News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 05/07

Started by Pé Ligeiro, 05 de July de 2010, 02:59

Previous topic - Next topic

Pé Ligeiro

Marcos está próximo Bialkowski chega hoje

Depois de fechado o dossier Eduardo, António Salvador vai esforçar-se para que esta semana complete definitivamente o plantel do Sporting de Braga. Hoje chega Bialkowski e, provavelmente, o substituto de Quim. Falamos de Marcos, que há dois anos jogou no Marítimo, e actualmente estava sem clube depois de um ano no Paraná. Com 34 anos, falta apenas acertar a duração do contrato que vai rubricar. Se tudo correr bem esta manhã, pode também apresentar-se e fechar então a baliza. Marcos garante qualidade. Quando saiu do Marítimo era cobiçado por Benfica e Sporting, mas os valores que pediu inviabilizaram os negócios. No Brasil, desapareceu e esta é a oportunidade para regressar à ribalta, agora com um salário incomparavelmente inferior. A preferência do Braga era, como ontem anunciámos, Kieszek. Mas o FC Porto negou a pretensão e Ventura, sugerido à SAD, não agradou a Domingos Paciência, que exigia um guardião bastante experiente. Se a ideia fosse confiar a baliza a um jovem, então o Braga tinha soluções: Bialkowski e Diego Silva, ambos internacionais Sub-21 como o próprio Ventura.

Em matéria de entradas, no horizonte mantém-se Renteria. Mas, neste caso, o Braga pouco pode fazer e a responsabilidade está nas mãos do jogador, que ainda ontem teve uma reunião com o FC Porto para insistir na saída em definitivo rumo ao Minho. A chegada do seu empresário, Jorge Machado, a Portugal, acontecerá até quarta-feira e será decisiva para que o processo fique concluído. Para Domingos, que este ano pensa jogar com dois homens no eixo do ataque, Renteria era uma excelente solução. É móvel, está adaptado ao esquema e joga melhor do que ninguém ao lado de Meyong.



Ganhará quatro vezes mais



Transmontano de palavra, Eduardo jogará no Génova porque se comprometeu antes mesmo do seu melhor jogo no Mundial, contra a Espanha. Nos últimos dias apareceram mais propostas e, como há uma cláusula de rescisão que pode ser batida por qualquer um, o número 1 português teve oportunidade de escolher um clube historicamente maior. O compromisso assumido em plena África do Sul foi, para Eduardo, muito mais forte do que qualquer outra sedução. De tal forma que, tal como O JOGO deu conta em exclusivo na sua edição de sexta, a esta hora já está em Itália e entre hoje e amanhã deve ser apresentado como substituto do agora milanês Marco Amelia. Só um cataclismo evita o cenário. No Génova, Eduardo vai auferir quatro vezes mais do que no Braga, num valor superior a 100 mil euros mensais. Já o clube só receberá 3,6 milhões de euros. É que 10% da cláusula de rescisão de quatro milhões pertencem ao jogador. Há muito que se sabe que a permanência em Braga é impossível, mas ontem fonte do clube minhoto revelou dois pormenores: afinal, ao contrário do veiculado em Janeiro, aquando da renovação, não existe cláusula de rescisão, mas sim cláusula indemnizatória , o que pode valer Braga o poder de negociar uma outra proposta, entretanto chegada à SAD, no valor de 6,5 milhões de euros.Quando em Fevereiro recusou ver aumentada a cláusula de rescisão, o guarda-redes disse claramente que a expectativa era mudar de ares e melhorar as condições de vida. Prestes a completar 28 anos de idade, não haveria melhor altura do que esta para fechar um grande contrato e por isso ontem estava em Génova. Um Mundial como o que, para Portugal, terminou recentemente, não é fácil de repetir e uma época tão fantástica como a que culminou com o Braga vice-campeão, também não. Eduardo sabe que poderia, se esperasse, conseguir melhores valores contratuais. A complicar a mudança esteve, nos últimos dias, não só o aparecimento de grandes clubes europeus, mas a vontade da namorada de Eduardo, a atleta Jéssica Augusto. Ao que OJOGO apurou, Jéssica preferia outro destino embora, por motivos profissionais, também ela passe muito tempo no estrangeiro.


