News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 01/07

Started by JotaCC, 01 de July de 2010, 07:37

Previous topic - Next topic

JotaCC

Tales Souza é o oitavo reforço do Sp. Braga


Hoje é dia de regresso do futebol no Minho, com o Sp. Braga a realizar o seu primeiro confronto de pré-temporada, num jogo-treino que decorre no Centro de Estágios de Melgaço e no qual a formação arsenalista vai ter pela frente o Melgacense.

Esta é a primeira oportunidade para os sócios verem os novos reforços dos Guerreiros do Minho e também para o treinador Domingos Paciência começar a ver resultados dos treinos que tem ministrado neste estágio de pré-época.

No primeiro teste, Domingos deve já mostrar uma base da equipa que pretende apresentar no futuro, sendo que o 4x3x3 vai, certamente, continuar a ser a táctica adoptada pelo treinador para o ataque à nova época. Para já, o técnico ainda não mostrou o seu onze, mas a base da equipa já está construída e promete ter novidades.

Mais boas notícias para o técnico Domingos Paciência que viu, no treino de ontem, o seu plantel aumentar em mais uma unidade, depois do Sp. Braga assegurar a contratação de mais um atleta para reforçar a equipa, tendo em mente o ataque à temporada 2010/2011.

Tales Souza é um jovem atleta brasileiro, de apenas 20 anos, que chega ao Sp. Braga depois de fazer toda a formação nos brasileiros do Internacional de Porto Alegre. Este é mais um negócio que não envolve grandes verbas para o clube liderado por António Salvador que, desta forma, vai conseguindo manter o seu objectivo de não despender verbas exageradas no reforço do plantel, uma vez que Tales era um jogador livre, depois do seu contrato com a equipa brasileiro não ter sido renovado, quando terminou, em Janeiro passado.

Médio ofensivo de raiz, o jovem atleta ocupa com naturalidade a posição número 10, podendo mesmo ser a alternativa que Domingos Paciência procurava para colmatar a vaga deixada pela saída de Hugo Viana. Uma vez que Mossoró enfrenta também um processo de recuperação ainda longo, Tales Souza pode, apesar da sua juventude, vir a ter diversas opo rtunidades para convencer o treinador minhoto das suas capacidades e assegurar um lugar no onze titular.

Tales é, actualmente, o jogador com maior número de internacionalizações nas camadas jovens do Brasil (74), tendo cumprido todo o percurso até aos sub-20 e sagrando-se campeão sul-americano por três vezes, nos sub-15, sub-16 e sub-20.

Ambição à solta no Sp. Braga

No terceiro dia do estágio do Sp. Braga em Melgaço, o escolhido para responder às perguntas dos jornalistas, na habitual conferência de imprensa que decorreu no final do treino, foi Paulo César.
Sempre simpático, o jogador brasileiro mostrou-se disponível para responder a todas as questões dos jornalistas e, quando questionado sobre as expectativas do clube para a nova época, depois do que fizeram na temporada passada, não se furtou a dizer que são as mais elevadas e que o clube quer fazer ainda melhor.

"As expectativas são as melho-res. Acho que vamos tentar repetir o que fizemos na época passada, tendo sempre como objecti- vo lutar para estar nos primeiros quatro e podermos, pelo menos, repetir a boa classificação que conseguimos na temporada passada", declarou Paulo César.

No seguimento da primeira questão, veio à tona a temporada passada e o quanto terá custado aos atletas não terem chegado ao título de campeões, mesmo na última jornada.
Para Paulo César este foi uma situação que custou muito a todos os jogadores, mas que foi ultrapassada e estão prontos para a nova temporada.

"Custou muito. A partir de determinado momento, o objectivo era lutar pelo título e ser campeão pelo Braga. Não foi possível e ficamos frustrados e tristes, Sabemos que perdemos pontos em alguns jogos que foram fundamentais e foi difícil para todos. Mas agora o mais importante é salientar a grande época que fizemos, que ficou na historia do clube e, claro, tentar fazer mais e melhor esta temporada".


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Alan rejeita salário
LEÕES OFERECERAM 900 MIL EUROS BRUTOS/ANO

O acordo entre Sporting e Sporting de Braga está alcançado por uma verba que ronda os 1,5 milhões de euros, mas o acordo entre Alan e a SAD leonina não está fácil de alcançar.Os responsáveis sportinguistas ofereceram um salário anual de 900 mil euros brutos, oferta esta que foi recusada pelo extremo bracarense, que pretende fazer um contrato mais vantajoso do ponto de vista financeiro.

