News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Perceber...

Started by Zé, 12 de December de 2010, 11:52

Previous topic - Next topic

... o que vai mal!

Na minha opinião houve uma conjugação de factores que muito contribuíram para o não alcançar( p´ra já) das metas propostas, ou dito de outra forma, a campanha do SCB no Campeonato estar muito aquém das minhas expectativas. As razões são:
A)   Domingos Paciência.
B)   Estrutura directiva.
C)   Lesões e castigos.
D)   Plantel.
E)   Arbitragem.
F)          Adeptos.

A)   Domingos Paciência.
Domingos Paciência é na minha opinião um dos responsáveis pela má campanha do SCB.  No ano anterior o SCB começou o campeonato com uma filosofia de jogo diferente daquela que acabaou. Podemos dizer que houve um SCB antes de Janeiro e outro depois de Janeiro,  um SCB antes do Túnel e outro após o Túnel. O SCB antes do Túnel, assentava o jogo na coesão defensiva, os laterais, nomeadamente João Pereira, ajudavam e eram responsáveis por grande parte do caudal ofensivo do SCB. A sobriedade e eficácia de Vandinho no miolo de terreno era extraordinária. Ao seu lado, estava Hugo Viana que foi extraordinário. Revelou uma visão de jogo e capacidade de pautar e controlar o jogo sem precedentes na ocasião em Portugal. Alan e Paulo César atacavam e defendiam... sempre revelaram espírito de equipa. Meyong, como referência na área, jogava e abria espaços para as incursões dos médio-alas e do pequeno e formidável Mossoró. Mossoró a deambular na frente de ataque era imparável. Uns diziam que o SCB jogava num 4-3-3, outros diziam que o SCB jogava num 4-4-2. Para mim o SCB fruto da qualidade dos jogadores, jogava não num 4-4-2, nem num 4-3-3, nem tão pouco num 4-5-1... jogava em todos!!! O sistema táctico que o SCB apresentava era muito dinâmico e Domingos Paciência o grande obreiro. O SCB assentava o jogo num sistema muito flexível e dinâmico. Podemos dizer que o dinamismo que demonstrava era a razão do sucesso, onde os alas jogavam junto do meio campo quando sem boa, e Hugo Viana fechava ao lado de Vandinho. Mossóro pressionava a bola e o adversário não conseguia pensar o jogo. Quando com bola, Hugo Viana construía as jogadas, e ou através de passes longos teleguiados para jogadores rápidos e tecnicistas como Alan, ou com passes fatais para a entrada de médios como o Mossoró, o SCb criava perigo. A equipa subia  coesa e em sintonia, não só um ou dois, mas a equipa na sua totalidade ... Os médios alas avançavam, por fora ou por dentro, abrindo espaços às incursões dos laterais. Quando havia centros, havia na zona de finalização sempre jogadores para finalizar...
Quando Vandinho e Mossoró foram castigados,  e com a saída de João Pereira, Domingos Paciência viu-se obrigado a alterar não só os jogadores mas também a filosofia. Hugo Viana perdeu algum fulgor inicial e entrou na equipa Madrid  e Luís Aguiar. Os sectores do SCB estavam mais juntos e o SCB começou a apresentar um futebol mais directo, com passes a rasgar para  entradas nas costas do adversário. Conseguimos muitos golos assim... Compreende-se a razão de alterar a filosofia e só posso elogiar Domingos pela decisão. Já não tínhamos o JP para abrir brechas. Não havia substituto credível à altura para a saída de Vandinho( Madrid estava lesionado) O Maestro perdeu o fulgor(HV) e a equipa não podia apresentar a mesma filosofia que apresentou até aqui.
Domingos Paciência conseguiu ultrapassar as contrariedades. Obviamente, houve uma fase de transicção que foi penosa. Uma vez a equipa rotinada, e estruturada foi o que se viu.
Na presente temporada, muitas vezes não compreendi a razão de, jogo após jogo, os convocados serem sempre os mesmos, e os onzes eram sempre diferentes. Por exemplo, todos sabemos que Matheus e Lima são avançados com uma velocidade e mobilidade acima da média. Só que, contra adversários a jogarem muito fechados e com os sectores muito juntos, será que a melhor opção é jogarem sistematicamente os dois?
O SCB ainda não definiu uma identidade, uma filosofia, uma estratégia... DP ainda não definiu uma equipa base e aquilo que quer. Tem jogadores excelentes... Não percebo porque HV, Meyong, poucos minutos têm... Só devido a lesões é que alguns jogadores entrem na equipa, quando sabemos que tem qualidade.
Qual o melhor onze. Mais que as escolhas é importante a dinâmica e espírito de equipa que evidenciamos na época anterior, contudo confesso que gostaria de ver uma equipa assim esquematizada:
                                 Artur

