News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 08/10

Started by JotaCC, 08 de October de 2010, 07:40

Previous topic - Next topic

JotaCC




Clube com lucro líquido de 3,34 milhões

Contrariando o ciclo negativo apresentado nos dois últimos anos, onde apresentou prejuízos na ordem dos 2,3 milhões de euros e 2,5 milhões de euros, a SAD do Sporting de Braga apresentou ontem um lucro líquido de 3,34 milhões de euros, relativo ao exercício da época passada.
Num relatório extenso e detalhado apresentado aos accionistas, a SAD do Sporting de Braga apresentou, em números finais, um total de cerca de 18 milhões de euros de custos/despesas de um lado da balança, e do outro lado um total de cerca de 21 milhões e 500 mil euros de receitas.

A SAD arsenalista facturou cerca de 11,4 milhões de euros em transferências de jogadores, segundo o exercício aprovado por unanimidade pelos accionistas, para o qual contribuíram as vendas de João Pereira e Evaldo para o Sporting (seis milhões), Eduardo para o Génova (4,5 milhões), César Peixoto para o Benfica (400 mil euros) e Frechaut para os franceses do Metz (100 mil euros).

O custo do actual plantel é de cerca de 11 milhões, tendo havido um acréscimo face ao anterior (9,9 milhões), explicado pela entrada de 14 jogadores. O orçamento para esta temporada 2010/2011 também foi aprovado por unanimidade.
De assinalar que as receitas provenientes da Liga dos Campeões não foram incluídas neste exercício de 2009/2010.

Salvador mantém suspense

António Salvador não pronunciou ontem as palavras mágicas que todos os associados presentes na Assembleia Geral do clube queriam ouvir — a sua recandidatura a mais um mandato presidencial à frente dos destinos do Sporting Clube de Braga — pelo que mantém-se o suspense, na cidade dos arcebispos, em volta deste tabu.

Num discurso emotivo e sempre muito aplaudido pelos sócios, o presidente foi alongando a expectativa em torno do tema principal, mas acabou por não assumir a recandidatura. António Salvador mostrou-se orgulhoso pelas contas saudáveis que o clube arsenalista apresentou e que foram aprovadas por unanimidade, e destacou mesmo o seu sentimento de dever cumprido.

Foi nesse sentido que apelou ao aparecimento de novas candidaturas para assumir a presidência do Sp. Braga, porque o clube "tem todas as condições para se realizar um excelente trabalho no seguimento do que nós realizamos, ou diferente. Esta época está preparada e estão também salvaguardadas as futuras, por isso é mais fácil para quem quiser assumir e liderar este enorme clube", afirmou o presidente do Sporting de Braga desde 2003.

"Ao longo das últimas sema-nas, e como hoje aqui sucedeu, tenho recebido milhares de mensagens de apoio e carinho. A todos agradeço, mas a todos também digo que não irão influenciar a minha decisão. Espero que surjam várias candidaturas, projectos credíveis, soluções sérias e pessoas que possam conduzir o nosso clube. Estou preocupado por isso ainda não ter acontecido, mas ainda acredito que surjam porque a vitalidade de um clube faz-se também pela discussão de ideias e projectos", disse.

António Salvador frisou por algumas vezes que "infelizmente não apareceram essas candidaturas", no entanto, sublinhou que jamais deixará cair o clube num vazio directivo.
"Sou sério e responsável, não deixaria o Sporting Clube de Braga cair num vazio directivo, e cair num passado que conseguimos inverter nos últimos anos. Mas é fundamental que surjam candidaturas, a quem, aliás, estou disponível para ajudar em tudo o que for preciso", referiu no seu discurso à plateia.

