News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 22/10

Started by JotaCC, 22 de October de 2010, 07:34

Previous topic - Next topic

JotaCC

Aparece Custódio

Médio continua a aguardar por uma chamada de Domingos Paciência. Exclusão da lista de jogadores da Champions foi uma surpresa.

Custódio é um nome com enorme cartaz em Portugal, tendo sido campeão e vencedor de uma Taça de Portugal pelo Sporting, onde chegou a ser capitão. Depois, passou pelos russos do Dínamo de Moscovo, mas três anos volvidos regressou ao Vitória, onde nunca se assumiu como desejaria.

Esta época iniciou os trabalhos no Berço às ordens de Manuel Machado, mas no último dia de Agosto, que coincidiu com o fecho da janela de transferências, e depois de duríssimas negociações com o Emílio Macedo, presidente dos vimaranenses, trocou o Vitória de Guimarães pelo Sp. Braga e incendiou as paixões e a rivalidade entre os dois clubes.

Como seria de esperar, entrou na pedreira cheio de vontade de ajudar, mas poucos dias depois sofreu a primeira contrariedade ao ver-se excluído da lista de jogadores inscritos pelos bracarenses para a Liga dos Campeões.

Cumpridas sete jornadas do Campeonato, o médio nunca viu o seu nome escrito na lista de convocados e o mesmo sucedeu na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, frente ao 1.º Dezembro. Um estiramento na região posterior da coxa direita, lesão contraída no início deste mês, complicou-lhe imenso a integração no grupo e só agora é que o médio volta a apresentar-se em condições de servir a equipa.

A BOLA

JotaCC

Lima e Elderson foram os heróis no Centro Escolar EB1 de Pico de Regalados

Tem sido decisivo nas grandes noites europeias, mas nem os três golos em Sevilha e a bomba que abriu caminho à primeira vitória na 'Champions' frente ao Partizam fazem Lima assumir o papel chave. O avançado brasileiro confessa não se sentir o 'homem golo' da montra milionária. Diz estar no "sítio certo" e aponta o colectivo, como factor de sucesso da equipa.

"Não considero ser o homem das decisões, porque são onze jogadores e todos trabalham para o melhor do Sp. Braga. Sou avançado, estou ali no momento certo, e tenho conseguido fazer golos, mas o mais importante é ajudar o Sp. Braga. Felizmente são grandes golos e importantes para a nossa equipa", referiu, à margem da visita ao Centro Escolar EB1 de Pico de Regalados.

Com "uma sensação boa" pelos golos obtidos em jogos importantes na Europa, Lima garante trabalhar para marcar em qualquer desafio: "não é objectivo fazer golos só em grandes jogos, para as competições europeias. Vou trabalhar sempre em função do Sp. Braga e fazer o melhor para o meu clube. É uma felicidade igual e vou sempre dar ao máximo independentemente de ser Liga dos Campeões, campeonato ou Taça da Liga".

Questionado sobre a dupla de êxito na frente de ataque com Matheus, Lima foi peremptório:
"o Sp. Braga não tem preferência de jogadores, tem um grupo muito qualificado, não é só o Matheus e Lima que têm jogado, há o Meyong, o Elton e Paulo César que às vezes joga a avançado. Acho que o grupo é fundamental. O grupo faz a força e temos que dedicar este momento a todos, não só ao Matheus ou ao Lima que fazem os golos".

O próximo adversário é a Olhanense e Lima quer manter a veia goleadora. "O intuito é esse. Sou avançado e vou procurar sempre marcar golos, mas o objectivo, não só meu, mas de todos os jogadores, é ajudar sempre o Sp. Braga independentemente de ser eu, Matheus ou o Paulão. O importante é o Sp. Braga vencer sempre".
Quanto à Olhanense, está a fazer "uma excelente época", por isso, "vai ser um jogo difícil", mas "o Sp. Braga tem condições para procurar outra vitória".

