News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 19/07

Started by JotaCC, 19 de July de 2010, 07:35

Previous topic - Next topic

JotaCC

Mourinho elogia Sp. Braga

A campanha desenvolvida pelo Sporting de Braga na última temporada, ao arrecadar por mérito o rótulo de vice-campeão nacional, e a forma como está a preparar a nova temporada, na iminência de se apurar para a Liga dos Campeões, o que seria um feito histórico, não passa despercebido aos olhos de... José Mourinho.

O treinador do Real Madrid, considerado o melhor treinador do mundo, teceu rasgados elogios ao clube minhoto, aliás foi o único clube português a merecer considerações positivas pela parte do treinador na entrevista concedida à TVI.

"Não quero considerar o Sporting de Braga candidato, porque acho que o trabalho espectacular que tem feito, com realce para o Domingos, que é uma satisfação, para mim, vê-lo ter o sucesso que teve na época passada, não merece que ponha pressão sobre eles e merece só que elogie o fantástico trabalho que fizeram no ano passado", apontou o técnico do Real Madrid.

José Mourinho destaca a separação das águas tendo em linha de conta as armas que o Sporting de Braga detém em comparação com os designados grandes do futebol português. "Chegar ao último jogo do campeonato com possibilidades de serem campeões é um trabalho fantástico e a minha melhor homenagem ao Sp. Braga é dizer: tranquilos, não vos meto pressão, façam o vosso campeonato e depois vê-se", salientou o técnico na entrevista à estação de televisão portuguesa. As palavras de Mourinho, naturalmente, resultaram num sentimento de orgulho nos bracarenses.

Plantel bracarense atinge limite de extra-comunitários

O Sporting de Braga tem de definir as primeiras escolhas de um plantel, com 25 jogadores, por forma a constituir opção para o jogo da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, diante do Celtic de Glasgow. Essa lista deve ser apresentada na UEFA até à próxima quinta-feira.

O actual plantel conta com 17 atletas 'extra-comunitários', número limite permitido pela UEFA, na medida em que o clube tem de cumprir, no mínimo, com a inscrição de oito jogadores formados no clube ou outro da mesma federação. Nesse contexto estão "reservadas" vagas para Diego (guarda-redes), Miguel Garcia (defesa), Pizzi (avançado), Guilherme (avançado) e Hélder Barbosa (avançado). Aqui há espaço para a entrada de mais três jogadores.

No que diz respeito aos restantes 17, o plantel bracarense atinge o limite de jogadores, tendo em linha de conta que os jogadores que sobram no plantel são extra-comunitários. Logo, a confirmar a chegada de mais algum reforço, caso seja estrangeiro, terá de ser subtraído outro jogador que actualmente já se encontre vinculado ao clube arsenalista.

A lista de jogadores extra-comunitários do Sporting de Braga é a seguinte: Marcos (guarda-redes), Lucas, Paulão, Moisés, Léo Fortunato, Rodriguez, Elderson, Eduardo (defesa), Vandinho, Madrid, Salino (médios), Alan, Paulo César, Matheus, Meyong, Lima e Keita (avançados). No total são 17 jogadores, ou seja, o número limite de inscrições permitido pelos regulamentos da UEFA.

"A UEFA define os jogadores formados nos clubes como aqueles que, independentemente da nacionalidade, treinaram nesse clube ou qualquer outro da mesma federação durante pelo me-nos três anos, entre os 15 e 21 anos de idade. Até metade desses jogadores tem de ter sido formada pelo próprio clube, sendo os restantes desse clube ou de outros da mesma federação", aponta o regulamento do organismo que rege o futebol.

A leitura é fácil de fazer. No actual plantel do Sporting de Braga, podem ser inscritos os 23 atletas que figuram no plantel e há vagas para a entrada de mais dois jogadores obrigatoriamente com formação em Portugal. Caso se confirme a entrada de mais jogadores estrangeiros no plantel bracarense, então, alguém, tem de ficar de fora. Mossoró e Quim, lesionados, não entram nesta lista.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Vandinho: «Ficar ainda mais na história»
ACREDITA NO SONHO DA CHAMPIONS
[/color]

É o exemplo do espírito guerreiro agora mais do que nunca necessário para vergar o Celtic. O capitão acredita no sonho da Champions, avisa que o Sp. Braga está novamente a construir uma grande equipa e revela que ficou mais forte com o castigo de três meses da época passada.


