News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 16/12

Started by JotaCC, 16 de December de 2010, 07:36

Previous topic - Next topic

JotaCC

Liga Europa: Sp. Braga é cabeça-de-série

A prestação notável do Sporting de Braga na fase de grupos da Liga dos Campeões está a render juros na vertente desportiva. O clube arsenalista não garantiu a passagem para a próxima fase da competição, sendo relegado para a Liga Europa, como um dos melhores terceiros classificados, e apresenta-se no sorteio de amanhã como 'cabeça-de-série'.

O estatuto conquistado pela equipa de Domingos Paciência é comparado ao de outros portugueses, como FC Porto ou Sporting, que também são 'cabeças-de-série'.
Logo à partida, a formação arsenalista evita confrontos com adversários como Bayern Leverkusen, Ajax, Zenit, Liverpool, CSKA de Moscovo ou Estugarda. Já o Benfica integra o pote 2 e está em vias de defrontar um dos clubes atrás mencionados.

Entre os possíveis adversários do Sporting de Braga estão clubes que também participaram na fase de grupos da Liga dos Campeões, como são os casos do Basileia, Glasgow Rangers e Rubin Kazan.
O sorteio dos 16 avos-de-final da Liga Europa realiza-se amanhã, no Mónaco (12 h), a par do sorteio da Liga dos Campeões.


Lançada discussão sobre fundação do Sp. Braga



Está lançada a discussão em torno da fundação do Sp. Braga. Um debate que nasceu após a divulgação do livro 'A história da bola em Braga, 1908-1947', da autoria de Evandro Lopes e João Nogueira Dias.

O livro comprova através de documentos que o clube nasceu em 16 de Setembro de 1914, contrariando a data oficial de 19 de Janeiro de 1921. Estes factos estiveram na origem da tertúlia promovida pelo site 'superbraga.com', encontro que juntou sócios e adeptos, no café Vianna.

"A prova está no jornal 'Ecos do Minho' de 16 de Setembro de 1914, que volta a repetir uma notícia em Outubro de 1914 sobre o Sp. Braga. A notícia diz: foi eleita, ontem, a direcção do novo clube chamado Sporting Clube de Braga. Uma semana depois, noticiaram a saída do presidente do conselho fiscal", explicou o investigador, Evandro Lopes, lembrando que o jornal era, na altura, um diário.

"O objectivo é implementar a discussão na sociedade bracarense e alertar o clube para uma melhor investigação sobre os registos, dizendo que pode ser de 1914", destacou João Nogueira Dias.
Já Ricardo Amorim, do 'superbraga.com', considera que os novos dados "não vão trazer nada de mais ao clube, nem títulos", mas "é o lançamento de mais uma investigação, um contributo em termos históricos".


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Vasco ainda espera recuperar Elton
SAD TEM DE DIZER SE QUER PROLONGAR EMPRÉSTIMO
   

A direção do Vasco da Gama aguarda uma posição do Sp. Braga para definir o futuro de Elton. O empréstimo do avançado brasileiro aos minhotos termina no fim deste ano, mas há uma cláusula de renovação por mais seis meses que ainda não foi acionada pelo vice-campeão português. Domingos Paciência está nesta fase a decidir os reajustamentos que pretende para o plantel a partir de janeiro e o nome de Elton é um dos que estão em equação.

A tendência é que o Sp. Braga fique com o atleta até junho de 2011, apesar de Elton só ter cumprido 6 jogos (dois como titular) na Liga e não ter apontado nenhum golo. O brasileiro, de resto, ainda foi utilizado em três encontros da Champions e acabou por marcar o seu único golo no jogo da Taça de Portugal, em Sintra, frente ao 1.º Dezembro.

O diretor executivo do futebol do Vasco da Gama, Rodrigo Caetano, espera ter uma resolução para este caso nos próximos dias. "A situação do Elton está indefinida. A primeira parte do empréstimo termina agora no fim do ano. Vamos definir isso nos próximos dias para saber se o Elton retornará ao Vasco ou não", disse.

Baixa para amanhã

Elton é uma das baixas de Domingos Paciência para o jogo de amanhã com a Académica. O avançado sofreu uma lesão no joelho direito na véspera do jogo na Luz que marcou a eliminação do Sp. Braga da Taça de Portugal.

