News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 28/09

Started by JotaCC, 28 de September de 2010, 07:33

Previous topic - Next topic

JotaCC

Domingos Paciência: "Fazer a diferença nos detalhes"

Vai ser nos detalhes que o Sp. Braga vai procurar vencer. Pormenores que podem fazer a diferença frente ao Shakthar Donetsk e mudar a imagem deixada no primeiro jogo da fase de grupos, em Londres. Pela frente vai estar o campeão da Ucrânia - experiente equipa em termos europeus e vencedor da extinta Taça UEFA, em 2009 - por isso, Domingos Paciência quer um Sp. Braga a jogar nos limites. Num jogo encarado pelo técnico como decisivo para as aspirações minhotas na liga milionária.

"Não vai ser fácil, é uma equipa composta por vários jogadores brasileiros de grande qualidade do meio-campo para a frente, internacionais sub-21. Não esperamos facilidades. O Shakhtar é uma equipa de grande mobilidade, muita qualidade em termos ofensivos, e temos de ser uma equipa muito forte para equilibrar o jogo e fazermos a diferença nos detalhes", sublinhou o técnico, na ante-visão ao desafio desta noite (19.45 horas).

Domingos considera o duelo "decisivo", sobretudo porque "o Arsenal é o favorito do grupo e candidato a ganhar a Liga dos Campeões", enquanto "o Sp. Braga vai lutar com as outras duas equipas por uma vaga". "Amanhã [hoje] queremos ganhar para obter a melhor classificação", frisou.

A estreia na fase de grupos frente ao Arsenal afectou a imagem dos minhotos (derrota por 6-0), com Domingos a admitir que ninguém está satisfeito" com o resultado. A missão é agora mudar "a imagem negativa". "Temos consciência que muito terá de ser feito para vencermos o jogo aqui amanhã [hoje] e mudar a imagem com que ficaram de nós. Vai depender de muito esforço, muito espírito de sacrifício de uma equipa a jogar nos limites para, realmente, estar ao nível destas grandes equipas".

A jogar em casa - onde não perde há um ano e dois meses em jogos oficiais - Domingos Paciência garante que os arsenalistas vão manter o mesmo registo guerreiro com que já habituaram os adeptos: "uma equipa que procura criar situações de perigo e chegar à baliza do adversário com mais insistência sempre à procura do golo. Vamos tentar ser uma equipa organizada e procurar não cometer erros".

Para o técnico bracarense, somente a vitória interessa frente aos ucranianos, por isso, é peremptório quando questionado que Sp. Braga vai estar em campo: "só um Sp. Braga muito forte e a jogar nos limites em todos os aspectos, desde concentração e táctica, é que pode ganhar". Apesar da qualidade do Shakhtar, Domingos diz que há "pontos débeis" que poderão ser explorados, como "desequilíbrios em momentos", que o Sp. Braga terá de aproveitar para fazer a diferença.
"Estou convencido que os jogadores vão dar uma boa resposta", rematou.



Paulo César: "Derrota em Londres é passado"

A estreia do Sp. Braga na fase de grupos da Liga dos Campeões não foi a melhor e, na véspera da recepção aos ucranianos do Shakhtar Donetsk, a questão era inevitável: a goleada em Londres, frente ao Arsenal, vai pesar na equipa? "A derrota já faz parte do passado. A nossa equipa é de muita qualidade, tem jogadores que já estão habituados a este tipo de jogos e queremos demonstrar amanhã [hoje] que a nossa equipa tem qualidade e valor para jogar a Liga dos Campeões", garantiu Paulo César.

Para o avançado brasileiro, o jogo da segunda jornada da 'Champions' "é muito importante", daí que a missão é apenas uma: "vamos entrar com toda a garra e determinação para alcançar a vitória e seguir em frente".

Paulo César revela que a equipa "est á tranquila", mas alerta para as dificuldades que vão encontrar. "Sabemos que vai ser um jogo difícil, frente a uma equipa complicada, com muita qualidade. Temos que entrar no jogo concentrados e procurar errar menos, porque nestes jogos quando se erra muito as coisas tornam-se complicadas. Principalmente pressionar muito, só assim podemos conseguir a primeira vitória na Liga dos Campeões", frisou.

Com "respeito" pelo adversário, mas consciente de que o Shakhtar "está ao nosso alcance", Paulo César destaca o factor casa como determinante. "Sabemos que os jogos em casa são muito importantes e temos de vencer perante os nossos adeptos. O Sp. Braga tem sido forte em casa e esperamos que seja igual amanhã [hoje], para provar a nossa qualidade", rematou.


Mircea Lucescu: "Sp. Braga é muito forte em casa"

Mesmo a atravessar um bom momento, o Shakhtar Donetsk terá grandes dificuldades em Braga. Quem o diz é o técnico Mircea Lucescu, para quem a goleada dos minhotos em Londres, frente ao Arsenal (no primeiro jogo da fase de grupos), não passou de um "acidente de percurso".

"Cada partida tem a sua história. Penso que amanhã [hoje] o Sp. Braga será uma equipa diferente, joga em casa, com apoio especial, onde costuma ser muito forte e tem feito grandes resultados. Vai ser um jogo difícil", revelou o técnico romeno, destacando-se na conferência de imprensa num português perceptível.

Lucescu confessou que não conhecia o Sp. Braga quanto os "três grandes de Portugal, FC Porto, Benfica e Sporting", mas estudaram o adversá rio nos últimos três jogos, daí que esteja já perfeitamente inteirado da forma de jogar dos arsenalistas.
"Vi o jogo contra o Sevilha, FC Porto e Arsenal, esta última foi uma partida completamente diferente. O Sp. Braga tem uma equipa muito organizada, com jogadores de grande talento. O jogo em Londres foi um acidente de percurso. Vamos ter dificuldades", revelou.

