News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Para acaber de vez com as dúvidas - BRACARENSE/BRAGUISTA

Started by Chiquitilha, 21 de November de 2010, 22:24

Previous topic - Next topic

Chiquitilha

   "...a alegria de ser Bracarense ou Braguista (ainda não sei bem a conotação que os dois tem) ou simplesmente Adepto incondicional no nosso Enorme Braga...."
   Vicious – 19/11/2010

   Viva Braguistas,

   Ora cá estou eu, a pedido de diversas famílias, a escrever "piquenas" (como está em voga os políticos da nossa praça...os que enterraram e enterram este país, dizerem "piquenas" e medias empresas, em vez de pequenas e medias...), solturas mentais em forma de letras.
O que me leva a escrever e mais uma vez chatear-vos com a minha prosa, é a afirmação/dúvida do forista Vicious, que foi colocada umas paginas atrás.
   Como julgo não ter duvidas, que esta dúvida, assola a dúvida de muitos Bracarenses em dúvida com a dúvida que estes dois títulos podem provocar nas duvidosas certezas de algumas duvidosas mentes de alguns duvidosos adeptos e não só, espero tirar por fim as dúvidas ainda existentes de modo a que não fiquem réstia nenhuma de dúvida...confusos? Eu também, e fui eu que escrevi isto.   
   Vamos então por fases para ficar tudo muito bem esclarecido de modo a que não restem...dúvidas.
   Pode um Bracarense ser Braguista?
   Sim, pode. E até acrescento mais. DEVE!
   Pode um não Bracarense ser Braguista?
   Sim, pode. Só demonstra bom gosto. 
   Pode um Bracarense não ser Braguista?
   Infelizmente...pode. (Quem lhe desse com uma tábua por aquelas costas abaixo e o obriga-se a descer a escadaria do Bom Jesus de cabeça...).
   Pode um não Bracarense não ser Braguista?
   Sim, ...e segundo o último estudo de mercado dos 3 pasquins desportivos nacionais, Portugal tem 6 milhões de benfiquistas, 3 milhões de sportinguistas e 2,5 milhões de portistas. Feitas as contas 6+3+2.5 = 11.5... Ou seja, passados 2.000 anos estamos perante mais um milagre. Temos mais adeptos dos 3 corruptos do que população portuguesa...é bem visto sim senhor.
   Passemos agora a alguns exemplos:
   Peguemos, completamente ao acaso, no exemplo de um "gajo" equilibrado, charmoso quanto baste, inteligente, amigo do amigo, e com o boletim de vacinas em dia. Eu.
   Nascido, criado e morador nesta grandiosa cidade, eu sou BRACARENSE. Como desde tenra idade me viciaram a ver jogos do Braga, eu além de ser Bracarense tornei-me também BRAGUISTA. Resumindo eu sou BRACARENSE e BRAGUISTA, porque nasci/moro em Braga (BRACARENSE) e sou adepto/sócio do Braga (BRAGUISTA).
   Mais um exemplo:
   Marcelo Rebelo de Sousa, adepto e sócio bem conhecido do nosso clube.
   Penso, se a minha já fraca memoria não me atraiçoa, que esta figura (há quem lhe chame figurona), é natural de Cabeceiras de Basto e reside normalmente em Lisboa, num aparte, como é que sendo assim ele é ainda presidente da assembleia-geral da terra? Deve receber senhas de presença e subsídios de deslocação quando há reuniões...além do que recebe como comentador na TVI e como professor na Universidade...ele há bons tachos não há?
   Assim sendo não é BRACARENSE, mas sim BRAGUISTA, pois o seu clube do coração é o SC Braga.
   Já agora, e até bem vistas as coisas este devia ser (é) o nosso melhor exemplo, temos o nosso amigo Galego, a quem desde já envio um grande abraço. Não querendo equecer todos os outros foristas que não vivem ou nasceram nesta milenar terra.
   Temos depois os casos que necessitam de internamento em Barcelos e em Nogueiró. Pessoas que até têm a "cremalheira" em razoável estado de conservação, embora já lhe faltem dois molares, que tomam banho duas vezes por semana, três se tiverem algum casamento ou baptizado no fim da mesma e que andam com ambas as peúgas rotas no sitio do dedo grande do pé, só para ventilar o odor que dali emana.
São, como já perceberam, os Bracarenses (nascidos, criados e/ou moradores da nossa terra) que, vá lá uma pessoa entendê-los, não gostam do ENORME. Ou seja não são BRAGUISTAS mas são BRACARENSES.
   Por fim temos aqueles que não interessam nem ao menino Jesus, já que nos aproximamos da época Natalícia. Refiro-me aos que não são Bracarenses nem Braguistas. Mas até aqui eu posso tentar dissipar algumas dúvidas que possam existir. Ora cá vai:
   Os habitantes do Porto são os Portuenses. Os adeptos do FC Porco são os Portistas, os adeptos do extinto Salgueiros eram os Salgueiristas e os adeptos, se ainda os há, daquele clube de bairro que só foi campeão porque o pai do vocalista dos Ban indicava, aos árbitros dos jogos onde entrava o clube das camisolas esquisitas, que da cabeça para baixo nos jogadores adversários era tudo canela, são os Boavisteiros. Também se dá o caso curioso de no Porto existirem adeptos do SL Bostix e Zborting CP.
   Em Lisboa, que por muitos seja desejo, ainda não esta a arder, os habitantes são chamados de Lisboetas. Já os adeptos daquele clube que vive de glórias passadas e que têm o Dumbo como presidente, director desportivo um Eng. de túneis e um treinador que masca chiclete como se não houvesse amanha, são chamados de Benfiquistas (eu chamo outros nomes, mas a minha polida educação não mos permite escrever aqui). Os adeptos do futuro Belenenses (Zborting) são chamados de Sportinguistas. Também aqui se dá o caso curioso de haver Lisboetas adeptos do FC Porco ou de outros clubes que não o NOSSO BRAGA.
   Espero portanto ter desfeito as dúvidas que nesta altura do campeonato ainda pudessem subsistir nas mentes de alguns.
    E sem querer ferir susceptibilidades:
   
