News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 14/08

Started by JotaCC, 14 de August de 2010, 07:36

Previous topic - Next topic

JotaCC




Sp. Braga com entrada de 'guerreiro'


O Sp. Braga começou com o pé direito a nova temporada, ao levar de vencida, no jogo inaugural da Liga Portuguesa de Futebol 2010/2011, a formação do Portimonense por 2-1.
Entrou muito forte na partida o Sp. Braga, com os jogadores a mostrarem vontade de dominar a partida, controlando o ritmo de jogo e tentando criar perigo desde cedo e, logo aos dois minutos, Rodriguez, de cabeça, rematou ao lado da baliza defendida por Pedro Silva.
Ao contrário do que se podia pensar, no entanto, o Portimonense não viajou a Braga com o intuito de colocar um "autocarro" à frente da baliza e também conseguiu incomodar, ao longo da primeira parte, o reduto mais defensivo minhoto.
Aos 27 minutos, após um livre apontado por Alan, Matheus isolou-se muito bem na grande área e, de cabeça, fez o primeiro golo da partida e do campeonato para gáudio do muito público presente no estádio.
Estavam abertas as hostilidades e, em cima do apito para o fim da primeira parte, Paulo César, com um remate de fora da área, forte e colocado, aumentou a vantagem arsenalista e fixando o resultado no 2-0 que se verificava ao intervalo.
Na segunda parte o S p. Braga entrou com um ritmo muito diferente e permitiu que o Portimonense se aproximasse da área e, no minuto 53, após a marcação de um livre, os forasteiros chegaram ao golo por intermédio de Elias.
O Portimonense cresceu um pouco mais, mas o Sp. Braga foi controlando e, a oito minutos do fim, acabou com a partida com um golo apontado por Leandro Salino.


Salino é 'craque'

Foi o reforço que mais mostrou neste primeiro jogo do Sp. Braga na Liga Portuguesa de Futebol, na temporada 2010/2011.
Com lugar marcado no onze inicial, ao lado de Vandinho, o médio brasileiro foi uma dor de cabeça para o Portimonense, quer a nível defensivo, quer a nível ofensivo, não parando de correr por um único segundo, anulando diversas tentativas ofensivas do adversário e conseguindo aparecer no ataque, criando diversas dificuldades aos homens mais defensivos da equipa de Portimão.
Esteve em grande nesta sua estreia na I Liga com as cores do Sp. Braga, foi o melhor em campo e acabou por coroar a sua exibição cheia de personalidade com um golo pleno de insistência, apontado após um remate cruzado de grande qualidade.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Elton: «Venho para brigar»
avançado quer ser referência ofensiva no clube


Elton estreou-se no campeonato quando, aos 81', entrou para o lugar de Matheus. O avançado brasileiro ainda tentou fazer uma gracinha mas o resultado já estava feito e o jogo controlado pela sua equipa.

"É sempre bom começar com um jogo que a equipa venceu, embora sejam sempre os golos a dar-nos mais confiança, e no pontapé de saída do campeonato o mais importante era mesmo a equipa conseguir somar 3 pontos", referiu o brasileiro no final da partida.

O ponta-de-lança que veio do popular Vasco da Gama salientou também que esta vitória já está e o que interessa agora é a equipa concentrar-se no jogo com o Sevilha, do playoff de acesso à fase regular da Liga dos Campeões, certo de que a equipa está "mais confiante" depois desta vitória frente ao Portimonense.

Elton está consciente de que há um Sevilha com Luís Fabiano e um Sevilha sem o "Fabuloso". Por isso, face à iminente saída do seu compatriota o novo goleador bracarense reconhece que será bom para a sua equipa se Fabiano não jogar, embora "o mais importante seja a nossa equipa concentrar-se em conseguir uma vitória neste primeiro jogo que, para mais, é em nossa casa".

Há uma semana em Portugal – chegou no domingo, começou a treinar-se no dia seguinte, foi convocado para o primeiro jogo do campeonato e entrou para jogar... –, Elton mostrou-se "muito satisfeito" com o ambiente que encontrou, mas o avançado, de 25 anos, sabe que não vai ser fácil conquistar um lugar no "onze" às ordens de Domingos Paciência.

"A briga vai ser boa e sei que não vai ser fácil conseguir a titularidade, mas estou aqui para isso e vou lutar por esse objetivo nesta equipa cheia de qualidade", concluiu o "matador", também bem impressionado com o bom ambiente que ontem se viveu no Estádio Axa.


RECORD

JotaCC

http://entrada%20e%20reacção%20como%20um%20campeão

O primeiro passo rumo a mais uma época de sonho já está dado. Entrou bem o Braga no novo campeonato, tendo mostrado, acima de tudo, uma louvável capacidade para reagir ao susto provocado por um Portimonense atrevido e que só deitou a toalha ao chão depois do golo de Salino, marcado a mais ou menos dez minutos do final do jogo.

Diante de um estreante na Liga principal, não foi precisa meia hora para o vice-campeão nacional encontrar o caminho certo para chegar com êxito à baliza defendida por Pedro Silva. Depois de ter pressionado e criado algumas situações de perigo, atingiu o objectivo de ficar em vantagem: livre da direita de Alan, e Matheus, de cabeça, aproveitou a passividade da defesa algarvia.

A jogar em 4x1x3x2, o Braga, estranhamente, desacelerou e ficou intranquilo, permitindo o avanço do Portimonense, que esteve perto de empatar, especialmente num lance concluído por Jumisse a cinco minutos do intervalo. A equipa minhota salvou-se de uma surpresa devido à capacidade do estreante Felipe.

