News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 05/06

Started by JotaCC, 05 de June de 2010, 07:38

Previous topic - Next topic

JotaCC

Salino pode fugir para Guimarães
EMPRESÁRIO CONFIRMA TELEFONEMA DO EMBLEMA RIVAL

Os próximos dias prometem ser de emoções fortes pelo Minho. Quando todos já esperavam que Leandro Salino fosse confirmado oficialmente como reforço do Sp. Braga, eis que o V. Guimarães entra na corrida pelo médio que terminou a ligação ao Nacional da Madeira. A confirmação chegou pela própria voz do empresário. "O Leandro está no Brasil de férias e recebeu um telefonema de uma pessoa do V.Guimarães. Já sabemos que o Manuel Machado é o novo treinador e não descartamos a possibilidade de ele ir para lá. Só falta apresentarem-me uma proposta formal", assumiu Felipe Fortuna.

O representante do médio espera encerrar o assunto até à próxima quarta-feira e revelou que pediu aos arsenalistas um contrato de três temporadas: "O Sp. Braga falou comigo diretamente e, também porque vai disputar a Liga dos Campeões, leva vantagem na corrida pelo Leandro, mas são dois bons clubes e não podemos fechar nenhuma porta."

Guerra

O defeso estava a ser pacífico pelo Minho, face ao recente pacto estabelecido entre António Salvador e Emílio Macedo de não contratarem jogadores uns ao outros, nomeadamente os que terminam contrato (muito se falou de Andrezinho e Desmarets rumarem ao Axa).



RERCORD

JotaCC

Evaldo a um passo

O empresário de Evaldo, Renato Moura, revelou ontem a A BOLA que entrou em contacto com os dirigentes do Sp. Braga e que estes o informaram da real possibilidade de o lateral-esquerdo se mudar para o Sporting este defeso. «O contacto foi superficial mas confirmaram-me que havia essa possibilidade», disse.

No fundo, os bracarenses confirmaram a notícia avançada por A BOLA na sua edição de terça-feira, que noticiou o pré-acordo verbal estabelecido entre os presidentes dos dois clubes, José Eduardo Bettencourt e António Salvador, para a mudança de Evaldo do Minho para Lisboa a troco de uma verba a rondar os 3 milhões de euros.

O FC Porto também está interessado no jogador mas, segundo A BOLA apurou, o luso-brasileiro já não deverá fugir ao leão, pois o Sp. Braga, por uma questão de princípio, após ter chegado a acordo com os leões, não negociará paralelamente com outra formação, faltando os leões disponibilizarem as verbas para a formalização do negócio.

No entanto, ainda falta um passo decisivo que passa por os leões entrarem agora em contacto com o representante do jogador para começarem a ser discutidas as condições do contrato do lateral-esquerdo com os leões. «Nunca conversei com o Sporting acerca do Evaldo», adiantou Renato Moura, ressalvando, também, que teve um dia muito preenchido. «Recebi muitos telefonemas de fora que não pude atender», afirmou já noite em Lisboa.


A BOLA

JotaCC

Panathinaikos quer Carlos Freitas

Se dúvidas ainda restassem, o sucesso do Braga teve mesmo repercussões além-fronteiras. Além do interesse de vários clubes em jogadores fundamentais na obtenção do inédito segundo lugar na liga portuguesa e no consequente apuramento para a última pré-eliminatória da Liga dos Campeões, surge agora também a cobiça em torno de um elemento de peso na estrutura liderada por António Salvador: Carlos Freitas, o manager para o futebol e responsável máximo, a par do presidente, pela política desportiva do futebol profissional.

De acordo com o que ontem começou a ser badalado na Grécia e com o que O JOGO conseguiu apurar, o Panathinaikos pretende contratar um director-desportivo e tem precisamente em Carlos Freitas o nome predilecto para preencher o cargo.

Nesse sentido, o clube de Atenas, que se sagrou campeão nacional na última época pela mão do treinador holandês Ten Cate, interrompendo a hegemonia de cinco temporadas do eterno rival Olympiacos, já terá apresentado uma proposta a Carlos Freitas, que estuda agora os prós e os contras daquela que seria a sua primeira experiência no estrangeiro. No entanto, a saída imediata do Braga é pouco provável, uma vez que Carlos Freitas, conforme O JOGO escreveu a 5 de Maio, acordou com António Salvador ficar pelo menos até ao fim do mandato do presidente, ou seja, até ao próximo mês de Outubro.

Depois de ter desempenhado esta mesma função durante várias épocas no Sporting, ficando ligado, por exemplo, ao último título dos leões - conquistado em 2001/02 com Laszlo Boloni no comando da equipa -, Carlos Freitas demitiu-se do clube de Alvalade em Janeiro de 2008 e, em Abril desse mesmo ano, assinou pelo Braga.