   Bracarense qualquer um pode ser. Braguista só quem quer.

   VIVA O BRAGA


   Nota - Eu não me chamo Adepto, mas também tenho direito ao meu Post...ok, pode ser inutil mas é só mais um Post, o meu Post!

GALEGO

Quote from: Chiquitilha on 21 de November de 2010, 22:24
   "...a alegria de ser Bracarense ou Braguista (ainda não sei bem a conotação que os dois tem) ou simplesmente Adepto incondicional no nosso Enorme Braga...."
   Vicious – 19/11/2010

   Viva Braguistas,

   Ora cá estou eu, a pedido de diversas famílias, a escrever "piquenas" (como está em voga os políticos da nossa praça...os que enterraram e enterram este país, dizerem "piquenas" e medias empresas, em vez de pequenas e medias...), solturas mentais em forma de letras.
O que me leva a escrever e mais uma vez chatear-vos com a minha prosa, é a afirmação/dúvida do forista Vicious, que foi colocada umas paginas atrás.
   Como julgo não ter duvidas, que esta dúvida, assola a dúvida de muitos Bracarenses em dúvida com a dúvida que estes dois títulos podem provocar nas duvidosas certezas de algumas duvidosas mentes de alguns duvidosos adeptos e não só, espero tirar por fim as dúvidas ainda existentes de modo a que não fiquem réstia nenhuma de dúvida...confusos? Eu também, e fui eu que escrevi isto.   
   Vamos então por fases para ficar tudo muito bem esclarecido de modo a que não restem...dúvidas.
   Pode um Bracarense ser Braguista?
   Sim, pode. E até acrescento mais. DEVE!
   Pode um não Bracarense ser Braguista?
   Sim, pode. Só demonstra bom gosto. 
   Pode um Bracarense não ser Braguista?
   Infelizmente...pode. (Quem lhe desse com uma tábua por aquelas costas abaixo e o obriga-se a descer a escadaria do Bom Jesus de cabeça...).
   Pode um não Bracarense não ser Braguista?
   Sim, ...e segundo o último estudo de mercado dos 3 pasquins desportivos nacionais, Portugal tem 6 milhões de benfiquistas, 3 milhões de sportinguistas e 2,5 milhões de portistas. Feitas as contas 6+3+2.5 = 11.5... Ou seja, passados 2.000 anos estamos perante mais um milagre. Temos mais adeptos dos 3 corruptos do que população portuguesa...é bem visto sim senhor.
   Passemos agora a alguns exemplos:
   Peguemos, completamente ao acaso, no exemplo de um "gajo" equilibrado, charmoso quanto baste, inteligente, amigo do amigo, e com o boletim de vacinas em dia. Eu.
   Nascido, criado e morador nesta grandiosa cidade, eu sou BRACARENSE. Como desde tenra idade me viciaram a ver jogos do Braga, eu além de ser Bracarense tornei-me também BRAGUISTA. Resumindo eu sou BRACARENSE e BRAGUISTA, porque nasci/moro em Braga (BRACARENSE) e sou adepto/sócio do Braga (BRAGUISTA).
   Mais um exemplo:
   Marcelo Rebelo de Sousa, adepto e sócio bem conhecido do nosso clube.
