News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 24/06

Started by JotaCC, 24 de June de 2010, 07:38

Previous topic - Next topic

JotaCC

Pereirinha ainda antes do estágio

Empréstimo será confirmado em breve. Bracarenses ganham corrida ao Guimarães.

Bruno Pereirinha será confirmado, nos próximos dias (muito provavelmente antes do arranque do estágio em Melgaço), como reforço do Sp. Braga. O jovem médio, de 22 anos, é produto das escolas do Sporting e tem contrato com o clube de Alvalade - mas já foi informado por Paulo Sérgio que não faz parte dos planos para esta temporada.

A polivalência de Pereirinha terá sido fundamental para a escolha de Domingos Paciência. É que, apesar de ser um médio de raíz, tem sido muito utilizado a lateral-direito, função que, ao serviço do Sporting, já desempenhou com grande eficácia.

Vimaranenses ultrapassados

Nos últimos dias, o Vitória de Guimarães tinha surgido como o clube a quem o Sporting iria ceder Pereirinha. Concentrados em estágio em Quiaios, os responsáveis pelo futebol vitoriano contavam, ainda ontem, com a chegada do jogador, Mas a verdade é que os bracarenses venceram a corrida pelo médio sportinguista - facto ao qual não terão sido alheios os negócios recentes feitos entre os emblemas de Braga e de Alvalade.

As vendas de João Pereira e de Evaldo renderam bom dinheiro aos cofres da sociedade desportiva bracarense e terão garantido, também, um crédito junto de eventuais empréstimos do Sporting, em jeito de contrapartidas...


Kieszek apontado ao Dragão

Ninguém confirma, ninguém desmente, mas o polaco está apontado ao FC Porto. Tem mais um ano de contrato. Domingos continua a contar com ele para lutar pela titularidade.

Ninguém confirma, nem no FC Porto nem no Sp. Braga, mas a verdade é que o nome de Pawel Kiezek, guarda-redes que é propriedade dos minhotos e com quem com Domingos Paciência conta para o lote de três guarda-redes, está apontado aos dragões. Com surpresa, sim, para toda a gente, mesmo para quem esteve ontem nos treinos dos bracarenses, onde o guardião polaco esteve a trabalhar, como se nada estivesse a acontecer.

É público que com a rescisão de Nuno Espírito Santo abriu-se um espaço no grupo dos guarda-redes que Villas Boas vai ter para a próxima temporada. Hugo Ventura, um jovem que esteve na última época em Olhão, não vai ficar no plantel, apesar de ter as malas feitas para a pré-temporada, uma vez que Beto estará no Mundial quando os trabalhos começarem. Mas só isso. Deve rumar a Portimão, porque quer continuar a jogar e não a ser apenas mais um.

O FC Porto procura, assim, um guarda-redes e o nome de Pawel Kieszek já corria por aí, mas nunca com a força que disparou ontem. Durante o dia, o nome do polaco saltou nos blogs, e a meio da tarde a Rádio Renascença avançava a toda a força com a notícia da contratação do polaco pelo FC Porto. Sem grandes dúvidas, diga-se.

E se for verdade está, pelo menos, criado um caso bicudo. Ao que A BOLA apurou, os responsáveis técnicos dos minhotos o desconheciam, em absoluto, a notícia da provável contratação. O guarda-redes treinou normalmente, tanto de manhã como de tarde, e é Domingos, ao que sabemos, conta com ele e tece-lhe mesmo os maiores elogios. Ou seja, se vier a perder o guardião será uma enorme contrariedade para o treinador que levou o Sp. Braga a um lugar na discussão pela fase de grupos das Champions.


A BOLA

JotaCC





Kieszek para a baliza

Na semana em que Nuno rescindiu o contrato que o ligava ao FC Porto por mais uma época, a SAD alinhavou a contratação do polaco Kieszek ao Braga. O vínculo do guarda-redes ao FC Porto ainda não está totalmente definido, faltando esclarecer a duração do contrato, por exemplo, mas sabe-se que o negócio entre os dois clubes está muito bem encaminhado. Kieszek junta-se assim a Helton e a Beto, dado que Ventura, chamado para o estágio, será emprestado a um clube da Liga Sagres (ver mais noticiário sobre a baliza na página 20). Em 2007, Kieszek assinou um contrato com o Braga válido por três épocas, ficando o clube com o direito de opção para mais uma temporada. E a opção foi accionada, precavendo-se, dessa forma, os arsenalistas de eventuais interessados e colocando-se em posição de negociar. Foi o que aconteceu. Apesar do salto, o polaco vai encontrar, no Dragão, os mesmos problemas que sentiu em Braga na luta pela titularidade. Tapado por Eduardo, no FC Porto Kieszek terá Helton e Beto pela frente.