Seria algo contra a corrente do jogo - o Portimonense chegou a ter o domínio do jogo, trocando a bola no meio-campo contrário com inesperada facilidade - que o Braga, no último lance da primeira parte, ampliaria a vantagem no marcador com um grande golo de Paulo César. A estratégia de contenção de Litos - um 4x3x3 com a particularidade de ter dois médios recuados - ficava assim desfeita na última curva do percurso inicial.

Certamente descontente com a dinâmica ofensiva da sua equipa, o treinador que está de regresso ao mais alto nível depois de ter orientado o Estoril na Liga principal tirou Pedro Moreira ao intervalo fazendo entrar Peña, médio venezuelano emprestado precisamente pelo Braga. A ideia de dar mais criatividade ao meio-campo e ao ataque acabou por surtir o desejado efeito ainda nos primeiros dez minutos da segunda parte, com Elias a dar o melhor seguimento a um livre apontado por Ricardo Pessoa.

O Braga sentiu algumas dificuldades na reacção ao golo sofrido. Pouco depois do 2-1, Domingos Paciência apostou em Luis Aguiar, que entrou com uma enorme vontade de fazer a diferença. Pertenceriam, no entanto, ao Portimonense as melhores oportunidades, com especial destaque para um falhanço incrível de Pires, que sensivelmente a meio da segunda parte não foi capaz de completar um bom cruzamento de Ivanildo.

Com a sempre necessária eficácia e frieza, o Braga voltaria a contrariar a tendência do jogo, com Salino - jogador brasileiro que confirmou o que de muito bom tinha feito ao serviço do Nacional - a aproveitar uma assistência de Alan fazendo a bola entrar na baliza do desprotegido Pedro Silva.

Até ao final do jogo, o Portimonense não mais foi capaz de criar situações de perigo para a defesa bracarense. Foi, como era de esperar, o Braga a protagonizar bons momentos de futebol, para contentamento dos muitos espectadores que acorreram ao Estádio AXA para assistir ao primeiro jogo do campeonato.

Do que deu para ver no jogo inaugural desta Liga, o Braga tem condições para sonhar com mais um campeonato de luxo: jogou futebol de qualidade em muitos momentos do encontro, soube reagir ao susto provocado pela equipa algarvia e também demonstrou ter soluções mais do que suficientes para colmatar eventuais ausências. Basta ter em conta o facto de, por exemplo, Luis Aguiar ter sido o primeiro trunfo de Domingos e de um ponta-de-lança com a qualidade de Meyong nem sequer ter saído do banco. E pelo que também se viu ontem, o Portimonense tem razões mais do que suficientes para encarar com optimismo o regresso, 20 anos depois, ao escalão principal.

Braga-Portimonense, 3-1

20h15

ESTÁDIO AXA

RELVADO Bom

ESPECTADORES 13179

Árbitro Carlos Xistra (Castelo Branco)

Assistentes Luís Marcelino e Jorge Cruz

4ºÁrbitro Diogo Santos

Golos

[1-0] Matheus 28'

[2-0] Paulo César 45'

[2-1] Elias 54'

[3-1] Salino 83'

Braga: Felipe, Miguel Garcia, Moisés, Rodriguez, Elderson, Vandinho, Alan, Leandro Salino, Paulo César (Madrid, 86), Matheus (Elton, 81) e Lima (Luís Aguiar, 56).

TREINADOR DOMINGOS PACIÊNCIA

Suplentes não utilizados

Artur (GR); Paulão (DC); Sílvio (LE); Meyong (AV)

Estatística

Remates à baliza 6

Remates para fora 13

Cruzamentos 33

Cantos 10

Faltas 16

Posse de bola 58%

Cartões amarelos

Alan 27'

Moisés 36'

Miguel Garcia 79'

Vandinho 84'

Cartões vermelhos

Nada a assinalar

TREINADOR LITOS

Portimonense: Pedro Silva, Ricardo Pessoa, André Pinto, Di Fábio, Nilson, Jumisse, Elias (Pedro Moita, 71), Pedro Moreira (Peña, 46), Pelembe, Ivanildo e Kadi (Pires, 51).

Suplentes não utilizados

Nuno Santos (GR); João Paulo (LD); Rúben Fernandes (DC); Lito (AD)

Estatística

Remates à baliza 3

Remates para fora 12

Cruzamentos 14

Cantos 4

Faltas 19

Posse de bola 42%

Cartões amarelos

Di Fábio 25'

Pelembe 53'

Cartões vermelhos

Nada a assinalar



Momento

83'[3-1]
Salino transmite tranquilidade com um remate fulminante

Depois do susto provocado pelo Portimonense, com o golo apontado por Jumisse na fase inicial da segunda parte, o Braga sentiu algumas dificuldades para controlar a vantagem que tinha atingido no último lance do primeiro tempo. A desejada tranquilidade chegou à entrada dos últimos dez minutos do jogo: assistência perfeita de Alan a tirar adversários do caminho e, já dentro da grande área, Leandro Salino, com um pontapé forte e colocado, conseguiu meter a bola no fundo da baliza defendida por Pedro Silva. E foi assim, com toda a frieza do mundo e uma boa dose de classe, que o Braga terminou com as legítimas aspirações de um dos dois novatos deste campeonato.



