News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 04/12

Started by JotaCC, 04 de December de 2010, 07:35

Previous topic - Next topic

JotaCC

Domingos: "Objectivo mais importante é o campeonato"


Olhos postos no campeonato. E em conquistar em Leiria a primeira vitória fora de portas. Domingos Paciência é peremptório na análise ao desafio da 13.ª jornada da Liga (esta noite, pelas 21.15 horas): vencer para chegar o mais rápido possível aos lugares de topo. Concentração máxima no jogo em Lei-ria, só depois se pensará no duelo na Ucrânia, com o Shakhtar Donetsk, a contar para a Liga dos Campeões.

"O objectivo mais importante da época do Sp. Braga é o campeonato e passa por conseguir-mos ficar nos quatro primeiros lugares. Sabemos que o desgaste este ano vai ser muito diferente dos últimos anos, porque participar pela primeira vez na Liga dos Campeões provoca um desgaste muito grande em termos físicos e emocionais. Teremos de concentrar maior atenção e investimento no campeonato. É este jogo em Leiria que é o mais importante. É o jogo do campeonato, que queremos ganhar para passar a estar mais bem classificados", frisou o técnico.

Depois de duas vitórias consecutivas, Domingos lembra que a equipa está "mais confiante" e disposta a dar seguimento aos bons resultados: "é importante nesta altura ganhar. Se queremos chegar o mais rápido possível aos primeiros lugares passa por ganhar o jogo com o Leiria".
Pela frente, o técnico considera que vai estar um adversário "difícil", que não irá facilitar a vida aos arsenalistas.

"O Leiria está a fazer um grande campeonato e, nesta altura, tem mais um ponto do que nós. Tem tido bons resultados em casa e as dificuldades vão ser muitas amanhã [hoje]. Tudo iremos fazer no sentido de ganhar. É com essa mentalidade que temos de abordar o jogo, de uma forma séria, agressiva, muito optimista e confiança para conseguirmos os três pontos", rematou Domingos Paciência.



António Salvador: "queremos continuar a ser uma escola de campeões"



Cumprindo a promessa deixada na última Assembleia Geral, António Salvador assumiu os destinos do Sp. Braga para os próximos três anos. Revelando "um enorme orgulho" e deixando a promessa "de servir o Sp. Braga de uma forma séria, responsável, dedicada e apaixonada", António Salvador foi aclamado numa Assembleia Geral Eleitoral bastante concorrida, no auditório da A. F. Braga.

"Da minha parte, e da minha equipa, podem contar com o mesmo empenho, a mesma exigência, rigor, profissionalismo e ambição que pautaram a gestão do Sp. Braga nos últimos sete anos e meio. Estou aqui de corpo e alma e vou continuar a defender de forma intransigente os interesses do Sp. Braga, lutando com todas as forças para elevar o nome do clube e projectá-lo cada vez mais como um dos grandes do futebol português, símbolo máximo da cidade e, principalmente, de toda a região", sublinhou o presidente.

No discurso aos sócios, António Salvador lembrou que o Sp. Braga "é reconhecido nacional e internacionalmente, como símbolo de sucesso, credível e ganhador" fruto dos "sucessos desportivos, mas também devido à excelente gestão". Para o futuro, o presidente ambiciona "a mais êxitos".


"Queremos continuar a ser uma escola de campeões"

Para os próximos três anos de mandato, António Salvador foi peremptório: "queremos continuar a ser uma escola de campeões, no desporto e na vida".
O presidente assume que a tarefa "não será fácil", mas confessa ser uma pessoa de "desafios". "Tudo farei para que o Sp. Braga continue a ser um exemplo de gestão, organização e modernidade, sempre à procura de novos êxitos desportivos".

Prometendo "muito trabalho e empenho", um dos desígnios do presidente é que o Sp. Braga "seja um grande do futebol português". Quanto a títulos, "há sempre três crónicos candidatos e o que poderemos fazer é lutar sempre pela melhor classificação possível, com convicção de que nada é impossível".

O presidente aproveitou para destacar o trabalho desenvolvido por Domingos Paciência. Salvador considera o técnico "o melhor da história" do clube e diz ser "o treinador certo para o Sp. Braga conquistar títulos".

