News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 15/12

Started by JotaCC, 15 de December de 2010, 07:35

Previous topic - Next topic

JotaCC

"Ganhar o próximo jogo é fundamental para a equipa"



Depois de três derrotas seguidas, o Sp. Braga foi ontem ao circo buscar inspiração e magia para o jogo com a Académica de Coimbra, de sexta-feira, no Estádio AXA (20h15), o último deste ano 2010. A equipa arsenalista trocou o habitual jantar de Natal do clube, entre direcção, atletas, treinadores e funcionários, por esta acção solidária, onde ofereceu bilhetes e prendas a centenas crianças do concelho de Braga com menos posses, numa iniciativa que contou ainda com os apoios do Pingo Doce Braga Parque. Foi um dia diferente para a equipa, e sobretudo ainda mais feliz para as crianças.
À margem da iniciativa, Artur Moraes falou em nome do grupo, e deixou a prenda desejada pela equipa para este Natal.
"Só pensamos em vencer o jogo de sexta-feira, que é fundamental para depois descansarmos um pouco antes de voltar- mos em Janeiro, com mais vontade de melhorar a nossa classificação, que como todos sabemos não é boa, nem está dentro do que perspectivamos", afirmou o guarda-redes brasileiro, que foi titular nos últimos três jogos, rubricou boas exibições, mas não evitou três derrotas seguidas (Leiria, Doneskt e Luz).
"Infelizmente as coisas não nos têm acontecido da melhor maneira, e nada melhor que um jogo em casa para podermos inverter a situação. Esperava entrar na equipa de outra forma, com vitórias, mas as oportunidades não se escolhem. Mas foram três jogos fora de portas, muito difíceis, e penso que demonstrei um pouco o que posso fazer", afirmou Artur, confessando-se feliz com a titularidade e agora só desejando a estreia diante dos adeptos do Braga.
"Jogar em casa seria muito especial. Espero ter essa oportunidade e ganhar o jogo, que é muito importante para nós".

Élton também está em dúvida para sexta-feira

O avançado brasileiro Élton também está lesionado. O ex-Vasco da Gama falhou o jogo na Luz, para a Taç a de Portugal, (sabe-se agora que tinha-se lesionado na véspera, no treinamento de sexta-feira, daí a sua ausência), e está também em dúvida para o próximo jogo do Sporting de Braga, frente à Académica de Coimbra, na sexta-feira, da 14.ª jornada da Liga Portuguesa. Élton padece de uma tendinopatia do rotuliano direito, "efectua apenas tratamento e trabalho condicionado em ginásio", e é a mais recente dor de cabeça para Domingos, numa equipa muito afectada por lesões esta temporada. Na actualização do boletim clínico do clube, divulgada ontem, o Sporting de Braga conta com cinco atletas lesionados, e todos em dúvida para o jogo com os 'estudantes' no estádio AXA.
O central Moisés (lesionou-se em Leiria) recupera de um traumatismo na anca esquerda com hematoma muscular; o defesa-esquerdo nigeriano Elderson (também se lesionou no jogo com o Leiria) padece de um traumatismo na coxa direita; o médio Vandinho recupera de uma mialgia na face posterior da coxa esquerda; e o avançado brasileiro Lima continua a recuperar de uma lesão de grau II no ligamento lateral interno do joelho esquerdo. Em diferentes níveis de recuperação, efectuam tratamento e trabalho de ginásio, estando assim em dúvida para o jogo com a Académica.
Quanto ao guarda-redes Quim prossegue a sua longa recuperação da rotura total do tendão de Aquiles direito, contraída durante a pré-temporada. Quim cumpre o árduo programa de reabilitação, ainda não havendo data prevista para o seu regresso aos relvados.
O cenário é muito complicado para o treinador Domingos, face à importância destes jogadores na equipa, ainda assim o técnico do Sporting de Braga conta esta semana com três regressos aos disponíveis, todos ausentes no domingo passado no Estádio da Luz devido a um jogo de castigo (trio expulso em Leiria): Matheus, Mossoró e Miguel Garcia.
O plantel volta a treinar esta manhã à porta fechada.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Artur sonha com a vitória

