News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 07/12

Started by JotaCC, 07 de December de 2010, 07:39

Previous topic - Next topic

JotaCC

Salvador: "Equipa tem de ser humilde e guerreira"


A continuidade do Sporting de Braga nas competições europeias é um dado adquirido. Resta saber se é pela via da Liga Europa ou Liga dos Campeões. O apuramento na milionária prova ainda é possível, mas num quadro extremamente difícil de concretizar.

A equipa bracarense tem de vencer pela diferença de quatro golos na Ucrânia ou esperar por uma derrota do Arsenal, em casa, com o Partizan. "Vamos acreditar que ainda é possível, embora saiba que seja extremamente difícil passar à fase seguinte", apontou António Salvador, no aeroporto, ainda antes da partida para a Ucrânia.

A equipa bracarense conta com 9 pontos no Grupo H, mas ainda não é o suficiente para continuar em prova. "Noutras alturas, os pontos que somamos, nove, dariam para passar à próxima fase da Champions. Aliás, já houve equipas que se qualificaram para os oitavos-de-final da prova com sete e oito pontos. No entanto, desta vez, para nossa infelicidade, não é o caso", lamentou o presidente do Sporting de Braga, pese estar satisfeito com a carreira dos arsenalistas na competição. "O balanço que faço é muito positivo. Já fizemos mais pontos do que muita equipas, algumas de cá".

Em jeito de recado aos joga-dores, António Salvador apontou ainda que "para ganhar em Donetsk, é preciso que a equipa seja humilde e guerreira".
Por outro lado, António Salvador revelou a sua insatisfação pelo rendimento da equipa na Liga Portuguesa. As expectativas estão muito aquém do esperado. "Tem faltado humildade no campeonato. Não podemos pensar que ganhar na Champions chega para também ganhar na Liga portuguesa. O valor da equipa não condiz com a campanha no campeonato", referiu.

Matheus em dúvida para Donetsk

O treinador do Sporting de Braga decidiu convocar 2 1 jogadores para o jogo de amanhã com o Shakhtar Donetsk face a algumas dúvidas que subsistem no plantel. Por isso, conta com opções alternativas em relação a três jogadores fulcrais na equipa. São os casos de Felipe, Moisés e ainda Matheus.

O lateral-esquerdo Elderson não chegou a integrar sequer a convocatória, a contas com um traumatismo na coxa direita, que sofreu no jogo diante da União de Leiria.
Moisés também saiu tocado no último jogo do campeonato, padecendo de um traumatismo na anca esquerda. Ontem, no treino em Braga, fez um derradeiro teste e acabou por ser convocado, mas ainda à condição.

O caso clínico mais recente é o avançado Matheus. O avançado brasileiro sofreu um traumatismo no joelho esquerdo e ontem limitou-se a efectuar treino condicionado no ginásio. No entanto, pode recuperar para o jogo com os ucranianos, por isso viajou com a comitiva bracarense para a Ucrânia. O mesmo sucede com Felipe.

O guarda-redes recupera de uma mialgia na coxa direita. Está em recuperação desde sexta-feira, não chegou a participar no jogo com a União de Leiria. Mas, agora, foi convocado para o jogo de amanhã. Por uma questão de precaução, Domingos Paciência chamou ainda o terceiro guarda-redes do Braga inscrito na UEFA. O jovem Cristiano regressa a Braga, depois de ter participado ainda no último domingo no jogo Vizela-Lousada, defendendo a baliza do clube satélite dos arsenalistas.

Perante estas situações clínicas, o treino de hoje do Sporting de Braga, já em Donetsk, serve para dissipar várias dúvidas em relação aos jogadores que podem entrar nas contas de Domingos Paciência. Na baliza, Artur e Cristiano são as opções para além de Felipe. Na defesa, o técnico do Sporting de Braga decidiu convocar ainda Léo Fortunato e Aníbal. Regista-se ainda o regresso de Hélder Barbosa.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Sonhar com a Champions

Quem diria, após duas jornadas trágicas na Liga dos Campeões (duas derrotas, nove golos sofridos e nenhum marcado!), que os arsenalistas do Minho arribariam e arrancariam três triunfos seguidos?