Confiante que o Sp. Braga pode passar aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, António Salvador apontou ainda outro objectivo para este mandato: a construção de uma academia.
"É uma ferramenta determinante para a sustentabilidade do clube. Os tempos não são fáceis, mas vamos acreditar que pode acontecer este mandato".


CORREIO DO MINHO

JotaCC

«Prevejo três anos extraordinários» - José Mendes

José Mendes  é uma sumidade na área académica, mas uma personagem relativamente desconhecida do universo associativo bracarense.

O novo presidente da Mesa da Assembleia Geral tem 48 anos, é desde 2003 professor catedrático do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho, vice-reitor da instituição e investigador, com obra científica publicada em cinco livros e dezenas de artigos.

Foi com «surpresa» que José Mendes recebeu o convite de António Salvador para fazer parte da sua lista.

«Foi tudo muito rápido. Ele sabia que eu não podia aceitar cargos executivos, mas disse-lhe que seria um prazer muito grande ser presidente da Assembleia Geral do Braga. Prevejo três anos extraordinários, não apenas do ponto de vista desportivo mas também na consolidação do crescimento do Braga no panorama nacional, em várias áreas», declarou.

Antigo atleta do Braga, José Mendes acumulou recordes regionais nos 100 metros e chegou a ser campeão de salto em comprimento.

«Aceitei este desafio com muito gosto e na certeza de que o Braga é um clube com um presente muito bom e um futuro ainda mais promissor, não só no futebol como noutras modalidades», rematou.

A BOLA

JotaCC


Sp. Braga
Domingos sem pressa de renovar contrato

Antes do jogo desta noite, da 13.ª jornada da Liga, frente à União de Leiria (21h15, SP-TV1), Domingos Paciência recordou aos jogadores que "o objectivo mais importante da época é o campeonato", procurando, desta forma, evitar uma poupança de esforços para a partida da Liga dos Campeões, na Ucrânia, na próxima semana. Acerca da intenção do presidente do Sp. Braga de lhe renovar contrato, foi cauteloso: "Ainda é cedo, há aspectos mais importantes para tratar".


PUBLICO

JotaCC


António Salvador reconduzido na presidência

O dirigente bracarense, que se propõe manter o clube entre os quatro primeiros, acredita na continuidade na Champions e na concretização do projecto da Academia

O presidente do Sporting de Braga, empossado, esta sexta-feira, por mais três anos, manifestou a vontade de o clube continuar a lutar entre os "grandes" do futebol português e de vir a lutar pelo título a breve prazo.

"O objectivo é ficar entre os primeiros quatro lugares, este ano e nos próximos, porque há três crónicos candidatos, mas ninguém nos pode tirar a ambição de lutar com eles e é para isso que trabalhamos, para continuar a estar no meio deles", disse António Salvador.

Sobre a continuidade na Liga dos Campeões, o dirigente acredita que o Braga vai consegui-lo, como "este ano vencemos o Celtic e Sevilla e vocês não acreditavam".

António Salvador afirmou, ainda, a sua convicção na consecução do projecto da academia, uma "ferramenta importante para o futuro e sustentabilidade do clube", apesar de saber que "não é fácil", porque "depende de muitos factores, nomeadamente da autarquia".

Além de António Salvador e José Mendes, presidente da mesa da Assembleia-Geral, tomaram posse Gaspar Vieira de Castro, que passa a liderar o Conselho Fiscal, e Mesquita Machado (ausente
por doença), presidente da Câmara de Braga, que regressa ao clube para presidir ao Conselho Geral, o seu órgão consultivo.

RTP

JotaCC

Estrear Artur e matar o jejum


Domingos Paciência estreará um novo guarda-redes na sétima tentativa para vencer fora do AXA no campeonato, mais de sete meses depois do último triunfo, ainda relativo à época passada, e na Figueira da Foz, bem perto de Leiria.

Artur Moraes beneficia da súbita lesão de Felipe, que no final do treino de ontem sentiu uma picada na coxa direita e acabou por ficar de fora. Nesta fase é prematuro arriscar tempo de paragem e não se sabe se estará apto para a decisiva viagem a Donetsk, para a Liga dos Campeões. Sem tempo para reavaliar a extensão da lesão, o Braga excluiu-o, para não correr o risco de levar para estágio um jogador inapto. Marcos, estreia-se assim em convocatórias para a Liga ZON Sagres, mas é o número 1, Artur Moraes, o grande beneficiado.

