News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 12/06

Started by JotaCC, 12 de June de 2010, 07:39

Previous topic - Next topic

JotaCC

'Pana' avançou para Freitas

O Panathinaikos avançou para Carlos Freitas. O vice-presidente do conjunto helénico, Gontikas, deixou ontem a capital helénica para encontrar-se com o manager dos arsenalistas.
Numa fase inicial a reunião estava agendada para Portugal, todavia devido ao problema de ligações de voo, que não são directos entre Portugal e a capital grega, terá ficado agendada para Itália.

Este encontro entre o director do Panathinaikos e Carlos Freitas visa chegar a um acordo com o manager do Sporting Clube de Braga. Como o 'Correio do Minho' anunciou desde a primeira hora, o português é o desejado pelo proprietário do clube, assente em informações preciosas colhidas junto de Paulo Sousa, antigo médio defensivo do Panathinaikos, o técnico José Peseiro, que treinou igualmente o emblema do trevo, bem como Fernando Santos, treinador português com forte cotação naquela zona do globo.

Carlos Freitas havia assumido junto de António Salvador a sua continuidade até Outubro, altura em que termina o mandato eleitoral, contudo os números dos gregos podem falar mais alto e retirar Carlos Freitas da cidade dos arcebispos.


CORREIO DA MINHO

JotaCC

Evaldo preso por detalhes
EMPRESÁRIO CHEGA A PORTUGAL NA PRÓXIMA SEMANA

A iminente transferência de Evaldo do Sp. Braga para Alvalade está presa por pequenos detalhes. O empresário do lateral-esquerdo, Renato Moura, chega na próxima semana a Portugal, irá reunir-se com os dirigentes minhotos e só depois falará com SAD leonina, sobre os pormenores contratuais.

Mesmo sendo cobiçado por vários clubes europeus, o luso-brasileiro, de 28 anos, já não foge aos leões.


Léo Fortunato chega por empréstimo
CENTRAL DO CRUZEIRO SUBSTITUI ANDRÉ LEONE

O Sp. Braga assegurou o empréstimo de Léo Fortunado, defesa-central do Cruzeiro, para substituir André Leone, que não aceitou a proposta de renovação.

Este é já o quarto brasileiro a reforçar o plantel de Domingos Paciência, depois de Eduardo (Botafogo), Leandro Salino (Nacional) e Lima (Belenenses).

Para além destes, também os avançados Keita e José Collado estão confirmados.


RECORD

JotaCC

Léo Fortunato garantido

Central chega cedido pelo Cruzeiro até final da época. Há um ano os bracarenses já tinham tentado contratar o brasileiro Defesa chega quinta-feira para realizar exames médicos.

Léo Fortunato será jogador do Sp. Braga na próxima temporada. O defesa-central chega ao Minho cedido a custo zero pelos brasileiros do Cruzeiro, mas o emblema de Belo Horizonte fixou em 500 mil euros metade dos direitos económicos do jogador. Forte fisicamente e de elevada estatura o mais recente reforço bracarense apresenta-se como sério candidato a um lugar no eixo defensivo.

Quem vai sair?

Depois de Eduardo, que chega do Botafogo, Léo Fortunato é o segundo defesa-central brasileiro que os guerreiros do Minho garantem para 2010/2011. Ou seja, sinais muito claros de que entre Rodriguez, Paulão ou Moisés, alguém vai mesmo deixar os quadros do plantel às ordens de Domingos Paciência, depois de André Leone mudar-se para o Sport Recife.

A BOLA

JotaCC

Entrevista

"Sporting não seria um passo atrás"

Alan fala sem complexos e de sorriso nos lábios. O jogador em foco abriu o livro a O JOGO.

Todas as equipas por onde passou obtiveram grandes resultados. Considera-se uma espécie de talismã?

[sorrisos] Não, apenas estou tendo a sorte de passar por boas equipas e a possibilidade de deixar sempre a minha marca.

Para o ano vai deixar essa marca no Braga ou... noutro clube?

Neste momento estou no Braga, até porque tenho mais um ano de contrato pela frente. Mas não sei o que vai acontecer num futuro próximo.

Qual é a vontade do Alan?

