News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 12/07

Started by JotaCC, 12 de July de 2010, 07:37

Previous topic - Next topic

JotaCC

Tiago Pinto fora dos planos
LATERAL CHUMBOU NOS TESTES MÉDICOS

Tiago Pinto está fora dos planos do V. Setúbal. Uma lesão nos adutores detetada durante os últimos exames médicos, que decorreram no passado sábado, obrigou o lateral de 22 anos a regressar ao clube bracarense com a certeza absoluta de que não voltará ao emblema sadino.

O jogador apresenta-se hoje ao Sp. Braga, onde irá ser reavaliado pelo respetivo departamento médico. Quando contactado por Record, Tiago Pinto recusou falar sobre este assunto - "não faço comentários", disse -, reservando quaisquer explicações para o clube bracarense.

Com Elderson Echiéjilé e Eduardo a ocuparem a posição, Tiago Pinto representa um excedente no plantel bracarense e o futuro do jogador fica indefinido. Depois de alguns jogos na Liga Intercalar na época passada, o lateral-esquerdo aguardava esta oportunidade para regressar à competição. Relembre-se que a última vez que participou no escalão maior do futebol português remonta a abril de 2009, ainda no Trofense.

Treinos

Depois de um dia de folga, o V. Setúbal regressa hoje aos trabalhos. Com duas sessões marcadas (9.30 e 17 horas), os reforços Ney e Hugo Leal cumprem os primeiros treinos no Estádio do Bonfim. Este ciclo vai continuar até quarta-feira, onde o plantel cumpre o último treino de manhã, e à tarde realizar-se-á um particular com o Al-Ittiha.

RECORD

JotaCC

Convidado a renovar

Dois dias depois do Al-Sharjah ter desistido oficialmente de contratar Alan, António Salvador realizou uma jogada de mestre. Para evitar que o extremo viesse a assinar um pré-acordo com outro clube em Janeiro, tal como sonhava o emblema dos Emirados Árabes Unidos, o presidente do Braga avançou decidido e propôs-lhe a renovação do contrato por mais quatro temporadas. "Segunda-feira vamos sentar e ver o que é melhor para mim", revelou ontem o brasileiro, "feliz" com a tomada de posição do líder arsenalista. Aliás, já há algum tempo que Alan perspectiva este cenário e foi dando conta disso aos adeptos que, ao longo do último mês, foram pedindo insistentemente para que continuasse a ser um Guerreiro do Minho. "Alguns pararam-me na rua e pediram-me para ficar. E eu disse sempre: 'calma, calma, porque vai acontecer coisa boa'. E acho que isso está próximo de acontecer", anuiu.

As dúvidas sobre a continuidade de Alan em Braga parecem, assim, desfeitas. O jogador vê reconhecido o trabalho efectuado ao longo das últimas temporadas com o prolongamento do vínculo contratual, que prevê ainda um aumento significativo do vencimento anual, e tem a oportunidade de voltar a jogar a Liga dos Campeões. No entanto, recusa a ideia de ser a maior estrela do vice-campeão nacional, apesar de até ter marcado em todos os jogos realizados na pré-temporada. "Aqui não há figuras. Todos são importantes; o grupo é que conta", sublinhou o extremo, que prefere deixar as promessas pessoais para os políticos. "A única coisa que posso dizer é que vou dar o máximo durante a semana para que nos jogos corra tudo bem", afiançou, aprovando a evolução que a equipa tem revelado desde o embate com o Melgacense. "A equipa está bem, está forte e cada vez mais entrosada", garante.

Moisés é outro dos atletas a "prender"

O assédio a Moisés está a crescer e é bastante fácil perceber porquê. O defesa-central tem uma cláusula de rescisão no valor de apenas 1,5 milhões de euros, dos quais só metade iriam parar aos cofres do Braga em caso de venda - o Cruzeiro ficaria com o restante -, e está a menos de um ano de terminar o contrato. No entanto, é intenção dos responsáveis da SAD arsenalista prolongá-lo, segurando, assim, mais um dos jogadores mais influentes da equipa na última época. Recorde-se que há um clube do Catar desejoso de receber o brasileiro e que da Grécia surgem agora rumores do interesse do Panathinaikos.