   Penso, se a minha já fraca memoria não me atraiçoa, que esta figura (há quem lhe chame figurona), é natural de Cabeceiras de Basto e reside normalmente em Lisboa, num aparte, como é que sendo assim ele é ainda presidente da assembleia-geral da terra? Deve receber senhas de presença e subsídios de deslocação quando há reuniões...além do que recebe como comentador na TVI e como professor na Universidade...ele há bons tachos não há?
   Assim sendo não é BRACARENSE, mas sim BRAGUISTA, pois o seu clube do coração é o SC Braga.
   Já agora, e até bem vistas as coisas este devia ser (é) o nosso melhor exemplo, temos o nosso amigo Galego, a quem desde já envio um grande abraço. Não querendo equecer todos os outros foristas que não vivem ou nasceram nesta milenar terra.
   Temos depois os casos que necessitam de internamento em Barcelos e em Nogueiró. Pessoas que até têm a "cremalheira" em razoável estado de conservação, embora já lhe faltem dois molares, que tomam banho duas vezes por semana, três se tiverem algum casamento ou baptizado no fim da mesma e que andam com ambas as peúgas rotas no sitio do dedo grande do pé, só para ventilar o odor que dali emana.
São, como já perceberam, os Bracarenses (nascidos, criados e/ou moradores da nossa terra) que, vá lá uma pessoa entendê-los, não gostam do ENORME. Ou seja não são BRAGUISTAS mas são BRACARENSES.
   Por fim temos aqueles que não interessam nem ao menino Jesus, já que nos aproximamos da época Natalícia. Refiro-me aos que não são Bracarenses nem Braguistas. Mas até aqui eu posso tentar dissipar algumas dúvidas que possam existir. Ora cá vai:
   Os habitantes do Porto são os Portuenses. Os adeptos do FC Porco são os Portistas, os adeptos do extinto Salgueiros eram os Salgueiristas e os adeptos, se ainda os há, daquele clube de bairro que só foi campeão porque o pai do vocalista dos Ban indicava, aos árbitros dos jogos onde entrava o clube das camisolas esquisitas, que da cabeça para baixo nos jogadores adversários era tudo canela, são os Boavisteiros. Também se dá o caso curioso de no Porto existirem adeptos do SL Bostix e Zborting CP.
   Em Lisboa, que por muitos seja desejo, ainda não esta a arder, os habitantes são chamados de Lisboetas. Já os adeptos daquele clube que vive de glórias passadas e que têm o Dumbo como presidente, director desportivo um Eng. de túneis e um treinador que masca chiclete como se não houvesse amanha, são chamados de Benfiquistas (eu chamo outros nomes, mas a minha polida educação não mos permite escrever aqui). Os adeptos do futuro Belenenses (Zborting) são chamados de Sportinguistas. Também aqui se dá o caso curioso de haver Lisboetas adeptos do FC Porco ou de outros clubes que não o NOSSO BRAGA.
   Espero portanto ter desfeito as dúvidas que nesta altura do campeonato ainda pudessem subsistir nas mentes de alguns.
    E sem querer ferir susceptibilidades:
   
