News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 01/06

Started by JotaCC, 01 de June de 2010, 07:37

Previous topic - Next topic

JotaCC

Keita e Lima: jóias para atacar os milhões

Começa a ganhar forma o novo rosto ofensivo do Sporting Clube de Braga. Keita está garantido no próximo grupo de trabalho e a confirmação veio por parte do presidente dos sadinos. Fernando Oliveira garantiu a saída para a capital do Minho.

Já no que diz respeito a Lima, terminou ontem o período de direito de opção por parte do Belenenses, cláusula que não foi accionada, e o brasileiro pode ser oficializado hoje pelos minhotos. Meyong e Rentería deixam o clube, mas já há sucessores para o ataque aos milhões da liga dos campeões.

"Bastou um aperto de mão com António Salvador"

Fernando Oliveira, presidente do Vitória de Setúbal, destacou que "as duas administrações chegaram a um entendimento, mais concretamente os dois presidentes. António Salvador é uma pessoa de bem e basta um aperto de mão para fechar um negócio".
Keita tem uma estampa física impressionante, possui 1,88 metros e é a unidade que Domingos Paciência pretendia para dar mais peso à frente de ataque bracarense.

Já no que diz respeito a Lima, terminou ontem o direito de opção por parte do Belenenses, mas essa cláusula não foi accionada por parte do emblema da Cruz de Cristo.
Entre o Sporting Clube de Braga e a empresa Astral, que detém os direitos do jogador brasileiro, está tudo acordado há algum tempo.
Os minhotos aguardaram apenas de forma serena o final da opção do Belenenses, de modo a oficializarem o acordo entre as partes.



Sp. Braga: Elderson Echiéjilé assinou por quatro anos



O Sporting de Braga está no mercado e a atacar reforços. A nova época está a ser preparada com cautelas, sem euforias. Mas as notícias vão surgindo. Desta vez veio de França, com a garantia que o clube bracarense já selou acordo com Elderson Echiéjilé. Trata-se de um lateral esquerdo, 22 anos, em fim de contrato com o Rennes. Assim, o jogador pode chegar a Braga a custo zero.

O irmão do atleta nigeriano, Emmanuel Echiéjilé, garantiu inclusive à comunicação social que o acordo com o clube bracarense está selado.
"Ele assinou por quatro anos com o Braga, que foi segundo na Liga portuguesa e vai disputar a Liga dos Campeões", revelou Emmanuel Echiéjilé que desempenha funções de empresário de futebolista.

O lateral esquerdo nigeriano até já terá passado por Braga p ara conhecer a realidade. "Já visitou o clube, para conhecer as instalações do Sp. Braga e ficou muito satisfeito com as suas ambições. Tanto o treinador como o presidente querem contar com ele. É uma transferência que abre muitas possibilidades para o Elderson", concluiu o agente.

O futebolista Elderson Echiéjilé está no momento ao serviço da selecção da Nigéria, que se prepara para disputar o Campeonato do Mundo.
O atleta de 22 anos joga em França há três anos, sempre ao serviço do Rennes, clube que ficou em nono lugar no campeonato gaulês.

O atleta foi pouco utilizado, mas isso não impediu a sua chamada para o campeonato do Mundo.
Esta contratação pode estar interligada com a saída de Evaldo, dado que o Braga tem mãos propostas para vender o brasileiro.


CORREIO DO MINHO

JotaCC




Echiejile é o novo Evaldo
NIGERIANO É O SUCESSOR DO LUSO-BRASILEIRO

Evaldo ainda é jogador do Sp. Braga, mas o clube já se prepara e de que maneira para a sucessão do luso-brasileiro. Elderson Echiejile está confirmado como reforço dos minhotos. O internacional nigeriano já esteve mesmo no Estádio Axa, onde assinou contrato por quatro anos, ou seja até junho de 2014. Trata-se de um defesa-esquerdo com características muito semelhantes às de Evaldo e que é seguido pelos bracarenses há cerca de um ano. Esteve quase a chegar a Braga na reabertura do mercado de janeiro quando Miguel Garcia foi contratado, mas nessa altura o acordo com os franceses do Rennes foi impossível.

Aliás, o jogador entrou em conflito com os dirigentes do clube francês a partir do momento em que se recusou a renovar contrato, precisamente porque já tinha a promessa de ingressar num clube que lhe desse outra visibilidade. Echiejile, de resto, cumpriu apenas um jogo na equipa principal do Rennes, alinhando em 19 jogos na formação secundária que milita na 3.ª Divisão. Mesmo assim, continuou a ser chamado com regularidade para os trabalhos da seleção nigeriana e participou ativamente na campanha para o Mundial da África do Sul e na CAN, cuja fase final se realizou em Angola.

