News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 27/10

Started by JotaCC, 27 de October de 2010, 07:37

Previous topic - Next topic

JotaCC

Arsenalistas já são mais que vitorianos



É mais uma acha para a fogueira que alimenta a velha rivalidade entre Sp. Braga e Vitória de Guimarães: os arsenalistas já têm mais sócios que os vitorianos.
A situação é confirmada pelos números. Os bracarenses contam com 24353 associados, contra os 24022 dos vimaranenses.

Este é mais um factor que vem 'atiçar' a histórica rivalidade entre os dois clubes, rivalidade essa que se vive não só no meio futebolístico, mas também no seio de ambas as cidades.
Para muitos, Braga e Guimarães são duas realidades que não combinam e são, sem dúvida, históricos e inesquecíveis os muitos dérbis já disputados pelas duas formações, com resultados positivos para uma e para outra, e que sempre animaram o futebol da região minhota.

É uma rivalidade de muitos anos e que vai, certamente, manter-se por muitos outros.
Esta 'ultrapassagem' do Sp. Braga ao Vitória de Guimarães é plenamente justificada pelas excelentes prestações que os bracarenses têm conseguido nos últimos anos, como por exemplo a histórica participação na Liga dos Campeões, certamente um dos grandes motivos para este crescimento.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Rodríguez no ensaio
VAI PERCEBER EM VILA DO CONDE se dá para BELGRADO

Ainda não é certa a presença de Rodríguez no jogo de sábado, em Vila do Conde, mas muito provavelmente o peruano deve voltar ao eixo da defensiva, jogando ao lado de Moisés.

O confronto com o Rio Ave, de resto, servirá de tubo de ensaio para Rodríguez perceber em que ponto da forma está a quatro dias do decisivo embate da Champions em Belgrado. A recuperar de uma lesão muscular sofrida na receção ao Shakhtar, também para a Liga dos Campeões, Rodríguez viu Paulão ocupar o seu espaço com sucesso, mas agora é o brasileiro que está fora de ação devido igualmente a um problema muscular. Paulão é carta fora do baralho para, pelo menos, os próximos 15 dias.

Domingos Paciência já recebeu a boa nova da recuperação total de Léo Fortunato, que assim mantém em aberto a possibilidade de se estrear como titular no campeonato, caso a decisão seja a de preservar Rodríguez para o reencontro com o Partizan.

Lucas e Miguel Garcia também fazem parte do boletim clínico.

RECORD

JotaCC

Mais sócios do que o rival

Ultrapassagem histórica na rivalidade entre os dois maiores clubes do Minho. A tradição sempre pendeu para o lado vimaranense, no que diz respeito à força popular, e essa é a imagem que corre por todo o país, mas a verdade é que o Braga superou, recentemente, o Guimarães em número de sócios. Um dado que nunca antes havia sido registado.

De acordo com o sítio na internet do Guimarães, que actualiza os números em permanência, o Vitória tem actualmente 24 022 associados, embora os seus responsáveis indiquem que aquela contabilidade possa apresentar um défice de cerca de 200 sócios. Do lado do Braga, números oficiais apontam, neste momento, para 24 353, pelo que, mesmo com a referida margem de erro no Guimarães, a matemática confirma a inversão.

O crescimento desportivo do Braga nas últimas épocas é sobejamente conhecido e teve, como é natural, sequência no plano social. E esse foi um factor determinante. Neste contexto, há um registo dos arsenalistas que encaixa aqui como uma luva. Senão vejamos: desde o final da época passada, na qual o Braga ficou num inédito segundo lugar e apurou-se pela primeira vez para a Liga dos Campeões, o clube presidido por António Salvador registou, até agora, qualquer coisa como 3000 novos associados.

Em paralelo com o sucesso desportivo, o Braga também apostou (e muito) em cativar os mais jovens, cuja maioria torce normalmente por um dos três grandes, e tem vindo a colher frutos significativos desse trabalho. Assim sendo, nos últimos dois anos, angariou cerca de 3000 jovens sócios em resultado das inúmeras visitas que fez (e continua a fazer) às escolas do distrito de Braga. O crescimento verifica-se essencialmente nos miúdos até aos 14 anos de idade e também nas mulheres, pelo que os arsenalistas olham com particular satisfação para estes números em função de uma perspectiva de futuro.

