News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 10/09

Started by JotaCC, 10 de September de 2010, 07:34

Previous topic - Next topic

JotaCC

No Dragão sem medo


O jogo de amanhã, no Estádio do Dragão, coloca frente-a-frente o actual líder da prova ao segundo classificado, FC Porto e Sporting de Braga. Apesar de algum favoritismo pender para o lado dos portistas, invictos e a jogar em casa, o Sporting de Braga nada tem a temer perante a qualidade de jogo que já exibiu na presente temporada. "O Braga só tem de pensar em fazer o seu jogo", argumenta José Serra, confiante que o nível da equipa liderada por Domingos Paciência "não justifica grandes preocupações" em relação ao adversário.

José Serrá, um histórico do Braga, na década de 80, está em crer que a formação minhota reúne condições para bater o pé no 'Dragão'. A torcer pelos 'Guerreiros' está ainda Barroso, outro jogador com passado notável no emblema bracarense.

"O Braga nada tem a alterar no seu sistema, embora deva apresentar cuidados redobrados, porque se jogar aberto como o ano passado pode ser complicado, porque o ano pa ssado pagou caro essa factura e deve cuidar-se mais um pouco em termos defensivos", acautelou o antigo número 7 dos arsenalistas. Barroso sustenta que "o FC Porto está muito forte", mas também aponta que "a defesa do Braga pode dar conta do recado, uma vez que está em boa forma".

Mais audaz, Serra sustenta que "o Braga é considerado uma grande equipa e as grandes equipas não se devem preocupar muito com os aspectos defensivos. O Braga já está nesse patamar. Deve ter consciência que é um jogo difícil, o Porto não é uma equipa qualquer".

Assim, em jeito de prognóstico, Barroso e Serra acreditam que Domingos Paciência não vai alterar muito o onze dos últimos jogos, apostando a única dúvida no ataque, por via da lesão de Matheus. Serra vai mais longe ao conferir que "o Braga tem de pensar no campeonato, principalmente, porque a aposta não pode ser a Liga dos Campeões. Essa será uma questão de fundo ao longo dos próximos meses".


CORREIO DO MINHO

JotaCC

FC Porto é o talismã de Lima

A par do Marítimo, o FC Porto foi o alvo predilecto de Lima na temporada passada. Ao serviço do Belenenses, o avançado brasileiro, em época de estreia no escalão principal, marcou três vezes a cada uma destas equipas. Os golos aos dragões, porém, proporcionaram-lhe mais mediatismo, por razões facilmente compreensíveis, e foram fundamentais no despontar do interesse de vários clubes de dimensão superior. O Braga ganhou a corrida e já tirou lucros elevados com a sua contratação - marcou três golos ao Sevilha, na segunda mão do play-off de acesso à Liga dos Campeões - e amanhã terá nele um dos trunfos principais para marcar ao FC Porto, naquele que será o prato forte da quarta jornada da Liga ZON Sagres.

Mesmo numa equipa como a do Belenenses, que ficou em penúltimo lugar e desceu para a Liga Orangina, Lima destacou-se como um dos melhores avançados do campeonato. No total, rubricou sete golos na liga principal, aos quais juntou mais quatro na Taça de Portugal e um na Carlsberg Cup. A estreia a marcar no campeonato aconteceu precisamente no Dragão, estádio a que vai regressar amanhã.

Depois de dois golos ao Oriental, na Taça de Portugal, e de um ao Gil Vicente, na Carlsberg Cup, Lima foi decisivo no empate surpreendente arrancado pelo Belenenses no reduto do FC Porto (1-1), na nona jornada. O avançado brasileiro abriu o activo aos 46 minutos, mas a igualdade acabou por ser restabelecida por Farías, aos 63'. Foi em Outubro de 2009. Em Janeiro deste ano, reencontrou o FC Porto e voltou a brilhar a grande altura. Desta feita em jogo a contar para a Taça de Portugal, Lima bisou (2-2) e obrigou os dragões a jogar o prolongamento e a carimbar o passaporte para os quartos-de-final da competição, que acabaria por conquistar, somente no desempate por grandes penalidades.

Por vezes, no futebol, as curiosidades ganham uma proporção tal que passam a parecer mais do que isso, pelo que Domingos não se importaria nada que a estrelinha de Lima frente ao FC Porto voltasse a funcionar. Ainda para mais quando o ex-Belenenses é um forte candidato a jogar de início. A dúvida em torno de Matheus continua (ver peça ao lado) e, se o número 99 não jogar, é mais do que provável que o substituto seja Lima. Noutra perspectiva, até podem jogar os dois no ataque, sendo que, em todos os casos, Lima deverá entrar, até porque foi utilizado em todos os jogos até agora.