Gil Vicente prefere manter Zé Luís por mais uma época

O Braga mostrou-se interessado em agarrar a jovem promessa do Gil Vicente, Zé Luís, mas esse objectivo não foi ao encontro dos planos do clube de Barcelos. Os gilistas pretendem valorizar ainda mais o jogador na próxima época, na qual tudo indica que terá mais oportunidades de jogar, o que permitirá aumentar a concorrência. Com 19 anos, o avançado cabo-verdiano foi uma das principais revelações da Liga Vitalis, sobretudo na recta final do campeonato, ao marcar quatro golos nas últimas quatro jornadas. A 24 de Maio, defrontou Portugal na Covilhã.



Conversações com Macron para renovar contrato


Braga e Macron, a marca italiana que veste os minhotos, já iniciaram conversações com vista à renovação de contrato, que expira no fim da nova época. "O Braga dá-nos uma imagem forte em Portugal", considera Lino, representante da Macron no nosso país.



André Leone está mesmo a caminho do Sport Recife

Conforme O JOGO avançou oportunamente, o Sport Recife está na linha da frente para assegurar o central que não chegou a acordo com o Braga para prolongar o contrato. Segundo a Imprensa brasileira, as negociações estão bem encaminhadas nesse sentido.


O JOGO

JotaCC

Evaldo ainda espera por proposta

Evaldo continua perto de ingressar no Sporting, mas resta ainda o acordo com o jogador para que tudo se concretize. De férias no Brasil, o lateral-esquerdo do Braga continua à espera de uma abordagem para acertar os detalhes do contrato para colocar o preto no branco e passar a jogar de leão ao peito.

O acordo entre os clubes é absoluto e tudo se conjuga para que o defesa transite para o emblema leonino, a troco de uma verba que deverá ficar entre o 2,5 e três milhões de euros. Porém, a SAD leonina ainda não abordou o atleta que tão precioso contributo deu aos arsenalistas, que ostentam o "título" de vice-campeões nacionais. Tal como O JOGO deu conta oportunamente, os leões pretendem oferecer um salário anual ao esquerdino a rondar os 500 mil euros anuais, vencimento na ordem de grandeza do auferido por João Pereira, outro lateral ex-Braga adquirido pelos leões em Janeiro, altura em que também fez contactos exploratórios por Evaldo.

Renato Moura, agente do futebolista, assegurou que o contrato a negociar nunca será inferior a quatro temporadas. Aliás, o empresário de Evaldo planeia deslocar-se a Lisboa na próxima semana a fim de encerrar o processo, mas para tanto precisa que os leões dêem o passo que falta.

Aos 28 anos e depois de já ter também representado as cores de Atlético Paranaense, FC Porto e Marítimo, Evaldo é um jogador que desperta o interesse de diversos clubes - lote em que, como se pode ler na página 2, não entra o FC Porto, ao contrário do que chegou a ser especulado -, mas encara com esperança uma mudança para Alvalade, esperando apenas que o telefone toque. Apostados em assegurar um reforço entendido como prioritário, os responsáveis da SAD leonina devem fazer chegar a Evaldo nos próximos dias a proposta de vencimento a rondar os 500 mil euros anuais.


Segurança e eficácia de Eduardo dão pontos

O reforço da baliza é uma prioridade para Jorge Jesus. O treinador do Benfica quer um guarda-redes de grande nível, dotado em todos os aspectos técnico-tácticos e com forte presença na baliza, que garanta assim muitos pontos à equipa. Por isso, entre diversas opções e face às condições do mercado já tem um alvo bem definido: Eduardo. O internacional português encaixa no perfil pretendido por Jesus, representando uma solução credível, sobretudo atendendo a sua relação preço/qualidade.

O responsável técnico do clube da Luz deseja um guardião que possa transmitir segurança à sua defesa - e dessa forma a toda a equipa e até aos adeptos -, capaz de vencer os duelos com os avançados, quer nos lances aéreos quer no um para um. No fundo, capaz de manter uma elevada regularidade exibicional, não tremendo nem acusando a responsabilidade de defender a baliza do Benfica, independentemente do adversário ou da competição.

Jesus apontou recentemente Diego López como um dos seus guarda-redes de eleição - admitiu que prefere o futebolista do Villarreal a Valdés, do Barcelona, ou a Casillas, do Real Madrid -, vendo nele as características ideais para ocupar uma posição tão específica quanto importante. O técnico reconheceu na mesma altura que "não é fácil encontrar um guarda-redes para as necessidades do Benfica", mas vê em Eduardo algumas das características que fazem de Diego López um dos seus eleitos.

Mora, guardião do Rio Ave, sublinha a O JOGO que "os dois são grandes guarda-redes", frisando que "têm ainda uma longa carreira pela frente". Ainda assim, por considerar que ambos despontaram tarde refere que "têm também muito que aprender". Por isso diz que "têm ainda grande margem de progressão". Continuando as comparações, destaca as semelhanças "a nível físico", aspecto no qual "são muito fortes".

