News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Reflexão - porque não existe alternativa a AS?

Started by ric, 08 de October de 2010, 15:01

Previous topic - Next topic

Ramiro Lopes

Creio que forum é um local publico que toda a gente pode iniciar qualquer discussao. Se é esse o teu intuito inicia tu a discussao sobre assuntos que consideras mais pertinentes. Não é necessario vir um historico do SuperBraga para determinado assunto ter mais preponderancia, ou ser melhor discutido. Pode-se criar um tópico para lançar as bases de uma discussao sobre o que se pretende para o clube nas varias areas de actuaçao. Academia, Sede Social, Ecletismo do Clube, relação com cidade, etc...
Futebol em 3D? É no EMB

JotaCC

Quote from: 1 on 08 de October de 2010, 16:30
Ninguém se quer candidatar neste momento porque obviamente ia perder.

Só se aparecer algum pateta....

Para ser presidente de um clube como o Braga tem de se ter atrás uma direcção com poder financeiro (para assinar, obviamente não põe lá dinheiro deles) e aglomerar à sua volta as pessoas do poder de Braga. As pessoas com capacidade para isto em Braga sabem perfeitamente isso.

Senão acontecem coisas que levam a negócios como os 3 em 1 para o slb.



Concordo era sem dúvida a minha opinião, mas por outro lado gostava que existisse oposição.

ruis

o Problema também é que a maior parte dos sócios quer é ir á bola, e como disseram, discutir as tranças do Alan com uma cerveja na mão e a mandar babuzeiras por causa da não candidatura do salvador e não aparecem nas assembleias gerais para discutir a gestão do clube e o que pode fazer ainda mais em prol dos sócios e contribuir para que o clube não caia num vazio directivo.
Apesar de só meia duzia de pessoas, incluindo eu, estar a discutir isto demonstra o desinteresse por parte dos adeptos e sócios deste assunto tão delicado para o clube. Devem estar á espera que caia uma maçã de cima da árvore ou haver fumo branco como á nas eleições do papa.
Vejo que há o medo de haver alguém que se candidate á presidência do clube.
Alguns foristas já disseram que era um pateta se alguém se candidatasse porque perderia.
Mas esquecem.se de uma coisa: se alguém apresentasse um projecto credível para o clube e se pedisse o apoio a António Salvador e se ele desse o aval, apesar de essa pessoa poder ser desconhecida da maior parte dos sócios, os sócios acabariam por votar nele só por António Salvador dizer que é credível para ser presidente do S.C.Braga.
Acho que para gerir bem o clube basta estar rodeado pelas melhores pessoas e o Braga independente da direcção que tome conta do clube tem nos seus quadros pessoas competentes  e de confiança para ajudar a direcção a gerir cada vez melhor o clube. Falo no seu manager, director financeiro e os funcionários que estão ligados ao clube.
Na estrutura do Braga só basta mudar algumas pessoas. São aquelas que estão ligadas directamente á direcção. O Resto já está lá dentro, já sabe o que é o clube, os seus objectivos, as suas exigências.
Acho que um sócio do clube com os pés assentes bem na terra, que mantenha o grau de exigência de António Salvador, que consiga ter uma equipa com vontade de trabalhar no clube, que goste do clube, que queira ajudar o clube, acho que pode fazer igual ou ainda mais que antónio Salvador.

Olho Vivo

Quote from: ruis on 14 de October de 2010, 19:15
Alguns foristas já disseram que era um pateta se alguém se candidatasse porque perderia.
Mas esquecem.se de uma coisa: se alguém apresentasse um projecto credível para o clube e se pedisse o apoio a António Salvador e se ele desse o aval, apesar de essa pessoa poder ser desconhecida da maior parte dos sócios, os sócios acabariam por votar nele só por António Salvador dizer que é credível para ser presidente do S.C.Braga.


O que é um candidato credível? Quem define quem é ou não credível? Não estou a ver António Salvador a dar o seu aval a alguém "desconhecido", i.e., fora daquilo que alguns chamaram aqui de círculo de poder da cidade de Braga.