Da discreta passagem pelo Vizela à possível mudança para o Dragão

Poucos se recordam ou sabem, mas a verdade é que o primeiro clube de Lima em Portugal foi o Vizela. Em 2003/04, o avançado brasileiro, então com apenas 20 anos, chegou a Portugal para representar o clube nortenho, ao tempo treinado por José Garrido e a militar na II Divisão (Zona Norte), mas participou em escassos cinco jogos e passou despercebido, regressando, no final dessa época, ao Brasil, a fim de servir as cores do Paysandu. Depois, jogou no Corinthians Paranaense, Iraty, Paraná, Juventus (São Paulo), Santos e Avaí, até chegar ao Belenenses em 2009/10. No último defeso, antes de assinar pelo Braga, foi mesmo apontado como possível reforço do tal alvo preferido, o FC Porto.


Alan marcou dois na época passada

Além de Lima, há outro jogador do plantel bracarense que revelou uma inspiração especial nos confrontos com o FC Porto, na época passada: Alan. O extremo brasileiro marcou o golo da vitória (1-0) na primeira volta, no AXA, ao passo que na segunda, no Dragão, assinou o tento de honra na goleada sofrida por 5-1.


Paulo César deu galo aos azuis


Meyong também já marcou ao FC Porto, pelo Setúbal, mas nunca foi decisivo. Já Paulo César pode dizer que obteve esse feito, à imagem de Alan e Lima. Em 2000/01, o camisola 9 do Braga, então no Gil Vicente, abriu o marcador num empate em Barcelos (2-2) frente aos dragões, cujos golos foram de Esquerdinha e Pena.


Hugo Viana chamado mas para o banco

Apesar do carácter decisivo que teve no início da época passada, Hugo Viana terá de aguardar pela titularidade agora que regressou ao Braga. Ainda que hoje tudo possa mudar até amanhã, o médio não deve merecer preferência de Domingos Paciência para o onze, não porque não esteja em forma, mas porque o tridente do meio-campo tem dado bem conta do recado. Vandinho, há muito se sabe, é intocável como trinco. Luis Aguiar e Leandro Salino ocuparão as duas posições à frente do capitão onde Hugo Viana poderia encaixar.

Luis Aguiar é, neste triângulo, o elo mais fraco do início de temporada. Mas é um velho conhecido de Domingos, que sabe que o uruguaio precisa de continuidade para recuperar a melhor forma.

Viana, que até foi titular no lugar de Paulo César contra o Freamunde, no jogo-treino que terminou com um empate a um, deve assim aguardar no banco de suplentes, precisamente o sítio onde terminou 2009/10. O avançado brasileiro recuperou e volta a assumir a esquerda que é sua há mais de um ano.



Matheus recupera Domingos decide

Matheus já não tem dores na coxa direita e hoje treinará sem qualquer limitação, na véspera da visita ao Dragão. Significa isto que o brasileiro será dado como clinicamente apto pelo departamento médico e "oferecido" a Domingos para que este possa decidir entre ele e Lima a propósito do único avançado com que vai jogar em casa do FC Porto. Ontem, Matheus ainda fez trabalho à parte, mas sem qualquer queixa. Aliás, só não forçou por mera precaução, uma vez que em agenda está não só o jogo grande da jornada da Liga Zon Sagres como também a visita ao outro arsenal europeu, desta feita o original colosso inglês. A vontade do jogador é clara: jogar contra ambos os adversários.

O treinador deve agora decidir, sabedor de que qualquer opção terá condições para devastar a defesa portista. Se escolher Matheus estará a apostar no melhor jogador e marcador do Braga neste início de época, mas a desvalorizar os vários dias que este ficou sem treinar. Se optar por Lima, mantém opção de qualidade, salvaguarda Matheus de qualquer recaída que o possa impedir de ir a Londres, mas perde ritmo competitivo.



Rapid diz que falta acertar salário de Keita

As inscrições na Roménia para jogadores emprestados terminam hoje às 18h30 portuguesas. Keita mantém-se uma hipótese para o Rapid Bucareste, pelo menos de acordo com o presidente do clube, Dinu Gheorghe, que à Imprensa local confirmou o interesse e o bom andamento do negócio. "Entre nós e o Braga está a falar-se sobre o empréstimo, mas falta definir as condições sobre o salário do jogador", anunciou.

De acordo com o líder daquele que é um dos candidatos ao título romeno, é só mesmo Keita que interessa ao clube. "Se o contratarmos, óptimo. Se não conseguirmos, não virá mais ninguém", completou. Curiosamente, estas declarações surgem numa fase terminal do mercado e após as sucessivas recusas de Domingos Paciência, que pretende contar com o senegalês pelo menos até Janeiro.


Mais no dragão do que em 2009/10

O Braga deve ter mais adeptos no Dragão do que no jogo da época passada, quando a equipa estava envolvida na luta pelo título. Há mais de meio ano estiveram dois mil adeptos na casa do FC Porto e agora são esperados 2500, tantos quantos os bilhetes colocados à venda. A prova é que na temporada transacta os adeptos encheram 11 autocarros fretados pelo clube, número que já se atingiu agora, dois dias antes do desafio. E a maioria vai de carro...



