News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 11/06

Started by JotaCC, 11 de June de 2010, 07:44

Previous topic - Next topic

JotaCC

Eduardo: "Estou partindo muito feliz"


Eduardo já se despediu dos seus colegas e da massa associativa do Botafogo. A imprensa brasileira destacou ontem que o jogador estava sem espaço no onze inicial da equipa do Rio de Janeiro e que nem treinava inclusivamente com os seus companheiros de equipa desde o final do campeonato carioca. Perante esse cenário, Eduardo optou pelo ingresso no Sporting Clube de Braga. "Estou indo muito feliz", destacou o polivalente esquerdino.

Eduardo foi formado no Bahia, emblema histórico do Brasil, de onde saíram alguns craques do futebol mundial. Daniel Alves, lateral-direito da selecção brasileira e do Barcelona, é o exemplo mais brilhante actualmente. Aos 17 anos estreou-se na equipa sénior do Bahia e um ano depois estava sob forte cobiça do Cruzeiro e do Botafogo. Acabou por ser a formação do Rio de Janeiro a garantir a aquisição.

Eduardo teve uma ascensão meteórica no Botafogo, tendo sido mesmo considerado aos 19 anos pelo globoesporte como um menino prodígio, verdadeiro talento precoce. As suas qualidades técnicas deram nas vistas e foi apelidado de jóia a ser lapidada.

Certo é que os últimos tempos não têm sido fáceis para o jovem jogador de apenas 21 anos. Apesar disso, as suas qualidades chamaram a atenção de clubes da Rússia e da Grécia, para além do Sporting Clube de Braga, que acabou por garantir o seu concurso para os próximas três temporadas, como adiantou o jornal Correio do Minho.

O facto de actuar na pré-eliminatória da Liga dos Campeões é um factor "de enorme importância" para Eduardo, que vê nesta entrada na Europa como uma oportunidade para relançar a sua carreira.
Em declarações à imprensa brasileira, não se furtou de agradecer à massa associativa do Botafogo, bem como ao clube. "Só tenho que agradecer ao clube e à torcida. Sou jogador, tenho que entendê-los e continuar a trabalhar sempre", destacou Eduardo.

O jogador viaja durante o fim-de-semana para Portugal, onde vai realizar os necessários exa-mes médicos e assinar o vínculo. Na segunda-feira deverá ser oficializado no site oficial dos arsenalistas, tal como aconteceu nas últimas horas com o médio brasileiro Leandro Salino.

Num primeiro plano, a escolha de Eduardo surge como sucessor de André Leone para o eixo central da equipa. Domingos Paciência pretendia um defesa-central esquerdino para actuar ao lado do capitão Moisés, até porque a situação de Alberto Rodriguez está longe de estar clarificada. O peruano é considerado transferível, mas nunca a preços de saldo. A SAD só admite uma saída na ordem dos quatro milhões de euros e, para já, essa posição firme tem deixado os interessados em stand-by.

Apesar disso, com Eduardo, o Sporting de Braga ganha também uma aposta válida para o lado esquerdo da defesa, já que o ex-Botafogo também cumpre essa posição. Eduardo foi igualmente testado como médio defensivo, em situação de duplo pivot, e será outra das zonas a observar as suas características.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Recusada segunda oferta por Alan

Al Sharjah subiu a parada, mas ainda não é desta que Cajuda tem o reforço.

O Sp. Braga recusou a segunda oferta do Al Sharjah, dos Emirados, por Alan. O clube treinado por Manuel Cajuda subiu a parada para 1,2 milhões, mas a SAD insiste que só a troco de 2,5 milhões de euros aceitará libertar um dos seus melhores jogadores. Apesar deste braço-de-ferro, as conversações continuam, como confirmou a A BOLA Manuel Cajuda.

«Os clubes vão continuar a dialogar. É uma oportunidade de ajudar o jogador e o Sp. Braga, clube de que gosto muito e que tem feito um excelente trabalho, muito graças ao presidente António Salvador», comentou o treinador.