Foi assim que a equipa de Domingos Paciência chega à última jornada da fase de grupos ainda na corrida matemática a uma presença nos oitavos-de-final.

Ganhar na Ucrânia, frente a uma equipa já com grande traquejo europeu (magnífico o trabalho do romeno Mircea Lucescu, que tem sabido merecer a confiança dos ricos patrões), é uma missão quase impossível, só ao alcance de um SC Braga com a coragem que demonstrou em Belgrado e a disciplina táctica que o levou a derrotar o Arsenal, na Pedreira.

De qualquer forma, garantida a Liga Europa como mínimo, a UEFA continuará a contar com os minhotos em 2011. Um ano em que Domingos deverá procurar ser igualmente competitivo nas provas nacionais e internacionais.


A BOLA

JotaCC

Salvador quer empenho também no campeonato

Antes de partir para Donetsk, onde o Braga pode fazer o último jogo nesta edição da Liga dos Campeões, António Salvador socorreu-se do brilharete na Europa para "despertar consciências", pois "o que o Braga está a fazer no campeonato não corresponde ao seu real valor". O presidente pede mais humildade. Tanta como a que tem mostrado nos grandes jogos. "Esperamos que as coisas mudem. Muitas vezes na vida é preciso humildade para se conseguir alguma coisa. Não se pode pensar que, ao ganhar tudo na Champions, cá dentro as coisas também estão ganhas. Os jogos são todos difíceis. Por isso devemos jogar sempre com o mesmo empenho e rigor", atirou o presidente, para "arrepiar caminho".

Falando sobre o Shakhtar e as hipóteses do clube português, o recém-reeleito presidente assume dificuldades. "A esperança é a última a morrer. Sabemos que é difícil, mas vamos acreditar. Pelas nossas contas, nove pontos seriam suficientes para passar à fase seguinte. Infelizmente isso não será possível apesar de, noutros anos, outras equipas terem passado até com menos", referiu, recordando o enorme azar que persegue o Braga em épocas históricas. "O balanço é francamente positivo. Outras equipas do nosso campeonato ainda não conseguiram esses pontos. Nove pontos não serão suficientes para o Braga, tal como não foi a pontuação do ano passado para sermos campeões", recordou.

Se fosse Domingos, o presidente sabe o que diria aos jogadores. "Primeiro pensem em ganhar, depois no resultado necessário. Temos de ser guerreiros, ter espírito vencedor e ser uma verdadeira equipa."

Desacordo com Domingos

Salvador discorda de Domingos na análise ao trabalho de Artur Soares Dias em Leiria, não alinhando nas críticas ao penálti assinalado ou às três expulsões. De forma resumida, a arbitragem foi boa. "Poderemos discutir um penálti sobre o Elton. Mas as decisões contra o Braga foram completamente correctas", vincou.


Cabeça-de-série na Liga Europa


Todos desejam que o Braga se apure para os oitavos-de-final da Champions, mas se o cenário mais provável imperar, então Domingos Paciência pode sorrir antes do sorteio da Liga Europa pois tem tudo para ser cabeça-de-série.

Passando a explicar: nos 16-avos-de-final desta prova secundária da UEFA, serão cabeças-de-série os 12 primeiros classificados da fase de grupos (FC Porto e Sporting, por exemplo) e os quatro melhores terceiros da Liga dos Campeões. Ora, só há quatro grupos cujo terceiro pode fazer tantos ou mais pontos do que o Braga nesse registo: B (Benfica), D (Copenhaga ou Rubin Kazan), E (Roma ou Basileia) e F (Spartak de Moscovo). Aos portugueses basta, pois, que uma destas equipas vacile nesta ronda, que começa hoje e tem no Benfica-Schalke 04, Barcelona-Rubin Kazan e Copenhaga-Panathinaikos os jogos de interesse. Amanhã jogam Bayern-Basileia, Cluj-Roma e Zilina-Spartak de Moscovo.