Paraguaio Guillerme não fica nos juniores

O guarda-redes titular da selecção paraguaia de sub-19 não vai ficar em Braga, onde esteve a treinar na equipa júnior na última semana. Guillerme, é este o seu nome, foi aprovado pelo departamento de formação, que o via como potencial titular, mas a SAD decidiu não partir para a sua aquisição. Isto por causa do excesso de opções para a baliza no futuro, período para o qual Guillerme seria contratado. O Braga tem Felipe, Artur Moraes e Marcos como principais opções, mas Quim vai recuperar de lesão, Mário Felgueiras voltará do Rio Ave e Diego e Cristiano são aposta de futuro.


O JOGO

JotaCC


Uma "história curiosa" que envolve Bobby Robson e o trio Mourinho, Villas-Boas e Domingos Paciência

O FC Porto-Braga é amanhã. Ontem, o treinador portista elogiou o adversário, uma equipa "motivada" e "que respira saúde"

O que é que Bobby Robson tem a ver com o FC Porto-Braga de amanhã? Bastante. Em 1994, o jovem André não gostava de ver Domingos no banco de suplentes dos "dragões". Encheu-se de coragem e disse isso mesmo ao treinador inglês. "Foi o Domingos Paciência que espoletou o meu início de carreira. Morava no meu prédio e permiti-me discordar do senhor Robson, demonstrando a minha insatisfação por o Domingos não jogar", contou ontem - 16 anos depois - André Villas-Boas.

O resto é "uma história curiosa". Em 1995, o FC Porto sagrou-se campeão nacional e com 17 golos apontados por Domingos, avançado que fez um jogo completo pela primeira vez na época à sétima jornada, tendo terminado como quarto atleta mais utilizado por Robson.

Então já o bloco de apontamentos de Villas-Boas estava ao serviço do FC Porto e do vizinho Bobby Robson, que partiu para Barcelona com José Mourinho e com o rótulo de bicampeão português. Cada um seguiu o seu caminho. Domingos, uma das estrelas da companhia, aventurou-se no Tenerife, enquanto André escolhia servir o FC Porto desta vez como adjunto de Ilídio Vale (nesse ano campeão nacional de juvenis).

Os três pupilos de Robson voltariam a cruzar-se no Porto. Enquanto Mourinho, treinador do FC Porto, concretizava o soco na mesa e arrasava a concorrência, Villas-Boas, inimitável observador de adversários, disfarçava-se de braço direito do técnico e Domingos lançava-se na carreira de treinador, formando-se nas camadas jovens dos "dragões".

O futuro levou o treinador Domingos até Leiria e até Coimbra. Villas-Boas, entretanto, correu a Europa a par de Mourinho, optando igualmente pela Académica para iniciar a sua outra carreira. O primeiro, miúdo da casa, foi apontado como sucessor de Jesualdo Ferreira, mas seria o segundo a ocupar esse posto. "Gostava de treinar na Argentina, no Chile e no Japão. Adoro Tóquio", disse ontem o treinador, visado por uma equipa de reportagem japonesa.

"Mas este é o meu trabalho de sonho e quero estar aqui durante muitos anos. Sei que não é habitual os técnicos do FC Porto estarem cá mais de dois anos. No entanto, adoro a minha cidade e todo este ambiente que rodeia o clube. Identifico-me com a forma como as pessoas do Norte de Portugal vivem".

Pelo meio, Villas-Boas referiu-se ao Sporting de Braga como uma equipa "motivada", que "respira saúde". "Não são normais os feitos do Braga e a sua regularidade", prosseguiu, analisando um jogo "entre duas equipas que lutam pelo campeonato. "Queremos deixar o Braga desconfortável e o Braga quer fazer o contrário", concluiu.

O treinador portista virou-se então para questões internas, para a condição física actual de atletas fulcrais como Hulk e Falcao. "Se não fosse o castigo do ano passado, poderia ter ido ao Mundial. Mas continuar lá depende do que render aqui", disse sobre o brasileiro. "Chegou completamente exausto da Colômbia. Entregámos um jogador fresco e recebemos um jogador morto", comentou a propósito do colombiano.

Uma deixa para a equipa: "Caminhar para a perfeição é caminhar para o infinito. É inatingível."


PUBLICO

JotaCC

F. C. Porto-Braga têm mais de metade de jogadores sul-americanos

O F. C. Porto-Braga (amanhã, 21.15 horas, TVI) também podia ser uma eliminatória da Taça dos Libertadores. Os dois clubes têm plantéis com mais de metade dos jogadores de nacionalidade sul-americana. São as contingências do futebol moderno.

Longe vão os tempos em que os clubes nacionais apostavam em jogadores exclusivamente portugueses. As exigências da globalização, e as obrigações de quem procura comprar por preços mais acessíveis, levaram as sociedades desportivas a apontar as agulhas em direcção ao mercado sul-americano, onde emergem os campeonatos brasileiro, argentino e uruguaio como os alvos mais apetecíveis. É aí onde se consegue uma relação mais equilibrada entre a qualidade e o preço para benefício dos clubes lusos.