Se for melhor para mim e para o clube, por que não sair? Se os dois entrarem em acordo...

Quanto acha que vale no mercado?

Tem de perguntar ao Salvador! [sorrisos]. Não sei.. mas acho que estou bem valioso [sorrisos].

O Sporting é um dos clubes que já mostrou interesse. Gostava de ir para Alvalade?

Se fosse bom, não teria problema nenhum.

Não seria um passo atrás na carreira em termos desportivos?

Não, porque o Sporting é uma grande equipa e não estaria a dar um passo atrás.

Também foi abordado pelo Al-Sharjah. Prefere continuar na Europa ou aventurar-se noutro Continente?

A minha vida sempre foi de aventuras e um jogador tem de estar preparado para tudo. Se tiver que ir para outro Continente, estarei preparado, como sempre.

Mossoró disse numa recente entrevista a O JOGO que o Alan tinha sido o melhor jogador da Liga. Partilha da opinião dele?

[sorrisos] Se ele disse isso, tenho de concordar, porque, de todos os jogadores, fui o que mantive sempre o mesmo nível.

Como redescobriu a vocação para fazer golos?

Nunca me preocupei muito com isso. Acho que desta vez tive felicidade de as bolas entrarem, porque noutras ocasiões também joguei muito e acabei por não fazer golos. Mas é sempre importante para um jogador marcar, pois ganha ainda maior valor.

Destaca algum deles?

Aquele que marquei contra o FC Porto, em Braga, foi especial, porque surgiu no dia do meu aniversário.

Até por isso, esta foi a melhor época do Alan em Portugal?


Foi a época que mais me marcou, porque o Braga lutou até à última jornada para ser campeão. Também fiz uma boa época em Guimarães e no Marítimo, bem como uma boa ponta final no FC Porto, no ano do Co Adriaanse, mas esta foi especial por toda a emoção que teve.

O que é que correu mal, se assim se pode dizer, para que tenha saído do FC Porto?

Foi uma mera opção do treinador. Ele escolheu outros jogadores e eu limitei-me a acatar a decisão e fui à minha vida.

Jesualdo Ferreira estava errado?

Ele tinha a opinião dele. A mim só me restava aceitar e fazer o meu papel.

Acha que tinha espaço no plantel do FC Porto?

Qualquer jogador responderia que sim a esta pergunta. Agora, o treinador achava que eu não me enquadrava no esquema táctico dele e eu tenho de respeitar. Mas isso já faz parte do passado. Neste momento estou no Braga e estou feliz.


"Se fosse eu a escolher, escolhia o Guimarães"

Quando assinou pelo Braga, deixou em choque o Guimarães. Na altura tornou público que foi para onde o FC Porto o mandou. Foi obrigado para Braga?

Obrigado não fui. Podia dizer que não queria assinar. Mas se tinha um lugar para ir, tinha de arriscar, independentemente de ser rival. Tenho amigos em Guimarães, mas temos de ser profissionais acima de tudo. Por isso, vou defender estas cores. Naquela altura, perante as mesmas condições, se fosse eu a escolher, escolhia o Guimarães. Já conhecia, tinha um treinador que conhecia. Mas não me arrependo. Tudo correu bem.

A pressão em Guimarães é maior do que no Braga?

Sim. Eu apanhei um ano bom. Mas diziam que no ano anterior era complicado. Os adeptos são muito quentes, fervem. O treino é sempre à porta aberta e isso prejudica um pouco.

Em Guimarães como em Braga apurou-se para a Liga dos Campeões. Dos adversários possíveis que podem calhar ao Braga, quais seriam mais acessíveis?

O Celtic não; o PAOK também é complicado... Talvez a equipa belga. Neste momento é complicado escolher. Mas tentaria evitar PAOK e Celtic.

O que seria uma boa Liga dos Campeões? Apenas entrar na fase de grupos?

Não. Não penso só em entrar. Pensamos em ir até ao final. Entrar na fase de grupos já seria muito bom para adeptos e jogadores. Há jogadores que nunca ouviram aquela música, que chega até a arrepiar. Aquelas estrelas, aquela música, dá um friozinho, um arrepio bom. É único para um jogador chegar à Champions. Muitos só viram pela televisão e podem agora cumprir um sonho.