"Estou tranquilo tenho contrato de três anos com o Sp. Braga"

As exibições e os golos decisivos de Lima na Liga dos Campeões colocaram o nome do avançado, e de Matheus, no alvo de clubes europeus, nomeadamente, o Lille, de França. Lima diz que só soube do interesse pela comunicação social. "Só sei o que vi pela imprensa, nada chegou até mim. Estou tranquilo, tenho contrato de três anos com o Sp. Braga e vou fazer sempre o melhor para o meu clube", revelou. Lima considera "natural" o interesse de outros clubes, já que a 'Champions' é uma grande montra, mas o brasileiro é claro: "cabe a mim fazer o meu trabalho e quem decide isso só o futuro e a Deus pertence. Estou tranquilo, vou continuar a honrar a camisola do meu clube e é com isso que me preocupo".

Os golos de Lima em Sevilha e com o Partizam já valeram milhões ao Sp. Braga. Será que o brasileiro já pediu uma percentagem? "É engraçado", confessou entre sorrisos. "É uma liga milionária e é bom que o clube esteja a arrecadar esses valores. Investiu e está a ter o retorno. Estou feliz pelo clube".

Pequenos 'guerreiros'

Entre cânticos, aplausos, cachecóis e cartazes do Sp. Braga, Lima e Elderson foram recebidos num ambiente de verdadeira apoteose no Centro Escola EB 1 de Pico de Regalados, em Vila Verde. 220 alunos do pré-escolar receberam autógrafos e fotografias dos craques arsenalistas, numa visita integrada na campanha de marketing do Sp. Braga, com o intuito de cativar os mais novos para o clube minhoto.

Os pequenos guerreiros - os futuros adeptos do clube - levaram para casa uma proposta de sócio e aproveitaram o momento para tirar fotografias com os jogadores preferidos.
Foi o caso de Henrique Oliveira, de 9 anos, fã de Lima e Elderson, o feliz contemplado da escola com uma camisola do Sp. Braga devidamente autografada: "é a primeira vez que vejo um jogador. Disse-lhes que gostei muito de os ver e que gostava de ser jogador quando fosse maior", contou o jovem, também atleta das camadas jovens do Freiriz.
"Para o ano vou para o Vilaverdense, para depois ser chamado pelo Sp. Braga", confessou entre sorrisos o médio, sentado ao lado dos craques.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Madrid baralha o onze

O bom desempenho de Madrid contra o Partizan relança-o na equipa e nas contas de uma titularidade que lhe fugiu desde a terceira pré-eliminatória da Champions até ao jogo da Taça de Portugal, em casa do 1º Dezembro. Aquilo que em Sintra pareceu mera rotatividade, foi afinal um ensaio que Domingos promoveu, no sentido de reforçar o ritmo do jogador e dotá-lo de mais resistência para abordar o decisivo jogo da Liga dos Campeões. A resposta do argentino foi óptima e agora é o treinador quem tem na mão a batata quente: o que lhe fazer num jogo (Olhanense) onde o balanço ofensivo será maior?

Madrid garante que não mudou desde os tempos de Jesualdo Ferreira. Mas as lesões contribuíram para a aposta de Jorge Jesus em Vandinho na época 2008/09. O sucesso da inovação impediu que, em qualquer outra situação, Madrid voltasse a ser primeira opção para a posição 6. Mas os números provam que com um ou outro, os resultados são idênticos. Na época passada, a média pontual do Braga nos jogos com o brasileiro foi de 2,53. Com o argentino desceu para 2,3.

Na era Domingos, a dupla jogou muito poucas vezes junta. Na época anterior esteve na vitória contra o Leiria e no empate com o Leixões. Este ano garantiu o apuramento para o play-off da Champions e, no único jogo perdido, contra o Celtic, foi importantíssima para segurar o ímpeto escocês. Talvez por isso o treinador tenha decidido usá-los para reforçar a estabilidade de uma equipa que, talvez por ter sido ousada demais contra o Shakhtar Donetsk, perdeu.