Se o Braga transitar como cabeça-de-série evita os piores terceiros da Liga dos Campeões e ainda os vencedores dos grupos da fase regular da Liga Europa. Estamos a falar, além dos clubes portugueses, de rivais como Manchester City, Bayer Leverkusen, PSV, CSKA de Moscovo, Zenit ou Liverpool.


Moisés e Matheus estão em dúvida

Não bastasse já estar a fazer contas para o Benfica, em jogo da Taça de Portugal agendado para o próximo domingo, em virtude das três expulsões em Leiria, Domingos Paciência tem também muito com que se preocupar para o jogo de amanhã. Matheus, Moisés e Felipe viajaram para Donetsk à condição, uma vez que estão lesionados e ontem só fizeram trabalho de ginásio.

A situação não está fácil para nenhum dos três, sendo que se, no caso de Felipe, Artur Moraes já foi ensaiado em Leiria para a substituição, enquanto as possíveis faltas de Moisés e Matheus obrigariam a recursos mais improvisados. O central sofreu um traumatismo na anca e o avançado também, mas no joelho esquerdo. No treino de hoje farão, à semelhança de Felipe, um teste que será decisivo para saber se podem ou não integrar a equipa titular.

Quem está definitivamente afastado do encontro é Elderson, habitual titular no lado esquerdo da defesa. O nigeriano tem um traumatismo na coxa direita e ficou em Braga a fazer tratamento. Também não deve jogar na Luz, onde o Braga se apresentará apenas com um lateral de raiz - Sílvio -, pois Miguel Garcia está castigado.

Para se precaver destas três possíveis baixas, Domingos Paciência optou por convocar 21 jogadores, onde se destacam Léo Fortunato, Hélder Barbosa e Cristiano, por serem novidades e, provavelmente, os excluídos se houvesse certezas da disponibilidade do trio que referimos anteriormente.

Se Matheus não jogar, Paulo César joga na esquerda. Se Moisés não estiver apto, então Vandinho deve ser adaptado à posição, por ter mais experiência que Aníbal.


Vento suavizou atraso

Razão teve a SAD para antecipar a partida para Donetsk em 24 horas. A viagem não foi propriamente tranquila e começou mal ainda no Porto. O avião, que o Braga fretou para todas as deslocações desta fase, só chegou ao Porto às 14h30, precisamente a hora prevista para levantar rumo a Donetsk. A equipa teve de esperar depois mais de duas horas para partir, uma delas já dentro da aeronave. Valeu que os ventos favoráveis encurtaram a viagem em cerca de uma hora e permitiram a chegada pouco antes das 23 horas locais, cerca de quatro horas depois da partida. Resumindo, a chegada ao hotel ocorreu já depois da meia-noite (22h00 em Portugal), ou seja 10 horas depois da concentração em Braga.

Mais de 100 adeptos acompanharam o Braga, num número superior ao esperado e que também se explica pelo facto de amanhã ser feriado. Entre esses, vários convidados, entre os quais Luís Montenegro, deputado do PSD na Assembleia da República e amigo pessoal de Salvador.



Para líder do Corinthians Felipe é um "mau carácter"


O líder do Corinthians, Andrés Sanchez, acusou Felipe de não ter tentado defender um penálti ao Flamengo para lhe oferecer o título de 2009. Tudo em resposta a um jornalista: "O meu Corinthians não entrega jogo. Quem o fez foi o mau carácter do guarda-redes."


