News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

que futuro para as camadas jovens?

Started by ric, 09 de December de 2010, 14:53

Previous topic - Next topic

ric

Amigos:

Como nota prévia devo dizer que admiro imenso os homens que vão lutando , todos os anos, pelo futebol juvenil. Sobretudo os directores que ano a ano sacrificam horas e horas á familia para estar longe dos holofotes mas a acompanhar a nosa "tropinha" miúda.

O clube tem assistido , nestes últimos anos do mandato de AS a algumas remodelações. Desde um "entendido" da área formativa que veio da capital até ao nosso actual responsáevel e velho conhecido do clube, foram várias as experi~encias. isto para não falar nos próprios treinadores que também tiveram as suas "chicotadas"...

Tenho para mim que um clube como o Braga não pode, constantemente ficar longe das fases finais das competições sobretudo nos juniores (antecamara para a equipa sénior). Mas a realidade é que ano após ano, as expectaivas saiem furadas e com meio campeonato disputado prec9cemente vamos sendo afastados das fases finais.

Ora quem fica longe dos primeiros 4 a nível nacional não pode ter aproveitamento para uma equipa sénior que ambiciona precisamente esse patamar.

Sei bem que estamos muito dependentes de "fornadas" de bons atletas que não aparecem sempre e t~em de ser trabalhados.
sei também que o clube tem apostado em contratações para as camadas jovens, procurando até constituir no seu plantel pronessas estrangeiras que, sinceramente, não tenho visto virem a render.

Questiona-se então a nosaaa formação?

O que queremos realmente da nossaa formação?
Vamos ser um clube formador ou um clube importador e "transformador"?
vamos continuar a insistir neste projecto que não tem dado frutos com os planos estratégicos até aqui implantados?

temos tido algum sucesso entre infantis e juvenis. Mas quando a competição aperta e a qualidade vomeça a ditar as suas leis que vão para além de uma aptidão natural do atleta, logo se aperecebe que não temos andado muito bem.

Não sei tb , sinceramente, o que pretende fazer a formação do clube. Existem vários planos que podem ser traçados . mas sinceramente , há muitos anos que não conseguimos nada de relevante para além da natural e obrigatória missão de formação e "potenciar" desporto para os mais jovens, de acordo com a devida carta que se rege a utilidade pública do clube.

Só que ganhar, ganhar estamos conversados...

ESte ano estamos a 7 pontos do segundo classificado (nosso rival VSC).
Prev~e-se mais uma eliminação prematura das fases finais e mais um ano a navegar no deserto.

fala agora em Academia mas pode-se fZER muito  na formação sem essa "academia" Sinceramente tb não acredito muito nela ...

O SCB pode e deve ser o clube aglutinador de todoas as pronessas e jovens de valor no escalão junior. talvez com menor projecção ao nível de uma base de sustentação maior 8em número9 se pudesse construir equipas oriundas da actividade de olheiros e especialistas. Para ficarmos com atletas já formados mas que podem despontar no esc~lão junior.

Existem muito meios de optimizar a formação.

Deixem ficar aqui a vossa ideia.

Olho Vivo

Quote from: ric on 09 de December de 2010, 14:53
Só que ganhar, ganhar estamos conversados...

Este ano estamos a 7 pontos do segundo classificado (nosso rival VSC).
Prevê-se mais uma eliminação prematura das fases finais e mais um ano a navegar no deserto.

Não é que invalide totalmente o que dizes, mas nesta temporada, os moldes do campeonato nacional de juniores são diferentes. Passam à fase seguinte os quatro primeiros classificados de cada zona. Se não cairmos muito de rendimento, poderemos perfeitamente lá estar...

JotaCC

Quote from: Pedro Ribeiro on 09 de December de 2010, 15:01
Quote from: ric on 09 de December de 2010, 14:53
Só que ganhar, ganhar estamos conversados...

