News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 09/10

Started by JotaCC, 09 de October de 2010, 07:46

Previous topic - Next topic

JotaCC

SCB: Maioria pede Salvador


Foi quente a assembleia geral do Sp. Braga, mas apenas porque, para além do grande número de sócios que marcaram presença, a vontade e o objectivo de todos os presentes eram únicos: conseguir convencer António Salvador a manter-se na lide-rança do clube, pelo menos mais um mandato.
O presidente, que tinha marcado para esta assembleia o anúncio da sua decisão quanto a uma possível recandidatura, decidiu manter o suspense e não confirmou se vai ou não apresentar uma lista para continuar à frente dos destinos do clube. Antes pelo contrário, no seu discurso, depois de exaltar o trabalho e os resultados que a sua direcção realizou nos últimos anos - elevando o clube ao estatuto de um grande português e levando-o a rivalizar com os grandes mundiais -, António Salvador fez mesmo questão de afirmar, como já o tinha feito, que não pode ficar eternamente como presidente e, além disso, pedir para que apareçam candidaturas válidas para darem continuidade ao seu trabalho ou, pelo menos, avançarem para a liderança para tomarem as rédeas do clube para o futuro.
Esta parte do discurso soou um pouco a despedida, mas, ao mesmo tempo, fez questão de referir que não vai deixar que o "seu" clube acabe por cair num vazio directivo, afirmação que indica claramente que se não aparecer qualquer lista candidata com as condições necessárias para assumir o clube condignamente, António Salvador vai avançar.
Parece não haver dúvidas quanto a essa situação, mas, de qualquer forma, o presidente fez questão de referir diversas vezes que espera que apareçam candidatos.
A vontade é unânime e mesmo os membros dos órgãos sociais do clube prontamente afirmam que esperam e têm fé que António Salvador decida manter-se como presidente do Sp. Braga durante, pelo menos, mais um mandato.
O presidente da Mesa da Assembleia Geral, João Gomes Oliveira, foi claro quando expressou aquela que é a sua vontade (e a de todos os sócios também): "não há candidaturas nem alternativas a António Salvador. Não me passa pela cabeça outro cenário que não passe pela recandidatura de António Salvador. É um desejo da esmagadora maioria dos bracarenses e sócios e é o que espera a cidade. É o que eu também espero".
Resta agora aguardar que António Salvador tome uma decisão, mas tudo indica que, à falta de candidatos credíveis, o presidente apresente a sua candidatura - ainda que seja mesmo em cima da data limite.

Presidente do Conselho Geral satisfeito com contas do clube

António Duarte pede continuidade
As reacções à assembleia geral do Sp. Braga continuam a demonstrar que a vontade dos bracarenses é que António Salvador continue, como demonstra António Duarte: "Penso que esta foi uma grande assembleia, histórica, que contou com o grande fervor do elevado número de sócios que compareceu e que não se cansou de incentivar e dar força a António Salvador para que continue à frente dos destinos do clube. O Sp. Braga está numa situação de estabilidade que nunca tinha encontrado, graças ao excelente trabalho da direcção que, neste trajecto de mais de sete anos, conseguiu escrever páginas verdadeiramente douradas na história do clube. Como tal, penso que é óbvio que todos os bracarenses e os que gostam do Sp. Braga querem que o presidente se mantenha na liderança do clube. Mas é preciso respeitar a individualidade do homem que, no entanto, já prometeu que não deixará o clube ficar mal", disse o antigo dirigente arsenalista.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Nas mãos de Sarabia

Pablo Sarabia só não será reforço do Braga em Janeiro se não quiser, isto porque o clube minhoto e o Real Madrid já chegaram a um acordo total relativamente ao empréstimo do talento espanhol até ao final da temporada. Mas é o extremo que tem a última palavra. E essa não está ainda tomada.

Há vários factores que levam Sarabia a hesitar. Um deles - talvez o maior - tem a ver com o Campeonato do Mundo de sub-20, a disputar no final da temporada, na Colômbia. Sarabia tem-se integrado nos trabalhos da selecção espanhola que vai disputar esta prova tão importante, na qual já despontaram jogadores como Maradona, Figo, Suker, Messi ou Aguero. Mas o seleccionador espanhol só convoca quem joga regularmente e, no Castilla, filial do Real Madrid, o jovem de 19 anos é indiscutível; no Braga, teria de lutar por um lugar com Paulo César e Alan.

No risco está a maior dúvida, mas há outros factores que levam Sarabia a equacionar qual a melhor opção. A família e o desejo de estar próximo da equipa de José Mourinho também pesam negativamente, sendo que a grandeza do Braga e a possibilidade de, tão jovem, lutar por títulos em Portugal e disputar as provas europeias são um aliciante muito forte.