Filme do jogo

2' Bom remate de Matheus, excelente intervenção de Pedro Silva a desviar a bola para canto.

6' Grande remate de Elias, de fora da grande área, a fazer a bola passar pouco por cima da barra.

8' Pelembe leva a melhor sobre Elderson e, perto da grande área, chuta ao lado da baliza de Felipe.

18' Remate de Matheus a fazer a bola passar muito pouco ao lado da baliza da equipa algarvia.

28' [1-0] Aí está o primeiro golo da edição 2010/11 da Liga ZON Sagres. Autor da proeza? Matheus. Após livre de Alan, o avançado brasileiro cabeceia fazendo a bola entrar na baliza algarvia pelo ângulo inferior esquerdo.

36' Livre apontado por Pelembe, defesa muito apertada de Felipe, o novo guarda-redes do Braga.

40' A melhor oportunidade do Portimonense em toda a primeira parte. Pelembe cruza do lado direito, André Pinto sobe bem alto, dá também de cabeça para Jumisse, que, igualmente de cabeça, obriga Felipe a responder com uma magnífica defesa.

45' [2-0] Numa altura em que o Portimonense ataca mais, é o Braga que chega ao golo. O guarda-redes Felipe chuta a bola para a frente, Lima amortece-a para Paulo César, com um remate potente, ainda de fora da área, não dar qualquer hipótese de defesa a Pedro Silva.

51' Remate forte de Matheus após livre de Alan, Pedro Silva defende com alguma dificuldade.

54' [2-1] O primeiro golo do Portimonense no regresso, 20 anos depois, ao escalão principal. Livre do lado esquerdo apontado por Ricardo Pessoa, com Elias a ser mais rápido do que os defesas bracarenses e a cabecear para trás, traindo assim Felipe.

58' Canto apontado por Luis Aguiar, cabeçada de Moisés a fazer a bola passar pouco ao lado da baliza dos algarvios.

66' Cruzamento de Ivanildo para Pires, de forma incrível, falhar o remate e perder assim uma excelente oportunidade para empatar a partida.

83' [3-1] Assistência perfeita de Alan a deixar Salino com espaço para atirar com êxito para a baliza defendida por Pedro Silva.

85' Livre de Ricardo Pessoa a fazer a bola passar muito pouco por cima da barra da baliza bracarense.

88' Numa fase em que o Braga tinha o jogo absolutamente controlado, Alan executa um remate cruzado do lado esquerdo, com Pedro Silva a defender com segurança.

90'+1 Excelente cruzamento de Salino do lado direito, com Alan a cabecear a bola pouco ao lado da baliza da equipa vinda de Portimão.


A FIGURA: Salino 7

Esta "formiga" também morde

A forma como desapareceu de um lado para aparecer no outro até faz pensar que tem poderes de teletransporte. Mas não. É apenas a sua incansável forma de jogar, sempre em movimento, sempre à procura da bola para depois a entregar jogável. E quando aos 83' se viu em frente à baliza, fez o que se exigia: marcou e matou o jogo.



TRIBUNAL O JOGO

Árbitro Carlos Xistra

Assistentes Luís Marcelino e Jorge Cruz

Braga 3

Portimonense 1

Dúvida no golo algarvio, certeza na disciplina a Luis Aguiar Num jogo sem muitas situações complicadas, ficou a incerteza quanto à legalidade do golo do Portimonense, com o Tribunal de O JOGO a não mostrar unanimidade. No plano disciplinar, houve algumas falhas e o painel de árbitros entende que Luis Aguiar devia ter visto amarelo na entrada dura que teve sobre Peña, aos 67'. Vandinho, aos 38', também passou impune numa falta sobre Ivanildo.

MOMENTO MAIS COMPLICADO

54' O golo de Elias é marcado de forma totalmente legal?

OUTROS LANCES

27' O amarelo mostrado a Alan compreende-se?

38'A entrada de Vandinho sobre Ivanildo justificava acção disciplinar?

67'Ficou por mostrar um cartão amarelo a Luis Aguiar, após entrada sobre Peña?

83'É bem mostrado o amarelo a Vandinho?

JORGE COROADO

54' NEGATIVO

É um lance onde não vislumbrei qualquer fora-de-jogo. O que vejo sim é que Elias introduz a bola na baliza adversária não com a cabeça mas com o braço direito. Foi, portanto, um golo irregular e ficou um amarelo por exibir a Elias.

27' POSITIVO

A razão aparente do cartão dever-se-á por o árbitro ter exibido o apito previamente a Alan dizendo que só ao seu sinal o livre deveria ser marcado. O jogador colocou a bola em jogo antes de tal e viu o cartão. Um preciosismo inadmissível.

38' NEGATIVO

Ficou por exibir amarelo a Vandinho por entrada perigosa. E também porque na execução do livre o mesmo jogador se antecipou à execução estorvando a acção do adversário.

67'NEGATIVO

Luis Aguiar foi imprudente no modo como abordou o lance. Não foi verdadeiramente objectivo e colocou em perigo a integridade do adversário. Deveria ter sido punido com amarelo.

83'POSITIVO

Vandinho protestou e viu o amarelo. É tempo de os jogadores perceberem que estão ali para jogar e o árbitro para apitar, mal ou bem.

APRECIAÇÃO GLOBAL

Arbitragem própria de início de época, com dualidade de critério no capítulo técnico. Aos 39', Alan cometeu idêntica falta às praticadas por Di Fábio aos 24' e 26' e não foi punido. No plano disciplinar não foi consistente.