No que toca ao Guimarães, importa referir que a inconstância desportiva, com epicentro na descida à Liga de Honra em 2006, terá sido a razão principal desta estagnação.

Venda de luagres anuais já superou a época passada


O cortejo sensacional realizado pela equipa de Domingos Paciência ao longo da temporada transacta teve repercussões em vários sentidos. Um dos quais foi claramente na subida da venda de lugares anuais no Estádio AXA. Até ao momento, foram vendidos cerca de 8000, o que significa que os arsenaliastas já bateram o número anotado na totalidade da época anterior. Destaque ainda para o facto de um dos "packs" mais vendidos ser o familiar.

Ascensão social do Braga
Associados: 24 353

Os sócios que o Braga tem filiados actualmente, o que valeu uma ultrapassagem inédita ao Guimarães, cujos números oficiais indicam 24 022.
Sócios recentes: 6000

Em virtude das visitas às escolas o Braga angariou, nos últimos dois anos, 3000 novos sócios, repetindo o mesmo número desde o final da época passada até agora.
Lugares anuais: 8000

Lugares anuais vendidos até ao momento, suplantando o número de vendas verificado em toda a época transacta, com o "pack" familiar à cabeça.
Afluência de público ao Estádio AXA

Média actual: 12 633

Em oito jogos ali disputados (quatro para o campeonato e outros tantos para a Liga dos Campeões) foram ao Estádio AXA esta época 101 060 espectadores.

Média 2009/10: 12 506

No total da temporada passada, foram ao AXA 237 613 pessoas ver o Braga, que disputou 19 jogos em casa. A Champions pouco subiu a média.

Melhor assistência: 16 648

Foi ante o Sevilha, no play-off da Champions, a melhor assistência esta época, muito aquém dos 30 186 com o Marítimo em 2009/10, em jogo de entrada grátis.


Reacções


Fernando Oliveira

"Fico contente pelos sócios estarem a crescer, não pela comparação com o Guimarães. Isto é fruto das boas campanhas que temos feito. Nota-se que o estádio está cada vez mais composto por jovens e isso é sinal de pujança para o futuro."

Miguel Guimarães


"Não tenho um prazer especial em estar à frente do Vitória de Guimarães no número de sócios. Isto só mostra que a vitalidade do clube está a crescer. O facto de muitos associados serem jovens é um bom auguro em termos de apoio para o futuro"

Pedro Machado

"O Braga está a trabalhar muito bem a questão de ser um clube regional. Nota-se que está a crescer e acredito que, com este grande resultado que foi a qualificação para a Champions, vai crescer mais. Portanto, fico feliz com este aumento de sócios"


Salvador só procura angariar mais apoios

Descansem os adeptos do Braga, porque António Salvador não tenciona faltar à promessa de não deixar o clube cair num vazio directivo. O actual presidente respondeu de forma positiva ao convite efectuado pelo Conselho Geral para continuar a dirigir os destinos dos arsenalistas até 2013 e só precisa de mais algum tempo para angariar mais uns quantos apoios antes de ser reconduzido. Por isso, João Gomes Oliveira, presidente da Assembleia Geral, decidiu adiar para o dia 3 de Dezembro a reunião magna que estava prevista para hoje, cujo objectivo era eleger o líder dos bracarenses para o próximo triénio. Seja como for, estabeleceu um novo prazo para a apresentação de candidaturas, que terminará às 18 horas do dia 15 de Novembro. Resta saber se Salvador irá aproveitar este período para formalizar a sua recandidatura ou se aguardará até Dezembro para ser reconduzido por aclamação dos adeptos, tal como O JOGO antecipou há umas semanas.

O desejo de António Salvador em juntar mais alguns apoios aos já existentes não é propriamente uma novidade. Aliás, o presidente do Braga confessou-o na última AG do clube, que serviu para votação e aprovação do relatório e contas relativo à última época desportiva. Daí esta demora numa tomada de posição pública, que levam alguns a questionar quais as suas intenções.

Embora sejam poucos os que duvidam da continuidade de Salvador - nem mesmo membros do actual elenco acreditam em tal cenário -, João Gomes Oliveira voltou a sublinhar a importância de surgirem candidaturas. "Não seria eticamente correcto da minha parte não estar a fazer este apelo. Era importante para a vitalidade do nosso clube que aparecessem candidatos", referiu o presidente da AG a O JOGO, aproveitando a ocasião para desmitificar a ideia que o Braga possa estar a passar por um período menos estável por causa do processo eleitoral. "Está tudo a correr de forma natural, pois todos os dirigentes estão a cumprir na plenitude as suas funções. Não há necessidade de criar outro juízo de valor que não seja este", garantiu.