O Braga é um bom exemplo dessa política: tem 20 jogadores sul-americanos, o que representa 66% dos futebolistas às ordens do treinador Domingos Paciência. Dezassete deles têm nacionalidade brasileira, contigente que supera, em larga escala, os sete portugueses do plantel. O leque fica composto por Rodríguez, Luís Aguiar e Andrés Madrid, futebolistas de nacionalidades peruana, uruguaia e argentina, respectivamente. Aliás, basta só recordar que no último desafio dos arsenalistas na Liga, jogaram no onze oito sul-americanos, sete deles brasileiros. E apenas um português, o internacional Sílvio.

Clubes portugueses fecham-se


"Os melhores jogadores portugueses pertencem aos grandes clubes e raramente há transferências entre eles, a única excepção é o João Moutinho. Isso dificulta o mercado nacional e as apostas têm de passar por atletas de outros países ou então por futebolistas de nacionalidade estrangeira", explica, ao JN, o agente FIFA Artur Fernandes, presidente da ANAF (Associação Nacional de Agentes de Futebol).

O F. C. Porto também não foge à regra das linhas de orientação dos clubes lusos. Tem 15 jogadores sul-americanos, o que representa 57,6% do leque de escolhas do treinador André Villas-Boas, um número acima dos sete futebolistas de nacionalidade portuguesa presentes no plantel. À disposição do técnico constam seis brasileiros, o maior contingente estrangeiro no clube, seguindo-se três uruguaios e outros tantos colombianos e argentinos. Isso reflecte-se nas escolhas: o onze base costuma ser composto por oito sul-americanos.

Mesmo a aposta no mercado sul-americano tem de ser feita com grande critério, porque os clubes locais começam a ter argumentos financeiros e isso reduz a margem de manobra dos emblemas nacionais. "Os brasileiros de primeira qualidade começam a ficar fora do alcance dos clubes portugueses. As grandes empresas sul-americanas investiram muito e há jogadores que auferem salários maiores do que em Portugal. Só guarda-redes do São Paulo, Rogério Ceni, ganha dois milhões de euros por ano. Aliás, não é à toa que o Ronaldo, o Deco e o Roberto Carlos regressaram ao Brasil", diz Artur Fernandes.

Nos últimos anos, o F. C. Porto tem apostado muito no mercado argentino, onde os jogadores estão menos valorizados, enquanto o Braga procura futebolistas com grande margem de progressão no Brasil ou então brasileiros já identificados com a Liga portuguesa. São as contingências da globalização do mercado e do futebol moderno.


JN

JotaCC

Falta o Dragão nas conquistas de Domingos

Desde que iniciou a carreira de treinador ao mais alto nível, vai para cinco anos, Domingos Paciência já silenciou de forma brilhante as plateias da Luz e de Alvalade, mas falta-lhe subir um pouco o tom de voz para atingir a grandiosidade plena nesta ascensão tão vincada no futebol português.

Procura, precisamente, o primeiro triunfo em casa do grande que ainda não entrou no leque de conquistas - o FC Porto. Trata-se de um desafio muito pessoal, em função dos anos que passou a jogar no clube agora reconhecido como adversário, mas também de um duelo em que o Sp. Braga se encontra colectivamente implicado.

O jogo de amanhã é um teste à afirmação pura e total desta equipa, mas também chega como oportunidade de vingançazinha: na temporada passada os guerreiros deixaram o Estádio do Dragão com goleada imprevista e dilatada: 1-5. «Foi um momento muito difícil para nós», reconheceria Domingos no final do jogo, a 21 de Fevereiro.

ANDOU A AMEAÇAR

Foi precisamente enquanto técnico dos arsenalistas que Domingos foi derrotado por números mais expressivos no Dragão, resultado a confirmar que treinador e equipa tiveram o seu dia mau no meio de uma época em que as outras derrotas aconteceram sempre por um golo de diferença.

Nas restantes três visitas ao Dragão e com recursos significativamente menores, Domingos andou a ameaçar a igualdade: perdeu 1-2 com o U. Leiria em 2006/07, 0-1 com a Académica em 2007/08 e 1-2 na temporada seguinte também ao serviço da Académica.

O Dragão será, portanto, uma casinha assombrada no percurso consolidado de Domingos Paciência até ao topo, um percurso que pela tremenda força dos resultados e volume de jogo das equipas que treina o coloca entre os técnicos mais importantes da nova geração.


A BOLA

Bruno3429


Ponte Dragão-Londres para salto qualitativo
AGORA RESTA PROVAR CONSISTÊNCIA

São cinco dias de distância entre o Dragão e o Emirates de Londres e 2 jogos de elevado calibre que o Sp. Braga soube conquistar ao longo dos últimos tempos. A equipa de Domingos Paciência, definitivamente, já provou o que tinha a provar com o histórico apuramento para a fase de grupos da Champions. Mas o que estará agora em causa ante adversários que carregam enorme respeito?