De resto, não concordo (mesmo) nada com a ideia de que o caminho do clube está mais ou menos assegurado, independentemente de quem assumir os seus destinos. Ora, o que me preocupa no actual momento é a convicção que tenho do contrário: o bom momento que o clube atravessa é mais do que nunca indissociável da actual equipa de gestão e da pessoa de António Salvador.

Claro que gostaria que se discutisse o projecto da Academia (graças a Deus, digo eu, não fomos por aí!) ou a hipótese de uma sede social ou a necessidade de melhor inserção no mundo da internet ou das redes sociais... mas a verdade é uma: verdadeiramente fundamental para o nosso futuro imediato é que quem lidere o clube saiba "mexer-se" no mundo das transferências e dos empresários. Basta olhar para as contas para o perceber. E não estou a desvalorizar as outras questões que podem ser importantes para o futuro a médio/longo prazo do clube. Mas sem curto prazo assegurado, de que serviria pensar num horizonte mais longínquo...

Lipeste

Esta reflexão vai muito para além da personalização da questão "porque não existe alternativa a AS?"...infelizmente, a esse nível, a tradição continua ser o que era, pois inexistência de candidaturas alternativas e espontâneas sempre foram uma realidade no nosso clube e temo que no futuro o continuem a ser.

Tal como outros Braguistas tambem eu considero que nas últimas décadas M. Machado enraizou no ENORME uma cultura de "beija mão"...cultura essa que infelizmente pervalece e que ao longo dos anos muito tem contribuido para manter o clube fechado a toda e qualquer pluralidade. Sempre houve e haverá na familia Braguista gente com capacidade, valor e valores para liderar os destinos do nosso clube, apenas não estão na disposição de servir ou beijar o que quer que seja para além do ENORME e do seu simbolo...e...se hoje, tal como no passado, a ausência de alternativas são uma realidade a ele se lhe devem (MM).

Considero de importância extrema que neste último mandato ??? Salvador saiba abrir algumas portas que parecem continuar lacradas...talvez não fosse má ideia apelar abertamente a uma maior participação dos sócios e talvez integrar na sua lista não só gente de outras sensibilidades como alguns daqueles que no futuro e com outro conhecimento da actual realidade se possam apresentar como alternativas...haja vontade...prepare-se o futuro.

Ramiro Lopes

Quote from: Pedro Ribeiro on 15 de October de 2010, 00:09
Quote from: ruis on 14 de October de 2010, 19:15
Alguns foristas já disseram que era um pateta se alguém se candidatasse porque perderia.
Mas esquecem.se de uma coisa: se alguém apresentasse um projecto credível para o clube e se pedisse o apoio a António Salvador e se ele desse o aval, apesar de essa pessoa poder ser desconhecida da maior parte dos sócios, os sócios acabariam por votar nele só por António Salvador dizer que é credível para ser presidente do S.C.Braga.

(...)

Claro que gostaria que se discutisse o projecto da Academia (graças a Deus, digo eu, não fomos por aí!) ou a hipótese de uma sede social ou a necessidade de melhor inserção no mundo da internet ou das redes sociais... mas a verdade é uma: verdadeiramente fundamental para o nosso futuro imediato é que quem lidere o clube saiba "mexer-se" no mundo das transferências e dos empresários. Basta olhar para as contas para o perceber. E não estou a desvalorizar as outras questões que podem ser importantes para o futuro a médio/longo prazo do clube. Mas sem curto prazo assegurado, de que serviria pensar num horizonte mais longínquo...

Destaco essencialmente isto, esta é a principal razao por o Braga estar como está. Até Salvador chegar ao clube quantas vezes viamos jogadores que Braga estava interessados (realmente interessados) a irem parar ao Boavista, Vitoria ou Maritimo? Actualmente é exactamente ao contrario. Aliás pelo que me recordo já foi Salvador que conseguiu emprestimo de Feher para o Braga em 2000, isto apesar de na altura, o seu nome ainda nao ser falado (pelo que sei) para a direcção da SAD. A chave mestra da gestao Salvador(a) é a sua capacidade de se mover nos meandros do futebol, junto dos empresarios e sobretudo junto do patrao do futebol portugues que é o Jorge Mendes. Ao contrario do que foi dito pelo ruis, a mim parece-me que mesmo mantendo a estrutura actual, saindo Salvador o clube terá de arranjar alguem que tenha os mesmos conhecimentos desse meio futebolistico, porque se nao, podemos voltar ao passado. Para o Braga actual nao basta gostar do clube, nao basta ser um gestor de meritos comprovados, nao basta ser "enteado" do Mesquita Machado, é necessario saber jogar fora as 4 linhas. Reparem bem nisto, Salvador faz negocios com todos os principais clubes Portugueses, há em Portugal alguem capaz de tal?
Futebol em 3D? É no EMB

