News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Questão fulcral: como fazer crescer o número de adeptos do Braga?

Started by BRio_Braguista, 09 de August de 2010, 11:14

Previous topic - Next topic

OBracarense

Porque nem tudo é mal feito, aqui um bom exemplo que já tinha sido feito pelo menos o verão passado.

Férias Guerreiras
https://scbraga.pt/ferias-gverreiras-natal-2018/

AMartins

Quote from: OBracarense on 13 de December de 2018, 11:49
Porque nem tudo é mal feito, aqui um bom exemplo que já tinha sido feito pelo menos o verão passado.

Férias Guerreiras
https://scbraga.pt/ferias-gverreiras-natal-2018/

Escelente iniciativa. Só acho que não faz sentido que uma criança que seja sócia pague quase o mesmo de uma não-sócia.

rpo.castro

Quote from: AMartins on 13 de December de 2018, 15:49
Quote from: OBracarense on 13 de December de 2018, 11:49
Porque nem tudo é mal feito, aqui um bom exemplo que já tinha sido feito pelo menos o verão passado.

Férias Guerreiras
https://scbraga.pt/ferias-gverreiras-natal-2018/

Escelente iniciativa. Só acho que não faz sentido que uma criança que seja sócia pague quase o mesmo de uma não-sócia.
O ponto de equilíbrio é sempre o mais difícil de encontrar.
Contudo neste caso apenas, aumentar mais o valor de não sócia iria fazer com que o pai inscrevesse a criança para ter desconto maior ou era menos uma criança na actividade em que estará em contacto com o Clube (criando/alimentando o tal bichinho)?

Iniciativa boa. Pergunto só: quantos sabiam antes de o forista ter publicado aqui? É anunciado na área das adesões de sócios que esta é uma das vantagens?

É preciso ter boas iniciativas e que estas sejam divulgadas. É o tal departamento de marketing que tanta falta faz.
Quem não sente não é filho de boa gente.

AMartins

Quote from: rpo.castro on 13 de December de 2018, 20:45
Quote from: AMartins on 13 de December de 2018, 15:49
Quote from: OBracarense on 13 de December de 2018, 11:49
Porque nem tudo é mal feito, aqui um bom exemplo que já tinha sido feito pelo menos o verão passado.

Férias Guerreiras
https://scbraga.pt/ferias-gverreiras-natal-2018/

Escelente iniciativa. Só acho que não faz sentido que uma criança que seja sócia pague quase o mesmo de uma não-sócia.
O ponto de equilíbrio é sempre o mais difícil de encontrar.
Contudo neste caso apenas, aumentar mais o valor de não sócia iria fazer com que o pai inscrevesse a criança para ter desconto maior ou era menos uma criança na actividade em que estará em contacto com o Clube (criando/alimentando o tal bichinho)?


Concordo.
Não sei como correu a última iniciativa, como tal também não posso dizer de forma informada se é muito caro ou não na perspectiva do não-sócio. Agora, se está definido que o preço para não-sócio é este, mediante a procura anterior, um sócio (e se ainda para mais tiver um dos pais também sócio) deveria ter um preço bem diferenciado do valor referente ao do não-sócio.


NightHawk

Tenho uma ideia ótima para fazer crescer o número de adeptos: Jogos às 21h15 de sexta-feira em Dezembro!

DiogoEA

Eu tenho outra ideia! Obrigar idosos de 90 anos a subir as escadas da Poente ou, em alternativa, esperar 1h15 após o jogo pelo único elevador funcionante da bancada (porque este já chegava ao piso 1 cheio de gente dos camarotes ou da tribuna prestige).

Isto para chegar aos 15mil não basta pensar no assunto e pedir! É preciso trabalho e esse, em prol dos sócios, não vejo nenhum.

NightHawk

Bom, sarcasmos à parte, vou tentar ajudar, apesar de tal como todas as ideias já colocadas neste e noutros tópicos, ir cair em saco roto e ninguém do clube querer sequer saber.

Vou usar o exemplo deste jogo com o Feirense mas por um momento esquecer completamente o horário absurdo do mesmo e todas as dificuldades já por demais escritas do estádio. Ou seja, mostrar que apesar destes 2 problemas gritantes, mesmo assim havia muito a fazer e nada foi feito.