           Sílvio        Moisés       Rodriguez      Elderson

                              Vandinho(Madrid)

                Alan                      Hugo Viana

                            Mossoró(Luís Aguiar)

                             Meyong(Elton)              Lima(PC/Matheus)   

Um abraço,



PS- Posteriormente abordarei as restantes razões anteriormente apontadas.

Força Gverreiros

Pé Ligeiro

Concordo com o retrato aqui feito pelo Zé. Este ano, a forma de estruturar a equipa tem sido diferente e isso tem-se reflectido nos resultados.
Acrescentando um pouco ao que o Zé afirmou e falano do PLANTEL, acho que a equipa este ano está pior em termos defensivos. A saída dos dois defesas laterais desequilibrou a equipa. O João Pereira fazia o correrdor direito como ninguém e combinava na perfeição com o Alan, que apenas precisava de fazer o último terço do terreno. Após a saída do JP notou-se claramente uma baixa de rendimento do Alan, pois passou a ter que pegar na bola a partir do meio campo. Do lado esquerdo, embora aprecie o voluntarismo do Elderson, há uma grande diferença em termos de coesão defensiva, daquela que era dada pelo Evaldo. A somar a isto, há a questão do guarda-redes, que no ano passado, o Eduardo, foi um esteio importante da equipa e o exemplo do espírito guerreiro do acreditar, do querer e do espírito de sacrifício, contagiando positivamente a equipa. Este ano não se vê esse espírito guerreiro. Falta um líder de balneário, alguém que represente o espírito guerreiro, com capacidade de mobilizar vontades. Temos excesso de jogadores estrangeiros e não temos referências da casa. Espero que o Quim recupere rapidamente, pois poderá estar aqui parte da solução.
Quanto ao meio-campo não tenho grandes reparos a fazer. Nota-se que o Leandro Salino tem dado uma resposta muito boa e que foi uma aposta ganha. A aposta no Luís Aguiar é que nem sempre tem sido justificada. O Vandinho tem estado bem, embora já não seja nenhum jovem, daí nem sempre consiga recuperar em velocidade, como muitas vezes é necessário.
Na frente, nota-se a falta de fulgor do Alan dos bons tempos e não compreendo muito bem a falta de aposta num ponta-de-lança fixo. É que nem sequer foi tentada essa solução.
BRAGA SEMPRE MAIS!

