News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Para acaber de vez com as dúvidas - BRACARENSE/BRAGUISTA

Started by Chiquitilha, 21 de November de 2010, 22:24

Previous topic - Next topic

Marco253

Não nasci em Braga, mas sou BRAGUISTA até ao fim e orgulho-me disso!!

O

Vicente Repas

Quote from: Marco253 on 23 de November de 2010, 15:55
Não nasci em Braga, mas sou BRAGUISTA até ao fim e orgulho-me disso!!

O

Uma das melhores razões para sentir orgulho. Sem sombrs da menor dúvida!
Saudações Braguistas!
FORÇA ENORME SCBRAGA!

Ana Cunha

Quote from: vicious on 22 de November de 2010, 11:35
Penso que só nos ultimos 2/3 anos é que surgiu esse termo e agora com mais fervor como que houvesse a necessidade de separar os dois termos que para mim, e repito para mim, vão dar no mesmo!

Não vai dar no mesmo porque nem todos os bracarenses são braguistas e nem todos os braguistas são bracarenses, embora na maior parte dos casos isso coincida! Alguém que nasceu em Vila Verde e apoia o SCBraga é vilaverdense e braguista. Alguém que nasceu em Braga e apoia outro clube que não o SCBraga é bracarense apenas. Uma coisa escolhe-se, a outra não. É tal e qual como a distinção portista/portuense.

GALEGO

Eu nao posso ser bracarense, nao nasci em Braga mas sim sao e maniféstome BRAGUISTA. E desde muitos anos atrás... Nao se trata de ponher em inferioridade o termo bracarense... sim de definir correctamente cada denominaçao ao que corresponde, como bem delinhou quem fez este tópico presente, num magnífico post

Bracaro Augusto

Sou braguista e não bracarense. Nasci no Rio de Janeiro, meus pais de Castelo de Paiva, uma avó de Ponte de Lima e vivo no Porto...Dá para entender ??? LÓGICO QUE NÃO !!! O VERDADEIRO AMOR NÃO SE ENTENDE !!! Muitos me perguntam porque escolhi o Braga, mas eu respondo que o foi o BRAGA que escolheu-me !!!
BRAGA SEMPRE !!!

Ramiro Lopes

Quote from: Ana Cunha on 24 de November de 2010, 01:08
Quote from: vicious on 22 de November de 2010, 11:35
Penso que só nos ultimos 2/3 anos é que surgiu esse termo e agora com mais fervor como que houvesse a necessidade de separar os dois termos que para mim, e repito para mim, vão dar no mesmo!

Não vai dar no mesmo porque nem todos os bracarenses são braguistas e nem todos os braguistas são bracarenses, embora na maior parte dos casos isso coincida! Alguém que nasceu em Vila Verde e apoia o SCBraga é vilaverdense e braguista. Alguém que nasceu em Braga e apoia outro clube que não o SCBraga é bracarense apenas. Uma coisa escolhe-se, a outra não. É tal e qual como a distinção portista/portuense.

Será? E quem acompanha o Braga desde 89 é bracarense até 2005 e agora é Braguista? Va-se lá entender a logica disto. Mas, ok, siga para Bingo!
Futebol em 3D? É no EMB

Vicente Repas

Quote from: Bracaro Augusto on 24 de November de 2010, 01:20
Sou braguista e não bracarense. Nasci no Rio de Janeiro, meus pais de Castelo de Paiva, uma avó de Ponte de Lima e vivo no Porto...Dá para entender ??? LÓGICO QUE NÃO !!! O VERDADEIRO AMOR NÃO SE ENTENDE !!! Muitos me perguntam porque escolhi o Braga, mas eu respondo que o foi o BRAGA que escolheu-me !!!

Isso é que é! Tens uns "genes" que viajam que se fartam.
Saudações Braguistas!
FORÇA ENORME SCBRAGA!