Felipe tem acordo com o Fluminense desde Agosto

Apesar dos desmentidos do grupo de empresários que o representa, a probabilidade de Felipe regressar ao Brasil em Janeiro é alta. O destino deverá ser o Fluminense, com o qual o guarda-redes tem um princípio de acordo desde Agosto, altura em que rescindiu o contrato que o ligava ao Corinthians e rumou ao Braga. Aliás, o brasileiro já admitiu a hipótese a algumas pessoas que lhe são próximas e até a estrutura bracarense está a par da situação. A sua saída, ou não, depende das intenções dos responsáveis arsenalistas, que poderão tentar travá-la renegociando os termos do empréstimo assinado nos últimos dias do defeso.

O acordo com o Fluminense foi mantido em total segredo até agora, altura em que o nome do Flamengo também surgiu como potencial interessado em Felipe. O clube onde actua Deco tentou recrutá-lo mal o guardião deixou o Corinthians, mas questões legais, relacionadas com o número de jogos que havia realizado pelo "Timão", obrigaram-no a passar pelo estrangeiro primeiro. As conversações intensificaram-se nos últimos dias, até porque no contrato assinado pelo brasileiro com o Braga existe uma cláusula que lhe permite sair em Janeiro a custo zero.



Paulão preocupa mais

Suspeitava-se de mialgia, mas, afinal, Paulão tem uma lesão muscular de grau I na coxa direita, segundo informação do boletim clínico dos arsenalistas tornado público ontem. Desta forma, o central brasileiro, que saiu lesionado contra o Olhanense ao intervalo, vai parar algumas semanas, falhando, desde já, a visita ao Rio Ave.


Rodriguez à parte

Rodriguez revela melhorias e, até ao final, da semana deverá ser dado como apto, mas ontem continuou a trabalhar à parte, porque mais prevenir do que remediar e Vila do Conde está aí a bater à porta.



Elderson regressa

Depois de, na segunda-feira, não ter participado no treino, devidamente autorizado pelo Braga para tratar de assuntos pessoais, o dono do lado esquerdo da defesa, Elderson, integrou-se ontem nos trabalhados, começando a preparar o jogo com o Rio Ave.


O JOGO

JotaCC

Sporting de Braga

Eleições adiadas para 3de dezembro

O Sporting de Braga anunciou que a Assembleia Geral (AG) eleitoral vai realizar-se dia 3 de dezembro, anulando a que estava marcada para hoje por não ter sido apresentada qualquer candidatura. Através de um comunicado assinado pelo presidente da AG do clube, João Gomes de Oliveira, os sócios bracarenses foram convocados para se reunirem no auditório do Estádio Municipal de Braga, às 21 horas. A apresentação de candidaturas deverá ser feita até às 18 horas do dia 15 de novembro, contemplando apenas os nomes dos presidentes da Assembleia Geral, da Direção, do Conselho Fiscal e do Conselho Geral.

O PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Salvador vai continuar

Terminou o tabu: António Salvador vai continuar na liderança do Braga, tendo assumido o compromisso de alargar o mandato até Outubro de 2013.

Mesquita Machado, autarca e sombra tutelar do clube, foi decisivo neste desfecho, desatando um nó que ameaçava asfixiar os planos futuros do emblema.

O edil almoçou anteontem com António Salvador e do encontro saiu a notícia que tantos associados desejavam: o presidente vai recandidatar-se. Contactado por A BOLA, Mesquita Machado não quis alongar-se em comentários, referindo apenas que «a componente decisiva neste processo foi António Salvador e apenas ele».

A verdade, porém, é que depois das muitas manifestações de apoio recebidas dos sócios, através da recolha de 3500 assinaturas apoiando a sua continuidade, e da pressão exercida pelo Conselho Geral, António Salvador não conseguiu dizer não ao apelo sentido de Mesquita Machado.

A BOLA

JotaCC

Fluminense 'garante' Felipe em Janeiro

A imprensa brasileira anuncia hoje, quarta-feira, que o guardião do Sp. Braga está garantido no plantel do Fluminense para a próxima época. O jornal 'Folha de São Paulo' admite mesmo que o clube brasileiro já fechou o contracto com Felipe, sendo que o jogador deve ser apresentado em Janeiro.

