News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

"Braga lutará pelo título quando os adeptos quiserem"

Started by Olho Vivo, 17 de November de 2006, 13:06

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

Entrevista a António Salvador, no Público:

«O presidente do Braga explica a aposta em Rogério Gonçalves e garante que os objectivos para esta
época permanecem intactos. Em três anos e meio de liderança, António Salvador fixou os minhotos nos lugares cimeiros e granjeou o respeito do futebol português. Mas diz que o número de associados está longe
de corresponder ao crescimento do clube.»

Por Matilde Rocha Dias

«Trabalhador compulsivo e dono de um discurso afirmativo, António Salvador é um dos protagonistas mais activos do futebol português, ele que assumiu a liderança do Braga com 32 anos e praticamente como um desconhecido. Nas vésperas da recepção às "águias", o dirigente comenta as mudanças no comando técnico e traça objectivos para o clube que tem consolidado como quarto "grande" e que conduziu à fase regular da Taça UEFA. Empresário de sucesso - fundou a empresa de construção civil Britalar -, tem como preocupação a melhoria da marca Braga e afirma que a dupla Rogério Gonçalves-Jorge Costa "é a ideal para dar sequência ao engrandecimento do clube".
PÚBLICO - O Braga mudou de equipa técnica há uma semana. Que reflexos poderá isso ter no jogo com o Benfica?
ANTÓNIO SALVADOR - Mudanças de treinadores obrigam a um tempo de encaixe e de adaptação. Tenho a certeza de que a equipa vai fazer tudo para dar uma boa resposta em casa. Não há razões para haver desassossego.
A demissão de Carvalhal surpreendeu muita gente. A si também?
Apanhou-me desprevenido. Continuo a acreditar que teria capacidade para consumar os objectivos que lhe foram propostos. Partiu dele a vontade de sair, por razões pessoais. Fiz tudo para o demover da decisão e, aliás, a minha linha de conduta tem sido essa - em alturas de contestação ao Jesualdo Ferreira, fui o primeiro a vir a público para segurar o treinador.
Correram rumores de indisciplina, que punham em causa a autoridade de Carvalhal. Tomou conhecimento de algum problema?
Nunca houve problemas de indisciplina, nem com Carvalhal nem com a anterior equipa técnica.
Tentou contratar José Peseiro e acabou por assegurar Rogério Gonçalves. O que está na base dessa aposta?
Pelo percurso ascensional do Rogério e pelo excelente trabalho que estava a fazer na Naval, considerei-o logo a pessoa ideal. E, ainda por cima, é minhoto, de Viana do Castelo.
Os clubes mais sonantes treinados por ele foram a Naval, o Varzim e o Leixões. A experiência modesta não lhe trará problemas de afirmação num plantel com jogadores internacionais e personalidades fortes?
Para se impor respeito, não é preciso ter currículo. É preciso carácter forte e vontade férrea de mostrar resultados. Essas qualidades sobejam no Rogério. É acessível, tem ideias bem definidas e fiquei bem impressionado com os métodos de treino que utiliza. Posso dar exemplos de outros que treinaram grandes equipas e até foram campeões sem currículo. Lembro-me do Fernando Santos quando foi para o FC Porto: tinha muito menos currículo do que o Rogério. O Paulo Bento é outro exemplo.
Gosta de trabalhar com minhotos, mas contratou o portuense e portista Jorge Costa para adjunto, antes de avançar para Rogério Gonçalves. Porquê?
Não faço questão de ter só gente do Minho, até porque quero os melhores profissionais, sejam de onde forem. Depois, não contratei Jorge Costa antes de falar com o Rogério: ele apadrinhou a ideia, motivado pelo facto de o Jorge ser carismático e ter um passado de referência para os jogadores.
Jorge Costa está no Braga para impor uma nova ordem ou será um complemento da autoridade de Rogério Gonçalves?
Nenhum treinador contribui solitariamente para o rendimento de um plantel. Por isso se fala em equipas. O Jorge Costa é adjunto do Rogério. A nova equipa técnica é a ideal para dar sequência ao engrandecimento do Braga e o bom entendimento entre o treinador e os adjuntos vai ajudar o Braga a manter-se em níveis de rendimento e de competitividade muito altos.
O que pediu à nova equipa técnica?
Um alinhamento pelo modelo de trabalho que tem sido levado a cabo desde o tempo do professor Jesualdo Ferreira. E que trabalhasse de uma forma séria, condizente com a personalidade do treinador, dos outros profissionais que o acompanham e desta SAD. Em termos de objectivos, falei, no mínimo, no quarto lugar e em tentarmos subir mais um degrau na Taça UEFA.
Na última assembleia, exigiu aos sócios uma comparência em massa no estádio. É um drama não encher o estádio?
É uma realidade que não reflecte o crescimento sustentado do clube. Quando eu e os meus pares da administração chegámos (faz quatro anos em Fevereiro), foi com uma missão clara: resolver o problema financeiro da SAD e, depois, o desportivo. Isso foi conseguido e não é fácil conjugar bons resultados no campo com lucros de exploração, até porque estamos obrigados a vender, pelo menos, dois jogadores por época. Fizemo-lo com o recurso a profissionais dignos e capazes, mas a região continua a não apoiar da maneira que desejaríamos e que o clube merece. Começámos com 12 mil sócios, temos 23 mil, mas é imperioso chegar à barreira dos 30 mil. Temos apostado no merchandising, há uma política de comunicação nova, tentamos enfatizar o contributo do Braga na valorização da região. Ainda há um caminho longo a percorrer.
Porque é que os bracarenses não aderem ao seu clube como os vimarenses ao Guimarães?
Braga tem uma população flutuante, feita de jovens que vieram para a Universidade e de gente de longe que vem em busca de emprego. Possivelmente, isso faz com que as pessoas conservem a paixão por outros clubes. Em Guimarães, a população é mais fixa, há mais vimaranenses de origem, logo o bairrismo e o apego pelos emblemas da terra são maiores.
Já fez os minhotos sonharem com o título. Quando é que veremos o Braga campeão?
O Braga tem potencial para lutar pelo título, mas só o conseguirá de facto quando a cidade começar a encher o estádio, ou seja, quando os adeptos quiserem. O nosso grande desafio tem sido a qualificação dos recursos humanos do clube, para uma maior eficiência desportiva e directiva. Hoje, o Braga é um clube atractivo até para os jogadores, que sabem que vão ser valorizados e poderão saltar do clube a qualquer momento. As condições para lutarmos pelo título estão a ser criadas, mas não podemos marginalizar o papel da região, que é importantíssimo.
A equipa encaixou sete golos nos últimos dois jogos. Vai contratar reforços em Janeiro?
Os empréstimos do João Tomás e do Kim deram-nos um encaixe interessante que nos permite contratar mais jogadores, se o Rogério assim o entender.»