Este ano estamos a 7 pontos do segundo classificado (nosso rival VSC).
Prevê-se mais uma eliminação prematura das fases finais e mais um ano a navegar no deserto.

Não é que invalide totalmente o que dizes, mas nesta temporada, os moldes do campeonato nacional de juniores são diferentes. Passam à fase seguinte os quatro primeiros classificados de cada zona. Se não cairmos muito de rendimento, poderemos perfeitamente lá estar...

Concordo com o Pedro e com o ric este ano com o novo formato de duas fases finais:
Campeão: As equipas classificadas entre o 1º e o 4º lugar, do Nacional de Juniores A - Zona Norte e Zona Sul, disputará uma competição de 8 equipas, a duas voltas, para atribuição do título nacional.

Descida: As equipas classificadas entre o 5º e o 12º lugar, do Nacional de Juniores A - Zona Norte e Zona Sul, disputará uma competição de 16 equipas distribuídas por 4 séries de 4 clubes. As equipas dispõem metade dos pontos conquistados na época regular (1ªfase) e descem 2 equipas de cada série (4*2=8).

Acho que é inadmissível falharmos a fase final, mas como o costume somos sempre 3º ou 4º nem com equipas caras como a da época passada chegamos lá, esta ano tirando os iniciados que fazem sempre boas campanhas os juvenis parece que querem estar no topo outra vez, estas más campanhas acabam-se por se reflectir na passagem para seniores são sempre emprestados falta de qualidade talvez ou mau aproveitamento.

ric

#3
eh pá... que tiro no pé...sinceramente não sabia destes novos moldes...andamos sempre a apreender... mas mesmo assim não retira nada aquilo que disse. O problema é estar na fase final em condições de lutar pelo topo.
E o mais importante ainda é discutir a politica de formação do clube que , quanto a mim, continua algo difusa e sem objectividade.
Sei queé dificil fazer-se projectos neste sector mas nos ultimos anos, em juniores, estivemos sempre aquém da história. lembro que já fomos campeoes nacionais e presença assídua em muitas fases finais

Já agora pergunto ao pessoal: sabem qual a politica de formação do clube? quais os objectivos, que tipo de projecto, com que resultados? Eu sinceramente desconheço. fazer o melhor acho que não chega. O Braga exige mais e as apostas quais são? Ir buscar moiudos a esposende e levá-los todos os dias a casa?Ir ao estrangeiro? apostar na prata da casa e no forno que sair dos anos anteriores? ter apenas a obrigatoriedade de manter equipas jovens e movimento desportivo' Formar atletas para a equipa A? para rodarem noutros clubes' para termos uma equipa sateleite? Para ganhar titulos nacionais?

qual a poltica' qual a estratégia?
Eu não conheço mas eu não tenho que saber tudo. Não encontro é uma linha de rumo certa depois de varias aletrações na estrutura e no esquema de trabalho.

parece-me é que se aposta em guarda-redes a fundo apesar de irmos buscar estrangeiros para a equipa principal.
temos carencias de laterais e que lateriais de futuro temos? Eu até pergunto: teremos implementado, pensado ou idealizado um perfil de futebol tipo ( a exemplo do que fazem muitos clubes europeus que personificam um esquema tactico de raiz e onde os jogadores o conecem desde tenra idade? ou isto não se coaduna com o futebol actual? estamos a privilegiar "meyongs" ou "matheus"?

Ramiro Lopes

Não acho que seja fundamental a equipa de juniores estar presente na fase final, considero bem mais importante aproveitar 1 ou 2 jogadores de lá todos os anos (e isto já seria excelente). No ano passado e sem nos apurarmos para fase final conseguimos pelo menos ter o Anibal (que fez um jogo ontem) e o Guilherme. Por vezes podemos ter equipas medianas nos juniores e retirar 1 jogador de lá, noutras podemos ter uma super equipa e nao conseguir aproveitar ninguem...é muito relativo! Para mim o fundamental é que os juniores que vao jogando acreditem que se tiverem valor o clube dar-lhes-á uma oportunidade sem olhar tanto para a classificaçao final da equipa já que nao temos intençao de todos os anos pegar na fornada de juniores e po-los todos nos seniores! Repito, basta um ou dois jogadores para que se considere um ano positivo.
Futebol em 3D? É no EMB


