News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 31/07

Started by JotaCC, 31 de July de 2010, 07:25

Previous topic - Next topic

JotaCC

Luís Aguiar está por detalhes
JÁ SE TREINA EM BRAGA À ESPERA DO SIM DO DÍNAMO

Luís Aguiar continua a manter a forma em Braga enquanto não chega o sim definitivo do Dínamo Moscovo para confirmar o novo empréstimo do médio uruguaio , o que deve acontecer durante este fim-de-semana. Aguiar tem-se treinado de forma solitária e em horários diferentes do grosso do grupo, evitando que seja acusado pelos responsáveis do clube russo de dar um passo à frente.

A realidade é que está tudo acordado e agora é só uma questão de Aguiar assinar o contrato de um ano com os minhotos, regressando onde já esteve por empréstimo entre janeiro e maio deste ano. Luís Aguiar não poderá nunca ser opção para o jogo da 2.ª mão da 3.ª pré-eliminatória da Champions, em Glasgow. Na melhor das hipóteses, só para o playoff, pois a UEFA permite uma alteração na primeira lista de 23 jogadores que o Sp. Braga enviou.

Paulo César condicionado

À margem desta situação, o plantel voltou ontem a trabalhar com Glasgow na mira. O treino decorreu à porta fechada, mas o boletim clínico divulgado no final contempla o nome de Paulo César, que se encontra em trabalho condicionado no ginásio e no relvado devido a uma mialgia na região posterior da coxa direita.

Paulão também continua limitado, em virtude do traumatismo que sofreu no pé direito e que já o deixou fora das contas para o jogo da última quarta-feira. Quim, Léo Fortunato e Mossoró prosseguem os respetivos programas de reabilitação e hoje há jogo-treino (10.30 no Estádio Axa), frente ao Al-Sharjah.



Celtic marcou um ano sem derrotas caseiras
DESDE QUE BAQUEOU COM O ELFSBORG A EQUIPA DE DOMINGOS NÃO DÁ BALDAS NO ESTÁDIO AXA

A estrondosa demonstração de poder do Sp. Braga perante o Celtic está ainda bem fresca na memória e o que passou em claro na maioria dos adeptos foi que esse robusto triunfo sobre os escoceses marcou também a passagem de um ano sem desaires caseiros.

De facto, a equipa de Domingos Paciência tem sabido acompanhar no plano desportivo o crescimento sustentado do próprio clube que António Salvador dirige com mão de ferro. A Pedreira, cognome atípico mas compreensivo do Estádio Axa, tornou-se no último ano verdadeiramente intransponível.

É um autêntico muro de lamentações para os adversários e, como se pode atentar no quadro que acompanha esta peça, estamos a falar de 19 jogos desde a última derrota. Foi há um ano, completado precisamente no dia de ontem, que os minhotos choraram um desaire, frente aos suecos do Elfsborg (1-2), para a Liga Europa.

É verdade que no meio desta história de sucesso há um ponto negro a destacar quando o Rio Ave eliminou o Sp. Braga na edição da época passada da Taça de Portugal, mas mesmo aí os minhotos só caíram no sortilégio das grandes penalidades, depois do nulo que perdurou no tempo regulamentar e no respetivo prolongamento.

Aliás, antes ainda deste feito dos vila-condenses de Carlos Brito apenas a Naval, que era orientada por Augusto Inácio, se pode gabar de ter saída da Pedreira sem a derrota. Foi um 0-0 à 13.ª jornada da Liga e por aqui se ficam os cometimentos dos adversários que visitaram o Estádio Axa desde o dia da abertura do campeonato da época passada, a 15 de agosto, quando a Académica perdeu por 1-0. Desde aí, reforça-se, são 19 jogos, com os denominados três grandes a terem a mesma "sorte" que teve agora o Celtic.