Chiquitilha

   Viva Braguistas,

   Ora mais uma vez cá estou eu a moer-vos o juízo. Prometo não voltar a repisar este assunto, até porque pode começar a apodrecer de tanto pisado e também, porque tenho mais que fazer. A "janta" esta quase na mesa e eu ainda não botei os pratos e os talheres na dita cuja...e ainda me dói o corpo depois de ter travado conhecimento com o novo rolo da massa da minha extremosa mulher. É o que dá ter chegado a casa na terça-feira à noite com um grãozinho debaixo da asa depois de ter bebido um pouco mais que o habitual em honra aos nossos Guerreiros. Cá em casa é ela que "usa as calças"...mas, desde já vos digo que lhe ficam muito bem, adiante.
   Antes de tudo, quero mais uma vez pedir as minhas desculpas, (se não cheguei a pedir peço agora) por não ter referido o nome de todos os foristas que são Braguistas, sem serem naturais ou moradores na nossa capital minhota. Ser-me-ia difícil enunciar um a um os seus nomes e, podia até tornar-se fastidioso para quem lê. E de fastio já me chega a semana passada, quando aqui o guloso comeu quatro fatias de bolo de chocolate e depois andou o dia todo de quinta-feira com as calças na mão a correr para a casa de banho. Assim sendo referi a titulo de exemplo o nosso forista/colega/companheiro/camarada, deste fórum o amigo Galego. Espero que todos os outros não me tivessem levado a mal.
   Constatei que o meu post suscitou algumas vacilações no que respeita ao termo Braguista/Bracarense. Deixem-me pois ser chato:

"Excelente post. Contudo, os portistas também são conhecidos como cabeçudos e andrades."
Bracaro Augusto

Acrescento mais um: Tripeiros

"Nota: Desculpa a "piquena" correcção mas o Prof. Marcelo Rebelo de Sousa é de Celorico de Basto. Só para que não fiquem... dúvidas!"
Vicente Repas

   Não tens nada que pedir desculpa. Foi um lapso da minha parte é evidente que eu já soube que o Prof. "Martelo" é natural de Celorico. Como eu já tinha referido no post, a minha memória anda pior que a memoria daqueles que vão aos inquéritos parlamentares, que nunca se recordam de nada. Tenho que tomar Fosgluten...o pior é que eu já não me lembro onde deixei o remédio...

   "Agradeço o esclarecimento tão ilucidativo. No entanto, nunca tinha ouvido o termo "Braguista" nos meus tenros 29 anos de existência e outros tantos que acompanho o meu clube do coração.
Penso que só nos ultimos 2/3 anos é que surgiu esse termo e agora com mais fervor como que houvesse a necessidade de separar os dois termos que para mim, e repito para mim, vão dar no mesmo!
Apesar de não residir em Braga, o meu coração está lá desde sempre e como tal, eu sou Bracarense"
Vicious

   Não precisas agradecer. Eu e a Enciclopédia Britânica estamos cá para tirar todas as dúvidas.
   Oh para mim tão modesto...
   O facto de não termos ouvido falar durante muito tempo no termo "Braguista", faz lembrar um outro termo, que antes daquele electricista de Gdansk, o Lech Valessa, (acho que é assim que se escreve, também eu não sou Polaco e gostava de vê-lo a escrever o meu nome...se calhar ainda escrevia Chiquelete...), ter metido os dedos numa tomada e apanhado um "pirolito", ninguém tinha ouvido falar. O termo Solidariedade. Depois de ele ter fundado o sindicato com esse nome só se ouvia falar em Portugal, de solidariedade para cá, solidariedade para aqui e solidariedade para acolá, praticar a mesma é que "tá queto". Parecia um brinquedo novo que se dá aos putos e que mais tarde ou mais cedo é atirado para um canto do quarto. Antes deste termo ter vindo à luz do dia o mais parecido com ele era: Caridade e/ou apoio. Esta é a explicação.

   ..."neste ponto tenho uma opinião diferente da tua. É que eu prefiro os que não são Bracarenses nem Braguistas aos que os que são Bracarenses e não são Braguistas."
Duarte

   Meu caro Duarte. Tens uma opinião diferente da minha. Fico contente por me acabares de abrir os olhos.
   Ao fim de cinco dias o gancho de direita que a minha esposa aplicou duas vezes de seguida e que atingiu em cheio os meus "faróis", por motivo de ter salpicado o chão da casa de banho com o resultado liquido da minha bexiga e não ter baixado o tampo da sanita. De facto bem vistas as coisas eu também prefiro. O inimigo sempre esta mais bem identificado.