RECORD

JotaCC

Dulce Félix confirma presença nos Europeus

Dulce Félix sagrou-se campeã dos 5.000 metros nos Campeonatos Nacionais e confirmou que está em condições de marcar presença nos Europeus, a iniciar no próximo dia 27, em Barcelona.

Quem também viu anunciada a presença na competição na Catalunha foram Gaspar Araújo, que se sagrou campeão no comprimento (7,62 metros), e Pedro Ribeiro, vencedor dos 3.000 metros obstáculos (8.37,85 minutos).

Destaque ainda para Sandra Tavares, que confirmou os «mínimos» para Barcelona no salto com vara. Naide Gomes fez apenas um salto no comprimento, mas suficiente para garantir o título, enquanto Jéssica Augusto marcou presença nos 800 metros, sendo quarta classificada.


A BOLA

JotaCC

À espera de Hugo Viana e Luis Aguiar

À margem da urgente contratação de um guarda-redes para lutar com Marcos pela titularidade, António Salvador e Fernando Couto debatem-se com um problema: encher o meio-campo, que neste momento conta apenas com Madrid, Vandinho, Salino e Guilherme. Os três primeiros têm mais referências defensivas. Guilherme é um jovem muito promissor. Há ainda Mossoró, mas está lesionado e só quando voltar se saberá em que condições. Para garantir que a época decorre sem problemas, a chegada de um maestro é obrigatória. Dois são o cenário ideal e as preferências dos adeptos não são diferentes das da SAD e equipa técnica: Hugo Viana e Luis Aguiar. António Salvador tem feito sondagens junto dos empresários dos jogadores para encontrar a fórmula que os permita regressar. O salário é, como se previa, o grande obstáculo.

Quer Aguiar quer Viana ganham cerca de 900 mil euros anuais nos clubes com os quais mantêm contrato: Valência e Dínamo de Moscovo. O Braga não pode despender mais de um terço desse valor, mas ambos estão dispostos a baixar, mas não tanto. O problema passa a ser, depois, as respectivas desvinculações. O Valência até abdica de Viana, mas o Dínamo não quer ter novamente um activo que custou 3 milhões de euros cedido e a custar muito dinheiro. Os milhões de uma qualificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões poderiam resolver o problema. Até lá joga-se com paciência. Hugo Viana não depende de tanto, mas também por isso há mais interessados no seu concurso. O Panathinaikos, por exemplo, já lhe apresentou proposta. Viana quer um clube onde se sinta bem e, tal como Aguiar, dá preferência ao Braga. Mas é na equação preferência/ordenado que estará a decisão.

Quanto a Domingos, vive uma espera interminável e também dividido. Luis Aguiar foi mais vezes opção inicial na época passada, mas Hugo Viana resolveria um problema nas competições europeias, pois é formado em Portugal e aumentaria o número de inscrições possíveis. Neste momento são 23, já com Guilherme e o terceiro guarda-redes incluído.



Um herói no arranque outro no encerramento

Há um ano, Hugo Viana foi a contratação mais sonante do Braga. E justificou-o rapidamente. De tal forma que à nona jornada já contava quatro golos e duas assistências. Com o tempo perdeu gás, mas em Janeiro chegou Aguiar com uma carrada dele. Marcou os mesmos quatro golos e assistiu cinco vezes. Terminou a época em grande.



Kevin Constant no meio das definições

Também médio-ofensivo, mas sem a facilidade de jogar a "8" como Hugo Viana e Luis Aguiar, Kevin Constant é um nome que se mantém na órbita bracarense. O jogador e o clube a que ainda pertence - Chateauroux - garantiram a O JOGO que já estava tudo acordado. Falta o Braga confirmar aquilo que começou a negociar há mais de um mês.

O franco-guineense agradou bastante e foi recomendado por Carlos Freitas. Mas não é um jogador barato e a SAD tem de estar certa que o pode adquirir sem comprometer a capacidade negocial de futuro.

