News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 12/08

Started by JotaCC, 12 de August de 2010, 07:38

Previous topic - Next topic

JotaCC

Moisés: "Podemos fazer melhor que na época passada"

O Sp. Braga conquistou na época passada a sua melhor classificação de sempre no campeonato português (vice-campeão), mas Moisés acredita que a equipa arsenalista pode repetir a façanha nesta nova temporada, ou até... melhorar. Aumentou a responsabilidade e a pressão sobre a equipa, mas também a ambição, atestou ontem o central brasileiro, após o penúltimo treino, antes da estreia do Sp. Braga no campeonato, já amanhã, frente ao Portimonense, a partir das 20h15, no Estádio AXA.

"A expectativa é a melhor possível. Estamos a formar um grupo forte, igual ou melhor do que o que foi no ano passado. A Liga Portuguesa não é um campeonato fácil, e entramos já com um jogo difícil. O Portimonense é uma equipa que subiu esta época de divisão, mas teve o seu mérito, e por isso temos o máximo de respeito por eles. Porém, jogando em casa temos de procurar vencer", afirmou o central do Sp. Braga, perfeitamente consciente de que nesta época os holofotes vão estar mais focados no emblema bracarense, face à excelente época no ano passado.

"Sim, aumentou a responsabilidade, mas é uma responsabilidade boa. Essa pressão de vitórias hoje já faz parte da mentalidade do Braga. Não nos podemos acomodar com o que fizemos no ano passado. O pensamento tem de ser esse. Podemos fazer melhor. Acho que temos condições para isso. Logicamente, temos consciência que vai haver dificuldades, mas temos jogadores para fazer melhor. Se não pensarmos desta forma, paramos no tempo. A ambição tem de ser a de melhorar", destacou Moisés, elogiando o espírito de grupo no seio da equipa, e que ficou reforçado com a entrada dos novos atletas.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Mercado é que define dispensas

Com 28 efectivos, o tempo é de emagrecer o plantel. Na Liga, podem ser inscritos 27 jogadores, ainda que outros juniores e "rookies" (seniores de primeiro ano) possam ser acrescentados. Será nessa que entrará Guilherme, que desta forma alivia a carga bracarense em matéria legal. Mas, no aspecto desportivo, Domingos continuará com muitos jogadores. Como ainda vai chegar pelo menos mais um reforço, é certo que o Braga partirá para a "dispensa" de alguns dos seus quadros. Domingos já elegeu os candidatos a sair, mas forneceu à SAD uma lista mais alargada daqueles que admite ver partir. Assim colocou nas mãos de António Salvador a configuração final do grupo. E os dirigentes não se querem precipitar; os jogadores a sair serão aqueles cujas saídas oferecerem melhores soluções para a SAD. Na prática, é a evolução do mercado que vai ditar quem sai.

Na baliza, é ponto assente que, entre Artur Moraes e Marcos, um se vai embora. Marcos é obviamente o elo mais fraco; esteve um ano parado, chegou fora de forma e com um problema crónico nos adutores. Além disso, Artur Moraes é uma escolha pessoal de Fernando Couto e tem um currículo que quase "obriga" à sua permanência para rivalizar com Felipe. Mas, pelo mesmo motivo, não é descabido pensar que algum clube o queira e esteja disposto a pagar por ele. A SAD não o enjeitaria.

Na defesa, há cinco laterais para quatro lugares. Miguel Garcia, Sílvio e Elderson ficam, naturalmente; Lucas será o primeiro eleito para a saída, mas Eduardo também pode ficar com a fava.

Ainda mais complicado de resolver é o ataque. Lima, Elton, Meyong, Matheus e Keita são muitos para um esquema que, preferencialmente, será de apenas um ponta-de-lança. Keita é nesta fase a última opção, mas o Braga deposita esperanças nele. No que resta do plantel, só Pizzi pode estar sujeito a sair. A preferência do Braga é essa, mas há um obstáculo a travar-lhe o crescimento: sem ele, o clube só pode inscrever 21 nas provas europeias.

