News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 14/11

Started by nandes, 14 de November de 2006, 08:29

Previous topic - Next topic

nandes




Rogério Gonçalves orienta 1º treino

DUAS HORAS BEM PUXADAS A ABRIR 




Rogério Gonçalves orientou esta manhã o primeiro treino ao serviço do Sp. Braga. A sessão de trabalho foi longa (cerca de duas horas) e muito intensa fisicamente.

Antes do treino, o novo treinador dos bracarenses teve uma conversa com os elementos do plantel. Quando subiu ao relvado sentiu o apreço dos adeptos que o brindaram com uma salva de palmas.

António Salvador esteve a observar o treino e vai estar dentro de minutos na sala de imprensa ao lado de Rogério Gonçalves, que terá como adjunto Jorge Costa. Eládio Paramés também acompanhou a estreia do ex-técnico da Naval.


Rogério Gonçalves «Um salto qualitativo»

TÉCNICO APRESENTADO NO SP. BRAGA 



Rogério Gonçalves sente-se preparado para triunfar num projecto que classificou de ambicioso. A declaração foi feita na conferência de imprensa de apresentação.

O treinador reconheceu ter pela frente um projecto de grande exigência no Sp. Braga, num trabalho em que terá como adjunto Jorge Costa.

"Se não me considerasse à altura deste projecto não o tinha aceite. Tenho consciência que é muito ambicioso, mas nós estamos cá para isso", frisou.

O novo técnico dos bracarenses reconheceu que o projecto representa "um salto qualitativo" na sua carreira de treinador, afirmando ainda ter consciência que vai representar "uma grande instituição e uma grande região".

"É o convite de maior responsabilidade que me foi feito e estou muito esperançado que as coisas corram bem", acrescentou.

O treinador deixou ainda algumas palavras para a Naval 1º de Maio, recordando: "Estava num projecto de gente muito boa. Os atletas foram inexcedíveis, as estruturas directivas também e os sócios estiveram sempre comigo".

Rogério Gonçalves lembrou ainda ter começado a sua carreira de treinador "por baixo", mas que a partir daí as coisas lhe têm sorrido, como espera que continuem em Braga, desde logo frente ao Benfica (sábado) e Sevilha, em Espanha, no dia 23 de Novembro.

"São dois jogos difíceis que vamos ter e sabemos que só acreditando em nós próprios é que conseguiremos coisas positivas", disse.

Já quanto à escolha de Jorge Costa para adjunto, mostrou- se satisfeito por ele próprio ficar ligado à estreia do ex-portista, desejando que este seja "um início de uma boa carreira de treinador para ele".

Em relação à integração no grupo de trabalho, adiantou ter sido "muito boa", salientando, no entanto, que "o grupo tinha uma boa relação com o Carvalhal".

"Os atletas acusaram a saída, mas senti que fui bem recebido por eles", concluiu.

António Salvador, por sua vez, esclareceu a contratação. "Depois da demissão de Carlos Carvalhal, a SAD convidou o senhor Rogério Gonçalves para liderar o projecto do Braga durante este ano e o seguinte", afirmou o líder "arsenalista", António Salvador, realçando que o novo técnico "é uma pessoa com trabalho mostrado e que vai conseguir levar o Braga aos objectivos propostos no início da temporada".




Águias aguçam apetite

BENFICA PARA ABRIR E O SONHO DA TAÇA UEFA LOGO A SEGUIR 




Arrancaram ontem os 15 dias de sonho de Rogério Gonçalves, mas ainda não se pode falar em "Doce Novembro", como o filme de Pat O'Connor em que um executivo pensa exclusivamente no trabalho e só aceita manter uma relação romântica durante um mês.

O novo técnico enfrenta no sábado o Benfica, na quinta-feira seguinte actua em Sevilha e para terminar o mês joga em Setúbal. Se acontecer o desejado, Rogério será como o executivo: pensará no trabalho e também ficará intimamente ligado ao clube minhoto.