Apreciação global

PEDRO HENRIQUES

54'POSITIVO

Foi um lance no limite, mesmo depois de o rever pelas imagens televisivas. Mas, como em caso de dúvida deve beneficiar-se quem ataca, aceito a decisão tomada de validar o golo.

27' POSITIVO

Depois de o árbitro dizer ao atleta que só pode marcar o livre depois de o autorizar e levantar em simultâneo o apito como forma de aviso público, se o jogador marcar o livre antes, este deve ser mandado repetir. E o jogador deve ser advertido.

38' NEGATIVO

É um tackle lateral com algum perigo para o adversário, rasteirando-o. Bem tecnicamente ao punir com livre directo mas justificava-se um amarelo.

67' NEGATIVO

Luis Aguiar entrou com a sola da bota de forma imprudente (actuou sem ter em conta o perigo e as consequências do seu acto) e deveria ter sido advertido.

83' POSITIVO

Vandinho foi advertido provavelmente por palavras sobre a decisão do árbitro.

APRECIAÇÃO GLOBAL

Concentrada, coerente e consciente na sua actuação, a equipa de arbitragem realizou um bom trabalho. Apenas um reparo: foi uma arbitragem algo defensiva por recorrer em demasia ao uso do apito.

PAULO PARATY

54' POSITIVO

O jogador do Portimonense não parece estar em fora-de-jogo. Foi uma jogada finalizada com o ombro e pode haver fora-de-jogo de posição de um outro colega, mas entendo que, em situações de dúvida, os árbitros deixem seguir o jogo. Muito bem ajuizado.

27' POSITIVO

Os árbitros receberam instruções de, sempre que um jogador fosse punido, se colocasse a bola em jogo antes do apito do juiz e sempre que este avisasse antes. Aceito a decisão mas era melhor para o futebol que estes amarelos não surgissem.

38'POSITIVO

É um tackle, uma situação de negligência e é uma decisão correcta não exibir amarelo.

67'NEGATIVO

Justificava-se o amarelo e é uma situação de imprudência de Luis Aguiar. Já um vermelho não me pareceria razoável pois parece acidental a maneira como o jogador toca em Peña.

83' POSITIVO

A falta acaba por ser mais evidentemente de Miguel Garcia. Vandinho pode ter visto amarelo por ter dito algo ou por um motivo que não foi evidente. Aceito.

APRECIAÇÃO GLOBAL

No início da época os árbitros têm a necessidade de ter a malha disciplinar muito apertada. Foi o que aconteceu e não houve interferência no resultado. No futuro os critérios deverão ser mais alargados.


BRAGA UM A UM
Salino é atirador e Felipe a muralha


Felipe 7


Provou, logo na estreia, que chegou para imitar Eduardo. Mostrou grande serenidade e, embora tenha sofrido um golo, evitou dois (36' e 39') com o marcador ainda em 1-0. Foi ele que iniciou o lance que resultou no 2-0.

Miguel Garcia 5

Defensivamente, nada lhe deve ser apontado: não deu tréguas aos adversários e raramente deixou o seu flanco desprotegido. O problema foi no ataque. Aí, comprometeu algumas jogadas ofensivas com cruzamentos mal medidos.

Moisés 5

Rigoroso na marcação, quando Kavi esteve por perto, não teve problemas em fazer faltas para evitar que Felipe fosse ameaçado e acabou amarelado. Porém, fica a ideia de que podia ter feito mais no golo visitante.

Rodriguez 5

Partilha responsabilidades com o seu colega do lado no lance em que Elias surgiu a cabecear na pequena área para o 2-1. Exceptuando esse lapso, revelou a eficácia do costume.

Elderson 5

O inverso de Miguel Garcia. Ataca muito bem e cria desequilíbrios com as suas subidas, mas por vezes excede-se e acaba por falhar defensivamente. Aliás, nos primeiros minutos sentiu inúmeros problemas para travar Pelembe.

Vandinho 6

Jogo em crescendo do médio-defensivo, que começou por errar um ou outro passe antes de iniciar o seu verdadeiro trabalho: o da recuperação de bolas. E aí esteve impecável.

Alan 6

Foi obrigado a oferecer a Matheus o golo inaugural depois de Carlos Xistra ter ordenado que repetisse um livre que havia cobrado para a zona de ninguém. Mas esta foi apenas uma das suas acções num jogo em que voltou a ser o principal dinamizador do ataque.

Paulo César 6

Tacticamente roça a perfeição, já que as suas acções não se resumem a atacar. O extremo também dá uma preciosa ajuda a defender, pressionando o adversário logo na saída para o ataque e protegendo as costas de Elderson sempre que este sobe no terreno. Como se isso não bastasse, ainda faz golos.

Lima 5

A vontade de fazer depressa e bem prejudicou-o nos primeiros dez minutos, levando a que realizasse dois remates disparatados. Ultrapassada essa fase, subiu ligeiramente de produção, combinando bem com Matheus e Alan e assistindo Paulo César para o segundo golo bracarense.

Matheus 6

Os sucessivos toques de calcanhar que fez a meio da primeira parte, e que deixaram os adeptos descontentes, só revelam uma coisa: transpira confiança por todos os poros. Afinal está a ter um começo de época muito bom, marcando golos de todas as formas. Até de cabeça!

Luis Aguiar 6

Entrou para pôr ordem no meio-campo numa altura em que o Portimonense dava sinais de inconformismo. Notável o passe ao qual Matheus chegou um pouco atrasado.