Foi essa resposta que se procurou no envolvimento de três opiniões de históricos do clube, como é o caso de Artur Jorge, antigo capitão e agora treinador dos juniores do clube, de Barroso, figura de proa que também passou com sucesso pelo FC Porto, e Zé Nuno Azevedo, agora treinador do Prado. Este antigo defesa-direito deixa logo um registo que resume o sentimento coletivo de quem acompanha a carreira do Sp. Braga: "Não é obra do acaso. Esta equipa já não anda a ultrapassar testes e tem demonstrado que pode discutir o resultado em qualquer estádio."

Barroso, por seu turno, corrobora com a opinião do seu antigo companheiro de equipa, acrescentando uma ideia que parece começar a ganhar forma entre os adversários dos minhotos: "Agora já ninguém está à espera do momento em que o Braga vai ceder pontos. A coesão da equipa é tão evidente que o respeito dos adversários acaba por ser natural."

Já Artur Jorge aborda com sentido a questão da qualidade em profundidade do novo grupo de Domingos Paciência. "Manteve-se a base da época passada e quem chegou de novo tem mais facilidade em adaptar-se", regista o técnico dos juniores, acrescentando a firmeza de "um plantel que dá garantias para uma época que se prevê exigente".

Os jogos no Dragão e em Londres, em suma, são "importantes mas nunca decisivos", como defendem os três antigos jogadores do Sp. Braga. Apenas podem reforçar o estatuto que a equipa de Domingos já soube conquistar num salto qualitativo que até já teve exemplos esta época. "Pelo que já fez em Sevilha e também nos jogos com o Celtic, o Braga tem garantias de uma capacidade que não está em questão", dita Zé Nuno, enquanto Barroso complementa: "Todos os jogos trazem sempre algo de novo. Este no Dragão será muito diferente do anterior e sinto que o Sp. Braga terá mais cautelas."


Rodríguez e Sílvio com entrada direta no onze

Era a expectativa do primeiro treino em que Domingos Paciência podia contar com todo o plantel, ultimando a estratégia a apresentar no Dragão, mas Rodríguez e Sílvio estão bem e recomendam-se nas contas do treinador para o jogo de amanhã, frente ao FC Porto.

Os dois internacionais voltaram ao convívio do plantel e não apresentaram problemas. Com o treino de ontem fechado à curiosidade de adeptos e jornalistas, há a relatar apenas os naturais condicionalismos para Rodríguez, que só chegou de manhã e trabalhou o mínimo e indispensável no Estádio Axa. Para hoje está marcado o verdadeiro ensaio final, um trabalho antecedido pela conferência de imprensa, às 16 horas, de Domingos Paciência, que promove a antevisão do seu regresso ao Dragão.

Dois mil certos

Em relação aos adeptos que vão acompanhar a equipa, não há ainda números exatos, mas tudo indica que os 2.500 bilhetes cedidos pelo FC Porto ao preço unitário de 10 euros possam esgotar até à hora do jogo. Pelo menos, dois mil já estão certos...

Record

JotaCC

Sp. Braga é o principal credor
DÍVIDAS COM REFORÇOS ULTRAPASSAM OS 18 MILHÕES

O Sporting de Braga era, a 30 de junho último, o principal credor da sociedade que gere os destinos do futebol leonino. Por essa altura, a SAD liderada por António Salvador era credora de 2 milhões e 891 mil euros, desconhecendo-se se este valor era relativo ainda à aquisição de João Pereira ou se previa já a contratação de Evaldo.

Também na parcela das dívidas relacionados com a aquisição de jogadores, destaque para os 2 milhões e 700 mil euros que os leões ainda terão de pagar ao Velez Sarsfield pelo passe de Marco Torsiglieri; e para 1 milhão e 397 mil euros que o Villarreal aguarda do negócio de Matías Fernández, realizado no início da temporada passada.

Neste capítulo, referência ainda para a existência de duas letras. Uma, de 2 milhões de euros, endereçada ao Atlético Madrid, relacionada com a aquisição de Sinama-Pongolle; e outra, de 400 mil euros, que tem como destino o emblema bracarense. Em dívida continuam uma parte do passe de Leandro Grimi (794 mil euros, ao AC Milan) e uma parcela dos direitos desportivos de Pedro Mendes (600 mil euros, ao Glasgow Rangers).

De referir, por último, que as dívidas relacionadas com o reforço do plantel profissional sofreram incremento significativo no exercício. A 30 de junho de 2009, ascendiam a 6 milhões e 24 mil euros. Um ano depois é de 18 milhões e 399 mil euros.

Custos com pessoal

Curioso é verificar que, apesar do investimento feito na equipa de futebol, especialmente em janeiro, com as contratações de João Pereira, Sinama-Pongolle e Pedro Mendes, os custos com pessoal da SAD baixaram de 21 milhões e 131 mil euros para 20 milhões e 151 mil euros. Uma redução ligeira, compensada com as remunerações dos órgãos sociais, que passaram de 166 mil euros, em 2009, para 373 mil euros, em 2010.


