News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 19/09

Started by JotaCC, 19 de September de 2010, 07:46

Previous topic - Next topic

JotaCC

Domingos Paciência: "Continuo a confiar na equipa"


Confiança total na equipa e à espera de uma reacção positiva ao 'pesadelo' de Londres. O jogo desta tarde em Paços de Ferreira, a contar para a quinta jornada da Liga, é encarado como uma espécie de antídoto ao desaire da 'Champions', por isso, Domingos Paciência pede concentração máxima e entrega total para 'curar' as feridas deixadas em aberto pela pesada derrota da Liga dos Campeões. E garante que não vai revolucionar o onze, nem fazer mudanças.

"Não é um resultado pela negativa que retira a confiança nos jogadores. O que fizeram no passado leva-me a continuar a confiar nesta equipa e nestes jogadores. Como jogador não gostaria que o fizessem e como treinador também não o farei. Não vou procurar culpados e não vou fazer grandes alterações, as que forem feitas serão no sentido do adversário e estratégia. E não no sentido de arranjar vítimas para uma situação menos agradável", frisou o técnico.

Domingos quer "uma reacção pela positiva", daí que a vitória seja o único cenário em mente: "temos perfeita consciência do momento que vivemos no passado e, nesta altura, só tem que haver uma re acção pela positiva. Os jogadores têm consciência que é importante reagir, todos nós temos de reagir, assim como os adeptos no sentido de nos apoiarem. Felizmente o apoio e carinho tem sido muito".

Apesar do desejo em "dar a volta por cima", Domingos Paciência não está à espera de facilidades. "É um jogo importante para nós e a obrigação e vontade de querer ganhar têm de ser enormes. Sabemos das dificuldades, por isso, espero que a equipa jogue nos limites, no máximo de concentração e atitude para ganhar o jogo", sublinhou, considerando o adversário "mais forte" do que na época passada".

Confrontado com os nove golos sofridos nos últimos dois jogos, Domingos foi peremptório: "quer fazer a pergunta de outra forma? Esta equipa jogou contra o FC Porto, candidato a ganhar a Liga, e contra o Arsenal, candidato a ganhar a Liga dos Campeões. Sofremos contra duas equipas com outros objectivos. É preocupante, porque ninguém gosta de sofrer e procuramos ser sempre defensivamente fortes, mas aconteceram coisas que não são normais, escorregadelas e abordagens não tão fortes e é isso que temos de trabalhar".


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Domingos: «Ainda vai demorar»
PARA NINGUÉM VOLTAR A PARAR MOSSORÓ...

Após meio ano de paragem, depois de uma grave lesão sofrida na Luz, Mossoró regressou à competição no Emirates Stadium. O brasileiro, que é ídolo da claque, já tinha participado em dois jogos particulares e começa a ser opção para Domingos Paciência. Mas ainda falta algum tempo para voltar a ser verdade o refrão cantado pela claque, ou seja, para ninguém parar o Mossoró.

"O Mossoró passa por um processo de integração depois da grave lesão que sofreu e pouco a pouco vamos ter o Mossoró ao nível a que nos habituou", referiu ontem Domingos sobre o veloz médio de ataque que tanta falta fez na segunda metade do último campeonato.

Segundo Domingos, para o jogador ainda falta "perder o medo", sendo natural que a imagem do lance [com o benfiquista Carlos Martins] "ainda esteja muito marcada".

"Ele teve minutos em Londres num jogo deveras importante e se calhar o ideal para voltar", acrescentou o treinador. Mas, alerta ainda Domingos, "há todo um processo que ainda demora o seu tempo e que passa pelo readquirir de confiança e a subida do índice técnico."


RECORD

JotaCC

Domingos Paciência
"A força deste Braga está no pensamento"

Domingos Paciência está seguro de que o sucesso voltará e por um motivo muito simples: psicologicamente este Braga é fortíssimo. "Importante é os jogadores terem consciência do que não se conseguiu fazer em Londres e do que têm que fazer agora. A força desta equipa está no pensamento é isso que eu espero: que a equipa reaja, faça um grande jogo e consiga ganhar", respondeu, logo a abrir a conferência de Imprensa.