Mais informação na edição impressa de Record



In Record



=============================================================================




António Salvador espera muitos êxitos

Rogério apresentado como técnico de carácter

Presidente bracarense reafirmou que os objectivos são passar na UEFA, fazer uma boa campanha na Taça de Portugal e ficar, no mínimo, em quarto na Liga.


António Salvador apresentou ontem Rogério Gonçalves como treinador do Braga até ao final da próxima época. A cerimónia teve lugar pouco depois do único treino do dia e, para além do presidente da SAD e do técnico, os únicos que prestaram declarações, estiveram presentes o adjunto Jorge Costa, o preparador-físico Manuel José e o treinador de guarda-redes Jorge Vital, restantes elementos da equipa técnica. Da SAD do Braga, assistiram à cerimónia o administrador Manuel Rodrigues, o administrador-delegado Paulo Resende e o assessor Amaral Correia. A ocasião foi aproveitada para tornar pública a entrada em funções do novo director-executivo, Eládio Paramés, que supervisionará também o departamento de comunicação, a cargo de Pedro Pereira.

Elogios e confiança no novo técnico foi o que se ouviu de António Salvador, que reafimou a ambição do Braga. "Depois da demissão de Carlos Carvalhal, na semana passada, convidei Rogério Gonçalves para liderar o projecto do Braga até ao final desta e na próxima época. É um treinador que toda a gente conhece, com trabalho realizado e que, pensamos, vai levar o Braga à conquista dos objectivos que traçamos no início da época", referiu. "Fiquei impressionado com o seu carácter logo na primeira conversa e vi que estava ali o homem ideal para gerir os destinos do Braga. Com o seu profissionalismo, vai ter êxito", asseverou.

Em relação a metas, Salvador esclareceu que se mantêm as do início da época. "Os objectivos do Braga passam por passar à fase seguinte na Taça UEFA, fazer uma boa campanha na Taça de Portugal, se possível chegando à final, e, no campeonato, ficar no mínimo no quarto lugar. Mas se possível ir mais além...", atirou, esclarecendo depois que o adjunto Jorge Costa não foi contratado antes do treinador principal. "Só falei com o Jorge Costa pouco depois de ter falado com o Rogério e de lhe ter dito que podia ter o Jorge Costa na equipa técnica. Ele fez questão disso e agradeceu", explicou.

O Braga recebe sábado o Benfica e desloca-se a Sevilha na quinta-feira seguinte. "A intenção é ganhar ao Benfica! Só podemos pensar na vitória, apesar de conhecermos as dificuldades. Contudo, a equipa técnica e os jogadores possuem carácter e qualidade para vencer", sublinhou o presidente, também confiante para o confronto da UEFA. "É um jogo importante, mas não decisivo. Temos consciência que o Sevilha é a equipa mais importante da prova, detentora do título, e que está a realizar um excelente campeonato em Espanha. Mas podemos trazer um bom resultado", concluiu.
 

Futebol profissional

António Salvador (presidente do CA da SAD)

Departamento de futebol

Área administrativa Área técnica

Eládio Paramés (director-executivo)

Rogério Gonçalves (treinador principal)

Manuel Leiria (secretário-técnico)

Jorge Costa (treinador adjunto)

Pedro Pereira (funcionário)

Manuel José (preparador-físico)

Jorge Vital (treinador de guarda-redes)

Área clínica

João Lourenço (cirurgião ortopedista)

Álvaro Couto (médico)

Francisco Miranda (fisioterapeuta)

Luís Filipe (massagista)

Paulo Monteiro (enfermeiro)

Rouparia

Joca (técnico de equipamentos)




Rogério Gonçalves apresentou-se confiante
"Estou preparado para este grande desafio"

- Treinador congratulou-se com presença de Jorge Costa na equipa técnica
Depois de mais de duas horas de trabalho em campo, o novo técnico conheceu o mediatismo do Braga e deixou alguns recados



