News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 18/07

Started by JotaCC, 18 de July de 2010, 07:40

Previous topic - Next topic

JotaCC

Vandinho, o malabarista



Seis testes, seis triunfos. O Sp. Braga continua imparável nesta fase de preparação da nova temporada, depois de mais uma vitória num jogo-treino, desta vez frente ao Rio Ave. O amigável - que encerrou o estágio de pré-época da equipa de Vila do Conde - ficou decidido com um golaço de Vandinho, ao minuto 59. Um grande golo do capitão arsenalista, num remate de trivela sem hipótese de defesa para o guardião Paulo Santos.
Um lance de mestre a fazer juz ao refrão da música entoada pelos adeptos: "raçudo e malabarista, com a bola ele é um artista".

Ainda à espera de algumas peças no plantel, Domingos Paciência voltou a testar jogadores e um novo sistema de jogo - 4x2x3x1 - com Lima na frente de ataque e Salino, Alan e Paulo César no apoio.
Já o Rio Ave apresentou uma equipa muito próxima da que deverá iniciar o campeonato, apenas com duas caras novas (Mário Felgueiras e Fábio Felício). Sílvio aproveitou também a oportunidade para mostrar qualidades no lado esquerdo da defesa vilacondense, ele que é apontado como um dos possíveis reforços do Sp. Braga.

O jogo começou equilibrado, numa toada morna e sem grandes oportunidades de perigo, à excepção de uma perda de bola da defesa do Rio Ave, que Paulo César aproveitou para tentar o chapéu a Felgueiras, mas o remate saiu à figura do guardião.

Com Salino a assumir a distribuição de jogo arsenalista, notou-se alguma falta de entrosamento - ao contrário do que se tem visto no 4x4x2 ritmado que Domingos tem utilizado - o que permitiu ao Rio Ave construir melhor o jogo na primeira parte e levar perigo dos pés de Fábio Felício e de João Tomás.

Na segunda parte, a entrada de Matheus fez a equipa recuperar o sistema mais habitual e o ritmo cresceu a olhos visto, com Salino e Alan em plano de destaque. Aliás, foi dos pés do brasileiro que nasceu a assistência para o golo de Vandinho. Matheus até poderia ter aumentado a vantagem num lance caricato de co stas para a baliza, mas a bola rasou o poste.

Matheus: "Celtic também deve pensar que Sp. Braga não é fácil"


A sorte acabou por ser madrastra para o Sp. Braga ao ditar o Celtic de Glasgow como adversário na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, mas para Matheus os receios terão de ser repartidos. O brasileiro confessa que o grupo tem consciência das dificuldades. Contudo, deixa o aviso.

"Não é fácil, temos consciência de que não vai ser um adversário fácil, mas eles também têm de pensar a mesma coisa de nós. O Sp. Braga tem sido sempre cabeça-de-série nas competições europeias e, da maneira que achamos que poderá ser difícil, o Celtic também tem de pensar que o Sp. Braga não é fácil. Agora vamos trabalhar, esperar o dia do jogo, fazer um grande jogo e quem sabe conseguir a qualificação", revelou o jogador no final do amigável com o Rio Ave.

O avançado brasileiro não atribui favoritismo e destaca a qualidade do plantel como uma das armas: "estamos a trabalhar para conseguir passar. Não é fácil, mas com trabalho e com a qualidade do nosso grupo vamos trabalhar para conseguir esse favoritismo".
Para Matheus, o facto de o Sp. Braga jogar a primeira 'mão' em casa permitirá "encarar o adversário e tentar fazer um bom resultado" para "conseguir a qualificação lá no segundo jogo".

Esta época, o plantel iniciou os trabalhos mais cedo do que na última temporada, precavendo o que sucedeu há um ano com o afastamento prematuro das competições europeias, daí que Matheus considere o grupo mais entrosado e preparado para enfrentar o desafio europeu: "este ano o treinador resolveu começar mais cedo o que é melhor para os jogadores. Estamos bem, vamos dar continuidade a este bom trabalho", frisou o avançado, confessando trabalhar para lutar pela titularidade, numa "equipa onde todos podem ser titulares".


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Um golo a baralhar

Vandinho desempatou o jogo, mas não as dúvidas de Domingos Paciência. Pela primeira vez desde que a pré-época começou, o treinador do Braga usou dois esquemas tácticos distintos em cada uma das partes. Na prática, confirmou que tem dúvidas sobre aquele que vai utilizar contra o Celtic. Muito por culpa do adversário. E muito também porque Madrid não desiste de se fixar num lugar que foi seu, com imenso sucesso, na recta final de 2009/10.

