News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 01/08

Started by JotaCC, 01 de August de 2010, 07:28

Previous topic - Next topic

JotaCC

Barbosa como via alternativa

Cumprindo o planeamento que estava previsto, Domingos Paciência não utilizou nenhum jogador que foi titular contra o Celtic, bem como Matheus, que nesse jogo entrou aos 65 minutos. Os heróis da primeira-mão da terceira pré-eliminatória da Champions treinaram à parte e passaram pelo relvado do AXA ao intervalo, recebendo um forte aplauso dos adeptos. Dos utilizados na quarta-feira, Hélder Barbosa foi a excepção e ontem jogou a titular.

Frente aos escoceses, o extremo-esquerdo recebeu um voto de confiança de Domingos ao ser chamado para render Alan ao cair do pano. Motivado e empenhado para responder à altura em próximas oportunidades, ontem foi preponderante na vitória sobre o Al Sharjah, equipa dos Emirados Árabes Unidos treinada por Manuel Cajuda que tem vindo a estagiar em Braga. Caso a mialgia na coxa direita de Paulo César evolua para um patamar obviamente indesejado pelos bracarenses, Domingos não terá, assim, grandes dificuldades para encontrar a alternativa ao brasileiro.

Hélder Barbosa começou como avançado ao lado de Keita. Entre boas deambulações para os flancos, bateu o canto, aos sete minutos, para o golo de cabeça apontado pelo júnior brasileiro, Fernando. Pizzi, outro jovem ala em destaque neste jogo-treino, elevou para 2-0, aos 15 minutos, com um remate rasteiro na meia lua da área a fazer entrar junto ao poste direito. Antes, Pizzi já tinha estado perto do golo com cabeceamento perigoso e, aos 51 minutos, rematou à barra. Logo a seguir, Hélder Barbosa fixou o resultado final em 3-0, ao encostar ao segundo poste uma bola cruzada na direita por Lucas.

Na segunda parte, Domingos testou duplas atrás (Léo Fortunato e Paulão) e à frente (Meyong e Collado), mantendo a meio-campo Peterson - o hatiano que está a rodar no satélite Vizela - e Guilherme, que esteve em bom plano mas saiu tocado aos 83 minutos. Nas alas, mandaram Pizzi (à direita) e Hélder Barbosa (à esquerda), isto, é claro, na fase mais interessante. Depois, o treinador fez regressar Fernando, deu minutos a Diego e lançou três juniores: Filipe, Maia e Lamela.

O Braga, mesmo assim, dominou, o que reflecte a diferença de qualidade entre as duas equipas. O Al Sharjah, muito limitado tecnicamente, foi fácil de contornar em todos os momentos do jogo, pelo que este foi um teste mais produtivo, para o Braga, em termos individuais do que colectivos.

Na primeira parte | 4x1x3x2

À frente de Peterson, Guilherme comandou o meio-campo, apoiando o ataque que teve em Hélder Barbosa a novidade na companhia ao ponta-de-lança Keita. Sílvio ganhou rotinas na direita e Eduardo adaptado.

Na segunda parte | 4x4x2

Guilherme recuou para o lado de Peterson face à utilização de dois pontas-de-lança de raiz, Meyong e Collado. Hélder Barbosa passou para a posição de origem e Sílvio voltou ao seu lugar das últimas épocas.

Braga 3 | Al-sharjah 0

Estádio AXA

Árbitro Albano Oliveira (AF Braga)

Artur Moares; Sílvio, Léo Fortunato, Aníbal e Fernando; Peterson, Guilherme, Pizzi e Eduardo; Keita e Hélder Barbosa

Jogaram ainda: Lucas, Paulão, Meyong, Collado, Diego, Filipe, Maia e Lamela

Treinador Domingos Paciência

Rashid Ahmed; Moussa Hattab, Fayez Jumaa e Solimanal Moghni; Khamis Ahmed, Issam Darwish, Al Ghashmi Ali e Adel Abdulkharm; Roben, Marcelinho e Nawaf Mubarak

Jogaram ainda: Mahmoodal Mass, Naseur Jumaa, Ahmed Al Janahi, Hassan Mohamed, Ahmed, Taymour e Mohamed

Treinador Manuel Cajuda

Ao intervalo 2-0

Golos | 7' Fernando, 15' Pizzi e 52' Hélder Barbosa

Cartões | Nada a assinalar


Como jogaram os novos do Braga

Artur Moraes | Muito comunicativo com os colegas da defesa. Só foi chamado três vezes a intervir: uma defesa para canto, uma saída eficaz e outra em falso, aos 23 minutos.