Em termos de campeonato é possível fazer melhor?

Melhor é ser campeão, embora seja complicado. Mas enquanto houver jogos... Objectivo é fazer melhor. Podemos até fazer mais pontos e ficar em segundo ou terceiro. O Braga tem de estar preparado para tudo. Outras equipas estão a reforçar-se bem e a nossa exigência é agora maior.

Tem muitas saudades de levantar troféus? Acredita que voltará a fazê-lo?

Sim, tenho e ainda quero ganhar mais coisas. Ganhei dois campeonatos, uma Taça, uma Supertaça, uma Intertoto. Ainda falta e ainda vou a tempo de ganhar mais. Os adeptos consideraram-me o melhor da equipa, ganhei o prémio de jogador de Setembro...

Se Alan pudesse votar em alguém que não em si para melhor do Braga, quem escolheria?

(pausa). Eduardo. É o melhor guarda-redes português. Portugal está bem servido. Eu até brinquei com ele. Disse que ia torcer por ele, mas que contra o Brasil seria difícil. Espero que ele aguente. Já provou que é um grande guarda-redes. Um bom resultado seria 0-0. O Eduardo não sofria golos, passavam os dois e encontravam-se na final. Isso é que era bom. Seria a minha maior alegria.


"Podia estar no FC Porto, mas não estaria feliz"

Ao longo dos anos jogou em várias posições, tanto no meio-campo, como no ataque. Isso ajuda-o ou prejudica-o?

É importante ser multifacetado. Não tenho qualquer problema em jogar na esquerda, na direita, mais à frente ou mais recuado, embora me adapte melhor à ala. Mas o que quero é jogar, e jogar bem para ajudar a equipa.

Foi um choque quando Jorge Jesus lhe disse que iria jogar numa posição mais recuada na época passada?

Não, não, até porque já conhecia o trabalho do Jorge Jesus. Lembro-me que ele me chamou na sala e perguntou onde é que eu gostaria de jogar. Eu disse-lhe que gostava mais das alas, mas ele disse: "Não, você vai trabalhar para essa posição [médio-interior]". E foi o que fiz.

Gostou mais desta ou da época passada?

Da minha parte foram duas épocas muito felizes. Infelizmente a equipa saiu precocemente das competições europeias este ano, depois de termos feito grandes jogos em 2008/09, como aquele contra o Milan. Se este ano tivéssemos tido mais alguns dias de trabalho, poderíamos ter ido mais longe.

Jorge Jesus comentou que o Braga lutou até ao fim pelo título porque saiu cedo da Liga Europa. Concorda com a opinião do treinador do Benfica?

O que ele disse não me interessa, embora seja verdade que a Liga Europa sobrecarregaria muito os jogadores. Acabamos por ter mais tempo de descanso e mais tempo para montar a estratégia do jogo. Então, isso acabou por influenciar um pouco.

Jesus também disse que o actual Braga tinha muito dele. Era assim ou a equipa tinha princípios de jogo muito diferentes?

É verdade que os jogadores eram praticamente os mesmos, mas os princípios eram diferentes.

Quais eram as maiores diferenças?

Eu adiantei-me mais no terreno, começamos a jogar com um trinco e outro médio de cobertura ao trinco, que começou por ser o Hugo Viana e depois o Luís Aguiar, entrou o Mossoró... Ficou uma equipa mais leve, mais atacante e também com um plano táctico bom.

Trabalhou com vários treinadores e todos com sucesso: Jesualdo Ferreira, Co Adriaanse, Jorge Jesus, Manuel Cajuda, Domingos Paciência... Qual é o preferido?

Cada qual tem o seu mérito. Destaco alguns aspectos em cada um. São todos bons, mas o que mais me marcou foi Cajuda. Esteve comigo no Marítimo e foi-me buscar ao FC Porto quando fui dispensado. Fez-me voltar a sorrir. Eu podia estar no FC Porto, mas não estaria feliz. Nenhum jogador que não joga é feliz. Ele marcou-me muito. No Marítimo puxava a minha orelha, dizia que não jogava. Mas joguei sempre. E em Guimarães, não pensei duas vezes quando me convidou. Fiz grande época em Guimarães.