A hora prevista para a apresentação da nova equipa técnica, que compareceu em peso no auditório do Estádio Municipal, foi largamente ultrapassada por força de uma manhã dedicada ao trabalho e à transmissão das ideias que o técnico entende ver aplicadas no modelo de jogo da equipa. Pondo de parte as questões técnicas e avançando para as palavras, nota-se que Rogério Gonçalves começou por jogar à... defesa, usando de um discurso redondo, aqui e ali incidindo nos objectivos mais do que divulgados do clube. A primeira questão, contudo, apontou ao treinador e à sua competência para liderar o projecto do Braga. "Sim, estou preparado para este grande desafio", respondeu, para logo depois sublinhar o quão "grande é a ambição e a responsabilidade" que lhe provocou este convite da SAD. "Já conhecia o plantel, mas só hoje (ontem) fiz o primeiro treino e é com estes jogadores que conto para fazer uma boa época", voltou a responder, desta feita à pergunta sobre se pensava em reforços para Janeiro.

Realçando o facto de "ter começado por baixo a carreira" e, por consequência, o Braga ser "o convite de maior responsabilidade que já recebi", exaltou a sua esperança em "corresponder ao que a SAD espera" do seu trabalho. Olhando o futuro próximo, e apesar da "dificuldade" que é enfrentar Benfica e Sevilha, atirou: "Só acreditando em nós conseguiremos vencer".

De Jorge Costa, o seu novo adjunto, disse ser "um motivo de satisfação" trabalhar com ele, elogiando o seu "carisma", ao mesmo tempo que admitiu poder ser "este o início de uma grande carreira de treinador" do antigo central do FC Porto. "Vou exigir dele o máximo, tal como a todos os outros que me acompanham", concluiu, congratulando-se ainda pela forma como foi recebido pelos jogadores.
 
 

Na Naval
Jogadores inexcedíveis


Rogério Gonçalves não se esqueceu da sua anterior equipa, a Naval, distribuindo elogios a todo o plantel e pessoal de apoio com quem trabalhou até há cerca de duas semanas, considerando mesmo ter trabalhado com "jogadores inexcedíveis", ao mesmo tempo que explicou ter trocado a Naval por um "projecto mais ambicioso", o do Braga. "Guardo boas recordações de toda a gente, até a massa associativa foi exemplar e me apoiou sempre", agradeceu o agora treinador dos arsenalistas.




Treino durou duas horas certas
Movimentos ofensivos marcaram a estreia

Novo técnico só não contou com Hugo Leal, sob os cuidados do departamento médico, e Maurício, condicionado, embora este, tal como Nem, não possa defrontar o Benfica devido a castigo


Pouco depois da apresentação da equipa técnica aos futebolistas, no balneário, Rogério Gonçalves juntou-os no centro de um dos relvados e proferiu uma pequena palestra, dirigindo de seguida o seu primeiro treino em Braga. Um ensaio que durou cerca de duas horas e durante o qual o técnico em nada alterou o seu programa de trabalho, nem sequer antecipando o final por entretanto ter chegado a hora da sua apresentação oficial. A cerimónia é que começou mais tarde do que o previsto...

Sem Hugo Leal, sob os cuidados do departamento médico, e com Maurício condicionado - fez corrida e trabalho específico com e sem bola, devendo hoje repetir a dose, pois está castigado para o jogo com o Benfica, tal como Nem -, Rogério Gonçalves orientou um apronto durante o qual dividiu o grupo em dois. Enquanto um foi posteriormente repartido em duas equipas, que em espaço reduzido se bateram entre si, o outro foi procedeu a alguns exercícios tácticos, de movimentos e progressão ofensiva, sem oposição.

Luís Filipe, Paulo Jorge, Irineu e Carlos Fernandes formaram o quarteto defensivo, com Madrid à frente, nas funções de médio de cobertura, enquanto Vandinho, sobre a meia-direita, e João Pinto, sobre a meia-esquerda, procuravam alimentar e envolver-se na dinâmica atacante, onde pontificavam Davide/Bruno Gama, no flanco direito, Cesinha, do lado contrário, e Zé Carlos no eixo do ataque.

Posteriormente os grupos trocaram e Pedro Costa, Nem e Paíto constituíram o sector defensivo, Ricardo Chaves funcionou como trinco e Frechaut e Castanheira como médios interiores, enquanto Maciel, do lado direito, e Wender ou Matheus, no flanco esquerdo, e Marcel, no eixo, constituíam a frente de ataque.