Sílvio
| Mais ofensivo na primeira parte, período em que jogou na direita. Esteve bem a cruzar.

Léo Fortunato | Jogo importante para ganhar o ritmo perdido. Gosta de sair a jogar e dar indicações. Falha de comunicação com Artur Moraes podia ter custado caro aos 23 minutos.

Eduardo | Chegou ao Braga como lateral-esquerdo com rotinas de central, mas tem vindo a jogar na ala. Enquadra-se bem na posição, mas limita-se a tentar não falhar.

Pizzi | Além de um cabeceamento perigoso, um golo e um remate à barra, o extremo teve rasgos vistosos, cujos pormenores técnicos arrancaram vários aplausos à plateia.

Hélder Barbosa | Confiante e seguro nas acções, esteve em dois dos três golos.

Keita | Boa arrancada aos quatro minutos e cruzamento para Pizzi, mas pouco mais.

Lucas | Num jogo de sentido único, sentiu-se como peixe na água.

Collado | Nunca desistiu de um lance, mas foi perdulário.


Samaras salva Celtic

À semelhança do Braga, o Celtic também jogou ontem. O adversário da equipa portuguesa na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões empatou (2-2) com os franceses do Olympique de Lyon, num jogo a contar para o Emirates Cup, torneio que está a ser organizado pelo Arsenal.

Os escoceses, mesmo perante um adversário que jogou com alguns dos seus jogadores menos utilizados, estiveram a perder por 2-0, mas conseguiram restabelecer a igualdade nos últimos dez minutos da partida. Com um grande golo de livre, aos 28 minutos, Michel Bastos colocou os gauleses a ganhar por 1-0, vantagem que seria ampliada por Novillo aos 51'. Já com Efrain Juarez em campo - o mexicano contratado ao Pumas foi o principal responsável pelo melhoramento da equipa -, o Celtic reduziu por Hooper aos 82' e empatou pelo grego Samaras (de cabeça) aos 89'. Neil Lennon geriu o esforço dos jogadores, pelo que apenas Zaluska, Cha Du-Ri, Loovens, Ledley e Scott Brown repetiram a titularidade do jogo com o Braga. Hoje, também em Londres, o Celtic defronta o Arsenal, às 16h20.

O JOGO

JotaCC

Sp. Braga vence Al-Sharjah, Celtic empata com Lyon

O Sp. Braga venceu ontem (3-0, golos de Fernando, Pizzi e Hélder Barbosa) o Al-Sharjah, do treinador português Manuel Cajuda, num jogo de preparação para a época 2010/11. Domingos Paciência poupou grande parte dos titulares.

Três dias depois de terem vencido o Celtic, por 3-0, na primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, o Sp. Braga entrou sem um único jogador do "onze" inicial que defrontou os escoceses. Alan, Mário Felgueiras, Rodriguez, entre outros, só chegaram ao relvado principal do Municipal de Braga pouco antes do intervalo e para fazerem um treino à parte.

Em Londres, no Estádio do Arsenal para disputar a Taça Emirates, o Celtic empatou 2-2 com os franceses do Lyon. A equipa escocesa esteve a perder por 2-0 e evitou a derrota nos minutos finais, por Gary Hooper, aos 82 minutos, e através de Samaras, aos 89". No outro jogo do torneio, Milan e Arsenal empataram (1-1, golos de Pato e Chamakh). Hoje, o Lyon enfrenta a equipa italiana, enquanto o Celtic defronta o anfitrião inglês.


PUBLICO

JotaCC

De outras galáxias...


