News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 21/11

Started by JotaCC, 21 de November de 2010, 08:06

Previous topic - Next topic

JotaCC

Terror britânico

Tal como Bruce Banner (Incrível Hulk), Peter Parker (Homem-Aranha), Clark Kent (Super-Homem) e muitos outros super-heróis criados pela Marvel e pela DC Comics, também Alan tem uma outra personalidade que só revela em ocasiões especiais. Jogos grandes e ambientes hostis são os seus cenários preferidos, mas há qualquer coisa nos clubes ingleses e escoceses que também faz despertar o terrível Alan, que tem na velocidade e na técnica as suas armas mais temidas, mas que também assiste e dispara de forma certeira sempre que tem a possibilidade. Foi assim nos últimos quatro embates em que apanhou pela frente equipas britânicas, apesar de nos últimos dois, contra Celtic (fora) e Arsenal (fora), o resultado final não ter sido o melhor para o Braga. Mas mesmo nesses o brasileiro se conseguiu destacar dos demais, recebendo, inclusive, a distinção de figura do encontro para O JOGO.

Embora já tivesse defrontado equipas inglesas e escocesas por Marítimo (2001 e 2004) e FC Porto (2005), respectivamente, foi após a chegada a Braga que Alan lhes começou a causar dores de cabeça. No primeiro jogo contra o Portsmouth, a contar para a fase de grupos da extinta Taça UEFA, o brasileiro não fez por menos: aproveitou uma bola devolvida pelo poste esquerdo da baliza de David James para marcar um golo e selar o triunfo (3-1) dos arsenalistas.

A temporada atípica do Braga, afastado logo nas pré-eliminatórias, evitou que o encontro se repetisse em 2009/10 na então recém-criada Liga Europa, mas o destino reservou uma competição maior para marcar esse momento: a Liga dos Campeões. E tal como em 2008, bastou um jogo para Alan aparecer em grande. Na recepção aos escoceses do Celtic, o extremo cobrou uma grande penalidade de forma exemplar e abriu caminho à vitória do vice-campeão nacional, que viria a confirmar a qualificação para o play-off da competição em Glasgow, onde Alan voltou a fazer outra exibição de qualidade, coroada com a assistência para o único golo luso, marcado por Paulo César. Segue-se novo confronto com o Arsenal, e a vontade de acabar o que deixou a meio no Emirates Stadium, de onde saiu incólume da goleada sofrida pela equipa, é enorme.


Saldo de resultados é nulo

Apesar dos golos e das boas exibições, o saldo de Alan contra clubes do Reino Unido é nulo. O extremo já venceu quatro jogos, dois dos quais pelo Braga, mas também já sofreu quatro derrotas, sendo que as últimas duas foram esta temporada. A história de embates contra equipas inglesas e escocesas, porém, começou no Marítimo, em 2001, quando jogou 16 minutos contra um dos históricos de Inglaterra: o Leeds. A partir daí defrontou Glasgow Rangers (três vezes), Celtic (duas), Portsmouth e Arsenal.


Só Viana tem mais jogos na Champions

Quando o Braga entrou no Emirates Stadium para defrontar o Arsenal, a 15 de Setembro deste ano, Alan não era propriamente um novato na fase de grupos da Liga dos Campeões. A estreia do extremo nesta fase da competição aconteceu há cinco anos, pelo FC Porto, curiosamente contra uma equipa britânica: o Glasgow Rangers. Desde então já participou em mais sete jogos, o que, juntando os dois efectuados no play-off, faz dele o segundo jogador do Braga com mais experiência na liga milionária. Só Hugo Viana contabiliza mais (16), uma vez que o Valência foi presença assídua na prova durante o tempo em que o internacional português lá actuou. Apesar de tudo, o brasileiro ainda não conseguiu marcar qualquer golo.



Elderson ou Miguel Garcia, quem sai do onze?