Chega mais tarde

Precisamente por estar com a seleção nigeriana que integra o Grupo B na fase final do Mundial, Echiejile já sabe que vai chegar mais tarde aos trabalhos do seu novo clube. O sueco Lagerback, novo selecionador da Nigéria, conta com ele como titular e Echiejile vai defrontar Argentina (12 de junho), Grécia (dia 17) e Coreia do Sul (dia 23). Ou seja, na melhor das hipóteses na perspetiva bracarense pode estar ao serviço na segunda semana de julho, isto se ainda gozar um curto período de férias. No caso da Nigéria chegar mais longe aí é que as coisas se complicam...



Rodríguez: «Nunca disse que queria deixar o Braga»
CENTRAL PERUANO ESCLARECE

"Nunca disse que queria deixar o Braga, aquilo que disse foi que tenho uma consideração e respeito enorme pelo clube e como qualquer futebolista, gostaria de continuar a crescer", afirmou Rodríguez ao sítio português "Futebol Portugal".

O defesa-central do Sp. Braga negou, ao contrário do que foi transmitido numa recente entrevista a uma rádio peruana, que nunca manifestou vontade de sair. "O Braga é a minha casa", precisou. "Estou muito agradecido ao clube porque me deu a oportunidade de jogar no futebol europeu", completou.


RECORD

JotaCC

#2



Evaldo vai ser leão

O lateral-esquerdo Evaldo, que representou o Sporting de Braga na última época, está agora a um pequeno passo de reforçar a equipa do Sporting nas próximas épocas.

Depois dos leões terem manifestado interesse no jogador há já algum tempo, registou-se depois algum impasse nas negociações. Porém, a transferência parece ter ficado desbloqueada na passada segunda-feira à tarde, tendo sido decisiva uma conversa entre José Eduardo Bettencourt e António Salvador.

A reunião permitiu que os dois clubes chegassem, finalmente, a um patamar de entendimento, sendo que, nesta fase, os bracarenses apenas aguardam o pagamento do passe do jogador, que deverá custar aos leões um valor a rondar os três milhões de euros.

Certo é que, neste processo, o mais difícil parece estar conseguido, que era os clubes chegarem a um entendimento, estando o Sporting muito perto de reforçar o lado esquerdo da sua defesa, sector ao qual foram apontadas algumas falhas e limitações nas escolhas durante a última temporada - o argentino Grimi foi, ainda assim, o atleta que melhor cumpriu na posição, até porque Caneira pouco jogou e André Marques acabou emprestado aos gregos do Iraklis.



A BOLA

JotaCC

Evaldo a caminho de alvalade

Está cada vez mais próximo o ingresso do bracarense Evaldo no Sporting. Ao que O JOGO apurou, foi ontem alcançado um princípio de acordo com vista à transferência, depois de António Salvador, presidente da SAD minhota ter sido recebido por José Eduardo Bettencourt, líder dos leões, em Alvalade. Resta apenas o acerto de verbas para que a operação seja consumada.

O lateral-esquerdo de 28 anos consta há muito da primeira linha de prioridades verdes e brancas. No passado fim-de-semana, o manager dos minhotos e antigo administrador da Sporting, SAD, Carlos Freitas, manteve contactos com a direcção para o futebol dos lisboetas no sentido de acelerar o processo. Os resultados das conversações foram satisfatórios e, como consequência, o responsável máximo dos arsenalistas deslocou-se ontem à capital para uma viagem relâmpago, cujo resultado se revelou igualmente prometedor. Embora o processo não esteja ainda fechado, Evaldo deverá mesmo defender a causa leonina em 2010/11, como é, de resto, seu desejo.

O delicado quadro financeiro que vem condicionando o emblema de Alvalade na abordagem ao actual mercado de transferências - no qual, note-se, ainda não procedeu a qualquer venda -, invalidou a possibilidade de assegurar desde logo a contratação do primeiro reforço de peso para Paulo Sérgio.

Contactado por O JOGO, António Salvador não confirmou o encontro com Bettencourt nem qualquer proposta do Sporting pelo lateral-esquerdo luso-brasileiro, mas estamos em condições de assegurar que foi encontrada uma plataforma de acordo para, oportunamente, ser anunciado o desfecho há muito antecipado: Evaldo será leão!


Echiejile para a esquerda


Elderson Echiejile já está contratado para o lado esquerdo da defensiva minhota. O nigeriano, que na época transacta não somou qualquer minuto no Rennes em jogos do campeonato, assinou por quatro épocas, a custo zero, mas dificilmente chegará a Braga a tempo de ser opção para a Liga dos Campeões.