"Será? E quem acompanha o Braga desde 89 é bracarense até 2005 e agora é Braguista? Va-se lá entender a logica disto. Mas, ok, siga para Bingo!"
Ramiro Lopes

   Não. O termo Braguista é, sintaxicamente, o correcto.
   Como escrevi numas linhas acima, este termo não era usualmente conhecido. Não estamos aqui a inventar. Isto não é o Ministério da Educação que sempre classificou os/as funcionários(as) das escolas como empregadas ou funcionárias escolares. (Que saudades da D. Palmira. A empregada do segundo piso do Liceu Sá de Miranda...bons tempos de estudante). Só há pouco tempo é que um iluminado decidiu mudar a designação para o nome pomposo, mas a ganhar a mesma "côdea" de "auxiliares de educação"...mariquices é o que é.
   Se não concordas estas no teu pleno direito, e quem sou eu para tirar direitos. Nem sequer pertenço ao governo.
   Bem, meus amigos. Agora vou me despedir com um abraço. Não só porque a prosa vai longa, como também me esta a começar a doer o nariz e vou ter que ir a um centro de saúde...tenho a impressão que a minha mais que tudo me partiu a cana do mesmo quando me deu com a frigideira ao aperceber-se que eu estava para aqui a dar "agua sem caneco" em vez de estar a varrer a cozinha.
   Até ao meu próximo post se Deus quiser, e o FMI estiver pelos ajustes...e a minha mulher deixar.

   VIVA O BRAGA

Vicente Repas

 Dizer o quê? O Chiquitilha é um "artista português". Grande texto.
Que pena a tua esposa não te libertar mais "os fagotes". Aposto que seríamos "brindados" com mais textos desta qualidade e "bem dispostos".
Saudações Braguistas!

PS. a alusão a "táctica disciplinar", imposta pela esposa, não passa de "piada".
FORÇA ENORME SCBRAGA!

Bracarense

Quote from: Chiquitilha on 25 de November de 2010, 23:12
...  O termo Solidariedade. Depois de ele ter fundado o sindicato com esse nome só se ouvia falar em Portugal, de solidariedade para cá, solidariedade para aqui e solidariedade para acolá, praticar a mesma é que "tá queto". Parecia um brinquedo novo que se dá aos putos e que mais tarde ou mais cedo é atirado para um canto do quarto. Antes deste termo ter vindo à luz do dia o mais parecido com ele era: Caridade e/ou apoio. Esta é a explicação...

... O termo Braguista é, sintaxicamente, o correcto.
   

Caro Chiquitilha,

Estas referências que utiliza para justificar a utilização de "Braguista" não são inteiramente válidas.

Dizer que "Braguista" é , sintaxicamente correcto, implica que a palavra em si exista. Ora, ao contrário de "Portista, Benfiquista, Sportinguista, etc" que há muito são palavras pertencentes ao léxico da Língua Portuguesa, o termo "Braguista" não pertence. Trata-se de uma necessidade que alguns sentiram há meia-dúzia de anos (como já por aqui outros disseram) de "plagiar" os chamados grandes e que colou no meio de alguns adeptos e que foi sendo transmitida por alguns jornalistas que nem respeitam as regras de português ao escrever. Desta forma, comparar a utilização de "Braguista" à utilização de Solidariedade é no mínimo abusivo além de abusiva que é de tentar fazer crer que para se utilizar essa palavra foi necessária a criação de um Sindicato/Partido polaco.

Desde 1921 que os sócios/adeptos do Braga são Bracarenses. Sempre o foram e sempre o serão, pois Bracarense não é só ser de Braga ou natural de Braga mas tudo o que é relativo a Braga.

jaimec

A tua opiniao nao conta Bracarense ... es parte interessada   ;D

Agora a serio, nao faz sentido a tua argumentacao ... como e que podes dizer que a palavra nao existe? Ela sai da minha boca ha pelo menos 10 anos e eu uso-a ate a exaustao ! Como e que podes dizer que foi para plagiar quem quer que seja ? Foi para recuperar uma identidade bem propria !