Ao fim de 17 vitórias caseiras, este Sp. Braga terá ainda em agosto um teste sério a este longo e bonito percurso, pois caso sobreviva ao inferno do Celtic Park, como se espera depois da boa vantagem adquirida na 1.ª mão, terá de enfrentar mais um adversário de respeito no playoff da Champions. Mas o que importa nesta fase é estabelecer a grande diferença para o que sucedeu há um ano.

A equipa mudou muito, em relação à que alinhou nessa derrota com o Elfsborg, mas de lá para cá mudou também a identidade e, acima de tudo, a atitude, pois, tal como demonstrou frente ao Celtic, este Sp. Braga já não se assusta com qualquer um...


RECORD

JotaCC

Sp. Braga: equipa chama Aguiar para 'maestro'

É o tão desejado 'maestro' e deverá saltar directo para a titularidade. O regresso de Luís Aguiar a Braga era um namoro há muito conhecido, depois de o médio uruguaio ter sido uma das peças-chave da brilhante caminhada da equipa arsenalista na época passada. Domingos Paciência já tinha deixado claro a necessidade de um jogador número 10, um médio ofensivo organizador de jogo, papel que encaixa como uma luva no mágico Aguiar.
Já perfeitamente conhecedor dos 'cantos da casa' e do plantel, o número 22 deverá saltar para a titularidade, voltando a ocupar o lugar de 'maestro' no meio-campo arsenalista, juntamente com Alan (na direita) e Paulo César (na esquerda), nas costas do avançado Lima.
A chegada de Luís Aguiar de-verá, assim, atirar para o banco de suplentes Salino, apesar de o brasileiro se ter revelado um verdadeiro distribuidor de jogo nesta fase de pré-temporada e no duelo inaugural frente ao Celtic de Glasgow.
A manter-se o 4x3x3 utilizado por Domingos no jogo da Liga dos Campeões, Salino passará a ser opção para os lugares de Madrid ou de Luís Aguiar. Até porque, com o uruguaio a equipa ganha profundidade ofensiva e uma maior capacidade de explosão e criatividade.
Luís Aguiar ainda não pode ser opção no duelo da segunda 'mão', já que a lista enviada à UEFA não pode ser alterada durante a eliminatória. O uruguaio só vestirá a camisola do Sp. Braga na próxima fase europeia.

Adeptos com atenções centradas no regresso de Luís Aguiar

Para além de ser o grande desejo de Domingos Paciência para atacar a nova temporada, o regresso de Luís Aguiar era bastante ansiado pelos sócios e adeptos arsenalistas. O médio uruguaio - que chegou na época 2008/09 a Braga, proveniente da Académica - é um dos jogadores mais queridos pelos adeptos e terá, por isso, as atenções centradas no
jogo-treino desta manhã. Acarinhado no clube minhoto, Luís Aguiar é encarado como um reforço de peso, perante as provas dadas nas últimas duas temporadas. Depois de dois dias de treinos fechados, o médio deverá 'reaparecer' no encontro particular com o Al-Sharjah.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Aguiar já sonha com o play-off

Apesar de o anúncio oficial do empréstimo de Luis Aguiar ainda não ter sido feito no sítio do Braga, o pensamento do jogador já está concentrado nos jogos do play-off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. Esta é, aliás, a razão pela qual tem vindo a trabalhar diariamente nas instalações do clube, ainda que à parte dos (futuros) companheiros. É que, embora pertencesse ao plantel do Dínamo no ano (2009) em que os moscovitas disputaram a terceira pré-eliminatória da Champions, o uruguaio nunca teve o privilégio de participar na competição. E agora que a oportunidade de concretizar esse sonho lhe surge outra vez pela frente, o médio não quer deixá-la escapar novamente, principalmente devido a questões físicas, as únicas que não dependem de terceiros.