O treinador dos ucranianos lembra que a equipa "está numa boa forma desportiva" e que, para contrariar o poderio do Sp. Braga em casa, vão jogar ao ataque. "Vamos jogar o nosso jogo. O Sp. Braga joga muito bem no contra-ataque e ataque posicional. Mas nós não jogamos à defesa. Se ganhamos títulos, é porque jogamos ao ataque e não por sermos defensivos", alertou.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Rodríguez vai à luta
SALINO E PAULO CÉSAR TAMBÉM VOLTAM AO SEU POSTO


As equipas prováveis que se apresentam em cima têm 11 brasileiros em campo, mas ainda há mais seis no banco e outro naturalizado croata que foi a mais cara contratação do Shakhtar. Eduardo tem sentido dificuldades para se impor como titular indiscutível na equipa de Mircea Lucescu muito por culpa do desconhecido arménio Mkhitaryan. Um e outro, mesmo assim, marcaram nos últimos 3 jogos e quanto à questão dos brasileiros Domingos rematou-a assim: "Como treinador escolho a qualidade e não a nacionalidade!"

Lucescu também não abdica das suas estrelas, como Jadson, Douglas Costa, Willian e Luiz Adriano e vai certamente "jogar tudo" nas alas com o croata Srna e o romeno Rat. Mas o treinador do Sp. Braga está bem avisado e tem Rodríguez para ir à luta. O defesa-central peruano recuperou de uma lesão muscular e está na convocatória de 20 elementos, onde Elton e Hélder Barbosa também são novidades.

Depois do gestão a que estiveram votados no jogo com a Naval, Paulo César e Salino também recuperam o seu posto na equipa que tem sido mais utilizada por Domingos Paciência. Matheus tem sido o ponto de referência lá na frente nos jogos europeus e o brasileiro dá-se bem com os ares da Champions. Marcou no Axa ao Celtic e ao Sevilha e será bem necessária a sua inspiração para perfurar o eixo da defensiva do Shakhtar.

O Sp. Braga, de resto, joga já muito do seu futuro no jogo desta noite, mas tem um dado histórico que pode servir de motivação. Na sua casa, os minhotos são muito fortes também nas noites europeias.


Joselu no ponto de mira
JOVEM DO CASTILLA FOI OBSERVADO POR DOMINGOS

O Sp. Braga continua a antecipar o futuro, procurando jovens valores para reforçar o plantel. Depois de Sarabia, o esquerdino do Real Madrid que está reservado a partir de janeiro, pode também estar na calha Joselu. Trata-se de um avançado do Castilla, satélite do Real Madrid, que tem dado nas vistas nos primeiros passos como sénior.

Joselu tem 20 anos e foi descoberto no modesto Silleda na sua terra natal, em Pontevedra. Contratado pelo Celta de Vigo, cumpriu toda a formação nos galegos e no verão de 2009 chamou à atenção do Real Madrid. Ainda cumpriu 5 jogos no Castilla (3 golos), mas depois seria emprestado ao Celta, onde na época passada foi uma das peças fundamentais, cumprindo 24 jogos com 4 golos no pecúlio. Na atual estação leva três tentos em 5 jogos, dois deles no último jogo, frente ao Depor B, precisamente aquele em que é citada pelo jornal Marca a presença de Domingos Paciência e Fernando Couto.

Joselu pode ser emprestado aos minhotos a partir de janeiro, altura em que o plantel vai sofrer uma remodelação, principalmente nas opções ofensivas, onde Keita e Meyong não encontram espaço de manobra.

Recorde-se que Collado, jovem avançado espanhol de 21 anos, assinou pelo Sp. Braga por quatro épocas e foi emprestado ao Atl. Madrid, onde vai rodar na equipa B.


RECORD

JotaCC

Contrariar a tradição

Um dos palcos do Euro'2004, o Estádio AXA vai ser o anfiteatro, esta noite, de um jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões pela primeira vez. Após a goleada (6-0) sofrida em Londres há duas semanas, frente ao Arsenal, o Braga vai estrear-se em casa nesta competição, embora já tenha saboreado os aperitivos Celtic e Sevilha nas eliminatórias de acesso ao quadro principal.

Frente a um adversário directo na corrida pelo apuramento para os oitavos-de-final, o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, os minhotos sonham com uma noite de gala, mas para isso necessitam de contrariar a tradição; é que os jogos de estreia do Braga no AXA, nas provas mais relevantes e ante adversários mais fortes, não correram nada bem à equipa da casa.

Inaugurado a 30 de Dezembro de 2003, num jogo particular em que o Braga derrotou o Celta de Vigo por 1-0, à custa de um golo de Paulo Jorge, o estádio da Pedreira, como também é conhecido, recebeu o seu primeiro jogo do Campeonato Nacional no dia 17 de Janeiro de 2004. Na 18ª jornada, o Braga, de Jesualdo Ferreira, não aguentou a pressão e sucumbiu face ao FC Porto de José Mourinho, que venceu por 3-0, com golos apontados por Maniche, Maciel e McCarthy. Na época seguinte, o Braga realizou a sua primeira partida para a então denominada Taça UEFA, hoje Liga Europa, e voltou a claudicar. Frente ao Hearts, da Escócia, a equipa de Jesualdo Ferreira empatou (2-2) - Jaime e João Tomás assinaram os tentos dos bracarenses - e por isso não evitou a eliminação da prova, uma vez que havia perdido no jogo da primeira mão, em Midlothian, por 3-1.

As restantes estreias, contudo, foram positivas. O factor casa funcionou, é verdade, mas convém sublinhar que os primeiros jogos do Braga no AXA, para a Taça de Portugal, a Intertoto e a Taça da Liga, implicaram um grau de dificuldade reduzido.