Da maneira que escreves, poderia dizer que es so bracarense, acredito que sejas braguista mesmo que nao concordes com a palavra, mas tens que te render a uma evidencia : essa palavra esta enraizada no nosso vocabulario, nao vai desaparecer, nunca !

Bracarense - Nesceu na cidade de Braga .

BRAGUISTA - Ama o Sporting Clube de Braga .

Bracarense

Quote from: jaimec on 27 de November de 2010, 12:51
A tua opiniao nao conta Bracarense ... es parte interessada   ;D

como e que podes dizer que a palavra nao existe?

Se leres correctamente o que escrevi, eu não digo que a palavra não existe. Digo apenas que não pertence ao léxico oficial da língua portuguesa.

Quanto aos significados:
Bracarense =  adj.  1. De Braga ou relativo a Braga.
                     s.    2. Natural de Braga.

Por isso, sou exclusivamente Bracarense; porque nasci em Braga, vivi em Braga e sou sócio e adepto do Sporting Clube de Braga.

DIgam o que disserem, se perguntarem a alguém que vivesse os jogos do S.C.Braga durante o século XX poderão confirmar a não utilização do termo "Braguista". Com ou sem intenção, a tentativa de introdução deste termo fica sempre associada ao uma pseudo-colagem aos 3 estarolas.



jaimec

Essa de nao pertencer ao lexico da lingua portuguesa nao quer dizer nada ... ou vais comprar aspirina na pharmacia ?

Quanto a essa do sec. XX ... sou socio desde 1994 e ja ia ao 1o de Maio muito antes disso, por isso, nao me venhas ensinar o que ja sei . Como ja escrevi, ha pelo menos 10 anos que uso essa expressao .

Logo, nao es so bracarense. Es bracarense e braguista !

Bracarense porque nasceste e viveste em Braga .
Braguista porque es socio e adepto do Sporting clube de Braga ! Se fosses doutro clube que nao o ENORME, eras so bracarense ... fraco .

Mas se nao quiseres usar a palavra, ninguem te chateia . Tu e que me chateaste um bocadito a dizer que a expressao foi para plagiar os grandes ... como se nao tivessemos uma identidade so nossa ... injusto ! Ja passou .

Bracarense

Quote from: jaimec on 27 de November de 2010, 15:19
... ou vais comprar aspirina na pharmacia ...

...Como ja escrevi, ha pelo menos 10 anos que uso essa expressao ...

Es bracarense e braguista !

Tu e que me chateaste um bocadito a dizer que a expressao foi para plagiar os grandes ... como se nao tivessemos uma identidade so nossa ...

Porque "pharmacia" também já não pertence ao vocabulário da língua portuguesa, eu Bracarense, compro Aspirina na farmácia.

Se usas há pelo menos 10 anos, peço desculpa. Ainda a usaste nos finais do século XX. Para um clube que vai fazer 90 anos, isso são trocos.

Sou Bracarense, mas podes ter a certeza que não sou uma coisa que, em português, não existe (braguista).

Porque temos uma identidade nossa e só nossa é que não precisamos destes vocábulos "aproximados" aos estarolas

Anabela

Se a palavra Braguista não faz parte dos dicionários deveria fazer.
Até já há uma associação com esse nome e tudo.

Chiquitilha

   Viva Braguistas,

   Sim, é verdade sou eu. O tal que tinha prometido nunca mais voltar a este assunto. Mas que querem, ...o Pinoquio à minha beira é um aprendiz de marceneiro.
   O que de facto me fez voltar a escrever mais umas linhas foi o post do forista Bracarense, além de não ter mais nada o que fazer neste momento e aproveitar que a minha mulher foi às compras ao Braga Parque.
   Vamos então por partes:
Quote from: Bracarense on 27 de November de 2010, 12:23
Quote from: Chiquitilha on 25 de November de 2010, 23:12
...  O termo Solidariedade. Depois de ele ter fundado o sindicato com esse nome só se ouvia falar em Portugal, de solidariedade para cá, solidariedade para aqui e solidariedade para acolá, praticar a mesma é que "tá queto". Parecia um brinquedo novo que se dá aos putos e que mais tarde ou mais cedo é atirado para um canto do quarto. Antes deste termo ter vindo à luz do dia o mais parecido com ele era: Caridade e/ou apoio. Esta é a explicação...