Fernando Castro Santos, que treinou o Leixões no final da temporada, entende que a dupla tem estilos diferentes, mas ainda assim reconhece pontos em comum: "Diego López é muito ágil, apesar da sua envergadura, e nas situações de um para um não é fácil de superar, pois tapa muito bem a baliza. Eduardo, por sua vez, é também muito bom nesse capítulo e fez defesas espectaculares nessa situação esta época." E não tem dúvidas: "São ambos guarda-redes completos." Também Belman, elemento da equipa técnica de Jokanovic, no Nacional, e precisamente antigo guardião dos alvinegros, considera que ambos "são valores seguros", entendendo que podem ser comparados "nas saídas da baliza". "São fortes nesse aspecto e dão segurança à equipa. Têm um carácter muito forte e revelam grande confiança nas suas capacidades. Aliás, creio que Eduardo até pode ser mais forte nesse ponto", aponta o espanhol.



Pergunta O JOGO
"Evaldo é mentira de 1 de Abril fora do tempo"

Um jornal desportivo fala hoje (ontem) da alegada intromissão do FC Porto na transferência do Evaldo para o Sporting. Já discutiu o plantel com os dirigentes do FC Porto?

Há uma série de nomes que surgem e que cheiram a mentira de 1 de Abril fora de data. E esse nome é um deles. Ainda vou reunir-me com a equipa técnica pela primeira vez. Todos eles, mais a estrutura, têm peso nas decisões. Agora é que se vai definir o FC Porto. Há muitos jogadores que conheço e vou deixar esse conhecimento ao FC Porto para depois tomar decisões. Vou trabalhar com um plantel de 25 jogadores que dá garantias de sucesso absoluto porque foi escolhido com rigor e critério. Se houver alguns ajustes a fazer serão baseados nesse rigor da procura, numa prospecção agressiva e uma tomada de decisão final.


O JOGO

JotaCC

Portugal é vice-campeão mundial de Boccia'2010

Portugal sagrou-se ontem vice-campeão Mundial, no Campeonato do Mundo de Boccia que se realiza em Lisboa até ao próximo dia 9 de Junho.

Depois de um percurso brilhante onde venceu as selecções da Croácia, Argentina, Alemanha, Brasil, Canadá e Grécia, a nossa selecção não conseguiu bater a sua congénere da Coreia.
Os atletas bracarenses José Carlos Macedo e José Gonçalves, e ainda Armando Costa (CRPC Porto), não foram capazes de suster uma Coreia muito forte, que tinha como um dos seus jogadores mais sonantes o actual campeão paralímpico.

Com este resultado, Portugal é a primeira selecção europeia a garantir presença nos próximos Jogos Paralímpicos de Londres'2012.

Hoje, as provas continuam, agora na competição individual.
Para estas provas, Portugal sofreu um pequeno revés dado que o atleta do Sporting Clube de Braga, José Gonçalves adoeceu, encontrando-se incapaz de continuar em prova.

O guerreiro do Minho, Luís Silva, foi chamado para substituir esta baixa na selecção para a prova individual. Refira-se que Luís Silva é o actual número um do ranking nacional.


CORREIO DO MINHO

Pé Ligeiro

Saída de Eduardo é inevitável

Guarda-redes é alvo de diversas potências. Vai iniciar o Mundial ainda ligado ao Sp. Braga e com o estatuto de mais novo de sempre por Portugal. Depois será número 1 noutro lugar.

O facto de estar em linha para se transformar no mais jovem guarda-redes de sempre a defender a baliza nacional num Campeonato do Mundo é mais um motivo forte a sustentar a saída de Eduardo do Sp. Braga. O dono da baliza bracarense apresenta-se na competição com 27 anos e vai superar marca defendida por Carvalho, que abordou o Mundial-1966, onde realizou apenas um jogo, com 29 anos. José Pereira, titular a partir do segundo jogo de Portugal em Inglaterra, já tinha 34 anos, enquanto Bento e Damas, que jogaram em 86, já ultrapassavam também, e largamente, a fasquia dos 30. Nas provas mais recentes, Coreia/Japão e Alemanha, Vítor Baía e Ricardo também surgiram com idade superior ao guarda-redes do Sp. Braga.

Ou seja, Eduardo vai aproveitar o élan criado pela competição e a embalagem assegurada pela boa presença da época bracarense para deixar o clube e aos 27 anos está mesmo no ponto para dar o salto. Ainda vai iniciar o Mundial da África do Sul como jogador bracarense, mas depois fará as malas rumo ao outro clube, já não vai figurar nos planos da SAD para a temporada 2010/11.

A saída do guarda-redes será uma realidade mas o clube que ele irá representar na próxima temporada ainda é um mistério, tudo depende da capacidade dos possíveis investidores para pagar os 4 milhões de euros relativos à cláusula de rescisão fixada em Janeiro pelo Sp. Braga. Alemanha, Itália e até mesmo a permanência em Portugal são soluções a ter em conta, mas o futuro de Eduardo pode dar outras voltas até final de Julho. Ficará também balizado pela participação de Portugal no Mundial da África do Sul.
ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!