Em 2004/05, a Taça de Portugal aterrou na Pedreira para ver a lei do mais forte imperar na vitória do Braga sobre o Lousada (II Divisão), por 2-0, decorria a quarta eliminatória. Volvidos quatro anos, o Braga participou na Taça Intertoto, que acabou por conquistar, e despachou facilmente, em casa, o Sivasspor, por 3-0, depois já de ter ganho na Turquia (2-0). Poucos dias depois, os arsenalistas, então treinados por Jorge Jesus, golearam o Leixões (4-0) naquele que foi o primeiro encontro disputado no AXA para a Taça da Liga. É que na primeira edição, na época anterior, o Braga perdera em Setúbal e dissera logo adeus à prova.

19h45

RTP 1

Estádio Axa

Árbitro Kevin Blom [Holanda]

Assistentes Arend Brink e Rob van de Vem

Assistentes Adicionais Richard Liesveld e Tom van Sichem

4º Árbitro Reinold Wiedermeijder


Braga

Treinador

Domingos Paciência

84 Felipe GR

28 Sílvio LD

5 Moisés DC

2 Rodriguez DC

20 Elderson LE

88 Vandinho MD

25 Leandro Salino MD

22 Luis Aguiar MO

30 Alan AD

99 Matheus AV

9 Paulo César AE

1 Artur Moraes GR

15 Miguel Garcia LD

3 Paulão DC

23 Andrés Madrid MD

45 Hugo Viana MO

8 Mossoró MO

10 Hélder Barbosa AE

18 Lima AV

85 Elton AV

Shakhtar Donetsk

Treinador

Mircea Lucescu

30 Pyatov GR

33 Srna LD

5 Kucher DC

44 Rakitskiy DC

26 Rat LE

3 Hubschman MD

8 Jadson MO

20 Douglas Costa AD

10 Willian AE

9 Luiz Adriano AV

11 Eduardo da Silva AV

12 Khudzhamov GR

36 Chyzhov DC

32 Ishchenko DC

13 Shevchuk LE

15 Stepanenko MD

19 Olexiy Gai MO

29 Alex Teixeira AE

90 Vytsenets AV

99 Marcelo Moreno AV


Rodriguez está de regresso após lesão na companhia de Hélder Barbosa e Élton


Em relação ao último jogo do campeonato, na sexta-feira, contra a Naval, que o Braga ganhou por 3-1, Domingos Paciência chamou três jogadores que ficaram de fora dessa partida e riscou dois nomes da convocatória anterior. Recuperado de lesão, Rodriguez está de regresso, pelo que se percebe facilmente a saída de Léo Fortunato, a quarta opção para o centro da defesa e que, contra a Naval, entrou a substituir o titular Paulão. Élton e Hélder Barbosa desta vez constituem opção para Domingos Paciência, que não pode contar com Meyong na Liga dos Campeões, já que o camaronês não foi inscrito nesta prova.



A figura do Braga

Leandro Salino
A falta que ele fez

Não jogou em Londres, devido a castigo, e a equipa ressentiu-se. Face à sua importância, Domingos poupou-o contra a Naval, mas chamou-o para a segunda parte e foi feliz, pois Salino fez a assistência primorosa para o golo de Paulo César. O médio estreia-se hoje na fase de grupos da Champions, após quatro jogos na pré-eliminatórias e oito na Liga Europa em 2009/10, ao serviço do Nacional.



Paulo César quer limpar imagem contra adversário ao alcance

Preparado para voltar à titularidade, Paulo César espera vencer pela primeira vez na fase de grupos na Champions. "O resultado em Londres não nos cria dúvidas sobre o nosso valor. Mas queremos mostrar uma imagem diferente, mostrar que temos valor para estar na Champions", avisou na antevisão ao jogo. "Temos de respeitar o campeão da Ucrânia, mas queremos provar que está ao nosso alcance", frisou. "O jogo não é decisivo, mas é importante. Temos de vencer estes dois jogos em casa [segue-se o Partizan]. O Braga tem sido muito forte no AXA", sublinhou, garantindo uma equipa "tranquila e com qualidade para vencer." Para os colegas, um conselho: "Pressionar muito! Só assim podemos vencer.



Adeptos já dão força e atacam recorde do AXA

Uma tarja de apoio que promete apoio depois de qualquer derrota foi colocada esta semana à porta do AXA pela qual os jogadores entram e saem para os treinos. Os adeptos já dão força e hoje vão fazer-se sentir em peso. A curiosidade pelo primeiro jogo do AXA na fase de grupos da prova é imensa e é quase certo que serão batidos os 16 300 que estiveram contra o Sevilha, no actual recorde de lotação desta época.

Red Boys festejam 18º aniversário

Os Red Boys, principal e mais antiga claque do Braga, tem hoje uma coreografia especial preparada para apoiar o Braga e, simultaneamente, assinalar o 18º aniversário, completado ontem.

Autarquia aprova voto de louvor

A Assembleia Municipal de Braga aprovou na última reunião um voto de louvor e congratulação ao Braga pelos feitos nacionais e internacionais, principalmente do futebol, mas também de outras secções, como o atletismo ou a natação. A iniciativa do PSD foi aprovada por quase todos os deputados. Só três se abstiveram.

Luís Gonçalves é o portista infiltrado no Shakhtar

No Shakthar há um português que nem joga nem faz parte da equipa técnica. Luís Gonçalves trabalha na observação e prospecção, função que liderou no FC Porto durante alguns anos, mas que abandonou este Verão para assumir um novo desafio num destino improvável.