Pesadelo Matheus-Lima

Está a formar-se uma dupla temível no ataque do Braga, que promete ser um autêntico pesadelo para as defesas. Contrastando com a ineficácia revelada por Keita e Meyong na primeira parte do jogo com o Moreirense, o duo Matheus-Lima foi crucial para o triunfo dos bracarenses. Enquanto o primeiro fez o passe para Paulo César empatar o encontro - um minuto antes Anderson Lobão havia adiantado os de Moreira de Cónegos -, o segundo, bem desmarcado por Salino, fechou a contagem com classe. O ex-Belenenses já leva mesmo três golos nesta pré-temporada, tantos quanto Alan, que, depois de não ter defrontado o Leixões, voltou a "facturar". Última nota para Leo Fortunato (veloz e seguro) e Echiejile (inteligente), que foram duas agradáveis surpresas.

Braga 3 Moreirense 1

Estádio AXA >> Árbitro Manuel Mota

-
Braga

Treinador Domingos Paciência

Marcos; Miguel Garcia, Moisés, Léo Fortunanto e Eduardo; Pizzi, Salino, Guilherme e Hélder Barbosa; Keita e Meyong. Jogaram ainda: Lucas, Paulão, Rodriguez, Echiejile, Alan, Vandinho, Madrid, Paulo César, Matheus e Lima

Moreirense

Treinador Jorge Casquilha

Ricardo Ribeiro; Edson, Micael, Ciro e Jorge Vicente; Castro, Pintassilgo, Eriverton e Tiago Ronaldo; Luís Pinto e Bobó. Jogaram ainda: Ferreira, Pinto, Beck, Anderson Lobão, Lico, Inácio, José Filipe, José Alberto, Cássio, Leonel e Tiago Monteiro

-

ao intervalo 0-0

Golos 49' Anderson Lobão, 50' Paulo César, 70' Alan e 84' Lima

Quim na bancada com Salvador

Mesmo limitado na locomoção, que vai sendo feita com a ajuda de canadianas, Quim esteve ontem nas bancadas do Estádio AXA para ver o quarto jogo-treino do Braga nesta pré-temporada. O guarda-redes, que foi operado há cerca de uma semana para debelar uma lesão no tendão de Aquiles, assistiu ao encontro na companhia de António Salvador, presidente do clube, Fernando Couto, o "novo" manager, e ainda Carlos Mangas, recém-nomeado coordenador da formação.

Rafael Bastos vai negociar saída

Rafael Bastos pode abandonar o plantel nos próximos dias. O médio já ontem não foi utilizado por Domingos Paciência e vai reunir-se com a administração da SAD para resolver o melhor para a sua carreira. Sabedor de que não irá ser, com frequência, primeira opção para o treinador, Bastos prefere mudar para jogar. Em cima da mesa estará a possibilidade de empréstimo ou até de desvinculação. Ontem ficou ainda saber-se que Tales vai regressar ao Brasil. O médio esteve, afinal, à experiência, mas não vai continuar. O plantel volta a ter menos um elemento.

O JOGO

JotaCC

Moisés: "O Sp. Braga é um grande"

Na excelente e histórica temporada que o Sp. Braga realizou, alcançando o segundo lugar da Liga Portuguesa de Futebol, o brasileiro Moisés foi um dos pilares da equipa, confirmando-se como um defesa central de elevada categoria e que comandou o reduto mais defensivo arsenalista, levando-o a exibições de alto nível e que em muito contribuíram para a carreira do clube na época 2009/2010.
Conhecido como o 'Xerife', na sua zona de acção Moisés não facilita e não dá espaços a nenhum adversário não permitindo veleidades às equipas contrárias, tendo conseguido, com a ajuda dos seus companheiros da defesa arsenalista, manter, em diversos jogos, as redes da equipa invioladas.
Neste início de uma nova temporada, o brasileiro recordou a época passada para afirmar que o clube tem agora um estatuto a manter, o estatuto de "grande" do futebol português e tem que lutar muito para continuar a realizar boas temporadas como a que conseguiu na passada.
"Sabemos que fizemos uma época muito boa, mas temos a noção que sempre podemos ser e fazer melhor. Esse era o nosso objectivo para a época: tentar andar sempre na luta pelo título até à última jornada. Infelizmente não conseguimos alcançar a meta que queríamos, que era ser campeões, mas, de qualquer forma, o que conseguimos alcançar já foi histórico para o clube e para a cidade. Acho que já estava mais do que na hora disto acontecer, já que o clube tem uma estrutura muito boa e dá as melhores condições para os atletas que chegam se adap-tarem o mais rápido possível e terem as condições necessárias para ajudar a equipa a andar na luta com os chamados grandes", declara convicto o capitão de equipa, aquando do castigo que foi aplicado a Vandinho, para logo acrescentar que "penso que o Braga, nos dias de hoje, olha de igual para igual com qualquer equipa e isso foi o mais importante que nós conseguimos alcançar na época passada. Transmitimos aos adeptos, à cidade e a Portugal que o Sp. Braga é um grande. E para alguém ser grande, tem que se manter grande e por isso acredito que esse pensamento tem que se manter nesta nova época. Temos que procurar sempre conquistar os títulos e lutar para estar sempre no topo das tabelas classificativas".