Contratado para ser titular, mas relegado para o banco com a chegada de Felipe, há muito que o ex-Roma desejava mostrar valor num jogo com grau de dificuldade elevada. E o Leiria é mesmo complicado. Está a frente do Braga e em casa só ainda perdeu (1-2) com o Sporting.

21h15

Sport TV1

Estádio dr. Magalhães Pessoa

Árbitro Artur Soares Dias [AF Porto]

Assistentes Bertino Miranda e João Silva
Leiria

Treinador

Pedro Caixinha

85 Gottardi GR

26 Panandetiguiri LD

3 Diego Gaúcho DC

77 Zé António DC

80 Patrick LE

7 Paulo Sérgio MD

21 Marcos Paulo MD

11 Silas MO

27 N'Gal AD

8 Rúben Brígido AE

7 Carlão AV

-

91 Michael GR

25 Hugo Gomes LD

30 Mamadou DC

5 Paulo Vinícius LE

6 Diogo Amado MD

4 Pateiro MO

70 Leandro Lima MO

99 Zhang AE

14 Zahovaiko AV

50 Arthuro AV

Braga

Treinador

Domingos Paciência

1 Artur Moraes GR

28 Sílvio LD

5 Moisés DC

2 Rodriguez DC

20 Elderson LE

88 Vandinho MD

22 Luis Aguiar MO

8 Mossoró MO

30 Alan AD

18 Lima AV

99 Matheus AE

-

26 Marcos GR

15 Miguel Garcia LD

48 Aníbal DC

23 Madrid MD

45 Hugo Viana MO

9 Paulo César AE

85 Elton AV



A ANÁLISE DE COROADO

Artur Soares Dias

AF Porto

31 anos

internacional Sim

nº de jogos 73

GRAU DE RISCO

MUITO DIFÍCIL

Difícil

MÉDIO

NORMAL

árbitro (Pontuação 0 a 5)

Jogos anteriores 3,35

personalidade 3,50

controlo disciplinar 3,00

interpretação das leis e regulamentos 3,00

condição física 4,00

média 3,37

Sem prestações excepcionais mas sempre positivas, nos cinco jogos dirigidos nesta competição, só por uma vez claudicou. Demonstra segurança, firmeza e convicção no que faz. Tranquilo, tem exprimido as capacidades que cedo se lhe reconheceram. Mais sóbrio e discreto, lucrou na imagem e na autoridade que impõe. Com estampa atlética, capacidade física, bem preparado tecnicamente e equilibrado na acção disciplinar, permite fluidez ao jogo, não intervindo permanentemente. Esta época já arbitrou os visitantes em duas ocasiões mas ainda não dirigiu os homens do Lis. Revela-se opção acertada para jogo que terá a sua dificuldade (os visitantes constituíram-se motivação extra para os adversários).

árbitros assistentes

Bertino Miranda(AF Porto)

João Silva (AF Porto)

Sujeito a errar como qualquer outro, Bertino Miranda perfila-se como o assistente ideal por falhar muito menos que a generalidade dos colegas de função. João Silva, não sendo tão fiável quanto o companheiro também oferece garantias de ajuda positiva.


Domingos Paciência

"A Liga é mais importante"

Poucos dias depois de António Salvador ter dito que era cedo para falar na renovação de contrato com o treinador, Domingos concordou. "O grande sonho de todos é conquistar um título neste clube. Vamos lutar por eles. Um treinador não pode fazer planos a longo prazo sabendo que estamos dependente dos resultados. O presidente foi bem explícito: nesta fase há aspectos mais importantes a resolver. Um é o campeonato", respondeu.

Ganhar em Leiria é "importante para chegar mais rapidamente lá acima", afinal onde o Braga quer terminar. A Champions é exigente, mas "a mensagem passada aos jogadores é que a Liga é o objectivo mais importante." Daí que não vá poupar ninguém para Donetsk, numa fase em que "a equipa está mais confiante."

O técnico confessou que ouve "com emoção" quem diz que ele é o melhor treinador da história do Braga, ainda que isso seja natural. "Os resultados têm muita influência nisso. Mas eu não vivo a pensar no passado, mas sim a pensar que o futuro será melhor", explicou.