Filipe Oliveira perto do Parma

A caminho de Itália, tal como Eduardo, está Filipe Oliveira. Neste caso, a transferência ainda não é uma certeza, mas quase. O lateral-direito tem uma proposta do Parma e está muito tentado a aceitá-la. Filipe até já esteve na cidade onde Fernando Couto jogou após ter saído do FC Porto. Conheceu também as instalações do clube e voltará brevemente para assinar por três épocas. O Parma não é a equipa de outrora que chegou a discutir a conquista do campeonato e até a vencer a Taça das Taças. Mas foi uma das surpresas da época passada, após ter regressado à Serie A, e espera agora atacar as competições europeias. Filipe Oliveira agradeceu a António Salvador a proposta de renovação por duas épocas que lhe foi endereçada, mas recusou porque há muito que tem propostas mais vantajosas financeiramente.

O Parma era apenas uma delas e a Serie A italiana fascinou-o, por comparação com a I Liga francesa e com os dois principais campeonatos ingleses, que conhece dos tempos que passou no Chelsea. Com 26 anos, Filipe Oliveira regressa ao estrangeiro cinco anos depois de ter regressado a Portugal. Na última meia época de Braga foi decisivo a fazer esquecer João Pereira e a manter o nível elevadíssimo da equipa.


Moisés iniciou integração e viu Lima destacar-se

Moisés já está bem melhor da amigdalite que contraiu no início da semana e ontem voltou aos treinos. Apesar de tudo, fê-lo de forma reservada e acabou por recolher mais cedo aos balneários, na companhia de Miguel Garcia, também por precaução. Ainda assim, o defesa-central teve tempo para ver Lima destacar-se na peladinha. Foi o mais recente avançado da equipa que marcou o primeiro golo do dia. A seguir, assistiu Paulo César e voltou a arrancar palmas. Indicações para confirmar no jogo de amanhã, com o Marítimo, ás 17 horas. António Salvador mantém-se por Melgaço, com a equipa.


Elderson sem férias para conhecer os colegas

Elderson assumiu ontem que prescindiu das férias pela importância do momento. O lateral nigeriano esteve três dias em França no pós-Mundial e já treina em Braga onde simultaneamente recupera de uma lesão muscular na coxa esquerda e desenvolve um programa específico de recuperação do esforço. O campeonato português é uma sedução, depois de um ano em França em que só jogou uma vez na Taça da Liga. "Problemas...", desconversou. "Mas jogava na equipa secundária e treinava sempre", apressou-se a completar. O Braga está a conhecer melhor. A cidade há muito que aprovou. "Vim a Braga depois da Taça de África e gostei muito. Do estádio também", sorriu, timidamente. Colectivista, e talvez por isso tenha como ídolo Fernando Redondo, Elderson foi peculiar quando convidado a apresentar-se. "Tenho de saber o que o treinador quer. Trabalho com uma equipa. As qualidades individuais não são tão importantes".

OJOGO

BRAGA SEMPRE MAIS!

JotaCC

Elderson Echiejille Pronto para ajudar o Sporting de Braga



Depois de ter participado na fase final do Campeonato do Mundo da África do Sul, em representação da selecção da Nigéria, Elderson, um dos reforços do Sp. Braga para a nova temporada, prescindiu praticamente dos dias de férias a que tinha direito, para chegar mais cedo ao seu novo clube.

O jovem lateral esquerdo sofreu uma pequena lesão no segundo jogo que disputou no mundial e, como tinha que fazer a sua recuperação, decidiu viajar mais cedo para o Sp. Braga, juntando-se à equipa no estágio em Melgaço, também para começar a conhecer melhor os seus novos companheiros e técnicos.

"Foi um grande torneio. Fiquei muito satisfeito por jogar no campeonato do mundo. Penso que, no entanto, acabamos por não realizar um bom torneio a nível da selecção. Durante o meu segundo jogo no mundial tive um ligeiro estiramento muscular, mas nada muito sério e regressei a tempo de jogar o outro encontro. Tive alguns dias de férias em França e depois vim para cá. Como esta é uma nova equipa, jogadores novos e treinadores novos, tenho que conhecê-los e adaptar-me a eles e por isso decidi vir mais cedo, afirmou o jovem atleta.