RECORD

JotaCC

Matheus talvez só para Londres


A proximidade entre os jogos com FC Porto (sábado) e Arsenal (quarta-feira) pode obrigar o Sp. Braga a convocar a prudência em relação a Matheus.

O avançado está a contas com lesão de importância relativa na coxa direita mas os bracarenses não querem forçar a recuperação , sabendo-se que se o jogador queimar etapas pode perder o jogo no Dragão e depois aquele que vai realizar-se no Emirates Stadium, para a Liga dos Campeões.

Matheus tem sido avaliado dia a dia e está praticamente no nível exigido para jogar, mas o aparecimento de uma linha de dúvida muito ténue será suficiente para o descartar do jogo com os portistas.

Tendo em conta a importância que ganhou na equipa e a força que pode ter no contra-ataque em Inglaterra, talvez Domingos não vá arriscar e opte por ter o o jogador a cem por cento no encontro com o Arsenal.


A BOLA

Bruno3429

Arsenal: Walcott é baixa confirmada para o Sp. Braga
Avançado inglês vai parar de quatro a seis semanas

Por Redacção com ND

Theo Walcott vai falhar o jogo da primeira jornada da Liga dos Campeões com o Sporting de Braga. O treinador Arsène Wenger confirmou no site do clube londrino que a lesão do extremo inglês o vai afastar dos relvados por quatro a seis semanas.

Walcott sofreu uma lesão no tornozelo e junta-se assim a Robin van Persie na lista de lesionados. O holandês também está fora do jogo com o Sp. Braga.

Em sentido contrário está Samir Nasri, que recuperou mais rápido do que o esperado e já vai estar apto para defrontar os bracarenses.

Maisfutebol

Bruno3429

Sílvio: a boa notícia de Oslo
Desaire quase apagou uma estreia a ter em conta

Por Nuno Madureira

Bastaram 135 minutos na Liga dos Campeões e 90 na Liga para fazer de Sílvio, aos olhos do público, a grande revelação deste início de temporada. À primeira vista, a ascensão parece demasiado rápida e pouco sustentada, mesmo com o lastro de uma bela temporada no Rio Ave e passagem pelas selecções jovens desde os sub-19. Mas o que se lhe viu com o Sevilha e o Marítimo foi de tal forma convincente que ninguém foi apanhado de surpresa com a sua chamada à Selecção principal.

O desaire de Oslo e as suas consequências relegaram para segundo plano a boa estreia do lateral-direito. Mas a competência demonstrada na Noruega, em condições difíceis, reforçou a convicção de que, aos 23 anos, está encontrado um fortíssimo concorrente para Bosingwa e João Pereira.

Claro que, ao atingir tão rapidamente este patamar, Sílvio vai ser confrontado com novas exigências. E, nesse sentido, os próximos duelos com F.C. Porto e Arsenal podem servir para moderar algumas expectativas. Mas não vão apagar o que já mostrou até aqui.

O facto de Sílvio ser actualmente o único seleccionável com lugar no onze de Domingos acaba por ser simbólico do actual estado de coisas no futebol português e da própria Selecção. Com 59 por cento de estrangeiros nos relvados da Liga, o campo de recrutamento é mais escasso do que nunca. Mas ainda há espaço para boas novidades.

Maisfutebol

JotaCC

«Vamos jogar para ganhar» - Domingos

O treinador do Sp. Braga garante que a sua equipa vai entrar no estádio do Dragão «para ganhar» ao FC Porto. O objectivo é terminar a jornada na liderança do campeonato.

Em conferência de imprensa de antevisão à partida com os azuis-e-brancos, Domingos Paciência disse esperar ver no Dragão um «Braga igual, um Braga de grande trabalho». «Uma equipa competitiva, uma equipa agressiva e a procurar ganhar, porque nem eu, nem estes jogadores, nem este clube, pensamos de outra forma ou trabalhamos de outra forma que não seja a de pensar em ganhar», sublinhou, lembrando que os bracarenses têm «todos os motivos e mais alguns» para estarem «confiantes nesta altura».

«O Sp. Braga só sabe jogar para ganhar, seja no Dragão seja em qualquer outro lado», reforçou. «Ganhando no Dragão seremos primeiros e é com essa mentalidade que vamos para o jogo de amanhã», concluiu.


A BOLA

JotaCC

Domingos: «Preocupado com abandonos da Seleção»
TÉCNICO DIZ QUE É UMA SITUAÇÃO IMPENSÁVEL

Domingos aceitou esta tarde falar da Seleção Nacional e disse que está "preocupado" com a onda de jogadores que estão a abdicar da Seleção. Algo que, disse, "era impensável há alguns anos pois a Seleção sempre foi um espaço de grande prestígio, promoveu muitos jogadores e, por isso, é com tristeza que vejo isto acontecer". O treinador bracarense afirmou mesmo que para si "era um orgulho representar a Seleção e o que vejo hoje não é nada benéfico e é preocupante".