Analisando os números, Madrid até sai a ganhar comparado com Vandinho. Ambos tiveram 73% de passes certos e três faltas cometidas. O argentino sofreu mais uma e correu 9,7 km em 73 minutos, mais do que os 11,2 km de Vandinho no jogo todo e, em proporção, do que qualquer outro colega.

Salino e Luis Aguiar lutam para destituir o argentino

A disputar o lugar com Andrés Madrid estão Luis Aguiar e Leandro Salino. Os dois têm sido primeira opção e esta foi a primeira vez que se sentaram no banco, lado a lado. Ambos entraram bem (especialmente Aguiar), o que reforça a vontade de regressar à titularidade. Se voltarem, juntos, Domingos terá de mudar o sistema táctico e retirar um do tridente composto por Matheus, Paulo César e Lima. Mas também pode voltar apenas um, ou a equipa ser a mesma.

Rodriguez é dúvida na convocatória

Miguel Garcia e Léo Fortunato não recuperarão a tempo de integrar a convocatória para o Olhanense, que será divulgada hoje ao fim da manhã, logo após a antevisão de Domingos Paciência. O calendário apertado impede que a dupla tenha tempo para solidificar a recuperação, mas a "folga" competitiva de uma semana que se segue oferece espaço a que ambos possam ser integrados, possivelmente a tempo de serem opções para o próximo ciclo de jogos, contra Naval e Partizan.

Em melhor situação está Alberto Rodriguez, que já treina há três dias sem limitações maiores. O peruano poderá jogar, mas resta saber que ideias tem Domingos Paciência. É que Rodriguez tem sofrido lesões musculares com alguma recorrência e é importante recuperá-lo a 100%, sem risco de qualquer mialgia recidiva. Por isso, a chamada está em dúvida, sendo certo que mesmo convocado não deve passar do banco de suplentes. É que Paulão está bem e oferece totais garantias e, retirá-lo do onze em função de um jogador que está parado há cerca de três semanas, não faz muito sentido. Com Rodriguez no banco, Domingos ficaria com garantias de que, em situação de necessidade, a equipa não seria apanhada desprevenida.

Quanto a Alan, que saiu magoado no ombro esquerdo após a vitória ao Partizan, já trabalhou sem qualquer limitação e, por isso, manterá o habitual lugar na ala direita.

Clube ganha acção contra o fisco e já não tem de pagar 150 mil euros

O Supremo Tribunal Administrativo (STA) deu razão ao Braga num caso em que o clube lutava contra o fisco por não ter cobrado IVA à FPF e a uma empresa privada quando lhes arrendou o estádio e um pavilhão gimnodesportivo, em 2003 e 2004. Nessa altura, o fisco considerou a acção ilegal e avançou com uma liquidação adicional do imposto, avaliado em 150 mil euros. Agora, o STA considera que a lei é clara quando permite aos clubes alugarem espaços para a prática desportiva sem terem de cobrar IVA. No maior foco de discórdia, o fisco considerava que quer a FPF, quer a dita empresa, são empresas e que o privilégio era apenas para entidades singulares. Mas o STA contrapôs com a justificação que o termo "pessoa" descrito no código civil abrange singulares e colectivos.

"Não quero marcar só em jogos grandes"

Até ao momento, Lima só marcou em jogos grandes com a camisola do Braga: três contra o Sevilha, um ao FC Porto e outro, na terça-feira, frente ao Partizan. Um dado curioso, apenas isso, de acordo com o avançado.

"Não me considero o homem das grandes decisões. Há 11 jogadores que trabalham pelo melhor do Braga. Sou avançado, tenho aparecido no momento certo e, felizmente, foram grandes e importantes golos", defende Lima, embora admitindo que há uma motivação especial nessas alturas. "São jogos muito importantes na Europa, mas o meu objectivo não é só marcar em grandes jogos. Se estão a acontecer nestes jogos é uma felicidade e vou dar o máximo para ajudar o Braga, independentemente de ser Liga dos Campeões, campeonato ou Taça da Liga", garante.