No meio disto tudo, a Champions também pesa. Se por um lado é uma ilusão, por outro é também uma tentação a que a SAD tenta resistir. É que reforçar a equipa com peso sem a certeza da entrada pode, no caso de um falhanço, comprometer financeiramente o que resta da época. Os dois milhões que entram se o Braga eliminar o Celtic já podem ajudar a desfazer as dúvidas. Só nessa fase deve haver novidades no capítulo médio-ofensivo. E Constant também pode ter de aguardar, embora tenha dito que contava jogar já no primeiro jogo oficial.


Salino já pegou mas não sabe onde

Leandro Salino é, a par de Lima, o reforço que mais se destacou no primeiro mês de preparação arsenalista. É já certo que se pode dizer que o ex-Nacional pegou de estaca na primeira equipa de Domingos Paciência. Tem sido assim em todos os jogos-treino e com mérito para o brasileiro. Curioso é que nem o próprio sabe em que posição vai jogar.

Tudo depende da solução táctica escolhida pelo treinador. Em 4x4x2 (mais provável), Salino será um médio de transição na verdadeira acepção da palavra. Auxiliará Vandinho na missão defensiva, mas deve preencher o espaço que se criará entre o trinco e os homens da frente. Foi nesta missão que se destacou no Nacional, embora os quatro médios do esquema de Manuel Machado se apresentassem dispostos em losango e não a toda a largura do campo, como pensa fazer Domingos.

Se a opção for o 4x3x3, então Salino será, nesta fase ainda sem Mossoró, o 10 que jogará liberto pela protecção da dupla Madrid/Vandinho.



Eduardo desejou boa sorte a Quim

Apesar de muitos duvidarem da relação de ambos, fruto da troca de postos na Selecção Nacional, Eduardo e Quim mantêm uma relação cordial. Poucos dias depois da lesão grave do guarda-redes contratado por António Salvador em Junho, Eduardo mandou-lhe uma sms a desejar sorte e excelente recuperação. Quim ficou sensibilizado e agradeceu a preocupação do colega. O guardião não voltará a jogar em 2010 e ainda se mantém em repouso.


Défice não reabre as portas a Tiago Pinto

A dispensa de Setúbal deixou Tiago Pinto numa situação incómoda. Sem jogar há mais de um ano, o lateral ainda não sabe por onde passará o seu futuro, mas é certo que será novamente emprestado. Nos últimos dias, em função da dificuldade de adaptação de Eduardo e, mais tarde, da certeza de que o Braga não poderá inscrever 25 jogadores na Liga dos Campeões por não ter oito atletas formados em Portugal, a possibilidade de regresso foi lançada entre os adeptos. Mas não há nenhuma hipótese disso acontecer. O que não significa que não vá entrar outro lateral-esquerdo.



O JOGO

JotaCC

A pensar em Barcelona

No último dia do prazo de obtenção de mínimos para o Europeu de pista de Barcelona, que se inicia no próximo dia 27, três atletas conseguiram, ontem, durante a última jornada do campeonato de Portugal, a sua presença. Assim, Ana Dulce Félix (5000 m), Gaspar Araújo (comprimento) e Pedro Ribeiro (3000 m obstáculos) convenceram o seleccionador José Barros, que já ontem confirmou a presença dos três atletas. Hoje anunciará a restante Selecção Nacional.

Ana Dulce Félix foi operada a uma fractura de esforço do pé esquerdo no final de Março, tendo estado até 15 de Maio sem se treinar. Até 4 de Julho último, dia em que foi segunda (atrás de Sara Moreira) nos 10 km do GP de São Pedro, tinha colocado de fora a hipótese de estar em Barcelona, mas depois do bom desempenho na corrida poveira, adiou para ontem a decisão da aposta nos 10 mil metros do Europeu. "Tinha como objectivo correr em menos de 15m50s. Se conseguisse, passariam a estar reunidas as condições para competir em Barcelona", disse Dulce Félix que não alimenta esperanças de poder lutar por uma medalha, cenário que seria bem possível caso o azar da lesão não lhe tivesse batido à porta. Gaspar Araújo ganhou o salto em comprimento com 7,62 m e, beneficiando da provável ausência de Marcos Chuva (com mais de oito metros), conquistou a confiança de Barros, sobretudo depois de ter saltado 7,92 m na passada quarta-feira. Por sua vez, Pedro Ribeiro, treinador de Sara Moreira e ontem campeão dos 3000 m obstáculos com 8.37,85 (derrotando outro candidato, Mário Teixeira, 8.39,26), está também seleccionado. Os dois atletas já tinham mínimos da Associação Europeia, embora não tivessem atingido os mais exigentes mínimos da Federação Portuguesa.