O treinador não olha para o passado. E quando o faz, é para o mais longínquo. Por isso, é também dessa forma que justifica as poucas mudanças que irá operar na equipa. "O passado dá-me confiança. Não vou procurar culpados. Não gostava como jogador, não o farei como treinador", explicou. "Tem de haver uma reacção positiva. Os jogadores têm essa noção, mas todos nós temos de reagir, adeptos incluídos. Felizmente o apoio deles tem sido muito bom", lançou, antes de desvalorizar as críticas de António Salvador. "Quando se perde por goleada é natural que não haja comentários positivos. A tristeza do presidente é natural, tal como a de todos envolvidos", comentou.

Apesar do moral, o Paços de Ferreira não é, de todo, o adversário ideal para a retoma imediata. "Já se mostrou competitivo, tem jogadores rápidos e facilidade de remate fora da área. E toda a gente sabe a cultura daquele clube. Sinto que está melhor em termos de qualidade de jogo do que no ano passado", vincou, a propósito de uma ideia que também generaliza. "A Liga está mais equilibrada", nota, e com razão. Só o FC Porto disparou: "Está a passar a imagem de equipa mais consistente e equilibrada."


"Quer fazer a pergunta de outra forma?"


Domingos chegou a irritar-se quando lhe pediram um comentário para os nove golos sofridos nos dois últimos jogos. "Quer fazer-me a pergunta de outra forma? Esta equipa jogou contra o FC Porto, candidato a ganhar a Liga e o Arsenal, candidato à Champions. Quer fazer-me a pergunta dessa forma?", questionou. Depois, assumiu a preocupação. "Sofremos alguns e é preocupante porque ninguém gosta de sofrer e porque a minha equipa procura ser sempre defensivamente forte. Aconteceram coisas anormais: escorregaram, não abordaram os lances de forma tão rigorosa... É isso que temos de trabalhar". concluiu.


Remontada começa num amigo antigo

A importância de uma vitória do Braga em Paços de Ferreira disparou depois das derrotas em casa do FC Porto e Arsenal. No primeiro caso porque os cinco pontos que agora separam as equipas não podem aumentar. No segundo porque o peso dos números (6-0) é marcante e deve ser esquecido urgentemente.

Apesar de não passar a melhor fase da época, o Braga mantém o natural favoritismo, até porque o regresso de Salino e Elderson volta a deixar a equipa na máxima força. E que importante é o primeiro...

Do lado do Paços, que ainda não perdeu esta época, também há motivos para acreditar noutra boa surpresa: na Mata Real este conjunto é muito forte e este ano até já venceu o Sporting. Tudo vai começar na eficácia de Coelho, que regressa à baliza após longa ausência provocada por um enorme frango que deu em...Braga. Na altura, valeu aos minhotos para assegurarem a Liga dos Campeões. A ajuda agradece-se outra vez. Está em jogo a remontada...

18 horas

Sport TV1

Estádio da Mata Real

Árbitro João Ferreira [AF Setúbal]

Assistentes Luís Ramos e Valter Pereira

Paços de Ferreira

Treinador

Rui Vitória

84 Coelho GR

15 Baiano LD

5 Javier Cohene DC

13 Bura DC

14 Jorginho LE

4 Samuel MD

16 Leonel Olímpio MD

10 David Simão MO

81 Manuel José AD

24 Nélson Oliveira AV

11 Caetano AE

-

45 António Filipe GR

20 Pedro Queirós LD

3 Davidson LE

8 André Leão MD

30 Bruno Di Paula MO

7 Maykon AE

17 Nuno Santos AE

77 Lucas AV

21 Amond AV

Braga

Treinador

Domingos Paciência

84 Felipe GR

28 Sílvio LD

20 Elderson LE

5 Moisés DC

2 Rodriguez DC

88 Vandinho MD

25 Leandro Salino MO

22 Luis Aguiar MO

30 Alan AD

18 Lima AV

9 Paulo César AE

-

1 Artur Moraes GR

15 Miguel Garcia LD

3 Paulão DC

23 Madrid MD

45 Hugo Viana MO

8 Mossoró MO

99 Matheus AV

85 Meyong AV



A ANÁLISE DE COROADO

João Ferreira

AF Setúbal

42 anos

internacional Não

nº de jogos 138

GRAU DE RISCO

MUITO DIFÍCIL

Difícil

MÉDIO

NORMAL

árbitro (Pontuação 0 a 5)