Recados do presidente

Num discurso inflamado, António Salvador enviou ainda alguns recados para as forças vivas bracarenses, apelando a um maior apoio dos empresários da cidade e região ao Sporting Clube de Braga. "Somos mais sócios que há sete anos e meio, é certo que temos mais parceiros estratégicos, mas ainda é pouco, sendo o Sporting Clube de Braga um dos quatro grandes do futebol português, que representa a terceira cidade, um concelho com tantas empresas, merece mais sócios, mais patrocinadores e mais amigos. Juntem-se a nós, orgulhem-se do Sporting Clube de Braga", concluiu Salvador.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Domingos tenta estabelecer novo recorde
não passou dos "quartos"

Nem o recorde pessoal alcançado na temporada passada fez Domingos Paciência saltar de alegria. O Sp. Braga chegou aos quartos-de-final da Taça de Portugal, mas acabaria eliminado... em casa, pelo Rio Ave. Uma desilusão maior do que o orgulho pessoal do treinador, que nunca na carreira tinha conseguido passar duas rondas na prova rainha.

É mais do que sabido o desejo de António Salvador levantar um "caneco" e Domingos, numa fase de afirmação, não podia ter melhor conquista para juntar ao currículo! Depois de amanhã começa nova prova de fogo, onde todos os cuidados são poucos. É que a eliminar os erros pagam-se caros...

Olhando, então, para o passado, o treinador não teve prestações muito diferentes na Taça ao serviço de Leiria e Académica: o Benfica travou-lhe duas vezes as ambições, numa fase prematura da competição; e em 2008/09 acabou por ser o E. Amadora a causar desilusão ao ir ganhar a Coimbra. O salto para Braga deu-se na época passada e o antigo avançado até deve ter "estranhado" passar tantas eliminatórias: Covilhã, V. Setúbal e Freamunde. O pior foi nos oitavos-de-final quando o Rio Ave foi ganhar... ao Axa!


RECORD

JotaCC

Salvador não deixa clube cair

Está aberta a porta da recandidatura de António Salvador à presidência do Braga. Apesar de não o ter assumido na assembleia geral do clube realizada ontem, na sede da AF Braga, o líder dos bracarenses foi sintomático na conclusão do seu discurso. "Sinto que o meu dever está cumprido, mas também sinto e sei que nunca irei virar as costas ao nosso clube", sublinhou Salvador, considerando "fundamental" o aparecimento de outras candidaturas e até se mostrando "disponível para ajudar em tudo o que for preciso". No entanto, o mais provável, tal como referiu João Gomes Oliveira, presidente da AG, é que não venha a aparecer nenhuma até ao próxima dia 12. E, assim sendo, Salvador não recusa a continuidade. "Sinto-me uma pessoa séria e responsável, daí que sempre farei tudo o que estiver ao meu alcance para não deixar o nosso clube cair no vazio directivo ou regressar a um passado que conseguimos inverter nos últimos anos", declarou.

Mesmo garantindo que os "milhares de mensagens de apoio e carinho" que tem recebido não vão influenciar a sua decisão, António Salvador ficou bastante sensibilizado quando recebeu uma subscrição com mais de 3500 assinaturas, recolhidas por um grupo de adeptos ligados ao sítio superbraga.com, a pedir a sua recandidatura. Aliás, a acção levou os presentes a entoarem de imediato o cântico alusivo ao líder arsenalista. "Salvador allez, Salvador allez, com a tua força, com a nossa fé, nós vamos vencer", ouviu-se vezes sem conta na sala.

Da AG sobra ainda a aprovação do Relatório e Contas do clube, bem como a apresentação do da SAD. Um acto ao qual António Salvador não estava obrigado, mas que quis tomar em mãos, até porque, como vincou, "nunca na história do Braga esta grandeza de valores tinha sido alcançada". De resto, o exercício relativo a 2009/10, que apresentou um lucro um pouco acima dos 3,3 milhões de euros, foi o segundo melhor da história da sociedade anónima e o melhor no somatório com o clube. Não admira, por isso, que Salvador tenha revelado que "o passivo [5,4 milhões de euros] está perfeitamente controlado e é praticamente inexpressivo".