"Representar Portugal seria um orgulho"

Apesar de ter nascido no Brasil, mais concretamente em Salvador da Bahia, Alan já tem muito de português. A maior parte da família é lusitana (mulher e filho) e, por isso, o extremo confessa que gostaria imenso de um dia representar a Selecção Nacional, até porque, à semelhança do companheiro e amigo Evaldo, também já tem dupla nacionalidade. "Seria um orgulho, não só para mim, mas para o meu filho, a minha esposa e os amigos que tenho aqui. Se fosse convidado, aceitaria de bom grado, pois passei a maior parte da minha vida desportiva aqui. São já dez anos e devo muito a Portugal", explica o luso-brasileiro, aprovando a decisão que Deco, Pepe e Liedson tomaram no passado. "Acho que fizeram a melhor escolha", atira Alan, que neste Verão vai estar dividido quando Portugal e Brasil se defrontarem no Campeonato do Mundo. No entanto, opta por não avançar com prognósticos para esse encontro especial. "Só espero que as duas selecções se apurem para a fase seguinte. Quem vai ganhar é que já não sei", refere, com um sorriso de orelha a orelha.




Léo Fortunato reforça a defesa


Depois de Eduardo, o Braga foi de novo ao Brasil reforçar a defesa, cujo leque de opções havia ficado diminuído com a saída de Leone e que pode perder ainda Evaldo e Rodriguez. Léo Fortunato, defesa-central brasileiro de 27 anos, vai jogar nos arsenalistas na nova temporada, por empréstimo do Cruzeiro. No final da época, o Braga tem direito de opção sobre 50 por cento do passe do jogador, sendo que para adquirir essa parcela terá de desembolsar 500 mil euros. O atleta brasileiro viajará na próxima quinta-feira para Portugal a fim de realizar os habituais exames médicos.

Natural do Rio de Janeiro, Léo Fortunato destacou-se no Campeonato Carioca de 2007 ao serviço do Madureira e, em Abril desse mesmo ano, transferiu-se para o Cruzeiro. No clube de Belo Horizonte, realizou 66 jogos e marcou apenas um golo, e foi colega do ex-Braga Edimar, em 2008. Antes, também tinha representado São Bento, Olaria e Bangu.

Com 1,84 metros e 83 quilos, Léo Fortunato é olhado como um central experiente, apesar de este ano só ter feito um jogo pelo Cruzeiro. Algo que teve que ver essencialmente com a lesão grave que sofreu em Junho de 2009. Operado para reconstituir o ligamento cruzado anterior do joelho direito, demorou algum tempo para recuperar a forma física ideal e, com efeito, deixou de fazer parte da primeira linha de opções do treinador Adilson Batista. A 14 de Março deste ano, fez parte do onze do Cruzeiro que bateu o América, por 3-2, no Campeonato Mineiro, mas desde então não voltou a ser utilizado.


Carlos Freitas reuniu-se com o 'Pana' em Milão

Carlos Freitas, desejado para ocupar o cargo de director-desportivo do Panathinaikos, reuniu-se ontem, em Milão, com Gontikas, vice-presidente do clube helénico. Segundo a imprensa grega, o referido encontro serviu para estreitar laços, ouvir ideias, num processo que, ao que parece, tem evoluído de forma significativa nas últimas horas. Nesta altura, existe um cenário de convergência no sentido de Carlos Freitas - que termina contrato com o Braga em Outubro - mudar-se para Atenas. Freitas não é, porém, o único alvo do 'Pana', pois o clube grego terá tido outra reunião com um concorrente italiano. O Panathinaikos pretende fechar este dossiê já esta segunda-feira, pelo que o tempo urge.



Al-Sharjah só espera por Alan até à próxima semana

O Al-Sharjah, clube dos Emirados Árabes Unidos treinado pelo português Manuel Cajuda, continua empenhado em assegurar a contratação de Alan. "Desde a última época que tentamos contratar o Alan. Infelizmente, na altura o Braga pedia muito dinheiro pela transferência. Nesta época, esperamos conseguir contratá-lo por um valor justo para ambas as partes", afirmou ontem a O JOGO o presidente Yahya Abdul Karim, que diz não poder esperar muito tempo para consumar o acordo. "Estamos a insistir no Alan, mas há outras opções. A nossa preparação começa a meio de Julho e, até lá, queremos ter tudo organizado. Provavelmente, o máximo que iremos esperar é até à próxima semana. Depois, deveremos avançar para outras situações. Neste momento, estamos à espera da última contraproposta do Braga", referiu, adiantado ainda que se não conseguir agora tentará "contratar Alan na próxima época".


