News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Há censura no forum!!!

Started by Lipeste, 12 de November de 2010, 21:37

Previous topic - Next topic

Lipeste

http://www.superbraga.com/forum/index.php?topic=16673.80:
SB: e eu acho que antes que este tópico descambe, e para a sanidade deste fórum, dou por encerrado o tópico."
"Agradeço que compreendam."

http://www.superbraga.com/forum/index.php?topic=17005.0
SB: "sem ponta de censura mas para prevenir que o topico corra por caminhos menos próprios fechamos o tópico."
"Agradeço que não reabras mais este assunto."

Com este tipo de argumento não poderia deixar de abrir este tópico para denunciar tamanha censura à liberdade de expressão por parte do Superbraga perante os seus foristas.

Por mais desagradável que o assunto nos seja e até inoportuno que nos possa parecer, não deixa de ser lamentável a atitude do SuperBraga ao encerrar um tópico (o original) que vinha a ser  debatido com elevação e de acordo com todas as regras do forum.

Como forista, gostaria que o tópico original fosse reaberto e a liberdade de expressão, de acordo com as regras do forum, resposta. 
 
Saudações Braguistas

Cici

Também concordo. Os tópicos só se trancam quando descambam por completo ou quando já não há mais nada a acrescentar neles e está-se a chover no molhado.

Mas neste caso é diferente, as coisas ainda não estão completamente resolvidas e muito menos esclarecidas. Tratou-se efectivamente de censura.

O argumento do ric não é plausível, parece que é mais uma vontade sua, do que para o bem do próprio fórum ::)

Lipeste

#2
Quote from: Cici on 12 de November de 2010, 21:43
Também concordo. Os tópicos só se trancam quando descambam por completo ou quando já não há mais nada a acrescentar neles e está-se a chover no molhado.

Mas neste caso é diferente, as coisas ainda não estão completamente resolvidas e muito menos esclarecidas. Tratou-se efectivamente de censura.

O argumento do ric não é plausível, parece que é mais uma vontade sua, do que para o bem do próprio fórum ::)

Não é só pelo facto do assunto causa, é tambem pelo critério utilizado para encerrar um qualquer tópico de futuro...é de uma arbitrariedade inadmissivel...dá a entender que o superbraga não permite que determinados assuntos se discutam...ha derbi??? Coincidência. Nada do que aqui se diga ira interferir no que se passará amanhã em guimarães. O assunto é grave, parece continuar a ser actual e a existir deverá ser banido, logo discutido e condenado.

Luri

Quote from: Lipeste on 12 de November de 2010, 21:37
http://www.superbraga.com/forum/index.php?topic=16673.80:
SB: e eu acho que antes que este tópico descambe, e para a sanidade deste fórum, dou por encerrado o tópico."
"Agradeço que compreendam."

http://www.superbraga.com/forum/index.php?topic=17005.0
SB: "sem ponta de censura mas para prevenir que o topico corra por caminhos menos próprios fechamos o tópico."
"Agradeço que não reabras mais este assunto."

Com este tipo de argumento não poderia deixar de abrir este tópico para denunciar tamanha censura à liberdade de expressão por parte do Superbraga perante os seus foristas.

Por mais desagradável que o assunto nos seja e até inoportuno que nos possa parecer, não deixa de ser lamentável a atitude do SuperBraga ao encerrar um tópico (o original) que vinha a ser  debatido com elevação e de acordo com todas as regras do forum.

Como forista, gostaria que o tópico original fosse reaberto e a liberdade de expressão, de acordo com as regras do forum, resposta.  
 
Saudações Braguistas
Filipe Esteves


Aquela dos caminhos menos próprios não percebi... Se se estão a referir ao facto do outro artista ter apresentado dados do forum na tv, ele terá o jornal, não precisa das palavras do forum.
Não posso acreditar que a censura existe....Inquisição Clubistica????
Enfim...afinal só o club é que é grande e alguns adeptos que esperam o melhor dele e vir poder a discutir qualquer assunto sem temor de censura. Simplesmente criticável esta atitude!
Lipestre não te preocupes que isto não é normal numa sociedade do Séc XXI


MeZut#

Não pedimos que ganhem sempre, mas que joguem sempre para ganhar! S.C.BRAGA!