Sem se querer definir enquanto jogador, Elderson afirma que tem algumas qualidades, mas que pretende ouvir e ver o que o treinador pretende, respeitar essas ideias e aproveitar as suas características para cumpri-las.

"Tenho algumas qualidades, mas tenho que ouvir os treina-dores e ver o que eles querem que eu faça. Primeiro tenho que trabalhar para a equipa e só depois penso nas minhas capacidades individuais e quando for necessário posso usá-las sem qualquer problema e de maneira a ajudar o clube", declarou o jovem nigeriano.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Braço-de-ferro
EDUARDO ESTÁ EM GÉNOVA PARA SER APRESENTADO MAS SAD TEM PROPOSTA MELHOR

Surpreendente o braço-de-ferro que se instalou entre Eduardo e a SAD do Sp. Braga. O guarda-redes viajou ontem para Itália e terá mesmo assinado um contrato de 4 anos com o Génova. Estará tudo preparado para a apresentação do n.º 1 da Seleção Nacional, mas ao fim da noite uma fonte bracarense garantia que tudo se passou à revelia do clube.

A novidade, segundo a mesma fonte, é que Eduardo, afinal, não tem a famosa cláusula de rescisão no valor de 4 milhões de euros, como o próprio guardião assumiu publicamente. O novo contrato que Eduardo assinou pelos minhotos, em fevereiro, quando passou a ser o mais bem pago do plantel, tem apenas uma cláusula indemnizatória desse valor mínimo mas, se o Sp. Braga receber uma proposta superior, é por aí que Eduardo deve... ir. Ou então o clube com quem chegar a acordo, neste caso o Génova, tem de cobrir a proposta do concorrente. Parece confuso, mas tudo se explica pelo grande Mundial que Eduardo fez e que disparou em flecha a sua cotação. Em Braga, há a garantia de duas propostas na ordem dos 6,5 milhões e com condições mais vantajosas para o guarda-redes.

Há um clube inglês e outro espanhol que fizeram chegar à SAD esse interesse, enquanto ao mesmo tempo Eduardo mantinha-se fiel à sua palavra ao Génova que terá sido dada ainda antes de começar o Mundial. Eduardo, acrescente-se, acordou com os italianos um ordenado de pouco mais de 100 mil euros, quadriplicando o vencimento que auferia em Braga. Mas, para todos os efeitos, é jogador do Braga até 2013 e teria de dar conhecimento destes desenvolvimentos. O que não fez, abrindo este surpreendente conflito de interesses.



Elderson na gestão sem férias
NIGERIANO AINDA RECUPERA DE LESÃO MUSCULAR

Acabou a sua participação no Mundial ao serviço da Nigéria (agora envolta em grande polémica que pode deixar o país sem representação durante dois anos), foi a França tratar dos derradeiros pormenores da saída do Rennes e apresentou-se no estágio de Melgaço. Elderson Echiejile não quis perder tempo na adaptação aos novos companheiros para que possa ser útil o "mais depressa possível".

Está a cumprir um rigoroso plano de gestão de esforço, precisamente porque não teve férias e quase passou de uma época para a outra sem tempo para descansar. Aproveita também para recuperar totalmente de uma lesão na face posterior da coxa direita que sofreu no jogo do Mundial, frente à Grécia.

O defesa-esquerdo confessou ontem que esteve no início do ano em Braga, onde se comprometeu com o clube e ficou "espantado com o estádio". Elderson acabou por não jogar mais ao serviço do Rennes e assinou um contrato de quatro anos com os minhotos. Chega cheio de esperança e convicto de que fez tudo para "ajudar a seleção no Mundial". As coisas não correram bem porque não se cumpriram os objetivos mínimos: "Queríamos pelo menos passar a fase de grupos. Não foi possível, mas mesmo assim foi uma grande experiência para mim e que me vai marcar a carreira."

O nigeriano, que admirava Redondo nos tempos do argentino no Real Madrid, só anseia por conhecer melhor o futebol português, onde sente que poderá "expressar bem" as suas características.