jeba

Concordo com o que o Zé aqui referenciou. Acho que as opções tomadas este ano não foram as melhores. Desde o problema da lesão do Quim que ficou tudo meio baralhado. Não sei se é culpa do Fernando Couto ou não, mas há coisas que valem bem o invesimento. Sei que não é possível competir com salários avultados por essa Europa fora, mas, investir mais um bom par de euros numa pessoa importantissíma como era o Freitas em vez de apostar em cinco GR ou em jogadores de qualidade duvidosa, preferia sinceramente apostar numa estrutura que nos desse garantias, neste caso no Freitas. Depois a táctica do chuta para a frente e corre Matheus, quando temos mais do que qualidade para jogar com a bola no pé bem ao estilo do ano passado em que dominavamos as partidas. Podíamos não ganhar mas tinhamos um futebol de encher o olho e espantar essa Europa fora. Não sei porque certos jogadores não jogam, vulgo Mossoró, mas também não sou eu quem treina durante a semana, não sei se existe alguma limitação física, não sei se existe algum problema de défice de forma ou se então é a pressão dos resultados a pairar sobre Domingos e que o leva a não apostar e ou arriscar em outros jogadores. Não entendo porque se renovou com Meyong se não joga e até já se fala em emprestá-lo. São erros a mais e não sei de quem é a verdadeira culpa. A juntar a todos estes problemas tivemos o tabu da recandidatura do Salvador que quer queiramos ou não faz criar minhocas nas cabeças dos jogadores e treinadores. Votei no Domingos porque no fundo é a cara da equipa e quando jogamos mal ou temos resultados menos positivos é a ele que nos referimos e atacamos. Mas algo vai mal no reino da Senhora do Leite.

ric

nãome parece que a candidatura de AS criasse "minhocas" nos jogadores...

Todos sabiamos que AS ia continuar....

Luri

Quote from: Ferreira-Braga on 12 de December de 2010, 12:48
... Do lado esquerdo, embora aprecie o voluntarismo do Elderson, há uma grande diferença em termos de coesão defensiva, daquela que era dada pelo Evaldo. A somar a isto, há a questão do guarda-redes, que no ano passado, o Eduardo, foi um esteio importante da equipa e o exemplo do espírito guerreiro do acreditar, do querer e do espírito de sacrifício, contagiando positivamente a equipa. Este ano não se vê esse espírito guerreiro. Falta um líder de balneário, alguém que represente o espírito guerreiro, com capacidade de mobilizar vontades. Temos excesso de jogadores estrangeiros e não temos referências da casa. Espero que o Quim recupere rapidamente, pois poderá estar aqui parte da solução.

Eu sou da mesma opinião do Zé com este acrescento do Ferreira-Braga...
Acrescento somente a qualidade do Evaldo também a transportar a bola e a atacar e os lançamentos do Eduardo à mão tanto para os laterais que apanhavam o adversário em contra-pé como para os alas. O Artur mostrou que também tem essa característica para mim essencial num guarda-redes... concentração no jogo e sentido de oportunidade. Se conseguisse-mos colmatar a fraqueza do lado esquerdo da defesa teremos parte dos nosso problemas resolvidos uma vez que a baliza parece-me estar agora a enquadrar-se na estrutura montada pelo D.P.. Perdemos o João Pereira no lado direito mas eu mesmo assim gosto mais do Sílvio. Gosto de ver o rapaz jogar.

BRAGA FOREVER

#5
Quote from: Zé on 12 de December de 2010, 11:52
... o que vai mal!

Na minha opinião houve uma conjugação de factores que muito contribuíram para o não alcançar( p´ra já) das metas propostas, ou dito de outra forma, a campanha do SCB no Campeonato estar muito aquém das minhas expectativas. As razões são:
A)   Domingos Paciência.
B)   Estrutura directiva.
C)   Lesões e castigos.
D)   Plantel.
E)   Arbitragem.
F)      Adeptos.



E que tal colocar o factor mais importante de todos amigo Zé???

g) PARTICIPAÇÃO NA CHAMPIONS LEAGUE!

Sem este factor,mais de metade dos que enumeraste nem se falavam neles...
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

ELSA

Quote from: BRAGA FOREVER on 12 de December de 2010, 19:47
Quote from: Zé on 12 de December de 2010, 11:52
... o que vai mal!

Na minha opinião houve uma conjugação de factores que muito contribuíram para o não alcançar( p´ra já) das metas propostas, ou dito de outra forma, a campanha do SCB no Campeonato estar muito aquém das minhas expectativas. As razões são:
A)   Domingos Paciência.
B)   Estrutura directiva.
C)   Lesões e castigos.
D)   Plantel.
E)   Arbitragem.
F)      Adeptos.