Sem mais competição até ao fim do ano, Elton vai partir de férias de Natal durante o fim-de-semana, pelo que a sua situação terá mesmo de ficar definida nos próximos dias como pretendem os dirigentes do Vasco da Gama. O jogador está mais inclinado para a hipótese de permanecer em Braga até ao final da época.


RECORD

JotaCC

Kostadinov
"São dois excelentes treinadores"

Passaram-se mais de dez anos desde a partida de uma das principais figuras do campeonato português durante a década de 90. O destino levou Emile Kostadinov para destinos bem longínquos - Alemanha, Turquia, México e, por fim, a sua adorada Bulgária -, mas todos estes anos não apagaram da memória do avançado os tempos gloriosos que viveu no FC Porto e os companheiros de balneário, como Domingos e Jorge Costa, que amanhã se defrontam no Estádio AXA. Dois amigos que, à semelhança do búlgaro, se mantiveram ligados ao futebol quando decidiram pendurar as chuteiras. Enquanto este enveredou pelo dirigismo - é o actual director-desportivo do CSKA Sófia -, os portugueses optaram por tornar-se treinadores, um caminho que Kostadinov sempre pensou que pudessem vir a seguir. "Não estou nada surpreendido com a carreira que escolheram. São dois rapazes com uma enorme capacidade e com inteligência para serem excelentes treinadores", referiu a O JOGO o ex-dragão, que formou com o técnico do Braga uma dupla de ataque arrasadora.

Descrevendo Domingos e Jorge Costa como "duas pessoas com um carácter muito forte", condição que considera essencial para jogar num clube como o FC Porto, Kostadinov acredita que ambos terão um largo futuro pela frente. Aliás, é sobejamente conhecido que os dois gostariam de um dia ser treinadores do clube que os viu nascer para o futebol, mas será que têm valor para tal? Para o antigo internacional búlgaro não restam quaisquer dúvidas. "Estão os dois a realizar um bom trabalho no Braga e na Académica e, por isso, podem muito bem vir a treinar o FC Porto um dia", declarou, colocando "Domingos um pouco mais à frente" na corrida, talvez pelo facto de o técnico ter conduzido os bracarenses ao segundo lugar na última edição do campeonato e à fase de grupos da Liga dos Campeões.

A passagem de Kostadinov por Portugal foi rápida - o CSKA defrontou ontem o FC Porto para a Liga Europa - e, por isso, não poderá seguir "in loco" o Braga-Académica. Seja como for, aproveitou a ocasião para enviar a Domingos e a Jorge Costa uma mensagem de apoio, pois deseja sempre o melhor a todos aqueles de quem gosta. "Desejo muita sorte ao Bicho - sempre tratei o Jorge Costa assim e continuarei a fazê-lo - e, mais importante do que isso, que continue a fazer boas equipas e a treinar bem. Ao Domingos, que continue com a mesma sorte, pois acho que um dia vai ser um treinador muito bom, de nível europeu", destacou o ex-avançado, obviamente satisfeito por constatar que grande parte dos jogadores que partilharam o balneário do FC Porto consigo entre 1990 e 1995 se mantêm ligados ao desporto que os colocou nas bocas do mundo.


Domingos cem por cento vitorioso contra Jorge Costa

Apesar de ambos terem iniciado as respectivas carreiras de treinadores praticamente ao mesmo tempo - a diferença é de uma época -, Domingos e Jorge Costa só se defrontaram duas vezes. Foram ambas na última temporada e em ambos os jogos a vitória sorriu ao técnico do Braga. Na primeira volta, em Olhão, foi Alan quem decidiu o encontro (0-1), com um golo obtido no período de descontos; na segunda foi a vez de Matheus, Evaldo e Meyong fazerem o gosto ao pé e, assim, darem a volta a um resultado que começou desfavorável aos bracarenses.