De lembrar que Felipe tem contracto váligo com os 'minhotos' até Junho de 2011, sendo que o clube tem direito de opção de compra .

O JOGO

JotaCC

Felipe pode estar a caminho do Fluminense
"Folha de S. Paulo" dá negócio como certo

O jornal brasileiro "Folha de São Paulo" garante, esta quarta-feira, que o Fluminense terá assegurado a contratação de Felipe, guarda-redes do Sp. Braga, já em janeiro, altura em que arranca a nova época desportiva no Brasil.

O interesse dos líderes do Brasileirão foi anunciado ontem, mas a imprensa brasileira adiantava que Felipe, ex-Corinthias, sairia do plantel de Domingos Paciência no princípio do ano, embora tenha contrato até junho de 2011.

RECORD

JotaCC

Brasileiros dizem que Felipe vai jogar no Fluminense

O jornal Folha de São Paulo noticia que o Fluminense garantiu a contratação do guarda-redes brasileiro Felipe, do SC Braga, para a próxima época.

O interesse do "Flu" no guardião foi noticiado ontem pela imprensa brasileira, sendo que, hoje, o Folha de São Paulo dá a contratação como certa para Janeiro.

Felipe, recorde-se, rescindiu com o Corinthians antes de rumar a Portugal. De acordo com a mesma fonte, os dirigentes do Timão suspeitam que a saída do jogador para o SC Braga visava, já, o regresso ao Brasil para alinhar pela equipa do Rio de Janeiro.

Felipe está vinculado ao emblema bracarense até Junho de 2011. Os minhotos têm direito de opção de compra.

A BOLA

JotaCC

Fluminense desmente contratação de Felipe

Vice-presidente para o futebol do Fluminense desmente contratação de Felipe, guarda-redes brasileiro que representa o Sp. Braga.

«O Fluminense não conversou com ninguém sobre o Felipe. Não teve nada, nem conversado. Não vamos iludir os adeptos nem criar polémica», esclarece Alcides Antunes, em declarações à Rádio Brasil.

Para o dirigente, a notícia adiantada pelo Folha de São Paulo, que dá como certo o ingresso do guardião no clube do Rio de Janeiro, não é inocente.

«O Fluminense tem investido muito nos últimos anos. Por isso, aparece muita gente em nome da equipa para, depois, trazer a negociação para nós. Lançam coisas na imprensa para criar um movimento, mas não pensamos em nenhuma contratação», remata.

A BOLA

JotaCC

Dirigente do Fluminense desmente contratação de Felipe
Guardião associado ao clube brasileiro

O vice presidente para o futebol do Fluminense, Alcides Antunes, negou que o Flu tenha acertado a contratação do guarda-redes do Braga, Felipe. O dirigente tricolor reiterou que o clube não está a negociar com nenhum possível reforço e que apenas está focado na disputa do Campeonato Brasileiro, onde é líder, com 54 pontos.

"O Fluminense não conversou com ninguém sobre o Felipe. Não existiu nada, nem houve conversações. Não vamos iludir a torcida nem criar polémica com isso ", afirmou Antunes à Rádio Brasil.

Esta quarta-feira, foi divulgado na imprensa brasileira que o ex-guarda-redes do Corinthians já estaria com acordo acertado com a equipa carioca.

"No decorrer destes anos, o Fluminense tem investido muito. Logo, aparece muita gente em nome do clube para, depois, trazer as negociações até nós. Lançam coisas na imprensa para criar um movimento, mas não estamos a pensar em nenhuma contratação", finalizou.

RECORD

Bruno3429

Sp. Braga: Micael Sequeira regressa para liderar a prospecção
Antigo treinador do Desp. Aves assina contrato até 2013

Por Redacção com NT

Micael Sequeira está de regresso ao Sp. Braga. O antigo treinador do Desportivo das Aves volta ao clube que serviu durante dez anos (entre 1995 e 2005), agora para liderar o departamento de prospecção.

O acordo é válido até ao final da temporada 2012/13. Micael Sequeira, de apenas 37 anos, iniciou a época no comando técnico do Desportivo das Aves, mas foi afastado após a quarta jornada da Liga de Honra. Antes tinha passado pelo At. Valdevez.

Maisfutebol