News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Livro sobre a ‘Bola’ em Braga lançado a 7 de Dezembro

Started by Alfarrábio, 27 de November de 2010, 11:37

Previous topic - Next topic

Renato_1921

Eu queria muito comprar o livro mas nao conheço nenhum dos sitios onde ele está á venda, sou de vila verde e então nao estou muito intereorizado com os sitios aqui referidos! :-[

Braga_fan

Não sabes onde fica o mini sport ou o cafe duarte?  ;)

comandantX

Quote from: ric on 09 de December de 2010, 09:36

Um livro destinado ao sucesso e obrigatório para qualquer braguista que se preze.

Seria útil que o clube o colocasse à venda nos seus postos de atendimentos (é preciso um entendimento com os autores).

Ric, quanto ao Clube não sei mas o Superbraga poderia dar uma força na divulgação, ou não?  ;)
Braga - Capital Histórica do Noroeste Peninsular

ferna

Caros Foristas e Adeptos do NOSSO ENORME SPORTING CLUBE DE BRAGA:

Quem conhece a HISTÓRIA DO BRAGA, sabe que O ENORME não nasceu em 19/01/1921.

O Primeiro grande Livro sobre a História do S. C. Braga, Editado por "Correio do Minho", e cujo o seu autor foi José Ernesto Barros Pereira narrando os anos de 1921-1985, diz na sua página 11, PEDINDO DESCULPA AO SEU AUTOR PELA CITAÇÃO:

FUNDAÇÃO
""Seria aí por 1920 que despertou na Cidade o interesse pelo Futebol e, pouco depois, um grupo de estudantes se decidiu pela criação do S. C. de Braga". Foi assim que o jornalisa Augusto Martins escreveu no jornal do clube, no número especial, para assinalar as Bodas de Ouro...
... § 3º - Por sua Vez, na revista "TERRAS DE PORTUGAL", no seu número único dedicado à inauguração do Estádio 28 de Maio (Maio de 1950), pode ler-se: "desde a sua fundação, há mais de 30 anos, em Dezembro de 1919, o S. C. de Braga nunca conheceu momento tão alto na sua carreira como o de hoje.""

Como vemos todos e quem conhece a nossa história (desculpem-me inclir também nesta história, pois já sou sócio há quase 30 anos) o nosso Brga é mais antigo que a data oficial da sua fundação.

Temos é de honrar a memória dos NOSSOS FUNDADORES e de quem fez os primeiros estatutos do nosso clube, pois os mesmos quiseram que o dia oficial da fundação fosse:

19 DE JANEIRO DE 1921












Bracaro Augusto

Nos próximos Dias, um amigo meu de Braga, irá comprar o livro para mim. Não vejo a hora de o ter, em minhas mãos !!!
BRAGA SEMPRE !!!

A.COSTA

Na 6ª freira fui a Braga e comprei o último livro que havia no Mini Sport.

O livro está engraçado. Bom trabalho.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

comandantX

Já passou um ano desde a apresentação deste livro sobre a história desportiva e futebolística de Braga na primeira metade do Séc. XX (com largo destaque para o SC Braga).
Na altura colocou-se a hipótese da data de fundação do SC Braga ser anterior há que está actualmente em vigor com a apresentação de factos que o podem comprovar.
Televisões e imprensa escrita deram amplo destaque a este acontecimento, e, pelo que me consta, a procura que a publicação teve também demonstra o interesse do público (de vários pontos de Portugal e estrangeiro). Os autores tiveram ainda a generosidade em oferecer alguns exemplares às mais diversas instituições do concelho, onde não podia deixar de estar o SC Braga (o Clube e a SAD).
Devido à minha condição de associado e proximidade aos autores (onde pude verificar o tempo pessoal que lhes foi consumido para publicarem a obra), fico revoltado com a total ausência de posição e comunicação dos responsáveis do SC Braga (quer da SAD mas sobretudo do Clube) sobre a matéria contida na obra que diz respeito ao SC Braga.
Como me foi possível verificar, muitas das historinhas que pensavamos fazerem parte do imaginário do Clube, podem não passar disso mesmo, imaginação popular (cores dos equipamento inicial, cores do primeiro símbolo, quem teve a ideia do equipamentos actual, etc, etc). Mas a mais relevante é mesmo a questão da data de fundação.
Não poderá o SC Braga, tirar partido de uma data mais recente (1914) para ajudar a sustentar o seu crescimento com o festejo do Centenário a curto prazo? Mas mais que tudo, reescrever a verdadeira História do Clube, colocando todos os responsáveis do Clube e SAD com o espírito de missão de verificar e comprovar (ou não) os factos que foram trazidos à luz do dia? Não terão esse dever para com os associados?
Braga - Capital Histórica do Noroeste Peninsular

PAF

Quote from: comandantX on 08 de December de 2011, 12:44
Já passou um ano desde a apresentação deste livro sobre a história desportiva e futebolística de Braga na primeira metade do Séc. XX (com largo destaque para o SC Braga).
Na altura colocou-se a hipótese da data de fundação do SC Braga ser anterior há que está actualmente em vigor com a apresentação de factos que o podem comprovar.
Televisões e imprensa escrita deram amplo destaque a este acontecimento, e, pelo que me consta, a procura que a publicação teve também demonstra o interesse do público (de vários pontos de Portugal e estrangeiro). Os autores tiveram ainda a generosidade em oferecer alguns exemplares às mais diversas instituições do concelho, onde não podia deixar de estar o SC Braga (o Clube e a SAD).
Devido à minha condição de associado e proximidade aos autores (onde pude verificar o tempo pessoal que lhes foi consumido para publicarem a obra), fico revoltado com a total ausência de posição e comunicação dos responsáveis do SC Braga (quer da SAD mas sobretudo do Clube) sobre a matéria contida na obra que diz respeito ao SC Braga.
Como me foi possível verificar, muitas das historinhas que pensavamos fazerem parte do imaginário do Clube, podem não passar disso mesmo, imaginação popular (cores dos equipamento inicial, cores do primeiro símbolo, quem teve a ideia do equipamentos actual, etc, etc). Mas a mais relevante é mesmo a questão da data de fundação.
Não poderá o SC Braga, tirar partido de uma data mais recente (1914) para ajudar a sustentar o seu crescimento com o festejo do Centenário a curto prazo? Mas mais que tudo, reescrever a verdadeira História do Clube, colocando todos os responsáveis do Clube e SAD com o espírito de missão de verificar e comprovar (ou não) os factos que foram trazidos à luz do dia? Não terão esse dever para com os associados?
Não tenho dúvidas (pelo pouco que fui lendo) que mais dia menos dia alguém vai recolocar a história no verdadeiro lugar... não me aprece é que seja com esta direcção.