Ao jogo mais intenso e difícil das quatro semanas de preparação minhota, Domingos levou apenas 15 jogadores, dois deles juniores. Dos 13 que restam deve trocar-se Diego por Marcos e acrescentar Miguel Garcia. Serão esses os 14 que estão na órbita da titularidade. E, também nesse capítulo o Rio Ave não ajudou a desatar o nó. Foi em 4x4x2 que Vandinho garantiu a sexta vitória nos seis jogos já disputados. Mas foi em 4x3x3 que o Braga conseguiu assumir o jogo. No esquema mais familiar foi o Rio Ave quem dominou. Completamente, deve acrescentar-se. É certo que os bracarenses podem invocar que jogaram 90 minutos com os mesmos 13 jogadores, ao passo que os vila-condenses utilizaram 19. Mas Carlos Brito pode contrapor que conseguiu superiorizar-se com uma equipa reservista.

George Lucas falhou na oportunidade que teve para provar que merece destronar Miguel Garcia. Lima "gritou" que não se sente bem em 4x3x3, mas para jogar em 4x4x2 Madrid vai ter de sair para jogar Matheus. Estas combinações foram usadas a preceito em diferentes fases do jogo, mas terão de ser repetidas para se poder aquilatar de um resultado fidedigno. Ontem nenhuma foi melhor que a outra.

Quanto ao Rio Ave, com menos duas semanas de preparação, pode e deve sentir-se feliz pelo caminho já percorrido. Este Yazalde nem parece o mesmo que nos últimos seis meses esteve em Olhão. Ricardo Chaves ressuscitou com a saída de Vilas Boas e Jefferson com a de Fábio Faria. E João Tomás mantém-se (apesar da idade) a mesma lança de sempre. Há imensas soluções ofensivas e por isso a equipa faz questão de dominar o jogo. O Braga não gosta de estar no papel inverso e dessa batalha nasceu uma disputa muito interessante mas simultaneamente vazia em oportunidades de golo.

Vandinho decidiu com uma bomba, a bem de todas as famílias. O Rio Ave tem de sair muito feliz pelo que já consegue fazer. O Braga não pode estar desapontado por ter ganho todos os testes até aqui efectuados.

Braga 1 | Rio Ave 0

Complexo Desportivo de Fão

Árbitro Paulo Rodrigues

Treinador Domingos Paciência

Diego; Lucas, Moisés, Rodriguez e Elderson; Vandinho, Madrid e Leandro Salino; Alan, Lima e Paulo César

Jogaram ainda: Paulão e Matheus

Treinador Carlos Brito

Mário Felgueiras; Zé Gomes, Gaspar, Jefferson e Sílvio; Ricardo Chaves, Vítor Gomes e Fábio Felício; Bruno Gama, João Tomás e Sidnei

Jogaram ainda: Paulo Santos, Tarantini, Braga, Felipe Alberto, Mendes, Cícero, Yazalde e Wires

Ao intervalo 0-0

Golo | 59' Vandinho


Como jogaram os novos do Braga


Diego | O Rio Ave atacou mas raramente alvejou a baliza bracarense com perigo. Limitou-se a recolher bolas fáceis. Os 90 minutos foram importantes para recuperar a tranquilidade perdida após dois frangos contra o Marítimo.

Lucas | Domingos quis testá-lo frente a extremos exigentes e o brasileiro mostrou fragilidades até ontem desconhecidas. Yazalde passou sempre por ele, mas pode queixar-se do facto de o português estar muito mais fresco.

Leandro Salino | Sem a exuberância de outros jogos, conseguiu provar a Domingos que pode ser útil em dois esquemas tácticos distintos. Estranhamente, foi melhor como "10" do que como elemento de transição.

Lima | Não se deu bem em 4x3x3. É um avançado de recorte fino e futebol apoiado. Sozinho perdeu-se entre os defesas-centrais do Rio Ave e acabou por se desviar do eixo de acção que lhe estava confinado.


Salvador com a equipa


António Salvador aproveitou a folga na agenda para se deslocar a Fão e apoiar a equipa. No final, foi ao balneário, leu jornais, cumprimentou os jogadores e deteve-se à conversa com Domingos, talvez sobre o guarda-redes que está para chegar. O presidente também falou com o homólogo da Câmara Municipal de Vila do Conde, Mário Almeida.

Carlos Brito adia dispensas


João Ferreira e André Dias são os dois lesionados vilacondenses. Mazelas que, por agora, não enfraquecem o grupo, uma vez que ambos serão dispensados em breve. Carlos Brito tem um grupo para encolher e até sabe o que fazer no imediato, mas tardará a divulgar as escolhas pois há activos que podem sair se forem bem pagos.

Meyong bisou contra os juniores

O grupo de jogadores que não seguiu para Fão, onde se disputou o jogo particular com o Rio Ave, ficou no AXA a jogar contra os juniores. Esta segunda equipa bracarense venceu por 4-0, com Meyong a destacar-se com um bis. Keita e Collado, os outros avançados que jogaram, completaram o resultado, como que a avisar Lima que, apesar de serem, para já, segundas opções, estão dispostos a inverter a situação. O adjunto Miguel Cardoso ficou a orientar esta sessão.