A atividade nas redes sociais foi relativamente boa, com vários posts sobre o jogo. O problema aqui é que 3 foram na 5ª e 2 na 6ª, ou seja, já muito em cima do jogo. As campanhas nas redes sociais têm que começar mais cedo, no mínimo 1 semana ou até 2 semanas antes do jogo. A importância disto é ter a noção que nem toda a gente sabe "de cor" em que dia/hora joga o Braga e criar o bichinho do jogo desde antes. Com eventos, notícias, sobre o jogo com mais de 1 semana de antecedência evita-se que se saiba do jogo apenas nos dias anteriores e se mobilize mais gente.

Mais, este era o último jogo do Braga em casa antes do Natal. Houve alguma campanha especial por causa disto? Nada.
Uma coisa que vários clubes por essa europa fora fazem, e ainda mais nos estados unidos, é criar para cada jogo um tema, e usá-lo para atrair público.
Isto nem sequer tem grandes custos: O jogo do Feirense podia muito bem ser o jogo de Natal. Fazer uma campanha para que os adepto levassem roupa a condizer, dar um prémio (uma camisola, um cachecol, uma foto assinada por um jogador, etc) para o sócio sub-12 com o melhor "traje" sobre o Natal, criar como foi feito nos últimos anos, uma campanha de troca de um bilhete por um brinquedo, colocar miúdos/miúdas no centro da cidade, engalanado já para o Natal, ontem, anteontem, quarta, vestidos de pai/mãe natal a distribuir flyers sobre o jogo e a falar das campanhas e prémios.

A sério, alguém ontem sentiu espírito natalício no último jogo do ano? Nem sequer colocaram a mensagem "feliz natal" no raio do ecrã no fim do jogo! Nem o speaker disse nada! É assim que querem cativar adeptos? Ontem ajudei 2 pessoas de outro país a encontrar a porta para o seu lugar na bancada. Acham que estes adeptos sentiram algum conforto e "chamamento" para voltar com o ambiente que... não foi criado?

O próximo jogo com o Marítimo o tema seria o início do ano, o jogo com o Moreirense podia ter sido sobre o Halloween, o jogo com o Setúbal podia ter sido sobre o S. Martinho (por exemplo 1 punhado castanhas assadas dadas a cada adepto), etc, etc, etc. Não é preciso sequer muita imaginação, é só usar a cada jogo um tema ligado a uma festividade, período do ano (jogo do Outono, jogo da Primavera), etc, etc. E sim, muito importante: ter presença na cidade com gente a angariar adeptos nos dias anteriores ao jogo, com brincadeiras, trajes a rigor, bom humor etc.

É muito complicado e dispendioso fazer isto? Não, não é, só é preciso ter vontade e espírito de missão em prol do clube.

Outra coisa, devia-se usar muito mais os outdoors por toda a cidade para divulgar os jogos (e o tema de cada jogo), com 2/3 semanas de antecedência. É preciso que toda a cidade veja e saiba que o Braga vai jogar no dia X às tantas horas com vários dias de antecedência.

Mais ainda, o ambiente em volta do jogo, que seria ajudado se se criasse um tema, é completamente amorfo. Falo das músicas usadas no estádio, o que é passado (NADA) no ecrã antes do jogo. Nos outros países, e aqui o exemplo mais clássico é nos States, antes do jogo no ecrã (e temos o maior ecrã do país) passam vídeos sobre o pre-jogo: comentários do treinador (podia-se revistar 1 minuto da conterência de imprensa), de um jogador, estatísticas sobre os confrontos anteriores, notícias sobre o adversário (e.g. último resultado, lesionados, jogador em forma, etc). Isto nem sequer é difícil porque: já temos a Braga TV a cobrir a conf. imprensa, já temos as estatísticas no colocadas no facebook, temos jornalistas da Braga TV a poderem criar um compacto. A importância disto é os adeptos se sentirem ligados ao jogo mesmo antes se ele começar e estarem entretidas. Se o ambiente à volta do jogo for bom, se houver coisas a passar o ecrã, umas músicas que animem, mais facilmente as pessoas voltam, porque criar um sentimento de que há interesse por elas, por lhes dar informação.

Nada disto era difícil de se fazer e, na minha opinião, tudo isto traria adeptos ao estádio, mesmo com os 2 problemas estruturais que temos: Horários absurdos, e um estádio disfuncional.

D_PAC

Aqui fica uma bela prenda:) já mandei vir para a ceia [emoji28]

#VãoTerDeContarConnosco

rpo.castro

Quem não sente não é filho de boa gente.

barinho

Quote from: NightHawk on 15 de December de 2018, 14:19
Bom, sarcasmos à parte, vou tentar ajudar, apesar de tal como todas as ideias já colocadas neste e noutros tópicos, ir cair em saco roto e ninguém do clube querer sequer saber.