Élton 4

Entrou com desejo de deixar a sua marca no jogo de estreia, mas as ocasiões escassearam.

Madrid -

Sete minutos tranquilos.



Domingos Paciência
"Ganhar dá-nos mais confiança"

Com a sua habitual tranquilidade, Domingos Paciência, o técnico do Braga, referiu no final que a sua equipa poderia ter acabado com o jogo mais cedo, não deixando de tecer elogios ao adversário. "A minha equipa entrou bem no jogo, sabendo que a estratégia do Portimonense consistia em jogar um pouco nos nossos erros e no encurtamento de espaços, de modo a que, nas perdas de bolas, conseguisse sair em transições, criando algum perigo. E conseguiu-o na primeira parte. Felizmente concretizámos dois golos, tornando as coisas um pouco mais fáceis. Na segunda parte, o golo do Portimonense animou-o, mas acabámos por equilibrar o jogo e até poderíamos ter feito o 3-0. Foi pena que tivéssemos chegado a sofrer um pouco, mas o adversário teve mérito nisso criando-nos, como eu previa, dificuldades." Em relação ao jogo de quarta-feira, com o Sevilha, revelou acreditar: "Ganhar dá-nos mais confiança e vamos procurar fazer um grande jogo. Aliás, só dessa forma conseguiremos vencer um adversário de elevado nível como é o Sevilha."


Leandro Salino

"Nós já sabíamos das dificuldades"

A estreia de Leandro Salino com a camisola do Braga na I Liga não poderia ser mais promissora, já que foi ele o autor do terceiro golo da equipa. E, aos 83 minutos, o brasileiro liquidava as aspirações do Portimonense. No final, satisfeito pela forma como o encontro lhe decorrera, declarou: "Claro que foi uma estreia muito positiva no campeonato. Tratou-se de um jogo complicado, perante um adversário difícil. Nós já sabíamos das dificuldades e conseguimos sair com um resultado positivo." Sobre o seu golo: "Aproveitei a oportunidade e dá-me ainda mais motivação para o futuro."



Paulo César
"Queremos andar sempre na frente"

O dianteiro Paulo César não escondia, no final, a satisfação por ter entrado com o pé direito no campeonato. "O nosso objectivo é lutar pelos quatro primeiros lugares no campeonato, e é bom andar na frente. Aliás, queremos andar sempre na frente..." Depois de ter concluído a época anterior com um pecúlio de cinco golos, agora confessa-se apostado em superar essa marca. "Logicamente fico muito feliz por marcar, é sempre bom fazê-lo, e espero fazer melhor que na época passada. Hoje conseguimos um bom jogo. e isso anima-nos."


O JOGO

JotaCC

Élton
"Bom vencer na estreia"

Menos de uma semana depois de ter chegado a Portugal, Élton fez o primeiro jogo no AXA e gostou. "É sempre bom estrearmo-nos com a vitória", afirmou o avançado ex-Vasco, convicto de que este triunfo "aumenta um pouco mais a confiança para o jogo da Liga dos Campeões com o Sevilha".


Domingos em Sevilha

Domingos Paciência estará hoje na capital da Andaluzia em missão de espionagem, já que o Sevilha, adversário do Braga no play-off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, joga a primeira mão da Supertaça de Espanha. O encontro está marcado para as 21 horas e será contra o todo-poderoso Barcelona de Pep Guardiola.



Felipe, Aguiar e Élton em estreia


O encontro com o Portimonense marcou a estreia de Felipe, Luis Aguiar e Élton como jogadores do Braga, embora o médio uruguaio não seja propriamente uma novidade na Cidade dos Arcebispos. Dos três, o guarda-redes ex-Corinthians foi o único a iniciar o encontro. O ex-Dínamo e o ex-Vasco da Gama só entraram na segunda parte.



Sevilha ausente

Apesar de na próxima quarta-feira ter um jogo importante contra o Braga, o Sevilha optou por não enviar qualquer observador ao Estádio AXA para tirar notas do encontro com o Portimonense. Os únicos clubes presentes foram o FC Porto, o Paços de Ferreira, o Santa Clara, o Everton e o Almeria.


Adeptos foram atrás de Domingos

Domingos tinha pedido o apoio dos adeptos arsenalistas e eles não lho recusaram. O AXA teve uma boa moldura humana, atendendo ao período de férias, e Matheus ajudou à festa.



O JOGO

JotaCC

Crónica de jogo
Qualidade do Sp. Braga chegou para uma estreia vitoriosa

Matheus, Paulo César e Salino fizeram os golos dos minhotos, que tiveram de se aplicar para bater um Portimonense que foi sempre incómodo

A Liga 2010-11 arrancou ontem em Braga com a vitória da equipa da casa sobre um Portimonense atrevido, por 3-1. Os minhotos aproveitaram a pouca experiência dos algarvios para vencer de forma justa, mas o desnível final não demonstra as dificuldades sentidas em campo pelo Sp. Braga.

Faz amanhã, dia 15, um ano que Domingos se estreou no comando do Sp. Braga na Liga. Após uma pré-época fraca e uma surpreendente eliminação da Liga Europa frente ao modesto Elfsborg, o treinador já era alvo de contestação e necessitou de sofrer para derrotar a Académica por 1-0. Quase um ano depois, tudo é diferente em Braga. A excelente temporada 2009-10 e a vitória no primeiro combate de acesso à Liga dos Campeões, frente ao Celtic, dão aos bracarenses outro estatuto. Com uma equipa bem reforçada, ontem o Sp. Braga esteve longe de realizar uma grande exibição, mas mostrou a maturidade necessária para continuar a lutar ombro a ombro com os "grandes".