Entre 19 de Julho e 8 de Agosto, o Al Sharjah estagia no Minho e tem previsto disputar três jogos particulares com formações da Liga. O emblema árabe irá, portanto, insistir na aquisição de Alan, valendo-se da proximidade geográfica para não deixar o alvo arsenalista fora de mira.


Taça de Portugal: Resultados dos quartos-de-final

Decorreram esta quinta-feira três jogos referentes aos quartos-de-final da Taça de Portugal de hóquei em patins.

Falta ainda realizar o Benfica-Candelária, que está marcado para sábado, às 18h00.

Resultados:
Cascais - HC Turquel, 5-4
Académico da Feira - Física, 1-4
Sesimbra - HC Braga, 5-6


A BOLA

JotaCC

Anderson Barros, director do Botafogo
"Eduardo é de top"

Descansem os adeptos do Braga, porque o Eduardo que chegará amanhã à Cidade dos Arcebispos é o mesmo que deixa qualquer um boquiaberto nos vídeos que circulam na internet. A garantia é dada a O JOGO por Anderson Barros, director do futebol do Botafogo, que aprova a contratação realizada pelo vice-campeão nacional. "O Eduardo é um atleta versátil, que pode fazer várias posições e que tem um potencial técnico diferenciado. É um jogador de top e tem tudo para crescer na Europa", referiu o dirigente do clube carioca, convicto que o esquerdino irá ajudar muito os arsenalistas na próxima temporada. "Podem ter a certeza que ele vai surpreender, pois, apesar de nos ter sido indicado pelo técnico Cuca, o Eduardo foi titular com o Ney Franco, com o Estevam Soares e, em determinada altura, com o Joel Santana. Por isso, tem tudo para dar certo no Braga", sublinhou.

Muito criticado pela sua quebra de forma, Eduardo viu-se excluído da equipa nos últimos meses. Um facto que Anderson Barros explica pela "idade" do brasileiro, que é "bastante jovem", embora pense que isso não atrapalhará a sua adaptação ao campeonato português. Seja como for, deixa uma espécie de aviso a Domingos Paciência. "Como todo o jovem, o Eduardo também precisa de ser vigiado e ser colocado no melhor caminho", alertou o dirigente, antes de "desejar a melhor sorte do mundo" ao compatriota.



Eduardo

"Champions é um sonho"

Ao fim de um sem número de tentativas, Eduardo atendeu o telefonema de O JOGO para se mostrar entusiasmado com o ingresso no vice-campeão português. "Sei que o Braga é um grande clube, mas quero conhecer melhor por dentro", disse, por entre dentes, até porque só amanhã irá realizar exames médicos e assinar contrato por três épocas com os arsenalistas. Antes de desligar, porém, confessou um sonho. "Tal como todos os jogadores, também sonho jogar a Champions", concluiu.


Novo empréstimo de Renteria adivinha-se difícil

Vontade há, possibilidade também, mas a probabilidade de Renteria regressar a Braga esta temporada, é, neste momento, bastante reduzida. Tudo por causa de um suposto problema que o empresário do internacional colombiano garante ter com o clube da Cidade dos Arcebispos e que, segundo ele, ainda não está resolvido. "O Renteria tem outras opções em carteira além do Braga. Seja como for, só iria para o Braga se algumas questões que ainda estão pendentes em relação a mim forem solucionadas", revela Jorge Machado a O JOGO.

Renteria encontra-se nesta altura a gozar férias longe de Portugal e apenas tem uma certeza: mesmo tendo contrato com o FC Porto por mais uma temporada, dificilmente representará os dragões na época que se avizinha. As boas exibições realizadas em 2008/09, época em que fez o gosto ao pé por dez ocasiões, abrem-lhe, porém, as portas do regresso ao vice-campeão nacional, que nesta fase conta apenas com quatro avançados: Matheus, o único sobrevivente de 2009/10, Collado, que vai realizar a pré-temporada e poderá não ser cedido, Keita, cuja contratação deve ser oficializada na próxima semana, e Lima, que tem tudo certo para representar os arsenalistas.