   Bracarense qualquer um pode ser. Braguista só quem quer.

   VIVA O BRAGA


   Nota - Eu não me chamo Adepto, mas também tenho direito ao meu Post...ok, pode ser inutil mas é só mais um Post, o meu Post!


CARO AMIGO : muito obrigado pela referencia a mim. E parabens pelo excelente comentário que é todo um excelente ensaio...

Bracaro Augusto

Excelente post. Contudo, os portistas também são conhecidos como cabeçudos e andrades. ;D ;D ;D
BRAGA SEMPRE !!!

luismico

Nasci no Porto (infelizmente  :D ), mas felizmente sou Braguista e Bracarense... 

david

Sou bracarense e braguista com muito orgulho, ser braguista é uma paixão, algo que vem da alma e que não tem explicação uma sensação maravilhosa.

Zusco

Muito boa crítica.

QuoteBracarense qualquer um pode ser. Braguista só quem quer.
Mai nada!

Fiquei mais esclarecido  ;D

ric

Amigia, neste tema não poderei deixar de vos trazer , mais uma vez , a este espaço um texto do Cardoso que, quanto a mim traduz na perfeição o SER BARGUISTA.

Aqui o deixo com a devida vénia ao nosso amigo Cardoso:
SER BRAGUISTA
Para o Braguista, o Braga joga todos os dias. De manhã abre o jornal na página desportiva para ver as novas do Enorme

Há uns anos atrás, o amigo Pereira teve uma inspiração quase profética: amargurado com os nossos conterrâ-neos "encarnados", defensor acérrimo do vermelho puro com mangas brancas, sentiu, com muita razão, que era mais do que bracarense.

Era qualquer coisa que ainda não tinha sido definida – era um braguista! Na altura foram os "maluquinhos da Internet" que lhe deram voz. E hoje o Braguismo faz parte do vocabulário dos mais entranhados sofredores deste clube que, por ser Enorme, não é um grande.

Já várias pessoas me perguntaram o que significa ser braguista. Na verdade, a resposta é complicada porque exige sentimento. Só sentindo o Braguismo se entende o conceito. Por exemplo, se eu disser que o braguista sofre com alegria, só alguns compreenderão.

O braguista tem um orgulho imenso no seu estádio Bracara Avgvsta. Quer o jogo seja transmitido no canal do Estado, no canal dos ricos ou noutro qualquer, é no estádio que ele se sente em casa, junto da imensa família braguista, unida pela paixão.

Mesmo que o jogo seja numa sexta-feira de trabalho ou numa segunda por conveniência dos senhores da televisão, o braguista está lá para sofrer com alegria, firme como os pilares da Sé. Chova ou faça sol, mesmo que o vento lhe corte as orelhas, aguenta com firmeza nas filas com que o castigam.

Se a chuva lhe encharca os ossos, não lamenta a má sorte mas fica triste por causa dos que ficam em casa a ver o jogo na televisão. Mas a alegria cega de ver o Braga jogar supera tudo! E, orgulhoso, ocupa a sua cadeira comprada a peso de ouro mas feliz porque assim contribui para o engrandecimento do seu clube.