jacm

Este ano(creio que também já ca estava o ano passado) temos pelo menos 1 defesa esquerdo, Fernando, que parece ser bom de aproveitar. Quando se fala na necessidade de irmos buscar um defesa esquerdo em Janeiro, e na eventualidade em vez de contratarmos um lateral com pouco mais de 20 anos, podiamos muito bem chamar de vez, este lateral para os seniores.
POR UM BRAGA CAMPEÃO

ribas

O Barcelona provou ao mundo que é possível construir equipas muito competitivas só com jogadores da cantera. A aposta nas camadas jovens é um modelo de futuro, incentivado pela própria UEFA e que nos ajuda a criar um elo ainda mais forte entre os adeptos e os jogadores. Não quereria chegar ao extremo do Atlético de Bilbau mas o que é certo é que tem o estádio sempre cheio e um sentimento de pertença muito forte no seio da equipa.
Acho que 3 ou 4 titulares da casa deveríamos "lutar" por ter.

Bracaro Augusto

Deveríamos apostar mais nas camadas jovens, principalmente neste tempo de crise. Logicamente, não podemos ter uma equipa principal baseada só nas camadas jovens. Mas, seria de extrema importância, para o fortaleclimento, da mística do Clube !
BRAGA SEMPRE !!!

Kilo

 Sem dúvida que as camadas jovens tem que ser o futuro. E temos tudo para sermos uma referência.

Agora, difícil, é pôr tanta teoria em prática.

Temos que responder a várias questões:

- Como evitar o êxodo de jovens jogadores de Braga para os ditos grandes?

- Como atrair os jovens craques que surgem nas redondezas? (Barcelos, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, etc..)

- Como manter uma equipa competitiva apostando em jovens jogadores?

- Há paciência por parte do adepto para deixar crescer os miúdos?

- Há hoje em dia nos jovens uma mentalidade de sacrifício e uma maturidade suficientes para singrar no futebol profissional?

- Quando começará a haver a coragem de apostar de forma deliberada em jovens e não apenas quando todas as alternativas estão indisponíveis?


Sinceramente, acho que tudo começa por mostrar que o Braga está empenhado numa aposta série em jovens jogadores. E mostrar, principalmente aos pais, que os filhos, no nosso clube, tem todas as condições para evoluir futebolisticamente e para manter uma carreira séria nos estudos.

E mostrar exemplos concretos de que no nosso clube, os jovens tem muitas possibilidades de singrar.

Exemplos como os de Aníbal, Eduardo, Paulo Jorge, Tiago e Quim têm de ser mais frequentes e mais "expostos".

Basicamente transmitir a mensagem de que "Aqui o seu filho tem alta probabilidade de concretizar o sonho". Mais do que conquistar os miúdos, há que conquistar os pais. Mostrar que não é preciso enviar os filhos para outra realidade, para outra cidade e que à porta de casa, tem tudo o que é preciso.

Acabar com o espectro das cunhas, das amizades e incluir nos quadros quem realmente merece cá estar. (Acho que neste aspecto a coisa tem melhorado).


Atrair os jovens que mais se destacarem em equipas de menor nomeada, através dos factores que enunciei anteriormente. Mostrar-lhes que aqui podem atingir o seu sonho.

E acho que todos sabemos que nem todos podem ser craques e chegar a profissionais. Mas mostrar que todos os anos, dois ou três jogadores saídos das nossas camadas jovens, podem ter a oportunidade de brilhar. Não perdemos competitividade e os miúdos vão crescendo e ficando.