Sobre a possibilidade de um dia treinar a equipa das quinas, Domingos sorriu e limitou-se a afirmar que se sente feliz por estar a trabalhar em Braga e pela aposta feita pelo presidente do clube. "Sei o que é representar o meu país e se um dia os resultados ajudarem...", acrescentou.


RECORD

JotaCC

MAPA DE JOGOS FUTEBOL JUVENIL – 11 e 12 de SETEMBRO

Este fim-de-semana marca o regresso à competição do escalão de Juniores . O SC Braga desloca-se a Gondomar, para defrontar a equipa local que segue no terceiro lugar da geral com mais um ponto acima que jovens Gverreiros do Minho. Os Juvenis A defrontam em casa o 7º classificado, o Bragança, onde é importante vencer para se manterem no top da tabela. Já os Iniciados deslocam-se à Póvoa do Varzim para defender a liderança da Série A. Abaixo, todas as informações:



·         Juniores: Gondomar SC vs SCB – Sábado ás 17h00m, Estádio S. Miguel;

·         Juvenis A: SCB vs GD Bragança – Domingo às 11h00m, Campo da Ponte;

·         Juvenis B: SCB vs Operário – Sábado às 15h00m, Torneio de Celeirós;

·         Iniciados A: Varzim SC vs SCB – Domingo às 11h00m, C.D. Varzim SC.




SPORTING CLUBE DE BRAGA - ASSEMBLEIA GERAL DIA 7 DE OUTUBRO

Nos termos legais e estatutários e por solicitação da Direcção do Sporting Clube de Braga, convoco os Senhores Associados do Sporting Clube de Braga a reunir em Assembleia Geral, em primeira convocação e em sessão ordinária, no Auditório da Associação de Futebol de Braga, sito na Avenida João Paulo II, nesta cidade de Braga, no dia 07 de Outubro de 2010, pelas 20 horas e 30 minutos com a seguinte,

                                     ORDEM DE TRABALHOS:

Ponto Um - Apreciação e votação do Relatório e Contas da Direcção referente ao exercício findo e respectivo Parecer do Conselho Fiscal (artigo 50º dos Estatutos do Sporting Clube de Braga).

Ponto Dois - Apreciar e votar o Orçamento Geral (artigo 50º dos Estatutos do Sporting Clube de Braga).

· Não comparecendo o número legal de sócios para que a Assembleia Geral possa reunir em primeira convocação, convoco desde já a mesma para reunir em segunda convocação, no mesmo local, na mesma data, às 21 horas e com a mesma Ordem de Trabalhos, deliberando então com qualquer número dos associados presentes (artigo 56º dos Estatutos do Sporting Clube de Braga).

· Nos termos do artigo 55º, n.º 2 dos referidos Estatutos, haverá um período de meia hora para tratar assuntos de interesse para o Sporting Clube de Braga após cumprida a Ordem de Trabalhos.

· A participação dos sócios nesta Assembleia Geral obriga a apresentação do respectivo cartão de sócio com a quota do mês de Setembro do corrente ano.


O PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA GERAL

João Gomes Oliveira


SAD - ASSEMBLEIA GERAL ANUAL DIA 7 DE OUTUBRO

Nos termos legais e estatuários e a pedido do Conselho de Administração da Sociedade, convoco os Senhores Accionistas da Sporting Clube de Braga – Futebol, S.A.D., com sede no Estádio Municipal de Braga, Parque Norte – Monte Castro, Apartado 12, freguesia de Dume, 4700 087 Braga, registada na Conservatória do Registo Comercial de Braga sob o n.º 5961, com o capital social de € 7.500.000,00 (sete milhões e quinhentos mil euros), encontrando-se integralmente realizado €5.835.420,00 (cinco milhões oitocentos e trinta e cinco mil e quatrocentos e vinte euros) para reunir em Assembleia Geral Ordinária, no Auditório da Associação de Futebol de Braga, sito na Avenida João Paulo II, nesta cidade de Braga, no dia 07 de Outubro de 2010, pelas 18 horas, com a seguinte,

                                     ORDEM DE TRABALHOS

Ponto Um – Deliberar sobre o relatório de gestão e contas do exercício findo;

Ponto Dois - Deliberar sobre uma proposta de aplicação de resultados;

Ponto Três - Aprovar o Orçamento da Sociedade (artigo 13º, alínea a), do Estatutos da Sociedade);

Ponto Quarto - Proceder à apreciação geral da Administração e Fiscalização da Sociedade.

· A Assembleia destina-se exclusivamente a Accionistas da Sociedade (ou seus representantes), os quais, para efeitos de participação na Assembleia e exercício dos respectivos direitos, deverão preencher os seguintes requisitos, legais e estatutários que abaixo se indicam.