Ainda bem que Domingos Paciência aproveitou o teste com o conjunto árabe para ver em acção as segundas linhas e dar minutos aos mais frescos no grupo de trabalho, já que se tem recorrido aos pesos pesados o marcador teria ficado demasiado desnivelado, face à distância que existe entre as duas equipas e os dois tipos futebóis. O Sporting Clube de Braga é, na actualidade, um conjunto com carimbo europeu, ao passo que a formação orientada por Manuel Cajuda tem apenas três anos de profissionalismo e demonstra claramente ainda a verdura do seu futebol. Contudo fica a clara certeza que o conjunto dos Emirados Árabes Unidos foi recrutar o professor ideal para dotar a equipa de outro calibre e poder lançar-se para outros voos...até porque a grande vantagem está nos petrodólares.
Todavia, regressando ao jogo, Domingos Paciência procurou dar ritmo competitivo a elementos que entraram com a época em curso, casos de Artur Moraes e Sílvio. Apesar do teste não ser de elevado grau de dificuldade, cumpriram a sua missão, nomeadamente o guarda-redes que nas situações que foi chamado a intervir mostrou segurança e rapidez, bem como presença entre os postes.
O timoneiro dos minhotos colheu vibrações positivas de algumas unidades que até agora apresentava alguma timidez, como é o caso do brasileiro Eduardo que, actuou a extremo esquerdo na primeira etapa e desenhou o lance do segundo golo, numa arrancada da faixa para o centro do terreno e oferecer, numa bandeja de prata, o tento a Pizzi, que à entrada da área rematou cruzado e sem hipóteses para o guarda-redes.
Já antes porém, o jovem lateral Fernando havia inaugurado o marcador num golpe de cabeça, na sequência de um pontapé de can to cobrado por Hélder Barbosa. O esquerdino que veio do terceiro classificado da última liga portuguesa também continua a mostrar apontamentos e acabaria por fechar a contagem ao surgir, de forma rápida, na cara do guardião contrário, respondendo a preceito a um cruzamento de Lucas.

Guilherme repreendido

A irreverência do jovem Guilherme tem tradicionalmente aspectos bastantes positivos, perspectivando-se um futuro promissor para o criativo, mas no seu processo de crescimento também carece de repreensão, como foi o caso a sete minutos do final do jogo, quando Domingos Paciência indicou-lhe o banco de suplentes, levando mesmo a equipa a terminar o jogo com dez unidades. Guilherme teve picardias constantes e na última, com Mohamed Taymour, o técnico ordenou-lhe mudança de faixa no terreno e depois a própria saída do campo. Como um pai para um filho...

Manuel Cajuda recebeu uma camisola - Manuel Cajuda foi ontem homenageado em pleno Estádio Municipal de Braga. O técnico do conjunto árabe foi ovacionado pelos adeptos presentes e recebeu mesmo uma camisola de oferta com a inscrição do seu nome. Um momento para mais tarde recordar e juntar os inúmeros que teve ao longo das sete épocas e meia que orientou o Sporting Clube de Braga.

João Tomás marcou presença - Foi artilheiro no Sporting Clube de Braga, onde fez cerca de quarenta golos em duas temporadas. Actuou igualmente no conjunto árabe e foi matar saudades com os antigos companheiros.

Enorme ovação para Matheus - Os titulares trabalharam nos relvados anexos, mas ao intervalo do jogo deslocaram-se para o palco principal e quando se viu Matheus foi uma enorme ovação.


CORREIO DA MINHO

Bruno3429

"Segunda linha" do Sp. Braga venceu Al Sarjah

O Sporting  Braga recebeu e venceu ontem o Al-Sharjah, treinado por Manuel Cajuda, por 3-0, num jogo-treino que decorreu no AXA. Domingos Paciência optou por dar minutos aos jogadores menos utilizados do plantel, apresentando uma equipa de segunda linha, que deu boa resposta.

Diario Minho

Bruno3429

Eliminar Celtic vale 2,1 milhões
Caso passe a eliminatória com o Celtic


A vitória por 3-0 sobre o Celtic, na 1.ª mão da 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, permite ao Sporting de Braga sonhar com o acesso ao playoff e amealhar mais de dois milhões de euros. São 2,1 milhões que a equipa minhota pode juntar aos cofres do clube se conseguir segurar em Glasgow, na quarta feira, a boa vantagem alcançada em Braga.

A confirmar-se a passagem desta eliminatória, os ganhos financeiros do Sporting de Braga não se ficam por aí, já que a esse valor que a UEFA destina a cada uma das 20 equipas participantes no playoff da "Champions", devem somar-se ainda as receitas de bilheteira e das transmissões televisivas do jogo do Celtic e do jogo caseiro do referido playoff.