Aníbal e Collado a evoluir

Às ordens de Domingos Paciência estão também Aníbal e Collado. O primeiro com 19 anos e o segundo com 20, são jovens que interessa ao Braga trabalhar, mas que não têm hipótese de se integrar nesta fase no plantel principal. Por isso, e a menos que apareça um clube de Liga profissional interessado em acolhê-los por empréstimo, os dois vão jogar preferencialmente no Vizela. Mas porque o clube vizinho é satélite do Braga, acabam por nem ter de saltar borda fora. Ou seja, estarão à disposição de Domingos Paciência para qualquer eventualidade e/ou necessidade.


Moisés
"Temos jogadores para fazer melhor que em 2009/10"

Foi com agrado que Moisés viu chegar a Braga Felipe e Élton, jogadores que conhece bem. "Principalmente o Felipe, que se iniciou no mesmo clube que eu. Dispensa apresentações", comentou num discurso mais ambicioso do que o de início de época. "Acho que temos jogadores para fazer melhor. Se não pensarmos assim, paramos no tempo", considerou, certo de que também em matéria de grupo se está a formar um "igual ou melhor."

Vencer o Portimonense é obrigatório. "A campanha do ano passado deixa-nos com mais responsabilidades. A expectativa é vencer sempre", frisou, sem medo de a equipa jogar com a cabeça em Sevilha. "A Liga dos Campeões é noutra data. Aqui pensa-se sempre no próximo jogo", reforçou.

Por fim, Moisés abordou a possível renovação de contrato: "Se tiver de renovar, será bom para as duas partes. Mas, no presente, só penso no contrato que tenho na mão."


Sevilha entre 5 e 50 euros

Os bilhetes para o jogo mais importante da história do Braga são colocados hoje à venda nos locais habituais: galerias do Bingo, loja do clube e centro de atendimento aos sócios. Aqueles que adquiriram lugar anual no início da época são privilegiados e podem ficar com um ingresso de cinco euros. Os outros sócios podem comprar por 15 euros e levar um acompanhante por 20. Para o público em geral, aqui se incluindo os adeptos andaluzes, os bilhetes custam 40 ou 50 euros.

A previsão é que o Estádio AXA ultrapasse metade da sua lotação. A transmissão televisiva já foi garantida pela RTP e afastará alguns interessados. Mas vai de encontro às reclamações pela não-transmissão do jogo com o Celtic; Mesquita Machado chegou mesmo a falar de ausência de serviço público.


Sílvio apto, Paulão está em dúvida

A disponibilidade de Paulão é neste momento a única dúvida de Domingos para a convocatória que hoje terá de elaborar. O central está lesionado no joelho direito e ontem de manhã fez apenas corrida. Se não for chamado, então é o jovem Aníbal que deve saltar para os eleitos. No apronto participou Sílvio: o lateral está apto para jogar, o que deve acontecer, à semelhança dos dois primeiros jogos da época.


Empatar em Braga é "bom" para Litos

O jogo de abertura do campeonato vai opor o Braga ao Portimonense, duas equipas que fizeram um brilharete na época passada, apesar de ter sido em escalões diferentes. "Temos a nossa responsabilidade, mas a maior pertence ao Braga. Não só pelo que fizeram a época passada, mas pelo que têm feito nos últimos anos", assume Litos (na foto), técnico dos alvinegros. O treinador que regressa também à I Liga (treinou o Estoril em 2004/05) garante que o Portimonense "vai querer fazer um bom jogo", considerando o empate "um bom resultado", tanto mais que considera o Braga "um candidato ao título".


O JOGO

JotaCC

Sporting de Braga abre campeonato amanhã

Podemos fazer melhor


«Capitão» Moisés acredita que é possível voltar a discutir os primeiros lugares e superar o segundo lugar da época passada.