E que tal colocar o factor mais importante de todos amigo Zé???

g) PARTICIPAÇÃO NA CHAMPIONS LEAGUE!

Sem este factor,mais de metade dos que enumeraste nem se falavam neles...

Concordo plenamente contigo Paulo!

ELSA

Para mim, só falheremos se não conseguirmos ficar entre os 4 primeiros!

Maria

Concordo com a Elsa. So se nao atingirmos o 4. lugar eh que falhamos os objectivos.
GVERREIRA DO MINHO

HugoSáPinto

Também concordo que, nesta época, o objectivo mínimo se situe no 4.º ou 5.º lugares. Só não digo 3.º devido à participação na Champions...

Kilo

 Sinceramente, acho essa desculpa da champions muito mal amanhada!  ::)

Temos um plantel vasto, com inúmeras opções! Mesmo com jogadores menos utilizados, continuamos a ter melhores jogadores do que muitas equipas.

Agora se me disserem que jogam sempre os mesmos e que por isso estão mais desgastados...  Aí já não digo nada!"

O problema tem sido, na minha opinião, a nossa abordagem aos jogos. Sempre na expectativa, sem à espera do que vai dar, do erro do adversário...

O deixa lá ver o que isto vai dar tem sido, na minha opinião, a grande pecha desta equipa. Pura e simplesmente incapaz de dominar e/ou controlar um jogo!

Apenas_Braga

Estou convencido que as coisas vão mudar a partir de agora, mas lentamente
[url="https://www.facebook.com/JoseMSRodrigues"]https://www.facebook.com/JoseMSRodrigues[/url]

Vasco Soares

Quote from: Apenas_Braga on 13 de December de 2010, 10:17
Estou convencido que as coisas vão mudar a partir de agora, mas lentamente
Concordo contigo, mas espero e acho que todos nós que nao seja lentamente, mas sim rapidamente, temos como se diz na giria  de arrepiar caminho, senao daki a pouco qualquer equipinha  acha-se no direito de pontuar conta nós. Temos que continuar a ser mandoes em casa ( que o beira mar tenha mesmo sido a excepcao) e fora ser mais consistentes, ganhar se possivel era o ideal, mas nao sendo, que a equipa tenha a esperteza de ao menos conseguir um ponto. nao sendo muito permite o nao distanciamento de quem esta acima na tabela.

Catarina

Quote from: Zé on 12 de December de 2010, 11:52
... o que vai mal!

Na minha opinião houve uma conjugação de factores que muito contribuíram para o não alcançar( p´ra já) das metas propostas, ou dito de outra forma, a campanha do SCB no Campeonato estar muito aquém das minhas expectativas. As razões são:
A)   Domingos Paciência.
B)   Estrutura directiva.
C)   Lesões e castigos.
D)   Plantel.
E)   Arbitragem.
F)          Adeptos.



Eu acho que o maior problema está nos jogadores. E o treinador até pode ter muito boas intenções no que toca a utilizá-los... mas se não houver reciprocidade. ::)

ric

a questão da champions mete-me um bocado de nervos. é como a questão da presença nas provas da uefa e as desculpas portuguesas...

Andamos todo o ano a dar o litro para aceder á UEFA.(neste caso á Champions). E quando lá estamos andamos o tempo todo a dizer mal de lá andarmos pois baralha-nos o plano da época, cansa os jogadores, atrapalha a prepraração, etc, etc...

Então deixe-mo -nos de querer ir á Europa da bola....

tou farto desta treta

Ramiro Lopes

Quote from: Zé Cometa on 13 de December de 2010, 01:16
Sinceramente, acho essa desculpa da champions muito mal amanhada!  ::)

Temos um plantel vasto, com inúmeras opções! Mesmo com jogadores menos utilizados, continuamos a ter melhores jogadores do que muitas equipas.

Agora se me disserem que jogam sempre os mesmos e que por isso estão mais desgastados...  Aí já não digo nada!"