Para estes resultados também muito contribuíram os resultados obtidos pela equipa de futebol, que teve um arranque de temporada tremido. No entanto, o dirigente máximo do Braga não perde a esperança. "Não começámos da forma que todos ambicionávamos, com mais vitórias no campeonato e na Liga dos Campeões, mas estou convencido de que vamos atingir os nossos objectivos, porque acredito no treinador, a quem dei todas as condições de trabalho e os jogadores pretendidos, e obviamente também acredito nos nossos atletas e na sua capacidade de superação quando confrontados com grandes desafios", afirmou.


RELATÓRIO E CONTAS DE 2009/10 (VALORES EM EUROS)

PROVEITOS

BILHETEIRAS 670.610,00

LUGARES ANUAIS 333.759,00

TV/PUB/CAMAROTES 8.432.868,00

SÓCIOS 139.906,00

PARTICIPAÇÃO NAS PROVAS DA UEFA 112.000,00

OUTROS OPERACIONAIS 247.400,00

VENDAS DE JOGADORES 11.464.740,00

TOTAL 21.500.687,00

DESPESAS

FORNECIMENTO E SERVIÇOS EXTERNOS 3.459.842,00

CUSTOS COM O PESSOAL 11.001.488,00

AMORTIZAÇÕES 2.291.664,00

(inclui passes de jogadores)

OUTRAS OPERAÇÕES (impostos, etc.) 497.086,00

TOTAL 18.168.956,00

SALDO 3.331.731,00


Contas de 2010/11 serão positivas


Nas AG de ontem foram também aprovados os orçamentos de clube (2,275 milhões de euros) e de SAD (17,5 milhões) e com uma certeza no que respeita à última: em 2010/11, as contas serão positivas em pelo menos 2,6 milhões de euros. Foi Salvador que o garantiu, mesmo sem ter de vender jogadores, graças à Champions.


SAD dá lucro de 3,3 milhões

Pela primeira vez em três anos, a SAD do Braga apresentou lucro no final de um exercício: cerca de 3,3 milhões de euros, resultantes de proveitos de 21,5 milhões e gastos de 18,2 milhões de euros. As vendas de atletas (11,5 milhões) e as receitas de televisão e publicidade (8,4) são as maiores fatias do exercício positivo. As contas reportam-se ao período seguinte a 1 de Julho de 2009 e, por isso, já incluem a venda de Eduardo e Evaldo, embora sejam associadas a esta época. O relatório e contas foi, naturalmente, aprovado por unanimidade pelos accionistas, que ainda deram o seu aval ao orçamento para esta época: cerca de 17,5 milhões de euros. Além disso, decidiram ainda propor e votar, de forma unânime, um louvor à administração de António Salvador, pelos resultados desportivos e financeiros.



Oportunidade única para dupla africana


Tendo em conta que Domingos Paciência vai aproveitar o jogo com o 1º de Dezembro, da Taça de Portugal, para utilizar jogadores menos utilizados nos primeiros meses da época, esta será uma oportunidade quase única para Meyong e Keita mostrarem serviço. A dupla africana anda desaparecida dos relvados praticamente desde a temporada transacta, na qual marcou golos com regularidade, e há muito que anseia por alguns dos minutos que têm sido consumidos por Matheus e Lima. Até agora só o primeiro é que os teve, mas em quantidade bastante reduzida. O camaronês soma apenas 45' no campeonato (jogou a primeira parte contra o Setúbal) e 2' na Liga dos Campeões (entrou no período de descontos frente ao Celtic, em Glasgow), quando em 2009/10 actuou um total de 1945 minutos, distribuídos por 31 encontros (Liga, Taça da Liga e pré-eliminatória da Liga Europa).