Portugueses não perdem com o árbitro Félix Brych

O alemão Félix Brych foi o nomeado pela UEFA para dirigir o jogo de amanhã contra o Shakhtar. Até hoje, este juiz apitou três equipas nacionais e nenhuma perdeu. Curiosamente, sempre em jogos em casa: Benfica-Marselha (1-1), Sporting-Twente (0-0) e FC Porto-APOEL (2-1).


O JOGO

JotaCC

Salvador: «Temos de ser guerreiros»
presidente VALIDOU DECISÕES DE SOARES DIAS EM LEIRIA
   

Não queria falar mas estugou o passo e falou. Para surpreender. António Salvador começou por dizer que esta é uma missão "difícil" e por lamentar que com 9 pontos já somados o Sp. Braga não tenha o apuramento garantido, como já aconteceu a muitas equipas na Liga dos Campeões. "Parece ser a nossa sina fazer muitos pontos e não conseguir o nosso objetivo, como aconteceu na última época no campeonato", referiu.

"Primeiro, temos de pensar em ganhar este jogo, só assim será possível alimentar a possibilidade de seguir em frente na Liga dos Campeões", acrescentou. "Sobretudo – sublinhou – é preciso haver humildade porque não podemos pensar que os jogos estão ganhos." Por outras palavras, "há que fazer um despertar de consciências porque o que temos feito na Liga dos Campeões não tem sido o que temos feito no campeonato." Por falar no campeonato, o presidente arsenalista saiu de Leiria sem críticas para apresentar à arbitragem de Artur Soares Dias: "Foram todas decisões corretas embora possamos discutir um eventual lance sobre o Elton na área do Leiria." Depois das críticas de Domingos, eis Salvador a encerrar o assunto e a aproveitar para pedir à equipa para "ser guerreira." É o mais importante.



Líder do Corinthians atira-se a Felipe
DIZ QUE entregou um jogo ao Flamengo EM 2009

Andrés Sanchez, presidente do Corinthians, criticou o antigo guarda-redes do clube, Felipe, atualmente no Sp. Braga. O dirigente afirmou que o guardião de 26 anos entregou um jogo ao Flamengo no Brasileirão de 2009, campeonato que os cariocas acabariam por ganhar.

O Timão foi acusado de ter perdido de propósito, mas Sanchez ripostou de forma violenta: "O meu Corinthians não faria uma coisa dessas. Quem o fez foi o mau caráter do Felipe. Ele ficou parado num penálti perto do final do jogo". O agora arsenalista tem recebido críticas constantes provenientes do antigo clube desde que chegou a Portugal.


RECORD

JotaCC

Braga já está na Ucrânia
Equipa chegou debaixo de um frio gélido

O Braga chegou a Donetsk, na Ucrânia, sob uma temperatura de dois graus negativos, onde quarta-feira vai defrontar o Shaktar, partida correspondente à derradeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Em que pote cairá o Braga: oitavos da Champions ou 16 avos-de-final da Liga Europa? Esse é um "caso" para deslindar quinta-feira, (19.45 horas, SportTV) e a ser jogado em dois tabuleiros: Donetsk e Londres. O lugar mais confortável cabe ao Shakhtar. Tem 12 pontos, lidera o Grupo H e um empate basta-lhe para garantir a qualificação. O Arsenal tem nove pontos, é o segundo classificado e recebe o Partizan, que ainda não pontuou. O Braga também parte com nove pontos, mas joga fora.

Fazer melhor resultado do que o Arsenal (não entrando neste possível desempate com os ingleses o número de golos) ou vencer o Shakhtar por uma diferença de quatro golos, porque no AXA os ucranianos ganharam por 3-0, são as únicas vias para levar os minhotos aos oitavos. Seja qual for o desfecho, o clube também defende o seu prestígio e candidata-se a 800 mil euros ou 400 mil euros, consoante o resultado: vitória ou empate.