Seja como for, os adeptos não precisarão de aguardar muito tempo para que possam ver Luis Aguiar a trabalhar com o restante grupo de trabalho. O acordo entre os clubes há muito que está selado, tal como O JOGO anunciou no dia da apresentação, contra o Atlético de Bilbau, e só alguns detalhes relacionados com o contrato do jogador que precisam de ser resolvidos têm vindo a adiar, dia após dia, o anúncio oficial. No entanto, é bastante provável que ele possa surgir nas próximas horas ou, o mais tardar, no começo da semana.

Com a chegada de Luis Aguiar, Domingos Paciência ganha o tão desejado patrão para o meio-campo, órfão de uma unidade deste tipo no encontro com o Celtic. O uruguaio assenta que nem uma luva na posição 8, que na quarta-feira até foi superiormente ocupada por Madrid, injectando na equipa mais criatividade. Contudo, poderá também ser utilizado um pouco mais à frente, no lugar que era de Mossoró, cujo regresso está previsto somente para o começo do mês de Setembro, embora a tempo dos primeiros confrontos com os denominados "grandes".

Salino e Madrid são concorrentes de peso

Por muito que Luis Aguiar sonhe com a entrada directa no onze, isso poderá não ser tão simples quanto se pensa. Embora a última palavra pertença a Domingos Paciência, o treinador tem optado na maioria das vezes por praticar a famosa política de "em equipa que ganha não se mexe". E pelo que se viu no encontro com o Celtic, não existem grandes razões para alterar seja o que for no meio-campo. Afinal de contas, Madrid e Salino, que serão os concorrentes do uruguaio por um lugar no onze - Vandinho é intocável -, realizaram uma exibição muito positiva contra os escoceses e estão determinados em manter-se entre as escolhas iniciais do técnico arsenalista.

Barroso
"É perfeito perto do trinco"

O regresso de Luis Aguiar deixou em êxtase a nação arsenalista. Sócios, adeptos e meros simpatizantes não escondem a satisfação pelo facto de o Braga poder contar novamente com o médio, a quem Barroso faz rasgados elogios. O ex-capitão bracarense está convicto que o uruguaio veio "trazer mais qualidade à equipa" e que será um reforço muito importante, até porque "está perfeitamente integrado e não precisa de passar pelo sempre complicado período de ambientação". "Ainda bem que ele [Luís Aguiar] voltou", soltou Barroso quando contactado por O JOGO, recordado da "excelente segunda volta" realizada por Aguiar na última época, na qual jogou na posição que o antigo centro-campista mais gosta de o ver. "Tudo depende do sistema que o Domingos [Paciência] use, mas, para mim, o Luis Aguiar não é um 10. Acho que ele é perfeito jogando perto do trinco, com liberdade para subir no terreno", indicou.

A opção de Aguiar em voltar à Cidade dos Arcebispos, quando até tinha a possibilidade de rumar a outras paragens, é, para Barroso, "sinal que o jogador gosta do clube", levando a que, neste caso, se juntasse "o útil ao agradável". "Ele sempre foi excelente no Braga e as pessoas apreciam-no. Por isso é que voltou e espero que seja bem sucedido", concluiu.


Lucas fez cair Rodales


O Braga foi apontado pela Imprensa uruguaia como um dos clubes interessados em Andrés Rodales e a verdade é que, ao que O JOGO apurou, o seu nome circulou pelos corredores do Estádio AXA. O lateral-direito quer deixar o Liverpool de Montevideu para se aventurar na Europa e esse interesse chegou aos ouvidos dos arsenalistas, que na altura ainda não tinham acertado a contratação de George Lucas. No entanto, a transferência do brasileiro fez com que a vinda de Rodales, que poderia mudar-se sem grandes custos para os cofres da SAD presidida por António Salvador, deixasse de ser uma prioridade, e esse cenário só será alterado se até ao fecho do mercado vier a sair algum dos jogadores que os bracarenses tem para o lado direito da defesa.