Na peugada de Eduardo
MÁRIO FELGUEIRAS PARTE NA "POLE POSITION" RUMO À TITULARIDADE NA BALIZA

Com a saída de Mora (que esteve sete épocas em Vila do Conde) e com Carlos descartado (embora com um processo pendente quanto à sua rescisão), Mário Felgueiras arranca na frente para a baliza da equipa dirigida por Carlos Brito. O guarda-redes, de 23 anos, que fez a sua formação no Sporting, tem pela frente uma grande oportunidade para se afirmar no quadro primodivisionário. Na última época, note-se, Felgueiras, que jogará com o n.º 24 na camisola, fez 15 jogos pelo V. Setúbal, chegando agora ao Rio Ave de novo emprestado pelo Sp. Braga, clube com o qual tem contrato até 2013. É mais um guarda-redes que o clube bracarense "captou" mas que teve de colocar a rodar face à concorrência de Eduardo e de Kieszek.

"Estou aqui para ajudar o Rio Ave a conseguir o seu objetivo [a permanência] e também com a intenção de afirmar as minhas qualidades, mas não tenho lugar assegurado, pois o clube tem mais dois guarda-redes e já anunciou que vai contratar outro", referiu. Pedro Trigueira, de 22 anos, e João Ferreira, de 19, são os outros guarda-redes que começam hoje a trabalhar no estádio do Rio Ave. Primeiro dia de Mário Felgueiras em mais um clube por onde passa, depois de ter representado o Sp. Espinho (duas épocas) e o Portimonense (uma época), para além dos emblemas já referidos.

Nesta primeira semana, a equipa vila-condense irá trabalhar de manhã e de tarde, sempre com muito trabalho a sobrar para o preparador físico, Francisco Costa, seguindo-se um estágio de uma semana em Ofir. O jogo de apresentação será com o V. Guimarães dia 31 de julho (19 horas).


RECORD

JotaCC

Eduardo muito perto do Génova

Eduardo está muito perto de se tornar jogador do Génova, de Itália. A imprensa transalpina, ontem, domingo, à noite, noticiava mesmo que o guarda-redes internacional português acabara de aterrar no aeroporto de Milão, com o intuito de acertar os derradeiros pormenores da sua transferência para o emblema genovês.

O acordo entre os dois clubes já teria sido alcançado, com o Génova a pagar ao clube minhoto cerca de 3,6 milhões de euros (perto do valor da cláusula de rescisão, de 4 milhões de euros), num contrário de quatro épocas, com um salário anual de 800 mil euros.
   
No entanto, ao JN, Gaspar Freire, empresário do jogador, negou desenvolvimentos no processo, acrescentando que as diversas sondagens ainda não se traduziram em propostas concretas.

   De resto, a questão dos guarda-redes marca a actualidade no Braga, que se mantém a cumprir o estágio de pré-época, em Melgaço. Com Quim a recuperar de lesão grave e Eduardo prestes a sair, hoje chega o jovem polaco Bialkowiski (ex-Southampton) e, a todo o momento, é aguardado o anúncio de um novo guardião, experiente e apto a assumir de imediato a titularidade, papel que estava reservado ao infortunado ex-jogador do Benfica. Do brasileiro Marcos a Ricardo, passando pelo sérvio Stojkovic, que não faz parte dos planos do Sporting, muitos nomes têm sido apontados à baliza do vice-campeão nacional.   

Em Melgaço, Moisés já se treinou ontem. O brasileiro, que acusara uma amigdalite, foi reintegrado. Entretanto,  Echiéjlilé Elderson (ex-Rennes), falou ontem. O nigeriano, que esteve no Mundial, não escondeu a sua satisfação. "Estou muito feliz. O Mundial foi uma experiência fabulosa, apesar da Nigéria não ter conseguido os seus objectivos", disse o lateral.

"Estou no Braga com grande vontade de mostrar serviço", realçou, adiantando estar a fazer trabalho específico de recuperação, devido a lesão muscular.


JN

JotaCC

Eduardo: Contrato com Génova

A imprensa italiana noticiou que o guarda-redes Eduardo vai assinar pelo Génova por quatro épocas. O clube italiano pagará ao Sp. Braga uma verba que ronda os 3,6 milhões de euros.

