News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Forum no site oficial: sim ou não?

Started by ric, 17 de November de 2006, 10:01

Previous topic - Next topic

ric

Como é normal, a reunião de muitos foristas no jantar-convívio de ontem, trouxe momentos de divagação/ dissertação variada sobre "N" temas.

Um deles centrou-se na questão seguinte:

1 deve ou não um site oficial do clube ter um forum livre de opinião?

esta é uma questão que pode ser também aqui debatida.

Se virmos bem, os princpais clubes não têm foruns nos seus sites oficiais deixando essa tarefa nos "não oficiais " e de adeptos 8como o nosso SB).
Para uns será "penoso" que no orgão oficial do clube, logo porta-voz oficial da direcção e dos objectivos do clube, surjam mensagens claramente contrárias a estas orientações. Era como ter no site das finanças, apelos ao não pagamento de impostos...

Por outro lado, o site oficial é um encontro de associados. é o seu espaço. O "seu canto" e portanto , forum de discussões.

Que pensam sobre isto?

Nuno Bento

Penso que um forum numa página oficial tem vantagens e desvantagens!
Numa sociedade como a portuguesa em que o debate de ideias livre e democrático ainda está a dar os primeros passos. Trinta e um anos é pouco tempo. Há riscos acrescidos que são os responsáveis pelo sítio oficial do SCB (os seus administradores) que têm de avaliar e decidir.

Viva Famalicão!

Saudações braguistas.

bragaénosso

Sobre este assunto gostaria de deixar duas ideias:

A primeira é que tem de distinguir duas situações. Uma coisa é uma pessoa ser um adepto do nosso clube, mas nem sempre concordar com determinadas medidas ou acções da direcção. Outra coisa são certos foristas, como aqui existem, que só vêm ao forum com o objectivo de destabilizar e são fácilmente detectáveis. É aqui que entram os moderadores, e é aqui a grande diferença entre este forum e o oficial. Neste, qualquer ideia contrária é mal vista. Compreendo perfeitamente que num site ofocial dum clube, não seja permitido a pessoas que sejam contra esse clube. Mas ideias alternativas e críticas construtivas deviam ser bem vindas. Devia haver a capacidade de , ás vezes, ouvir que nem sempre o que fizemos foi o mais correcto. Para além disso, os moderadores têm sempre de primar pela correcção. Veja-se o exemplo do tópico "Outros foruns" no oficial, acerca de terem desaparecido os das outras modalidades. Quando questionados sobre o porquê desta situação por um forista que já anteriormente se tinha identificado como um antigo Campeão Nacional de Atletismo, o resposta é tipo "gozo". Enfim...

A segunda situação é que eu considero que qualquer atleta ou técnico que venha para o Enorme, tem que vir preparado para aguentar a pressão. Se queremos realmente chegar mais longe, disputar o título, chegar à Liga dos Campeões, quem vier para o nosso clube, para além da capacidade técnica, tem que ter personalidade. Ou seja, se um jogador teve um jogo infeliz, tem que estar preparado para ver isso discutido em praça pública. O mesmo se passa com os técnicos. É que isto de ser figura pública não é só vantagens, também tem que se aguentar com os inconvenientes. Toda a gente gosta de ser treinador de bancada. Eu também. Considero que isso faz parte do direito de um adepto.

Gostaria de deixar um aparte acerca do que se passou últimamente no nosso clube. Embora aqui no fórum tenham aparecido comentários depreciativos de algumas exibições do Enorme, a maioria justificados, nunca qualquer elemento do clube foi insultado ou viu a sua integridade ameaçada, como acontece nos vizinhos espanhóis. Os jogadores em Braga são super acarinhados, por isso é que gostam de cá ficar.

Nuno À-Braga

Acho que está bem como está! O site do clube não tem de deixar de ter forum... O SuperBraga nada perde com isso, porque quem está no site do clube, acaba por vir parar ao SuperBraga!

braguista365

Mias uma questao:

-Link do site superbraga.com no site oficial do S.C. de Braga para quando?  ;)  ;D

Pé Ligeiro

Quote from: ric on 17 de November de 2006, 10:01
Como é normal, a reunião de muitos foristas no jantar-convívio de ontem, trouxe momentos de divagação/ dissertação variada sobre "N" temas.

Um deles centrou-se na questão seguinte:

1 deve ou não um site oficial do clube ter um forum livre de opinião?

esta é uma questão que pode ser também aqui debatida.

Se virmos bem, os princpais clubes não têm foruns nos seus sites oficiais deixando essa tarefa nos "não oficiais " e de adeptos 8como o nosso SB).
Para uns será "penoso" que no orgão oficial do clube, logo porta-voz oficial da direcção e dos objectivos do clube, surjam mensagens claramente contrárias a estas orientações. Era como ter no site das finanças, apelos ao não pagamento de impostos...

Por outro lado, o site oficial é um encontro de associados. é o seu espaço. O "seu canto" e portanto , forum de discussões.

Que pensam sobre isto?