Para hoje estão agendados dois treinos (10 e 16 horas), ambos à porta fechada.
 

Público perto e treino... longe

A estreia de Rogério Gonçalves levou cerca de meia centena de adeptos aos relvados de apoio do Estádio Municipal, ansiosos por conhecer o novo treinador. Contudo, a primeira reacção foi de surpresa, dado que o técnico levou os jogadores para o extremo oposto do relvado. Só no final foi possível observar, mais de perto, as várias peladinhas. Alguns ainda ficaram para a apresentação, mas a entrada não foi permitida. Como hoje os treinos são com a porta fechada, a curiosidade vai prolongar-se.



Resistente
Vital já vai na quarta equipa técnica


Saiu Carvalhal e a restante equipa técnica, mas Vital, o técnico de guarda-redes vai continuar. Até aqui nada de novo, já se sabe há alguns dias que seria assim, a novidade vai para o facto do antigo guarda-redes do Sporting ter resistido já a três saídas de treinadores, sendo esta a sétima época ao serviço da equipa arsenalista, na qual já trabalhou com Fernando Castro Santos, Jesualdo Ferreira e Carlos Carvalhal. A chegada de Rogério Gonçalves não beliscou a "titularidade" do treinador co-responsável pelo sucesso de Paulo Santos na baliza do Braga e que lhe valeu a presença no último "Mundial".
 

Protagonismo ao chefe
Jorge Costa ficou sempre em silêncio


Jorge Costa iniciou ontem uma nova carreira no futebol: a de treinador, no caso adjunto. O ex-capitão portista era, por isso, uma das caras novas da equipa técnica mais pretendida pelos jornalistas. Mas as intenções de todos foram goradas pela decisão de apenas disponibilizar o presidente António Salvador e o técnico Rogério Gonçalves. O objectivo era o de reservar para Rogério Gonçalves o protagonismo que o treinador principal dos arsenalistas deve merecer. E isto porque, falando Jorge Costa, a curiosidade era tanta que existia a probabilidade de o chefe de equipa ser ofuscado...
 

Fez ressonância
Hugo Leal tem uma microrrotura


Hugo Leal foi ontem submetido a uma ressonância magnética, ficando a saber que tem uma microrrotura na coxa esquerda e que terá de parar mais duas a três semanas. O médio já estava praticamente restabelecido da lesão muscularsofrida no decorrer do jogo com o AZ Alkmaar, disputado a 19 de Outubro, quando no apronto de sábado passado se ressentiu. Hugo Leal tem permanecido em tratamento no ginásio e por aí deverá continuar esta semana.





Nunes (antigo jogador do Braga, actualmente no Maiorca)
"A motivação vai acontecer até para mostrarem o que valem ao novo treinador"

P | Que reflexos irá ter no plantel a alteração verificada na equipa técnica do Braga? Seria mais fácil gerir a situação se o próximo adversário não fosse o Benfica?

R | É uma questão complicada de responder. Acompanho os jogos, mas não estou lá. Os jogadores são experientes e creio que a mudança vai ser encarada com maturidade e sem grande impacto. Os jogos frente ao Benfica, por si só, trazem um acréscimo de motivação e acredito que, problemas à parte com a mudança de técnico, a motivação vai acontecer, até para mostrarem o que valem ao novo treinador.
 

"Vitória dará confiança para um jogo muito complicado em Sevilha"

P | Por outro lado, a recepção ao Benfica poderá funcionar como uma espécie estímulo e uma vitória ser moralizadora para o jogo em Sevilha?

R | Sem dúvida. Se o Braga conseguir um bom resultado, com certeza que a vitória dará confiança e ânimo para um jogo que será muito complicado em Sevilha.
 

"O Sevilha é uma das equipas que melhor futebol pratica em Espanha"

P | Quais são os maiores cuidados que o Braga deve ter no jogo em Espanha?