A figura do Shakhtar Donetsk
Darijo Srna
Atenção aos livres


Embora lateral-direito, o internacional croata é o dono da bola na equipa ucraniana sempre que esta beneficia de um livre ou de um canto. Que o diga Stojkovic, o guarda-redes que o Sporting emprestou esta época ao Partizan e que sofreu um golo de livre de Srna na primeira jornada desta fase de grupos da Liga dos Campeões. Aos 28 anos, cumpre a oitava época no Shakhtar e já fez três europeus e um Mundial.



Mircea Lucescu
"Londres foi acidente"


Mircea Lucescu é um treinador experiente, mas só ficou a conhecer o Braga recentemente. "Vi os jogos com Sevilha, FC Porto e Arsenal. É uma equipa organizada, com jogadores talentosos. Podia ter feito melhor resultado contra o FC Porto e em Londres foi um acidente", resumiu. "Os jogos têm histórias diferentes. O Braga vai jogar em casa e para eles é decisivo. Para nós é importante somar pontos", prosseguiu, a propósito das obrigações de cada uma das equipas.

O romeno espera que os seus jogadores, "mais experientes na Champions, não acusem o facto de o jogo ser fora." Isto porque também sabe que o Braga é fortíssimo no AXA e porque lhe reconhece vantagem quando se encaixam as formas de jogar. "Eles jogam muito bem em contra-ataque e nós não somos defensivos. Por isso é que ganhamos títulos", vincou.

O extremo Willian garantiu que "quem for mais concentrado e rigoroso vai ganhar", desmentindo a existência de um claro favorito.



Samba no Minho 17-7

Não deixa de ser curioso que o duelo Portugal-Ucrânia que hoje terá corpo no Braga-Shakhtar seja jogado com um intenso cheiro a samba. Mais de metade (12) dos jogadores que começarão a partida são naturais do Brasil. E só não são mais porque Fernandinho, a grande estrela dos ucranianos, está lesionado. No banco haverá provavelmente mais seis, o que eleva o número para 18 entre os 36 seleccionáveis pelos técnicos, ou seja, exactamente metade do total.

O outro dado que prova esta atracção fatal de Braga e Shakhtar brasileiros é o facto de os dois clubes serem os maiores importadores de jogadores daquele país nas respectivas ligas. Mais os minhotos, que bem desejariam que o jogo desta noite fosse tão fácil como a vantagem neste capítulo: 17 contra sete. A diferença é que os do Shakhtar jogam todos com enorme regularidade e no Braga até os há que nem inscritos estão: Lucas e Marcos. E outros, como Artur Moraes, Léo Fortunato ou Elton não passam por momentos propriamente felizes.

No critério utilizado para as suas contratações também há uma disparidade enorme. O Shakhtar tem um orçamento muito superior e consegue trazer para a Europa craques da selecção de sub-21, que em alguns casos chegam mesmo à principal da canarinha. Elano, figura no Mundial da África do Sul, e actualmente nos turcos do Galatasaray, é o maior exemplo. Mircea Lucescu tem um padrão bem definido de jogadores a contratar: médios ou avançados de fino recorte técnico, para dotar de outros atributos a habitual capacidade táctica e física das equipas de Leste. Por isso mesmo não contamos nenhum defesa brasileiro no plantel. Já o Braga tem brasileiros em todos os sectores. O critério é apenas a relação qualidade/preço, uma vez que "geneticamente" o brasileiro é parecido com o português.


Nativos são a clara minoria

Se os brasileiros são uma clara maioria nos onzes das duas equipas, a minoria são os portugueses e ucranianos, precisamente os naturais de cada um dos países das equipas em confronto. O Braga só terá um jogador formado localmente - Sílvio - e o Shakhtar pouco mais: Pyatov, Kucher e Rakitskyi. Ao todo, quatro entre os ditos 22 titulares. Peru, Nigéria, Uruguai, Croácia, Roménia e República Checa completam o ramalhete de nacionalidades. A propósito do "excesso de brasileiros", Domingos salientou que só a qualidade lhe interessa. "Nunca a nacionalidade", frisou.



Felipe veste hoje a pele de inimigo


São vários os bracarenses que reencontrarão hoje amigos que jogam no Shakhtar. Felipe destaca-se. Ontem, na conferência dos ucranianos, Willian referiu ser "um grande amigo" do guarda-redes, com quem jogou em 2007, no Corinthians. Outro velho conhecido (em 2006 no Vitória da Bahia) que terá no brasileiro o último obstáculo para marcar é o boliviano Marcelo Moreno, que posteriormente foi colega de Léo Fortunato no Cruzeiro. Mossoró e Luiz Adriano também foram companheiros, no Internacional em 2007. Elton e Alex Teixeira foram dupla de ataque no Vasco da Gama na época passada.


O JOGO

JotaCC

Domingos assume jogo decisivo

O Braga tem uma imagem para limpar junto da Europa do futebol, mas acima de tudo um jogo a ganhar para efeitos de apuramento. Os 6-0 de Londres não diminuíram a ambição de Domingos Paciência. O grupo quer apurar para a segunda fase e, por isso, o treinador não tem problemas em assumi-lo. "Sim, é decisivo. Quando nos saiu um candidato a ganhar a Champions como cabeça-de-série, o Braga ficou inserido numa luta com Shakhtar e Partizan. Por isso temos de fazer a nossa parte e ganhar o jogo no sentido de classificar", vincou.

A péssima imagem deixada na primeira jornada da prova foi tónico constante da conferência de antevisão ao jogo. "No futebol felizmente há sempre o próximo jogo", lembrou o técnico. "Vamos fazer tudo para dar uma imagem diferente e estou convencido de uma boa resposta.É evidente que ninguém está satisfeito. A nossa imagem saiu muito negativa e muito terá de ser feito para vencer e mudar isso. Vai depender de muito espírito de sacrifício", esclareceu.