BrunoSCB

Assim isto não vai a lado nenhum  :-\

Pé Ligeiro

O fórum tem sido caracterizado ao longo dos anos pela liberdade de expressão e pela tolerância quanto baste em relação ao que aqui é discutido. O ric tem sido o principal defensor da liberdade de expressão, mesmo com alguma picardia à mistura.

Como muitas vezes o ric tem dito, é-se preso por ter cão e por não ter. Se se permite uma maior liberade de expressão e alguma picardia, somos acusados de nada fazer e de não moderar. Se intervimos mais que o normal, somos acusados de censura.

Como têm reparado ultimamente têm surgido opiniões de que o rumo do fórum não tem sido o mais correcto e daí que essas afirmações possam levar a que se possam cometer alguns excessos.

Como sempre tenho dito, o fórum é a imagem daquilo que nós somos, daquilo que nós fazemos, daquilo que são as nossas afirmações. A melhor moderação é aquela que é exercida por cada um de nós quando pensa naquilo que está a escrever e no impacto que poderá ter naqueles que vão ler aquilo que escrevemos.

Não vou comentar se acho certa ou errada a atitude do ric neste caso até porque aqui a decisão de um é assumida por todos, quer seja boa ou menos boa. Uma coisa é certa, nós não somos infalíveis e é natural que entre as muitas acções/decisões que tomamos, possa haver algumas que não sejam correctas, mas tomamos muitas outras, que muita gente não vê e que nós não andamos a publicitar, mas que têm contribuído para manter um fórum vivo e capaz de durar muitos mais anos a discutir tudo o que envolve o nosso clube e o desporto em geral.


Aquilo que acho que podemos prometer é que vamos tentar manter a dose de bom senso necessária para que todos se possam sentir bem no fórum.
BRAGA SEMPRE MAIS!

A.COSTA

Por norma sou contra a censura. Mas há alguns assuntos que se debatem no espaço público e que são do domínio privado, menos em relação à entidade patronal. Por isso eu defendo vigilância no fórum e o encerramento ou até a eliminação de alguns, desde que tal seja feito com critérios bem definidos.

[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

jaimec

Pois eu aplaudo a actuacao dos moderadores ... se queres escrever boatos, cria um blog !

ric

#9
Por vezes temos de tomar iniciativas que Nao são bem aceites quando Nao se esta por dentro do  que é a complexidade do fórum.Durante o dia de hoje fui alertado variAs vezes para a existência de palavras menos próprias e intenções no tópico.
alem disso foram colocados links a segundas páginas da net menos próprias e fora do contexto.apaguei esses links e procurei modificar alguns termos apagando ainda alguns poste onde o jocoso roçava ainda um pouco a indecência.
ora este tema prestava-se a ser um interminavel chorrilho de disparates e aproveitado para as boquinhas  nada condizente com a questao principal.

como deve ser, a moderação temo estar atenta e antes k o caso continuase em todos os caminhos sem se centrar no ponto central  resolvi encerrar o tópico.

a censura houve de facto no eliminar  contextos k são fora das regras do SB
. FaltA de liberdade Nao houve pois o importante da questão e varias páginas do tópico continuaram ao dispor.
penso k Nao se castrou o assunto pois ele continua visível mas diz o bom sendo k ,com o essencial transmitido e com n respostas expostas a questão estava resolvida.infelizmente diz-me a experiência de 10anos de moderação que devemos precaver que o assunto descaia.e ele iria descambar mais post menos  post.
foi uma açao mais preventiva  que actuação de censura.e a minha ideia e conviccao