Vou usar o exemplo deste jogo com o Feirense mas por um momento esquecer completamente o horário absurdo do mesmo e todas as dificuldades já por demais escritas do estádio. Ou seja, mostrar que apesar destes 2 problemas gritantes, mesmo assim havia muito a fazer e nada foi feito.

A atividade nas redes sociais foi relativamente boa, com vários posts sobre o jogo. O problema aqui é que 3 foram na 5ª e 2 na 6ª, ou seja, já muito em cima do jogo. As campanhas nas redes sociais têm que começar mais cedo, no mínimo 1 semana ou até 2 semanas antes do jogo. A importância disto é ter a noção que nem toda a gente sabe "de cor" em que dia/hora joga o Braga e criar o bichinho do jogo desde antes. Com eventos, notícias, sobre o jogo com mais de 1 semana de antecedência evita-se que se saiba do jogo apenas nos dias anteriores e se mobilize mais gente.

Mais, este era o último jogo do Braga em casa antes do Natal. Houve alguma campanha especial por causa disto? Nada.
Uma coisa que vários clubes por essa europa fora fazem, e ainda mais nos estados unidos, é criar para cada jogo um tema, e usá-lo para atrair público.
Isto nem sequer tem grandes custos: O jogo do Feirense podia muito bem ser o jogo de Natal. Fazer uma campanha para que os adepto levassem roupa a condizer, dar um prémio (uma camisola, um cachecol, uma foto assinada por um jogador, etc) para o sócio sub-12 com o melhor "traje" sobre o Natal, criar como foi feito nos últimos anos, uma campanha de troca de um bilhete por um brinquedo, colocar miúdos/miúdas no centro da cidade, engalanado já para o Natal, ontem, anteontem, quarta, vestidos de pai/mãe natal a distribuir flyers sobre o jogo e a falar das campanhas e prémios.

A sério, alguém ontem sentiu espírito natalício no último jogo do ano? Nem sequer colocaram a mensagem "feliz natal" no raio do ecrã no fim do jogo! Nem o speaker disse nada! É assim que querem cativar adeptos? Ontem ajudei 2 pessoas de outro país a encontrar a porta para o seu lugar na bancada. Acham que estes adeptos sentiram algum conforto e "chamamento" para voltar com o ambiente que... não foi criado?

O próximo jogo com o Marítimo o tema seria o início do ano, o jogo com o Moreirense podia ter sido sobre o Halloween, o jogo com o Setúbal podia ter sido sobre o S. Martinho (por exemplo 1 punhado castanhas assadas dadas a cada adepto), etc, etc, etc. Não é preciso sequer muita imaginação, é só usar a cada jogo um tema ligado a uma festividade, período do ano (jogo do Outono, jogo da Primavera), etc, etc. E sim, muito importante: ter presença na cidade com gente a angariar adeptos nos dias anteriores ao jogo, com brincadeiras, trajes a rigor, bom humor etc.

É muito complicado e dispendioso fazer isto? Não, não é, só é preciso ter vontade e espírito de missão em prol do clube.

Outra coisa, devia-se usar muito mais os outdoors por toda a cidade para divulgar os jogos (e o tema de cada jogo), com 2/3 semanas de antecedência. É preciso que toda a cidade veja e saiba que o Braga vai jogar no dia X às tantas horas com vários dias de antecedência.

Mais ainda, o ambiente em volta do jogo, que seria ajudado se se criasse um tema, é completamente amorfo. Falo das músicas usadas no estádio, o que é passado (NADA) no ecrã antes do jogo. Nos outros países, e aqui o exemplo mais clássico é nos States, antes do jogo no ecrã (e temos o maior ecrã do país) passam vídeos sobre o pre-jogo: comentários do treinador (podia-se revistar 1 minuto da conterência de imprensa), de um jogador, estatísticas sobre os confrontos anteriores, notícias sobre o adversário (e.g. último resultado, lesionados, jogador em forma, etc). Isto nem sequer é difícil porque: já temos a Braga TV a cobrir a conf. imprensa, já temos as estatísticas no colocadas no facebook, temos jornalistas da Braga TV a poderem criar um compacto. A importância disto é os adeptos se sentirem ligados ao jogo mesmo antes se ele começar e estarem entretidas. Se o ambiente à volta do jogo for bom, se houver coisas a passar o ecrã, umas músicas que animem, mais facilmente as pessoas voltam, porque criar um sentimento de que há interesse por elas, por lhes dar informação.

Nada disto era difícil de se fazer e, na minha opinião, tudo isto traria adeptos ao estádio, mesmo com os 2 problemas estruturais que temos: Horários absurdos, e um estádio disfuncional.