R | O Sevilha está a fazer uma grande campeonato, é uma das grandes equipa em Espanha. Empatou o último jogo em casa, mas é uma das equipas que melhor futebol pratica no campeonato espanhol. É muito ofensiva e faz sempre golos. Além disso, tem um avançado, o Kanouté, que está em grande forma e já leva oito golos apontados. Outro aspecto: os laterais e extremos são muito rápidos e devem ser tidos em atenção pela equipa técnica do Braga, pois ajudam muito no ataque.




In O JOGO



=============================================================================





UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL

nandes

#1





Desafio de responsabilidade

Rogério Gonçalves usou um discurso fluído no seu primeiro contacto com os jornalistas na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga. "Desafio" e "responsabilidade" foram as palavras chaves que utilizou para dar a conhecer esta nova meta na sua carreira. "Estou esperançado que tudo vai correr bem", garantiu.



Rogério Gonçalves deixa transparecer a humildade que o caracteriza no futebol, não obtante s degraus que subiu ao longo da última década enquanto treinador de futebol. Assume, sorridente, que "este é o maior desafio" da sua carreira, apontanto a ambição que está incutida nos jogadores do Sporting de Braga.
"Tenho consciência que  há uma grande ambição neste clube e, como tal, as responsabilidades serão maiores" salientou o sucessor de Carlos Carvalhal, acrescentando que o convite que lhe foi proposto "foi o maior convite" que já recebeu, face a oportunidade em representar "um grande clube que representa toda uma região".

Rogério Gonçalves admitiu ter sido "muito bem recebido" pelos jogadores e deixou uma palavra de "agradecimento" pela atitude demonstrada pelos novos pupilos. Não se esqueceu de fazer uma breve referência ao anterior clube — Naval 1.º de Maio — mas apontou que "quando surge um convite destes, com grandes exigências, maior dimensão, tinha de abraçar o desafio, como sempre o fiz ao longo da minha carreira, pois não me esqueço que comecei por baixo e já estou habituado a agarrar grandes desafios".

O novo técnico do Braga entrou ontem ao serviço e depara-se já com dois jogos importantíssimos no espaço de uma semana, tendo em conta a recepção ao Benfica (marca a sua estreia) e a deslocação a Sevilha (para a Taça UEFA). "São dois jogos muito difíceis e vamos trabalhar para os vencer. Em primeiro lugar temos de ter confiança, só acreditando no nosso trabalho e mantendo um pensamento positivo é que podemos conseguir bons resultados. É isso que vamos tentar fazer", frisou o técnico do Sporting de Braga.

António Salvador, por sua vez, deu conta que o novo treinador da formação arsenalista "dispensa apresentações" tendo em linha de conta o "trabalho que já mostrou nos clubes por onde passou". O presidente da SAD do Sporting de Braga deu conta que "os objectivos do clube continuam intactos e o objectivo do novo treinador passa por lutar pelos objectivos que já estão definidos desde o início da temporada".
O contrato de Rogério Gonçalves com o Sporting de Braga tem a duracção até 2009, uma vez que é válido até ao final da próxima época, extensivo aos restantes elementos da equipa técnica.






Mais de duas horas de treino!

O novo treinador do Sporting de Braga entrou ontem ao serviço, orientando uma sessão que durou mais de duas horas e com muitas intervenções pelo meio. Rogério Gonçalves não tem tempo a perder e já começou a preparar o jogo frente ao Benfica, prevendo-se desde já algumas alterações na equipa face às demonstrações que deixou transparecer durante a sessão matinal de ontem.


Depois de um fim-de-semana movimentado que veio confirmar a ligação de Rogério Gonçalves ao Sporting de Braga, eis que chegou a hora do trabalho no campo. Cerca de uma centena de adeptos bracarenses, algo expectantes, marcou presença no treino matinal de ontem, a fim de dar de caras com a nova equipa-técnica. Rogério Gonçalves esteve no centro de todas as atenções, mas Jorge Costa também não passou nada despercebido. O ex-capitão do FC Porto inicia um novo ciclo na sua carreira, depois de ter cessado as funções de futebolista.

