualmente não poderá apresentar-se aos trabalhos da Selecção Nacional é o também sportinguista Pedro Solha, outro dos lesionados do plantel de Branislav Pokrajac, que tem tido dores nos adutores. Para o lugar de Solha, Olsson recorreu a Nélson Pina, do Sporting da Horta.

De resto, a formação de Alvalade tem sido assolada por uma preocupante onda de lesões que, para além destes dois jogadores, afecta ainda Vladimir Petric e Bruno Moreira.

Portugal vai realizar dois períodos de estágio, em finais de Dezembro e princípio de Janeiro de 2011, dos quais constam seis jogos com Espanha, Áustria e República Checa.


O JOGO

JotaCC

Antunes na agenda do Braga

O Braga está interessado nos serviços do lateral esquerdo Antunes, aproveitando o facto de o seu clube, a Roma, mostrar disponibilidade para libertar o jogador no mercado de Inverno.

Trata-se de uma posição em que os minhotos estão carenciados, pois só têm Elderson, já que, em situações de emergência, têm de adaptar o lateral direito Sílvio.

É o próprio empresário Amaro Valente que afirma, com clareza, que o português vai deixar o clube italiano, porque quer jogar mais. "Reconheço que tenho uma proposta de um clube português, só que não foi ainda formalizada. Apenas depois de a receber, oficialmente, é que irei a Roma negociar a saída do Antunes, agora em Dezembro", referiu, ao JN.

Recorde-se que, faz agora um ano, o lateral foi emprestado ao Leixões, só que esteve cerca de dois meses parado, em função de uma rotura do músculo. O problema é o facto do defesa ter um vencimento um pouco acima da média dos bracarenses, mas os contactos vão prosseguir. Se não ficar em Portugal, Antunes vai para um clube estrangeiro.

Entretanto, o plantel bracarense só regressa aos treinos no dia 27, para preparar o jogo com o V. Guimarães, para a Taça da Liga, no dia 3 de Janeiro, às 21.15 horas, no Estádio AXA.

JN

JotaCC

Preferência sobre Keita
clube quer renovar com paulo sérgio

A ida do médio Vinícius para o Sp. Braga deverá ficar em definitivo acertada esta semana e o Olhanense já procura um substituto, que poderá vir da Liga Orangina. Da capital do Minho poderá chegar o avançado Keita: os rubronegros têm direito de preferência caso o avançado não continue na cidade bracarense. Entretanto, o extremo Paulo Sérgio deverá ainda esta semana receber uma proposta de renovação (por 2 anos). O plantel está de férias de Natal até dia 27.

RECORD

JotaCC

Saída de Matheus por horas

Esquerdino com futuro definido até ao Natal. Leste é possibilidade forte... mas não a única. Revolução bracarense continua em marcha.

O SC Braga espera ver encerrado, muito em breve, mais um dos processos que se enquadra na reestruturação do plantel na reabertura do mercado de transferências, em Janeiro.

Neste caso, é Matheus o protagonista da história.

Em final de contrato com o clube minhoto e depois de abortadas todas as tentativas de chegar a um acordo para a renovação do vínculo, o avançado aponta a outras paragens.

Deste modo, o seu futuro deverá ficar mesmo definido nos próximos dias, a tempo, muito provavelmente, de celebrar o Natal já com a certeza sobre o próximo destino da carreira.

Para já, o jogador brasileiro permanece em Portugal, não se tendo deslocado ao seu país nesta quadra que convoca o espírito familiar.

Mais um indício de que estará iminente o anúncio da sua mudança: neste momento, o mercado de Leste é a possibilidade mais forte - o ucraniano, particularmente -, mas não se esgotam aqui os cenários possíveis para o atacante no novo ano.


A BOLA

Bruno3429

Equipa da 14ª jornada para o Maisfutebol
Sp. Braga coloca cinco jogadores no onze ideal desta ronda

Por Redacção

O Sp. Braga, que goleou a Académica por 5-0, na sexta-feira, é a equipa que domina o onze da 14ª jornada para o Maisfutebol. A formação de Domingos Paciência coloca cinco jogadores na equipa ideal, todos eles com nota 4 e três autores de golos: Paulão, Hugo Viana e Paulo César.

Seguem-se Benfica e F.C. Porto, com dois atletas cada um, entre eles Salvio, que foi o único jogador nesta ronda a merecer nota 5 dos jornalistas do Maisfutebol. A frente de ataque fica entregue a João Tomás (que fez dois golos no Estádio da Luz) e Wilson Eduardo, que também bisou na vitória do Beira Mar.

Eis a equipa da jornada para o Maisfutebol:

Artur Moraes (Sp. Braga), 4

Sapunaru (F.C. Porto), 4
Paulão (Sp. Braga), 4
Otamendi (F.C. Porto), 4
Sílvio (Sp. Braga), 4

Salvio (Benfica), 5
Aimar (Benfica), 4
Hugo Viana (Sp. Braga), 4
Paulo César (Sp. Braga), 4

João Tomás (Rio Ave), 4
Wilson Eduardo (Beira Mar), 4

Maisfutebol

JotaCC

Alterações à calendarização da 15ª jornada

A Liga de Clubes informou esta terça feira que a 15ª jornada da Liga Zon/Sagres terá alterações ao calendário. Sábado, dia 8 de Janeiro jogar-se-á o FC Porto – Marítimo e o Sporting - Sp. Braga. No domingo dia 9 de Janeiro o Benfica defronta a União de Leiria.


Calendário da 15ª jornada:
Sexta-Feira 07/01/2011
Portimonense – V. Setúbal (20:15 horas)

Sábado 8/01/2011:
FC Porto – Marítimo (19:15 horas)
Sporting – Sp.Braga (21.15 horas)

Domingo dia 9/01/2011:
Rio Ave – Olhanense ( 16 horas)
Nacional – Beira-Mar (16 horas)
Académica – Paços de Ferreira (16 horas)
V. Guimarães – Naval (18 horas)
UD Leiria – Benfica (20:15 horas)

O JOGO