Domingos colocou Vandinho e Salino encarregados da batalha no centro do meio-campo e na frente deixou quatro setas apontadas à baliza portimonense: Alan, Matheus, Paulo César e Lima. Poucos dias depois de chegar, Felipe entrou directamente para a equipa titular e confirmou que o problema na baliza do Sp. Braga, após a saída de Eduardo e a lesão de Quim, está resolvido. Vinte anos depois, o Portimonense voltou à Liga principal e cumpriu o prometido por Litos. Jogou sem medo e procurou sempre discutir o resultado, mas a boa atitude da equipa foi traída pela pouca experiência dos seus jogadores.

Os primeiros 45 minutos foram agradáveis. As equipas apostaram na velocidade, com um futebol apoiado e ofensivo, e as primeiras ocasiões surgiram através de remates de fora da área: Elias, aos 6", e Lima, aos 9". Aos 19", Matheus ameaçou de cabeça e, nove minutos depois, marcou: livre de Alan e o 99 do Sp. Braga surgiu sem marcação na área e fez o primeiro golo do campeonato. A resposta do Portimonense surgiu 10 minutos depois, mas Felipe evitou que Jumisse fizesse o empate. A inexperiência dos algarvios voltou a ser evidente no 2-0. Felipe marcou um pontapé de baliza aos 45", a defesa ficou a ver jogar e Paulo César, de fora da área, não falhou.

Com dois golos de vantagem, parecia que o Sp. Braga podia gerir o jogo no segundo tempo a pensar no duelo da próxima quarta-feira frente ao Sevilha, mas o incómodo Portimonense estragou-lhe os planos. Aos 54", Elias, de cabeça, reduziu para 2-1 e obrigou os minhotos a pegarem novamente no jogo. Domingos trocou Lima por Aguiar reforçando o meio-campo, mas apenas descansou aos 83", com o golo de Salino, que fixou o 3-1 final.




Reacções
 

Domingos Paciência

Treinador do Sp. Braga



"Na primeira parte fizemos dois golos e as coisas tornaram-se mais fáceis. Na segunda parte, não entrámos bem, sofremos um golo. Podíamos ter tido um jogo mais tranquilo, mas o Portimonense tem atitude."

Litos

Treinador do Portimonense



"Tivemos falhas que foram fatais. Ir para o intervalo com 2-0 marcou um pouco a equipa. Depois do 2-1, controlámos o jogo e uma apatia nossa permitiu o 3-1. Caímos em termos físicos."


PUBLICO

JotaCC

Sporting de Braga vence Portimonense no primeiro jogo do campeonato


O vice-campeão Sporting de Braga entrou a ganhar na edição 2010/2011 da Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Portimonense por 3-1, no jogo inaugural do campeonato.

O "onze" de Domingos Paciência chegou ao intervalo com dois golos de vantagem, graças a Matheus, que marcou aos 29 minutos, de cabeça e após um livre de Alan, e Paulo César, aos 45 minutos, com um remate de fora da área.

Na segunda parte, os algarvios, que não estavam na Liga principal desde 1989/90, ainda assustaram, com um tento de Elias (ex-União de Leiria), também de cabeça e após um livre, aos 54 minutos, mas, aos 83, Leandro Salino (ex-Nacional) fixou o resultado em 3-1, com um remate cruzado.

Como em 2009/2010, o Sporting de Braga entrou a ganhar (então ganhou 1-0 à Académica e foi o único a vencer na ronda inaugural), ficando agora à espera do que farão os seus adversários.

O campeão Benfica joga domingo, na Luz, frente à Académica, enquanto o FC Porto (na Figueira da Foz, frente à Naval 1.º de Maio) e o Sporting (em Paços de Ferreira) arrancam amanhã, sábado.


JN

JotaCC

Convincente: Minhotos fazem uma exibição agradável
Vice-campeão mostra garras

Triunfo confortável (3-1) do Sp. Braga, frente a um Portimense com algumas deficiências na defesa mas com um ataque atrevido. Melhor arranque era impossível para o vice-campeão da época passada.

O Sp. Braga entrou determinado a domesticar os algarvios e a subir à liderança. E com receituário simples. Futebol a dois, três toques no máximo, pressão permanente na área do Portimonense e toda a equipa a defender quando o rival se atrevia a subir.

Até ao intervalo, os minhotos somaram dois golos - Matheus cabeceou com êxito após um livre de Alan, e Paulo César respondeu com um remate letal a uma assistência de Lima. Mais: não deixaram a equipa de Litos acreditar verdadeiramente no golo, tapando-lhe todos os caminhos para a baliza de Felipe, ontem em dia de estreia com a camisola do Sp. Braga.

Mas a persistência dos atacantes do Portimonense rendeu-lhes um tento de bola parada, aos 58', numa jogada confusa: Jumisse lança-se à bola de cabeça, após um livre na esquerda de Peña, mas é Elias quem a mete no fundo das redes do Sp. Braga, com o ombro direito.

Domingos mexeu logo na equipa para reforçar os mecanismos do Sp. Braga. Com razão. A entrada de Luís Aguiar deu novo impulso às manobras minhotas, de tal modo que Leandro Salino ampliou a vitória sem dificuldade: o médio recrutado ao Nacional aproveitou um passe de Alan para fazer um 'túnel' aos algarvios e garantir vantagem segura no marcador.