Reencontros e aplausos

Manhã de sol e muita gente interessada neste jogo, de tal forma que o Complexo de Fão quase encheu. Os bracarenses estiveram em maioria e saudaram os vila-condenses que já vestiram de vermelho: Mário Felgueiras, Yazalde, Mendes e Paulo Santos. No final, os dois primeiros estiveram com os ex-colegas. Paulo Santos só cumprimentou Madrid e Vandinho, os únicos do seu tempo.



Alan vê cláusula reduzida


O novo contrato que ligará Alan ao Braga até 2014 está praticamente acertado. Faltam alguns pormenores e definir o teor da cláusula que irá proteger e, simultaneamente, libertar o jogador: deve ser de rescisão, mas ainda há a possibilidade de vir a ser indemnizatória. Há, porém, um valor a que já se chegou para a dita cláusula: um milhão de euros, menos 700 mil euros do que a que até agora era válida.

Não pensem os adeptos que António Salvador adormeceu. O contrato que deverá ser assinado quarta-feira prevê que Alan possa sair por um preço mais baixo, mas apenas a partir de 30 de Junho de 2011, data em que a nova cláusula passa então a vigorar. Se durante a próxima temporada alguém quiser resgatar Alan, terá de o negociar directamente com a SAD bracarense, sem qualquer valor pré-estabelecido como base inicial do negócio. Fica anulada a cláusula em vigor e o Braga garante total controlo sobre o atleta durante um ano, ficando o próprio com mais possibilidades de sair a seguir.

Esta foi a única forma de convencer o jogador. Alan fica de corpo e alma, mas não quer virar as costas a um convite futuro e sabe que, com uma cláusula reduzida, terá mais hipóteses de sair. O Braga segura-o no imediato e acaba por acompanhar a tendência do mercado. Na prática, com mais um ano, Alan valeria sempre menos.



Vítor Gomes

"Quem não gostava?"

Vítor Gomes e Sílvio recolheram, naturalmente, a maioria das atenções dos espectadores (e foram muitos) que estiveram em Fão. No final, o médio negou que tenha alguma proposta em mãos, mas mostrou-se entusiasmado com a possibilidade de sair. "A mim não chegou nenhuma proposta. Fico contente por ver o meu nome associado, porque o Braga é um clube grande. Quem não gostava de ir para o Braga? Trabalho todos os dias para melhorar e progredir. Se isso acontecer é um passo em frente na minha carreira", respondeu.

E se de Braga não chegou nada, diferente foi o caso do Sporting há algumas semanas. "O que o meu empresário me disse é que estava bem referenciado e havia interesse. Mas para não se ter passado nada é porque não houve proposta concreta", explicou.



Matheus
"Celtic é difícil mas eles acham o mesmo de nós"

Matheus acredita que a eliminatória com o Celtic será repartida. "Sabemos que o Celtic é difícil. Mas eles devem achar o mesmo de nós, até porque o Braga tem sido sempre cabeça-de-série", respondeu. "Vamos tentar fazer um bom resultado aqui e ir lá consumar a classificação", encerrou. Habitualmente utilizado na equipa titular, o avançado garante que tanto ele, como Lima, Meyong ou Keita "têm condições para ser titulares". Sobre o arranque antecipado, uma crítica a Jorge Jesus. "É melhor assim. Dá para trabalhar melhor. No ano passado as férias foram marcadas por outro treinador..."

Sérgio Vieira vai aos EUA ver o Celtic

Sérgio Vieira, observador bracarense, já está nos Estados Unidos onde, a partir de hoje, seguirá o Celtic no resto da digressão americana que os escoceses estão a cumprir. A derrota de ontem, contra o Manchester United (3-1) será revista em DVD, mas os jogos de hoje, com o Seattle Sounders e de quinta, contra o Sporting, serão vistos ao vivo.

Curioso é o facto de os leões defrontarem o adversário do Braga na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões poucos dias antes. No ano passado aconteceu a situação inversa, pois o Braga jogou amigavelmente contra o Twente e os holandeses foram, poucos dias depois, eliminados da Champions pelos leões.


O JOGO

JotaCC

Vítor Gomes: Sp. Braga agrada

O médio Vítor Gomes (Rio Ave) mostrou-se agradado com o interesse do Sp. Braga na sua contratação, mas garantiu que "nunca houve contactos formais" nesse sentido.


Vandinho dá triunfo com o Rio Ave

Um golo de Vandinho foi suficiente para o Sp. Braga vencer o Rio Ave, ontem, em jogo de preparação realizado em Fão (Esposende).