O jogo começa e o coração desata aos pulos. Reprime uma lágrima marota ao canto dos olhos quando ouve o hino do Enorme, sofre com a bola que sai ao lado, grita com o árbitro que tem o apito desafinado e rói as unhas quando o adversário perde o respeito. Uma tristeza de morte invade-o quando alguns que pensam ser braguistas arrancam cadeiras do seu próprio estádio.

Mas o braguista gosta de futebol. Adora futebol. Por isso fica triste quando a equipa joga mal, mesmo que ganhe. E isto só os braguistas entendem. Ele não quer só a vitória porque precisa de sentir orgulho nos seus heróis. Mas mesmo que o Braga jogue mal e perca, num instante o braguista volta a sentir-se feliz porque sabe que há outro jogo para a semana que vem. E será com o mesmo contentamento que voltará a vestir a camisola e a colocar o cachecol, com o mesmo orgulho gritará e levando a mesma inabalável fé sofrerá com alegria.

Para o Braguista, o Braga joga todos os dias. De manhã abre o jornal na página desportiva para ver a novas do Enorme. Empertiga-se por causa dos jornais da capital para quem só existem os grandes que ele abomina. No emprego vai à Internet de cinco em cinco minutos, e é o mais rápido de todos a minimizar o site antes que o chefe (que geralmente é encarnado) descubra.

Neste capítulo destaca-se uma sub-espécie muito peculiar: o superbraguis-tapontocom. Na hora do café discute com os amigos sobre as tácticas do Jesualdo. E todas as noites, antes de dormir, escala a equipa para o próximo jogo.

É por isso que o Braga tem sempre o melhor treinador do mundo: ele próprio. Treinador de bancada, é certo, mas não se limita a exibir o emblema na camisola. O emblema do Enorme está lá dentro; dentro do peito. Mesmo no coração!

 

Manuel Cardoso

Vicente Repas

#7
Quote from: Chiquitilha on 21 de November de 2010, 22:24
  "...a alegria de ser Bracarense ou Braguista (ainda não sei bem a conotação que os dois tem) ou simplesmente Adepto incondicional no nosso Enorme Braga...."
  Vicious – 19/11/2010