Estágio, reforços e qualidade do plantel

No que diz respeito à nova temporada, e além de considerar que a atitude da equipa tem que ser a de um "grande", Moisés considera que as mexidas no plantel, que são normais, acabam por vir trazer mais qualidade e vão ajudar a criar um grupo mais forte, objectivo para o qual a realização do estágio em Melgaço em muito contribuiu também.
"Alguns jogadores saíram, mas chegam outros e com certeza os que chegaram vão tentar adaptar-se o máximo possível, com a nossa ajuda, e começar já a fazer grandes jogos. Os estágios são sempre importantes para as equipas, são muito válidos. Há jogadores que estão a chegar a não têm a noção do que é o Braga e o campeonato português. Muitos deles estão apenas agora a perceber a situação e nós, que estamos aqui há mais tempo, vamos tentar ajudar, para todos se adaptarem o mais rápido possível. Eles vêm ajudar e vieram para ganhar", afirmou.

Objectivo: lutar pelos primeiros lugares

No seguimento da temporada passada, Moisés afirma que os objectivos da nova época têm mesmo que ser ambiciosos e o Sp. Braga, sendo um grande, tem que lutar pelos primeiros lugares da tabela.
"O objectivo da equipa é manter-se sempre nos primeiros lugares. Acho que o clube já adoptou essa forma de pensar e de ver as coisas. O estilo de trabalho é criado tendo em conta o objectivo de andar nos primeiros lugares. Claro que durante uma temporada acontecem muitas coisas que são impossíveis de prever. Por isso, os nossos pés vão estar bem assentes na terra, vamos enfrentar jogo-a-jogo, procurando vencer sempre, onde quer que a gente jogue e, pensando dessa forma, vamos ver o que vai acontecer ao longo da época e o que conseguimos fazer".

'Champions' é uma das metas

Liga dos Campeões. Sonho para a maior parte de todos os que procuram, um dia, fazer do futebol uma carreira. Para os que conseguiram, participar, nem que seja por uma só vez, na liga dos Campeões é, talvez, o maior objectivo e, como tal, quando estão perto de concretizar essa meta, é normal que sentimentos de ansiedade e nervosismo co-mecem a aparecer.
Sendo um dos mais experientes do plantel, tendo já participado na maior competição europeia de clubes por duas vezes (ao serviço do Spartak de Moscovo), o brasileiro Moisés dá a receita aos seus companheiros para conseguirem tranquilizar e ajudar a equipa a fazer história mais uma vez e chegar à fase de grupos da competição.
"Temos que saber controlar a ansiedade porque se não o fizermos perdemo-nos. O grupo está ciente disso e está a trabalhar, nnão só para a Liga dos Campeões, mas para a temporada toda. Esta é a primeira competi-ção da época, é o primeiro objectivo e claro que não o quere- mos deixar fugir. Vamos fazer de tudo para chegar à fase de grupos e tenho a certeza que temos condições de a disputar", afirmou Moisés, acrescentando que a sua experiência na competição pode ajudar não só a equipa, mas também os seus companheiros que ainda não experimentaram a sensação de jogar a 'Champions': "já joguei duas vezes na Liga dos Campeões, ao serviço do Spartak de Moscovo e conheço a sensação de disputar esta competição. Sem dúvida que é uma competição diferente de todas as outras. Acho que para qualquer jogador jogar na Champions é um objectivo pessoal. É uma competição que todos sonham jogar e o Braga tem agora essa oportunidade e de certeza que os jogadores vão abraçar essa oportunidade com toda a garra e tentar fazer o melhor e o mais bonito para o Braga".

"Pessoalmente quero fazer sempre mais e melhor"

Os objectivos da equipa para a nova temporada estão definidos e são claros e ambiciosos. No entanto, a nível pessoal, Moisés também é claro ao apresentar as suas metas pessoais para a época desportiva que se aproxima.
Para o defesa central, o momento é o mais importante, ou seja, Moisés pensa sempre primeiro no presente e no que tem que fazer para ajudar a sua equipa e só depois pensa em tudo o resto.
"O meu objectivo é sempre o momento. Tenho mais um ano de contrato com o Braga, vou tentar cumprir esta época da melhor forma possível. No ano passado não tive a oportunidade de fazer a pré-temporada, por causa de uma cirurgia, mas felizmente este ano estou a conseguir sem problemas nenhuns e por isso com certeza que espero fazer ainda melhor do que fiz no ano passado", declarou acrescentando que neste momento só pensa no Sp. Braga: "tenho mais um ano de contrato com o Braga, mas há a situação do meu passe pertencer 50 por cento ao Braga e 50 ao Cruzeiro e por isso nada depende só de mim. Tenho muitas coisas à minha volta que não estão ao meu alcance e o que posso dizer é que tenho este ano de contrato e vou procurar cumprir esta temporada da melhor forma possível e, se for para continuar no Braga, vou continuar sem problemas. Sou profissional, adoro a cidade, gostei muito do clube, sinto-me em casa e vamos ver o que acontecer".