O técnico dos minhotos, Domingos Paciência, aproveitou para ver alguns reforços em acção, e colocou, de início, Diego, George Lucas, Echiejile, Leandro Salino e Lima. Já o Rio Ave apresentou uma equipa muito próxima daquela que deverá iniciar a Liga, apenas com duas caras novas: o guarda-redes Mário Felgueiras e o médio Fábio Felício, além do avançado João Tomás, regressado da Arábia Saudita.



Gualtar: Guardião juntou 200 pessoas antes de rumar a Itália
Sp. Braga falha adeus de Eduardo

De malas feitas para Génova, Eduardo fez questão de se despedir dos amigos num jantar, antes de rumar a Itália.
O guarda-redes, de 27 anos, reuniu cerca de 200 pessoas na Escola EB 2/3 de Gualtar, mas o Sp. Braga, seu antigo clube, que recebeu 4,5 milhões de euros dos italianos, não se fez representar. O internacional português não escondeu a mágoa em relação à atitude dos dirigentes minhotos: "Não se deve confundir o clube com as pessoas." Deixou ainda uma palavra de apreço para Quim, a recuperar de uma grave lesão, e disse que Amorim e Miguel Veloso seriam "bem-vindos" em Génova.
O Sp. Braga prossegue assim a pré-temporada só com triunfos, antes de enfrentar o Celtic no primeiro jogo oficial, já no próximo dia 27 ou 28 de Julho, em encontro da 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões.


CORREIO DA MANHA

Pé Ligeiro

Dulce Félix garante lugar no Europeu de Barcelona

Dulce Félix confirmou este domingo em Leiria, nos Campeonatos de Portugal de atletismo, estar em condições de ser selecionada para os Europeus de Barcelona, ao sagrar-se campeã de 5000 metros, com a marca de 15.44,89 minutos.

A fundista bracarense lesionara-se no Nacional de crosse curto, no início de Março, só regressando às competições este mês.

Dulce Félix, que tinha mínimos aos 10 mil metros, fazia depender a sua presença em Barcelona do momento de forma. A resposta de hoje foi positiva, conseguindo mesmo baixar dos mínimos da associação europeia (EAA) na légua.

Assim sendo, poderá juntar-se a Jessica Augusto e a Sara Moreira na delegação para Barcelona, tanto em 10 mil como 5000 metros.

Entretanto, o selecionador nacional, José Barros, confirmou também as presenças de Gaspar Araújo, campeão do comprimento, com 7,62 metros, e de Pedro Ribeiro, vencedor dos 3000 metros obstáculos com 8.37,85 (derrotando outro candidato, Mário Teixeira, 8.39,26).

Os dois atletas já tinham mínimos da EAA, embora não tivessem atingido os mais exigentes mínimos da Federação Portuguesa.

Uma vez que Marcos Chuva, lesionado, não poderá deslocar-se, deverão ser 39 os atletas portugueses seleccionados. A divulgação oficial será feita segunda-feira.

Entretanto, Naide Gomes, ainda cansada da deslocação ao meeting de Paris, sexta-feira passada, fez um único ensaio válido no comprimento, a 6,53 metros, enquanto Jessica Augusto - também presente em Paris, onde quase bateu o recorde nacional da légua - se limitou a correr os 800 metros, sendo quarta, com 2.10,97.

Na jornada deste domingo na pista do Estádio Municipal de Leiria são ainda de salientar as melhores marcas nacionais do ano conseguidas por Dário Manso no martelo (70,73) e Sílvia Cruz no dardo (55,87). Sandra Helena Tavares passou 4,30 no salto com vara, tentando depois, sem êxito, os 4,42, que seriam recorde nacional.


Vencedores

Masculinos

200 metros (v:+0,3): André Bivetti, Sporting 21,82

800 metros: João Brás, SCUT 1.52,28

3000 metros obstáculos: Pedro Ribeiro, Maia 8.37,85

400 metros barreiras: Ricardo LimaM Sporting 52,95

Altura: Roman Guliy, Sporting 2,11

Comprimento: Gaspar Araújo, Sporting 7,62 (-0,6)

Disco: Jorge Grave, Sporting 55,64

Martelo: Dário Manso, Sporting 70,73

4x400 metros: Gira Sol 3.25,52


Femininos

200 metros (v:+0,6): Carla Tavares, Sporting 24,45

800 metros: Sandra Teixeira, Sporting 2.08,39

5000 metros: Dulce Félix, SC Braga 15.44,89

400 metros barreiras: Patrícia Lopes, Sporting 58,81

Vara: Sandra Tavares, FC Porto 4,30

Comprimento: Naide Gomes, Sporting 6,53 (+0,3)

Peso: Antónia Borges, Sporting 15,85

Dardo: Sílvia Cruz, Sporting 55,87

4x400 metros: Benfica 4.00,11

RECORD
BRAGA SEMPRE MAIS!