personalidade 2

controlo disciplinar 1

interpretação das leis e regulamentos 2

condição física 4

média 2,25

Apesar do resultado negativo sofrido no Emirates Stadium, os visitantes não deverão deixar de impor ritmo elevado que tem caracterizado os seus jogos. O filiado designado para dirimir a peleja possui boa capacidade física para acompanhar sem desfalecimentos do primeiro ao último minuto. No jogo inaugural da época (Supertaça) não foi feliz na acção disciplinar e nada correcto na vertente técnica, por isso, talvez, só agora seja designado para arbitrar na Liga ZON/SAGRES apesar de outras razões difundidas em comunicado. Não deverá ter problemas na condução do jogo pois está provado ser demasiado encolhido para se sujeitar às janelas da exposição.

árbitros assistentes

Luís Ramos (AF Setúbal)

Valter Pereira (AF Setúbal)

Na presente temporada Luís Ramos colaborou em dois jogos dirigidos pelo chefe de equipa. Valter Pereira fá-lo pela primeira vez. São ambos tipicamente elementos de recursos medianos, pouco diferindo na respectiva missão das qualidades demonstradas pelo árbitro principal.



Pizzi não defronta clube-mãe

Um toque sofrido no treino de ontem e a consequente entorse no tornozelo esquerdo, atirou Pizzi para a enfermaria e torna-o baixa para o jogo de hoje contra o Braga, precisamente o clube que o cedeu ao Paços de Ferreira por empréstimo, já o campeonato tinha começado. Uma enorme coincidência que baralhou ainda mais o treinador Rui Vitória, que contava com o brigantino para a equipa titular.

No onze devem constar o regressado Manuel José e ainda Nélson Oliveira e Jorginho, até ontem em dúvida. A convocatória foi alargada a 21 nomes, o que adensa o mistério em torno da disponibilidade e condição física de alguns atletas. Um é Maykon, dado como recuperado depois de um período longo de paragem, que o impediu de se estrear na Liga Zon Sagres.

Neste momento, o clube tem, além de Cássio e Pizzi, outros quatro impedidos: Paulo Sousa, Rondón, Carlos Renan e Filipe Anunciação, todos lesionados

A maior dúvida do treinador reside no nome do guarda-redes que vai ocupar o lugar do castigado Cássio. Na Madeira foi António Filipe a substituí-lo, mas apenas porque teve a felicidade de estar no banco, uma vez que o suplente costuma rodar. Assim sendo, o mais provável é que seja Coelho o eleito, uma vez que é mais experiente do que o ex-Gondomar.


Hélder e Elton excluídos

A exclusão de Hélder Barbosa e Elton foi a surpesa reservada por Domingos Paciência em relação à normalidade e à última lista apresentada. Eduardo e Leo Fortunato também saem. Com os regressos de Meyong, Salino e Elderson, a convocatória encurta para 19 jogadores. Rodriguez está disponível e vai ser titular.



Chamem pelo Meyong

Meyong não tem sido primeira nem segunda opção para o ataque, mas hoje deve sentar-se no banco de prevenção para qualquer eventualidade. Contra o Paços, é tradição o camaronês marcar. Na época passada foi ele a garantir os dois triunfos por 1-0. Há dois anos, inaugurou o marcador na Mata Real para Paulo César o fechar logo a seguir.



Lima pode recuperar espaço

A troca de Matheus por Lima no eixo do ataque dever ser a única alteração táctica que Domingos vai promover. Nada o garante, mas as características do segundo adaptam-se melhor a campos mais curtos e durante a semana foi testada essa hipótese. A confirmar-se, é o regresso ao tridente ofensivo que jogou no Dragão. E que golaço marcou Lima...



O JOGO

JotaCC

SP. Braga: Domingos desvaloriza má exibição de Londres
"Confio no meu plantel"

"Não é um resultado negativo que vai retirar a confiança que deposito nestes jogadores. O que fizeram no passado leva-me a confiar totalmente neles." Foi assim que Domingos Paciência desdramatizou ontem o 6-0 sofrido em casa do Arsenal para a Liga dos Campeões. O treinador acredita que a equipa minhota vai regressar hoje às vitórias.