Com 26 anos, Kieszek já está perfeitamente identificado com o futebol português, apesar de um percurso difícil. Na primeira temporada, só cumpriu 12 jogos com a camisola do Braga e na época seguinte nem essa sorte teve: só fez um jogo. Por isso, em Janeiro foi emprestado ao Setúbal, fazendo a segunda metade do campeonato na condição de titular. Foi aí que mais deu nas vistas ao longo de dez partidas. Na época passada regressou ao Braga e voltou a ser pouco utilizado: cumpriu dois jogos na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Segue-se o FC Porto.

Entre o frio Mlynarczyk e o errante Wosniak

Pawel Kieszek não será o primeiro guarda-redes polaco a vestir a camisola do FC Porto, nem sequer o segundo. Da lista de guarda-redes estrangeiros adquiridos pelos dragões desde a fundação do clube, houve dois polacos que se evidenciaram por razões distintas. As boas recordações referem-se a Josef Mlynarczyk, que entre 1985 e 1989 realizou brilhantes exibições pelo FC Porto, incluindo nas históricas finais de Viena e Tóquio (Taça dos Clubes Campeões Europeus e Taça Intercontinental). Mly ficou conhecido pelas defesas sóbrias e eficazes, com a frieza a vincar-lhe um estilo muito próprio. Andrezj Wosniak é o responsável pelas más recordações: esteve no FC Porto em 1996 e 1997, mas não chegou a cumprir duas dezenas de jogos. Motivo? A segurança não parecia ser um atributo e por isso nunca convenceu. Nem no FC Porto... nem no Braga, por onde também passou.


Alan mais próximo do Sporting

Muito dificilmente Evaldo será o único jogador que o Sporting vai contratar ao Braga. As conversas entre as SAD dos dois clubes têm sido quase diárias e incidem noutros alvos. Aliás, a chegada por empréstimo de Pereirinha ao AXA é resultado dessas boas relações que se vão estreitando e que podem culminar, nos próximos dias, na contratação de Alan.

Até hoje, só o Sharjah manifestou publicamente interesse na contratação do extremo. Mas o Sporting também o quer e o jogador já sabe disso. Nesta fase da sua carreira, Alan está mais preocupado com as condições financeiras do que com a vertente desportiva. Nesse sentido, a proposta do clube do Dubai teria vantagem, mas Alan tem contrato e é o Braga que decide a quem vende. O preço previamente estabelecido é 2,5 milhões de euros e os árabes não admitem passar de 1,5 milhões de euros, abaixo da cláusula de 1,7 que obriga os bracarenses a negociar. O Sporting, que já deu três milhões por Evaldo, vai lançar uma proposta próxima desses números.

Nestas conversas, surgiu também o nome de Eduardo. Não há qualquer abordagem formal, mas apenas o desejo de Paulo Sérgio. Por quatro milhões de euros não será um alvo fácil. E no guarda-redes, Salvador não cede.


Salvador prepara-se para facturar mais 10 milhões

O Braga já encaixou este ano três milhões de euros pela transferência de Evaldo e é certo que vai receber mais quatro por Eduardo, seja para que clube for. A confirmar-se a saída de Alan por valores na ordem dos 2,5 milhões de euros, então será atingido um total de 9,5 milhões de euros, bem próximo dos 10,3 milhões com que encerrou a época anterior. Se vender mais alguém, como pretende, ainda que em Janeiro, então quebrará mais um recorde do clube.



Pereirinha "mata" três postos

Mesmo estando no mercado à procura de um lateral-direito, de um médio e de um extremo - a saída de Alan parece estar iminente -, o Braga já está protegido contra quaisquer eventualidades que o mercado venha a ditar até ao final de Agosto. Com Pereirinha, Domingos Paciência não só ganha um jogador capaz de fazer ambas as posições no flanco direito (defesa e ala), bem como alguém com capacidade para alinhar numa zona mais nevrálgica do terreno, como já ficou provado no Sporting ou na Selecção Nacional de sub-21. Tudo depende do treinador arsenalista, que o poderá utilizar consoante as necessidades da equipa, à semelhança do que aconteceu com Filipe Oliveira, que até a médio-defensivo chegou a actuar (Belenenses).