O JOGO

nandes

#5



Artur Moraes para a baliza

Artur Moraes é o guarda-redes que preenche os requisitos para ocupar a baliza dos guerreiros do Minho. O brasileiro, que actua nos italianos da AS Roma, já sabe do interesse do emblema bracarense e as negociações conheceram avanços nos últimos dias.

Após o sorteio da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, o manager Fernando Couto, viajou da Suíça para Itália, para discutir pormenores do contrato.

O jogador, com 1,92 metros, cumpriu grande parte da sua formação no Cruzeiro, mas foi no Coritiba que se destacou e, em 2007, acedeu ao convite de jogar em Itália, primeiro no Siena, que, posteriormente o cedeu ao Cesena.

No ano seguinte foi envolvido numa série de negócios entre o clube da Toscânia e a AS Roma, mas só conquistaria a titularidade no emblema da capital transalpina em 2009/2010, actuando em quatro desafios da Liga Europa e um da Liga italiana. A baliza continua a ser guardada por Júlio Sérgio e Artur Moraes não está na disposição de continuar à sombra do compatriota brasileiro. Além disso, a presença dos minhotos na fase de acesso à Champions também agrada ao futebolista.

In A Bola



UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL

rfg_mlk

Onze base do Braga está formado

Domingos Paciência já tem a sua equipa principal praticamente definida. Com alguns sectores ainda por reforçar, nomeadamente a baliza e o meio campo, a equipa já está delineada, depois de vários testes de pré-época. E a urgência justifica-se porque o Celtic vem já aí.


O jogo de sábado em Fão, contra o Rio Ave, foi a maior prova de que Domingos já não tem muitas dúvidas quanto à sua equipa. No encontro em que Vandinho foi o autor do único golo da partida, que os bracarenses venceram por 1-0, Domingos apenas utilizou 13 jogadores. E o técnico até testou dois sistemas tácticos e duas formas de jogar. Começou a partida em 4x4x2 e, ao longo da partida, desdobrou-o em 4x3x3. E o Braga jogou inicialmente com um futebol de passes longos, preparando-se para uma eventual necessidade de o fazer ante o Celtic. No decorrer do encontro, foi também alterando a forma de jogar para a mais habitual, com passes curtos e a garantia da posse de bola.

Depois de todos estes testes, há ainda assim uma questão fundamental no que toca ao sistema e aos jogadores utilizados. É que, por um lado, os minhotos beneficiariam de um meio campo com três elementos (4x3x3), de forma a preencher mais esse sector e poderem ter a posse de bola. Por outro, os bracarenses ainda não têm um médio ofensivo no plantel e jogadores como Lima não se dão bem neste esquema, os seja, o avançado joga melhor com alguém ao lado no ataque. E o treinador dos 'Gverreiros do Minho' vai ter de encontrar a solução ideal.

Equipa base de Domingos Paciência

Lucas, Moisés, Rodriguez, Elderson, Vandinho, Salino/Madrid, Alan, Paulo César, Matheus e Lima serão, neste momento, os jogadores que Domingos apostará como titulares – Paulão foi o 13º jogador no sábado. Esta situação poderá alterar-se com a chegada de reforços. Falta também preencher vaga na baliza. Diego foi o titular contra o Rio Ave, jogando os 90 minutos, mas não deverá ser este jovem a assumir as redes arsenalistas. E Marcos também não parece ser a aposta directa de Domingos para a baliza. De resto, há aindas outros jogadores como Meyong e Paulão que já estão entrosados com a equipa e poderão ser opção.


Entretanto, hoje deve ser anunciado um novo jogador para o meio campo bracarense. A SAD mostrou interesse em voltar a ter Luis Aguiar e Hugo Viana, mas os negócios estão difíceis de se concretizarem. Quanto ao guarda-redes, Daniel Fernandes é um jogador que agrada ao clube e poderá até ser negociado. Só agora a SAD vai encetar contactos, uma vez que o guardião esteve até esta semana de férias, só agora iniciando os trabalhos, depois de ter estado no Mundial. O guarda-redes é visto com bons olhos, também pelo facto de ser português, situação que o plantel carece, havendo apenas cinco jogadores lusos no grupo.