Salvador sonha golear Shakhtar

Seriedade, dedicação e paixão foi o que António Salvador prometeu ontem aos sócios do Braga depois de ser reeleito presidente do clube pela segunda vez consecutiva. Face à ausência de concorrentes, nem sequer foi necessária a realização de uma votação. João Gomes Oliveira, rendido na presidência da Assembleia Geral (AG) por José Mendes, propôs que o líder fosse reconduzido por aclamação e unanimidade, e os muitos sócios que marcaram presença no auditório da AF Braga nem hesitaram. Um forte aplauso bastou para que se cumprisse a formalidade, até porque todos acreditam que será com Salvador que o clube alcançará êxitos. A começar já pelo acesso aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Vencer o Shakhtar por quatro golos de diferença não é fácil, mas o presidente não perde a fé. "Acredito sempre que é possível. Se dissesse que o Braga ia lutar pelo título na época passada ou que ia afastar o Celtic e o Sevilha ninguém acreditava. Quando há fé, vontade, ambição e carácter tudo pode acontecer", frisou.

No rescaldo de uma AG marcada pela ausência de Mesquita Machado, novo presidente do Conselho Geral, devido a uma gripe, António Salvador reiterou a vontade de renovar com Domingos, pois está convencido que será o treinador de Leça da Palmeira a "dar títulos ao clube". Uma demonstração de confiança, mas também um sinal da ambição do presidente arsenalista, que até 2013, altura em que se realizarão novas eleições, espera ter concluída uma academia. "É uma ferramenta importante para a vida e para a sustentabilidade do clube. Depende de vários factores, nomeadamente da autarquia, mas acreditamos que poderá ser um projecto realizável nos próximos três anos", concluiu.


Plantel oferece garantias de sucesso ao presidente

As notícias sobre o interesse de outros clubes em jogadores do Braga ou dos arsenalistas em atletas de outras equipas são cada vez mais frequentes. Ainda ontem Isidoro Sousa, presidente do Olhanense, revelou que os bracarenses querem o médio Vinícius, mas António Salvador foi claro. "Estamos satisfeitos com os jogadores que temos. Temos um plantel que nos dá garantias e será com ele que iremos trabalhar e alcançar os objectivos", vincou.


O JOGO

JotaCC

Sp. Braga
Guardião Felipe falha U. Leiria

O guarda-redes Felipe lesionou-se no treino de ontem (dores na coxa esquerda) e ficou fora dos convocados do Sp. Braga para a deslocação ao terreno da U. Leiria (hoje, 21h15, Sport TV 1).

O habitual titular da baliza dos minhotos foi substituído por Marcos, que se estreia em convocatórias para o campeonato. Contudo, deverá ser o guardião Artur Moraes a defender a baliza dos arsenalistas diante dos leirienses. Nota ainda para Luís Aguiar e Alan, que regressam após terem cumprido um jogo de castigo, e para as saídas de Salino, suspenso por uma partida, Custódio e Meyong, ambos por opção.

O Sporting de Braga é sétimo classificado, com 17 pontos, e a U. Leiria está na sexta posição (18). O jogo vai ser dirigido por Artur Soares Dias, do Porto.


CORREIO DA MANHA

JotaCC

Artur Moraes deita luva à baliza

Lesão de Felipe abre a porta para estreia do guardião na Liga e, possivelmente, na Champions.

Chegou finalmente a oportunidade para Artur Moraes mostrar o que vale no Campeonato.

O brasileiro aproveita a lesão de Felipe (mialgia na coxa direita) para assumir a baliza, ele que esta época só foi titular na Taça de Portugal, na vitória por 2-1 sobre o modesto 1.º de Dezembro.

Contratado a custo zero, Moraes trocou a Roma, onde era terceira opção, pelo Braga na expectativa de ser o número 1. No entanto, a chegada de Felipe trocou-lhe as voltas e atirou-o de novo para o banco.

O seu tempo chegou e até pode acontecer que Artur seja dono da baliza frente ao Shakhtar, na Champions, e na Luz, no jogo da Taça de Portugal, com o Benfica.

Mas as novidades na baliza não acabam aqui. Marcos (que era para ser sucessor de Quim...) é chamado pela primeira vez para um jogo da Liga Zon Sagres. Também para o experiente guardião, o mau tempo ficou para trás.

A BOLA