A avaliar pelo que se viu nos jogos particulares que o Braga realizou na pré-temporada e, mais recentemente, no amigável que serviu de apresentação do Vizela aos seus associados, a possibilidade de serem ambos titulares está em cima da mesa. Keita, o mais possante e autor de dez golos pelo Setúbal na última época, poderá ser o avançado mais fixo, enquanto Meyong, o mais habilidoso e principal artilheiro dos arsenalistas em 2009/10 (fez 12 remates certeiros), poderá actuar com mais liberdade atrás do senegalês. Se a opção recair na utilização de somente um avançado, então tudo indica que o internacional camaronês, a quem já foram prometidos mais minutos nos próximos tempos, será o escolhido do treinador dos bracarenses.



Élton na expectativa de voltar à convocatória

Chegou com um currículo que fazia crescer água na boca dos adeptos do Braga, mas, até ao momento, contam-se pelos dedos de uma mão os jogos em que Élton foi opção. O avançado brasileiro só contabiliza 103 minutos de utilização, distribuídos por cinco aparições - quatro como suplente, uma como titular (Setúbal) -, e já não joga desde o embate com o Marítimo, realizado a 29 de Agosto. Desde aí limitou-se a ser convocado por uma ou outra ocasião, acabando sempre por ser preterido pelo treinador.


Eduardo resignado com o despedimento

A decisão da SAD presidida por António Salvador de rescindir-lhe de forma unilateral o contrato não merece, para já, qualquer comentário de Eduardo. O jovem brasileiro está resignado com o castigo que lhe foi aplicado por ter sido apanhado com 1,6 gramas de álcool no sangue antes de um treino do Braga e, quando contactado por O JOGO, preferiu manter-se em silêncio... por enquanto. Afinal, os arsenalistas deixaram no ar a hipótese de avançarem para um pedido de indemnização por "prejuízos patrimoniais" provocados pela acção do lateral-esquerdo e só depois de tudo estar resolvido é que este será livre de pronunciar-se sobre o que sucedeu. Enquanto isso não acontece, Eduardo vai aguardando em Portugal por uma oportunidade para regressar ao Brasil, de onde saiu na pré-temporada, transferido do Botafogo.


Custódio luta contra o tempo para jogar a taça

A dois dias do jogo da Taça de Portugal com o 1º de Dezembro, Custódio está numa verdadeira luta contra o tempo para poder defrontar a equipa de Sintra. O médio ainda procura a estreia com a camisola do Braga, depois de ter sido utilizado pelo Guimarães em Olhão.


Domingos Paciência avalia de perto o júnior Kanu

O central Kanu tem sido um dos jogadores que, nos últimos dias, têm trabalhado às ordens de Domingos Paciência. O jogador, que tem estado em destaque na equipa de juniores, tem aproveitado a ausência do lesionado Rodriguez para se mostrar ao treinador.


O JOGO




JotaCC

SP. Braga
SAD dá lucro e Salvador vai continuar

António Salvador anunciou a vontade de continuar como presidente do Sp. Braga, se não houver candidatos, numa Assembleia Geral que deixou os sócios minhotos satisfeitos. É que a SAD do Sp. Braga apresentou um lucro líquido de 3,34 milhões de euros, sendo que, só em transferências de jogadores, arrecadou um total de 11,4 milhões.

Os accionistas aprovaram, por unanimidade, as contas do exercício 2009/10. Para o saldo positivo , contribuíram as vendas de Evaldo, por 6 milhões, de Eduardo, por 4,5 milhões, de César Peixoto, por 400 mil euros e de Frechaut, por 100 mil. Recorde-se que nas duas últimas temporadas a SAD apresentou prejuízos de 2,3 e 2,5 milhões de euros, respectivamente. Também foi aprovado o orçamento para o futebol, que rondará 16,9 milhões.


CORREIO DA MANHA

JotaCC

Salvador não deixará o Braga cair num vazio directivo

António Salvador pouco ou nada adiantou quanto ao seu futuro, enquanto presidente do Sporting de Braga, mas sempre adiantou que o clube não cairá num vazio directivo. Num dia preenchido por duas assembleias gerais, a SAD aprovou o maior orçamento de sempre para a temporada 2010/11, quase 17 milhões de euros, e as contas da anterior, um exercício positivo de 3,3 milhões.