Sobre o Shakhtar, Domingos mostrou elevado conhecimento. "É uma equipa composta por vários brasileiros de grande qualidade, internacionais sub-21. A equipa é consistente e treinada por uma pessoa muito experiente. É muito difícil jogar e por isso não esperamos facilidades. Temos de ser fortes para equilibrar o jogo e, no detalhe, fazer a diferença", receitou. E uma coisa não mudará: "Vou manter a forma de pensar, escolher os melhores e não procurar dar supremacia ao adversário para os meus jogadores se sentirem mais confortáveis."


A importância do AXA


Os ucranianos conhecem bem o Braga e sabem que os minhotos são muito fortes no AXA. Domingos reconheceu esse facto. "A jogar perante o nosso público sentimo-nos bem. Tem sido assim nos últimos jogos", concordou, em alusão aos 23 consecutivos que a equipa leva sem perder (22 vitórias e um empate) desde Agosto de 2009. O treinador quer oferecer mais um presente aos adeptos: "Para isso temos de ser muito fortes e jogar nos limites a todos os níveis."



Braga aponta a Zé Castro e dois madrilistas

Zé Castro pode ser reforço bracarense em Janeiro. Fernando Couto, manager arsenalista, esteve a observar o jogador no último Corunha-Almeria (jogou toda a segunda parte) e já terá começado a inteirar-se das condições em que o negócio pode ser efectuado. O director que substituiu Carlos Freitas em Agosto trabalha afincadamente no reforço do plantel e o central internacional português enquadra-se no pretendido para aquela posição: é português e tem características idênticas às de Rodriguez, coisa até agora inexistente no plantel. Mas a viagem de Fernando Couto à Galiza não teve em Zé Castro o único alvo. Aliás, o Deportivo B - Real Madrid Castilla também teve motivos de interesse. Dois no caso. Pablo Sarabia, médio de ataque esquerdino, está praticamente assegurado por empréstimo. Joselu é o outro madrilista de que se fala em Espanha como potencial reforço arsenalista. É extremo-direito e marcou dois golos na derrota deste fim-de-semana, impressionando o português. Mas de Braga não chega qualquer informação.

O JOGO

JotaCC

Braga volta à luta na Champions

Duas semanas depois de ter sido goleado pelo Arsenal, na estreia na fase de grupos da Champions, o Braga tem hoje, terça-feira, um teste mais ao nível da sua dimensão europeia. Para sonhar com os oitavos-de-final, a equipa minhota tem de ganhar ao Shakhtar Donetsk.

Limpar a má imagem deixada em Londres e entrar na luta pelo apuramento para os "oitavos" são os grandes objectivos do Braga para o jogo de hoje, terça-feira, com o Shakhtar, actual campeão da Ucrânia e bem posicionado para repetir o título na presente época (lidera o campeonato, à 11.ª jornada, com dois pontos de avanço sobre o Dínamo de Kiev).

"É um facto que a imagem que deixámos no jogo com o Arsenal foi muito negativa e ninguém ficou satisfeito. Agora, queremos mudá-la, procurando o golo e a baliza adversária com mais insistência. Vamos tentar ser uma equipa organizada defensivamente e procurar não cometer erros", afirmou, ontem, segunda-feira, Domingos Paciência, reconhecendo a importância desta partida nas contas do Grupo H.

"É um jogo decisivo, porque o Arsenal é o favorito do grupo e um dos candidatos a ganhar a Liga dos Campeões. O Braga vai lutar com as outras duas equipas por uma vaga, pelo que será muito importante ganhar", acrescentou.

Consciente das dificuldades que terá pela frente, o treinador da equipa bracarense elogiou o Shakhtar Donetsk, clube que conquistou a Taça UEFA em 2008/09, chamando a atenção para os vários talentos brasileiros à disposição do técnico Mircea Lucescu: "Quem está atento ao futebol, sabe que o Shakhtar é uma equipa com muita qualidade, composta por vários jogadores vindos do Brasil, muitos deles internacionais sub-21. Teremos de ser muito fortes para equilibrar o jogo, com muito esforço e espírito de sacrifício, e jogar nos limites de concentração".

Jogar em casa também será um trunfo para os arsenalitas, tendo em conta a actual série de 20 jogos seguidos sem perder no Estádio AXA (Celtic e Sevilha já lá caíram nas pré-eliminatórias de acesso à Champions), iniciada após a derrota com o Elfsborg , há 14 meses.

Domingos Paciência, que já poderá contar com o central Rodríguez, ausente no jogo com a Naval devido a lesão, também irá devolver a titularidade aos brasileiros Leandro Salino e Paulo César, poupados na partida da passada sexta-feira. Apesar da boa exibição realizada nesse jogo da Liga, Mossoró deverá voltar ao banco, tal como Lima, uma vez que Luís Aguiar e Matheus são as opções mais prováveis para o onze minhoto.


JN

JotaCC


Taça de Portugal
Benfica, Braga, FC Porto e Sporting com tarefa fácil

O Benfica recebe no seu estádio o Arouca, o FC Porto joga com o Limianos no Estádio do Dragão, o Sporting desloca-se ao campo do Estoril e o Braga vai a Sintra para defrontar o 1.º de Dezembro. O sorteio que decorreu ontem em Lisboa ditou que, na terceira eliminatória da Taça de Portugal, os "quatro grandes" vão defrontar equipas de escalões inferiores.

Apesar do adversário jogar na III Divisão, Fernando Gomes, responsável do FC Porto, diz que a equipa tem de jogar com seriedade para vencer o jogo diante do Limianos. "Para nós conseguirmos vencer, temos de continuar a jogar como até hoje, respeitando o adversário e jogando com seriedade", referiu o director de scouting dos "dragões", que na época passada derrotou o Desportivo de Chaves na final da prova.