Com a recuperação total de Sílvio, o número de opções para as laterais aumentou, o que significa que alguém terá de ficar de fora contra o Arsenal. Elderson e Miguel Garcia são os dois principais candidatos a saltar fora do onze, até porque o ex-lateral do Rio Ave tem sido indiscutível desde o encontro dos bracarenses no Ramón Sánchez Pizjuán, com o Sevilha. O facto de ter chegado para jogar do lado direito pode indicar que Garcia será o escolhido, mas a verdade é que, contra o Shakhtar, foi o internacional nigeriano que acabou por ver o jogo a partir do banco.



Semana e meia para descansar

A uma semana e meia sem competir, por força do adiamento do jogo da Taça de Portugal com o Benfica para o dia 12 de Dezembro, Alan somará mais uma semana e meia de paragem depois do confronto da Liga dos Campeões com os ingleses do Arsenal. Tudo por culpa do cartão vermelho visto no dérbi do Minho contra o Guimarães, resultante de uma jogada em que acertou com o braço na face de João Alves, o que agora o vai obrigar a acompanhar da bancada o embate entre o Braga e o Nacional. Uma anormalidade na carreira do extremo brasileiro, que já não estava habituado a falhar um encontro para o campeonato português. Aliás, na temporada transacta participou em todos (30) que os bracarenses realizaram.


Matheus mantém-se pela esquerda

Apesar dos esforços dos médicos e do próprio jogador, Paulo César não vai defrontar o Arsenal na terça-feira. Uma baixa de peso para Domingos Paciência, que não tem podido contar com o extremo desde a recepção ao Beira-Mar, altura em que este se magoou na face posterior da coxa esquerda. O lugar no lado esquerdo do ataque deve assim voltar a ser ocupado por Matheus, tal como sucedeu em Guimarães, com Lima ou Elton no centro do ataque.




Despiste antes da Pedreira

Irritação foi apenas um dos sentimentos negativos que Arsène Wenger não conseguiu esconder no final do dérbi do norte de Londres, que o Arsenal perdeu ontem pela primeira vez em 17 anos como anfitrião. E não é para menos. Os "gunners" começaram muito cedo a pensar no encontro com o Braga e voltaram do intervalo demasiado relaxados, mesmo para quem possuía uma vantagem de dois golos, marcados por Nasri e Chamakh. Resultado: facilitaram bastante no capítulo defensivo, cometendo pecados pouco habituais, e permitiram ao Tottenham dar a volta por Bale, Van der Vaart (penálti) e Kaboul, desperdiçando, assim, uma excelente oportunidade para se isolarem no primeiro lugar da Premier League.

Descontando os primeiros 45 minutos, que jogou a uma velocidade vertiginosa, o Arsenal voltou a dar sinais de estar em quebra. Os "gunners" não só não atropelam os adversários como fizeram com o Braga em Setembro, como sentem inúmeros problemas para os ultrapassar. O Tottenham foi "apenas" a terceira equipa a derrotá-los nos últimos cinco jogos que disputaram em todas as competições, embora este desaire tenha doído mais aos adeptos dada a rivalidade existente entre os dois clubes. Por isso, é expectável que os homens de Arsène Wenger procurem redimir-se no regresso da Liga dos Campeões. Estarão os bracarenses dispostos a pagar a factura?

Arsenal 2-Tottenham 3

Emirates Stadium

Árbitro Phil Dowd

Treinador Arsène Wenger

Fabianski; Sagna, Koscielny, Squillaci e Clichy; Nasri (Rosicky, 77'), Denilson, Song e Arshavin (Walcott, 77'); Fàbregas; Chamakh (Van Persie, 68')