"Há uma relação de confiança
com Jorge Mendes que tem sido profícua"

«A saída de Artur Monteiro, após nove anos como director executivo, foi mal digerida por muitos adeptos. Não se incomoda com isso?
Não houve despedimento, simplesmente ele considerou que não se encaixava num formato de trabalho a tempo inteiro, por ter outras ocupações além do Braga. Fez um trabalho importante, ajudou o Braga.
A relação do Braga com Jorge Mendes é estreita. Existe dependência do clube em relação a esse empresário?
Há uma relação de confiança que tem sido profícua para ambas as partes, sobretudo para o Braga. Ele é o melhor empresário, o que tem mais conhecimentos na Europa e no mundo e o que traz mais vantagens para o Braga. Esperamos que seja uma relação duradoura sem menosprezo para os outros empresários com quem trabalhamos.»

2378

vale a pena ler.

"Braga lutará pelo título quando os adeptos quiserem" - tem muita verdade esta afirmação.

zebraga1985

Menos internet, mais estádio...

O futebol é no estádio e não no PC

comandantX

Da-se, eu quero que o NOSSO BRAGA lute pelo título há pelo menos 27 anos!!!! (meninas eu não aparento esta idade, atenção!)  ;D
Braga - Capital Histórica do Noroeste Peninsular

LOBO

Braga lutará pelo título quando os adeptos quiserem

Dava uma boa FAIXA para muitos que estão sentados em casa a ver a bola no sofa

Dracul

Quando TODOS os adeptos quiserem, porque ainda há aqueles que amanhã se vão "esquecer" que a camisola do Braga tem mangas brancas.

JotaCC

È a mais pura das verdades kuando certos adeptos do braga deixarem d ser em primeiro lugar lampioes,tripeiros ou lagartos e serem verdadeiros bracarenses assim xegaremos lá.

Vistam so a camisola do BRAGA, não dizerem-se bracarense, vindo ka um dos tres e trocarem d camisola.

Eu pergunto a alguns "ditos " bracarenses k s um dia houvesse um jogo por ex: Braga-Benfica, o braga k precisa-se d ganhar pa ficar na 1ªliga e o Benfica s ganhar era campeao, muitos preferiam k ganha-se o benfica, ainda hoje em dia s ve disso e no proximo sabado vai ser um desses dia tenho pena.   

Fica o consolo  k para o ano nasce mais um socio do Braga, mais um verdadeiro BRACARENSE

VIVA O ENORME

4338

Quote from: zebraga1985 on 17 de November de 2006, 14:47
Mas a pergunta é, quem não quer??
quem nao qer?
talvez os "bracarenses" que vao ver o benfica amanha so pa ver o glorioso, talvez os bracarenses multi.faciados.....