Para Lima, o mais importante é o colectivo, pelo que também lhe é indiferente o colega para formar dupla no ataque. "Matheus? Não tenho preferência. O Braga tem um grupo muito bom, não só o Matheus e o Lima, que têm jogado, como o Meyong, o Elton ou o Paulo César, que às vezes também joga a avançado. O grupo faz a força e há que atribuir este momento a todos", sublinha.

Um momento de felicidade em virtude da vitória sobre o Partizan, que deu confiança à equipa. "Sem dúvida. Vínhamos de alguns resultados menos bons, o que faz parte, e estamos sempre motivados para melhorar e o próximo jogo, sem dúvida, é diferente do que um da Liga dos Campeões, mas o objectivo será o mesmo: vencer", refere, elogiando o Olhanense, que amanhã visita o AXA. "Vem fazendo uma excelente época, não é à toa que está lá em cima na tabela. Vai ser um jogo difícil, assim como foi o Partizan", projectou.

Pagou os reforços mas não pede percentagem

O ponto de visto foi dado por O JOGO; Lima leu e achou "engraçado". Os 800 mil euros ganhos pela vitória sobre o Partizan são suficientes para pagar os três reforços que não foram contratados a custo zero e Lima contribuiu de forma decisiva, mas não pediu uma percentagem do bolo à SAD. "Faz parte, é uma liga milionária e é bom ver o clube investir e ter retribuições", riu-se Lima, que desconhece o interesse de outros clubes na sua contratação.

Líder entre as que mais faltas sofrem

Depois de ter sofrido 19 faltas feitas pelo Partizan, o Braga reforçou o estatuto de equipa mais carregada de entre as 32 que disputam a fase de grupos da Liga dos Campeões. Marselha (55) e Rangers (53) completam um pódio, no qual Alan também está (em segundo) no mesmo item mas no capítulo individual. Das 59 faltas sofridas pelo Braga, 14 foram ganhas pelo extremo brasileiro, que esta semana perdeu a liderança para Naismith (Rangers), que tem agora 15.

Sócios preparam invasão contra o Olhanense

O baixo custo dos bilhetes está a provocar uma onda entre os adeptos que deve permitir o recorde de assistência esta temporada no AXA, pelo menos em jogos da Liga. O anterior máximo - 13 820 contra o Marítimo - vai ser quebrado, mas não deve chegar para atingir os 16 466 espectadores que viram o jogo com o Sevilha. A SAD aposta em ter mais de meia casa e, por isso, também para público os bilhetes têm o mais baixo preço da temporada: 8 euros. Na época anterior, o Braga abriu as portas neste jogo, mas a chuva que caiu impediu a moldura humana desejada.

Visita dupla brindou mais de 200 fãs

O Braga foi à escola outra vez e ontem proporcionou uma tarde diferente no Centro Escolar de Pico de Regalados, onde cerca de 220 jovens alunos vibraram com Lima e Elderson.

O JOGO

JotaCC

Lima: «No sítio certo para dar dinheiro ao clube»
JOGADOR sorri ao recordar golos que valem milhões

Está a nascer uma nova estrela em Braga! Lima não tem mostrado grande pontaria no campeonato, mas quando o hino da Liga dos Campeões começa a tocar o avançado brasileiro inspira-se para levar a equipa às costas. Depois do hat-trick em Sevilha, uma bomba frente ao Partizan abriu caminho para a primeira vitória na fase de Grupos da Liga dos Campeões. E a calculadora da SAD chegou aos 10 milhões de euros . "Não me considero um jogador apenas para os grandes jogos. Tento estar sempre no sítio certo e, felizmente, os meus golos têm ajudado o clube a ganhar muito dinheiro. Até já li que paguei os reforços todos... É uma situação engraçada. É bom o clube estar a ter receitas, pois investiu bastante na equipa e era importante ter retorno. Fico feliz por estar a dar dinheiro a ganhar", confessa Lima.