200% Braga - B3

Como postei noutro tópico:
"Desculpem, mas eu compreendo e concordo!
Essas são notícias com selo "Correio da Manhã", ou seja, de origem muitíssimo duvidosa, podendo ser encomendadas ou inventadas para desestabilizar o jogador ou o balneário. O facto de estarmos aqui a discutir o sexo dos anjos relativamente a este tipo de notícias, em nada abona a nosso favor e ainda ajudamos a que esse efeito nefasto se propague no nosso balneário. Lembrêmo-nos que o SuperBraga é, agora, muito vais visto, graças ao aumento do mediatismo à nossa volta, e que o que aqui se escreve, facilmente é visto e interpretado/manipulado por quem nos quer ver pelas costas, podendo tornar estas discussões acerca de especulações, casos bem mais graves, desnecessariamente. Pode até ser verdade, mas não perdemos se formos mais castos em comentários até que tudo seja provado ou desmentido!
A liberdade (de expressão) de alguém acaba, quando começa a de outro alguém!
Por isso, compreendo, concordo e apoio."

Bracaro Augusto

#11
Tem que Haver censura sim, mas só quando interfere com assuntos pessoais de jogadores, treinadores e presidente. Mas também, não se pode censurar a " torto e a direito " ! ;)
Contudo, o caso do Felipe, realmente não foi totalmente engolido e seria bom saber quem esteve nessa noite...e duvido que isso não tenha interferência no rendimento dos jogadores, assunto que já interesse neste fórum. ;)
BRAGA SEMPRE !!!

Lipeste

#12
Com toda a frontalidade estarei sempre do lado da liberdade de expressão e não posso aceitar a justificação avançada pelo SuperBraga nas palavras dos seus moderadores (ric e Ferreira Braga)...fechar um qualquer tópico com o argumento de o mesmo poder seguir por caminhos impróprios é bem mais que excesso de zelo é simplesmente censura....este tipo de atitude leva-me a questionar se o SuperBraga não estará a tentar impor aos seus foristas uma espécia de "linha editorial", que nada tem a ver com as regras a que cada um nós está obrigado a cumprir, mas sim com os assuntos que aqui se podem ou não discutir.

O tópico em causa foi censurado simplesmente porque o SuperBraga não quer que no forum se discuta um assunto, que ao contrário do que muitos querem fazer querer, infelizmente, não é boato...não me refiro apenas ao Filipe em particular mas sim ao comportamento altamente condenável por parte de alguns dos nossos atletas profissionais e que vai para alem da última noticia postada no tópico em causa.

Há censura no forum e é lamentável que ainda haja quem a defenda. O assunto é triste e delicado para todos nós Braguistas...uns não podem inibir outros de dele falar apenas e só porque sim...não se é mais nem melhor Braguista (assunto bastante actual no forum) por se achar que se está a defender a imagem do ENORME recorrendo para isso a uma condenável gestão de silencios e evitando assim que dele se fale em todas as suas realidades.

david

Com este tipo de censura não estou de acordo, sobre o topico que foi fechado não me parece que tenha sido no tempo certo, todos nós sabemos que tem acontecido cenas lamentaveis com alguns jogadores do nosso clube, também me parece ser aqui o local para nós socios discutir as consequências de alguns actos extra futebol de alguns profissionais do nosso clube que por via disso têm influenciado os resultados da nossa equipa. 

Nemec

Lipeste, com todo o respeito que tenho por ti, aceito a tua opinião mas não concordo com ela! Como deves saber o SuperBraga não é nenhum forum/site perdido na internet, e muitos (senão todos) dos nossos jogadores e dirigentes passam por cá. O assunto que estava a ser discutido nesse tópico interfere com a vida particular do atleta em causa, e não me parece que seja proveitoso psicologica e socialmente para ele ser "enxuvalhado" num forum de adeptos que defendem o mesmo simbolo que ele. Se quiserem discutir as prestações individuais de cada um dentro de campo, tudo bem, mas fora de campo eles são cidadãos como os outros, e ninguém merece ver a sua vida privada ser comentada na internet sem que tenha dado, para isso, autorização.