À partida para a Ucrânia, o presidente António Salvador agitou as mentes. "É difícil, mas temos que acreditar", referiu. O  líder bracarense deixou um aviso aos jogadores. "Tem que haver humildade, um despertar de consciências. É necessário arrepiar caminho", alertou. Caso falhe a permanência, a equipa entrará na Liga Europa, mercê do terceiro lugar. Mesmo sabendo que a missão é extremamente delicada, a esperança não morreu. Golear o Shakhtar, ou esperar por um deslize do Arsenal, que até é o líder na Premier League, não é uma situação confortável. Domingos trouxe 21 jogadores, três sob vigilância médica: Felipe, Moisés e Matheus.  Salino, de volta após castigo, e Hélder Barbosa, após lesão, são novidades.

CONVOCADOS
Felipe, Artur Moraes, Cristiano, Leo Fortunato, Rodriguez, Moisés, Miguel Garcia,  Sílvio, Aníbal, Hugo Viana, Luís Aguiar, Mossoró, Andrés Madrid, Paulo César, Alan, Vandinho, Salino, Hélder Barbosa, Lima, Elton e Matheus.

JN

JotaCC

6.ª Jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões
Alemão Félix Brych apita Shakhtar Donetsk-Sp. Braga

O árbitro alemão Félix Brych dirige na quarta-feira o jogo entre os ucranianos do Shakhtar Donetsk e o Sp. Braga, da sexta e última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões de futebol.

Félix Brych é um árbitro bem conhecido dos portugueses, depois de na última época ter estado no Benfica-Marselha (1-1) e no Sporting-Twente (0-0) da Liga Europa e no FC Porto-APOEL (2-1), da Liga dos Campeões.

O alemão, de 35 anos e advogado de profissão, também já tinha dirigido em 2008 um jogo dos 'arsenalistas', quando o Sp. Braga recebeu os turcos do Sivasspor, na Taça Intertoto, com triunfo dos bracarenses por 3-0.

O Sp. Braga parte para a última jornada ainda a fazer contas ao apuramento: uma vitória por quatro golos garante o apuramento directo, mas a equipa até se poderá apurar com menos golos se o Arsenal não vencer. Se os 'gunners' perderem, a equipa portuguesa até pode empatar.

Nos jogos de quarta-feira da 'Champions', o belga Serge Gumienny estará na recepção do Real Madrid, de José Mourinho, Ricardo Carvalho, Pepe e Cristiano Ronaldo, aos franceses do Auxerre.

CORREIO DA MANHA

JotaCC

Felipe, Cristiano e Hélder Barbosa são as novidades na lista de convocados

Domingos chama 21 para a ida à Ucrânia


Sporting de Braga defronta Shakhtar amanhã à noite (19h45) com a esperança de seguir em frente na Liga dos Campeões.

O regresso de Felipe e a saída de Elderson (lesionado) são as principais notas de destaque nos convocados do Sporting de Braga para o jogo de amanhã com o Shakhtar Donetsk, da última jornada da Liga dos Campeões. O treinador da equipa bracarense, Domingos Paciência, levou 21 jogadores à Ucrânia, entre eles três guarda-redes, pelo que, além de Felipe, recuperado da lesão muscular que o afastou do jogo em Leiria, chamou ainda o jovem Cristiano, tendo saído o «guardião» brasileiro, Marcos.
Igualmente de volta aos eleitos do técnico estão Salino, que cumpriu castigo no jogo de sábado da Liga, Hélder Barbosa, ausente há várias semanas devido a lesão, e Léo Fortunato. «Baixa» confirmada nos «arsenalistas» é o defesa esquerdo nigeriano, Elderson, que se lesionou em Leiria e não recuperou, devendo Sílvio ocupar a sua posição. Lista de convocados do Sporting de Braga: Guarda-redes - Artur Moraes, Felipe e Cristiano; defesas - Miguel Garcia, Moisés, Léo Fortunato, Rodriguez, Aníbal e Sílvio; médios - Vandinho, Andrés Madrid, Luís Aguiar, Mossoró, Hugo Viana e Salino; avançados - Alan, Paulo César, Matheus, Lima, Elton e Hélder Barbosa.
O Sporting de Braga é terceiro classificado do grupo H com nove pontos, os mesmos do que o segundo classificado, o Arsenal, e menos três do que a equipa ucraniana, líder do grupo. Para passar aos oitavos de final da competição, os bracarenses têm que fazer mais pontos do que o Arsenal, ou, se os ingleses vencerem em casa o Partizan (último, sem pontos), bater o Shakhtar por quatro golos de diferença.
O alemão Félix Brych foi o árbitro nomeada pela UEFA para dirigir o encontro entre o
Shakhtar Donetsk e o Sporting de Braga. Félix Brych é um árbitro bem conhecido dos portugueses, depois de na última época ter estado no Benfica-Marselha (1-1) e no Sporting-Twente (0-0) da Liga Europa e no FC Porto-APOEL (2-1), da Liga dos Campeões.
O alemão de 35 anos e advogado de profissão também já tinha dirigido em 2008 um jogo dos «arsenalistas», quando o Sporting de Braga recebeu os turcos do Sivasspor, na Taça Intertoto, com triunfo dos bracarenses por 3-0.