DIARIO DO MINHO

JotaCC

Domingos orientou treino num sintético

O plantel do Sp. Braga mudou-se, esta manhã, dos relvados secundários do AXA para os relvados sintéticos de apoio do Estádio Municipal 1.º de Maio, onde Domingos Paciência orientou o penúltimo treino de preparação do jogo de domingo, da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, frente ao 1.º de Dezembro, de Sintra.

A alteração do palco do treino explica-se pela necessidade de os jogadores se adaptarem a um relvado igual ao do Campo Conde de Sucena, a casa do 1.º de Dezembro.

De resto, e fugindo um pouco ao que é a rotina em deslocações ao sul do País, os bracarenses viajam amanhã de manhã com destino a Lisboa, estando agendada, às 17 horas, uma sessão no palco do jogo da Taça. Uma horas antes, Domingos Paciência fará a projecção da partida.

À tarde, é divulgado o boletim médico. Há a expectativa de que Custódio recupere a tempo de se estrear com a camisola do Sp. Braga, na Taça. O trinco já fez trabalho no relvado, mas cabe a Domingos a última palavra em relação à sua chamada.

A BOLA

JotaCC

Taça de Portugal: Sp. Braga abre a ronda já este domingo
Minhotos vão a Sintra jogar no sintético do 1º de Dezembro

O Sp. Braga vai ser a primeira equipa da Liga a estrear-se na actual edição da Taça de Portugal com a antecipação do embate com o 1º de Dezembro, equipa da III Divisão, para este domingo, na abertura da terceira eliminatória da prova rainha.

A equipa de Domingos Paciência tem apenas um jogador ao serviço da Selecção Nacional ¿ Sílvio - e decidiu antecipar o jogo com a equipa de Sintra. A equipa minhota terá de se adaptar ao relvado sintético para regressar às vitórias depois das derrotas diante do Shaktar Donetsk (0-3) e do Benfica (0-1).

Os restantes 31 jogos estão marcados para o fim-de-semana de 16 e 17 de Outubro, depois de cumpridos os dois compromissos da selecção.

Programa da terceira eliminatória:
Domingo, 10 Outubro:
1º Dezembro (III) - Sporting Braga (L)

Sábado, 16 Outubro:
Estoril-Praia (LH) ¿ Sporting (L)
Benfica (L) - Arouca (LH)

Domingo, 17 Outubro:
Gil Vicente (Liga Honra) - Vitória Setúbal (Liga)
Anadia (II Divisão) - Feirense (LH)
Operário (II) - Moreirense (LH)
Varzim (LH) - Gondomar (II)
FC Porto (L) - Limianos (III)
Santa Maria (III Divisão) - Penalva do Castelo (III)
Merelinense (II) - Farense (II)
Mirandela (III) - Beira-Mar (L)
Paços de Ferreira (L) - São João Vêr (III)
Sporting Espinho (II) - Pontassolense (II)
Atlético (II) - Macedo de Cavaleiros (II)
Carregado (II) - CD Fátima (LH)
Tirsense (II) - Sampedrense (III)
Tourizense (II) - Aliados Lordelo (II)
Pinhalnovense (II) - Fafe (II)
Leixões (LH) - Mafra (II)
Mondinense (III) - Coimbrões (II)
Naval (L) - Marítimo (L)
Lagoa (II) - União Torreense (II)
Vitória Guimarães (L) - Malveira (III)
Ribeirão (II)- Belenenses (LH)
Cesarense (II) - Académica (L)
Nacional (L) - Padroense (II)
Bombarralense (III) - Louletano (II)
Portimonense (L) - Cinfães (III)
Juventude Évora (II) - Santa Clara (LH)
União Leiria (L) - União da Madeira (II)
Sertanense (II) - Olhanense (L)
Rio Ave (L) - Estrela Vendas Novas (III)


MAIS FUTEBOL

JotaCC

Sp. Braga: Custódio pode ser opção para a Taça de Portugal
Médio participou na adaptação ao sintético antes da visita ao 1º Dezembro

Custódio foi integrado no treino que o Sp. Braga realizou esta tarde e treinou sem limitações, ficando à disposição de Domingos Paciência para o jogo da Taça de Portugal frente ao 1º Dezembro, jogo antecipado da terceira eliminatória da Taça de Portugal marcado para o próximo domingo.