  Viva Braguistas,

  Ora cá estou eu, a pedido de diversas famílias, a escrever "piquenas" (como está em voga os políticos da nossa praça...os que enterraram e enterram este país, dizerem "piquenas" e medias empresas, em vez de pequenas e medias...), solturas mentais em forma de letras.
O que me leva a escrever e mais uma vez chatear-vos com a minha prosa, é a afirmação/dúvida do forista Vicious, que foi colocada umas paginas atrás.
  Como julgo não ter duvidas, que esta dúvida, assola a dúvida de muitos Bracarenses em dúvida com a dúvida que estes dois títulos podem provocar nas duvidosas certezas de algumas duvidosas mentes de alguns duvidosos adeptos e não só, espero tirar por fim as dúvidas ainda existentes de modo a que não fiquem réstia nenhuma de dúvida...confusos? Eu também, e fui eu que escrevi isto.  
  Vamos então por fases para ficar tudo muito bem esclarecido de modo a que não restem...dúvidas.
  Pode um Bracarense ser Braguista?
  Sim, pode. E até acrescento mais. DEVE!
  Pode um não Bracarense ser Braguista?
  Sim, pode. Só demonstra bom gosto.  
  Pode um Bracarense não ser Braguista?
  Infelizmente...pode. (Quem lhe desse com uma tábua por aquelas costas abaixo e o obriga-se a descer a escadaria do Bom Jesus de cabeça...).
  Pode um não Bracarense não ser Braguista?
  Sim, ...e segundo o último estudo de mercado dos 3 pasquins desportivos nacionais, Portugal tem 6 milhões de benfiquistas, 3 milhões de sportinguistas e 2,5 milhões de portistas. Feitas as contas 6+3+2.5 = 11.5... Ou seja, passados 2.000 anos estamos perante mais um milagre. Temos mais adeptos dos 3 corruptos do que população portuguesa...é bem visto sim senhor.
  Passemos agora a alguns exemplos:
  Peguemos, completamente ao acaso, no exemplo de um "gajo" equilibrado, charmoso quanto baste, inteligente, amigo do amigo, e com o boletim de vacinas em dia. Eu.
  Nascido, criado e morador nesta grandiosa cidade, eu sou BRACARENSE. Como desde tenra idade me viciaram a ver jogos do Braga, eu além de ser Bracarense tornei-me também BRAGUISTA. Resumindo eu sou BRACARENSE e BRAGUISTA, porque nasci/moro em Braga (BRACARENSE) e sou adepto/sócio do Braga (BRAGUISTA).
  Mais um exemplo:
  Marcelo Rebelo de Sousa, adepto e sócio bem conhecido do nosso clube.
  Penso, se a minha já fraca memoria não me atraiçoa, que esta figura (há quem lhe chame figurona), é natural de Cabeceiras de Basto e reside normalmente em Lisboa, num aparte, como é que sendo assim ele é ainda presidente da assembleia-geral da terra? Deve receber senhas de presença e subsídios de deslocação quando há reuniões...além do que recebe como comentador na TVI e como professor na Universidade...ele há bons tachos não há?
  Assim sendo não é BRACARENSE, mas sim BRAGUISTA, pois o seu clube do coração é o SC Braga.
  Já agora, e até bem vistas as coisas este devia ser (é) o nosso melhor exemplo, temos o nosso amigo Galego, a quem desde já envio um grande abraço. Não querendo equecer todos os outros foristas que não vivem ou nasceram nesta milenar terra.
  Temos depois os casos que necessitam de internamento em Barcelos e em Nogueiró. Pessoas que até têm a "cremalheira" em razoável estado de conservação, embora já lhe faltem dois molares, que tomam banho duas vezes por semana, três se tiverem algum casamento ou baptizado no fim da mesma e que andam com ambas as peúgas rotas no sitio do dedo grande do pé, só para ventilar o odor que dali emana.
São, como já perceberam, os Bracarenses (nascidos, criados e/ou moradores da nossa terra) que, vá lá uma pessoa entendê-los, não gostam do ENORME. Ou seja não são BRAGUISTAS mas são BRACARENSES.
  Por fim temos aqueles que não interessam nem ao menino Jesus, já que nos aproximamos da época Natalícia. Refiro-me aos que não são Bracarenses nem Braguistas. Mas até aqui eu posso tentar dissipar algumas dúvidas que possam existir. Ora cá vai:
  Os habitantes do Porto são os Portuenses. Os adeptos do FC Porco são os Portistas, os adeptos do extinto Salgueiros eram os Salgueiristas e os adeptos, se ainda os há, daquele clube de bairro que só foi campeão porque o pai do vocalista dos Ban indicava, aos árbitros dos jogos onde entrava o clube das camisolas esquisitas, que da cabeça para baixo nos jogadores adversários era tudo canela, são os Boavisteiros. Também se dá o caso curioso de no Porto existirem adeptos do SL Bostix e Zborting CP.
  Em Lisboa, que por muitos seja desejo, ainda não esta a arder, os habitantes são chamados de Lisboetas. Já os adeptos daquele clube que vive de glórias passadas e que têm o Dumbo como presidente, director desportivo um Eng. de túneis e um treinador que masca chiclete como se não houvesse amanha, são chamados de Benfiquistas (eu chamo outros nomes, mas a minha polida educação não mos permite escrever aqui). Os adeptos do futuro Belenenses (Zborting) são chamados de Sportinguistas. Também aqui se dá o caso curioso de haver Lisboetas adeptos do FC Porco ou de outros clubes que não o NOSSO BRAGA.
  Espero portanto ter desfeito as dúvidas que nesta altura do campeonato ainda pudessem subsistir nas mentes de alguns.
   E sem querer ferir susceptibilidades:
 
  Bracarense qualquer um pode ser. Braguista só quem quer.