Al-Sharjah a recuar

Os dois milhões de euros pedidos por António Salvador para libertar Alan estão a fazer recuar o Al-Sharjah. O clube dos Emirados Árabes Unidos ainda deseja o extremo, mas Manuel Cajuda, que já vai olhando para alternativas, admite dificuldades. "As coisas estão complicadas, mas conto com o Alan e tenho a certeza que vou voltar a treiná-lo. Se não for agora, é daqui a um ano", afiançou a O JOGO o treinador luso, deixando bem vincado o desejo dos árabes em "comprar o Alan e não tirá-lo ao Braga". Seja como for, não esperará eternamente. "Gosto muito do Braga e respeito o clube, mas o tempo passa para todos", lembra Cajuda, nada surpreendido com a vontade manifestada pelo brasileiro em trabalhar sob o seu comando. "Na primeira vez que o treinei fez a melhor época de sempre e foi para o FC Porto; na segunda, fez uma boa época e foi para o Braga", recordou.



Dispensados do Braga em análise no Bonfim

A transferência do goleador Keita do Setúbal para o Braga, para além de uma compensação financeira para os cofres sadinos, inclui a possibilidade de alguns dispensados do plantel bracarense reforçarem as fileiras do grupo de trabalho às ordens de Manuel Fernandes. Foi nesse âmbito que, aos responsáveis vitorianos, foram propostos vários nomes, entre eles o lateral-esquerdo Tiago Pinto, o médio-defensivo Fernando Alexandre (cujo destino deverá ser o Olhanense) e o extremo Diogo Valente. Contudo, até ao momento não há uma decisão do Setúbal, o que deverá ocorrer a breve prazo.


O JOGO

JotaCC

Evaldo Rei e ídolo de Piracicaba

Evaldo ainda é o menino humilde de Rio Piracicaba. Agora, homem que cresce na vida sem perder a educação de uma família numerosa criada a 100 quilómetros de Belo Horizonte, no interior do Estado de Minas Gerais, no Brasil. É nele que boa parte dos 15 mil conterrâneos coloca os olhos, ou não fosse Evaldo o exemplo de quem teve sucesso, comprovado pelas televisões sintonizadas em campos além-fronteiras, sem renegar quem o viu crescer. Não perdeu o rumo com os passos da fama. Por isso, a entrada quase certa na história centenária do emblema erguido por José Alvalade, como sendo mais um defensor da sua causa, é sinónimo e reflexo da mesma dedicação que Evaldo, ainda petiz, colocava nas correrias atrás da bola, quando os graúdos a chutavam para longe, ou na presença assídua no campo de treino, horas antes do mesmo começar. "Era paixão pela bola", recorda Roberto Ramires a O JOGO.

Na recordação do passado e constatação do presente, o antigo treinador e presidente, agora grande amigo, Roberto Ramires, lembra a simplicidade que viu em Evaldo, a mesma que perdura, garante, quando se dão os regressos a casa. "Era um menino humilde, sabe. E muito determinado! Toda a gente gosta dele, sempre que aqui vem [a Rio Piracicaba, onde Evaldo se encontra a passar férias] está com os amigos, conversa e todos andam atrás. É o nosso ídolo! É de uma simplicidade, nossa...! Não mudou nada por ter ido para a Europa e ser jogador profissional. Não subiu à cabeça e ninguém lhe aponta o dedo", afiança, questionando o futuro de Evaldo: "Vai para o Sporting, não é? Sabe, ele merece subir na vida, fico contente! É como se fosse da minha família. Acredito que ainda possa subir mais!"

