News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 15/11

Started by JotaCC, 15 de November de 2010, 07:30

Previous topic - Next topic

JotaCC

Paragem para reflexão

É uma paragem que chega na melhor altura. E servirá para reflexão. Depois da derrota em Guimarães - a terceira consecutiva para o campeonato, após os desaires em Vila do Conde e com o Beira-Mar - o Sp. Braga regressa esta manhã aos trabalhos, numa semana de paragem de competição que servirá para reflectir sobre o actual momento da equipa.

A época bracarense está a ser histórica em termos europeus na Liga dos Campeões, mas a verdade é que tem deixado muito a desejar no plano interno. Aliás, este é o pior arranque desde que António Salvador assumiu a presidência do clube, em 2003.
A derrota frente ao rival Vitória de Guimarães atirou a equipa bracarense para o décimo lugar da classificação. Os arsenalistas foram ultrapassados pelo Olhanense, Beira-Mar e Leiria na tabela, após o fecho da 11.ª jornada do campeonato.

Por isso, o técnico Domingos Paciência aproveitará a pausa para juntamente com o grupo de trabalho reunir forças para dar a volta aos últimos resultados. E o adiamento do jogo da Taça de Portugal (com o Benfica, para dia 12 de Dezembro, devido à Cimeira da NATO) até vai ajudar. É que o próximo jogo será para a 'Champions', na terça-feira, dia 23, com a recepção ao Arsenal.
Até lá, o técnico terá tempo para recuperar anímica e psicologicamente o plantel. Entretanto, nos próximos dias haverá desenvolvimentos quanto à indignação e críticas apontadas pelo clube à arbitragem no dérbi minhoto do passado sábado.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Alerta vermelho

Braga desliza na tabela após terceira derrota seguida na Liga. Pior arranque na era Salvador. Líder deve voltar a falar hoje com o grupo.

Domingos Paciência deu um dia de descanso aos jogadores mas esta manhã o Braga regressa ao trabalho apesar de, com a eliminatória da Taça de Portugal frente ao Benfica adiada para 12 de Dezembro, só voltar a jogar dia 23, com o Arsenal, para a Champions.

Hoje, antes de iniciar os trabalhos, Domingos Paciência deve reunir o grupo para falar sobre as incidências da partida com o Vitória e nessa palestra também deverá marcar presença o presidente António Salvador, que já avisou ser tempo de arrepiar caminho e inverter uma tendência que há muito andava afastada da realidade bracarense.

Com o Vitória, a indignação do dirigente teve como alvo a arbitragem de João Ferreira, mas uma coisa é certa, o presidente já começa a torcer o nariz e o sinal vermelho acendeu e ninguém poderá ficar-lhe indiferente.


A BOLA

JotaCC

O pior campeonato da era Salvador

Quando António Salvador desceu ao balneário após a derrota com o Beira-Mar e alertou o grupo para o facto deste ser o pior campeonato desde que assumiu a presidência, ainda não o podia dizer na plenitude, uma vez que em 2007/08 a equipa também tinha 14 pontos à passagem do primeiro terço do campeonato. Mas agora, depois de nova derrota, os números tornam-se mais claros. Esta é, efectivamente, a pior Liga parcial desde que o presidente tomou posse, em 2003. Mesmo em 2007/08, época começada por Jorge Costa, o Braga já tinha 15 pontos depois de concluída a 11ª jornada. Agora tem 14, exactamente metade dos 28 que, há exactamente um ano, garantiram a Domingos Paciência o melhor arranque da história do clube.

Na génese de um desempenho tão inferior estão as tremendas dificuldades defensivas. Em 11 jornadas já disputadas, só na segunda e na terceira (Setúbal e Marítimo) é que os arsenalistas não sofreram golos. Desde aí, são oito jornadas consecutivas a sofrer, para um total de 16 golos encaixados (31 no somatório de todas as provas), muito acima de qualquer registo anterior. Nas duas temporadas anteriores, Eduardo tinha apenas cinco golos sofridos, numa sequência de bons registos nesse capítulo iniciada por Jesualdo Ferreira com a contratação de Paulo Santos para a baliza.

O que vale ao Braga para manter aspirações no campeonato (está, apesar de tudo, a quatro pontos do quarto lugar, objectivo traçado esta época) é o ataque inspirado e que não só não rima com pior como é mesmo o melhor da era deste presidente. Em 2009/10 o Braga também tinha 17 golos marcados em 11 jornadas, mas nas épocas anteriores nunca se viu tanta fartura.