Moisés, «central» do Sporting de Braga, acredita que os «arsenalistas» podem fazer uma época tão boa ou melhor do que a temporada anterior, na qual se sagraram vice-campeões nacionais. Para o defesa brasileiro, as expetativas para a época que arranca amanhã com a receção ao Portimonense, 'são as melhores possíveis', 'O pensamento tem que ser fazer melhor que na época passada. Não nos podemos acomodar com o que o que fizemos, temos condições para fazer igual ou melhor. Claro que vão existir dificuldades, mas temos jogadores para fazer melhor. Se não pensarmos dessa forma, paramos no tempo. Estamos a formar um grupo forte, igual ou melhor do que o do ano passado, mas sabemos que o campeonato não é fácil', considerou o «capitão» do Sporting de Braga.
A entrar na sua terceira temporada ao serviço dos «arsenalistas», Moisés admite que a campanha da época passada – segundo lugar, melhor classificação de sempre do clube – 'deixa mais responsabilidades', mas 'isso é bom', 'Já faz parte do clube essa responsabilidade, já estamos acostumados a isso. Respeitamos qualquer adversário, mas a postura do Braga é a de tentar vencer todos os jogos', assegurou.
O jogador de 31 anos recusou que o pensamento do plantel esteja já centrado na receção ao Sevilha, na próxima quarta feira, na primeira mão do «playoff» de acesso à Liga dos Campeões: 'Não pensamos na Liga dos Campeões, o próximo jogo é que é sempre o mais importante', realçou.

Em final de contrato. Moisés não quis abordar o seu futuro em Braga, preferindo concentrar-se no 'presente'.

PRIMEIRO DE JANEIRO

Bruno3429

Moisés: «Temos que começar a vencer»

Derrotar o Portimonense, amanhã à noite, é palavra de ordem no plantel do Sporting de Braga, como afirmou, ontem, o defesa central Moisés. «Jogamos em casa e temos que começar a vencer», disse.

Diario Minho

Bruno3429

Cardozo na lista do sevilha

Avançado paraguaio é um dos desejados para render Luís Fabiano, de saída para Marselha. Clube andaluz já ponderou "Takuara" há meses e sabe que as águias não querem perdê-lo.

Um goleador ao nível do Fabuloso Luís Fabiano? Óscar Cardozo. Se de há muito os responsáveis e adeptos do Benfica o sabem - e o paraguaio tem justificado com os seus golos atrás de golos - é natural que, até ao soar do gongo para o fecho do mercado, os dirigentes de outros emblemas bem cotados do Velho Continente ponderem avançar para tentar junto dos campeões nacionais a contratação do Takuara.

É o que sucede com o Sevilha, adversário do Sp. Braga no playoff de acesso à Champions League. O emblema presidido por José Maria Del Nido, e que tem Rámon Ródriguez (Monchi) como homem-forte do futebol, pensou, ainda antes do Mundial-2010, em atacar na Luz o Bola de Prata da última época, na qual apontou dos 26 golos na Liga portuguesa. E volta agora à carga.

QUINTETO DE LUXO

O avançado internacional paraguaio era ontem apontado pela generalidade da imprensa espanhola como um dos mais prováveis cinco candidatos a reforçarem o Sevilha, perante o cenário da (praticamente adquirida) saída de Luís Fabiano para o Marselha.

A guarda de honra do número sete encarnado é respeitável: o internacional alemão (nascido no Brasil) Cacau, que renovou há alguns meses pelo Estugarda, o brasileiro André (do Santos, mas que entretanto já foi contratado pelo Dínamo Kiev) e os franceses Kevin Gameiro (Lorient) e Loic Remy (Nice).

A Bola

JotaCC

Domingos risca dois

Eduardo e Guilherme excluídos da "Champions". Abriram vagas para entrar Felipe, Luís Aguiar e Elton, numa lista que deixa pistas sobre quem pode sair. Pizzi vai ser de novo cedido.

A lista de jogadores do Sp. Braga inscritos para o play-off da Liga dos Campeões confirmou o que se suspeitava: as entradas de Felipe, Luís Aguiar e Elton determinaram as saídas do defesa Eduardo e do médio Guilherme, para além de Mário Felgueiras, que entretanto foi devolvido ao Rio Ave.

Eduardo e Guilherme estiveram entre as escolhas na terceira pré-eliminatória com o Celtic, mas não chegaram a ser utilizados por Domingos Paciência. Essas são as únicas alterações produzidas pelo treinador em relação à eliminatória com os escoceses. O Sp. Braga mantém as mesmas 23 vagas, não atingindo as 25 que a UEFA permite, por excesso de jogadores formados fora de Portugal. O central Aníbal, cedido ao Vizela, permanece na lista B, reservada a atletas da formação.