MaisMinho.pt

JotaCC

Jogo com Celtic dia 28

O Sp. Braga recebe o Celtic no próximo dia 28, quarta-feira, para disputar a primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

A data da recepção à equipa escocesa foi hoje anunciada, sendo que após o sorteio da passada sexta-feira havia a possibilidade de o jogo se disputar dia 27, terça-feira.

Os "arsenalistas" iniciam a caminhada de acesso à Champions em Braga, deslocando-se depois ao Celtic Park, em Glasgow, a 3 ou 4 de Agosto.



Semana arranca com três "baixas"

Após dia e meio de folga, o plantel do Sp. Braga iniciou, esta segunda-feira, a preparação do jogo de apresentação com o Ath. Bilbao, marcado para quarta-feira. Matheus, Léo Fortunato e Moisés foram ausências notadas no primeiro apronto da semana.

O avançado e o defesa-central brasileiros limitaram-se a fazer trabalho de ginásio, não se juntando aos restantes companheiros no relvado.

Já Moisés foi dispensado da sessão, devido ao falecimento do pai. O defesa deslocou-se ao Brasil e vai falhar os próximos treinos.

Domingos agendou nova sessão de trabalho para esta tarde, com início às 17.30 horas e à porta fechada.

O apronto matinal de terça-feira (10 horas) será aberto ao público e à comunicação social.


A BOLA

JotaCC

Treinador do Celtic elogia futebol de ataque do Sp. Braga

Neil Lennon não tem dúvidas: o Sp. Braga vai ser um obstáculo difícil de ultrapassar na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões. O futebol de ataque praticado pelos comandados de Domingos Paciência ficou na retina do treinador do Celtic.

«Conheço um pouco do Sp. Braga. Tiveram uma boa prestação na Taça UEFA nos últimos anos e fizeram bons resultados. São uma equipa com forte vocação ofensiva, marcam muitos golos e são tecnicamente muito bons. Terminaram o campeonato na segunda posição – o que terá sido a sua melhor classificação de sempre –, por isso vão apresentar-se cheios de confiança», adivinha Neil Lennon.

«Sei que têm um novo treinador e que contrataram alguns jogadores, por isso vamos procurar reunir o máximo de informação que pudermos a seu respeito», nota.

Não obstante os rasgados elogios ao adversário, Neil Lennon considera que o sorteio «foi positivo» para o Celtic. «Nesta fase, todas as equipas têm qualidade. O sorteio favoreceu-nos do ponto de vista logístico, pois a viagem será curta e isso jogará a nosso favor», assinala, terminando com a convicção de que jogar primeiro fora representa, igualmente, uma mais-valia: «Vamos a Braga para fazer um bom resultado».


A BOLA

JotaCC

Treino condicionado pelas ausências
DOIS ATLETAS NO GINÁSIO E MOISÉS NO BRASIL

O Sp. Braga efetuou esta segunda-feira mais um treino de preparação para o jogo de amanhã com os espanhóis do Athletic Bilbao.

Os arsenalistas, que vão enfrentar o Celtic de Glasgow na 3.ª pré- eliminatória da Liga dos Campeões, não puderam contar com Léo Fortunato e Matheus, que fizeram trabalho de ginásio, nem com Moisés, que viajou ontem para o Brasil, devido ao falecimento do pai.

A data para a 1.ª mão da 3.ª eliminatória da Champions já está definida e será realizada a 28 de julho, com hora ainda por acertar.


RECORD


JotaCC

Treinador do Celtic a par do futebol de ataque dos minhotos

O treinador do Celtic, Neil Lennon, não duvida que o Sp. Braga vai ser um adversário difícil na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

"Conheço um pouco do Sp. Braga. Tiveram uma boa prestação na Taça UEFA nos últimos anos e fizeram bons resultados. São uma equipa com forte vocação ofensiva, marcam muitos golos e são tecnicamente muito bons. Terminaram o campeonato na segunda posição – o que terá sido a sua melhor classificação de sempre –, por isso vão apresentar-se cheios de confiança", afirmou o técnico norte-irlandês.

"Sei que têm um novo treinador e que contrataram alguns jogadores, por isso vamos procurar reunir o máximo de informação que pudermos a seu respeito", acrescentou.



O JOGO