Se alargarmos o plano comparativo para épocas mais recuadas, então precisamos de chegar a 1999/2000 para contar menos pontos do que 14: apenas sete. E essa deve mesmo ser uma época que pode servir de exemplo: apesar do Braga não ter chegado às competições europeias, conseguiu trepar das 17ª posição até ao nono lugar! Porque não agora passar do 10º para o quarto?

Braga à 11ª jornada

ÉPOCA | CLASSIFICAÇÃO | PONTOS | GM-GS

2010/11 10º 14 17-16

2009/10 1º 28 17-5

2008/09 7º 17 11-5

2007/08 7º 15 11-11

2006/07 4º 20 15-13

2005/06 1º 26 15-4

2004/05 5º 19 15-10

2003/04 4º 21 12-9


Domingos iguala Machado

A derrota no dérbi minhoto permitiu ao vencedor - Manuel Machado - livrar-se de um registo que agora partilha com Domingos. Até sábado, o agora treinador do Guimarães tinha sido o último a perder três jogos consecutivos pelo Braga para o campeonato, quase colocando em causa o apuramento para a Taça Intertoto que Jorge Jesus haveria de ganhar a seguir. Desde então passaram dois anos e meio sem que o actual técnico do Benfica nem Domingos repetissem um período tão negro.


Calendário indicia remontada

Domingos Paciência pode justificar de diversas formas dos maus resultados na Liga, desde logo com a quantidade invulgar de jogos (20) já disputados pela sua equipa em menos de quatro meses. O calendário do campeonato também pode ajudar e deve até ser encarado como um incentivo à recuperação. É que o Braga já fez três das delocações mais complicadas de toda a temporada e onde até o ano passado perdeu: FC Porto, Benfica e Guimarães. O futuro reserva jogos bem mais simples, pelo menos teoricamente.


Paulo César também lucrou com Taça adiada

O adiamento do jogo da Taça de Portugal contra o Benfica, do próximo sábado para 12 de Dezembro, só pode ser encarado como benéfico para o Braga. A equipa profissional terá agora 10 dias de intervalo até ao próximo confronto com o Arsenal, tempo claramente exagerado por comparação com os períodos de recuperação habituais, a rondar os três/quatro dias.

Além de poder descansar e preparar essa decisiva jornada na Liga dos Campeões, o treinador ganha um jogador. É que Paulo César cumpre hoje a primeira das duas semanas de paragem que lhe foram impostas após se ter lesionado na coxa esquerda contra o Beira-Mar. Se o Braga jogasse contra o Benfica, o avançado não seria opção, mas assim fica em dúvida para o Arsenal, sendo certa a sua recuperação para a próxima jornada do campeonato, na qual deve ser desviado para o lugar do castigado Alan. Sílvio e Paulão, que intensificam a melhor forma, também saem beneficiados.



Adeptos estudam forma de ajudar neste momento


A insatisfação dos adeptos pelos últimos resultados ficou ontem bem presente nos comentários inseridos nos blogus e fóruns online afectos ao Braga. Apesar disso, a falange humana que suporta o clube da capital do Minho, está já a trabalhar em conjunto no sentido de encontrar a melhor forma de mostrar apoio aos jogadores e ajudar a superar este momento difícil. Assim, estão a ser discutidas várias hipóteses, desde a colocação de tarjas à porta por onde habitualmente saem os jogadores, a concentração à porta do hotel no próximo estágio caseiro ou até a invasão de um treino.

Recorde-se que, apesar dos maus resultados, o apoio associativo tem sido este ano muito forte. Domingos Paciência até fez questão de agradecer aos adeptos no final da derrota em Guimarães, vista ao vivo por mais de quatro mil bracarenses, três mil dos quais viajaram de comboio.



Recandidatura presidencial em breve

Deve ser esta a semana em que António Salvador formaliza a recandidatura à direcção do Braga. O presidente tem em marcha a composição de uma lista, muito idêntica à que está em funções actualmente, mas não tem pressa em apresentá-la, uma vez que sempre pediu outros candidatos e já se vive um período suplementar de entrega de candidaturas. Salvador garantiu que não viraria as costas ao clube e vai cumprir a promessa. Resta saber em que dia oficializa a intenção.



