News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 01/11

Started by JotaCC, 01 de November de 2010, 07:49

Previous topic - Next topic

JotaCC

Futuro na Europa decide-se em Belgrado


O sonho do Sporting de Braga na Europa continua vivo. Ocupa actualmente o terceiro lugar no Grupo H da Liga dos Campeões, depois de ter conquistado três pontos na última jornada diante do Partizan.
Para quarta-feira está reservado um novo duelo entre as duas equipas. Desta feita, a formação sérvia tem a vantagem de jogar em casa e apresenta-se sobre brasas, pois será o "tudo por tudo" para conseguir pontuar nesta competição.

O Partizan procura a primeira vitória em casa em jogos da fase de grupos da Champions: em 2002/03 empatou todos os três encontros realizados no seu recinto e terminou o respectivo grupo no derradeiro posto. Com efeito, esta é a décima tentativa de vencer pela primeira vez na fase de grupos, tanto em casa como fora.

A equipa de Domingos Paciência impôs-se há duas semanas diante dos sérvios, com o triunfo por 2-0, com golos de Lima e Matheus. Agora, a missão dos arsenalistas passa por "carimbar" mais um triunfo para afastar, em definitivo, o Partizan da corrida pelo terceiro lugar, e abrir, no mínimo, as portas para a Liga Europa.

Mas, como Domingos Paciência já deixou patente, o Sporting de Braga detém ainda legítimas aspirações em chegar ao segundo lugar, que garante o apuramento — seria histórico — para a próxima fase da Liga dos Campeões.
Neste contexto, a luta abrange o Shakhtar Donestk, que está na frente do Sp. Braga na classificação, mas pode ser alcançado esta semana, uma vez que volta a medir forças com o Arsenal de Londres.

O papel do Sporting de Braga na 'Champions' está em crescendo, contrariando a caminhada na Liga Portuguesa, como ficou provado no último jogo em Vila do Conde. E se a nível interno os arsenalistas ainda não conseguiram vencer na condição de visitante, já nas provas internacionais o Sporting de Braga já saboreou uma vitória, determinante, no recinto do Sevilha, e que carimbou o apuramento para a 'Champions'.
Por essa via, Belgrado pode ser o local onde o Sp. Braga pode escrever um capítulo, mais um, determinante na história do futebol europeu.

O Sp. Braga empatou a zero na única deslocação anterior à Sérvia, na primeira eliminatória da Taça UEFA de 2005/06, frente ao Estrela Vermelha, resultado que não impediu a qualificação do conjunto de Belgrado para a fase seguinte devido à regra dos tentos apontados fora. Antes da partida da terceira ronda, o Estrela Vermelha era o único adversário sérvio que o Sp. Braga tinha defrontado. O registo é de uma vitória e dois empates em três jogos.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Teste de Champions para a velha dupla
rodríguez AO LADO DE MOISÉS No inferno de belgrado
   
Chegou a hora de todas as decisões na fase de grupos da Champions e ao Sp. Braga até pode bastar uma derrota por um golo de diferença em Belgrado para garantir o 3.º lugar e consequente passagem à Liga Europa. A vitória por 2-0 no Axa abre boas perspetivas para a equipa de Domingos Paciência, mas os maus registos fora de portas e as muitas lesões na defesa aumentam as dificuldades que se esperam no sempre frenético estádio do Partizan.

Rodríguez vai ser lançado no eixo e, com Moisés, recupera a velha dupla que, noutros tempos, tão bons resultados ajudou a construir. O peruano voltou à competição em Vila do Conde, curiosamente, depois do brasileiro ter sido expulso.

Marcas

É estranho ter de contar até 9 para se chegar ao número de golos que os arsenalistas já sofreram nesta fase de grupos. O 6-0 de Londres e o 0-3 frente ao Shakhtar redundam no pior registo da prova. Em parte, a explicação pode passar pela verdadeira roda-viva em que tem andado o sector mais recuado. E as mudanças não se vão ficar por Belgrado!