Parabéns pelo comentário, concordo com basicamente tudo. Ainda há quem de gosto ler neste fórum e não se limite a bater em tudo que mexe e qu tenha o nosso símbolo.

Já agora acho que este tópico era mais certeiro se se chamasse como aumentar o número de adeptos do Braga no estádio.

Isto porque em termos de adeptos estamos garantidos, basta olhar por essa cidade fora e cada vez mais, principalmente os mais novos são só do Braga. E quando puderam ir ao estádio sozinhos, uma vez que muitos pais ou não são do Braga ou não tem hábito de ir ao estádio, penso que também vão contribuir para mais assistência.

O nosso grande desafio é por isso chamar a cada vez maior massa adepta do Braga ao estádio e criar esse hábito. Em casa, porque fora salvo raras excepções temos sempre muita gente.

A conclusão da segunda da CD também será importante. Vejam na avenida do estádio a noite, à direita as imediações do estádio escuras, frias, parecem quase abandonadas. À esquerda a academia iluminada, quente, convidativa. A segunda fase e as melhorias no estádio concerteza trarão melhoras nesse aspeto.

Cão Vadio

Quote from: D_PAC on 19 de December de 2018, 18:06
Aqui fica uma bela prenda:) já mandei vir para a ceia [emoji28]


Comprei uma hoje no L'leclerc em Ferreiros 13,99€, por isso, não é preciso ir longe. Mas é sem duvida uma boa prenda!

kiko scb

Também comprei uma e fui pedir aos escuteiros para fazer um embrulho. Os mesmos tinham-me dito que tem passado bastantes pelas mãos deles, por isso uma aposta com sucesso.

rpo.castro

Fiquei espantado ao ligar o rádio e apanhar o porto a jogar ao inicio de uma tarde de domingo.

Das duas uma, ou o jogo dá no canal do clube ou tem menos valor comercial que um Braga-Praiense ou Braga-Feirense que têm de ser no horario nobre de pela noite dentro
Quem não sente não é filho de boa gente.

AMartins

Quote from: rpo.castro on 23 de December de 2018, 16:54
Fiquei espantado ao ligar o rádio e apanhar o porto a jogar ao inicio de uma tarde de domingo.

Das duas uma, ou o jogo dá no canal do clube ou tem menos valor comercial que um Braga-Praiense ou Braga-Feirense que têm de ser no horario nobre de pela noite dentro
Jogos televisionados às 15h de Domingo?? Desde quando isso é permitido em Portugal??

Observador

Com este tempo maravilhoso não vão abrir nenhum treino as famílias até dia 1 ?

Não façam isso .......

Carvalhux

Um pouco off topic mas fica aqui a  sugestão de uma serie documental da netflix sobre o Sunderland, clube que desceu duas vezes seguidas. Fala do clube, da cidade e da enorme paixão dos adeptos pelo futebol e naturalmente pelo seu clube  ;)

https://www.youtube.com/watch?v=KLU7aNFp65M


Magicobraga

Ontem na rua do caíres vi centenas de pessoas a passar com quipos e camisolas do Braga, era a toda a hora.

NightHawk

O Boavista, tendo em conta o sucesso das campanhas que fizeram nos últimos jogos em casa, anunciou isto: http://www.zerozero.pt/news.php?id=250155

Não digo a nossa direção ser tão radical, mas é de se ter em conta a forma como o Boavista tem conseguido voltar a chamar antigos sócios e adeptos.

Se a nossa política de atração de adeptos continuar, é bem provável que na próxima época fiquemos em 6º no nº de adeptos no estádio...

100%SCB

Quote from: NightHawk on 12 de May de 2019, 19:45
O Boavista, tendo em conta o sucesso das campanhas que fizeram nos últimos jogos em casa, anunciou isto: http://www.zerozero.pt/news.php?id=250155

Não digo a nossa direção ser tão radical, mas é de se ter em conta a forma como o Boavista tem conseguido voltar a chamar antigos sócios e adeptos.

Se a nossa política de atração de adeptos continuar, é bem provável que na próxima época fiquemos em 6º no nº de adeptos no estádio...
Boas medidas. E acho que poderíamos fazer algo bastante semelhante.
Então, até aos 18 não se pagar quotas já deveríamos ter feito.

Fazer algo equilibrado, em que os sócios com cadeira saíssem a ganhar (nem que seja por uma margem mínima) em relação aos sócios normais e estes em relação aos acompanhantes.

Não me importo de "copiar" bons exemplos, e este é um deles!
FORÇA BRAGA