"Precisamos do apoio dos adeptos"

Aproveitando a oportunidade, Moisés não deixar escapar a ocasião para se dirigir aos adeptos do Sp. Braga, agradecendo todo o apoio que têm dado e pedindo para que, na nova época, seja cada vez maior.
"Tenho que agradecer aos adeptos todo o apoio que sempre tivemos e dizer que nesta época, como na passada, precisamos deles. A massa adepta influencia muito os jogadores, principalmente os que estão a chegar. Hoje o Braga é grande e tem que ter uma massa adepta também grande. Onde quer que a gente jogue tem que ter sempre muitos adeptos a apoiar e no nosso estádio ainda mais. Que venha cada vez mais gente".

"Presidente convidou-me a renovar"

Ao seu estilo e para terminar com a novela em torno da saída do extremo brasileiro, António Salvador não perdeu tempo e quer blindar o jogador. Na mesa está uma melhoria ao nível financeiro e um vínculo até 2014.
"O presidente convidou-me para renovar o contrato e vamos conversar segunda-feira (hoje) para resolver isso. Estou feliz em Braga, tenho contrato por mais um ano, vamos sentar-nos e conversar", começou por referir o extremo brasileiro.
"Foi com felicidade que recebi a proposta. Sou profissional, nunca deixei de trabalhar da mesma forma e vamos agora ver o que é o melhor para mim", destacou ainda Alan.
"O grupo é o mais importante. Não me sinto o mais importante da equipa. O campeonato do Mundo provou que o colectivo é o mais importante, mas reconheço que a duração do contrato (até 2014) é a prova de que as pessoas gostam de mim em Braga", afiançou ainda o médio que vai reunir-se hoje com António Salvador.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Alan meteu uma 'cunha' para ir para o Benfica

Extremo sondou elemento da equipa técnica de Jesus, que recusou a possibilidade.

Alan, segundo o DN apurou, tentou saber da possibilidade de rumar à Luz para voltar a trabalhar com Jorge Jesus. Com o futuro por definir, o extremo já foi dado como possível reforço do Sporting e esteve em negociações com o Al- -Sharjah, dos Emirados. O brasileiro está desejoso de deixar o Sp. Braga para assinar o contrato da sua vida, numa altura que já passou a barreira dos 30 anos.

O DN sabe que durante o impasse nas negociações com o clube árabe treinado por Manuel Cajuda - um nó que continua por desatar - Alan telefonou duas vezes a um elemento da equipa técnica do Benfica com o objectivo de saber se Jorge Jesus ainda teria interesse em contar com ele na nova época, depois de ter indicado o seu nome há um ano.

Só que o técnico dos encarnados, apesar de admirar as qualidades do brasileiro, não mostrou interesse em pedir a sua contratação a Luís Filipe Vieira. Ainda para mais, o líder dos encarnados não estaria também na disposição de negociar com o seu homólogo bracarense, António Salvador, sobretudo por não terem sido bem sucedidas as conversações que ambos mantiveram há uns meses tendo em vista a possibilidade de Eduardo rumar à Luz.

Salvador mostrou-se inflexível em baixar dos quatro milhões de euros pelo titular da selecção nacional, o que levou Vieira a dizer às pessoas que lhe são mais próximas que não pretenderia voltar a negociar com o presidente bracarense nos próximos tempos.

Alan viu assim as portas fechadas da Luz, pelo que continua a aguardar que António Salvador lhe abra a porta de saída, sobretudo quando está a entrar no último ano de contrato. As hesitações quanto a mudar-se para o Médio Oriente tem levado o jogador a querer esperar por uma proposta do Sporting, razão pela qual, numa recente conferência de imprensa, garantiu que não lhe havia chegado qualquer oferta salarial de 900 mil euros anuais por parte dos leões de Alvalade.