CORREIO DA MANHA

JotaCC

Peña junta-se ao grupo

O plantel do Portimonense junta-se hoje à tarde para o primeiro treino da pré-época, que terá lugar na Penina ou Alvor. O médio Peña, que chegou ontem, junta-se hoje ao grupo de trabalho. Nos próximos dias é esperado também outro médio - ao que tudo indica brasileiro - que, juntamente com Lito e, eventualmente, Orlando Sá, fecha o plantel.


O JOGO

JotaCC

Eduardo no Génova à revelia do Sp. Braga


Eduardo está em Itália e já terá chegado a acordo com o Génova, da Série A italiana. Mas, a ser confirmada a transferência do titular da baliza do Sp. Braga e da Selecção Nacional, ela não será pacífica: é que a SAD bracarense desmente qualquer acordo com o emblema genovês - e tem propostas na ordem dos 6,5 milhões de euros (de clubes de Inglaterra, Alemanha e Espanha).

A história da transferência de Eduardo vai fazer, por certo, correr muita tinta. O jogador chegou ontem a Milão e tudo indica que o Génova conta oficializar a sua contratação ainda esta segunda-feira, num contrato que, de acordo com o que foi referido ontem nos media italianos, deverá prever quatro anos de duração.

A confirmar-se o ingresso de Eduardo no Génova, ele será feito à revelia do Sp. Braga. Isto porque da parte do clube minhoto não há qualquer confirmação do negócio - bem pelo contrário. Ao que A BOLA apurou, a SAD bracarense tem propostas superiores aos quatro milhões de cláusula indemnizatória previstos no contrato de Eduardo com o Sp. Braga.

A BOLA

JotaCC

Eduardo em Itália e vai assinar pelo Génova

O guarda-redes Eduardo vai deixar a liga portuguesa. Neste momento já está Itália, onde deverá assinar um contrato pelo Génova por 4 anos, avança a "Rádio Renascença".

Eduardo já está a fazer exames médicos, por isso só detalhes de última hora é que poderão impedir o negócio.

Recorde-se que, o Génova terminou a Serie A italiana na 9ª posição e, este ano, o clube quer chegar à Liga dos Campeões.

Luca Toni, avançado, também foi contratado esta temporada e vai fazer companhia ao guarda-redes que se destacou no Mundial 2010.

Eduardo abandona assim o Sporting de Braga, depois de ter passado pelo Vitória de Setúbal e pelo Beira-mar.

O Sporting de Braga não confirma a informação.

Iinformação

JotaCC

CAMPEONATO NACIONAL DE JUNIORES


Depois das brilhantes classificações obtidas nos Campeonatos Nacionais de Juvenis e Esperanças, realizados respectivamente em Guimarães e Lisboa, chegou a vez da disputa do Campeonato Nacional de Juniores, realizado no passado fim-de-semana em Setúbal.

A competição começou da melhor maneira para as guerreiras do Minho. Logo numa das primeiras provas da jornada, o salto em altura, participaram Ana Monjane e Ana Rita Pereira que foram respectivamente 1ª e 2ª classificadas, com 1.70 para a vencedora e 1.67 para a segunda classificada.

Na prova dos 100m, Rita Lourenço classificou-se na 5ª posição na 1ª eliminatória e obteve a mesma classificação no dia seguinte, na prova dos 200m.

Na prova de 3.000m obstáculos mais duas bracarenses a participar. Bárbara Ferreira foi segunda classificada com novo record pessoal conquistando mais uma medalha de prata e Joana Fernandes classificou-se na 4ª posição. Ainda na prova de 3.000 metros, mas desta feita planos, Barbara Ferreira conseguiu mais um 5º lugar.


No que diz respeito aos lançamentos, Alda Fernandes foi 4ª classificada no lançamento de Disco com novo record regional, e 5ª classificada no lançamento do martelo e no lançamento de peso.

Finalmente, na prova dos 800m Patrícia Caldas esteve bem redimindo-se das classificações menos conseguidas no Campeonato Nacional de Juvenis e conquistou a 4ª posição, lutando ombro a ombro na recta da meta com a sua adversária que viria a ser a 3ª classificada. No final, as atletas cortaram a meta juntas, tendo-se que recorrer às imagens de vídeo para se saber quem seria a atleta a subir ao pódio. Coube a sorte à adversária de Patrícia Caldas por apenas 2 milésimos.