Aos 27 anos e a cumprir a segunda época consecutiva em Portugal, o avançado mostra-se tímido em falar de toda a projeção que está a ter pela Europa fora: "Não sei se já há clubes interessados. Estou tranquilo. Tenho noção de que todo o mundo vê os jogos da liga milionária e cabe-me jogar bem", afirma, antes de falar sobre as suas preferências no ataque: "O grupo tem muita qualidade: o Meyong e o Élton são tão bons como o Matheus. Este grupo vale pela união."

Depois da Europa, regressa a Liga e o objetivo não podia ser diferente. "O Olhanense está a fazer uma boa época. Vamos com a ambição que tivemos com o Partizan. Precisamos de muita ambição e concentração para ganhar os 3 pontos."

RECORD

JotaCC

'Não sou o jogador das grandes decisões '

Lima diz que o mérito é de todos os jogadores

Lima tem sido o homem dos golos importantes do Sporting de Braga na caminhada europeias, mas não se considera 'o homem das grandes decisões', Na terça feira, o jogador brasileiro marcou o primeiro golo que permitiu aos bracarenses somarem a primeira vitória da sua história na Liga dos Campeões. 'Não me considero o homem das grandes decisões. Há outros jogadores e todos trabalham para ajudar o Braga. Eu sou apenas mais um. Mas como sou avançado tenho aparecido no momento certo e felizmente isso aconteceu logo em dois grandes jogos', explicou Lima.
O ex-jogador do Belenenses admite que o triunfo sobre o Partizan elevou a moral das tropas de Domingos Paciência, que já pensam no jogo da oitava jornada do campeonato. 'Depois de uma série de resultados menos positivos, o grupo ficou mais motivado. O próximo jogo será diferente do da Liga dos Campeões, mas é óbvio que o nosso objectivo continua a ser o mesmo: vencer', frisou Lima.

Endiabrado. Lima tem dado cartas na «Champions»

PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

MAPA DE JOGOS FUTEBOL FORMAÇÃO – 23 e 24 DE OUTUBRO

Fim-de-semana marcado pelo regresso do Campeonato Nacional de Juniores. O SC Braga segue na terceira posição com os mesmos pontos do segundo classificado e recebe o último da geral. Espera-se uma boa afluência ao Estádio 1º de Maio fruto das cinco vitórias consecutivas dos jovens Gverreiros do Minho. Destaque para a nona jornada do Campeonato Nacional de Iniciados, sendo que o SC Braga comanda a Série A com registo 100% vitorioso. As emoções estão também garantidas nos campeonatos distritais. Abaixo, as informações sobre os jogos:

·         Juniores:        SCB vs Moreirense    – Sábado às 15h00m, Estádio 1º de Maio;

·         Juvenis A:                                   – Paragem no Campeonato;

·         Juvenis B:      Gil Vicente vs SCB     – Sábado às 16h00m em C.J. Creixomil (Barcelos);

·         Iniciados A:    SCB vs FC Marinhas   – Domingo às 11h00m, Campo da Ponte;

·         Iniciados B:    Sandinenses vs SCB   – Domingo às 10h00m, C.J. Sande (Guimarães);

·         Iniciados C:    SCB vs Vilaverdense   – Domingo às 10h00m no C.J. S. Paio d´Arcos.

JotaCC

Custódio estreia-se nos convocados
domingos chama médio para jogo com Olhanense

A estreia de Custódio, o regresso de Keita e a saída de Hélder Barbosa são as novidades dos convocados do Sporting de Braga para a receção ao Olhanense, no sábado, da 8.ª jornada da Liga Zon Sagres.