Certo é que, se esses números lhe forem apresentados, Alan não hesitará e preferirá continuar em Portugal, apesar de ganhar bastante menos do que aquilo que os árabes lhe podem pagar. Resta saber se José Eduardo Bettencourt está na disposição de pagar ao Sp. Braga uma verba a rondar os 1,8 milhões de euros.

DN

JotaCC

Braga e Escola Movimento são os novos campeões

O SC Braga (femininos) e a Escola do Movimento (masculinos) venceram o Campeonato do Norte de pista, disputado em Guimarães. O Braga somou 89 pontos, enquanto a Escola do Movimento totalizou 143. Individualmente, o melhor foi Luís Sá, com 14,45s nos 110 m barreiras.

Dulce Félix volta a ganhar e ainda pensa no Europeu

Ana Dulce Félix considera ainda a hipótese de correr os 10 mil metros do Europeu de Barcelona. A atleta foi operada no final de Março a uma fractura de fadiga no pé esquerdo, tendo reiniciado a preparação apenas em Maio. Ontem ganhou a Corrida Desporto Limpo, de sete quilómetros, em Matosinhos. "O Europeu disputa-se mais cedo do que o normal, caso contrário era certa a presença", disse-nos Sameiro Araújo, sua treinadora. "Começamos a pensar numa eventual presença, depois da boa prova que fez no GP São Pedro", sublinhou Sameiro sobre a corrida ganha por Sara Moreira (31m53s), seguida por Dulce Félix (32m42s). A decisão só muito perto do Europeu é que será tomada, mas os 5000 m que fará sábado no Campeonato de Portugal serão um teste fundamental.

O JOGO

JotaCC

Rafael Bastos pode estar de saída

Adensa-se o mistério sobre Rafael Bastos. O médio brasileiro não se treinou na manhã desta segunda-feira, depois de também não ter estado no jogo-treino diante do Moreirense. Ao que tudo indica, pode estar de saída do plantel.

O jogador estará a negociar a saída do clube, por empréstimo ou até desvinculando-se em definitivo, isto perante a possibilidade de não ser opção regular para Domingos Paciência.

Noutro plano, o argentino Andrès Madrid também não esteve presente no treino matinal desta segunda-feira. O jogador sofreu um toque no joelho no final do «teste» com o Moreirense, pelo que se limitou a efectuar tratamento.

A BOLA

Pé Ligeiro

Madrid ausente devido a lesão no joelho
RAFAEL BASTOS TAMBÉM NÃO TREINOU 

Andrés Madrid, médio argentino de 28 anos, foi o principal ausente do treino desta manhã do Braga. A ausência deve-se a uma lesão no joelho, contraída durante o jogo de ontem frente ao Moreirense.

Rafael Bastos, lateral de 25 anos, também não marcou presença no treino matinal, estando iminente a sua saída, uma vez que o técnico bracarense, Domingos Paciência, não conta com o jogador brasileiro para a próxima temporada.

Situação diferente é a do extremo de 30 anos, Alan, que treinou com a equipa e que ao que tudo indica vai acertar a renovação por mais três anos, até julho de 2014.

O treino da tarde irá decorrer à porta fechada e servirá de preparação para o próximo jogo de preparação contra o Gil Vicente, na quarta-feira.

RECORD
BRAGA SEMPRE MAIS!

JotaCC

Itália: Filipe Oliveira segue para estágio com o Parma
Lateral direito português terminou contrato com o Sp. Braga

Filipe Oliveira integra a lista do Parma para o estágio de pré-época da formação transalpina. O lateral direito terminou contrato com o Sp. Braga e, apesar de não ter sido anunciado como reforço da equipa da Serie A, tem via aberta para a aventura em Itália.

Aos 26 anos, o jogador português volta a emigrar. Ainda como júnior, saiu do F.C. Porto para assinar pelo Chelsea. Em 2005, após um empréstimo ao Preston North End, despediu-se de Inglaterra para regressar a Portugal.

Marítimo, Leixões e Sp. Braga surgem no currículo de Filipe Oliveira, que passará agora a partilhar o balneário com nomes como Bojinov, Herman Crespo ou Zaccardo.

MAIS FUTEBOL

Pé Ligeiro

SC BRAGA CHEGA A ACORDO PARA A RESCISÃO AMIGÁVEL COM RAFAEL BASTOS

O SC Braga chegou a acordo para a rescisão amigável com o atleta Rafael Bastos, que tinha contrato com os Gverreiros do Minho até ao final da época desportiva de 2010/11. O SC Braga destaca a entrega e profissionalismo sempre manifestados por Rafael Bastos enquanto esteve ao serviço do nosso Clube, desejando-lhe sucesso desportivo e pessoal.

scbraga.pt
BRAGA SEMPRE MAIS!