Lembre-se que também o Al Sharjah, treinado por Manuel Cajuda, está na corrida pelo extremo brasileiro, a quem oferece 800 mil euros limpos por temporada, números mais vantajosos que aqueles apresentados pelos leões. As negociações continuam e o Sporting pode subir a parada para dar o jogador a Paulo Sérgio.



Tales presente e futuro
NOVO REFORÇO JÁ ESTÁ EM MELGAÇO E É GRANDE AMIGO DE ALEXANDRE PATO


O Sp. Braga fez mais uma aposta no presente e para o futuro, contratando o brasileiro Tales Souza. Aos 20 anos, este médio-ofensivo, que tem na rapidez uma das suas características, é um jovem muito promissor que concretiza a sua primeira grande experiência fora do clube de formação.

Tales é um produto das escolas do Internacional de Porto Alegre, onde foi uma das figuras de proa. Conseguiu o feito de representar o escrete nas categorias de Sub-15, Sub-17 e Sub-20, e ainda detém o recorde do jovem brasileiro com mais internacionalizações, no total 74, nas denominadas categorias de base brasileiras.

Ou seja, um currículo suficientemente interessante e uma aposta sem margem de risco, dado que Tales Souza chega a Braga a custo zero, pois estava em final de contrato (desde janeiro) com o clube de Porto Alegre. Trata-se de um jovem que sentiu dificuldades de adaptação ao futebol sénior devido à sua diminuta estampa (1,68 m e 68 kg), mas compensa isso com uma entrega ao jogo considerável. O suficiente para ter sido apontado como o sucessor de Alexandre Pato, o avançado que brilhou no Internacional até passar a estrela planetária com a camisola do AC Milan.

Tales, de resto, ficou famoso no Brasil quando o seu amigo Pato lhe dedicou um golo no Mundial de Clubes, em 2007. O ainda juvenil tinha e tem uma relação de grande amizade com o avançado, pois iam muitas vezes juntos para os treinos do Internacional.

O 10.º reforço confirmado para a nova versão do Sp. Braga deu ontem os primeiros passos no novo emblema. Foi a surpresa no treino matinal, que integrou sem grandes condicionalismos, destacando-se até na rapidez que emprega em cada lance. É um médio-ofensivo que também preenche as alas. Para ver e rever nos próximos dias...


RECORD

JotaCC

Recordista brasileiro é reforço


Ao longe parecia Osvaldo, o extremo que o Al-Ahly emprestou na época passada mas acabou dispensado. A fisionomia (baixo e esguio) é idêntica, mas o Braga não repescou esse jogador. A cara era mesmo uma novidade absoluta. Médio- ofensivo, Tales Souza é amplamente reconhecido no Brasil. De tal forma que é, segundo a confederação brasileira de futebol, o mais internacional de sempre nos escalões de formação brasileira, com 74 presenças repartidas pelas várias equipas. Foi campeão sul-americano de sub-15, sub-17 e sub-20. Foi nesta última prova (dois golos) que brilhou e impressionou Paulo Menezes, ex-scout do Braga. Há um ano só foi possível trazer Peña, que jogou pela Venezuela. Agora, Tales estava livre e aceitou o repto de se mudar para a Europa.

O jogador tem facilidade em marcar golos, até porque muitas vezes joga como segundo avançado. Mas a sua especialidade são, todavia, as assistências. Que o diga o compatriota Walter, provável reforço do FC Porto e que muito beneficiou da parceria com Tales. Quer no Internacional de Porto Alegre, onde ambos se formaram e percorreram trajecto comum, quer na selecção, que partilharam, embora nem sempre na primeira equipa. Havia Ganso (estrela do Santos) e Alan Kardec (sim, o que alinha no Benfica) a taparem-lhes o lugar.

O brasileiro, de 20 anos, treinou-se ontem pela primeira vez com os novos colegas de equipa. No exercício táctico alinhou como segundo avançado e revelou-se ainda inadaptado. Terá muito tempo para crescer e justificar a aposta. É visto como um jogador de imenso futuro, que poderá render também juros no presente. Um pouco como Peña. Tales pode ser, aliás, o jogador que abre portas ao empréstimo do venezuelano.

Benjamim de Mossoró, Renteria e Possebon

Em 2006, com apenas 16 anos, Tales já era uma enorme promessa do Internacional. Tanto que foi chamado a treinar com a primeira equipa, onde jogavam Mossoró e Renteria. O primeiro será agora seu colega e, em teoria, primeira opção para a sua posição. O desenvolvimento de Tales não teve repercussão no clube gaúcho, talvez por não jogar numa posição mais recuada do que na selecção. Nunca se estreou na Série A do Brasil. Em 2008 começou a jogar na equipa B, ao lado de outro ex-bracarense: Possebon. No final de 2009 não renovou contrato.