  VIVA O BRAGA


  Nota - Eu não me chamo Adepto, mas também tenho direito ao meu Post...ok, pode ser inutil mas é só mais um Post, o meu Post!


Ora aqui está um texto exemplar! Bem disposto e com sentimento.
è o tipo de texto que me motiva a vir, cada vez mais, ao "superbraga". Um texto que , sem "digladiar" com ninguém, diz muito a todos.
Parabéns!

Nota: Desculpa a "piquena" correcção mas o Prof. Marcelo Rebelo de Sousa é de Celorico de Basto. Só para que não fiquem... dúvidas! ;) ;) ;)
Saudações Braguistas e, mais uma vez, PARABÉNS!
FORÇA ENORME SCBRAGA!

vicious

Agradeço o esclarecimento tão ilucidativo. No entanto, nunca tinha ouvido o termo "Braguista" nos meus tenros 29 anos de existência e outros tantos que acompanho o meu clube do coração.
Penso que só nos ultimos 2/3 anos é que surgiu esse termo e agora com mais fervor como que houvesse a necessidade de separar os dois termos que para mim, e repito para mim, vão dar no mesmo!
Apesar de não residir em Braga, o meu coração está lá desde sempre e como tal, eu sou Bracarense. ;)
Um Gverreiro de alma e coração!

Vicente Repas

Quote from: vicious on 22 de November de 2010, 11:35
Agradeço o esclarecimento tão ilucidativo. No entanto, nunca tinha ouvido o termo "Braguista" nos meus tenros 29 anos de existência e outros tantos que acompanho o meu clube do coração.
Penso que só nos ultimos 2/3 anos é que surgiu esse termo e agora com mais fervor como que houvesse a necessidade de separar os dois termos que para mim, e repito para mim, vão dar no mesmo!
Apesar de não residir em Braga, o meu coração está lá desde sempre e como tal, eu sou Bracarense. ;)

E... Braguista, certo? ;D ;D ;D

Saudações Braguistas!
FORÇA ENORME SCBRAGA!

vicious

Quote from: Vicente Repas on 22 de November de 2010, 11:43
Quote from: vicious on 22 de November de 2010, 11:35
Agradeço o esclarecimento tão ilucidativo. No entanto, nunca tinha ouvido o termo "Braguista" nos meus tenros 29 anos de existência e outros tantos que acompanho o meu clube do coração.
Penso que só nos ultimos 2/3 anos é que surgiu esse termo e agora com mais fervor como que houvesse a necessidade de separar os dois termos que para mim, e repito para mim, vão dar no mesmo!
Apesar de não residir em Braga, o meu coração está lá desde sempre e como tal, eu sou Bracarense. ;)

E... Braguista, certo? ;D ;D ;D

Saudações Braguistas!


Se esse é o termo agora é utilizado para quem ama o Enorme Braga... tenho o carimbo de culpado!...  ;)
Um Gverreiro de alma e coração!

Coelho SCB

Á unstempos abri um tópico sobre isto mesmo, citando as palavras do Exmo. Prof Cardoso, sendo que o importante mesmo é sentir este clube, esta paixão que nos leva a não desistir e resistir contra todas a condicionantes sem que lhes falte o nosso apoio.

http://www.superbraga.com/forum/index.php?topic=16068.20


Saudações
#VãoTerDeContarConnosco
#BragaoléAndFriends

nandes



Não sou bracarense embora actualmente resida em Braga, mas sou BRAGUISTA, porque só vivo o Braga!!!

UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL

ELSA

Esta "dicotomia" (acho que se pode chamar assim) só recentemente tem considerada, mas faz todo o sentido!

Realense, Bracarense e Braguista com muito gosto e orgulho!

lipe

Quote from: ELSA on 22 de November de 2010, 13:06
Esta "dicotomia" (acho que se pode chamar assim) só recentemente tem considerada, mas faz todo o sentido!