A decisão terá de ser breve, para Domingos saber se tem ou não de procurar outro ala.


Espanha é novo filão

O mercado espanhol foi há alguns anos explorado pelo Braga sem muito sucesso, como aconteceu com Bordi, Deus ou Dani Mallo. Recentemente, António Salvador voltou a virar agulhas para lá. Collado chegou na pré-época do Gimnástic de Torrelavega, mas não convenceu Domingos e foi cedido ao Atlético de Madrid, que o lançou na equipa B. Em quatro jogos, marcou dois dos três golos da equipa e impressionou. Sarabia pode agora reforçar o filão do país vizinho, e Joselu, também do Real Madrid, é outro nome já apontado pela Imprensa.



Plantel de Domingos mais caro que o de Jorge Jesus

Entre aquilo a que se conseguiu ter acesso nas contas da SAD, o maior destaque vai para os custos com pessoal, na prática o somatório dos ordenados de jogadores, treinadores e funcionários afectos ao futebol. Os 11 milhões de euros despendidos em 2009/10 foram não só a maior fatia dos 18,2 milhões de euros de despesa total como o maior número de sempre no que a esta parcela diz respeito. Como o número de treinadores e funcionários não aumentou significativamente (nem os seus salários), chega-se à conclusão de que o plantel da primeira época de Domingos Paciência foi sensivelmente um milhão de euros mais caro do que aquele que trabalhou às ordens de Jorge Jesus, que custou 9,965 milhões de euros. A título de curiosidade, refira-se que a estrutura da época anterior (de Jorge Costa e Manuel Machado) custou "apenas" 6,3 milhões de euros. De qualquer forma, a SAD também nunca facturou tanto.


Crença no apuramento

Se, no que respeita a contas, António Salvador estava satisfeito por ter apresentado as melhores de sempre no somatório de clube e SAD, quanto aos resultados admitiu que a época não começou muito bem. A confiança, essa, é que não esmorece - mesmo na Liga dos Campeões. "Enquanto for possível, acreditamos. No momento certo, na hora de superar estas desvantagens, iremos alcançar os resultados que queremos e passar à fase seguinte", disse. Já na Liga ZON Sagres, é mais cauteloso: "O objectivo é ficar nos quatro primeiros..."

Certo é que o presidente não deixará de vender jogadores para manter a equipa forte. "Nunca direi que não vendo. Ouço falar em receitas extraordinárias e, para mim, isso é tudo treta. Os resultados são os da SAD, e a actividade desta é comprar, vender, gerar receitas e gerir resultados. É o que tenho feito", fechou.



Sintético do rival para adaptação

Ficou previsto no início da semana que o Braga treinaria pelo menos uma vez num relvado sintético para se adaptar ao campo do 1º de Dezembro, onde amanhã disputa o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal. Afinal, a sessão de adaptação será feita no mesmo estádio do jogo, ou seja, no Campo Conde de Sucena. Os convocados viajam esta manhã para Sintra, onde ficam concentrados até à hora do jogo. A conferência de Domingos Paciência (16h00) é no mesmo recinto.

Entretanto, o madeirense Elmano Santos foi designado para arbitrar esta eliminatória antecipada.


Quatro lesões abrem portas


Rodriguez, Miguel Garcia, Custódio e Vandinho ainda não estão a cem por cento e por isso ficam fora da convocatória para o 1º Dezembro. Apesar de a lista não ter sido revelada, fica muito fácil perceber que haverá novidades. Isto porque se a estes quatro lesionados juntarmos Sílvio, na selecção portuguesa, e um dos três guarda-redes (provavelmente Felipe), restam 21 elementos para o total de 19 ou 20 que fará a viagem.

Artur Moraes, Dani, Léo Fortunato, Guilherme, Hélder Barbosa, Élton, Meyong e Keita são os menos utilizados do plantel e têm aqui uma excelente oportunidade.


Bracarenses em número reduzido

O Braga não levará mais do que duas ou três centenas de adeptos a Sintra. A lotação do estádio do 1º Dezembro é para pouco mais de mil espectadores, sendo que a maioria dos bilhetes foi vendida aos adeptos do clube da casa, ansiosos por verem aquela equipa defrontar um primodivisionário, ainda por cima um dos maiores.

Além desta contrariedade, o horário do jogo (17h00 num dia de trabalho) e o mau tempo que se faz sentir por todo o País também afastam muitos interessados. Esta será a menor franja de apoio à equipa nos últimos anos. Compreensivelmente.