Treinador Harry Redknapp

Gomes; Hutton, Kaboul, Gallas e Assou-Ekotto; Lennon (Defoe, INT), Jenas, Modric e Bale; Van der Vaart (Palacios, 87'); Pavlyuchenko (Crouch, 73')

n ao intervalo 2-0

GoLOS 9' Nasri, 27' Chamakh, 50' Bale, 67' Van der Vaart (g.p.) e 85' Kaboul

CARTÕES amarelos 13' Sagna, 68' Van der Vaart, 81' Denilson e 84' Koscielny


Fàbregas encara jogo com o Braga com cautelas

Desengane-se quem pensa que a goleada da primeira volta fez o Arsenal perder o respeito ao Braga. Muito pelo contrário. Os gunners continuam a encarar os bracarenses como um adversário complicado, ou não tivessem eliminado Celtic e Sevilha para chegar à fase de grupos da Liga dos Campeões, e Fàbregas acredita mesmo que o encontro de terça-feira não será igual ao de 15 de Setembro. "Faltam dois jogos e ambos serão difíceis, especialmente o que vamos fazer em Braga. Mas tentaremos sair vencedores do grupo", referiu o médio espanhol, sublinhando ainda a importância de "não ser displicente", pois isso pode provocar dissabores à equipa. Aliás, Arsène Wenger tem a mesma opinião. "Quero muito ganhar o jogo [contra o Braga], pois dá-nos a hipótese de acabar a fase de grupos em força e no primeiro lugar, que é o nosso objectivo", referiu o técnico no programa entregue aos adeptos antes do dérbi com o Tottenham.


O JOGO

JotaCC

Locais vingam-se e vencem dérbi

Apesar de os primeiros minutos terem sido de domínio vitoriano, rapidamente o Braga mostrou que queria vingar a equipa principal e foi com naturalidade que Emre desferiu o golpe seco que levaria os locais para o intervalo em vantagem. Na segunda parte, o filme do jogo não se alterou. O Guimarães tentou chegar à igualdade, mas sempre sem fio de jogo. João Pedro teve o único remate dos vimaranenses. Ganhou o conjunto que quis jogar futebol. Zé Pedro ampliou a vantagem.

Braga 2-Guimarães 0

Local Estádio 1º de Maio, em Braga

Árbitro Joaquim Gayo (Braga)

Ao intervalo 1-0 Golos Emre (10) e Zé Pedro (55). Cartões amarelos João Oliviera (86)

T. Artur Jorge

Igor Rocha

Fábio Lopes

Kanu

Calos Lomba

Fernando

Tiago Ribeiro

Airosa

(Paulo Jorge, 56)

Salvador

João Manuel

(João Oliveira, 74)

Emre

Zé Pedro

(Rúben Freitas, 90)

T. Armando Evangelista

Preto

Amorim

Josué

Paulo Oliveira

Kaka

Rafael

Vieira

(Pedro Lemos, 57)

João Pedro

Areias

Tiago

António

(Paulinho, 76)


ABC afastado logo à primeira


Soa a estranho, mas aconteceu. O ABC, única equipa portuguesa que chegou a uma final da Liga dos Campeões, em 1993/94, e que, mais recentemente, alcançou também a final da Taça Challenge (2004/05), foi afastada, desta mesma competição, logo na primeira eliminatória.

Os minhotos arriscaram, fizeram na Sérvia os dois encontros, e o tiro saiu pela culatra... Depois de anteontem, na primeira mão, terem perdido (27-25), ontem voltaram a ser derrotados, desta feita por 20-17.

"Estamos fora, porque não nos deixaram estar dentro", reagiu o presidente do ABC, Luís Teles, antes de concluir: "São contrariedades que vão sempre surgir, mas um ABC muito forte, em todos os aspectos, vai conseguir ultrapassar".

ABC 17-Radnicki kragujevac 20

Sports Hall Jezero, em Kragujevac

Árbitros Peter Hascik e Zbislav Otapka (Eslováquia)

Humberto Gomes e Bruno Dias (Gr); Fábio Vidrago (1), Tiago Pereira (1), Carlos Matos, Luís Bogas (3), Rui Lourenço, José Ricardo Costa (2), Jaime Barreiros, Álvaro Rodrigues (4), Hugo Rosário, João Rodrigues, Miguel Sarmento (5) e Nuno Rebelo (1).