O JOGO

JotaCC

Olberdam apresenta-se

O médio Olberdam, cedido ao Braga durante a segunda volta do campeonato transacto, vai apresentar-se ao trabalho no Marítimo independentemente de não constar da lista de jogadores com quem Mitchell pretende trabalhar. Olberdam tem mais um ano de contrato com os insulares e vai comparecer no regresso aos treinos, marcado para esta segunda-feira. Os verde-rubros começarão por realizar exames médicos e testes físicos. O primeiro treino no campo está marcado somente para quinta-feira.


O JOGO

JotaCC

Defesa central Léo Fortunato é novo reforço do Braga

O defesa central do Cruzeiro, de Belo Horizonte, Léo Fortunato, é o novo reforço do Braga, por empréstimo daquele clube brasileiro.

Leonardo Fortunato dos Santos, de 27 anos e de elevada estatura (1, 84 metros de altura e 83 kgs de peso) era suplente na equipa mineira, onde estava desde 2007, contratado que foi ao Madureira do Rio de Janeiro, e pela qual disputou 66 jogos.

Afastado da titularidade do clube da Raposa e, inclusive. dos eleitos para a digressão aos Estados Unidos, acabou por ser cedido ao emblema minhoto, por uma verba aproximada de 500 mil euros.

Com a saída de Leone e as dúvidas sobre a permanência de Rodriguez e de Paulão, o técnico Domingos Paciência vai ajustando as alternativas sempre com as exigências orçamentais a condicionarem as aquisições, de forma a que nas abertura dos trabalhos, a 21 de Junho, o plantel possa estar, praticamente definido.

JN

JotaCC

Quim tem proposta para voltar a Braga e o Málaga ainda é hipótese


guarda-redes Quim recebeu uma proposta para regressar a Braga, clube onde se formou como jogador. O guarda-redes vai deixar de ser jogador do Benfica a 1 de Julho, um dia depois de terminar o contrato com o clube da Luz, pelo que poderá reforçar a baliza bracarense, que pode ficar órfã de Eduardo.

Aos 34 anos, o titular da baliza encarnada prepara-se para voltar ao ponto de partida, embora ainda tenha em carteira outras possibilidades para continuar a sua carreira, nomeadamente no estrangeiro. Neste caso, o Málaga, da principal Liga espanhola, ainda não é opção descartada, apesar de o salário auferido por Quim no Benfica ser acima dos patamares máximos do clube andaluz. No entanto, o jogador ainda não fechou essa porta, podendo dessa forma baixar o seu vencimento.

Aliás, no caso de a decisão passar pelo regresso a Braga, Quim terá também obrigatoriamente de baixar o salário, mas neste caso teria a vantagem de voltar a casa. Assim sendo, esta hipótese é a mais forte nesta altura.

Os bracarenses, que vão no início da época tentar entrar na fase de grupos da Liga dos Campeões, já garantiram as contratações dos defesas Eduardo (Botafogo) e Echiejile (Rennes), os médios José Collado (G. Torrelavega) e Leandro Salino (Nacional), e do avançado Keita (V. Setúbal), mas o plantel de Domingos Paciência deverá receber mais caras novas antes da apresentação a 21 de Junho.


DN

JotaCC

Mário Felgueiras à vista

Guarda-redes deverá chegar a Vila do Conde emprestado pelo Sp. Braga. Negócio já esteve perto de se concretizar na temporada passada. Em 2009/10 vestiu a camisola do V. Setúbal.

A anunciada transferência de Carlos para o Bucaspor, equipa que garantiu a promoção à principal liga da Turquia, acentuou a necessidade de o Rio Ave encontrar novas opções para a baliza, agora reduzidas a Pedro Trigueira. O dono das redes dos Arcos está de partida, o clube português será indemnizado - 250 mil euros é o valor da cláusula de rescisão contemplada no contrato assinado há três semanas - e... já pensou no seu substituto.