Custódio, que chegou a Braga nos últimos dias de agosto proveniente do Vitória de Guimarães, ainda não alinhou em jogos oficiais e foi agora chamado pelo treinador, Domingos Paciência, pela primeira vez após algum tempo lesionado.

O ponta-de-lança Keita também está de volta aos eleitos do técnico e, em sentido contrário, nota para a saída do extremo Hélder Barbosa.

Lesionados continuam ainda Quim, Rodriguez, Léo Fortunato e Miguel Garcia.

O jogo entre Sporting de Braga e Olhanense tem lugar no Estádio Municipal de Braga, às 21 e 15 de sábado, e será arbitrado por Artur Soares Dias, do Porto.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Felipe e Artur.

Defesas: Paulão, Sílvio, Aníbal, Moisés e Elderson.

Médios: Vandinho, Custódio, Andrés Madrid, Salino, Luís Aguiar, Hugo Viana e Mossoró.

Avançados: Alan, Keita, Matheus, Lima, Elton e Paulo César.

Domingos: «Segundo lugar é o grande objetivo»
treinador estabelece meta para jornada 8 da liga

O objetivo estabelecido por Domingos Paciência para o Sp. Braga na 8.ª jornada da Liga é passar o Olhanense na classificação e chegar ao 2.º lugar, embora dependente dos resultados de alguns adversários que jogam depois do embate com os algarvios, marcado para as 21 e 15 horas de sábado, no Estádio Axa.

"Sinto que os jogadores e toda a estrutura da equipa quer ter êxito. Há interesse e vontade em ganhar e fazer com que a equipa tenha sucesso. Temos consciência que há alturas em que o sucesso é conseguido com bom rendimento e outras em que não é assim", começou por dizer o treinador dos bracarenses na conferência de imprensa desta sexta-feira.

"Mas o que vejo é que os jogadores procuram dar máximo e sair vencedores. E de certeza absoluta que no jogo frente ao Olhanense vão procurar ganhar para alcançar o 2.º lugar, mesmo que forma provisória. Nesta altura é o grande objetivo para a equipa", acrescentou, sublinhando a importância de aproveitar a embalagem dada pela vitória conseguida na Liga dos Campões, diante do Partizan (2-0).

RECORD

JotaCC

Domingos Paciência: "Há interesse e vontade em ganhar"

Domingos Paciência pretende um triunfo do Sp. Braga frente ao Olhanense, e a consequente ascensão ao 2º lugar da Liga Zon Sagres. O técnico refere que "nesta altura é o grande objectivo para a equipa".

Em conferência de imprensa realizada hoje, o técnico dos 'bracarenses' disse sentir que "os jogadores e a toda a estrutura da equipa quer ter êxito. Há interesse e vontade em ganhar e fazer com que a equipa tenha sucesso".

Paciência adiantou que "temos consciência que há alturas em que o sucesso é conseguido com bom rendimento, e outras em que não é assim".

O treinador diz ver que os seus atletas "procuram dar o máximo e sair vencedores. De certeza absoluta que no jogo frente ao Olhanense vão procurar ganhar para alcançar o 2º lugar, mesmo que de forma provisória. Nesta altura é o grande objectivo para a equipa".

O embate entre os 'minhotos' e os 'algarvios' está agendado para o próximo sábado, às 21:15, no Estádio AXA, em Braga.

O JOGO

JotaCC

CR7 e Moisés na equipa da semana

O português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, integra a "equipa da semana" da Liga dos Campeões, hoje divulgada pela UEFA. O brasileiro Moisés, do Sp. Braga, também está nos eleitos.

Ronaldo marcou e deu a marcar na vitória do Real sobre o AC Milan, triunfo que colocou os "merengues" na liderança do Grupo G.

Já Moisés foi para a UEFA um dos elementos em destaqueno Sp. Braga, que conquistou o primeiro triunfo da prova diante o Partizan.

A equipa conta ainda com o central Diakhate, do Lyon, titular na vitória (2-0) sobre o Benfica, e Jurado, do Schalke, também adversário dos encarnados na fase de grupos da Champions.