Na eliminatória, que se vai jogar no fim-de-semana de 16 e 17 de Outubro, a Naval 1.º de Maio recebe o Marítimo, no único encontro que opõe duas equipas do escalão principal.

O Benfica, o Sporting de Braga e o Sporting pediram à Federação Portuguesa de Futebol para os seus jogos se disputarem no dia 16 de Outubro, sábado, porque na semana seguinte participam em jogos das competições europeias.




Verdadeira Liga dos Campeões começa hoje para o Sp. Braga

Após a pesada derrota em Londres, os minhotos recebem esta noite o principal rival na luta pelo apuramento para os "oitavos"

O Sporting de Braga recebe esta noite os ucranianos do Shakhtar Donetsk, numa partida que colocará frente a frente os principais candidatos a acompanhar o superfavorito Arsenal para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões. E Domingos, treinador dos minhotos, reconhece que o encontro é "decisivo", porque esquecer o trauma de Londres e voltar a exibir a mesma qualidade de jogo dos desafios frente ao Celtic e ao Sevilha é o objectivo frente a uma equipa da Ucrânia que é favorita.

O dinheiro nem sempre é sinónimo de qualidade, mas normalmente ajuda muito. De clube modesto no final dos anos 90, o adversário do Sp. Braga transformou-se numa equipa respeitada e temida na Europa. E não há segredos para a ascensão meteórica do Shakhtar. Há é semelhanças com o Chelsea ou o Zenit. É que os ucranianos beneficiam do dinheiro de um multimilionário de Leste: Rinat Akhmetov, o homem mais rico da Ucrânia e presidente do clube desde 1996.

Mircea Lucescu, o consagrado treinador romeno da equipa, diz que Akhmetov "apaixonou-se pelo clube". Ilsinho, um dos muitos brasileiros do plantel, define o "chefe" como um "fanático" que "faz tudo para vencer e não perde um jogo". Na verdade, Akhmetov, que surge no top 150 da lista dos homens mais ricos do mundo da revista Forbes em 2010, tenta apenas cumprir a promessa de levar a equipa da cidade onde nasceu ao top do futebol europeu. E tem-no conseguido. O primeiro passo passou por destronar o Dínamo de Kiev como clube mais poderoso do país e, em 2002, a formação de Donetsk quebrou o ciclo de nove campeonatos consecutivos da equipa da capital. Com o título de campeão na mão, Akhmetov apontou para o objectivo seguinte: a Europa.

Orçamento de "grande"

Para isso, o oligarca, filho de um mineiro e de uma doméstica, abriu os cordões à bolsa e só em 2007 gastou perto de 65 milhões de euros em reforços. O (muito) dinheiro investido teve retorno: em 2007-08, o Shakhtar ganhou tudo a nível interno e surpreendeu a Europa no ano seguinte, ao vencer a última edição da Taça UEFA. O sucesso não atenuou as ambições e o investimento mantém-se elevado. Apostado em fazer boa figura na Liga dos Campeões, o campeão da Ucrânia conta esta época com um orçamento que ronda os 60 milhões de euros (superior ao do Benfica e FC Porto, por exemplo) e só em 2010 já foram gastos mais de 35 milhões em reforços.

Para lutar contra este poderio financeiro, o Sp. Braga terá que ser "forte para equilibrar o jogo e fazer a diferença nos detalhes", diz Domingos. O treinador dos bracarenses fez ontem a antevisão do jogo e apelou ao "esforço e espírito de sacrifício" dos seus atletas para apagar a má imagem da partida frente ao Arsenal e derrotar um concorrente directo.

Com o Arsenal num patamar à parte, Domingos sabe que o jogo de hoje "é decisivo" porque a luta por uma vaga será "com as outras duas equipas". O treinador realçou ainda que "não vai ser fácil": "Quem estiver atento ao futebol, sabe que o Shakhtar é uma equipa composta por vários jogadores brasileiros internacionais sub-21 e, por isso, com muita qualidade."



PUBLICO

JotaCC

Futuro europeu do Braga decide-se entre brasileiros

Jogo "decisivo" frente ao Shakhtar (19.45, RTP1) opõe vastas comunidades 'canarinhas' de bracarenses e ucranianos.

O futuro do Sp. Braga na Liga dos Campeões começa a definir-se hoje e pode escrever-se no português açúcarado do Brasil. O jogo caseiro com o Shakhtar Donetsk (19.45, RTP1) é "decisivo" para os minhotos - é o treinador Domingos Paciência quem o admite. E tudo pode estar nas mãos (e pés) das vastas colónias de jogadores brasileiros de ambas as equipas.

Sp. Braga e Shakhtar são duas revelações recentes no futebol europeu (os ucranianos têm mais currículo). E ambas cresceram na ponta do pés de craques brasileiros. Os bracarenses vieram para a Champions à boleia de golos de Lima, Matheus, Paulo César e Alan e têm 12 "canarinhos" na lista de 20 convocados para o jogo de hoje. Já os ucranianos ganharam a Taça UEFA de 2009 à conta da magia de Fernandinho, Jadson, Willian e Luiz Adriano. E ainda contam com quase todos eles (falta Fernandinho, magoado) na visita a Braga.

Resultado? O jogo da 2.ª jornada do Grupo H da "liga milionária", pode bem decidir-se num passo de "samba canarinho". "O Braga tem muitos brasileiros, assim como a nossa equipa. Temos de ficar atentos, pois os brasileiros, principalmente, do meio-campo pra frente, podem resolver o jogo a qualquer momento", assume Willian, do Shakhtar.

E Domingos também fala dos brasileiros para frisar que o jogo desta noite "não vai ser fácil". "O Shakhtar é uma equipa com vários jogadores brasileiros internacionais sub-21 e, por isso, tem muita qualidade", lembrou ontem o técnico dos bracarenses, em conferência de imprensa.