Luis Aguiar falha Nacional

Luis Aguiar vai perder a titularidade na próxima jornada. O médio uruguaio viu o quinto cartão amarelo na Liga ZON Sagres na recta final do dérbi minhoto e, por isso, tem de cumprir suspensão. Nesta fase é ainda muito prematuro arriscar substitutos, até porque, pelo meio, há o jogo com o Arsenal para tirar ilações. Possibilidades há várias, desde a troca directa por Hugo Viana ou Madrid, ou a entrada de Mossoró para um esquema diferente e mais ofensivo. Recorde-se que igualmente de fora ficará Alan, expulso por João Ferreira. Quer Aguiar, quer o extremo, haviam participado em todos os encontros até aqui. 


O JOGO

JotaCC

Revolta em ponderação
posição de força nos próximos dias
   
Ontem foi dia de folga em Braga e também de profunda reflexão sobre todos os acontecimentos que marcaram o dérbi do Minho.

A revolta que resultou nos discursos inflamados dos arsenalistas, com o presidente António Salvador à cabeça, entrou agora numa fase de ponderação, mas os responsáveis da SAD recolhem mais dados concretos e será tomada uma posição pública de força nos próximos dias. Tudo na forma de uma exposição à própria Liga, apontando o que falhou na organização do dérbi.

A possibilidade de uma exposição direta à Comissão de Arbitragem esvazia-se na medida em que Vítor Pereira optou por analisar o trabalho dos árbitros numa média de cinco em cinco jornadas. Assim, nesse capítulo, os bracarenses vão esperar, mas não deixam de continuar a apontar erros que consideram fundamentais para o desenrolar do jogo com os rivais de Guimarães.

Além dos casos já relatados por António Salvador há ainda uma alegada agressão a Matheus que ficou por punir, sendo certo que António Salvador não calou a revolta só nas declarações aos jornalistas. O presidente estava visivelmente irritado no final do jogo e foram perfeitamente audíveis os seus protestos no corredor dos balneários do D. Afonso Henriques, dirigindo-se à equipa da arbitragem, mas visando principalmente Pais António, o árbitro assistente n.º 1 de João Ferreira. Certo é que os bracarenses não compreendem a tomada de força de João Ferreira, que ameaçou acabar com o jogo ao primeiro sinal de violência vindo das bancadas, mas limitou-se a registar no relatório o telemóvel que provocou um traumatismo craniano em João Carlos Costa, adjunto de Domingos Paciência.

No que respeita às relações entre os dois clubes, agora bem mais cordiais, a SAD já fez o balanço e considera que as mesmas não saíram beliscadas, apesar de alguns comportamentos, já apontados, de dirigentes do Vitória que não contribuíram para acalmar as hostes nos momentos mais quentes do dérbi.


RECORD

JotaCC

Estádio do V. Guimarães
Sp. Braga defende interdição

A direcção do Sp. Braga não se conforma com os distúrbios ocorridos no Estádio D. Afonso Henriques, no sábado à noite, e aguarda com expectativa "uma punição exemplar" para o V. Guimarães.

Fonte do clube revelou ao CM que os dirigentes bracarenses esperam que o rival seja punido com a "interdição do estádio ou a realização de jogos à porta fechada", além de uma multa pesada, conforme o previsto nos regulamentos da Liga Profissional de Futebol para as infracções graves cometidas pelos adeptos. O Sp. Braga, segundo a mesma fonte, não esquece que os incidentes puseram em causa a integridade física de João Costa, elemento da equipa técnica de Domingos Paciência (apanhou com um telemóvel na cabeça) e obrigaram o árbitro João Ferreira a interromper a partida. O V. Guimarães venceu o Sp. Braga por 2-1.


CORREIO DA MANHA

JotaCC

Operação Arsenal arranca em privado

O plantel do SC Braga regressou esta manhã ao trabalho, depois do revés em Guimarães, num cenário de pura concentração, sem adeptos, sócios ou jornalistas presentes no treino.

O técnico Domingos Paciência arrancou com a preparação do jogo do próximo dia 23, terça-feira, frente ao Arsenal, referente à quinta jornada da Liga dos Campeões.

O defesa-central Paulão, o avançado Hélder Barbosa e o guarda-redes Quim são as baixas dos arsenalistas de Braga.


Último dia para apresentação de listas

Termina às 18 horas desta segunda-feira o prazo para apresentação de listas de candidatura à presidência do SC Braga.

O processo eleitoral começou em Outubro, mas até à data limite não surgiu qualquer lista. Perante o vazio, foi convocado o acto eleitoral para nova data.

Se até às 18 horas não surgir qualquer lista candidata terão os sócios do clube de pronunciar-se sobre o futuro em nova Assembleia Geral, na qual o cenário natural é a recondução de António Salvador no cargo, por aclamação.