A BOLA

JotaCC

«Quarto lugar é objectivo mínimo» - Domingos Paciência

Depois do vice-campeonato, o Sp. Braga entra na nova época com o objectivo mínimo estabelecido: o quarto posto. Quem o diz é Domingos Paciência, que, no entanto, garante que a equipa pretende estar ao melhor nível em todas as competições em que vai participar.

O técnico falava em conferência de Imprensa levada a cabo para traçar a antevisão ao encontro inaugural do Campeonato, esta sexta-feira, frente ao Portimonense: «Jogando em casa, é natural que o favoritismo seja atribuído ao Sp. Braga, mas temos de provar isso dentro do campo.»

«Espero um Portimonense aguerrido e atrevido. Compete-nos jogar nos limites e procurar chegar ao golo para conseguir os três pontos», afirmou o técnico, que desvalorizou o facto de logo a seguir ter pela frente o primeiro embate com o Sevilha tendo em vista a entrada na Liga dos Campeões: «Quando se inicia uma época com ambição, não se define qual a competição mais importante. Queremos estar ao nosso melhor em todas as provas.»

Sobre a equipa, Domingos diz não ter dúvidas quanto ao titular na baliza, mas escusou-se a revelar o escolhido, confirmando a possibilidade de haver saídas do plantel. Certo é já não estar preparado para perder algum dos habituais titulares.

Então e o objectivo para o final do campeonato? «O mínimo é o quarto lugar. Se as coisas correrem como na época passada, logo veremos.»

A BOLA

JotaCC

Domingos: «Natural favoritismo»
Técnico antecipa jogo com Portimonense

O técnico do Sporting de Braga, Domingos Paciência, antecipou, esta quinta-feira, o jogo diante do Portimonense, que marcará o início do campeonato, sexta-feira, no Estádio AXA.

"É natural que o favoritismo seja atribuído ao Braga, mas só dentro do campo poderemos confirmar isso", alertou Domingos Paciência, acrescentando que compete à sua equipa "jogar nos limites e procurar constantemente a vitória".

Relativamente ao Portimonense, que esta época volta a competir na mais importante competição do futebol nacional, o técnico do Braga referiu que "será uma equipa aguerrida", e que os jogadores têm que estar "preparados para isso, de forma a conseguir os 3 pontos".

Domingos Paciência falou ainda sobre os objetivos para esta temporada, afirmando que o clube está envolvido "em muitas frentes" e que há "ambições em todas elas". No que ao campeonato diz respeito, Domingos estabeleceu o "4.º lugar" como "objetivo mínimo".  

RECORD

Bruno3429

Sevilha: treinador não perde sono com saída de Fabiano
Adversário do Sp. Braga pode ficar sem goleador


PUBCartão Crédito Barclaycard, adira e receba um GPS123452 votos0 comentários O futuro de Luís Fabiano no Sevilha continua incerto. O avançado brasileiro pode deixar o adversário do Sp. Braga no play-off da Liga dos Campeões, mas o treinador Antonio Álvarez não parece muito preocupado com o tema.

«Se sair, outro virá, por isso não perco o sono», disse o técnico, citado pelo Diário de Sevilha. «Estamos a falar de um futebolista excepcional, mas se o negócio for rentável para o clube, se se paga o estipulado, não se pode fazer nada», continuou Álvarez. «Se Fabiano sair, temos em vista várias opções para substituí-lo», garantiu o treinador.

Antonio Álvarez admite que a preferência irá para «um jogador de garantias, que saiba o que é o futebol espanhol e que seja goleador». Por outro lado, o técnico sublinhou o profissionalismo do internacional brasileiro. «Fabiano não teve nenhum problema comigo nestes meses que treino o clube e, se ele ficar, também não haverá qualquer problema», disse. «Se ele ficar, vamos ver se ele renova contrato, que foi algo que já lhe foi oferecido», concluiu.