EDUARDO RODRIGUES MEDALHA DE BRONZE NO MUNDIAL UNIVERSITÁRIO DE TAEKWONDO

Eduardo Rodrigues, atleta do SCBraga, aluno da Universidade do Minho juntou-se a mais 18 atletas na disputa do título de Campeão Mundial Universitário na sua categoria. Venceu nos oitavos de final o britânico Ross Eden,  com uma prestação muito determinada, onde acabou por vencer o combate, no 4º round em "morte súbita", depois do empate no tempo regulamentado a 5 pontos.

Em seguida, nos quartos de final enfrentou o atleta Kamil Kolodzieja da Polónia. Mais um combate bastante renhido e disputado, onde Eduardo Rodrigues nunca esteve em desvantagem. O resultado final de 6 a 5, obtido nos últimos segundos garantiram-lhe o acesso às meias-finais, assim como a conquista de uma medalha, com este resultado brilhante.

Contudo, foi nas meias finais, contra o atleta da Coreia do Sul, Hyun Kim, que Eduardo Rodrigues sofreu uma derrota expressiva, 15-3.

O atleta português é assim o 3º melhor do mundo, levando para casa a Medalha de Bronze.

JotaCC

Bialkowski esperado esta tarde

O Sporting de Braga realizou esta manhã novo treino em Melgaço ainda sem Bialkowski, guarda-redes polaco ex-Southampton que deverá juntar-se esta tarde ao estágio arsenalista.

Também na tarde desta segunda-feira poderá ficar igualmente confirmada a chegada do guarda-redes Marcos, antigo guarda-redes do Marítimo escolhido pela SAD bracarense par render Quim, gravemente lesionado.

Em relação ao treino, Moisés voltou a acusar limitações e treinou à parte juntamente com Mossoró, Léo Fortunato e Elderson.

O plantel orientado por Domingos Paciência volta a treinar esta tarde, às 17.30 horas.

A BOLA

JotaCC

Sp. Braga confirma propostas de clubes ingleses e espanhóis por Eduardo, mas nenhuma do Génova



O Sporting de Braga recebeu propostas no valor de 6,5 milhões de euros pelo guarda-redes Eduardo de clubes de futebol espanhóis e ingleses, mas nenhuma chegou do Génova, de Itália, assegurou hoje fonte do clube.

Segundo a imprensa de hoje, o guardião titular da selecção portuguesa estará já em Itália para firmar um contrato com o clube italiano, mas oficialmente o clube português diz desconhecer o seu paradeiro, frisando apenas que "Eduardo está de férias", depois da participação no Mundial2010 na África do Sul.

"O Sporting de Braga não recebeu qualquer proposta e, por isso, não tem nenhum acordo com o Génova", sustenta o clube.

O que o vice-campeão nacional tem em mão pelo atleta, que completa 28 anos em Setembro, são propostas de clubes de Espanha e Inglaterra no valor de 6,5 milhões de euros, bastante superior aos 4 milhões que alegadamente o Génova de Itália está disposto a pagar pelo atleta.

A mesma fonte explicou que o contrato de Eduardo não contempla afinal uma cláusula de rescisão, mas antes uma cláusula indemnizatória, o que obriga a que o clube que queira contrata o jogador tenha que chegar a um acordo com os bracarenses.

Dada a grave lesão de Quim (rotura total do tendão de Aquiles direito), o Sporting de Braga terá de reforçar a oferta de jogadores para a defesa da sua baliza, sendo provável que ainda hoje o polaco Bialkowski, proveniente dos ingleses do Southampton, chegue ao estágio da equipa, em Melgaço, ainda de acordo com a mesma fonte.

Ainda assim e dada a saída do compatriota Kieszek para o FC Porto e o empréstimo do jovem Cristiano, o Braga deverá ser obrigado a contratar mais um guarda-redes para concluir o trio, juntamente com Bialkowski e o também jovem Diego, que regressa a Braga depois de um empréstimo ao Sporting da Covilhã.


PUBLICO