Ecos do nascimento prematuro do Braga


No cenário onde se julgava ter nascido oficialmente o Sporting Clube de Braga, em 1921, à mesa do Café Vianna, no centro da cidade, adeptos reuniram-se, ontem, para discutir a história, que poderá, afinal, remontar a 1914. Especialista da tertúlia virtual, o sítio SuperBraga.com materializou o convívio, e reuniu vozes que se erguem em reacção à descoberta do investigador Evandro Campos, difundida no livro "A história da bola em Braga", da autoria de João Nogueira Dias. Em causa estão duas notícias publicadas no jornal "Ecos do Minho", em 1914, dando conta da composição dos órgãos sociais do clube. "Se isto não é a certidão de nascimento, não sei o que é", afirma o estudioso, cuja revelação juntou duas dezenas de adeptos que querem ver o assunto esclarecido. O "Ecos do Minho" já não chegou a noticiar a história do Braga tal como se conhecia até agora. Em 1921, já desaparecera. Alinhado com a "monarquia do Norte", deixou de se publicar "no dia seguinte à reimplantação da República, em Janeiro de 1920", e foi o "Diário do Minho" que retomou a história, que tem outros pontos quentes, como a questão de saber que emblema local era, afinal, filial do Benfica - parentesco que, aparentemente, ninguém quer.



Flamengo tem Élton na lista de compras


A hipótese de Élton deixar o Braga na reabertura do mercado e regressar ao Brasil ganha força a cada dia que passa. O Vasco da Gama tentou a todo o custo resgatá-lo nos últimos dias, mas as negociações falharam. Por isso, os responsáveis do clube do Rio de Janeiro acabaram por abrir mão do direito de preferência que tinham sobre o avançado caso este decidisse voltar ao Brasileirão, dando-lhe a possibilidade de falar com outros emblemas. Ao saber disso, o Flamengo não perdeu tempo e, ao que O JOGO apurou, já contactou o grupo de empresários que representa o arsenalista no sentido de o contratar. Resta saber se António Salvador, que nesta altura se encontra fora do país, e Domingos Paciência dão o seu aval à transferência de Élton, que não esconde alguma decepção pelo facto de não ter tido muitas oportunidades nesta sua segunda aventura na Europa. Até agora, o brasileiro, de 25 anos, só fez dez jogos pelo Braga em todas as provas.



Lesionados podem ser poupados


A hipótese ainda está em fase de estudo, mas os jogadores que constam do boletim clínico divulgado anteontem pelo Braga podem ser poupados contra a Académica. O encontro com a Briosa antecederá um período de duas semanas sem competição, devido às férias natalícias, pelo que o departamento médico liderado por João Pedro Araújo ficaria com tempo suficiente para debelar calmamente os problemas físicos que afectam Moisés (na foto), Elderson, Vandinho, Lima e Élton - o caso de Quim requer outro tipo de cuidados. A decisão de Domingos Paciência será conhecida hoje, por volta das 18 horas, altura em que terminará o último treino antes do jogo com os conimbricenses, para o qual está a ser solicitado na internet que os adeptos levem um gorro de Pai Natal.



Académica a um euro

Entre um e cinco euros é o valor que os sócios do Braga terão de pagar se quiserem ver o encontro de amanhã com a Académica, marcado para as 20h15, que será o último da equipa arsenalista este ano. Os ingressos foram ontem colocados à venda nos locais habituais e os não sócios já sabem que terão de pagar entre oito e 20 euros.


O JOGO


JotaCC

Vitórias caseiras

Disputaram-se ontem dois jogos que se encontravam em atraso, relativos à 11ª e à 12ª jornada do Campeonato Nacional de hóquei em patins. No da 11ª ronda, o Tomar recebeu e venceu o Porto Santo SAD por 8-4, enquanto no da outra jornada o Braga recebeu e derrotou a Física por 5-2.


O JOGO

JotaCC

Felipe despede-se do Minho sem ter conquistado o Axa

Começou a contagem decrescente para o adeus de Felipe a Braga. Aquele que até há pouco tempo foi titular da baliza minhota, e, para o bem e para o mal, um dos protagonistas da campanha da equipa na Champions, vê-se neste final de 2010 remetido para a condição de suplente.

Um quadro desconfortável para um jogador que durante três anos não teve concorrência à altura no Corinthians; um cenário pouco promissor, também, para o grupo de empresários que investiu forte na projecção de Felipe na Europa e que encontrou no Braga a montra ideal para valorizar um activo que continua a ter muito mercado, em especial no Brasil.

Por causa de uma lesão muscular, Felipe falhou o jogo com o UD Leiria, oportunidade para Artur Moraes se estrear e cavar alicerces no onze. Domingos renovou a aposta no ex-Roma frente ao Shakhtar e Benfica e vai mantê-lo na baliza na última partida oficial do Braga este ano, amanhã, frente à Académica.

Normalmente, no futebol a última imagem conta muito e a suplência de Felipe chega numa altura crítica, em que o nome do guarda-redes surge associado ao interesse do Flamengo e de outros emblemas brasileiros.