Tales Souza

Nome completo Tales Tlaija de Souza

Idade 20 anos (20/01/1990)

Altura 1,68m

Peso 68 Kg

Clube Internacional (todos os escalões)



Renteria já no Porto para forçar o Minho

O Renteria já chegou ao Porto para resolver o seu futuro. O Braga é um cenário provável, mas nesta fase nada está assegurado. O colombiano há muito que expressou a sua preferência e deslocou-se pessoalmente a Portugal para tentar convencer as partes a cederem naquilo que é responsabilidade de cada uma. O avançado tem contrato por mais um ano com o FC Porto e apresenta-se amanhã, mas já sabe que não conta para André Villas-Boas. Farto de cedências, quer desvincular-se, mas não admite perder muito dinheiro em relação ao que aufere. Assim, ao Braga é pedido um contrato de três anos, no mínimo, com valores a tocarem no tecto salarial do clube. Mas há disponibilidade para negociar. "Vou esforçar-me para voltar ao Braga. É a minha preferência. Mas fico à espera para saber o que o FC Porto me diz sexta-feira [amanhã]. Acredito que tudo se vai resolver a bem, para mim. Não quero voltar ao Brasil", disse a O JOGO.

A complicar a situação está também uma diferença que opõe Jorge Machado, o empresário do jogador, a António Salvador, a propósito de um negócio antigo. A sua resolução é, também, condição para que o processo avance a bem de todos. Renteria quer o Braga, o Braga quer Renteria e entre este e o FC Porto não há novo casamento possível. Apesar de já contar com quatro avançados, Domingos mantém-se interessado em receber novamente um dos ídolos dos adeptos minhotos.


Paulo César
"Mais e melhor"

Fiel seguidor de Domingos, Paulo César assumiu a vontade de fazer melhor do que na época passada e superar-se a si mesmo. Tudo porque a frustração de não ter sido campeão foi enorme. "Foi difícil para todos. Mas é importante salientar que ficámos na história. Agora queremos mais e melhor. Eu sou dos que procuram cobrar-me cada vez mais", respondeu, ele que renovou por dois anos. Empenhado em "integrar reforços de muita qualidade", Paulo César não pensa, para já, na Liga dos Campeões. "Estamos tranquilos e não falamos disso. O grupo é maduro e a estreia não vai abalar ninguém", vincou, garantindo que "não há adversários a escolher ou evitar."

Novas experiências promovem antigos

O trabalho táctico continua a fazer-se e as experiências sucedem-se. Ontem, Domingos Paciência só trabalhou em 4x4x2. Em relação à equipa testada na manhã anterior, Rodriguez e Meyong foram caras novas. O primeiro substituiu, inicialmente, Paulão ao lado de Moisés. Já o ponta-de-lança jogou com Matheus, na reedição da dupla de final de época transacta, relegando o ex-sadino Keita para segundo plano. À tarde o plantel folgou e hoje tem dupla sessão: treino de manhã e jogo à tarde. Aguarda-se o primeiro onze do treinador.

Melgacense para abrir

Domingos tem hoje a primeira oportunidade de ver em jogo os reforços da nova época e testar as ideias que anteontem começou a explanar e a que ontem deu sequência. Dos 29 jogadores em estágio, só Mossoró e Léo Fortunato estão indisponíveis. Collado recuperou e é uma certeza para o jogo-treino contra o Melgacense, recém-promovido à 3ª divisão, às 19 horas.

Mangas com alterações

Ainda não estão definidas quais, mas não há dúvidas de que o novo coordenador do futebol de formação do Braga vai mudar muitos sectores do departamento. Os maus resultados nas últimas épocas obrigam a alterações técnicas, que estão a ser ponderadas e serão apresentadas nos próximos dias. Dito iria deixar os juniores quando Luís Martins mandava.


Alan recebeu luz verde para os Emirados

Alan tem praticamente assegurado o futuro nos Emirados Árabes Unidos. O jogador, que entrava nas cogitações do Sporting para reforçar o plantel com que Paulo Sérgio pretende lutar pelo título de 2010/11, recebeu a anuência do presidente do Braga, António Salvador, para satisfazer as suas pretensões e viu (r)estabelecidas as negociações entre os arsenalistas e o Al-Sharjah, orientado por Manuel Cajuda.