Porém, e apesar do respeito, o treinador do Sp. Braga admite que o jogo de hoje "é para ganhar", até porque "é decisivo para as contas do grupo". "O Arsenal é favorito e o Sp. Braga vai lutar com as outras duas equipas por uma vaga nos oitavos-de-final. Queremos ganhar o jogo para obter a melhor classificação", disse Domingos, recordando que também pretende "mudar a imagem" da equipa, após a goleada, 6-0, sofrida em casa do Arsenal, na 1.ª jornada da Champions.

De resto, até o técnico dos ucranianos, o experiente Mircea Lucescu (já treinou em Roménia, Itália, Turquia e Ucrânia), admite que o 6-0 "foi um acidente" e que o Braga "é muito forte em casa". E é também por isso que Paulo César diz que "essa derrota já faz parte do passado", garatindo:"Queremos dar uma imagem diferente e mostrar que temos equipa para estar na Champions". Essa equipa deve ter sete brasileiros no 11.



DN

JotaCC

Sp. Braga: Domingos Paciência empenhado em mudar a imagem da sua equipa na Liga dos Campeões
"É um jogo decisivo"

A confiança é a palavra de ordem no Sp. Braga para o jogo desta noite (19h45) com o Shakhtar Donetsk, a contar para a segunda jornada do Grupo H da Liga dos Campeões. Domingos Paciência assume que a equipa tem urgência em "mudar a imagem deixada no terreno do Arsenal" e aposta numa vitória, considerando o rival ucraniano "um adversário ao nível" da sua equipa.

"Este jogo é decisivo, porque o Arsenal é o favorito do grupo e um dos candidatos a ganhar a Champions. O Sp. Braga vai lutar com o Shakhtar e com o Partizan por uma vaga, são essas as equipas que estão ao nosso nível. Por isso, queremos ganhar o jogo e obter a melhor classificação possível", explicou.

O técnico admite que "não vai ser fácil contrariar uma equipa com tanta mobilidade e qualidade no ataque" como o Shakhtar, daí a promessa de um Sp. Braga "a jogar nos limites". "Vamos aumentar a concentração e tentar fazer a diferença no detalhe".

Paulo César, que espreita o regresso à titularidade, reforçou as palavras do técnico, dizendo que " a equipa está tranquila".

"A goleada de 6-0 em casa do Arsenal não criou dúvidas no grupo. Sabemos que temos valor para ganhar e seguir na Champions", frisou. O avançado brasileiro acredita que o factor casa "também vai ajudar".

CORREIO DA MANHA

JotaCC

Sp. Braga defronta hoje Shakthar (19h45)

Jogo decisivo para o apuramento

Treinador dos «arsenalistas» elogiou a qualidade do adversário, defendendo que a sua equipa terá que jogar nos limites para ganhar.

Domingos Paciência não tem dúvidas que o jogo frente ao Shakthar Donetsk é 'decisivo', para as aspirações do Sporting de Braga na Liga dos Campeões. O treinador bracarense dá como certo o Arsenal terminar a fase de grupos na liderança, pelo que o outro lugar que garante o apuramento para os «oitavos de final» será disputado pelas outras três equipas. 'Sim, é decisivo, porque o Arsenal é o favorito do grupo e um dos candidatos a ganhar a Liga dos Campeões. O Sporting de Braga vai lutar com as outras duas equipas por uma vaga pelo que amanhã (ndr: hoje) queremos ganhar para obter a melhor classificação', explicou Domingos Paciência, na conferência de imprensa de antevisão ao encontro com o campeão ucraniano.
O técnico do Sporting de Braga reconhece que não será um jogo 'fácil', elogiando a qualidade do Shakthar. 'Quem estiver atento ao futebol, sabe que o Shakhtar Donetsk é uma equipa composta por vários jogadores brasileiros internacionais sub-21 e, por isso, é uma equipa com muita qualidade. Tem grande mobilidade e muita qualidade em termos ofensivos', frisou Domingos.
Neste sentido, será preciso um Sporting de Braga 'nos limites da concentração', e com capacidade para fazer a diferença nos detalhes. Para o técnico «arsenalista», só assim é que o vice-campeão nacional pode aspirar a conquista dos três pontos. 'Teremos que ser uma equipa muito forte para equilibrar o jogo, com muito esforço e espírito de sacrifício, a jogar nos limites de concentração e fazer a diferença no detalhe. Vamos procurar o golo e a baliza adversária, vamos tentar ser uma equipa organizada defensivamente e procurar não cometer erros', completou Domingos Paciência, acrescentando que a sua equipa 'vai empenhar-se em vencer o Shakthar para mudar a imagem deixada com o Arsenal', na primeira jornada da Liga dos Campeões.

Novidades. Rodriguez, Elton e Hélder Barbosa fazem parte dos convocados do Sp. Braga


'Qualidade para ganhar',

Paulo César confia no valor da equipa

Paulo César acredita que o Sporting de Braga tem condições para derrotar o Shakthar Donetsk e conquistar a primeira vitória na Liga dos Campeões. O avançado brasileiro enalteceu ainda o facto dos bracarenses jogarem em casa, onde têm obtido bons resultados. 'Temos que vencer esses jogos, é muito importante. Jogamos em casa, com o apoio dos nossos adeptos e temos sido muito fortes em casa. Espero que possamos provar a nossa força. Temos de pressionar muito porque só assim poderemos conseguir a primeira vitória', disse Paulo César, em conferência de imprensa.
Segundo o jogador «canarinho», 'a equipa está tranquila', consciente de que terá pela frente 'um jogo difícil com uma equipa muito complicada', mas também que tem 'qualidade para chegar e ganhar o jogo',


PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

A hora da verdade

Eis, enfim, a Champions na 'Pedreira'. Jogo pode ser decisivo. Quanto valem realmente os minhotos?