Sem poupar jogadores para o Sp. Braga

A conferência de imprensa do treinador também passou pelo Sporting de Braga. Os sevilhanos jogam a Supertaça espanhola com o Barcelona (duas mãos, a primeira sábado), mas Antonio Ávarez refuta a ideia de poupar jogadores para o confronto com os portugueses, para a Liga dos Campeões.

«Vou colocar uma equipa muito competitiva, porque entre um jogo e o outro (sábado e quarta-feira) há tempo para recuperar jogadores, por isso vou tentar escolher os melhores onzes para esses quatro jogos», disse, em relação às duas mãos da Supertaça de Espanha e ao play-off da Champions.

Maisfutebol

david

Felipe, Luís Aguiar e Elton na convocatóriaPor Redacção

O treinador do Sp. Braga, Domingos Paciência chamou os três últimos reforços – Felipe, Luís Aguiar e Elton – para o jogo inaugural da Liga com o Portimonense.

Destaque ainda para Paulão, central brasileiro que ontem trabalhou condicionado devido a problemas musculares mas que ainda assim foi chamado para a recepção á formação algarvia.

O jogo entre Sp. Braga e Portimonense está agendado para as 20.15 horas desta sexta-feira no Estádio AXA.

Eis a lista de convocados:

Guarda-redes: Artur e Felipe.

Defesas: Miguel Garcia, Moisés, Rodriguez, Paulão, Elderson e Sílvio.

Médios: Vandinho, Leandro Salino, Madrid, Luís Aguiar, Alan, Hélder Barbosa e Paulo César.

Avançados: Matheus, Elton, Lima e Meyong.
20:12 - 12-08-2010
A bola

JotaCC

Felipe e Elton convocados
domingos conta com os mais recentes reforços

As estreias do guarda-redes Felipe e do ponta-de-lança Elton são as grandes novidades nos convocados do Sp. Braga para a receção de sexta-feira ao Portimonense, que abre da Liga 2010/2011.

Felipe (ex-Corinthians) e Elton (ex-Vasco da Gama) são os mais recentes reforços dos minhotos, tendo chegado a Portugal domingo e treinado pela primeira vez segunda-feira, mas o treinador, Domingos Paciência chamou-os.

Além destes dois jogadores e em relação ao jogo com o Celtic, da segunda mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, registo para as saídas dos guarda-redes Mário Felgueiras (regressou ao Rio Ave) e Diego (na seleção Sub-21), do médio Guilherme e do ponta-de-lança Keita.

Destaque ainda para a primeira chamada de Luís Aguiar, depois de consumado o novo empréstimo do Dínamo de Moscovo.

O jogo com o Portimonense realiza-se no Estádio Municipal de Braga, a partir das 20.15 de sexta-feira, e será arbitrado por Carlos Xistra, de Castelo Branco.

Lista dos 19 convocados:

Guarda-redes: Artur Moraes e Felipe.
Defesas: Miguel Garcia, Moisés, Rodriguez, Elderson, Sílvio e Paulão.
Médios: Vandinho, Andrés Madrid, Leandro Salino e Luís Aguiar.
Avançados: Alan, Hélder Barbosa, Paulo César, Matheus, Elton, Lima e Meyong.


RECORD

JotaCC

Felipe e Elton convocados para defrontar o Portimonense

As novidades nos convocados do Sp. Braga para a recepção ao Portimonense, na sexta-feira, são os recém-chegados Felipe e Elton.

Destaque ainda para a primeira chamada de Luís Aguiar, depois de consumado o novo empréstimo do Dínamo de Moscovo.

A partida frente ao Portimonense realiza-se pelas 20h15, amanhã, no Estádio Municipal de Braga.

Lista de convocados:


Guarda-redes: Artur Moraes e Felipe.

Defesas: Miguel Garcia, Moisés, Rodriguez, Elderson, Sílvio e Paulão.

Médios: Vandinho, Andrés Madrid, Leandro Salino e Luís Aguiar.

Avançados: Alan, Hélder Barbosa, Paulo César, Matheus, Elton, Lima e Meyong.