Miguel Garcia é, neste momento, praticamente intocável na equipa. Apesar de não ter sido utilizado com regularidade na época transacta, muito por culpa dos bons desempenhos de Filipe Oliveira logo após a saída de João Pereira, o antigo lateral do Sporting, da Regina e do Olhanense surgiu mais confiante neste começo de temporada e ganhou facilmente a corrida a Lucas. Aliás, o ex-Santos ainda não conseguiu convencer a equipa técnica arsenalista e a prova disso foi a sua exclusão da lista de jogadores inscritos na Liga dos Campeões em detrimento, por exemplo, de Sílvio, que no momento da decisão levava menos tempo no clube.



Titulares poupados contra o Al Sharjah

O Braga realiza hoje às 10h30, no AXA, um jogo-treino contra o Al Sharjah, dos Emirados Árabes Unidos, equipa treinada por Manuel Cajuda. Domingos deverá poupar os que foram titulares frente ao Celtic, à semelhança do que fez ante o Varzim na semana passada.

Paulo César é a mais recente dor de cabeça


De acordo com o boletim clínico divulgado ontem, Paulo César apresenta uma mialgia na região posterior da coxa direita e, por isso, efectuou tratamento e trabalho condicionado no ginásio e relvado. A lesão, contudo, não deverá ser impeditiva de o brasileiro jogar na Escócia.


O JOGO

JotaCC

Bons filhos à casa tornam

José Ricardo Costa e Álvaro Rodrigues foram apresentados como reforços do ABC. Duas contratações que se inserem na política de "qualidade e rigor orçamental", seguida nos últimos tempos pelo histórico clube de Braga, como fez questão de vincar o presidente, Luís Teles.

Tanto o pivô do Xico Andebol, que assinou por três anos, como o lateral-esquerdo "resgatado" ao FC Porto - rubricou um contrato de dois anos, sendo o último de opção por parte do atleta - estão de regresso ao clube onde fizeram a formação. "É um orgulho estar de regresso", afinaram ambos pelo mesmo diapasão. "Acredito bastante neste projecto. O entrosamento da nossa equipa poderá ser uma vantagem", sublinhou José Ricardo Costa, dando ênfase às palavras de Luís Teles, que recordou o facto de este ano o ABC "ter a cem por cento atletas oriundos da formação ou de regresso ao clube".

"Quero ajudar o ABC a conquistar títulos. Estou habituado a ganhar e quero continuar a fazê-lo aqui", afirmou , por seu lado, Álvaro Rodrigues.

Quem também vai reforçar os bracarenses é o ponta-direita Rui Lourenço (ex-ISAVE), que assinou por dois anos, mas esteve ausente por motivos pessoais.

O ABC arranca os trabalhos da nova época segunda-feira, enquanto a apresentação oficial está agendada para dia 4 de Setembro.


ABC admite possibilidade de troca com o Sporting

A possibilidade de ABC e Sporting trocarem de guarda-redes foi confirmada pelo presidente dos bracarenses, Luís Teles. "Há essa possibilidade. Há conversações, mas ainda não há decisões. Segunda-feira pode haver novidades sobre essa matéria", disse, apesar do corte de relações com o clube de Alvalade depois da saída de Fábio Magalhães para os leões na época passada. "As relações entre o ABC e o Sporting mantém-se iguais. Não temos relações formais nem temos de as ter. Mas há muitas formas de fazer negócio, há muitos interlocutores possíveis", destacou.



O JOGO

JotaCC

Salvador está lançado para o quarto mandato

A três meses do acto eleitoral no clube, aumentam as pressões para o presidente ficar. O sim será plenamente assumido muito em breve. Um reinado para estender até 2013.

Sensível à corrente de apoios que tem circulado nas redes sociais desde o final da época passada e ciente de que, se saísse agora, deixaria o projecto do clube a meio quando as perspectivas de chegar ainda mais longe nas ambições desportivas e materiais crescem, António Salvador considera já abrir nova candidatura à presidência do clube e tudo indica que - sim - irá avançar para o acto eleitoral marcado para Outubro e ser uma vez mais reeleito.