AS portas do Estádio AXA abrem-se finalmente à Champions, para a realização de um jogo de importância tremenda para as cores minhotas. Pode soar a exagero tão impressionante caracterização da partida desta noite, por ser só a segunda jornada, mas o reconhecimento de que parte considerável do futuro do Sp. Braga na milionária competição europeia joga-se a partir das 19.45 horas é demasiado evidente e não permite outro género de rótulo, outra espécie de abordagem, menos abrasiva, menos definitiva, menos carregada.

Há várias explicações para a necessidade suprema e para a inquestionável obrigatoriedade de os homens de Domingos Paciência saírem vencedores do desafio frente ao Shakhtar Donetsk. A saber: porque os ucranianos são concorrentes directos do Sp. Braga na luta por um lugar na segunda fase da prova (o Arsenal é de outro campeonato, diz Domingos Paciência, subscrevendo a ideia generalizada de que uma das vagas do grupo H, para os oitavos-de-final, foi previamente reservada para a máquina de guerra de Arsène Wenger); porque a estreia no Emirates Stadium foi demasiado horrenda e os bracarenses têm todo o interesse em exibir uma imagem mais positiva, mais atrevida, mais ambiciosa, na tentativa de provar que o descalabro no jogo inaugural foi algo meramente circunstancial, sem haver riscos de qualquer reprise; ou, numa versão mais simplificada, porque os adeptos e a cidade foram, nos últimos anos, formatados para um Sp. Braga de ambição crescente e uma nova frustração, seja sob a forma de uma derrota ou até um empate, poderá ter resultados incalculáveis na auto-estima minhota.

Por tudo isto, fica o repto: mostrem o que realmente valem.


A BOLA

JotaCC


Sp. Braga enfrenta Shakhtar

Domingos está consciente das dificuldades que a equipa vai enfrentar EPA
O Sp. Braga recebe o Shakhtar em jogo da 2.ª jornada do grupo H, da Liga dos Campeões, no estádio Axa, na cidade de Braga, a partir das 19h45.

Os minhotos depois de terem sido goleados na 1.ª jornada pelo Arsenal por 6-0 procuram a reabilitação neste encontro com os ucranianos.

O treinador Domingos Paciência tem motivos para estar satisfeito. O defesa central Rodriguez está de volta, após recuperar de uma lesão muscular. Elton e Hélder Barbosa são outras das novidades entre os 20 elementos convocados para o desafio. Paulo César e Salino, que estiveram ausentes no jogo do fim-de-semana, estão de volta e devem integrar a equipa inicial.

O Braga joga parte importante do futuro nesta competição neste encontro, depois do desaire inicial.

O árbitro do encontro é o holandês Kevin Blom e os bilhetes para assistir ao encontro custam entre 12 e 65 euros.

RTP

Olho Vivo

Brasileiro Eduardo suspenso

Por Augusto Bernardino

Eduardo, defesa brasileiro cedido pelo Villa Rio até 2013, está suspenso e proibido de frequentar as instalações do Sp. Braga. O caso já motivou uma notificação por parte do empresário FIFA brasileiro, Fred Souza, dono da empresa Ability, que detém os direitos desportivos (por cinco anos) do jovem ex-Botafogo e ameaça avançar para a justiça.

Em causa está uma punição considerada «absurda» por parte de Fred Souza, parceiro financeiro do Villa Rio, que não ficou minimamente satisfeito com a situação: «O Eduardo lesionou-se num tornozelo, há duas semanas, e o Braga optou por suspendê-lo, proibindo a respectiva recuperação clínica, alegando que o jogador teria chegado dez minutos atrasado a um tratamento, na semana passada», revela Fred Souza, que reclama o pagamento dos valores acordados pelo empréstimo. «O Braga tem que decidir se quer o jogador. Neste momento já venceram dois meses e vai falhar o terceiro e o Braga não está a cumprir o acordo.»

O dinheiro não seria problema, pois «bastaria uma conversa e se não fosse possível pagar já, certamente chegaríamos a uma solução. Mas desta forma as coisas complicam-se e o caso já está entregue aos advogados, que notificaram o Braga», explica, antes de reforçar a indignação pelo tratamento dispensado ao jogador: «Não vou permitir que tratem um jogador meu igual a um cachorro. Isso é um absurdo e nem clubes pequenos do Brasil se comportariam assim.»

A BOLA

Bruno3429

Sp. Braga-Shakhtar EM DIRECTO: é uma estreia, mas é decisivo
Primeiro jogo em casa ganha importância redobrada

Por Redacção

Braga estreia-se nesta terça-feira na Liga dos Campeões. A cidade recebe pela primeira vez a grande competição europeia de clubes, é dia de festa, mas para a equipa o jogo com o Shakhtar Donetsk já tem carácter decisivo, depois da humilhação sofrida em casa do Arsenal na primeira ronda. Pontapé de saída às 19h45, para seguir EM DIRECTO no Maisfutebol.

Domingos reconheceu isso mesmo, na antevisão da partida. Assumindo que o Arsenal é a equipa do grupo de outro campeonato, o Sp. Braga joga o segundo lugar frente aos ucranianos e ao Partizan. Em casa, qualquer resultado que não seja uma vitória complica muito as contas. 

O Shakhtar, que na primeira ronda venceu o Partizan (1-0), tem ambições claras, que passam por uma vitória em Braga. O técnico Mircea Lucescu puxou dos galões, para lembrar a vitória na Taça UEFA em 2009 e garantir que a sua equipa vai querer tomar conta do jogo.

Maisfutebol