Treinador jorge rito

ao intervalo 8-9

Dejan Zlatanovic e Dusan Petrovic (Gr), Milan Djukic (5), Danijel Kostic, Nikola Jovicki, Momcilo Bozovic (1), Milos Prodanovic, Milos

Lojanicic, Zoran Radojevic (5), Milos Tica (2), Ivan Radojicic (4), Nemanja Cvetinovic (3), Ivan Milincic e Milos Milic.

Treinador Slobodan Jokanovic


Atropelamento total

O HC Braga aplicou uma goleada das antigas à formação do Middlesbrough, transformando o jogo da segunda mão, agendado para o próximo dia 18, num verdadeiro passeio a Inglaterra. No outro encontro com equipas nacionais, realizado em França, a Física teve uma tarefa bem mais difícil, conseguindo, contudo, uma vitória por 3-1 frente ao Quevert.

HC Braga 19-Middlesbrough 1

Pavilhão das Goladas

1º árbitro Francisco Romero >> 2º árbitro Teresa Martinez

Filipe Miranda (Gr), Rodrigo Fonseca (3), Nuno Teixeira (4), Pedro Alves (4) e Tiago Barbosa (4); Guilherme Silva (Gr), Vítor Oliveira (4), André Torrees Treinador vítor silva

Gary Todd (Gr), John Jones (1), Will Smith, Marc Rutland e Grant Zaccaria; Owen Stuart, Pit Lowsdale, Dan Palmer, Micky Adlesoum, San Key

Treinador john zaccaria

ao intervalo 7-1

evolução do marcador

5-0 5-1 19-1


O JOGO

JotaCC

Salino como titular para duas funções
BRASILEIRO é rápido nas transições e TAMBÉM DEFENDE
   
Domingos Paciência já tem a estratégia preparada para receber o Arsenal, mas fechou a semana de trabalhos a sete chaves para que o segredo seja a alma do seu negócio.

Mesmo assim, o treinador não deve operar alterações de fundo em relação à equipa que perdeu em Guimarães. Salino era a principal questão, levantando-se a hipótese de Madrid jogar ao lado de Vandinho para permitir que Luís Aguiar fosse o médio com funções mais ofensivas. O ex-nacionalista, todavia, leva vantagem, pela simples razão de que pode cumprir as duas funções em questão. Salino pode ser um médio ofensivo, quase "muleta" do ponta-de-lança como foi em Guimarães, e cumpre bem a missão de servir de referência para as transições ofensivas. Além disso, no capítulo do roubo de bola é um dos médios mais eficazes e esse fator será essencial para não deixar o Arsenal ter a posse e o domínio de jogo.

Madrid, registe-se, tem sido mais vezes aposta nos jogos da Champions do que nas provas internas, precisamente pela qualidade de posicionamento defensivo que oferece ao meio-campo, servindo como "tampão" às primeiras investidas contrários.

Está também mais do que provado que o trinco argentino pode perfeitamente coexistir na mesma equipa que Vandinho, mas este é um jogo em que o Sp. Braga pode e deve arriscar um pouco mais, se pretende manter as esperanças de um apuramento estrondoso para o oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

Cereja

Recorde-se que com a vitória em Belgrado, na última jornada do Grupo H, a equipa de Domingos Paciência já garantiu matematicamente o 3.º lugar e o respetivo apuramento para a Liga Europa. O que o Sp. Braga conseguir a partir de agora será a tal cereja no topo do bolo, mas as coisas, como se sabe, não estão fáceis e passam obrigatoriamente por uma vitória sobre o todo-poderoso Arsenal no jogo de depois de amanhã.

RECORD

JotaCC

Treino hoje às 10h00 à porta fechada

O plantel do SC Braga treina domingo, dia 21 de Novembro, às 10h00, nos campos de apoio do Estádio AXA. A sessão de trabalhos decorrerá à porta fechada a sócios, adeptos e jornalistas.