"Temos perfeita consciência do momento que vivemos e agora só tem que haver uma reacção positiva", assumiu, desvalorizando as críticas do presidente do Sp. Braga, António Salvador, que disse que a equipa "entrou morta e saiu morta" do Emirates Stadium: "Quando se perde com uma goleada, é natural que os comentários não sejam positivos. Por isso, a tristeza do presidente é natural."

Os nove golos sofridos pelo Sp. Braga nos últimos dois jogos "preocupam" Domingos, mas pouco: "Foram apontados por duas equipas com objectivos diferentes dos nossos. O FC Porto é candidato ao título, o Arsenal é candidato a vencer a Liga dos Campeões." Ainda assim, pede "concentração máxima" para Paços de Ferreira, até porque considera que a equipa pacense "está mais forte do que na época passada, em termos de qualidade de jogo e nas transições". Salino e Elderson regressam à titularidade em Paços, livres do castigo que os afastou do duelo europeu com o Arsenal.


CORREIO DA MANHA

JotaCC


Domingos mantém a confiança nos jogadores e espera reacção positiva em Paços de Ferreira

Leandro Salino e Elderson devem regressar à titularidade no Sp. Braga depois de falharem a partida frente ao Arsenal

Quatro dias depois de o Sp. Braga ter sofrido, em Londres, um rude golpe na sua auto-estima, com a pesada derrota por 6-0 frente ao Arsenal na primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, os minhotos regressam à competição com uma difícil deslocação a Paços de Ferreira. Domingos diz que "só tem que haver uma reacção pela positiva" dos jogadores bracarenses e garante que "não vai haver muitas mudanças". Os pacenses, que ainda não perderam esta época, têm várias baixas para a partida.

"Não vai haver muitas mudanças porque não é um resultado negativo que me tira a confiança nos jogadores." A goleada sofrida no Emirates Stadium não vai afectar o Sp. Braga, garantiu ontem Domingos, treinador dos minhotos, na antevisão do desafio desta tarde. O técnico afirmou "ter perfeita consciência do momento" que a equipa viveu em Londres, mas mostrou-se confiante numa "reacção pela positiva". "Os jogadores têm consciência de que é importante reagir, como todos nós, incluindo os adeptos, no sentido de nos continuarem a apoiar e mostrarem que estão connosco", acrescentou.

Contra um adversário "que está melhor em termos de qualidade de jogo" e "procura assumir mais o jogo do que em anos anteriores", Domingos espera que os seus atletas apresentem "vontade e determinação enormes em ganhar" um "jogo de grau de dificuldade grande". A táctica para vencer será "jogar nos limites", com "a máxima concentração" e "atitude".

Com Leandro Salino e Elderson de regresso, após falharem o jogo frente ao Arsenal por castigo, Hugo Viana e Miguel Garcia devem perder o lugar no "onze". O avançado Lima, suplente no Emirates Stadium, é outra possibilidade para a equipa inicial.

Sem derrotas nas quatro primeiras jornadas, os problemas do Paços de Ferreira são diferentes dos do Sp. Braga. A equipa está moralizada pelos resultados no arranque da Liga, mas o treinador, Rui Vitória, não pode contar com vários jogadores: o guarda-redes Cássio cumpre um jogo de castigo, enquanto Paulo Sousa, Mário Rondon, Carlos Renan, Filipe Anunciação e Pizzi estão lesionados. O regresso de André Leão, Manuel José e Maykon aos convocados é, no entanto, uma boa notícia para o técnico pacense.

Em relação ao "onze" que iniciou a partida no último fim-de-semana, frente ao Marítimo, Rui Vitória vai ter que proceder a três alterações forçadas: na baliza, Cássio vai ser rendido por Coelho, Manuel José deve ocupar o lugar de Pizzi e, no ataque, Nélson Oliveira vai substituir Rondón.

Apesar de o Sp. Braga chegar à Mata Real após duas derrotas, Vitória espera um "belíssimo jogo" contra uma "equipa fortíssima, que sofre normalmente poucos golos e convive muito bem com o resultado". A maior preocupação do técnico é a constante necessidade de alterar a equipa devido a lesões e castigos: "Há alguma apreensão por não conseguirmos estabilizar processos de trabalho, mas o azar de uns pode ser a oportunidade de outros."

PUBLICO