A época começou com Rodríguez e Moisés, só que um problema físico de "El Mudo" fez Paulão saltar do banco. O novo titular acabou por não ter melhor sorte e Domingos viu-se obrigado a estrear Léo Fortunato no dia em que Moisés foi tomar banho mais cedo no polémico lance da grande penalidade que originou o 1-0. Com o Partizan, já se sabe, regressa a velha dupla, mas no fim-de-semana o treinador volta a ter as contas baralhadas e lá terá de mexer. O adversário chama-se Beira-Mar.


RECORD

JotaCC

Mais um esforço para Rodriguez

Peruano fará dupla com Moisés frente ao Partizan; só por milagre Paulão recupera.

Por força da expulsão de Moisés, Rodriguez jogou mais tempo do que era suposto frente ao Rio Ave, mas o peruano não vacilou com o esforço complementar. Frente ao Partizan, Domingos apresentará os centrais com mais rotina competitiva, se bem que Moisés esteja uns degraus acima de Rodriguez em termos de fulgor e condição física. Paulão é um caso difícil e só um milagre permitirá que o brasileiro tenha hipóteses de ser convocado.

O central tem estado confinado ao ginásio, abrindo-se nova janela de oportunidade para Léo Fortunato ser chamado à lista para Belgrado. Outros casos em avaliação são os de Miguel Garcia, que já pisou o relvado, e de Hélder Barbosa, em tratamento a uma entorse que o afastou do compromisso de Vila do Conde.

Meio estádio está vendido

Metade do Estádio do Partizan (que tem capacidade para pouco mais de 32 mil espectadores) está vendido para a partida com o Sp. Braga. Os lugares das duas superiores foram os mais procurados pelos adeptos da casa, por serem relativamente baratos. Os bilhetes para as bancadas centrais não estão ao alcance de qualquer bolsa: 3 mil e 2500 dinares (36 e 30 euros), embora quem possua cadeira anual beneficie de desconto considerável nos desafios da Champions.


A BOLA

JotaCC

Rodriguez e Madrid de regresso ao onze

Rodriguez e Andrés Madrid serão novidade no onze que Domingos Paciência vai apresentar em casa do Partizan, no jogo que quarta define a possibilidade de o Braga continuar, ou não, na luta pelo apuramento para a segunda fase da Liga dos Campeões. Apesar de nada ter ainda comunicado aos seus jogadores, estas são as ideias do treinador, que quer reforçar a coesão defensiva da equipa e jogar num modelo parecido com o que tão bons resultados deu contra este rival no jogo da primeira volta e também, embora nessa fase com outros artistas, contra o Celtic.

A entrada de Rodriguez para refazer a dupla do costume com Moisés há muito estava preparada. A mialgia na coxa direita que lhe roubou cerca de um mês de competição podia até ter ficado resolvida antes, mas a intenção era saná-la de vez e evitar recaídas futuras, de forma a que o peruano estivesse a 100% neste mês duríssimo que hoje começa e no qual se jogará o destino europeu e também na Taça de Portugal. Sem desprimor pela boa exibição de Léo Fortunato contra o Rio Ave, Rodriguez já sabia que o banco de suplentes era uma situação efémera. Aliás, a expulsão de Moisés só reforçou a intenção do treinador: Os 58 minutos que jogou conferiram-lhe o ritmo certo para quarta estar ao seu nível, ao lado do xerife da sua eleição. Com Sílvio e Elderson fica refeita a defesa mais rotinada. E que importante é não sofrer golos!

No meio-campo, a entrada de Madrid também é um cenário praticamente certo. Mossoró é muito "leve" para um jogo que se prevê de imenso combate. E Vandinho a sós na posição de trinco não resultou contra Arsenal nem Shakhtar. Pelo contrário, o vigor do capitão e a inteligência táctica do argentino ajudaram imenso a ganhar em casa aos sérvios. Nessa partida, o Braga foi criticado por não ter jogado de forma vistosa, mas o próprio treinador ficou agradado com a segurança patenteada. Desta, irá refazer a muralha à frente da defesa e procurar ganhar da mesma forma. Para lhe dar razão, Madrid tem estado numa forma soberba. Contra o Partizan foi o que mais quilómetros percorreu. Contra o Olhanense até uma assistência fez. Em Vila do Conde ficou no banco e a equipa voltou às derrotas.