Outra coisa é os falsos testemunhos que se podem levantar por causa do "diz que disse" se tornar em "disse" erradamente. Como ja noutro topico vi alguém dizer que ia ser feita uma "espera" à porta de casa de um jogador. Só peço que se ponham na pele desse jogador de cada vez que saía ou se dirigia para casa. Eles têm a vida deles, e o que fazem fora do campo e fora do nome da instituição Sporting Clube de Braga não me diz respeito, se isso prejudica o seu rendimento, o treinador mais que ninguém saberá que o deverá substituir nas convocatórias, não podemos ser nós adeptos a condenar os jogadores enquanto pessoas "civis". Tal como discordei do Lipeste, outros podem discordar de mim, mas este é o meu ponto de vista!
[url="http://nemecrui.blogspot.com"]http://nemecrui.blogspot.com[/url]

[url="http://nemecrui.webnode.com"]http://nemecrui.webnode.com[/url]

david

Eles têm a vida deles, e o que fazem fora do campo e fora do nome da instituição Sporting Clube de Braga não me diz respeito, se isso prejudica o seu rendimento.
Aqui discordo de ti, um profissional de futebol é bem pago é figura pública como tal tem que ter um comportamento fora de campo exemplar, não pode ser noticia na imprensa por maus comportamentos extra campo futebol, quem não quer ser noticia não se mete nelas.     

Nemec

Tens todo o direito de discordar de mim, mas eu vejo as coisas assim:

Eu sou um dos adeptos que ja perdeu muitas noites no aeroporto à espera da equipa e em viagens longas para ir ver jogos fora, nunca tendo por isso faltado ao trabalho no dia seguinte, é obvio que o meu rendimento não é o mesmo, deverá o meu patrão proíbir-me de perder essas noites? É obvio que ele não fica satisfeito se o meu rendimento é mais baixo que o normal, contudo eu não sou figura publica e entendo o teu ponto de vista, uma vez que ele estando ligado ao Braga, qualquer noticia má que apareça sobre ele leve o Braga arrasto, ainda assim nós socios e adeptos do Braga deveriamos tentar não deixar que essas noticias inflamassem ainda mais, criando combustivel para a CS pôr a arder!
[url="http://nemecrui.blogspot.com"]http://nemecrui.blogspot.com[/url]

[url="http://nemecrui.webnode.com"]http://nemecrui.webnode.com[/url]

LeonelP

Mas o forum agora tem parceria com o Correio da Manhã, Caras e afins?

Força Ric e restantes moderadores, estiveram bem!!

ric

amigos
acabei de ver que o meu post ficou toodo alterado e modfifiquei. escrevi-o de madrugada com o telemovel e alteraram uma série de palavras.

já o corrigi minimamente mas devio dizer o seguinte:

1- o topico descambou sim pois chegou a ter links para sites nada condizentes com a linha do forum
2- descambou sim porque apaguei uma série de asneiras e palavrões relacionados com a "acção" que o filipe fez...

Face a esta circunstancia, decidi fecharv o topico.

Como disse a discussão não foi coartada  pois ela existoiu enquanto os posts eram decentes. Depois ...
e como é natural seria ainda azo para uma série de asneiras e posts sem qq nexo.

A moderação tem que estar atenta a este tipo de situações e gerir o forum com base tb num referencial de experiencia feito com milhares de topicos e centenas de foristas.

Afirmo ainda que não há "linha editorial" da moderação. Há uma regra de condurta no forum que é visivel e também um pequeno nicho que está reservado para bom senso e preservação da sanidade mental deste fórum.
è claro que neste ponto pode haver discordia mas alguém tem que fazer valer a postura do forum .

O LIPESTE pode ter raz~ºao mas neste caso, como noutros em muitas áreas, alguém tem que julgar e decidir. Criticado mas de consciencia tranquila.

E qtas vezes já fui acusado de não ser mais forte no corte a posts que não deveriam estar no fórum? da  mesdma forma que retive essas criticas tb assumo, frontalmente a respomsabiliodade pelo que fiz.
Repito, naquilo que conmsidero ser o interesse do forum.

E se estivesse interessado em linhas editoriais, se calhar estavamos aqui 3 ou 4.

Espero que compreendam.

e como sempre, é-se preso por ter cãoi e preso por não ter

Carvalhinha

Quote from: jaimec on 13 de November de 2010, 00:56
Pois eu aplaudo a actuacao dos moderadores ... se queres escrever boatos, cria um blog !

Quantas e quantas notícias de jornais desportivos não são também boatos, e nós vimos para cá comentá-las?