O acto eleitoral está a três meses de distancia e está é a altura indicada para estabelecer as bases para redimensionar um projecto que Salvador abordou no início do século, em 2001, quando assumiu o comando do clube pela primeira vez.

António Salvador fica assim lançado para o quarto mandato de três anos no Sp. Braga, devendo fixar-se no clube pelo menos até Outubro de 2013. Provavelmente, baterá as marcas que ele próprio vai estabelecendo em todos os aspectos, nomeadamente no que diz respeito à estabilidade financeira, mas também, e sobretudo, no reforço da presença da equipa de futebol junto dos grandes.

A BOLA

Bruno3429

Segunda linha bracarense mostra-se a Domingos
Por Redacção

O Sp. Braga recebeu e venceu o Al-Sharjah por 3-0. Domingos Paciência optou por dar minutos aos jogadores menos utilizados do plantel e só pode ter ficado satisfeito com o que viu.

Prescindindo de todos os jogadores que iniciaram a partida contra o Celtic, a contar para a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, o Sp. Braga não teve dificuldade em impor-se ao Al-Sharjah de Manuel Cajuda.

Ao intervalo os bracarenses já venciam por 2-0, graças a golos de Fernando e Pizzi. Na segunda parte o encontro perdeu alguma intensidade, em virtude das muitas alterações introduzidas pelos dois técnicos. Ainda assim, a equipa da casa conseguiu dilatar a vantagem, por Hélder Barbosa.


Sp. Braga - Al-Sharjah, 3-0
Fernando (7), Pizzi (15), Hélder Barbosa (52)

A Bola

JotaCC

Bracarenses vencem Al-Sharjah em jogo treino

Em jogo treino realizado esta manhã, o Sp. Braga recebeu o Al-Sharjah e venceu por 3-0. Domingos Paciência optou por colocar em jogo os jogadores menos utilizados do plantel.

O técnico prescindiu de todos os jogadores que começaram a partida frente ao Celtic, mas mesmo assim a equipa bracarense não encontrou dificuldades para se impor perante o Al-Sharjah.

Ao intervalo o Sp. Braga já levava vantagem de dois golos, com tentos apontados por Fernando e Pizzi. No segundo tempo o jogo desceu de intensidade, mas Hélder Barbosa ainda conseguiu aumentar a contagem no marcador para a equipa da casa, ao fazer o 3-0 para os minhotos.

O JOGO

Bruno3429

Sp. Braga vence equipa de Cajuda sem titulares
Bracarenses derrotaram Al-Sharjah, por 3-0 em jogo de pré-época

Por Redacção

O Sp. Braga venceu neste sábado, por 3-0, o Al-Sharjah de Manuel Cajuda. Neste jogo de pré-época, realizado no campo dos arsenalistas, Domingos Paciência pôs em campo uma equipa sem os principais titulares.

Após a vitória (3-0) de quarta-feira, diante do Celtic, os titulares do jogo da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões só chegaram ao relvado pouco antes do intervalo e só para treinar à parte.

Os bracarenses dominaram e Fernando inaugurou o marcador, aos seis minutos, de cabeça, após canto de Hélder Barbosa. Pizzi aumentou a vantagem, aos 16 minutos, com um remate rasteiro à entrada da área. Na segunda parte, Domingos fez entrar alguns dos principais jogadores, como Meyong, que esteve activo no ataque. Aos 52 minutos , Hélder Barbosa ditou o resultado final após cruzamento de Lucas.

O Sp. Braga alinhou com o seguinte «onze»: Artur, Sílvio, Leo Fortunato, Aníbal, Fernando, Pizzi, Peterson, Guilherme, Eduardo, Hélder Barbosa e Keita. Jogaram ainda: Lucas, Meyong, Morais, Paulão, Collado, Eduardo, Filipe, Maia e Lamela.

Maisfutebol