Embora em Guimarães ainda se acredite que Pereirinha representará o Vitória, o ex-Sporting já tem praticamente tudo acertado com o Braga e em breve deve ser oficializado no sítio do clube. Aliás, a integração nos trabalhos do vice-campeão nacional deve acontecer nos próximos dias, a tempo de participar no estágio de pré-temporada, que arranca no domingo. Cai assim por terra a possibilidade de o internacional jovem luso rumar ao Standard de Liège ou Bolton, dois clubes que mostraram interesse na sua contratação.    



"Estou ansioso por voltar"

Com o aproximar do início oficial da época, Mossoró já não consegue disfarçar o desejo ardente de voltar a jogar. O médio tem vindo a recuperar da lesão que o atirou para a mesa das operações, em Março, mas as saudades de competir apertam cada vez mais. "Estou muito ansioso por voltar", admite o brasileiro a O JOGO, embora saiba que o regresso ainda não está para breve. "Sinto-me cada dia melhor, mas sei que tenho de ter um pouco mais de paciência. Seja como for, os adeptos podem contar que, quando estiver a cem por cento, vão ter o antigo Mossoró de volta", afiança.

Durante o curto período de férias no Brasil, Mossoró deu "muita atenção ao trabalho", até porque "era uma fase primordial" para que pudesse "voltar o mais rápido possível". As pré-eliminatórias da Liga dos Campeões são uma hipótese remota, mas o brasileiro está confiante no sucesso da equipa. "Independentemente de quem venha a ser o adversário na Liga dos Campeões, vamos estar preparados", assegura, desejoso de "voltar a ver o aeroporto cheio de adeptos do Braga", tal como sucedeu após a última jornada da Liga Sagres, contra o Nacional.


Leandro Salino em estreia

Se nada de anormal acontecer, Leandro Salino vai hoje apresentar-se ao trabalho. O médio brasileiro já resolveu as questões particulares que o levaram a permanecer mais uns dias no Brasil e ainda esta manhã chegará à Cidade dos Arcebispos, pelo que a participação na sessão de trabalho que Domingos Paciência agendou para esta tarde é quase certa. Lima e Hélder Barbosa, cujas contratações estão presas por meros detalhes, deverão ser oficializadas, o mais tardar, até ao início do estágio de pré-temporada, em Melgaço.



Adrian e Diogo valente é que era

Esta semana e a próxima deverão ser decisivas para a Académica garantir dois importantes reforços. E se a Briosa lograr os seus intentos então serão dois futebolistas por empréstimo, conforme O Jogo já noticiou. No caso de Diogo Valente, dos quadros do Braga, o negócio poderá ser fechado a qualquer momento, até porque o extremo já expressou o seu desejo, enquanto no de Adrien Silva , do Sporting, a concorrência é forte pelo médio que os "leões" querem ceder.


O JOGO

JotaCC

Bialkowski está seguro para precaver as saídas
POLACO RENDE POLACO COM QUIM A ANTECIPAR O ADEUS CERTO DE EDUARDO

O Sp. Braga tem primado pela celeridade com que resolve as lacunas no plantel, mas os exemplos da baliza são flagrantes. Eduardo e Kieszek ainda não são saídas oficializadas, por muito que se revelem incontornáveis, mas António Salvador já tem o nome dos dois substitutos. Quim está garantido, tal como Record revelou, e o polaco vai ser rendido pelo compatriota Bialkowski. Aliás, este é um progresso que está interligado e que vai oferecer a Domingos um gigante de 22 anos para fazer sombra ao titularíssimo Quim.

Bialkowski terminou contrato com o Southampton e assina pelos bracarense a custo zero. Em Inglaterra, nunca foi feliz, nem mesmo quando foi emprestado a Ipswich Town (2008/09) e a Barnsley (09/10). No Axa, procurará contrariar a vantagem com que Quim arranca. Certo é que estes são dois nomes que não escapam à preferência minhota.

Polivalente Pereirinha

Também seguro está o sportinguista Pereirinha, num negócio que Record desvendou na sua edição de ontem. Tal como escrevemos, o Sp. Braga desviou o jovem leão de Guimarães, garantiu o seu empréstimo por uma temporada. Esta investida responde às dúvidas que subsistem na lateral-direita (o alvo Paulo Jorge fugiu para a Arábia), mas Pereirinha enquadra-se também nas opções para o meio-campo, um sector que regista, igualmente, várias alterações. Com a entrada em cena antecipada pela presença nas eliminatórias de acesso à Liga dos Campeões, o Sp. Braga movimenta-se antecipadamente no mercado.