Sair agora, embalado pelos ventos favoráveis da Liga dos Campeões, evitará que o mercado avalie por baixo o passe de Felipe ou hesite na hora de apostar num profissional que na fase áurea do seu trajecto no Corinthians chegou a estar cotado em 7 milhões de euros.

A BOLA

Bruno3429

Comitiva visitou Hospital de S. Marcos
Por António Casanova

Uma comitiva do SC Braga, composta pelo treinador Domingos Paciência e os jogadores Paulo César e Matheus, visitou ao final desta manhã a ala pediátrica do Hospital de S. Marcos. A representação bracarense ofereceu lembranças às crianças ali internadas.

Em relação ao jogo com a Académica, que abre amanhã a 14.ª jornada da Liga Zon Sagres, os bracarenses treinam às 16 horas, à porta fechada, no Estádio AXA. Uma hora antes, Domingos Paciência faz a antevisão do encontro com a Briosa.

A Bola

JotaCC

«Equipa não está a render nem metade do que pretendo» - Domingos Paciência

Num ano tudo mudou. Há 12 meses, o Sporting de Braga era líder da Liga e despedia-se de 2009 com uma vitória sobre o Paços de Ferreira, à 14.ª jornada, que lhe garantia o rótulo de «campeão de Inverno».

Esta sexta-feira, realiza-se o último jogo de 2010, novamente para a Liga, outra vez na ronda 14, e é absolutamente incontestável que um triunfo não colocará o conjunto bracarense no trono do Campeonato.

Em conferência de Imprensa realizada esta quinta-feira, Domingos Paciência iniciou a abordagem ao jogo com a Académica precisamente por esse pormenor.

«É natural que algo tenha mudado: o número de jogos é substancialmente superior, houve competição nova que obrigou-nos a começar mais cedo, houve maior desgaste, psicológico também, houve muitos jogadores a terminar com 10 jogadores e isso obriga a um esforço bem considerável», salientou o treinador frisando que há um ano a equipa estava mais confiante.

«Estávamos melhores e mais confiantes, há que aceitar a realidade. Há um ano o Braga era primeiro, este ano é oitavo mas queremos mudar o rumo dos acontecimentos e queremos fazer de 2011 um ano diferente, um ano muito melhor», adiantou.

Quanto ao adversário desta jornada, a Académica, fica também a certeza de que o conjunto bracarense não terá vida facilitada.

«Em confronto, estarão duas equipas que, nesta altura, se encontram separadas por um ponto, que têm praticamente o mesmo número de golos marcados e sofridos. A Académica está a fazer bom campeonato, nós não estamos a render nem metade do que pretendo. A Académica tem sido uma surpresa desta Liga. Há que fazer a melhor abordagem e procurar vencer», rematou Domingos.


A BOLA

JotaCC

Felipe, Moisés e Matheus falham jogo com a Académica

Domingos Paciência já deu a conhecer a lista de convocados para o jogo de amanhã, frente à Académica.

São 19 jogadores chamados e a maior ausência é a de Matheus.

O brasileiro falhara a visita ao Benfica, no domingo passado, devido a castigo, agora perde a possibilidade de se despedir de 2010 em actividade, pois sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo.

Outras ausências confirmadas para o embate com os estudantes, agendado para as 20.15 horas, são as de Felipe, Moisés, Lima, Vandinho, Elderson e Elton, todos por se encontrarem lesionados.

Eis os eleitos:

Guarda-redes: Artur Moraes e Marcos;

Defesas: Sílvio, Miguel Garcia, Rodriguez, Paulão e Aníbal;

Médios: Andrés Madrid, Custódio, Guilherme, Leandro Salino, Luís Aguiar, Hugo Viana e Mossoró;

Avançados: Hélder Barbosa, Alan, Paulo César, Keita e Meyong.

A BOLA

JotaCC

Felipe e Matheus fora dos convocados
brasileiros falham Académica

A ausência de Felipe e Matheus, ambos devido a lesão, são as principais novidades dos convocados do Sp. Braga para a receção à Académica, na sexta-feira, a contar para a  14.ª jornada da Liga ZON Sagres.

O treinador do Sp. Braga não divulgou a convocatória para o último jogo, frente ao Benfica, da Taça de Portugal, pelo que a comparação é feita com os 18 jogadores, 11 titulares e sete suplentes que marcaram presença no Estádio da Luz, no domingo.