O presidente da SAD, António Salvador, foi um espectador atento ao primeiro treino de Rogério Gonçalves, marcando presença no relvado desde o primeiro ao último minuto, acompanhado por Eládio Paramés — o novo director  executivo da SAD, que  substitui Artur Monteiro.
Hugo Leal (lesionado) foi o único a primar pela ausência no relvado, enquanto Maurício efectuou corrida acompanhado pelo fisioterapeuta Francisco Miranda. Os restantes elementos do plantel empenharam-se a fundo para mostrar serviço ao novo "mister".

Rogério Gonçalves primou pelas diversas intervenções que efectuou durante o treino, persistindo no diálogo com o grupo de trabalho. Por três ocasiões chegou a reunir os atletas para dar novas ordens, a fim de deixar patente as ideias que pretende implementar na equipa.
O treino começou pouco depois das 10 horas e só terminou perto das 12.30 horas. No geral foram mais de duas horas de trabalho, sem grandes paragens, o que revela a vontade do novo técnico em implementar os seus métodos o mais breve possível. Estava previsto a conferência de imprensa para oficializar a contratação do técnico para as 12.30 horas, mas nem isso fez com que o treino acabasse mais cedo. A conferência foi atrasada, uma vez que o técnico prolongou a sessão até ao limite. 

Manuel José —o novo preparador físico — e Jorge Costa (adjunto) mantiveram uma ligação constante ao técnico, supervisionando o trabalho desenvolvido pelos jogadores. Francisco Vital — único elemento que transita da anterior equipa-técnica — orientou o trabalho específico dos guarda-redes.
Uma semana depois do abalo que se abateu sobre o grupo de trabalho arsenalista, com a demissão de Carlos Carvalhal, tudo parece voltar à normalidade. Rogério Gonçalves é, agora, o rosto da esperança dos adeptos bracarenses. Trata-se, também, de uma aposta em alguém que já fez história em Braga, ainda que assume abraçar agora o maior desafio da sua carreira. Certo é que o novo treinador do Braga não tem muito tempo a perder, pois depara-se com dois jogos de elevada dificuldade, frente ao Benfica (Campeonato) e  Sevilha (Taça UEFA).



'Adjunto' Jorge Costa no centro das atenções


Rogério Gonçalves mostrou-se "muito satisfeito" por ser o "padrinho" de Jorge Costa na entrada em novas funções. O antigo internacional português, 36 anos, colocou um ponto final na sua carreira de futebolista há poucos meses, optando por tirar o Curso de Treinador, mas viu neste convite da SAD arsenalista um aliciante para expor a sua experiência no campo. "Quem sabe se não está a iniciar uma carreira brilhante como treinador, igual àquela que teve como jogador", apontou Rogério Gonçalves, deixando bem patente que "conto com a sua disponibilidade para me ajudar, enquanto adjunto, assim como dos outros elementos da equipa-técnica".
Voltando-se para Jorge Costa vincou, ainda, "vou exigir dele o máximo e estou certo que vai responder da melhor forma a este desafio", acrescentou.

O novo adjunto do Sporting de Braga foi apresentado na sala de imprensa, posou para a fotografia, mas escusou-se a tecer declarações. A contratação de Jorge Costa terá a ver com a sua capacidade de intervenção ao nível de balneário, sendo o primeiro nome a ser conhecido nesta nova equipa-técnica. No entanto, presidente da SAD do Sporting de Braga negou ter assegurado inicialmente o treinador adjunto e, posteriormente, o técnico principal. "A contratação de Jorge Costa resultou de uma conversa que tive com o Rogério Gonçalves, quando lhe questionei da disponibilidade em treinar o Braga", disse Salvador.
A verdade é que o nome do treinador adjunto foi tornado público, antes de se conhecer o rosto do técnico principal.

António Salvador reiterou a ideia defendida, afirmando que a equipa técnica foi acertada em conformidade com Gonçalves. "Esta é a nova aposta do Sporting de Braga e trata-se de uma pessoa que dispensa apresentações. Está aqui para cumprir os objectivos que estão delineados desde o início da época. Faço votos que seja feliz, pois, como se viu, não terá problemas de adaptação", referiu o líder da SAD arsenalista.
Os adeptos do Sporting de Braga, em geral, revelam "satisfação" com a contratação do antigo internacional do FC Porto, realçando que "é uma figura que impõe respeito e tem uma vasta experiência que poderá ajudar os jogadores mais novos do Braga".
 