Bruno3429

Matheus projecta salto em Janeiro
Por Pascoal Sousa

Matheus está na mesma situação de Rodriguez. Em final de contrato, o avançado é um dos nomes que deverão ser negociados na reabertura do mercado, em Janeiro, aproveitando a chama da Liga dos Campeões, que lhe ilumina o caminho para a glória e para o maior salto da sua carreira.

A Champions tem sido, realmente, uma bela rampa de lançamento para Matheus, que marcou quatro golos nos oito jogos que o Braga disputou desde a terceira pré-eliminatória até à fase de grupos.

Golos decisivos, obtidos frente a peso-pesados e que renderam quatro vitórias. Celtic, Sevilha (por duas vezes) e Partizan, no primeiro triunfo minhoto no grupo H, são as vítimas do brasileiro, que é o jogador do Braga que mais acerta na baliza na fase regular da Champions - sete remates no alvo.

Aliás, neste capítulo, Matheus está na companhia de grandes estrelas como Di Maria e Higuaín, do Real Madrid, Ibrahimovic, do Milan ou Anelka, do Chelsea.

É esta preponderância no ataque do Braga que aguça a cobiça de emblemas europeus, em especial franceses. Lille, Lens, Mónaco e Auxerre têm multiplicado as observações, tanto no Axa como nos jogos que o Braga disputa no exterior.

A Bola

Bruno3429

Árbitro húngaro no jogo com o Arsenal
Por Redacção

A UEFA nomeou o húngaro Viktor Kassai para dirigir o encontro do SC Braga diante do Arsenal, a disputar esta terça-feira, referente à quinta jornada do Grupo H da Liga dos Campeões.

Com 35 anos, este agente de viagens de profissão é internacional desde 2003, tendo estado no Campeonato do Mundo de 2010, destacando-se a presença no encontro das meias-finais entre Espanha e Alemanha.

Viktor Kassai, no entanto, não deixa boas recordações aos adeptos portugueses, uma vez que esteve no centro de uma polémica em Setembro do ano passado, quando dirigiu o Sporting – Fiorentina, do play-off da Liga dos Campeões, tendo mesmo sido alvo de uma reclamação por parte do clube de Alvalade.

Eis os árbitros nomeados para os jogos desta terça-feira da Liga dos Campeões:

Grupo E
Roma - Bayern, Alberto Undiano Mallenco (ESP)
Basileia - CFR Cluj, Laurent Duhamel (FRA)

Grupo F
Spartak Moscovo – Marselha, Wolfgang Stark (ALE)
Chelsea – Žilina, Robert Schörgenhofer (AUT)

Grupo G
Ajax - Real Madrid, Craig Thomson (ESC)
Auxerre – Milan, Damir Skomina (ESL)

Grupo H
SC Braga – Arsenal, Viktor Kassai (HUN)
Partizan - Shakhtar Donetsk, Frank De Bleeckere (BEL

JotaCC

Elton e Lima lutam por uma vaga
Por Pascoal Sousa

Domingos Paciência orientou esta manhã, à porta fechada, o penúltimo treino antes do jogo com o Arsenal, afinando a estratégia para o jogo com os gunners.

A principal dúvida no onze situa-se no ataque. Lima e Elton batalham por uma vaga, com o ex-belenense a assumir algum favoritismo em face da sua produção na Champions. De qualquer forma, e numa perspectiva de surpreender o Arsenal, Domingos poderá ter em Elton uma alternativa válida para o onze.

O Arsenal chega amanhã, às 17 horas, a Portugal. Wenger e um jogador seguirão directamente para o Axa para projectar o jogo com Braga, numa conferência de Imprensa marcada para as 18.45 horas.

Domingos fala aos jornalistas antes, às 16.30 horas e dirige, uma hora mais tarde, um treino no Axa aberto nos primeiros 15 minutos à comunicação social.


A BOLA