De resto, é dar-lhes espaço e tempo para crescer, exigindo-lhes, ao mesmo tempo, comprometimento, esforço, dedicação, capacidade de sacrifício e vontade de vencer. Sem isto, temos apenas vedetas que nada fizeram para merecer a oportunidade. (Quantos e quantos exemplos há de jovens com capacidades tremendas mas que falham no principal...a cabeça  :-\ )

Outro facto que para mim seria fundamental, era a recuperação da equipa B. O clube satélite já é um começo, mas para mim, não é suficiente. A equipa B, numa estrutura como a do Braga, faz todo o sentido.

Custa-me ver chegar jogadores como Lucas, Eduardo, Marcos, Fortunato, Keita e estes "tirarem"
o lugar a jogadores como Diego, Anibal, Guilherme, Dani, Solignac, Pizzi, entre tantos outros.

Mas sinceramente, e pelo que vamos vendo, há uma grande vontade e investimento para que as coisas fiquem melhores para o nosso lado. É um trabalho que não se vê numa época, em duas e talvez nem em três...mas tem que se começar por algum lado!

Espero daqui a uns anos ver 17 portugueses e não 17 brasileiros no nosso plantel!  ::)



Vasco Soares

Embora nao discordando de tudo o que aqui ja foi dito, penso que existe um pormaior que devemos ter em conta.
Todos nós ou quase todos nós conhecemos muidos das camadas jovens que ainda em idade muito precoce 13/14 anos foram recrtudos para porto, benfica e sporting. Devemos perguntarmo-nos o porquê de isto acontecer. Para isso tenho alguns argumentos em que a ordem ate pode ser arbitraria, mas senao vejamos os 3 porcos sao vistos em portugal como um expoente maximo, e na vaidade natural dos miudos preferem dizer que jogam num dos 3 porcos do que dizer que jogam no scb, ou no vsc, ou na academica etc etc, isto até é natural , oque nao é natural é que os pais desses miudos tb eles queiram a gloria pessoal de dizer o meu miudo jogo no porto ( cheios de peito) ora ai eles estao a dar tiros no pés, pois chegados a lisboa e/ou porto existem la centenas de muidos com igual capacidades e dezenas bem melhores, e entao o miudo fica la um ano ou 2 quase sem competir na maioria das vezes e perde-se. O que temos que fazer crescer é a ideia ( quer aos miudos e principalmente aos pais) que a melhor opçao é continuar em braga, e que se o miudo for realmente bom ate hipoteticamente será mais facil ter aqui uma oportunidade do que em lisboa ou no porto. penso que é isto que nos tem acima de tudo faltado para conseguir-mos manter nas nossas fileiras aqueles que realmente interessam.

david

O futuro das camadas jovens é formar principalmente homens para a vida e depois jogadores para o nosso futebol.

ric

Quote from: david on 10 de December de 2010, 15:05
O futuro das camadas jovens é formar principalmente homens para a vida e depois jogadores para o nosso futebol.

esse é o lado poético da vida....

a verdade é bem diferente

miguel_afonso

O futuro? Olhar á nossa volta, até nas equipas de formação de clubes amadores...
Braga tem muito potencial é saber aproveitar.
Vejam o caso da UEFA Regions' Cup...


Vasco Soares

Quote from: david on 10 de December de 2010, 15:05
O futuro das camadas jovens é formar principalmente homens para a vida e depois jogadores para o nosso futebol.
Nao concordo, claro que a vertente humana é muito importante ( pode ser mesmo fundamental) mas penso que com todo o respeito, esse é um trabalho para maximinenses, merelinenses, ginasios da se, arsenal da devesa etc etc. O braga é o maior clube do minho, e um dos mais importantes no panorama futebolistico juvenil em portugal. Como tal tem que selecionar os melhores jogadores, e esses melhores teem que querer jogar no braga e dentro do possivel teem que lhe ser dadas todas as condiçoes para que possam desenvolver todas as suas potencialidades. E embora seja dificil aos 13/14/15 anos saber quem vai "dar ou nao jogador" mas ha miudos que nao enganam e esses a que tentar estar muito perto deles, saber do meio familiar onde estao inseridos, saber se os pais tem ou nao dificulades economicas, pois mais vale as vezes investir 500 euros mensais na ajuda aos miudos que teem realmente capacidade, do que contratar jogadores de qualidade muito dividosa, para estarem aqui a passar a epoca sem jogar e a auferir se calhar 5 mil ou 10 mil euros todos os meses. É a minha opiniao e vale o que vale.

joelvm

Um pouco fora do contexto, mas não estou a ver outro tópico onde possa colocar a questão.