Abraço e esperemos que esse sonho um dia s concretize

2378

meus amigos cabe-nos a nós "reunir as tropas" e
fazer crescer este exército ;D

toca a procriar  ;D ;D ;D

os que sentem, têm também de se fazer sentir, no estádio, na rua, nas conversas de café, etc...

BRAGA.COM

A 23 anos que eu quero ver o meu BRAGA campeão!!!!!
É um dos maiores sonhos que eu tenho na minha vida!!!!!
NASCI BRAGUISTA, MORREREI BRAGUISTA

Arsenalista

É preciso aumentar a massa adepta, cativar principalmente os mais novos, o aumento do numero de sócios e de adeptos no estádio não tem correspondido ao crescimento do clube.
É preciso fazer sentir o bairrismo!
Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva

BRAGA FOREVER

Então pode ser já este ano,pois eu quero!! ;)

É importante continuar com o desenvolvimento que temos tido,não descurando a vertente mais relevante de criação de condições para os associados e simpatizantes.(o nosso calcanhar de aquiles)

Temos de ter consciência que nos ultimos anos o S.C.Braga cresceu e cresceu muito,e se assim continuar os adeptos vão começar a aparecer com mais regularidade e mais empenhados no grande sonho de um dia o Braga ser campeão nacional!
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

Pé Ligeiro

Respondeu a um conjunto importante de perguntas. Outras haveria para responder. Na maior parte das questões compreendo e aceito as respostas. Há algumas em que há algum exagero, como dizer que o empresário Jorge Mendes " é o melhor empresário, o que tem mais conhecimentos na Europa e no mundo". Compreendo a "indignação" com as gentes de Braga, mas não me parece que a explicação relativa à massa adepta do Guimarães seja a mais correcta "Em Guimarães, a população é mais fixa, há mais vimaranenses de origem, logo o bairrismo e o apego pelos emblemas da terra são maiores. " Parece-me que podia e devia ter abordado a forma como o clube cativa os adeptos, o marketing, ou a falta dele.  Podia também ter abordado também a questão da organização e funcionamento dos serviços e instalações.
Mostrou ambição, ao dizer que o Braga pode ser campeão e parece disposto a lutar por isso, o que eu saúdo.

BRAGA SEMPRE MAIS!

lipe

Já imaginaram o pessoal na avenida a festejar? Quem não quer? Eu quero.
Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.

Rita

Quote from: zebraga1985 on 17 de November de 2006, 14:47
Mas a pergunta é, quem não quer??

A questão é que não basta querermos. Temos também de o mostrar no apoio incondicional à equipa. Penso que é mais a esse pormenor que ele se refere... Mais público no estádio, essencialmente, e nada de biclubistas.

1

Quote from: Ferreira-Braga on 17 de November de 2006, 19:45
Respondeu a um conjunto importante de perguntas. Outras haveria para responder. Na maior parte das questões compreendo e aceito as respostas. Há algumas em que há algum exagero, como dizer que o empresário Jorge Mendes " é o melhor empresário, o que tem mais conhecimentos na Europa e no mundo". Compreendo a "indignação" com as gentes de Braga, mas não me parece que a explicação relativa à massa adepta do Guimarães seja a mais correcta "Em Guimarães, a população é mais fixa, há mais vimaranenses de origem, logo o bairrismo e o apego pelos emblemas da terra são maiores. " Parece-me que podia e devia ter abordado a forma como o clube cativa os adeptos, o marketing, ou a falta dele.  Podia também ter abordado também a questão da organização e funcionamento dos serviços e instalações.
Mostrou ambição, ao dizer que o Braga pode ser campeão e parece disposto a lutar por isso, o que eu saúdo.

A explicação é muito bem dada. Vê nos teus amigos quantos é que os pais são de Braga. E vê o clube deles. A maior parte dos Braguistas são de familias de Braga à varias gerações... mas claro que há boas excepções  ;D

fmrabit

o presidente tem razao , mas o grande investimento para captaçao de adeptos deve ser feito na populaçao jovem da cidade. Agora que temos um director profissional, deve-se voltar a fazer visitas  às escolas entregando convites aos jovens e incentivando-os a irem ao estadio e tornarem-se socios do clube.

El_Gavion

Quote from: fmrabit on 18 de November de 2006, 08:25
Agora que temos um director profissional, deve-se voltar a fazer visitas  às escolas entregando convites aos jovens e incentivando-os a irem ao estadio e tornarem-se socios do clube.

Mas porquê?Com o director "amador" não se fazia isso?E que eu saiba,não é da competência do director executivo esse tipo de tarefas,mas sim do Departamento de Marketing!
SC BRAGA: QUEM NÃO SENTE,NÃO ENTENDE!!

disco infiltrator

Gostei da entrevista e concordo com as respostas dadas.

Parece-me ser este o caminho...

Pedro Coelho

Terei sido o único a achar toda esta entrevista vergonhosa, quer nas respostas, quer nas perguntas da nossa Matilde, quer no timing?