FICHA DO JOGO

Estádio Axa, em Braga - Assistência: 13179

Golos: 1-0, por Matheus (28'); 2-0, Paulo César (44'); 2-1, por Jumisse, 55'

SP. BRAGA

Felipe, Miguel Garcia, Moisés, Rodriguez, Elderson, Vandinho, Alan, Salino, Matheus (Elton 81'), Lima (Luís Aguiar 56'), Paulo César(Madrid 86').

Treinador: Domingos Paciência

PORTIMONENSE

Pedro Silva, Pessoa, André Pinto, Di Fábio, Nilson, Elias (Pedro Moita 71'), Jumisse, Pedro Moreira (Peña 45'), Pelembe, Calvin (Pires 51') , Ivanildo.

Treinador: Litos

Árbitro: Carlos Xistra (Castelo Branco)

Disciplina: Amarelos - Di Fabio 24; Alan, 27'; Moisés, 36'; Peña, 69'; Miguel Garcia, 78'; Vandinho, 84'

Classificação do jogo: 6

REACÇÕES

Domingos: 'Equipa entrou bem. Portimonense queria jogar no nosso erro para criar perigo. Felizmente conseguimos fazer dois golos e as coisas ficaram mais fáceis. O Portimonense marcou na segunda parte e animou-se. Foi pena termos sofrido esse golo, podíamos ter tido um jogo mais tranquilo, mas sabíamos que íamos ter dificuldades. Sabemos o momento em que estamos. Houve jogadores que chegaram esta semana, é natural o enquadramento não ser o melhor. Estamos mais confiantes, ganhar dá confiança. Vamos procurar fazer um grande jogo para vencer uma grande equipa (Sevilha)'.

Litos: 'O que conta é o resultado, embora fique satisfeito com a produção da equipa. Tivemos falhas fatais. Aquele primeiro golo não podia acontecer.'

CORREIO DA MANHA

JotaCC

Sp. Braga arranca já em bom ritmo


Vice-campeão nacional reforça promessas no pontapé de saída do campeonato. O primeiro golo é de Matheus.

O Sp. Braga deu ontem o pontapé de saída da Liga 2010/2011 com um triunfo (3-1) sobre o Portimonense, que, 20 anos depois, voltou ao convívio dos grandes do futebol português.

Os vice-campeões nacionais fizeram da eficácia a sua maior arma, começando a construir a vantagem ainda no primeiro tempo, não desperdiçando as duas únicas claras oportunidades de golo de que dispuseram.

Ainda assim, mereceu destaque a atitude desinibida com que os algarvios entraram na partida. Embora cedendo o controlo territorial aos anfitriões, a turma orientada por Litos foi a primeira a criar perigo, com um par de remates de Elias e Pelembe.

No entanto, a resposta dos minhotos não poderia ter sido melhor e, à passagem do minuto 20, Matheus, de cabeça, deu a melhor sequência a um livre de Alan. Não acusaram a desvantagem os visitantes, e, logo depois, Pelembe e Jumisse obrigaram o estreante Felipe a mostrar credenciais na baliza do Braga. Mas já no cair do pano do primeiro tempo, os minhotos voltaram a revelar eficácia, desta feita com um remate de longe de Paulo César, que fez o 2-0.

No reatamento, Litos lançou Peña na equipa de Portimão e bastaram dez minutos para que o jogador, curiosamente emprestado pelo Braga, justificasse a aposta, assistindo, de livre, Elias - que, com o ombro, reduziu para 2-1.

Mesmo ameaçada pelo atrevimento do adversário, a equipa de Domingos não perdeu o controlo do desafio e, fruto da maior experiência, segurou bem a vantagem, ampliando-a no seu melhor momento do segundo tempo, com um remate cruzado de Salino.


DN

JotaCC

Felipe estreia no Braga com vitória pelo Português
   
O goleiro Felipe não poderia ter um estreia melhor pelo Braga, de Portugal, seu novo time após a saída do Corinthians. Nesta sexta-feira, na partida de abertura do Campeonato Português, a sua equipe derrotou o Portimonense, que veio da Segunda Divisão, por 3 a 1, em casa. Dois dos gols do clube mandante foram marcados por jogadores brasileiros - Paulo César e Leandro Salino. Matheus fez o outro do Braga e Elias diminuiu para os visitantes.

Com a camisa 84, número de seu ano de nascimento, Felipe chegou ao clube português no início desta semana e logo assumiu a condição de titular do time. O fato de ter treinado mesmo no período de afastamento no Corinthians ajudou na decisão do técnico Domingos Paciência de definir o goleiro brasileiro para começar jogando nesta sexta.

Se a estreia foi boa, a próxima partida do Braga promete ser mais especial para o ex-goleiro do Corinthians. Será a estreia do time na Liga dos Campeões da Europa. Na próxima quarta, o atual vice-campeão português fará o jogo de ida dos playoffs, que valem vaga na fase de grupos, contra o Sevilla, novamente em casa.

A primeira rodada do Campeonato Português prossegue neste sábado com mais três partidas: Porto x Naval, Marítimo x Vitória de Setúbal e Paços Ferreira x Sporting Lisboa. No domingo, o Benfica, atual campeão, estreia em casa contra o Acadêmica.