JR1287

Eu mudei um pouco de opinião após o encerramento do prazo para a apresentação de candidaturas às eleições do Braga.
Sempre pensei que o AS estava a fazer render o peixe e se ia recandidatar antes do prazo acabar - mas a verdade é que não se recandidatou.
Podem dizer que é a mesma coisa, que o Conselho Fiscal fala com ele e ele fica na mesma. Mas não é a mesma coisa! Formalmente é diferente, porque não será um presidente eleito mas antes um presidente nomeado (como, aliás, sempre foi). Mas principalmente é diferente do ponto de vista substancial: agora fiquei com a certeza que ele não quer continuar presidente do Braga, embora admita que venha a fazer o "favor" se lhe pedirem; se ele quisesse mesmo continuar não tinha corrido o risco que correu, e que ainda ninguém se apercebeu, ou pelo menos ainda ninguém expôs aqui, e que de certa forma contraria, até, o que aqui se tem dito.
Disseram aqui que ninguém se candidatava contra o AS por ter medo de perder; e disseram também que o AS não deixaria chegar um qualquer à presidência.
Mas e se um grupo de sócios - eu, por exemplo, e os meus amigos - apresentasse uma candidatura no último minuto do prazo??
O AS, como não se candidatou, nada poderia fazer, e os tais sócios iam a eleições sozinhos.
Assim, se alguém não se candidatasse apenas por medo de perder, faria assim - e ao ir sozinho às eleições, ganhava de certeza. Por isso, esse não é o motivo da falta de candidatos.
E o AS, ao não apresentar uma candidatura, nem que fosse também a queimar o prazo, não salvaguardou esta questão - por isso não conseguiria evitar que o poder caísse em quem ele não conhece.
Era expectável que não houvesse candidatos; mas o AS não deveria ter corrido estes riscos.

jacm

Quote from: JR2969 on 15 de October de 2010, 11:56
Mas e se um grupo de sócios - eu, por exemplo, e os meus amigos - apresentasse uma candidatura no último minuto do prazo??
O AS, como não se candidatou, nada poderia fazer, e os tais sócios iam a eleições sozinhos.
Assim, se alguém não se candidatasse apenas por medo de perder, faria assim - e ao ir sozinho às eleições, ganhava de certeza. Por isso, esse não é o motivo da falta de candidatos.
E o AS, ao não apresentar uma candidatura, nem que fosse também a queimar o prazo, não salvaguardou esta questão - por isso não conseguiria evitar que o poder caísse em quem ele não conhece.
Era expectável que não houvesse candidatos; mas o AS não deveria ter corrido estes riscos.
Sim. Não deixa de ser verdade o que dizes. Mas quem garante a quem, que a acontecer isso, no dia a seguir o Presidente da AG, não vinha a terreiro comunicar a apresentação de duas listas candidatas. É que não sei, se na eventualidade de alguém apresentar uma lista no último minuto antes do fecho, o Presidente da AG é obrigado a dizer na altura a quem faz essa entrega se há ou não mais candidatos, ou se tem apenas de emitir a curto prazo um comunicado aos associados de quantas listas deram entrada.Eu pelo menos não sei, o que dizem os estatutos acerca da obrigatoriedade de informação num suposto caso assim.
POR UM BRAGA CAMPEÃO

JOAO CARLOS

Seria de bom tom que António Salvador se antecipasse ao Conselho Geral e tomasse ele a iniciativa. Ou, se não quer mesmo ser presidente, que diga não ao Conselho Geral. Penso que os sócios devem exigir de António Salvador uma posição clara, uma iniquívoca manifestação de vontade. Já chega destas tangas. Não queremos presidentes à força, empurrados... Com os meios financeiros de que Salvador dispôs não faltarão sócios com vontade de seguir este projecto.