O JOGO

Bruno3429

Mossoró e o título: «Grandes que briguem, nós jogamos por fora»
Médio do Sp. Braga analisa F.C. Porto, Benfica e Sporting

Por Luís Pedro Ferreira

O Sp. Braga é o anfitrião do arranque da Liga 2010/11, quando nesta sexta-feira receber o Portimonense. Segundos classificados na temporada passada, os minhotos querem fazer novo campeonato brilhante. Márcio Mossoró foi uma das figuras de 2009/10 e, agora, atira o favoritismo para os três grandes. Já o Sp. Braga «joga por fora» na corrida ao título.

«Vamos trabalhar como no ano passado», disse o brasileiro, na apresentação, em Lisboa, dos equipamentos de 12 equipas da I Liga, patrocinadas por uma marca de apostas. «Há três favoritos e o nosso objectivo é ficar nos quatro primeiros», explicou, para, no entanto, frisar que há aspectos em que o clube espera ter melhor rendimento que na época transacta, «como vencer todos os jogos em casa».

Questionado sobre o momento dos arsenalistas, Mossoró argumenta que «a equipa está a chegar ao melhor nível» depois de «dois jogos excelentes com o Celtic», para a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões. «A equipa está mais entrosada, com os jogos, ficará melhor, para estar de igual para igual com os grandes, quando os defrontar», declarou.

«Os três estão fortes, o F.C. Porto mostrou que está cada vez mais forte, mas o Benfica tem a sua força, tal como o Sporting, que tem um novo treinador», considerou o médio brasileiro, acerca das possibilidades de cada um dos ditos grandes. «Vamos deixar que eles briguem entre eles, nós jogamos por fora», concluiu Mossoró, sobre a corrida ao título de campeão nacional.

Maisfutebol

Bruno3429

Sp. Braga-Portimonense (antevisão): tudo a postos? Vai começar!
Minhotos começam esta sexta a defender estatuto

Por João Tiago Figueiredo

Com o Mundial a caminhar, rapidamente, para se tornar numa mera recordação e entre as trocas e baldrocas habituais de mais um defeso, eis que surge a Liga 2010/11. Moutinho no F.C. Porto? Que peças perde o campeão Benfica? Quem reforça o Sporting? E o Sp. Braga, como se vai apresentar? Tudo perguntas que ficam para trás, quando a bola começar a rolar esta sexta-feira (20h15).

Ou melhor, ficam para trás todas menos uma, obviamente. É que o Sp. Braga, que já começou a dar cartas no apuramento para a Liga dos Campeões, tem o primeiro teste interno. A primeira batalha e a primeira oportunidade «caseira» de mostrar que o ano passado foi uma consequência e não um acaso.

Domingos: «Objectivo é, no mínimo, o quarto lugar»

A meio da semana, Moisés, um dos capitães, descartou baixar a fasquia. «O Sp. Braga tem jogadores para fazer melhor», atirou. Ora, pelo menos no campeonato, fazer melhor é ser campeão, mas o objectivo do título nunca foi oficialmente encarado pelos responsáveis bracarenses que apontam, no mínimo, ao quarto lugar.

Mas, quanto ao jogo de estreia, não há dúvidas: só a vitória interessa ao Sp. Braga, frente a um Portimonense que regressa à Liga, 20 anos depois da última vez. Os algarvios não contam com Candeias, que esteve na Lituânia ao serviço da selecção sub-21, mas levam André Pinto, nas mesmas condições. Os moçambicanos Jumisse e Pelembe e o sul-africano Kadi ainda esperam a resolução dos respectivos processos de inscrição, pelo que a sua utilização não é certa.

Litos ambicioso em Braga: «Não abdicaremos nunca do ataque»

Ainda assim, Litos entende que a pressão está do lado bracarense, embora haja «boas perspectivas» para uma estreia que, se não se saldar por um desaire, será obrigatoriamente positiva.

Onzes prováveis:

SP. BRAGA: Artur; Miguel Garcia, Moisés, Rodriguez e Elderson; Vandinho, Madrid e Salino; Paulo César, Alan e Matheus.

PORTIMONENSE: Pedro Silva; Ricardo Pessoa, André Pinto, Di Fabio e Nilson; Elias, Pedro Moreira e Peña; Ivanildo, Lito e Calvin Kadi.

Maisfutebol