ESTADAO

JotaCC

Sp. Braga mantém veia vencedora

O vice-campeão Sporting de Braga entrou ontem a ganhar na edição 2010/2011 da Liga, ao vencer em casa o regressado Portimonense por 3-1, no jogo inaugural da prova.  Matheus (28') e Paulo César (45') colocaram os arsenalistas em vantagem, mas Elias (54') chegou a assustar a "pedreira" com o golo do Portimonense. No entanto, Salino, aos 83 minutos, sossegou de vez as hostes minhotas, carimbando o terceiro golo do Braga e o primeiro triunfo nesta competição. Hoje, joga o Gil Vicente (16h00) frente ao Feirense, para a Taça da Liga.


DIARIO DO MINHO

JotaCC

Bracarenses preparam "Operação Sevilha"
domingos em espanha para ver adversário

Com Domingos Paciência em Sevilha para assistir à 1.ª mão da Supertaça de Espanha entre Barcelona e Sevilha (o adversário dos bracarenses no playoff de acesso à fase de grupos da Champions já na quarta-feira), o treino deste sábado foi dirigido pelos seus adjuntos João Carlos, Miguel Cardoso e Rui Santos.

Depois da vitória na abertura do campeonato (3-1 diante do Portimonense), os titulares da partida de sexta-feira fizeram um treino condicionado de corrida ligeira (saíram mais cedo do relvado), sendo que os restantes elementos do plantel trabalharam durante hora e meia para preparar o embate com o Sevilha, no Estádio Axa, na quarta-feira às 19.45.



Pizzi renova até 2013
Promessa dos arsenalistas reforça vínculo

O Sporting de Braga anunciou na sua página oficial ter chegado a acordo com o jovem avançado Pizzi, de 21 anos. O jogador é uma das promessas do futebol português e uma esperança da formação minhota.

Apesar da sua manutenção no plantel principal não ser um dado adquirido, com várias equipas interessadas no empréstimo do jogador, a direção chefiada por António Salvador reforçou a confiança no atleta proveniente de Bragança, renovando o seu vínculo até 2013.

"O SC Braga chegou a acordo para a renovação do contrato de trabalho com o atleta Pizzi, que está agora ligado aos Guerreiros do Minho até ao final da época 2012/13 – o atual vínculo terminava na temporada 2010/11", pode ler-se na nota divulgada na página oficial do clube, onde o jovem internacional Sub-21 reage com satisfação à confiança demonstrada pelos arsenalistas: "Estou muito feliz. É um voto de confiança muito importante por parte dos responsáveis do Clube e tudo farei para corresponder às expectativas".



Paulo César: «Vamos fazer bom resultado em casa»
Atacante antevê playoff da champions

O avançado Paulo César acredita na qualificação do Sporting de Braga para a fase de grupos da Liga dos Campeões, cujo acesso a equipa minhota começa a discutir na quarta feira com os espanhóis do Sevilha.

"Estou confiante, temos de fazer um bom resultado em casa, de preferência ganhar e não sofrer golos", afirmou o avançado brasileiro dos vice-campeões portugueses, antevendo o playoff com o clube espanhol.

Paulo César disse ainda que o "objetivo" é repetir o resultado alcançado na pré-eliminatória frente ao Celtic de Glasgow (3-0), ainda que reconheça que "são equipas completamente diferentes".

"O Sevilha é uma equipa que gosta de ter a bola, muito diferente do Celtic, que era um jogo quase direto. Temos de trabalhar bem os dias que restam até quarta feira para tentar neutralizar o Sevilha", disse.

O jogador brasileiro foi confrontado ainda com a eventual saída do compatriota Luís Fabiano do Sevilha: "Espero que não jogue, que vá para o Marselha, mas se jogar temos grandes centrais, como o Moisés e o Rodriguez, que dão conta do recado perfeitamente", concluiu.

O jogo da primeira mão do playoff de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões tem lugar na quarta feira, em Braga, às 19:45.



RECORD

JotaCC

Arsenalistas treinam sem Domingos

Na ressaca da primeira vitória no campeonato, o Sp. Braga efectuou, este sábado, uma sessão de treino matinal. Domingos Paciência foi a ausência mais notada.

O técnico dos bracarenses viajou para Sevilha, onde esta noite assistirá à primeira-mão da Supertaça Espanhola, que opõe os rivais do Sp. Braga no play-off da Liga dos Campeões, ao todo-poderoso FC Barcelona. Uma ocasião ideal para Domingos Paciência estudar as virtudes e os defeitos da equipa andaluza.

A sessão de trabalho, mais ligeira para os jogadores que entraram de início frente ao Portimonese, foi assim orientada pelos adjuntos Miguel Cardoso e João Carlos, bem como pelo preparador físico, Rui Santos.

Nota para o facto de o plantel arsenalista ter trabalhado com a Adidas Finale, a bola que será utilizada nos encontros da Liga dos Campeões. Um pormenor que revela o cuidado com que o Sp. Braga está a preparar a eliminatória decisiva frente ao Sevilha.



Pizzi renovou até 2013

Jogador da casa, Pizzi, que tinha contrato até ao final de 2011 viu o seu contrato renovado por mais dois anos, continuando ligado ao Sp. Braga até 2013.

«Estou muito feliz. É um voto de confiança muito importante por parte dos responsáveis do clube e tudo farei para corresponder às expectativas», declarou, ao site do clube.

Ainda assim, o avançado de 21 anos deverá ser novamente emprestado, perfilando-se o Paços de Ferreira – clube onde actuou na época passada – como a hipótese mais forte.


A BOLA