Ramiro Lopes

Quote from: JOAO CARLOS on 15 de October de 2010, 14:18
Seria de bom tom que António Salvador se antecipasse ao Conselho Geral e tomasse ele a iniciativa. Ou, se não quer mesmo ser presidente, que diga não ao Conselho Geral. Penso que os sócios devem exigir de António Salvador uma posição clara, uma iniquívoca manifestação de vontade. Já chega destas tangas. Não queremos presidentes à força, empurrados... Com os meios financeiros de que Salvador dispôs não faltarão sócios com vontade de seguir este projecto.

Tambem concordo com o que dizes no inicio, agora tal como disse anteriormente é necessario para este Braga alguem que conheça o futebol portugues. Actualmente boa vontade nao chega...
Futebol em 3D? É no EMB

Olho Vivo

#50
Quote from: JOAO CARLOS on 15 de October de 2010, 14:18
Penso que os sócios devem exigir de António Salvador uma posição clara, uma iniquívoca manifestação de vontade. Já chega destas tangas. Não queremos presidentes à força, empurrados...


Desculpa, João Carlos, mas estás a contradizer-te. Então Salvador quer ser presidente, independentemente deste cenário de dúvida (como me parece que quiseste dizer) ou tem mesmo de ser "empurrado"? De qualquer modo, concordo que esta situação oferece uma imagem péssima para o exterior...

Quanto à tua última frase, não concordo mesmo. Não será caso de ou Salvador ou o caos mas, aceitando ser verdade que haja necessidade desse substrato financeiro para gerir SAD/clube, duvido que haja em Braga quem o tenha e esteja disposto a liderar agora o clube - pelo menos fora do círculo de pessoas que tem rodeado António Salvador. Mas enfim, admito que conheças a realidade da cidade (e da sua economia) melhor do que eu...

E também acho que estás a desvalorizar excessivamente as qualidades de António Salvador. Não acho que valha apenas pelo seu suporte financeiro. A capacidade para lidar com o mercado de transferências (quanto mais não seja de se ter sabido aproximar de quem o domina) é mérito dele e não acredito que uma qualquer outra pessoa o tivesse replicado.

ruis

Se António Salvador não quer ser presidente mas diz-se disposto a colaborar com o clube, que alguém faça uma lista e que o convide para Vice-presidente, para seu braço direito!!!!!
Desafio os sócios que façam uma lista para se candidatar á presidência do clube!!!!

JOAO CARLOS

Salvador o que quer é ser o "mártir" empurrado para a presidência por falta de alternativa. Eu sei que há gente que quer e pode ser presidente. Não concordo que só Salvador se constitua como hipótese credível. Bem pelo contrário. Cabe-nos a nós alterar este estado de coisas e não dar cobertura a estes jogos de bastidores.

ruis

Quote from: JOAO CARLOS on 15 de October de 2010, 18:02
Salvador o que quer é ser o "mártir" empurrado para a presidência por falta de alternativa. Eu sei que há gente que quer e pode ser presidente. Não concordo que só Salvador se constitua como hipótese credível. Bem pelo contrário. Cabe-nos a nós alterar este estado de coisas e não dar cobertura a estes jogos de bastidores.

Concordo com isso!!!

spinto

Há quem diga (e eu até talvez concorde) que se apareçer uma lista é esmagada, depende de quem apareçer digo eu.

Para um clube pequeno como nosso, basta apareçer alguém que por exemplo ganhe a simpatia do membros deste forum que tem logo á partida  tem uma boa percentagem de votos.

Para um clube pequeno como o nosso, basta apareçer um dos "senhores da cidade" que parta ou divida a influência dos "mineiros do clube" e ganha logo á partida um bom punhado de votos.