Realense, Bracarense e Braguista com muito gosto e orgulho!

Faço minhas as tuas palavras, embora já não resida em Real.
Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.

ELSA

Quote from: lipe on 22 de November de 2010, 13:09
Quote from: ELSA on 22 de November de 2010, 13:06
Esta "dicotomia" (acho que se pode chamar assim) só recentemente tem considerada, mas faz todo o sentido!

Realense, Bracarense e Braguista com muito gosto e orgulho!

Faço minhas as tuas palavras, embora já não resida em Real.

Eu também não, mas as minhas raízes estão lá todas!

Como vês Lipe, para além de fazermos anos no mesmo dia...temos muito mais coisas em comum... ;)

Duarte

Quote from: Chiquitilha on 21 de November de 2010, 22:24
Por fim temos aqueles que não interessam nem ao menino Jesus, já que nos aproximamos da época Natalícia. Refiro-me aos que não são Bracarenses nem Braguistas.

Excelente texto! Mas neste ponto tenho uma opinião diferente da tua. É que eu prefiro os que não são Bracarenses nem Braguistas aos que os que são Bracarenses e não são Braguistas :D
O FÓRUM DE BRAGA:
www.forum.bracarae.com

Vicente Repas

Quote from: vicious on 22 de November de 2010, 11:50
Quote from: Vicente Repas on 22 de November de 2010, 11:43
Quote from: vicious on 22 de November de 2010, 11:35
Agradeço o esclarecimento tão ilucidativo. No entanto, nunca tinha ouvido o termo "Braguista" nos meus tenros 29 anos de existência e outros tantos que acompanho o meu clube do coração.
Penso que só nos ultimos 2/3 anos é que surgiu esse termo e agora com mais fervor como que houvesse a necessidade de separar os dois termos que para mim, e repito para mim, vão dar no mesmo!
Apesar de não residir em Braga, o meu coração está lá desde sempre e como tal, eu sou Bracarense. ;)

E... Braguista, certo? ;D ;D ;D

Saudações Braguistas!


Se esse é o termo agora é utilizado para quem ama o Enorme Braga... tenho o carimbo de culpado!...  ;)

Então, sendo "culpado" a condenação é: Liberdade e felicidade absolutas (assim o ENORME ajude), para que possas arrastar, muita da sociedade, para o caminho desse "crime". Depois de conseguires um grande "gang", terás lugar assegurado no Inferno ...do AXA! ;D ;D
Saudações Braguistas!
FORÇA ENORME SCBRAGA!

Carvalhinha

Quote from: lipe on 22 de November de 2010, 13:09
Quote from: ELSA on 22 de November de 2010, 13:06
Esta "dicotomia" (acho que se pode chamar assim) só recentemente tem considerada, mas faz todo o sentido!

Realense, Bracarense e Braguista com muito gosto e orgulho!

Faço minhas as tuas palavras, embora já não resida em Real.

Agora moras na minha freguesia. :P

Eu concordo com o Chiquitilha na diferença dos dois termos, e por isso, vou seguir o contexto da Elsa: Sou adaúfense e bracarense por natureza, e braguista por opção. E com todo o gosto!

lipe

Quote from: ELSA on 22 de November de 2010, 13:15
Quote from: lipe on 22 de November de 2010, 13:09
Quote from: ELSA on 22 de November de 2010, 13:06
Esta "dicotomia" (acho que se pode chamar assim) só recentemente tem considerada, mas faz todo o sentido!

Realense, Bracarense e Braguista com muito gosto e orgulho!

Faço minhas as tuas palavras, embora já não resida em Real.

Eu também não, mas as minhas raízes estão lá todas!

Como vês Lipe, para além de fazermos anos no mesmo dia...temos muito mais coisas em comum... ;)
Vivíamos na mesma rua e tudo.  :D

Serei sempre um realense.
Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.