Um treino diferente, com a equipa minhota a deixar os relvados junto ao Estádio AXA para treinar num relvado sintético, tal como vai acontecer no domingo no campo da equipa de Sintra. Custódio treinou sem limitações e deixou claro que está recuperado do estiramento que sofreu na coxa direita.

Fora das contas de Domingos continuam Vandinho, Rodríguez e Miguel Garcia que recuperam de pequenas lesões para o segundo embate com os sérvios do Partizan.

A comitiva minhota ruma já este sábado para o sul do país. Domingos Paciência vai dar a conferência de imprensa de antevisão do jogo, às 16 horas, já nas instalações do Campo Conde de Sucena onde joga o 1º Dezembro.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Líderes das AG da SAD e clube não vêem alternativa a Salvador

António Salvador tem mesmo de suceder a António Salvador. Este é o ponto convergente do discurso do presidente da mesa da Assembleia-Geral da SAD, Miguel Pedro, e o titular no mesmo órgão no clube, João Gomes de Oliveira.

«A questão da alternativa a António Salvador só se colocará quando e se tiver de ser colocada. Não se justifica uma alternativa. Espero do fundo do coração que o António Salvador e os restantes membros do Conselho de Administração continuem, apesar dos sacrifícios pessoais e profissionais que essa decisão implica», resumiu Miguel Pedro, líder da AG da SAD.

O dirigente destaca e elogia a visão empresarial do presidente do Sp. Braga, decisiva para a estabilidade e saúde financeira que a instituição goza neste momento: «Em ano de crise em Portugal, tivemos em 2009/2010 uma perfomance financeira brutal. A estratégia, há dois anos, de não vender jogadores gerou prejuízos e fez muita gente torcer o nariz. Mas revelou ser uma excelente visão estratégica. Arriscou-se e colheu-se frutos ao nível económico e desportivo.»

João Gomes Oliveira, antigo presidente e porta-voz do sentimento da massa associativa, foi muito claro ao anunciar que «não há candidaturas nem alternativas a António Salvador.» Como líder da AG do clube, uma das suas incumbências é, precisamente, a de encontrar soluções de consenso em ano de sucessão directiva.

Mas o presidente da AG do clube não descobre ninguém capaz de igualar «o desempenho» de António Salvador e disse-o, abertamente, na reunião magna que se realizou na sede da AF Braga: «Não me passa pela cabeça outro cenário que não passe pela recandidatura do António Salvador. É um desejo da esmagadora maioria dos bracarenses e sócios, é o que espera a cidade. É o que eu espero.»


Custódio reintegrado

O médio fez reintegração progressiva ao treino desta sexta-feira e deverá ser opção para o jogo da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal com o 1.º Dezembro.

Custódio deu sinais de estar praticamente recuperado do estiramento na região posterior da coxa direita que o vem limitando e poderá aumentar o leque de opções de Domingos Paciência para a deslocação a Sintra.

Miguel Garcia, Rodriguez e Vandinho continuam centrados em recuperar para o embate da Champions com o Partizan. O primeiro recupera de mialgia na coxa direita e fez tratamento e trabalho condicionado no ginásio e relvado, enquanto o segundo esteve em tratamento e trabalho condicionado no ginásio devido a mialgia na região posterior da perna direita. Também com mialgia na coxa direita, Vandinho efectuou tratamento e trabalho condicionado.

A equipa viaja amanhã de manhã para Sintra, estando agendada para as 16 horas uma conferência de imprensa com o treinador Domingos Paciência. Uma hora depois a equipa treina no Campo Conde de Sucena, palco do jogo da Taça.

A BOLA