Tal como O JOGO dera conta na sua edição de ontem, apesar de oferecer sensivelmente o mesmo que os árabes ao extremo brasileiro, os leões partiam em clara desvantagem, sendo mesmo apontada por fonte próxima do processo a certeza de que encarar a possibilidade de o Sporting contratar Alan era pura "perda de tempo". Em causa estava a carga fiscal a abater nos vencimentos do atleta em Portugal e nos Emirados Árabes Unidos: como jogador do Sporting, Alan receberia metade do rendimento, livre de tributações, consignado pela oferta do Al-Sharjah. O acordo com o Braga está iminente, e Alan, ao que tudo indica, fora da rota de Alvalade.



O JOGO

JotaCC

Eduardo mãos de tesouro


Faltaram muitas coisas, mas houve guarda-redes. Eduardo, que se estreou no campeonato português já com 24 anos, saiu do Mundial da África do Sul com lágrimas. Mas, segundo um ranking da FIFA, também como o melhor guarda-redes da competição

   
"A responsabilidade é de todos", disse Eduardo após a derrota com a Espanha que afastou Portugal do Campeonato do Mundo da África do Sul, cumprindo o protocolo mosqueteiro, tão típico do futebol, do "ganhámos todos juntos, perdemos todos juntos". Mas, aos olhos dos portugueses e do resto do mundo que segue a competição, o guarda-redes é dos menos culpados pela eliminação. Provavelmente, o menos responsável.

Os primeiros 62 minutos do jogo dos oitavos-de-final na Cidade do Cabo mostraram que seria difícil ultrapassá-lo e a Espanha só conseguiria mesmo marcar com a bola a bater em Eduardo, o homem que foi adiando o que parecia inevitável.

À custa dele, Portugal pode sempre agarrar-se ao facto de o único remate que o transmontano não travou, o único que contou, ter sido obtido em fora-de-jogo. Não tivesse Eduardo, de 27 anos, feito as nove defesas com que terminou o encontro e nem esse "e se" serviria para atenuar a tristeza portuguesa.

Esperava-se muito de Cristiano Ronaldo, de Deco e de outros que jogam em campeonatos milionários. De Eduardo, talvez o mais anónimo do "onze" português, esperava-se segurança e que os estrangeiros ficassem a conhecer o seu nome pelas razões positivas. Missão cumprida para o titular da selecção de futebol, que, pela forma como cantou o hino nacional, poderia ser membro honorário da selecção de râguebi.

Eduardo já era desejado por alguns clubes europeus antes do Mundial, mas agora o Sporting de Braga não terá dificuldade em encontrar pretendentes para pagar o valor pedido pela equipa minhota - a cláusula de rescisão andará à volta dos quatro milhões de euros. "Vamos ver se abriu portas novas, coisas boas. É provável que mude de clube", sublinhou o guarda-redes, referindo-se à sua performance.

Desde o início da competição, esteve 333 minutos sem sofrer golos, até à recarga de David Villa, e é o terceiro guarda-redes com mais defesas (19), apenas atrás do norte-coreano Myong Guk Ri (21) e do nigeriano Vincent Enyeama (20).

Ocupa a 14.ª posição do Castrol Index, um ranking usado pela FIFA que analisa a performance de cada jogador, mas é o primeiro guarda-redes e o primeiro português da lista. Este ranking, utilizado pela primeira vez na história da prova, poderá não ser a ferramenta absolutamente perfeita para explicar o impacto de um atleta numa selecção, mas é pelo menos um sinal. Curiosamente, o paraguaio Antolín Alcaraz, que, tal como Eduardo, também passou pelo Beira-Mar em 2006/07, época em que os aveirenses não conseguiram evitar a despromoção, ocupa o terceiro lugar da lista.

Alcaraz e Eduardo são bem mais famosos agora. Desde que saiu de Mirandela, aos 14 anos, o português fez um longo percurso até finalmente se tornar um nome regular no principal campeonato português. Filho de caseiros, viveu um episódico trágico quando o pai morreu num acidente de automóvel, onde também seguia Eduardo, então com 11 anos.

Depois de ser rejeitado em treinos de captação no Sporting e no FC Porto, e de não ter convencido no Vitória de Guimarães, transferiu-se para os juvenis do Sporting de Braga, clube a que está ligado desde então. "Os meus irmãos emigraram, eu agarrei-me ao futebol com a vontade de um dia proporcionar uma vida feliz à minha mãe. E digo com orgulho que consegui", referiu ao jornal A Bola em 2008.

Na Liga aos 24 anos

Foi na cidade dos arcebispos que conheceu a sua namorada, Jéssica Augusto, atleta olímpica, várias vezes campeã nacional e actual recordista dos 3000 metros obstáculos, quando os dois frequentaram a mesma turma no 10.º ano.