A equipa da 3.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões fica assim constituída:
Guarda-redes: Casillas (Real Madrid)
Defesas: Ivanovic (Chelsea), Diakhate (Lyon), Moisés (Sp. Braga) e Evra (Man. United).
Médios: Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Nasri (Arsenal), Jurado (Schalke) e Bale (Tottenham).
Avançados: Frei (Basileia) e Eto´o (Inter).

A BOLA

JotaCC

Domingos considera "importantíssimo" vencer

O treinador do Sporting de Braga quer vencer o próximo jogo do campeonato. Domingos Paciência considerou que o encontro com o Olhanense é "importantíssimo" e que as ambições no campeonato passam muito por vencê-lo.

Domingos Paciência começou por rejeitar a ideia de que, depois da vitória na Liga dos Campeões ante o Partizan, na terça-feira, a equipa possa descomprimir, "isso nunca".

Para o técnico "arsenalista", este será "um jogo importantíssimo", até porque o Olhanense vai à frente e os minhotos querem ultrapassar os algarvios e "alcançar o segundo lugar, nem que seja provisoriamente".

Segundo Domingos Paciência, "é importante a equipa estar consciente da responsabilidade deste jogo, porque aquilo que o Braga pretende neste campeonato passa muito por este jogo".

Domingos elogiou o adversário e a carreira que tem vindo a fazer no campeonato, esperando uma equipa "com mais maturidade e experiência" do que a do ano passado e a "discutir o jogo" como "já deu provas contra uma equipa grande".

RTP

JotaCC

Sp. Braga: «Jogo com Olhanense é importantíssimo», diz Domingos
Técnico arsenalista alerta para a qualidade do adversário

Domingos Paciência, treinador do Sp. Braga, considera que o jogo com o Olhanense, no sábado, é «importantíssimo». «É importante a equipa estar consciente da responsabilidade deste jogo, porque aquilo que o Braga pretende neste campeonato passa muito por este jogo», avisou Domingos, na antevisão à 8ª jornada do campeonato.

O técnico arsenalista começou por rejeitar a ideia de que, depois da vitória na Champions ante o Partizan, na terça-feira, a equipa possa descomprimir: «Isso nunca.» Domingos revelou ainda que se devem registar alterações no onze inicial, dado o «natural cansaço em alguns jogadores». Contudo, só a vitória interessa, até porque, o Olhanense vai à frente (é terceiro com 12 pontos, o Braga é sexto com 11) e os minhotos querem ultrapassar os algarvios e «alcançar o segundo lugar, nem que seja provisoriamente».

«Jogamos em casa perante uma equipa que está a fazer um grande início de campeonato e não nos vai facilitar a vida, por isso, para vencê-la, precisamos de máxima concentração e atitude, de jogar nos limites», lembrou. E elogiou o adversário, dizendo que vão defrontar uma equipa «com mais maturidade e experiência», do que a do ano passado, e a «discutir o jogo como o fez contra um dos grandes».

O primeiro triunfo na Liga dos Campeões permitiu alimentar esperanças na qualificação para a fase seguinte e contribuiu para uma maior confiança dos jogadores. «Acima de tudo, sinto nos jogadores e em toda a estrutura, um interesse e vontade muito grandes em ganhar e ter sucesso. Há alturas em que isso é alcançado com bom rendimento, noutras com menor, mas os jogadores procuram fazer o seu máximo e sair vencedores de cada jogo», afirma o treinador dos minhotos.

Sobre o alegado interesse em alguns jogadores bracarenses, nomeadamente em Lima, Domingos disse que se o avançado brasileiro saísse já na reabertura de mercado, em Dezembro, isso seria motivo de «satisfação». «Oxalá que isso acontecesse, não é novidade a política deste clube de rentabilizar ao máximo os seus activos», salientou.

MAIS FUTEBOL