... O termo Braguista é, sintaxicamente, o correcto.
   

Caro Chiquitilha,

Estas referências que utiliza para justificar a utilização de "Braguista" não são inteiramente válidas.

Dizer que "Braguista" é , sintaxicamente correcto, implica que a palavra em si exista. Ora, ao contrário de "Portista, Benfiquista, Sportinguista, etc" que há muito são palavras pertencentes ao léxico da Língua Portuguesa,....
E quem foi que disse que Portista, Benfiquista, Sportinguista, etc existem e que são pertenças do léxico da Língua Portuguesa? Pois bem, sem me querer armar em Doutor, até porque sou Engenheiro com diploma tirado num domingo à tarde com exame feito à disciplina de Inglês técnico, posso dar um pequena ajuda concordando contigo e (aqui esta o meu Ás de trunfo) ao mesmo tempo, dar razão ao que afirmo.
   Com a devida vénia e sem dar desta vez com a caixa córnea no teclado, passo a transcrever o que vem assinalado no Dicionário da Língua Portuguesa da Texto Editora na pag. 1575, no ponto que se refere sobre Prefixos, Sufixos e Elementos de Formação.
   -ista (Lat. –ista < Gr. –istés ou -isté ), sufixo nominal que traduz a ideia de adepto de um sistema politico de uma doutrina religiosa, de um sistema filosófico de uma tendência artística, etc...".
    Quanto mais não seja o BRAGA é uma religião e uma filosofia de vida.
   Assim sendo:
   Porto – Portista
   Benfica – Benfiquista
   Sporting – Sportinguista
   BRAGA – Braguista
   Como podemos ver, sintaxicamente...estes termos/designações existem, como fica provado pelo parágrafo que acima retirei daquele livro com a grossura necessária para tratar quistos. Por isso quanto ao plágio estamos conversados.
   [/quote]
   ".... Desta forma, comparar a utilização de "Braguista" à utilização de Solidariedade é no mínimo abusivo além de abusiva que é de tentar fazer crer que para se utilizar essa palavra foi necessária a criação de um Sindicato/Partido polaco....".
[/quote]
   Falemos então de abusos.
   Não tenho por norma abusar de nada, a não ser que se sirva num copo, tenha álcool e esteja fresco ou então seja grátis, tipo as amostras de qualquer coisa que se coma que por vezes se encontra nas corredores dos supermercados e que são colocados em pequenos pratos para o cliente ir tirando e degustar. Neste caso tiro um para provar, outro para ir comendo e o resto que estiver no prato despejo num vasilhame plástico e levo para casa.
   Eu NUNCA escrevi que o termo "Solidariedade", não existia antes do sindicado com o mesmo nome ter visto a luz do dia. E é no sentido literal do mesmo que escrevo luz, já que o presidente do sindicato, futuro presidente da Polónia era electricista. O que eu disse, é que ANTES do sindicato ter sido fundado, o TERMO "solidariedade" era pouco usado, quer no dia-a-dia das pessoas, quer em rádios, jornais e televisão, por isso, se calhar, digo eu, uma boa parte da população portuguesa nem imaginava que a palavra existisse. Posso até dar mais um exemplo:
   Alguém se lembra do Prof. Neca? Sim, aquele que tinha uma pequena penugem debaixo do nariz e nenhuma no cocuruto? Afirmou ele um dia, era treinador do Desportivo das Aves, o seguinte:
   "Eu sou um grande estratego!"
   Lembro-me que até foi falado num programa televisivo que afinal o termo estratego existia. Isto porque meio País riu-se daquilo que as pessoas pensavam ser um erro gramatical...estamos sempre a aprender!
   Quanto ao abuso que acusas de eu fazer com o intuito de enganar, só lamento que não tenhas entendido a ironia utilizada.
   