Ric
Um fórum é um local de discussão livre, franca e aberta (como muito bem sabes).
Hoje em dia não podemos estar a limitar a participação de quem quer participar activamente na vida de um clube, nem que seja apenas para a dar a sua opinião. Acho que o clube só tem a lucrar com isso, pois é uma forma de aproximar os sócios e adeptos do clube. A comparação com as finanças, embora a compreenda, neste contexto não faz muito sentido, pois os impostos normalmente não geram paixões, não são vividos com o coração como acontece com o futebol. Acho que manter um forum no site oficial é um sinal de abertura, maturidade e de democracia. O facto de poder haver opiniões contrárias às práticas da direcção não deve ser motivo para preocupação, mas sim, motivo de reflexão. Em minha opinião, não pode haver um verdadeiro fórum sem opiniões divergentes, pois é da dsicussão que nasce a luz. Se o fórum oficial existisse apenas para fazer o papel do "yes man", não traria nada de positivo ao clube e seria um antro de sabujisse que serviria apenas para massajar o ego de um qualquer autista. Espero que o forum oficial continue e felicito a direcção por isso.
Falando por mim, sinto-me mais confortável a participar no fórum Superbraga.com do que no fórum oficial, indo um pouco no espírito daquilo que o Ric referiu. Identifico-me mais com o nosso fórum, do que com o fórum do site oficial, no entanto, não deixo de visitar o fórum oficial quando tenho disponibilidade. Inscrevi-me no fórum oficial cerca de um ano e meio depois de me ter inscrito no Superbraga.com e raramente escrevo lá, pois pivilegio a participação neste fórum, mas de vez em quando, vou lendo o que por lá se escreve.
Em termos de foruns, não tenho dúvidas que não há nenhum como o Superbraga.com, onde a discussão é acesa, diversificada, livre (com os devidos limites, colocados pelos moderadores),  franca e apaixonada. Apesar da minha clara preferência pelo Superbraga.com, acho que o fórum no site oficial deve continuar e deve seguir os mesmos princípios deste fórum, pois caso contrário deixaria de ter razão de existir.

Se mais razões não houvesse para a continuação do fórum no site oficial, havia mais uma, que era a de fazer concorrência ao Superbraga.com ;D

NB: Nunca é de mais louvar a carolice, a dedicação e o empenho daqueles que puseram este fórum em pé e que o conseguem manter ao nível a que nos habituaram ( também com a colabaração dos melhores foristas do mundo e arredores  ;)).
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

A grande vitória sobre o benfica, levou a que o pessoal virasse as atenções exclusivamente para o rescaldo desse jogo. Está asaber bem saborear tão belo petisco!

Gostaria no entanto, de chamar à atenção deste post lançado pelo Ric, que no meu entendimento seria merecedor de maior discussão, pois trata-se de um assunto da organização interna do nosso clube. Neste caso, de organização do site oficial do nosso clube.

BRAGA SEMPRE MAIS!

socio771

discordo:
penso que  o site oficial do club nao deve ter forum  pois  assim evita se INFILTRAS(  JULIETA  ) como exemplo .pois quanto mais limitado for o site  oficial melhor.
este site  e suficiente e  mesmo assim apereçem por aqui alguns METRALHAS A DENEGRIR INSTITUIÇAO.
ABRAÇO

disco infiltrator

Está muito bem assim como está: independente, democrático e equidistante.

JR1287

Está muito bem assim, até porque se o site oficial tivesse fórum, o SB deixava de ter tanta importância como actualmente tem, ou porque o pessoal só ia ao site oficial, ou porque haveria muitas repetições. Só acho é que devia haver um link no site oficial para o SB, e para outros sites semi-oficiais do clube.

Pé Ligeiro

Quote from: JR2969 on 20 de November de 2006, 11:44
Está muito bem assim, até porque se o site oficial tivesse fórum, o SB deixava de ter tanta importância como actualmente tem, ou porque o pessoal só ia ao site oficial, ou porque haveria muitas repetições. Só acho é que devia haver um link no site oficial para o SB, e para outros sites semi-oficiais do clube.

O site oficial tem um fórum. A questão levantada é se deve continuar a ter ou se deve ser suspenso. A minha opinião é que deve  ser mantido um fórum de livre discussão no site oficial, pois é uma forma de aproximação de sócios e adeptos ao clube, e pelas restantes razões que enumerei em post anmterior.
BRAGA SEMPRE MAIS!

JR1287

Eu sei que tem fórum, também lá estou registado e participo regularmente. O que eu quis dizer, e expressei-me mal, foi que havendo apenas um fórum há maior concentração de mensagens, sem repetições; eu, pelo menos, ou participo num ou no outro, não acho grande piada a repetir ideias. Por isso preferia que houvesse só um, onde TODOS participassem, sem ter de escolher e sem prejudicar quem só participa num dos fóruns. Claro que esse fórum único tanto poderia estar no site oficial como noutro, mas o site oficial já tem vida própria. Já os outros, como por exemplo o SB, sem o fórum não tem grande sentido; pelo contrário, se fosse o único, ainda seria mais interessante e importante.

2378

Eu penso que deve continuar a existir, o clube tem a obrigação de dispor de um fórum onde os seus sócios, simpatizantes, etc..
podem colocar as suas ideias e discuti-las.

A existência do SB só engrandece ainda mais o SCBraga, porque assim tem ao seu dispor dois fóruns de discussão da vida do clube.