Para terminar uma pequena reflexão: Se o Salvador se candidatasse á 7anos e meio, levava um banho de 90% e hoje é só o melhor presidente de todos os clubes em portugal e arredores. ;D ;D


Gostava que se formasse uma lista mesmo daqui do forum com o intuito de discutir os problemas de imagem e transparencia do clube, só isso porque o clube está "muito fechado" e há negocios que não se sabe como o valor do patrocinio macron, axa e qt foi vendido o orlando sá, para haver um site em condições, para se discutirem a melhor maneira para fazerem melhoramentos que há muito são reivindicados como são os acessos ao axa, bares, o tal provedor dos sócios, a sede social, etc...
Era uma ideia já que haveria visibilidade e obrigação a que pelo menos estes temas fossem discutidos, já  que de resto o clube não podia estar em melhores mãos, sempre foi e será o unico senão da presidencia AS.
SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!

Olho Vivo

Quote from: JOAO CARLOS on 15 de October de 2010, 18:02
Salvador o que quer é ser o "mártir" empurrado para a presidência por falta de alternativa. Eu sei que há gente que quer e pode ser presidente. Não concordo que só Salvador se constitua como hipótese credível. Bem pelo contrário. Cabe-nos a nós alterar este estado de coisas e não dar cobertura a estes jogos de bastidores.

Ninguém disse que não há possibilidades de uma alternativa credível sem Salvador. Mas já não acredito que haja muitos com capacidade para fazer o que ele fez nestes últimos anos - independentemente do seu suporte financeiro ou de o próprio ter retirado ou não proveito profissional da presidência do clube. Pessoalmente, não sou suspeito de estimular o culto do líder. Critico quando tenho de criticar. Mas isso não me inibe também de reconhecer o trabalho feito, independentemente de reconhecer razão a muitos dos teus argumentos em relação à forma como o clube vem sendo "dirigido" nas últimas décadas.

Se gosto que haja estas indefinições antes de cada acto eleitoral do clube? Não, já o tinha dito. Incomoda-me. Se se trata de encenação de Salvador para surgir como o salvador da pátria? Admito que sim. E admito que seja também o sinalizar de que se trata do eventual último mandato. Mas considero mesmo assim que Salvador é, no momento, a melhor solução.

Em 2013, se verá se tens razão e se há gente que quer e pode liderar o clube - e sinceramente espero que estejas carregadíssimo de razão. Em teoria, sem querer fazer futurologia, o cenário será mais favorável, o campo estará mais "aberto" pela alteração (coincidente) da liderança camarária...

Olho Vivo

Quote from: spinto on 15 de October de 2010, 20:23
(...) o clube está "muito fechado" e há negocios que não se sabe como o valor do patrocinio macron, axa e qt foi vendido o orlando sá (...)

O relatório e contas da SAD relativo à época 2008/09 era claro: Aguiar e Orlando renderam 5,5 milhões de euros, sendo que a SAD manteve 40% do passe do último deles.

Tens razão em termos gerais quanto a alguma falta de transparência da gestão... mas há melhorias. Acho de aplaudir, por exemplo, que os números da SAD tenham sido apresentados na AG do clube - o que, ao contrário do que foi dito na altura, não aconteceu em épocas anteriores (pelo menos na anterior não aconteceu).

Com mais tempo, deixarei umas notas sobre as contas da SAD - já que tive acesso ao relatório e contas.

jacm

Quote from: JOAO CARLOS on 15 de October de 2010, 18:02
Salvador o que quer é ser o "mártir" empurrado para a presidência por falta de alternativa. Eu sei que há gente que quer e pode ser presidente. Não concordo que só Salvador se constitua como hipótese credível. Bem pelo contrário. Cabe-nos a nós alterar este estado de coisas e não dar cobertura a estes jogos de bastidores.
Mas se as há porque não aparecem? Ou será, que só querem apresentar a sua lista e projecto sem oposição. Se as há que apareçam, que se candidatassem pois só assim dariam uma oportunidade aos sócios de decidirem. Porque se estão à espera que Salvador acabe mesmo por não se candidatar, só há uma conclusão a tirar disso: também querem aparecer, mas apenas e só com a garantia de ser vencedores. Não se pode criticar Salvador por uma coisa e estar praticamente a fazer o mesmo.
POR UM BRAGA CAMPEÃO