A BOLA

JotaCC

António Salvador assume recandidatura à presidência

António Salvador enviou um comunicado aos sócios do SC Braga em que adianta a recandidatura à presidência do clube.

«Assumo, neste dia, a minha recandidatura à Presidência do SC Braga, cumprindo a promessa feita aos associados na última Assembleia Geral - nunca deixarei o SC Braga cair num vazio directivo, mesmo em prejuízo da minha vida profissional e pessoal», começa a declaração.

A ausência de outros candidatos impeliu que avançasse, diz: «Faço-o porque, apesar do meu apelo, não surgiu nenhuma candidatura à liderança do nosso clube. Faço-o também porque sinto e vivo o SC Braga de forma apaixonada e porque tenho um enorme respeito pelos seus associados, que são cada vez mais, e que fazem do SC Braga o maior representante da Cidade, da Região e de todo o Concelho.
No entanto, não posso deixar de lamentar que neste período eleitoral não tivesse surgido nenhuma alternativa, como igualmente lamento que este acto eleitoral tivesse sido aproveitado para algumas mensagens na comunicação social deturpando a realidade, dando a entender factos que nunca seriam aceites por mim.»


«Nunca cedi a pressões e não alinho em tentativas de aproveitamento e manobras que nada têm a ver com o sucesso do nosso Clube. Este pouco tempo de ausência da minha decisão deveu-se única e exclusivamente à minha vida profissional e pessoal, e peço desculpa à minha família pela decisão que agora tomo. Esperei que surgisse uma nova solução para gerir os destinos do clube e nunca cedi a qualquer tipo de exigência ou houve pedido de apoios da minha parte, continua.

Perante tal cenário, António Salvador continua para continuar a «engrandecer o SC Braga: «Candidato-me a este novo triénio por respeito a todos os associados, especialmente os mais anónimos que vivem o SC Braga de forma apaixonada e desinteressada. A todos agradeço o apoio e a força que me têm dado ao longo destes sete anos e meio. Conto convosco no futuro, como podem contar comigo, para juntos engrandecermos cada vez mais o SC Braga.»


A BOLA

JotaCC

Sp. Braga: Salvador avança para novo triénio
Actual presidente apresentou candidatura no último dia

Tal como já era esperado, António Salvador vai avançar para mais três anos como presidente do Sp. Braga. O dirigente tinha manifestado a vontade de sair, por motivos profissionais e pessoais, mas acabou por apresentar a candidatura no último dia, justificando essa decisão com a inexistência de outras listas.

A informação foi confirmada à agência Lusa pelo presidente da Assembleia-Geral, João Gomes de Oliveira. De referir ainda que a lista de António Salvador pressupõe a escolha de Mesquita Machado, autarca da cidade, para presidente do Conselho Geral, órgão consultivo do clube.

Para o dia 3 de Dezembro está marcada a Assembleia-Geral eleitoral que vai oficializar o novo mandato de António Salvador como presidente do Sp. Braga.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

António Salvador recandidata-se a novo mandato
Mesquita Machado SERÁ LÍDER do conselho geral

O presidente do Sp. Braga, António Salvador, apresentou esta segunda-feira a sua recandidatura à presidência do clube, atual 10.º classificado da Liga portuguesa, para os próximos três anos, "porque não surgiu outra candidatura".

O ato foi confirmado à agência Lusa pelo presidente da mesa da Assembleia Geral (AG), João Gomes de Oliveira, que revelou ainda que o presidente da câmara de Braga, Mesquita Machado, está de volta a um cargo de dirigente do clube minhoto, no caso à presidência do conselho geral, órgão consultivo dos arsenalistas.

António Salvador esperou pelo último dia para a entrega da candidatura, desfecho previsível e esperado por dirigentes, sócios e adeptos do clube minhoto.

Lembrando a promessa deixada na última Assembleia Geral (AG) de que nunca deixaria o Sporting de Braga cair num vazio diretivo, o presidente arsenalista explicou ter tomado a decisão "porque não surgiu nenhuma candidatura", apesar dos seus apelos, o que lamentou.

"Faço-o também porque sinto e vivo o Sporting de Braga de forma apaixonada e porque tenho um enorme respeito pelos seus associados, que são cada vez mais, e que fazem do clube o maior representante da cidade, da região e de todo o concelho", assume António Salvador em comunicado dirigido aos associados.

Pedindo "desculpa" à sua família pela decisão que agora toma, o dirigente explicou que a demora na resolução "deveu-se única e exclusivamente" à sua "vida profissional e pessoal".

RECORD