O JOGO

JotaCC

Elton obrigado a fazer pela vida
tarda em justificar estatuto com que chegou ao axa

Elton é aquilo a que se chama habitualmente de jogador com cartel. Chegou ao Sp. Braga no início desta época vindo do Vasco da Gama e a sua fama de goleador já o precedia. Conhecido pela grande eficácia frente às redes adversárias, apresentou-se na Pedreira com um passaporte do qual constavam 9 golos em 22 desafios na sua última época no Brasil.

Foi por estas mesmas razões que Domingos Paciência apostou quase de imediato na capacidade do ponta-de-lança de 25 anos: integrou pela primeira vez uma convocatória apenas três dias depois de ter chegado ao nosso país.

No entanto, e apesar das oportunidades que o técnico lhe foi concedendo – utilizado nas três rondas iniciais do campeonato e no playoff de acesso à Liga dos Campeões frente ao Sevilha –, o estado de graça do brasileiro parece ter-se desvanecido a grande velocidade. Daí para cá ainda foi chamado em mais duas ocasiões, mas nunca saiu do banco de suplentes e, agora, tem estado afastado das convocatórias.

A verdade é que as perspetivas imediatas do ponta-de-lança não são as melhores. O homem que Domingos sacrificou na lista de inscritos da Champions, Meyong, para, precisamente, ter uma vaga disponível para o brasileiro, tem lugar praticamente assegurado na equipa titular que amanhã vai defrontar o 1.º de Dezembro, na 3.ª Eliminatória da Taça de Portugal. Em claro contra ciclo com o camaronês, Elton parece estar em queda, o que não deixa de ser estranho, tendo em conta a aposta que em si foi feita logo que anunciado como reforço arsenalista.

Cresce assim a expectativa em torno da resposta que o avançado conseguirá dar nos próximos tempos, embora o rendimento de Meyong também seja parte importante nesta equação. Se há algo que o africano já provou ao longo da sua carreira é que sabe marcar golos... e muitos! Quem não se recorda, por exemplo, dos 11 tentos que Meyong apontou no campeonato de 2009/10. Quem sabe não esquece...


1.º de Dezembro: Imitar os êxitos do futebol feminino
adversário do sp. braga tem uma ambição

Faz no próximo dia 1 de dezembro 130 anos. O histórico 1.º de Dezembro, que defronta amanhã o Sp. Braga na Taça de Portugal, disputa atualmente a Série E da 3.ª Divisão e sonha imitar os êxitos da sua equipa feminina. As mulheres – dez vezes campeãs nacionais, vencedoras da Taça de Futebol Feminino por cinco ocasiões e representantes de Portugal na "Women's UEFA CUP" – dão alguma projeção ao clube, mas nos masculinos também se deseja o êxito.

"Os títulos no futebol feminino dão visibilidade ao clube a nível nacional e internacional. Gostaríamos de ter êxitos nos masculinos como nos femininos, mas sabemos as limitações do clube", explica Rui Cunha, de 49 anos, vice-presidente do clube.

"Vivemos com dificuldades e as instalações são escassas para tanta gente. É complicado trabalhar nestas condições, temos de dividir o campo ao meio para todos poderem treinar-se", lamenta o dirigente, ao mesmo tempo que revela a receita para a sobrevivência do emblema: "Com gosto e amor à camisola vamos conseguindo conciliar as coisas. Com a ajuda da Câmara Municipal de Sintra e de outras pessoas que têm colaborado, o clube têm andado para a frente."

Subida descartada

Em 3.º lugar na sua série, com seis pontos (menos um que Caldas e Odivelas), Rui Cunha descarta uma candidatura à subida. "Querer subir até quero, mas não é o objetivo principal, nem o 1.º Dezembro pode assumi-lo porque o clube não tem condições para disputar a 2.ª Divisão", assume, sem rodeios.



Custódio fica de fora
médio continua condicionado
Custódio continua condicionado e está praticamente afastado das opções de Domingos Paciência para o jogo de amanhã. O médio, que se encontra a recuperar de um estiramento na região posterior da coxa direita, fez integração progressiva ao treino, mas está ainda muito longe dos patamares físicos necessários à alta competição.

Como é habitual às sextas-feiras, o Sp. Braga publicou o boletim clínico no seu site oficial. Desta forma, ficou a saber-se que também Miguel Garcia está ainda em dúvida para o desafio com o 1.º de Dezembro, uma vez que ainda se encontra limitado por uma mialgia na região anterior da coxa direita. Quanto aos restantes "clientes" do departamento clínico bracarense, Vandinho e Rodríguez efetuam tratamento e trabalho condicionado. Os dois atletas padecem de mialgias. Quim continua a cumprir o seu programa de reabilitação.



Conde de Sucena recebe a equipa hoje à tarde
treino marcado para as 17h

O Sp. Braga só defronta o 1.º de Dezembro amanhã, mas a "operação Taça de Portugal" começa hoje bem cedo. A comitiva bracarense deixa o Estádio Axa logo pela manhã viajando diretamente para Sintra.

O técnico Domingos Paciência tem agendada para as 16 horas a conferência de imprensa de antevisão ao confronto e, uma hora depois, subirá ao relvado do Campo Conde de Sucena para orientar o último treino da sua equipa antes do desafio. O apronto, que terá lugar à porta fechada para sócios e comunicação social, servirá também para os jogadores do Sp. Braga conhecerem o palco do jogo de amanhã. Habituados a outras andanças, os bracarenses não terão dificuldades em adaptar-se ao relvado, mas a Taça de Portugal é pródiga em surpresas...



Salvador: «Estou aqui para gerar resultados»
diz que A SAD não precisa de vender mas vai estar atento

António Salvador, presidente da SAD do Sp. Braga, garante que os arsenalistas não estão vendedores nem precisam de se libertar de qualquer jogador para fechar o próximo orçamento com saldo positivo, mas garante estar atento à procura do mercado. Depois de ter visto aprovadas por unanimidade as contas bracarenses, o dirigente verbalizou o seu espírito pragmático.

"Dentro de um ano podemos fechar as contas da SAD com um lucro de 2,6 milhões de euros, muito graças à participação na Liga dos Campeões. Não precisaremos de vender nenhum jogador. Se vou recusar propostas no mercado de janeiro? Nunca me vão ouvir dizer isso! Estou aqui para gerir, comprar, vender e gerar resultados", referiu Salvador. O líder do Sp. Braga tem a importância da Champions bem presente quando analisa a realidade económica da SAD, mas nem as duas derrotas averbadas pela equipa nas rondas iniciais o levam a crer que os proveitos retirados da competição – neste momento já ultrapassam os 8 milhões de euros – já são conhecidos.

"Os dois primeiros resultados não foram o que esperávamos, mas acredito na capacidade de superação dos jogadores. No momento certo vão mostrar o seu valor. Ainda acreditamos na passagem à fase seguinte", assegurou, para depois finalizar com mais uma abordagem à sua eventual recandidatura: "Estou disponível para ajudar e colaborar com qualquer lista que apareça e que seja realmente credível. Eu não sou nem nunca serei eterno. Além disso tenho a minha vida pessoal e profissional. Esta não é a minha profissão."


RECORD

JotaCC

Sp. Braga
Custódio apto para a Taça de Portugal

Custódio treinou ontem sem limitações e é opção para a visita ao 1º de Dezembro (Taça de Portugal), antecipada para amanhã (16h00).

O médio recuperou de um estiramento na coxa direita e poderá estrear-se como titular. Fora das contas de Domingos Paciência, devido a lesões musculares, continuam Vandinho, Rodríguez e Miguel Garcia. Mas a maior preocupação do treinador é a adaptação da equipa ao relvado sintético do Campo Conde de Sucena, a casa do adversário, em Sintra. Por isso, mudou o treino para os sintéticos de apoio ao Estádio 1º de Maio.

À margem da Taça, o presidente da Assembleia Geral da SAD do Sp. Braga, Miguel Pedro, disse que "não há alternativas a António Salvador", num sinal claro de que o actual presidente deve recandidatar-se.

CORREIO DA MANHA

Pé Ligeiro

Domingos chama jovem Dani

Lateral direito do vizela nos eleitos
Domingos Paciência já revelou a lista de convocados para o embate do Sp. Braga com o 1.º de Dezembro, na Taça de Portugal. O destaque vai para a estreia do jovem Dani, lateral direito do Vizela, clube satélite dos arsenalistas, que mereceu a confiança do treinador.

O técnico arsenalista chamou o jovem talento e também mostrou confiança no guardião Artur, que vai ser titular na contenda. Apesar da diferença entre as duas equipas, Domingos prometeu que ninguém vai facilitar.

"É um momento único para o 1.º de Dezembro, que certamente se apresentará muito motivado e com vontade de surpreender. Vamos trabalhar para fazer um resultado positivo e seguir em frente nesta competição", revelou.

Quanto ao relvado sintético que acolherá o desafio, poucas preocupações: "A adaptação tem sido boa, por isso acho que esse fator não vai afetar o desenrolar do jogo."

Custódio ficou fora dos eleitos por se encontrar na fase final de recuperação à lesão que o apoquentou nos últimos tempos.

Lista de convocados:

Artur, Paulão, Moisés, Mossoró, Paulo César, Hélder Barbosa, Léo Fortunato, Leandro Salino, Lima, Meyong, Luís aguiar, Andrés Madrid, Marcos, Alan, Guilherme, Dani, Hugo Viana, Elton e Matheus.

RECORD
BRAGA SEMPRE MAIS!