In Correio do Minho



==============================================================================



"Sou um homem que gosta de abraçar desafios difíceis"



A nova equipa técnica do Braga, com o presidente António Salvador, ao centro


Rogério Gonçalves iniciou ontem uma nova etapa na vida de treinador de futebol. As portas do principal clube da capital do seu Minho natal abriram-se-lhe de par em par. E o ex-líder do plantel da Naval 1.º de Maio respondeu com ambição ao projecto ambicioso do presidente do Sporting de Braga, António Salvador. "Sou um homem que gosta de abraçar os desafios difíceis e as coisas têm-me corrido favoravelmente. É com essa ambição e com esse intuito que cá estou", disse, no Auditório do Estádio Municipal, na "première" aos jornalistas, o chefe de quipa dos arsenalistas, um grupo de trabalho que integra, também, o ex-central portista Jorge Costa (adjunto), Manuel José (preparador físico) e Jorge Vital (treinador de guarda-redes).

"Temos, tenho consciência que estou a representar uma grande instituição, uma grande região, e que é de grande exigência para mim. Sem desprestigiar os clubes anteriores, temos hoje maiores responsabilidades. Estou muito esperançado que as coisas corram bem, de feição e que a minha equipa técnica vai dar uma resposta de acordo com os objectivos da Direcção", disse Rogério Gonçalves, nascido há 47 anos em Lanheses, clube que levou a campeão distrital (de Viana do Castelo), sem derrotas, na estreia como treinador (era também jogador)

A liderança do projecto desportivo ("este ano e no ano seguinte", como afirmou o presidente da SAD bracarense, que evidenciou o "carácter e o profissionalismo" do novo treinador) começa com uma dupla prova de fogo (recepção ao Benfica, no sábado, para o campeonato, e visita a Sevilha, na quinta-feira da próxima semana, para a Taça UEFA). "Só acreditando em nós próprios e tendo pensamento positivo é que conseguimos coisas positivas. E é com essa mentalidade que vamos encarar os dois jogos", afirmou, antes de revelar a satisfação que é ter como adjunto Jorge Costa "Pelo passado que tem, como atleta, com o carisma que tem, pela pessoa que é. Quem sabe se não será aqui, também, o início de uma grande carreira como treinador para o Jorge?". Um elogio extensivo a toda a equipa técnica. "Todos juntos podemos tornar, se me permitem a expressão, o Braga ainda maior", rematou. 



"O grupo de trabalho reagiu bem"


"O grupo de trabalho reagiu bem. Sou muito realista nestas coisas. Com certeza que o Carvalhal esteve aqui e tinha uma boa relação com os atletas. É natural que os atletas também sentem a saída. Senti que fui bem recebido, fui bem acolhido e desde já os meus agradecimentos". Foi assim que Rogério Gonçalves comentou o primeiro treino no Sporting de Braga, de cerca de duas horas, e que na manhã de ontem, excepcionalmente, foi aberto a sócios, adeptos e Comunicação Social.

Sobre a possibilidade de reforços natalícios, o novo treinador dos arsenalistas assumiu um discurso realista. "O primeiro treino foi hoje [ontem], embora tenha conhecimento dos atletas que estão no plantel, como é óbvio. É com esses atletas que queremos seguir por diante e fazer uma boa campanha e conseguir os nossos objectivos", disse, na certeza de que "há muita ambição e de que as responsabilidades são grandes".

Maurício e Hugo Leal não participaram neste retorno ao trabalho (houve folga para todos no sábado e no domingo), primeiro contacto com novas metodologias. O central continua em recuperação, enquanto o médio efectuou um exame complementar de diagnóstico, para avaliação da lesão (mialgia) que o apoquenta.

Hoje, estão agendados dois treinos nos relvados de aopio do Estádio Municipal; o primeiro, às 10 horas, com 15 minutos abertos a repórteres de imagem e fotojornalistas, e o segundo, à tarde, que decorrerá à porta fechada.


In JN




==============================================================================


UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL