News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Artigo DM - À procura de D. Sebastião

Started by cardoso, 08 de November de 2006, 22:23

Previous topic - Next topic

cardoso

O Braga está sem treinador. Num estranho início de época, o S. C. de Braga vinha alternando os brilharetes com os desastres. Três excelentes vitórias frente a três equipas conceituadas (Porto, Chievo e Liberec) intercaladas com quatro desastres (Leiria, Marítimo, AZ Alkmar e Sporting)! Para o Braga de Carvalhal parecia não haver meio termo. Mas antes que se definisse qual destes dois "Bragas" se iria afirmar, determinados problemas "pessoais" afastaram o técnico. De herói braguista Carvalhal passava a renegado. É a sina do técnico na hora de pagar as favas.
Agora, no meio de polémicas variadas, discute-se o nome do novo treinador. No entanto, não devemos esquecer que um nome não resolve problema nenhum. É que nós muitas vezes deixamo-nos dominar pela nossa natureza messiânica e ficamos à espera que um qualquer D. Sebastião saia do nevoeiro para resolver tudo o que está mal. Neste momento o nome para substituir Carvalhal não é o único nem o maior problema do S. C. de Braga. Seja qual for o treinador escolhido, ele vai encontrar obstáculos bem difíceis de enfrentar, como por exemplo:
- Um estranhamente elevado número de lesões que, desde a época passada, tem assolado o plantel.
- Um plantel recheado de jogadores numa fase adiantada da carreira, revelando pouca motivação para grandes voos.
- Alguns jogadores completamente fora de forma, outros envolvidos em problemas disciplinares.
- Uma equipa com objectivos bem exigentes: terceiro lugar na Liga e um terceiro lugar no grupo da taça UEFA.
- Uma massa associativa exigente e com pouca paciência para perdoar mais desaires.
A tudo isto temos de somar o famigerado sistema que teima em hostilizar qualquer intruso no reino sacrossanto dos auto denominados "grandes", como se viu ainda no último jogo. E acresce ainda a hostilidade de alguma comunicação social aliada do sistema que protege os teoricamente mais fortes.
Mais importante do que o nome, aquilo que devemos esperar do novo técnico será um perfil adequado a uma equipa que exige um timoneiro firme e adequado às ambições do clube. Entramos nesta época determinados em alcançar um lugar no pódio pelo que se exige um treinador corajoso, capaz de jogar sempre para ganhar. Perante estes objectivos penso que se exige um técnico com experiência e que, de preferência, seja minimamente conhecedor da realidade bracarense. Perante isto, torna-se inevitável falar de nomes; José Peseiro, Manuel José, Manuel Cajuda, Toni, António Caldas, Carlos Garcia, Zé Nuno, Rui Águas, Agostinho Oliveira são nomes que "circulam por aí". Pessoalmente, e seguindo o coração mais do que a razão, gostaria de ver no lugar de Carvalhal um braguista como Caldas ou Zé Nuno. Mas, tendo em conta os factores que referi acima, confesso a minha preferência por Manuel Cajuda. Treinou o Braga com sucesso, tendo em conta que não se vivia uma época de "vacas gordas". Conhece bem o clube, tem ligações fortes à cidade e encaixa no perfil que defini acima. Acresce ainda que é um dos treinadores que melhor imagem deixou em Braga, assegurando desde já o apoio de boa parte dos associados bracarenses.
Mas nestes assuntos as opiniões são sempre polémicas. E não há opinião certas nem erradas. Seja qual for o treinador escolhido, será obrigação de todos os adeptos acolhê-lo com entusiasmo, sempre com a consciência que ele não será nunca um D. Sebastião nem um santo milagreiro capaz de resolver os vários problemas que, ao que parece, existem no nosso clube.

CONCORDO em absoluto com o Cardoso.
Gostaria de dar ênfase a um aspecto que o Cardoso vincou. O próximo treinador não será com certeza um santo milagreiro. Há muitos problemas e questões para resolver.
A questão das lesões, apesar de algumas serem de natureza traumática, já transita do ano anterior e COINCIDE com a utilização dos novos relvados de treino, junto do EMB.
Não é preciso castigar ou penalizar os jogadores. Uma coisa que o serviço militar me ensinou, como Cmdt de Pelotão, foi que muitas vezes basta "disciplinar" o eventual líder dos insurrectos para os outros baixarem o tom..
O SCB tem equipa para estar noutra classificação. Num ápice poderá voltar novamente para o topo. União em torno do treinador e grupo de trabalho é importante para que o SCB consiga alcançar os seus objectivos.
Muitas vezes fixamo-nos nos erros do treinador, nos jogadores... na equipa do SCB! e Nós braguistas? será que não cometemos o maior dos erros quando pressionamos a equipa que também quer vencer como nós?

Força Gverreiros

Braguinha

Quote from: cardoso on 08 de November de 2006, 22:23
Pessoalmente, e seguindo o coração mais do que a razão, gostaria de ver no lugar de Carvalhal um braguista como Caldas ou Zé Nuno. Mas, tendo em conta os factores que referi acima, confesso a minha preferência por Manuel Cajuda.

COMPLETAMENTE EM DESACORDO....ohhh pahh sinceramente, axam que estes treinadores são para o S.C.BRAGA?????

Têm que começar a perceber que não basta ter um treinador Braguista....TEMOS DE TER UM TREINADOR COM QUALLIDADE PARA VÔOS MAIORES!!!

TRINCADO

Quote from: Braguinha on 08 de November de 2006, 23:01
Pessoalmente, e seguindo o coração mais do que a razão, gostaria de ver no lugar de Carvalhal um braguista como Caldas ou Zé Nuno. Mas, tendo em conta os factores que referi acima, confesso a minha preferência por Manuel Cajuda.

COMPLETAMENTE EM DESACORDO....ohhh pahh sinceramente, axam que estes treinadores são para o S.C.BRAGA?????

Têm que começar a perceber que não basta ter um treinador Braguista....TEMOS DE TER UM TREINADOR COM QUALLIDADE PARA VÔOS MAIORES!!!

Subscrevo. Nem Caldas, nem Zé Nuno, nem Cajuda.

Quote from: TRINCADO on 08 de November de 2006, 23:05

Mas o Micael servia!!!!
haja paciência!
Então o Cardoso não ressalvou que afirmava a preferência emotivamente. cito"seguindo o coração mais do que a razão".
Força Gverreiros

TRINCADO

Quote from: Zé on 08 de November de 2006, 23:09
Quote from: TRINCADO on 08 de November de 2006, 23:05

Mas o Micael servia!!!!
haja paciência!
Então o Cardoso não ressalvou que afirmava a preferência emotivamente. cito"seguindo o coração mais do que a razão".

São opiniões, eu tenho as minhas e já as expus em outros tópicos. Sei bem que está lá escrito que é "seguindo o coração mais do que a razão". Sendo assim eu tomo a liberdade de lançar um nome, sob este molde: Karoglan. E podemos ficar assim eternamente, até porque há imensas pessoas que passaram pelo Braga e deram tudo ao Braga, tal como esses três nomes expostos pelo Cardoso, garantidamente. Mas já que acrescentas esse nome, que eu nunca sugeri para treinador principal nestes recentes acontecimentos, mencionei-o apenas para um possivel adjunto do Rui Águas (*), está no Braga há 10 anos. Quantos desses três nomes estão ou estiveram tanto tempo?

(*)confirma: http://www.superbraga.com/forum/index.php?topic=1603.20

Claro que são opiniões e são válidas como outras quaisquer. Tudo bem!!!
Não tenho dúvidas que AS está actualmente com um problema grande nas mãos. Acho que qualquer que seja o próximo treinador, temos que lhe demonstrar que, enquanto treinador do SCB, e até razões em contrário, terá o nosso apoio incondicional. Acho que muitas vezes condicionamos a nossa paciência, leia-se, capacidade de aceitar o erro do treinador/equipa, nas preferências pessoais. Acho que devemos reflectir sobre isto...
Força Gverreiros

Anabela

Concordo com quase tudo, menos na parte do Cajuda ser hipótese. Já mostrou que não é Braguista nenhum, e em muitos bracarenses deixou uma imagem negativa depois do que disse após um jogo com o slb e depois ao dizer que o guimarães era o melhor clube do minho! São coisas que ficam gravadas!

Guarda-Redes

Quote from: Anabela on 08 de November de 2006, 23:41
Concordo com quase tudo, menos na parte do Cajuda ser hipótese. Já mostrou que não é Braguista nenhum, e em muitos bracarenses deixou uma imagem negativa depois do que disse após um jogo com o slb e depois ao dizer que o guimarães era o melhor clube do minho! São coisas que ficam gravadas!

Subscrevo....
Agora que foi com o cajuda que vi o braga a jogar melhor tb foi...Mas já foi tempo!
O Braga não é um grande é o Enorme!

jaimeh

Quote from: Anabela on 08 de November de 2006, 23:41

Nem mais Anabela! Não andas a dormir.
Não hei de morrer sem ver o meu Braga Campeão!

cardoso

Todas as vossas opiniões são tão respeitáveis como a minha, embora ache que não é só a Anabela que não está a dormir :)
Mas ser braguista, Anabela, também o Carvalhal é...
Claro que essa frase do Cajuda também me caiu muito mal. Mas a minha opinião não se baseia no braguismo senão também sugeria uma série de nomes, como o Karoglan, o Barroso, ou... eu :)
O que eu peço ao novo treinador é que seja um profissional! Eu também, de início não gostei da contratação do Jesualdo por ser benfiquista. Mas o certo é que ele fez-me mudar de opinião. Porque trabalhou bem, não porque se tenha transformado num braguista desde o nascimento.
Seja como for, o novo trinador, para mim, será o melhor do mundo, enquanto treinar o meu clube!

jaimeh

Quote from: cardoso on 09 de November de 2006, 00:01
Todas as vossas opiniões são tão respeitáveis como a minha, embora ache que não é só a Anabela que não está a dormir :)
Claro que essa frase do Cajuda também me caiu muito mal. Mas a minha opinião não se baseia no braguismo senão também sugeria uma série de nomes, como o Karoglan, o Barroso, ou... eu :)
O que eu peço ao novo treinador é que seja um profissional! Eu também, de início não gostei da contratação do Jesualdo por ser benfiquista. Mas o certo é que ele fez-me mudar de opinião. Porque trabalhou bem, não porque se tenha transformado num braguista desde o nascimento.
Seja como for, o novo trinador, para mim, será o melhor do mundo, enquanto treinar o meu clube!

Também estás a falar bem, Cardoso!
Não hei de morrer sem ver o meu Braga Campeão!

BRAGA FOREVER

Quote from: cardoso on 09 de November de 2006, 00:01

Subscrevo! ;)
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

mitsubisho

Mais importante do que o nome, aquilo que devemos esperar do novo técnico será um perfil adequado a uma equipa que exige um timoneiro firme e adequado às ambições do clube. Entramos nesta época determinados em alcançar um lugar no pódio pelo que se exige um treinador corajoso, capaz de jogar sempre para ganhar. Perante estes objectivos penso que se exige um técnico com experiência e que, de preferência, seja minimamente conhecedor da realidade bracarense. Perante isto, torna-se inevitável falar de nomes; José Peseiro, Manuel José, Manuel Cajuda, Toni, António Caldas, Carlos Garcia, Zé Nuno, Rui Águas, Agostinho Oliveira são nomes que "circulam por aí". Pessoalmente, e seguindo o coração mais do que a razão, gostaria de ver no lugar de Carvalhal um braguista como Caldas ou Zé Nuno. Mas, tendo em conta os factores que referi acima, confesso a minha preferência por Manuel Cajuda.
As opiniões são de cada um, certamente. E tem piada que eu quando vi um artigo do Cardoso, pensei logo: lá vai ele falar no Zé Nuno...lol e na verdade acertei. Pois bem na minha opinião o ZN de todos os que citaste é o que nunca terá perfil para isso...é muito fraquinho o homem, sinceramente...Quanto ao Cajuda, enquanto não ficar convencido que ele não se vendeu ao Sporting, na célebre época em que podiamos ter sido campeões ou na pior das hióteses 3. classificados ( quando nós fomos jogar a Faro e o Sporting a Campomaior terá acontecido a negociata), para mim será sempre alguém em quem não se pode confiar, para além de ter um discurso ultrapassado, a meu ver.  Sinceramente dos nomes que enuncias o que mais me agradaria mesmo, é o Rui Águas, parece-me uma pessoa equilibrada à procura de uma oportunidade, conhecedor dos meandros do nosso clube. Contra tem o facto de ter feito parte da equipa de Jesualdo e o Salvador talvez não vá muito na bola com ele, ou ele até com o AS.
Agora que a escolha está dificl está e espero que tudo termine em bem para o ENORME SCB.

VIVA O SCBRAGA SEMPRE

Finesco

Há que separar as coisas: uma coisa é os homens serem tipos porreiros e a malta gostar de fazer umas comezainas e beber uns copos com eles.

Há que pensar seriamente no que queremos para o Braga.

O Caldas é um excelente treinador, não ponho isso em causa. Era uma boa escolha para o DUMIENSE.

O Zé Nuno é um excelente treinador, não ponho isso em causa. Era uma boa escolha para o BAIRRO DA MISERICÓRDIA.

O Cajuda é um excelente treinador, não ponho isso em causa. Era uma boa escolha para o SOARENSE.

O Braga tinha um grande problema que se chamava CARVALHAL. Esse problema foi resolvido.
Agora só falta por alguns jogadores na linha. Quem não estiver bem (ou quem não quiser jogar) que vá para o Beira-mar. Aliás, já lá está o Jardel e o Carvalhal.
Assinado,

Fino (de joelhos...) :-*

Vlad

Tenho muitas dúvidas que o cajuda reuna o apoio da maior parte dos bracarenses como Cardoso diz, e que seja odiado apenas por um grupinho, como o Zé já disse. Quase que me arriscava a apostar numa maioria claramente negativa no que diz respeito à sua vinda para Braga outra vez. Digo isto com base no que tenho lido por aqui e na minha convivência com braguistas. Acho que isso é um excelente barómetro em relação às preferências por cajuda. E sinceramente, a minha percepção é que não seria bem-vindo.
Quanto ao facto de ele ser benfiquista... não me interessam as preferências clubísticas dele como treinador do Braga. Acho isso pouco relevante. Mas interessa-me que ele seja pastor suficiente para dizer barbaridades como as que disse ao serviço da Naval antes de um jogo com o benfica: "na minha casa toda a gente é benfiquista, até o meu cão". Precisava de dizê-lo? Para quê? Com que propósito? É o mal dele. Gosta muito de falar e de ser ouvido. Não precisamos de um assessor de imprensa, mas sim de um treinador. Como já disse noutro tópico, ppara ele vir, teria que haver uma cláusula contratual que o proibisse de falar/dizer disparates em público.  De resto, acho que o que é demais é erro, e a vinda do cajuda novamente para Braga acho que seria demais, e por conseguinte, um erro.
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

Jazzdevill

Primeiro lugar, não nos podemos esquecer ao que o SCB se propôs este ano. Incomodar os grandes. Ora incomodar os grandes não é ficar em 4º. Ficar em quarto estão os "grandes" descansadinhos e vem o SCB em primeiro dos outros todos. Mas se a não renovação com o Jesualdo se ficou a dever a uma aposta em subir a fasquia um pouquinho, trazer mais ambição à equipa, ter um discurso independente e firme, acho que não podemos recorrer ao passado ou aos que a ele estão ligados porque neste momento a realidade é diferente. Ainda é tempo de corrigir a situação e colocar (com estabilidade) o Braga no patamar a que se propôs e no qual fez algumas apostas sérias. Nesse prisma acho que morrem pela raíz soluções que não são consentãneas com o objectivo. Treinadores que andam na liga e no futebol português há anos sem resultados de relevo não me parece que mudem da noite para o dia e de repente possam adquirir estatudo e talento para guindar uma equipa para um mínimo de 3º lugar. Depois não podemos esquecer nunca que se o Braga quer ultrapassar essa barreira invisível que é destronar do pódio um dos 3 estarolas tão protegidos pelo sistema (sim, ele existe), pela comunicação social e até pelos habitantes a três cores da cidade de Braga que dão o contributo anualmente para que o SCB continue a ser o "Braguinha". Temos que ter um clube com cabal auto-determinação, com discurso de vitória, a uma só voz e totalmente independente de quaisquer interesses. A última coisa de que o SCB precisa é de um treinador que preste vassalagem a qualquer outro clube nas conferências de imprensa, que não fale de arbitragem por problemas de ferir susceptibilidades passadas ou futuras. Pensem na lista de "possíveis" e pensem nos que se enquadram neste perfil, que me parece o que interessa ao SCB e ao que a SAD quis encontrar no CC ao não continuar com o Jesualdo. Este passo em frente é um momento delicado e quase intangível para qualquer clube português e se o SCB quer tentar fazê-lo tem que ter muita astúcia, também sorte, mas precisa acima de tudo que os adeptos sejam uma almofada de estabilidade e de fidelidade sob pena de ao mais pequeno abanão tudo se desmoronar e os objectivos se esfumarem. Pensem se Peseiro, Cajuda, Rui Águas e outros abaixo nas preferências serão capazes da proeza que, não se enganem, é heróica para o nosso clube e a nossa cidade.

Viva o BRAGA!

cardoso

Quote from: Jazzdevill on 09 de November de 2006, 10:53
mas precisa acima de tudo que os adeptos sejam uma almofada de estabilidade e de fidelidade sob pena de ao mais pequeno abanão tudo se desmoronar e os objectivos se esfumarem. Pensem se Peseiro, Cajuda, Rui Águas e outros abaixo nas preferências serão capazes da proeza que, não se enganem, é heróica para o nosso clube e a nossa cidade.

Viva o BRAGA!

Embora discorde num ponto essencial, (como é fácil verificar) gostei muito do teu discurso, lógico e coerente. Mas, ó Jazzdevill, onde vais tu arranjar um treinador com um curriculo tão bom a esta hora do campeonato?

Mistubisho, falei do Zé Nuno só porque é um dos que foram falados aqui e porque, de facto, admiro o homem, mas deixei bem claro que não seria a escolha mais racional...

Bruno, o treinador é um técnico. O discurso passa! O que fica é o trabalho. O que ele disse do Benfica já o disse muitas mais vezes do Braga. Acredito nele como trabalhador, como profissional. Mas compreendo a tua apreensão, acho que o Cajuda já se deve ter arrependido bem do que disse do Benfica e do Guimarães!

Jazzdevill

Quote from: cardoso on 09 de November de 2006, 11:02
Quote from: Jazzdevill on 09 de November de 2006, 10:53
mas precisa acima de tudo que os adeptos sejam uma almofada de estabilidade e de fidelidade sob pena de ao mais pequeno abanão tudo se desmoronar e os objectivos se esfumarem. Pensem se Peseiro, Cajuda, Rui Águas e outros abaixo nas preferências serão capazes da proeza que, não se enganem, é heróica para o nosso clube e a nossa cidade.

Viva o BRAGA!

Embora discorde num ponto essencial, (como é fácil verificar) gostei muito do teu discurso, lógico e coerente. Mas, ó Jazzdevill, onde vais tu arranjar um treinador com um curriculo tão bom a esta hora do campeonato?

Mistubisho, falei do Zé Nuno só porque é um dos que foram falados aqui e porque, de facto, admiro o homem, mas deixei bem claro que não seria a escolha mais racional...

Bruno, o treinador é um técnico. O discurso passa! O que fica é o trabalho. O que ele disse do Benfica já o disse muitas mais vezes do Braga. Acredito nele como trabalhador, como profissional. Mas compreendo a tua apreensão, acho que o Cajuda já se deve ter arrependido bem do que disse do Benfica e do Guimarães!

Concordo que é praticamente impossível arranjar alguém com todos os critérios neste momento. Esta a referir-me aos que NÃO DEVEM vir para o SCB. Concordo que o treinador é um técnico, que o fundamental é que a equipa ganhe, mas a imagem e o discurso são uma parte fulcral como líder de um projecto e o que se diz, pior do que enraivecer ou descansar os adeptos é o que faz sentir á própria equipa, aos jogadores. Discursos brandos ou temerosos nunca irão fazer-nos dar o passo em frente, penso eu. Li alguns a sugerirem o André Villas Boas. Ainda não tinha pensado nesse. De conhecimentos de futebol não me parece faltar-lhe nada. Era um dos novos a quem talvez gostasse de ver dada uma oportunidade. Mas gosto da postura e do excelente trabalho do Manuel Machado. Reparem nos milagres que fez 2 anos seguidos no Moreirense, com talvez o pior plantel da liga. No início difícil no Guimarães mas na retoma fantástica que conseguiu na 2ª volta, no grande trabalho de novo no Nacional... E nunca o ouvi a meter água em termos de discurso nos clubes por onde passou, sempre me pareceu ter ambição, independência e personalidade. Enfim, honestamente não consigo ter um favorito, uma escolha óbvia.

disco infiltrator

Cajuda não..voltar para trás???? mantenho: CARLOS BRITO