Regresso após lesão. Felipe deverá voltar a ser titular na baliza, depois de ter falhado o jogo em Leiria



António Salvador



Acreditamos que ainda é possível


O presidente do Sporting de Braga, António Salvador, mantém a esperança no apuramento para a próxima fase da Liga dos Campeões. Antes da partida para a Ucrânia, o dirigente bracarense frisou que é possível fazer história, apesar da dificuldade da missão. 'Vamos acreditar que ainda é possível, embora saiba que seja extremamente difícil passar à fase seguinte. Para ganhar em Donetsk, é preciso que a equipa seja humilde e guerreira', reconheceu António Salvador.
Ainda assim, o presidente do Sporting de Braga elogiou a campanha da equipa até agora, lamentando que os nove pontos já somados não cheguem para seguir em frente. 'O balanço que faço é muito positivo. Já fizemos mais pontos do que muitas equipas, algumas de cá. Noutras alturas, os pontos que somamos, nove, dariam para passar à próxima fase da «Champions»', confidenciou António Salvador.



Taça de Portugal


Benfica-Sp. Braga no domingo

FC Porto e Sporting jogam no sábado para a Taça de Portugal, enquanto o Benfica defronta o Sporting de Braga no domingo, no Estádio da Luz. Devido à jornada europeia, «dragões» e «leões» defrontam Juventude de Évora e V. Setúbal às 18 horas e 20h15, respetivamente, enquanto o embate entre Benfica e Sp. Braga tem início marcado também para as 20h15.


PRIMEIRO DE JANEIRO

Bruno3429

«Não penso sequer perder, muito menos por 0-4», diz Lucescu
Por Paulo Montes

Mircea Lucescu já projectou a partida de amanhã, frente ao SC Braga. O técnico romeno que orienta o Shakhtar respeita os bracarenses, mas não acredita que a sua equipa vá perder por 0-4, resultado que garantirá a continuidade dos minhotos na Champions.

«Não penso sequer perder, muito menos por 0-4!», atirou o treinador do conjunto ucraniano, eleito no mês de Novembro como o melhor clube do Mundo para a Federação Internacional da História e Estatística do Futebol, o que, por si só, motiva os jogadores para «darem seguimento aos bons resultados».

O frio e a paragem a que os seus atletas estão sujeitos – o Campeonato está na interrupção de Inverno – são factores que não preocupam. «Os jogadores não estão de férias. Continuamos a treinar e estamos preparadíssimos para este jogo», avisou Lucescu, consciente do valor do adversário português.