Luis Aguiar entre extremos

Com a defesa e o meio-campo defensivo perfeitamente identificados, há uma dúvida para dissipar: quem joga na frente perto de Alan e Lima. Entre Luis Aguiar, Matheus e Paulo César sairão os dois titulares. O uruguaio é uma opção mais conservadora para um 4x2x3x1 habitual. Se abdicar dele e jogar com os dois atacantes, então Domingos alinhará com quatro homens bem perto da baliza adversária. Tal como fez no jogo do Estádio AXA.


Fortunato passa a ser outro que inspira confiança

A estreia de Léo Fortunato como titular na Liga Zon Sagres correu melhor em termos individuais do que no plano colectivo. Apesar da derrota (2-0) e dos vários lances em que a defesa do Braga foi colocada à prova, o desempenho do central brasileiro agradou. A partir de agora passa a ser mais um que inspira confiança. Não só a Domingos Paciência e aos colegas, que já o conheciam dos treinos, mas essencialmente aos adeptos, para quem era um perfeito desconhecido. Até ontem, Fortunato tinha jogado oito minutos no campeonato e um jogo inteiro na Taça de Portugal, contra um 1º Dezembro, bem aquém do poderia desejado para poder mostrar serviço. O teste de fogo teve lugar sábado e na retina ficam alguns desarmes bem conseguidos, uma boa capacidade de antecipação e um notável tempo de salto. A verdade é que não foi pelo central brasileiro que o Rio Ave fez mossa e a estatística do jogo prova a boa exibição: fez 24 passes certos dos 27 que efectuou e, em termos de média, foi o melhor bracarense nesse capítulo. Em matéria de recuperações de bola (nove), só Vandinho(11) o superou. No plano inverso, ninguém com 90 minutos perdeu tão poucas. Isto com apenas uma falta cometida.



Paulão não vai a Belgrado

Paulão e Hélder Barbosa, lesionados recentemente, são baixas confirmadas para a deslocação a Belgrado, onde o Braga defronta o Partizan na quarta-feira. A dupla ainda não fará hoje trabalho de relvado e, por isso, está afastada das opções de Domingos, juntando-se a Quim e Miguel Garcia, estes afastados há mais algum tempo. O treinador do Braga divulga esta manhã os convocados, mas não se devem registar surpresas, até porque só há 18 profissionais disponíveis, já que Keita, Meyong, Custódio e Guilherme não estão inscritos na Liga dos Campeões.


Cerca de 25 mil no Partizana

Os jornais sérvios garantiram ontem que o Partizana, estádio do adversário bracarense, terá cerca de 25 mil espectadores no jogo contra o Braga, tantos como na partida contra o Arsenal. Apesar do nome do Braga ser claramente inferior ao do colosso inglês, os sérvios acreditam que é desta que a equipa se estreia a vencer na prova e, por isso, vão aderir em força.

A lotação total do estádio é de quase 33 mil lugares, mas só nos dérbis de Belgrado costuma ser preenchida.



Beira-Mar por um euro

À margem do jogo da Liga dos Campeões, serão amanhã colocados à venda os bilhetes para a recepção ao Beira-Mar, agendada para domingo, às 18 horas. Tal como no último jogo caseiro, contra o Olhanense, a SAD decidiu que sócios sem lugar anual pagam apenas um euro pelo ingresso. Público em geral pode assistir ao jogo por oito euros.


O JOGO

JotaCC

Hugo Viana e Elton entre os convocados
deslocação ao reduto do partizan
   

Os regressos de Hugo Viana e Elton são os principais destaques dos convocados do Sp. de Braga para a deslocação ao terreno do Partizan Belgrado, da 4.ª jornada da Liga dos Campeões.

O médio internacional português ficou de fora do jogo com o Rio Ave, em Vila do Conde (derrota por 2-0), mas está de volta aos eleitos do treinador, Domingos Paciência, por troca com Custódio, que não foi inscrito para a "Champions".

Também o ponta de lança brasileiro Elton está de regresso à convocatória, saindo Meyong, igualmente um jogador que não foi inscrito na competição 'milionária' pelos responsáveis minhotos.

Dada a lesão de Paulão, o jovem defesa central Aníbal, emprestado ao Vizela, clube satélite dos "arsenalistas", foi novamente chamado por Domingos para um desafio europeu.

O jogo entre Sp. de Braga, 3.º do grupo H, com três pontos, e Partizan, 4.º (e último), sem pontos, tem lugar no Estádio Partizana, em Belgrado, às 19 e 45 de quarta-feira, e será arbitrado pelo sueco Martin Hansson.

A comitiva portuguesa parte na terça-feira de manhã para a Sérvia.

Lista dos convocados:

Guarda-redes: Felipe e Artur.

Defesas: Sílvio, Moisés, Elderson, Rodriguez, Léo Fortunato, Aníbal.

Médios: Vandinho, Andrés Madrid, Salino, Luís Aguiar, Mossoró, Hugo Viana.

Avançados: Alan, Matheus, Lima, Paulo César e Elton.



Martin Hansson apita Partizan-Sp. Braga
Árbitro internacional desde 2001

   

O árbitro sueco Martin Hansson foi nomeado, esta segunda-feira, para dirigir o encontro de quarta-feira entre o Partizan de Belgrado e o Sp. Braga, da 4.ª jornada do Grupo H da Liga dos Campeões.

Bombeiro de profissão e árbitro internacional desde 2001, Martin Hansson tem como grande coroa de glória a arbitragem da final da última edição da Taça das Confederações, ganha pelo Brasil aos Estados Unidos (3-2).

O árbitro sueco ficou também famoso, mas pelos piores motivos, por ter validado o golo irregular que valeu à França o "suado" apuramento para o Mundial'2010, marcado por Gallas, depois de Thierry Henry ter controlado a bola coma mão antes de fazer a assistência.

Já com muito poucas possibilidades de conseguirem o apuramento para os oitavos-de-final da "Champions", Partizan e Sp. Braga lutam pelo 3.º posto do Grupo H (cujos dois primeiros lugares parecem entregues a Arsenal e Shaktar) e a consequente qualificação para os 16-avos-de-final da Liga Europa.

RECORD

JotaCC

Barcelona viajou para a Dinamarca em avião com as cores do SC Braga


O destino tem destas coisas. O avião fretado pelo Barcelona, que viajou para a Dinamarca, para defrontar o Copenhaga em jogo da 4ª jornada do grupo D da Liga dos Campeões, tem o nome do... Sporting de Braga inscrito no exterior.

Uma ideia com o «carimbo» do próprio presidente do clube bracarense, António Salvador, o qual, aquando do sorteio da Champions, no Mónaco, assinou um contrato com a empresa responsável pelos voos charter. Nesse acordo, o presidente do SC Braga reclamou um Airbus personalizado, a fim de ser utilizado em todas as deslocações da equipa minhota na importante competição da UEFA...

Uma verdadeira jogada de mestre do presidente bracarense, no valor de milhões, seguramente, com retorno incalculável para o clube, para a cidade e para todo o distrito, uma vez que o Airbus já praticamente cruzou os céus de todo o Mundo com a inscrição «Sporting Clube de Braga Futebol SAD».

Agora, calhou ao Barcelona o uso do voo fretado. Sandro Rosell, presidente do emblema catalão, não gostou da referência a outro clube no transporte da equipa e fez saber o seu desconforto junto da agência de viagens que organizou o voo.

De acordo com o jornal 'Sport', de Barcelona, um representante da agência já se desculpou junto do clube – não sabia que o avião tinha de facto estampado o escudo e o nome do clube português.



Vasco: Adeptos querem regresso de Elton

Entre oito jogadores emprestados, o avançado Elton, ao serviço do SC Braga, é aquele que os adeptos do Vasco da Gama mais desejam ver regressar ao clube na próxima época.

O site "Globoesporte" promoveu uma sondagem junto dos adeptos vascaínos, para identificar qual dos jogadores emprestados faz mais falta à equipa.

Com 55 por cento dos votos, Elton foi o mais votado, deixando a larga distância Léo Gago (19 por cento), que se encontra cedido ao Coritiba.

De salientar que o SC Braga pode exercer o direito de opção de compra sobre o avançado, no final da presente temporada.


A  BOLA