Do pior lugar possível para se assistir ao declínio do Braga, Artur Moraes consegue antecipar um futuro vitorioso. Da baliza conquistada há três jogos de má memória, o brasileiro, 29 anos, ex-Roma, vê para além das derrotas acumuladas no campeonato, Liga dos Campeões e Taça de Portugal, com Leiria, Shakhtar Donetsk e Benfica, respectivamente, e aposta numa vitória caseira sobre a Académica para colocar um ponto final nesta fase difícil. "Todos sabemos que a nossa posição na classificação não é boa, e nada melhor do que um jogo em casa, com tudo a nosso favor, para vencer", diz quem ainda não conhece essa sensação de pisar o AXA como titular. O guardião conquistou a titularidade com a lesão de Felipe e o que julgou ser uma oportunidade de apenas 90 minutos prolongou-se pelos desafios seguintes, que acentuaram as dificuldades da equipa de Domingos Paciência, sem que as derrotas acumuladas tenham feito esmorecer a confiança do guardião. Afinal, recorda, "não se pode escolher a oportunidade", e foi para isto mesmo que trabalhou, desde que chegou ao clube. Desde Leiria, o quotidiano de Artur Moraes "mudou muito, e rápido". "Acho que consegui mostrar um pouco daquilo que sou capaz de fazer", afirma, convicto de que 90 minutos em casa, com a Académica, poderão resultar no tónico que falta ao Braga. "Estivemos a jogar em três competições de alto nível, isso é novo; às vezes, não é fácil manter a concentração em todas elas, e há ainda o desgaste. É a primeira vez que o Braga vive uma experiência assim, mas, em Janeiro, sem os jogos da Liga dos Campeões, acho que vamos conseguir dar a volta e subir na classificação".

Janeiro é mês de mercado, e a baliza do Braga anda a ser notícia, pela iminência de saídas, cenário que Artur Moraes desvia para canto: "O objectivo de todos aqui é ajudar o Braga. Fundamental é vencer a Académica. É mais importante do que objectivos pessoais".


Dores de cabeça, parte II

O plantel do Braga continua assolado por uma onda de lesões, o que poderá limitar (e de que maneira) as escolhas de Domingos Paciência para o jogo de sexta-feira, frente a Académica. Depois de se ter apresentado bastante desfalcado diante do Benfica, no domingo, na Taça de Portugal, a equipa arsenalista contará agora com o regresso de três jogadores que cumpriram castigo nesse jogo (Miguel Garcia, Mossoró e Matheus), mas há cinco atletas sob os cuidados do departamento médico e que por esse motivo estão em dúvida para a recepção aos estudantes. Elton é a mais recente baixa. O avançado brasileiro apresenta uma lesão no joelho direito, que já o deixara de fora contra o Benfica, pelo que efectua apenas tratamento e trabalho condicionado no ginásio. Elton deverá, assim, falhar o encontro com a Académica, estando na mesma situação de Moisés, Elderson, Vandinho e Lima, os quatro jogadores que constavam do boletim clínico divulgado ontem pelo clube bracarense.

Domingos num passe de magia natalícia

Domingos Paciência na iminência do eclipse, em Braga? Não é metáfora para os maus resultados, é mesmo magia de Natal, no palco do circo onde, ontem, se juntaram jogadores, treinadores, funcionários do Braga e respectivos familiares, e várias centenas de crianças que frequentam instituições da cidade minhota. Em tempo de crise, a SAD alargou a festa à comunidade, com prendinhas entregues pelos craques, à entrada para o espectáculo que viria a contar com a colaboração do treinador.


Manter a tradição no regresso ao ponto de partida


O Braga recebe a Académica, na sexta-feira, reencontrando aquele que foi o seu primeiro adversário no campeonato da época passada. Na primeira jornada, um golo de Meyong, ao cair do pano (87 minutos), garantiu uma vitória por 1-0 e abriu caminho a uma campanha que viria a entrar na história dos arsenalistas, que conseguem quase sempre bons resultados em casa frente aos estudantes. Nos últimos dez confrontos entre as duas equipas em Braga, os locais ganharam por sete vezes e cederam três empates, sendo que a Académica já não ganha na Cidade dos Arcebispos há 43 anos. Desta feita, o jogo vai acontecer numa data que traz boas recordações à equipa treinada por Domingos Paciência: 17 de Dezembro, véspera de o Braga completar um ano desde que ganhou em Paços de Ferreira e obteve o feito inédito, no seu historial, de dobrar um ano instalado no primeiro lugar do principal campeonato do futebol português. Curiosamente, nessa noite fria da Mata Real, também foi Meyong a decidir, com um golo marcado aos 45 minutos. Pouco utilizado esta época, o camaronês, face às lesões de Elton e Lima, até terá mais hipóteses de jogar - na Luz foi titular.


Duas alternativas ao lesionado Elderson

Com Elderson lesionado, eis a dúvida do lateral-esquerdo. Miguel Garcia está de volta após castigo e pode jogar na direita, com Sílvio à esquerda, mas há outra hipótese: Sílvio na direita e Domingos a tentar solidificar a aposta no jovem Guilherme no flanco oposto.

Amanhã é dia de visita ao Hospital de S. Marcos

Depois da visita ao circo, o Braga vai participar amanhã em nova acção de solidariedade. Desta vez, vai visitar o serviço de pediatria do Hospital de S. Marcos, numa iniciativa marcada para as 11h30 e que contará com a presença de alguns jogadores do plantel principal.