«Já tinha dito aos meus jogadores que o SC Braga ia ganhar ao Arsenal. No último jogo, em Leiria, foram três jogadores expulsos, o que revela que a equipa já estava muito concentrada na Champions, que é muito importante para os seus objectivos. Não me parece que os recentes resultados na Liga portuguesa espelhem a sua qualidade», jogou à defesa o treinador.


Douglas Costa garante que o frio não é problema
Por Paulo Montes

Douglas Costa, avançado do Shakhtar e autor do terceiro golo na expressiva vitória dos ucranianos em Braga (3-0), está confiante para o jogo de amanhã, que fecha as contas do grupo H da Liga dos Campeões.

Sendo um dos muitos brasileiros do plantel, seria natural que apontasse o frio como um problema para este jogo, pois a temperatura em Donetsk não é superior a 3 graus negativos, mas no balneário ninguém pensa dessa forma.

«Estamos todos bem adaptados e o frio não vai ser problema», respondeu, garantindo que a única ideia do grupo «é concentrar-se bem no jogo e ganhar, de modo a poder alcançar a próxima fase de Champions».

O SC Braga treina-se apenas às 18 horas (20 horas na Ucrânia). Trinta minutos antes, Domingos Paciência e um jogador dos minhotos falam à Comunicação Social.


A Bola

Bruno3429

Donetsk, cidade que cresce
Por Paulo Montes, na Ucrânia

Com pouco mais de milhão e meio de habitantes e uma maioria de falantes da língua russa, Donetsk é a cidade que alberga o campeão ucraniano de futebol – o Shakhtar – e uma das melhores equipas de futebol da actualidade.

É precisamente na fria e cinzenta Donetsk, com um colorido mais acentuado nos cabelos loiros das mulheres ucranianas, que o Sp. Braga amanhã discute a sua continuidade na Liga dos Campeões.

O Donbass Arena, um estádio arquitectonicamente sumptuoso e com luxos dignos do multimilionário que o mandou construir –o presidente do Shakhtar, Rinat Akhmetov, personalidade polémica, que terá feito fortuna na sequência das privatizações, assim ao estilo do seu amigo Abramovich – vai estar quase cheio, com cerca de 50 mil espectadores (50 dos quais apoiantes da turma arsenalista), e essa é mais uma adversidade para a equipa de Domingos Paciência, já que os adeptos locais são fervorosos e ruidosos.

O clima, esse, é o típico da região nesta altura do ano. A temperatura ronda os quatro ou cinco graus negativos mas o «real feel», ou seja, a impressão que deixa ao passante, é a de estarmos com mais de dez abaixo de zero, dado o ar seco que se respira. Neve, só nas bermas, e já transformada em gelo. Também a este nível encontrará a formação portuguesa outra contrariedade, mas se lembrarmos que o
Shakhtar tem cinco brasileiros escalados...

Donetsk tem alguns contrastes. O velho Lada cheio de ferrugem pode parar no semáforo ao lado de um novíssimo Porsche, e o idoso ucraniano dos tempos do soviete, com o seu gorro peludo na cabeça não deixa de sorrir quando se cruza com o aroma Prada da beldade que veste nas lojas em que a moda ocidental faz negócio.

Por aqui, a vida não é cara, mas cem euros, que é mínimo dos ordenados, talvez não cheguem para cobrir todas as necessidades básicas. Assim se explica o êxodo de alguns habitantes para países como Portugal, em busca de um futuro mais simpático e mais... rápido.

Para quem fica, educação, cultura, ciência e uma forte aposta no trabalho fazem o caderno de encargos – em que a exploração mineira e a indústria pesada são prioritárias – e ajudam ao crescimento de cidade e da própria Ucrânia, abrindo horizontes para o investimento estrangeiro e para a criação de novos empregos. Curioso: uma economia em fase de ascensão, sem direito a extravagâncias, e ninguém fala em crise!

A Bola

JotaCC

Livro pode antecipar centenário do SC Braga

«História da bola em Braga», livro hoje apresentado, traz novos dados sobre o ano da fundação do SC Braga. O clube poderá, desta forma, celebrar o centenário mais cedo.