O menino que Roberto Ramires descobriu, afinal, virou ídolo de uma distinta realidade. Tinha Evaldo 10 anos. "Eu era treinador e presidente do Piracicaba Esporte Clube (PEC) e, com 15 anos, ele foi para o Democrata de Sete Lagoas, antes do Cruzeiro. Em Piracicaba não temos recursos, naquele tempo ainda tínhamos menos, e a cidade liga pouco ao desporto, está muito fraco. Mas o Evaldo dedicava-se muito ao futebol. Gosta de jogar, quando era 'molequinho' não deixava uma bola... Agora, é uma festa quando regressa a casa. Já sabemos que, quando chega, tem chuteiras e camisolas para dar. Toda a gente tem a camisola do Braga! Já se espera presente, é uma coisa sagrada", assevera.


"Corria muito, sempre jogou na esquerda e no futsal era ala..."

Foi no futsal que Evaldo deu alguns passos importantes da carreira que começava a ganhar forma. Encontrou na quadra o refúgio para a correria que gostava de protagonizar, participando nos campeonatos da Liga Monlevadense de futsal, tradicionais na região. "Sabe, Evaldo corria muito... deixava todos para trás. Claro, jogava bem", recorda Roberto Ramires, treinador nos infantis e juvenis. "Jogava como ala-esquerdo no futsal, aliás toda a vida jogou sobre esse lado", aponta, revelando que em nenhum momento tentou ensinar outros hábitos ao petiz. "Nunca ensinei a jogar com o pé direito. Ele chegava era sempre antes aos treinos, como era aplicado, foi sempre fácil para treinar", sublinhou.


Jogo de amigos é para repetir

Os amigos são muitos e Evaldo não descura em atenção prestada, como ficou provado no passado dia 22 de Maio, no qual patrocinou um jogo de futebol. No Campo da Sema, os Amigos de Evaldo bateram a Família Barros e Machado por 4-1. O lateral-esquerdo não jogou, mas a iniciativa vai ser repetida em breve.


Está a construir prédio na cidade

Evaldo é o segundo filho mais novo de sete irmãos, descendentes dos falecidos António e Conceição, mas a preocupação com a família é uma constante, de tal modo que o lateral-esquerdo está a construir um... prédio (!) no centro da cidade para os irmãos ficarem todos juntos. A união tem sido um dos segredos da família.


Hóquei já nas meias-finais

Cascais, Física e HC Braga apuraram-se ontem para as meias-finais da Taça de Portugal de hóquei em patins. O Cascais, que na próxima época jogará na I Divisão, derrotou o Turquel (5-4), enquanto o Física ganhou à Académica da Feira (4-1). O Braga sentiu algumas dificuldades, mas afastou o Sesimbra (6-5). A última vaga fica em aberto até amanhã, dia do jogo entre o Benfica e o Candelária, que se disputará na Luz, às 18h00. Às meias-finais femininas chegaram Lobinhos, Nortecoope, Carvalhos e Turquel, que eliminaram Mealhada (5-4), Vila Boa Bispo (6-2), Sesimbra (3-2) e Nafarros (5-3), respectivamente.


O JOGO

JotaCC

Eduardo no Sp. Braga

Defesa brasileiro contratado


O defesa brasileiro, Eduardo, é a segunda contratação confirmada do Sporting de Braga para a época 2010/2011. O «central», ex-Botafogo, deverá chegar a Portugal na segunda-feira para rubricar um contrato válido por três temporadas. Em declarações à imprensa brasileira, o jogador de 21 anos, confidenciou que está muito feliz por ir para Braga.


PRIMEIRO DE JANEIRO

Olho Vivo

Miguel Garcia pode regressar [a Olhão]

SE NÃO INTEGRAR PLANTEL DO SP. BRAGA

O defesa Miguel Garcia, de 27 anos, que em janeiro trocou o Olhanense pelo Sp. Braga, pode regressar a Olhão, caso não venha a integrar o plantel dos arsenalistas. O jogador não foi feliz na capital do Minho, pois viu-se remetido à condição de suplente, dado que Filipe Oliveira "agarrou" a titularidade no lado direito, ocupando a vaga deixada em aberto por João Pereira, quando este ingressou no Sporting. De Braga pode ainda chegar Fernando Alexandre, enquanto Vítor Moreno já rescindiu com a União de Leiria e deve rumar a Olhão.

Record