O problema tem sido, na minha opinião, a nossa abordagem aos jogos. Sempre na expectativa, sem à espera do que vai dar, do erro do adversário...

O deixa lá ver o que isto vai dar tem sido, na minha opinião, a grande pecha desta equipa. Pura e simplesmente incapaz de dominar e/ou controlar um jogo!


Directo, ao angulo onde dorme a coruja...sem bater no poste, folha seca e o GR a ve-la passar e o povo na bancada a festejar...
Futebol em 3D? É no EMB

1

Quote from: ric on 14 de December de 2010, 17:39
a questão da champions mete-me um bocado de nervos. é como a questão da presença nas provas da uefa e as desculpas portuguesas...

Andamos todo o ano a dar o litro para aceder á UEFA.(neste caso á Champions). E quando lá estamos andamos o tempo todo a dizer mal de lá andarmos pois baralha-nos o plano da época, cansa os jogadores, atrapalha a prepraração, etc, etc...

Então deixe-mo -nos de querer ir á Europa da bola....

tou farto desta treta

Sem duvida. Concordo a 10000000% Ric. É uma treta incrível.

Especialmente este ano com um plantel tão vasto.

barinho

Estamos claramente abaixo das expectativas mas também estamos claramente ainda muito a tempo de ficar nos primeiros 3,4 lugares.E acho que muita gente esperava que o Braga lutasse logo de início pelo 1º ou 2º lugar mas convenhamos,ainda é muito cedo para o Braga poder dizer no início duma época que luta para o 1º ou 2º.Aliás,não sei se alguma vez poderemos fazer isso.Haverá certamente mais épocas em que lutaremos pelo título e teno a certeza que nos próximos poucos anos vamos mesmo ser campeões.Mas terá que ser como na época passada,terá que ser com o decorrer da época que lutaremos por esses objectivos.

JotaCC

Sinceramente também me encontro um pouco defraudado com a prestação de este ano no campeonato, pensava que teríamos  melhor equipa que no ano passado já que quase todos os jogadores se mantiveram, saíram apenas o Evaldo, Eduardo e Leone, olhando ao nomes que entraram como Lima, Elderson, Keita, Hélder Barbosa e Salino pensava que íamos ter uma equipa mais equilibrada e compacta o que não se revelou.Contratações furadas e jogadores fora de forma e em queda livre como Alan e Vandinho a idade já começa a pesar e o rendimento não é que era , depois temos os fora de forma como Paulo César, Luis Aguiar e Hugo Viana que não conseguem impor a sua preponderância em campo, a equipa recente-se disso até o próprio Domingos anda um bocado a toa nas formações já que os jogadores não correspondem, convinha aproveitar o mês de Janeiro e fazer ajustes, dispensar os excedentes, reforçar bem e com qualidade para começar arrepiar caminho, fazer uma grande 2ª volta e uma excelente LE  e Taça da Liga.

Reis

Eu acho principalmente que a culpa é do calendário do campeonato.

Este ano FOMOS nos primeiros meses a estádio terrivelmente dificeis...
E fomos a Lisboa, e fomos ao Porto, e fomos a Guimarães, e fomos ao Rio Ave (que já não me lembro de ganhar lá...)....
Pensem se seria "possivel" termos tido 7 vitórias seguidas no inicio deste campeonato... (Porto e Benfica Fora e logo depois Rio Ave e Guimarães)

Com isto tudo, fomos vendo os outros com melhor calendário a passarem à frente.

No ano transacto foi como os antigos dizem: "Candeia que vai à frente ilumia duas vezes."

Sinceramente só vi 1 grande desaire (Beira-Mar em casa) e 2 mais-ou-menos (Setubal - aquilo teria que ser goleada e em Paços - só porque estavamos a ganhar por 2, não porque o Paços estava a fazer um bom campeonato)



Mas este ano, claro que está à vista de todos que não temos o mesmo "arsenal" da época passada.
Vás para onde fores, veste a tua camisola para mostrares identidade gverreira.