Agora, até pode parecer surpreendente, mas Eduardo, "tapado" pela concorrência de Quim e Paulo Santos, teve a sua primeira oportunidade na Liga portuguesa apenas aos 24 anos; e só depois de ser emprestado ao Beira-Mar em Janeiro de 2007, após cinco épocas no Braga B.

Na temporada seguinte, voltou a ser cedido, desta vez ao Vitória de Setúbal. Ajudou os sadinos a garantir o sexto lugar do campeonato e o apuramento para a Taça UEFA, mas a glória chegou numa competição que se estreava em Portugal, a Taça da Liga. Eduardo defendeu três remates do Sporting no desempate por grandes penalidades e o troféu, inesperadamente, rumou a Setúbal.

Ganhou o prémio revelação atribuído pela Associação dos Jornalistas de Desporto quase aos 26 anos e as boas exibições permitiram-lhe finalmente jogar pelo Braga, mas foi preciso um jogo do outro lado do Atlântico, sem a sua participação, para dar o empurrão à carreira internacional. Em Novembro de 2008 Portugal perdeu 6-2 com o Brasil e Quim nunca mais jogou pela selecção. A aposta de Carlos Queiroz passou a ser Eduardo, que ainda não tinha completado sequer 50 jogos na Liga e teve de rebater as críticas dos que achavam que Portugal não tinha guarda-redes à altura da sua selecção - uma dúvida que durou até ao início do Mundial, apesar dos dois golos sofridos em oito jogos na qualificação. Na África do Sul percebeu-se o contrário: Portugal não teve ataque à altura do seu guarda-redes.

"Sei que fiz um grande jogo, mas infelizmente não serviu para nada", assumiu após a partida com a Espanha, a quarta vez em que sofreu golos nas 19 em que defendeu a baliza nacional. Serviu pelo menos para Eduardo, o mais inconsolável dos portugueses após a eliminação, ser mais reconhecido internacionalmente. "Sem os seus reflexos soberbos e defesas acrobáticas, a Espanha teria ganho por vários golos em vez de apenas um. Não, se tivesse de haver lágrimas de desapontamento, deveriam ter escorrido pelo rostos dos seus colegas", escreveu o jornal New York Times sobre o último guarda-redes a ser batido pela Jabulani na África do Sul.


PUBLICO

JotaCC

Braga e Al Sharjah têm acordo por Alan

O Sporting de Braga e o Al Sharjah, emblema dos Emirados Árabes Unidos, alcançaram um acordo para a transferência de Alan. Os bracarenses recebem cerca de 1,4 milhões de euros. 

A plataforma negocial está estabelecida entre a SAD minhota e o clube orientado por Manuel Cajuda. A formalização do negócio depende apenas do sim do atleta. Em aberto está uma proposta de duas temporadas.

O entendimento afasta aparentemente o Sporting da corrida pelo jogador.   


JN

JotaCC

Sporting de Braga realiza hoje o primeiro jogo da época num duelo com o Melgacense     


Domingos Paciência efectua esta tarde o primeiro teste à equipa do Sporting de Braga.

A formação arsenalista defronta o Melgacense, clube da III divisão nacional, a partir das 19 horas, no Complexo Desportivo de Melgaço. Será a oportunidade para os novos reforços se mostrarem.

Este é o primeiro de oito jogo que o Sporting de Braga tem previsto para a pré-época. Durante o estágio em Melgaço está previsto ainda mais dois desafios, na próxima semana, com Marítimo e Leixões.


ANTENA MINHO

JotaCC

MELGACENSE-SP. BRAGA, às 19 horas
MINUTO A MINUTO, JOGADA A JOGADA COM O JORNAL RECORD

O Sp. Braga que na temporada passada lutou até à última jornada pelo título nacional tem, esta quinta-feira, o primeiro teste da época 2010/2011. Em Melgaço, local onde decorre o estágio de pré-temporada dos vice-campeões, os comandados de Domingos Paciência defrontam o Melgacense. A partir das 19 horas acompanhe todas as incidências da partida com o Record.

RECORD

JotaCC

Lima (ex-Belenenses) é reforço

Lima, avançado brasileiro que na última época representou o Belenenses, vai ser jogador do Sp. Braga nas próximas três temporadas.

O avançado, de 26 anos, esteve esta quinta-feira em Melgaço, tendo efectuado corrida em redor do relvado enquanto os seus novos companheiros goleavam o Melgacense, por categóricos 7-0.


A BOLA