O guarda-redes brasileiro Felipe fica de fora do jogo com os estudantes devido a uma lombalgia aguda, assim como o avançado Matheus, ausente diante dos encarnados devido a castigo e que, segundo informa esta quinta-feira o boletim clínico dos minhotos, sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo e é baixa de última hora para o treinador Domingos Paciência.

O técnico da equipa minhota continua ainda a não poder contar com vários jogadores por lesão, alguns deles habituais titulares. Moisés, Elderson, Vandinho, Elton e Lima não recuperaram e também não são opções, enquanto Quim continua a recuperação à rotura total do tendão de Aquiles direito.

Nota ainda para a saída de Léo Fortunato e para o regresso aos eleitos de Marcos, Mossoró e Miguel Garcia.

O jogo tem lugar na sexta-feira no Estádio Axa, em Braga, pelas 20H15 e será arbitrado por Marco Ferreira, da Madeira.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Artur Moraes, Marcos.

Defesas: Miguel Garcia, Paulão, Rodriguez, Aníbal, Sílvio, Guilherme.

Médios: Andrés Madrid, Luís Aguiar, Custódio, Hugo Viana, Salino, Mossoró.

Avançados: Alan, Paulo César, Meyong, Keita, Hélder Barbosa.



Domingos: «Equipa não está a render metade do que pretendo»
técnico acredita que situação se vai alterar

O treinador do Sporting de Braga atribuiu esta quinta-feira à participação na Liga dos Campeões a época menos positiva da equipa, em comparação com a anterior, durante a qual, nesta fase, era primeira classificada da Liga ZON Sagres.

Domingos Paciência lembrou o aumento do número de jogos com a participação na Champions, "uma competição nova" para o clube, o que também "obrigou a começar mais cedo a temporada", pelo que "é natural que as coisas tivessem sido diferentes".

"Sabemos que estávamos melhor há um ano, mais confiantes, mas há que aceitar a realidade, estávamos em primeiro e este ano em oitavo, mas queremos mudar e acreditamos que isso é possível", afirmou.

Depois de três derrotas consecutivas (União de Leiria, Shakhtar Donetsk e Benfica, esta última ditou a eliminação da Taça de Portugal), os minhotos recebem na sexta-feira a Académica, 7.ª classificada, com mais 1 ponto que os bracarenses, mas apesar das dificuldades que espera, "a jogar em casa, o grande objetivo é ganhar".

O técnico acredita que é possível chegar ao 4.º lugar e até vencer a Taça da Liga, referindo que a equipa terá de subir muito de rendimento.

"Ninguém está satisfeito, mas ainda é possível. Há muito campeonato, mas muito mais terá que ser feito para alcançar os objetivos que traçámos porque a equipa não está a render nem metade do que pretendo", atirou.

Fora da Taça de Portugal e face ao desejo dos responsáveis bracarenses de conquistar um título, "a Taça da Liga ganha mais importância", assumiu. "Definimos no início da época ganhar uma prova, não tivemos muita sorte no sorteio da Taça de Portugal, mas agora na Taça da Liga o equilíbrio é maior e há que acreditar que é possível ganhá-la", disse.

Domingos Paciência confirmou que vão registar-se entradas e saídas no plantel na reabertura do mercado em janeiro, mas que não vai haver qualquer "revolução", e garantiu contar com os avançados Keita e Meyong, raramente utilizados.

Sobre as críticas às arbitragens disse que não as faz no sentido "negativo, de justificar as derrotas", mas reservou-se ao direito de analisar "lances do jogo" que podem ditar um rumo diferente, como passar a jogar contra 10 jogadores, exemplificou.

"Não tenho nada contra nenhum treinador nem nenhum clube, defendo os interesses do Sp. Braga e dos meus jogadores. Pelo menos, nunca me vão ouvir dizer que não falo dos árbitros porque eles são uma equipa e fazem parte do jogo. É natural que um treinador tenha uma opinião, a própria Liga permite-nos isso e quando o faço não é no sentido de dizer que é mau árbitro nem de prejudicar ninguém", garantiu.

O jogo com a Académica, a contar para a 14.ª jornada da Liga ZON Sagres, tem lugar no Estádio Axa, na sexta-feira, às 20H15, e será arbitrado por Marco Ferreira, da Madeira.


RECORD