Mário Felgueiras, de 23 anos, é o eleito de Carlos Brito, treinador que aprecia bastante as qualidades do guarda-redes vinculado ao Sp. Braga até 2013. Aliás, já na última temporada o internacional sub-23 português esteve a um passo de integrar o plantel dos vila-condenses: um desejo que está na iminência de se tornar realidade um ano depois, por empréstimo dos bracarenses, condição em que também vestiu a camisola do V. Setúbal na época transacta.


A BOLA

JotaCC

Léo Fortunato no Sp.Braga

O central brasileiro Léo Fortunato é a última contratação confirmada do Sp. Braga para a nova temporada, por empréstimo do Cruzeiro.

De acordo com o clube de Belo Horizonte, o defesa, de 27 anos, chega na próxima quinta-feira a Portugal 50% do passe está avaliado em 500 mil euros.

Léo Fortunato mede 1,84 metros, pesa 83 kg, e antes de assinar pelo Cruzeiro, em 2007, destacou-se ao serviço do Madureira. Alinhou, ainda, pelo São Bento, Olaria e Bangu.

O JOGO

Bruno3429

Echiejile assina por 4 épocas
DEFESA-ESQUERDO NIGERIANO ESTÁ NO MUNDIAL 

 
O Sporting de Braga anunciou hoje ter chegado a acordo com o defesa esquerdo nigeriano Uwa Echiejile, que rubricou com os minhotos um contrato válido para as próximas quatro temporadas.

Presente no Mundial'2010, na África do Sul, o jogador disse ao sítio arsenalista estar a viver dois sonhos: "Sempre trabalhei para estar na fase final de um Mundial e, ao assinar pelo Sporting de Braga, posso lutar por um lugar na Liga dos Campeões".

Segundo a mesma nota, "o processo de contratação do esquerdino nigeriano ficou concluído nos últimos dias, com uma delegação do Sporting de Braga a oficializar, na África do Sul, o contrato que ligará as duas partes até 2014".

"Estou muito satisfeito por fazer parte de um clube que acabou de conseguir uma época histórica, com o segundo lugar na Liga portuguesa. Aceitei sem receios este desafio e sei que vou para um clube que tem crescido muito nos últimos anos, com boas prestações em Portugal e a nível europeu", afirmou Echiejile.

Depois do médio brasileiro Leandro Salino (ex-Nacional), o defesa nigeriano, de 22 anos, que alinhava nos franceses do Rennes, é a segunda contratação que o clube bracarense oficializa para a temporada 2010/2011.

Record

JotaCC

ECHIEJILE É REFORÇO POR QUATRO TEMPORADAS

O SC Braga chegou a acordo com o defesa Echiejile, que rubricou com os Gverreiros do Minho um contrato válido pelas próxima quatro temporadas - até ao final da época desportiva de 2013/14.

Presente no Campeonato do Mundo de 2010 (ontem fez parte das opções do seleccionador nigeriano na partida disputada frente à Argentina), o esquerdino realça que vive, em simultâneo, dois sonhos. "Sempre trabalhei para estar na fase final de um Mundial e, ao assinar pelo SC Braga, posso lutar por um lugar na Liga dos Campeões", destacou Echiejile.

O processo de contratação do esquerdino nigeriano ficou concluído nos últimos dias, com uma delegação do SC Braga a oficializar, na África do Sul, o contrato que ligará as duas partes até 2014. "Assinei por quatro anos e estou muito satisfeito por fazer parte de um clube que acabou de conseguir uma época histórica com o segundo lugar na Liga portuguesa. Aceitei sem receios este desafio e sei que vou para um clube que tem crescido muito nos últimos anos com boas prestações em Portugal, mas também ao nível europeu. Sei que estão no caminho certo para ter ainda mais sucesso nos próximos anos."

BILHETE DE IDENTIDADE

Nome completo: Elderson Uwa ECHIEJILE

Poisção: Defesa

Data de Nascimento: 20/01/1988

Altura: 1,84m

Peso 76 kg

Nacionalidade: Nigeriana

Naturalidade: Benin City

S.C.BRAGA.PT