Eduardo falado mas caro
GUARDIÃO INTERESSA, MAS SP. BRAGA PEDE 4 MILHÕES PELO PASSE

Depois de assegurada a aquisição de Torsiglieri para o eixo defensivo, os responsáveis do Sporting apontam agora baterias para o reforço da baliza. Record sabe que Eduardo é um nome falado entre a SAD leonina e que agrada bastante a Paulo Sérgio, mas o facto de António Salvador não baixar a fasquia pode impedir a mudança do titular da Seleção Nacional para o emblema sportinguista.

Os responsáveis leoninos procuram um guarda-redes de créditos firmados, mais experiente que Rui Patrício e o nome de Eduardo encaixa na perfeição no perfil pretendido. Contudo, e mesmo com as boas relações com o Sporting de Braga visíveis nos recentes negócios de João Pereira e Evaldo, pagar os 4 milhões referentes à cláusula de rescisão é algo que está fora de hipótese para as bandas de Alvalade. A menos que Salvador aceite negociar por valores mais baixos, a transferência de Eduardo para o Sporting dificilmente será realizável.

O vimaranense Nilson é outro dos nomes em carteira mas há mais na lista de alvos.

RECORD

JotaCC

Kieszek nas mãos
SÓ DETALHES PRENDEM A CONCLUSÃO DO NEGÓCIO COM O GUARDA-REDES POLACO DO SP. BRAGA

Um novo Mlynarczyk ou um fiasco como Wosniak? Kieszek tem a palavra, ele que está a dias de ser confirmado como reforço do FC Porto. Tal como Record adiantou, a SAD posicionou-se no mercado por um guarda-redes e o polaco está nas mãos dos dragões, que facilmente se entendem com o Sp. Braga. Os minhotos acionaram a opção pelo guardião de 26 anos, mas Kieszek fará a A3 a custo zero. Esse dado tem um peso tremendo, sobretudo se comparado com as verbas exigidas por outros dos alvos dos azuis e brancos.

Com efeito, o bracarense não estava na "pole position", mas as sondagens ao mercado acabaram por condicionar a aposta, que recai agora num jovem que procura ainda afirmar-se em Portugal. Kieszek nunca se fixou em Braga, ao contrário do que sucedeu em Setúbal, onde jogou por empréstimo. Tapado por Eduardo, o polaco não seria o dono da baliza minhota após a saída do internacional português, até porque António Salvador já convenceu Quim a regressar a "casa".

Helton e Beto terão a concorrência deste jogador revelado pelo Polónia Varsóvia. O processo deve mesmo ser concluído antes do arranque dos trabalhos no Olival (2 de julho), beneficiando Kieszek do facto de já se estar a treinar desde o início desta semana com o Sp. Braga. Representado em Portugal por Gaspar Freire, o guarda-redes será nova face visível das boas relações entre as direções de Pinto da Costa e António Salvador.

Recorde-se que o FC Porto vai facilitar a saída de Hélder Barbosa para o Axa, sendo que os minhotos até já estão precavidos para a perda daquele que ainda é o n.º 2 da hierarquia da baliza bracarense. Quanto a Villas-Boas, é com o reforço Kieszek que vai ter de definir a estrutura dos guarda-redes, sabendo-se que Helton jogou 105 dos últimos 120 jogos a contar para o campeonato. Quem o destrona?


Leões fazem forcing para garantir Alan

NEGOCIAÇÕES COM O SP. BRAGA CONHECERAM AVANÇOS

Alan pode estar a um pequeno passo de se tornar jogador do Sporting. Ao que Record apurou junto de fonte próxima do processo, as negociações entre a SAD leonina e o emblema liderado por António Salvador intensificaram-se nos últimos dias e pode haver "fumo branco" a qualquer momento.

Tal como o nosso jornal há muito adiantou, o extremo do Sporting de Braga era uma das prioridades de Paulo Sérgio para reforçar o plantel dos leões na próxima temporada. A cedência a título de empréstimo de Pereirinha pode ser a chave para desbloquear o negócio e tornar o extremo brasileiro no segundo reforço a ser "pescado" no Minho este defeso, depois de Evaldo.

Alan tem uma cláusula de rescisão fixada nos 2,5 milhões de euros mas o facto de o jogador terminar contrato no próximo ano reduziu a margem de manobra dos bracarenses que terão aceite reduzir as verbas em causa por forma a garantirem um encaixe financeiro ainda que abaixo do que inicialmente se perspetivava.

Com convites das Arábias, nomeadamente do Al-Sharjah, orientado por Manuel Cajuda, o jogador dá preferência aos leões já que pretende continuar em Portugal e vingar num grande depois de uma passagem frustrante pelo FC Porto. As próximas horas podem ser decisivas para que o Sporting consiga corresponder a mais um desejo de Paulo Sérgio para o reforço do plantel leonino.


RECORD