Luís Freitas Lobo, que escreve o prefácio da obra de Evandro Lopes e João Nogueira Dias, também esteve no café bar Zero53, local de culto que serve habitualmente de palco às discussões sobre a história do futebol minhoto.

A história acarta grandes curiosidades, como a polémica da foto que liga o equipamento do SC Braga ao verde e branco do Sporting e, mais tarde, o surgimento do uniforme igual ao do Arsenal londrino, que hoje vigora.

O livro não se cinge à história do SC Braga, dando ainda a conhecer a evolução de vários clubes do concelho e do distrito.


«Importante é vencer», diz Lima


Lima será perpetuamente recordado como o herói de Sevilha. Em plena Andaluzia, o brasileiro apontou três golos que permitiram o acesso histórico do Sporting de Braga à fase de grupos.

E amanhã, será o atacante arsenalista capaz de igualar aquele registo de golos ou, preferencialmente, de assinar quatro remates certeiros?

— Será muito, muito difícil, mas não é impossível. Ainda hoje me lembro do jogo de Sevilha... Quem sabe se eu ou um companheiro meu, ou a equipa naturalmente, não teremos outra noite iluminada?... Vamos torcer por isso. O fundamental é vencer e marcar golos, disso não nos podemos esquecer.

E o frio, quão decisivo poderá ser no desenrolar da derradeira ronda da fase de grupos da Champions?

— Seguramente que não vai influenciar o nosso rendimento, pois também estamos habituados a baixas temperaturas. Isso não nos atormenta.



«Às vezes, acontecem noites fantásticas», diz Domingos


Domingos Paciência, treinador do Sporting de Braga, admite que a missão da equipa é difícil, mas recusa para já fazer contas à Liga Europa.

Permanecer na Champions obriga a um triunfo bracarense, amanhã, por quatro ou mais golos de diferença. Será possível? Tem a palavra o técnico:

— Marcar quatro golos não é fácil. Ainda por cima, frente a uma equipa que não perde em casa há dois anos e que nos venceu em Braga, por 3-0. No entanto, às vezes no futebol, há noites fantásticas e em que tudo pode acontecer. Não estamos a pensar na Liga Europa nem se seremos ou não cabeça-de-série. Há dois jogos que podem ser determinantes na Champions, pois o Arsenal recebe o Partizan.

O líder da formação arsenalista garante inclusive que irá montar um esquema a apontar à vitória:

— Sempre preparamos a equipa para ganhar. Por quantos golos não é importante, importante é haver espírito de vitória. As nossas armas serão as mesmas do primeiro jogo. Na altura, as coisas só se tornaram complicadas a partir dos 75 minutos. Não foi por acaso que o guarda-redes deles foi o melhor em campo.

Quanto aos casos clínicos apresentados por Felipe, Moisés e Matheus, aparentemente isso não tira o sono a Domingos Paciência:

— Temos mais gente e esta até poderá ser uma boa oportunidade para outros aparecerem.

A terminar, a garantia total de que o sucedido em Leiria não terá repercussões negativas no desafio desta noite, na gélida Donetsk:

- O que aconteceu na última jornada da Liga foi consequência do desenrolar do jogo. Houve um penalty contra nós, uma expulsão e depois houve uma equipa que quis ganhar jogando com 10.



A BOLA

Bruno3429

Sete jogadores suspensos por um jogo
Por Redacção

A Comissão Disciplinar da Liga divulgou, esta terça-feira, a lista de castigos referentes à 13.ª jornada da Liga Zon Sagres.

São sete os jogadores suspensos por um jogo. A saber:

Matheus, Miguel Garcia e Mossoró (SC Braga), Paulo Sérgio, (UD Leiria), Collin (V. Setúbal), Pedro Silva (Portimonense) e Hélder Postiga (Sporting).

A Bola