· Nos termos do artigo 9º dos Estatutos da Sociedade, apenas poderão participar na Assembleia e exercer o direito de voto aqueles que comprovem ser titulares ou representantes de titulares de acções que confiram direito, incluindo a hipótese de agrupamento, a pelo menos um voto e desde que sejam pelo menos no oitavo dia anterior à data da realização da Assembleia Geral, ou estejam registadas em seu nome nos livros da Sociedade.

· Nos termos estatutários da Sociedade, a cada dez acções corresponde um voto, só sendo consideradas para efeitos de voto as acções já detidas à data acima referida.

· Os accionistas possuidores de menos de dez acções poderão agrupar-se de forma a completarem o número exigido ou um número superior e fazer-se representar por um dos agrupados. Os accionistas sem direito a voto apenas poderão assistir à Assembleia.

· Para comprovarem a sua qualidade e o número de acções detidas e não registadas nos livros da Sociedade, devem os Senhores Accionistas solicitar ao intermediário financeiro (Banco ou outra Instituição) onde as suas acções se encontrem inscritas, dando-lhe conhecimento da presente convocação.

· As declarações podem referir-se a datas anteriores ao oitavo dia que precede a Assembleia, visto que as acções que dela sejam objecto, ficam bloqueadas até à mesma Assembleia, nos termos legais.

· A representação voluntária de qualquer Accionista poderá ser cometida a outro Accionista, a membro do Conselho de Administração ou a cônjuge, descendente ou ascendente do Accionista.

· Os instrumentos de representação voluntária de Accionista na Assembleia Geral deverão ser remetidas para, ou entregues na sede social da Sociedade, dirigidas ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral.

· As pessoas colectivas podem ser representadas na Assembleia Geral pela pessoa que para o efeito nomearem, por simples carta, a remeter ou a entregar ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral.

· Estão postas à disposição dos Accionistas, na sede social, durante 15 dias, anteriores à data da Assembleia Geral, as informações preparatórias a que se refere o artigo 289º, do Código das Sociedades Comerciais, incluindo o Relatório de Gestão, as Contas de Exercício e demais documentos de prestação de contas, e o texto da nova redacção do art. 4º dos estatutos da sociedade.

Braga, 26 de Agosto de 2010

O Presidente da Mesa da Assembleia Geral

Dr Miguel Pedro Pires Ribeiro Antunes Guimarães


INFANTIS & ESCOLAS ARRANCAM A 13 DE SETEMBRO

A nova época do escalão de Infantis & Escolas de Competição arranca na próxima segunda-feira. A apresentação dos elementos de cada turma será efectuada no Estádio 1º de Maio pelas 18h00 e o primeiro treino terá lugar às 19h00 no Campo de Jogos de S. Paio d´Arcos. A Coordenação estará entregue a Hugo Vicente, Director da Coerver Coaching Portugal, que exerceu funções no S.L. Benfica nas últimas épocas. Porém, Hugo Vicente aceitou um desafio mais aliciante e será responsável pela implementação de metodologias inovadoras que vão de encontro às orientações estratégicas do Sporting Clube de Braga. O novo Coordenador de Infantis & Escolas será ainda responsável pelo Gabinete de Treino Específico de Atletas de Elevado Potencial, com particular enfoque no plantel de Juniores, onde é um dos adjuntos do treinador principal, Artur Jorge. Para a nova época estão previstas algumas alterações como a eventual participação de uma ou duas equipas de Infantis em campeonatos distritais na vertente de futebol de 11.



JotaCC

Hugo Viana e Madrid vão ao Dragão


Hugo Viana estreia-se na convocatória de Domingos Paciência para o jogo com o FC Porto. Andrés Madrid, recuperado de lesão, volta a ser opção, enquanto Keita fica de fora dos eleitos.

Quim e Eduardo são dois dos cinco jogadores a figurar no boletim clínico, sendo que Rodriguez, Salino e Matheus integram os convocados apesar de padecerem de problemas físicos.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Felipe e Artur;

Defesas: Moisés, Rodriguez, Elderson, Sílvio, Paulão e Miguel Garcia;

Médios: Vandinho, Salino, Luís Aguiar, Madrid e Hugo Viana;

Avançados: Alan, Paulo César, Hélder Barbosa, Lima, Meyong, Élton e Matheus.

A BOLA

JotaCC

Hugo Viana e Andrés Madrid convocados

Domingos Paciência já divulgou a convocatória para a partida frente ao Sp. Braga, com Hugo Viana a ser um dos estreantes na lista.

Andrés Madrid volta a ser opção para o técnico bracarense, ao passo que Keita fica de fora das escolhas de Domingos Paciência.


Eis os convocados dos 'minhotos':

Guarda-redes: Felipe e Artur;

Defesas: Moisés, Rodriguez, Elderson, Sílvio, Paulão e Miguel Garcia;

Médios: Vandinho, Salino, Luís Aguiar, Madrid e Hugo Viana;

Avançados: Alan, Paulo César, Hélder Barbosa, Lima, Meyong, Élton e Matheus.

O JOGO