Aqui, a equipa comandada por Domingos Paciência pode ter, entre outros, adversários como o Sevilha (Espanha), Werder Bremen (Alemanha), Tottenham (Inglaterra) ou Sampdória (Itália).

Se ultrapassar mais esta fase, o clube presidido por António Salvador ganha não 2,1, mas 7,1 milhões de euros. Esta recompensa diz respeito à soma dos 3,8 milhões (prémio de participação na fase de grupos da mais importante competição de clubes da Europa) com o bónus de 3,3 milhões (relativos aos seis jogos que aí realiza - 550 mil euros por jogo).

Uma vez na fase de grupos, o Sporting de Braga pode ainda engordar a sua conta bancária, tendo para isso "apenas" que somar pontos. Os 800 mil euros em caso de vitória e os 400 mil euros no caso de empate justificam o epíteto de "milionária" com que habitualmente se designa a Liga dos Campeões.

De referir ainda que a entrada na fase de grupos ditará a repartição com o Benfica do bolo de mais de cinco milhões de euros dos direitos de televisão pagos pela Sportv e pela RTP (55 por cento para os benfiquistas, 45 por cento para os bracarenses). Caso a equipa minhota, pelo contrário, fique pelo caminho, é para o clube "encarnado" que reverte totalmente essa verba.

Record

Bruno3429

Domingos guarda as pérolas
Por Carlos Vara

A vantagem de três golos assegurada no encontro da primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões com o Celtic é bastante confortável, mas o perigo fica à espreita em Glasgow, até pelos exemplos de tenacidade que os escoceses têm revelado: o Sporting já perdeu lá 1-5, o Benfica, 0-3. E nenhuma equipa portuguesa venceu no santuário de Celtic Park.

Domingos Paciência sabe que a eliminatória está bem encaminhada mas não vencida e prefere manter a equipa unida e fechada em torno do objectivo Champions. Ontem não lançou para o jogo com o Al-Sharjah qualquer elemento da equipa que entrou em campo quarta-feira, todos os titulares passaram ao lado da partida mas mantiveram-se em actividade e treinaram-se à mesma hora nos relvados secundários.

A importância do encontro reflecte-se também na forma como o treinador gere os treinos, à porta fechada, reservando as suas pérolas para a batalha sem interferências do exterior.

Pela gestão que tem feito do grupo nestes últimos dias, Domingos Paciência não deverá proceder a alterações de grande dimensão na equipa que bateu os escoceses quarta-feira, sobretudo pelo élan que ela revelou. Ainda assim, pode ocorrer a troca de alguma peça na frente atacante. Matheus no lugar de Lima? Não é cenário provável mas pode afigurar-se possível, tendo em conta que Matheus tem características que o favorecem no jogo com os escoceses em Celtic Park, sabe esconder a bola dos adversários. É precisamente nesse aspecto, cortar a iniciativa de jogo do adversário, que Domingos tem insistido ultimamente.

A Bola

Bruno3429

Sp. Braga pode arrecadar 2,1 ME se eliminar Celtic

A equipa bracarense não poderia ter tido melhor estreia na competição dos "milhões". No jogo da 1ª mão da Liga dos Campeões, os arsenalistas venceram os escoceses do Celtic por uns esclarecedores 3-0. Este resultado deixa antever o melhor quanto à passagem do Sp. Braga à fase de grupos, para além do encaixe monetário que isso representará para o clube.

Para além da passagem da eliminatória, as receitas das transmissões televisivas e da bilheteira são outros dos importantes ganhos financeiros.

Na fase seguinte, a equipa de Domingos Paciência terá adversários complicados, como por exemplo o Sevilha (Espanha), Werder Bremen (Alemanha), Tottenham (Inglaterra) ou Sampdória (Itália). Se também nesta fase o Sp. Braga conseguir vencer, aí os 2,1 ME passam a 7,1 ME - 3,8 ME (prémio de participação na fase de grupos da mais importante competição de clubes da Europa) com o bónus de 3,3 ME (relativos aos seis jogos que aí realiza - 550 mil euros por jogo).

De notar ainda que a entrada na fase de grupos significa que haverá a repartição com o Benfica do bolo de mais de cinco ME dos direitos de televisão pagos pela Sportv e pela RTP (55 por cento para os benfiquistas, 45 por cento para os bracarenses).


O Jogo