É publico alguém sabe os salários dos jogadores do Braga?

Carvalhux

Deviam era ir buscar os melhores jogadores na nossa região e de preferência portugueses , visto que se gasta dinheiro em estrangeiros que pouco ou nada fazem . Chegam sempre rotulados de craques mas no ano seguinte vão embora.

Não gosto de copiar ninguém , mas os bons exemplos são para seguir , e aí devíamos fazer um pouco como o sporting apostar em mais miúdos vindos das camadas jovens , para obter um maior retorno financeiro e desportivo.
Se não se apostasse no Cristiano Ronaldo , Figo , Simão , Nani , etc provavelmente não seriam o que são ou já foram.

Também não concordo com a ideia de que os jogadores vão para o vizela ganhar experiência no seu primeiro ano de seniores,não entendo como é que eles se vão adaptar ao futebol da I liga , jogando numa II divisão ( ou 3º seguindo a hierarquia ,liga sagres , orangina, II ) também acredito que a maioria deles desmoralize só pelo facto de ir para lá .

duasbancadas

Quote from: ribas on 09 de December de 2010, 19:54
O Barcelona provou ao mundo que é possível construir equipas muito competitivas só com jogadores da cantera. A aposta nas camadas jovens é um modelo de futuro, incentivado pela própria UEFA e que nos ajuda a criar um elo ainda mais forte entre os adeptos e os jogadores. Não quereria chegar ao extremo do Atlético de Bilbau mas o que é certo é que tem o estádio sempre cheio e um sentimento de pertença muito forte no seio da equipa.
Acho que 3 ou 4 titulares da casa deveríamos "lutar" por ter.
Durante muito tempo defendi a ideia de criarmos uma filosofia igual à do Atlethic de Bilbao, mas a verdade é que tal facto é utópico para a realidade do nosso país, afinal o clube espanhol é de uma região muito específica - País Basco - e fortemente orgulhosa da sua identidade! Não há comparação! Para além do mais, sabemos que a razão do San Mames (estádio do Bilbao) estar sempre cheio prende-se com questões de orgulho regional e não de êxitos desportivos, afinal o que ganhou o Atlethic de Bilbao de relevante nos últimos anos? Para eles, as vitórias podem aparecer ou não, agora a filosofia do clube mantém-se inalterável, isso é religioso! Já o Barcelona é algo diferente, aposta na cantera mas independentemente de os jogadores serem espanhóis ou estrangeiros! Quando se vê um Messi a jogar, que se f*** a prata da casa - diga-se catalães! :) Mas se juntar um Pedro Rodriguez, um Iniesta ou Piqué, tanto melhor! Penso que é esse objectivo que devemos seguir: aposta na nossa formação - português ou estrangeiro tanto faz - em jogadores que sintam o símbolo do clube, a cidade, a região! E como já vimos várias vezes na equipa principal, não são sempre e só os portugueses criados no clube que mais sentem o símbolo do nosso clube... 
Anti -3 estarolas, quem é braguista tem o coração cheio!

ric

realmente há que apostar na formação. Eu gostava de saber o projecto que está em curso (') no Braga.
Desconheço completamente o que se quer fazer.

joelvm

Atendendo ao tamanho do nosso plantel, acho que o braga devia-se ter inscrito na liga do futuro/intercalar, dava para rodar jogadores que não tiveram minutos, e dar oportunidade a alguns miudos