O JOGO

JotaCC

Sporting de Braga

Elton em dúvida para a receção à Académica


O avançado Elton é o mais recente «baixa» do plantel do Sporting de Braga e está em dúvida para o jogo de sexta feira, frente à Académica. O jogador brasileiro está a contas com uma tendinopatia do rotuliano direito e ontem efetuou apenas tratamento e trabalho condicionado no ginásio. Lima, Vandinho, Moisés e Elderson continuam a recuperar das respetivas lesões e, em diferentes graus, estão todos em dúvida para a receção aos «estudantes», enquanto Miguel Garcia, Mossoró e Matheus já estão totalmente recuperados.


PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Moisés na lista de compras do Anderlecht

Moisés é o central de quem se fala insistentemente na Bélgica para reforçar o Anderlecht em Janeiro. A notícia anda a circular há vários dias nos órgãos de informação belgas, mas só ontem ganhou impacto verdadeiramente mediático em vários títulos da imprensa que acompanha o quotidiano do histórico emblema de Bruxelas.

O defesa é um dos jogadores que estão a terminar contrato no Braga e pode vir aí mais uma saída no mercado de transferências de Inverno.

A experiência do brasileiro associada à elevação, nesta temporada, dos minhotos à montra de luxo que é a Liga dos Campeões justifica com facilidade o aparecimento do Anderlecht na rota de interessados, ou potenciais interessados, nos serviços de Moisés já à entrada de 2011.

O central já foi formalmente convidado a renovar, assumiu mesmo publicamente essa oferta, mas a verdade é que o tempo vai passando e não há fumo branco que se veja a indicar o prolongamento do vínculo do futebolista.

A BOLA

JotaCC

João Capela dirige V. Setúbal-Sporting (conheça todas as nomeações)

O árbitro lisboeta João Capela foi nomeado para dirigir o V. Setúbal-Sporting, jogo da 14.ª jornada da Liga que reedita o embate dos oitavos-de-final da Taça de Portugal.

O portuense Artur Soares Dias vai apitar o P. Ferreira-FC Porto, enquanto Hugo Miguel está destacado para o Benfica-Rio Ave.

De fora das nomeações ficou o madeirense Elmano Santos após o polémico FC Porto-V. Setúbal da última ronda, que terminou com o triunfo (1-0) dos portistas.

Eis as nomeações para os jogos da 14.ª jornada:

Sexta-feira:
SC Braga - Académica, Marco Ferreira (Madeira).

Sábado, 18 dez:
Benfica - Rio Ave, Hugo Miguel (Lisboa).
Beira-Mar – V. Guimarães, Jorge Sousa (Porto).

Domingo:
Marítimo - Portimonense, Olegário Benquerença (Leiria).
Naval - UD Leiria, Paulo Baptista (Portalegre).
Olhanense - Nacional, Manuel Mota (Braga).
P. Ferreira - FC Porto, Artur Soares Dias (Porto).
V. Setúbal - Sporting, João Capela (Lisboa).

A BOLAR

JotaCC

HC Braga defronta esta noite o Física em jogo da 12.ª jornada do campeonato

O HC Braga defronta hoje o Física de Torres Vedras em jogo antecipado da 12.ª jornada do campeonato nacional da I divisão.

Tendo em linha de conta a deslocação a Inglaterra no próximo fim-de-semana, para o segundo jogo com Midlesbourg da Taça Cers, com uma margem folgada depois do triunfo em Braga por 14-1, as atenções principais dos bracarenses centram-se no campeonato nacional.

O jogo de hoje com o Física está agendado para as 21 horas no Pavilhão das Goladas.



ABC defronta Madeira SAD nos quartos-de-final da Taça em Andebol

O ABC defronta o Madeira SAD nos quartos-de-final da Taça de Portugal. O sorteio realizou-se esta tarde, ditando um novo confronto entre a equipa bracarense e os madeirenses, que já se vão defrontar na Supertaça.

Os jogos dos quartos-de-final da Taça de Portugal em andebol realizam-se a 5 de Fevereiro. O ABC joga em casa com Madeira SAD.

O sorteio ditou ainda os seguintes jogos:
FC Porto - Sp. Horta
Belenenses - Sporting
Benfica - ISMAI



Luís Oliveira e Hugo Rosário, jogadores do ABC, convocados para o Torneio das Quatro Nações


Os jogadores do ABC Luís Oliveira e Hugo Rosário foram convocados para a selecção nacional de juniores, tendo em vista a participação no Torneio das Quatro Nações que decorre de 27 a 29 de Janeiro, em Espanha.

Para além dos dois atletas do clube bracarense, o treinador Rolando Freitas convocou ainda o jogador Tiago Silva, do Xico Andebol.

ANTENA MINHO