Quote from: Bracarense on 27 de November de 2010, 12:23
Quote from: Chiquitilha on 25 de November de 2010, 23:12
Desde 1921 que os sócios/adeptos do Braga são Bracarenses. Sempre o foram e sempre o serão, pois Bracarense não é só ser de Braga ou natural de Braga mas tudo o que é relativo a Braga.
Uma singela pergunta:
   Se ser Bracarense não é só ser de Braga ou natural de Braga mas tudo o que é relativo a Braga, então os adeptos do ABC que, são andebolisticamente falando doidos pelo ABC, mas futebolisticamente falando adeptos de um dos 3 porquinhos são também Bracarenses...não podem ser eles Academistas?
   E que dizer daquela espécie de presidente do Merelinense, que é de Braga e que teve o "fino gosto", de antes deste ultimo sorteio da taça de Portugal, pedir que o seu clube jogasse a próxima eliminatória em casa e que só queria que fosse o vencedor do jogo Benfica-Braga, mostrando assim todo o seu amor clubista para com o...........Benfica.
   Podem de facto, E SÂO Bracarenses. Nunca Braguistas.

   Meu caro Bracarense,
   Com isto, longe de mim, tentar-te convencer a usares um termo/designação que não concordas. Mas não te esqueças. Sempre que te perguntarem que tipo de adepto és, e responderes que és Bracarense, não fiques admirado se a seguir te perguntarem qual dos 3 estarolas tu gostas.
   É que Bracarense de gema é um tio meu. Ama, chora, vive esta cidade como poucos. Conhece a sua história, como talvez poucos historiadores portugueses a conheçam...mas é um "sacana" de um Portista que até a mim me mete nojo.
   Sem mais


VIVA O BRAGA

Hemped

Quote from: Bracaro Augusto on 24 de November de 2010, 01:20
Sou braguista e não bracarense. Nasci no Rio de Janeiro, meus pais de Castelo de Paiva, uma avó de Ponte de Lima e vivo no Porto...Dá para entender ??? LÓGICO QUE NÃO !!! O VERDADEIRO AMOR NÃO SE ENTENDE !!! Muitos me perguntam porque escolhi o Braga, mas eu respondo que o foi o BRAGA que escolheu-me !!!
De que clube carioca és, já agora? ;D

Ramiro Lopes

Continuo a defender a minha dama, braguista surgiu com o novo Estadio em que alguns iluminados necessitaram de separar as aguas entre puros e nao puros. O termo cresceu e será seguramente dentro de alguns anos usado entre todos naturalmente sem estas questoes a voltarem à baila. Sou e serei contra o termo porque sei bem o que esteve por detras da sua genese e nao concordo em nada com ela. Apesar de tudo ha-que saber ver as coisas e o termo ira vingar ao contrario daquilo que defendo.
Futebol em 3D? É no EMB

Bracarense

Quote from: Chiquitilha on 28 de November de 2010, 03:23
... no Dicionário da Língua Portuguesa ...

Caro Chiquitilha,

Já que tanto gosta dos Dicionários da Língua Portuguesa recomendo-lhe a leitura, além das regras sobre sufixos, da secção de sinónimos. Se procurar bem, verá que irá encontrar várias referências aos "istas" dos 3 estarolas. No entanto "Braguista" não surge. Por muita boa vontade que tenha, Braguista pode ser um termo que para si e para muitos "exista", mas de facto é um termo errado.

A ignorância nunca deve ser desculpa e não é por muitos serem ignorantes que Solidariedade ou Estratego "não existiam".


Chiquitilha

   
Quote from: Bracarense on 29 de November de 2010, 00:16
Quote from: Chiquitilha on 28 de November de 2010, 03:23
... no Dicionário da Língua Portuguesa ...

A ignorância nunca deve ser desculpa e não é por muitos serem ignorantes que Solidariedade ou Estratego "não existiam".



   Sem duvida!
   Pessoalmente nunca tive duvidas de que estas duas palavras existiam. E na altura achei piada que a segunda palavra (Estratego) fosse tão gozada.
   Deve ser da hora adiantada da noite, mas eu nunca disse que estas palavras não existiam.
   Mas não tenhas a menor duvida que o termo Braguista é correcto.