O esquerdino, de 22 anos, foi ontem confirmado por Lars Lagerback, seleccionador daquele país, na lista de 23 que seguem para o Mundial da África do Sul. Significa isto que, na pior das hipóteses, Echiejile fica na prova até 25 de Junho. Seguem-se as férias e a incorporação na nova equipa só depois do estágio de Melgaço. Ou seja, a pouco mais de duas semanas do primeiro jogo europeu, o que quer dizer que só em caso de necessidade extrema é que Domingos Paciência o deve chamar.

Echiejile é um lateral tipicamente africano, ou seja, fisicamente forte e bastante ofensivo. Chegou a França depois de se ter destacado no Mundial de sub-20 de 2007 e teve dificuldades no primeiro ano. Foi moldado tacticamente e, no segundo, já alinhou em 15 partidas. Na última ficou sempre de fora "por questões extrafutebol", que tiveram que ver com o facto de o jogador ter recusado sucessivas ofertas de renovação de contrato. Foi o irmão e seu empresário, Emmanuel Echiejile, que o confirmou. Foi, aliás, a mesma pessoa que divulgou esta contratação, entretanto confirmada por O JOGO. "O presidente e o treinador do Braga queriam-no. É uma boa oportunidade para ele", completou.

A contratação de Echiejile, que na selecção será suplente de Taiwo, lateral do Marselha, não teve nada que ver com a saída de Evaldo, visto esta estar acordada há algumas semanas. O nigeriano seria rival do brasileiro, mas agora terá de discutir o lugar com outro jogador a contratar pela SAD, que dificilmente será Sílvio, do Rio Ave. Tiago Pinto e Ney têm contrato, mas não serão opção de Domingos Paciência.

Bilhete de Identidade

NOME COMPLETO Elderson Uwa Echiejile

IDADE 22 anos (20/01/1988)

ALTURA 1,84 m

PESO 77 kg

POSIÇÃO lateral-esquerdo

CLUBES ANTERIORES Bendel Insurance  e Rennes

Outros laterais

Evaldo está a caminho do Sporting

Tiago Pinto será cedido para recuperar o ano parado

Por causa de Keita, Ney seguirá para Setúbal

Está difícil renovar com Filipe Oliveira. A SAD não cede

Miguel Garcia tem contrato

O jovem Dani fará testes na pré-época


Domingos
"Real Madrid? Não posso excluir"

Dois treinadores cumpriram as promessas arriscadas que fizeram esta época, mas uma ultrapassava em muito o risco da outra, e é dessa consciência pública que nasce uma unanimidade tão genuína que a dimensão do feito passa despercebida. Mais assinalável do que ter o Braga a discutir um título na última jornada do campeonato foi a singeleza com que o seu técnico deixou na sombra o homem responsável pelo regresso do Benfica ao grande futebol e à credibilidade ao fim de 16 anos de busca. A última sondagem da época confirma: entre os treinadores, quem ganhou o campeonato da opinião pública foi Domingos Paciência - e sem vontade de ficar por aqui, como ontem disse a O JOGO: "Procuro ter sempre mais um ponto. Estar um ponto acima de onde estava ontem, no mês passado ou na última época. Se puder ser também um patamar ou dois mais alto, melhor."

Há dez meses, os juízos eram outros, pelo menos nos jornais. O dedo apontado ao título numa conferência de Imprensa, enquanto a equipa saía precocemente da Liga Europa, expô-lo a críticas e pressões sem as quais, talvez, o actual reconhecimento não fosse tão notório. "A época arrancou praticamente com a celeuma provocada pela minha definição de objectivos. Muita gente interpretou mal as minhas palavras, que afinal acabaram por se cumprir com toda a naturalidade no campeonato. Também é um prémio especial por isso." Entretanto, aos recordes que já tinha e que ninguém registara - a melhor classificação da Académica desde o regresso à I Divisão, a primeira vitória sobre o Benfica em 54 anos - associou marcas sucessivas: melhor sequência na história do Braga, mais vitórias, mais pontos, primeira época sem perder jogos em casa, melhor classificação de sempre. Tudo dentro de um cenário improvável que Domingos não separa da vénia popular que lhe é feita: "Quem está por dentro do futebol e do que é a diferença de recursos entre o Braga e os três maiores clubes portugueses, reconhece e aprecia o trabalho que fizemos. As análises construtivas dos comentadores profissionais também contam, claro, mas o reconhecimento popular dá-me uma satisfação especial."

E também foi o reconhecimento que se pôde arranjar. Fora das contas dos clubes maiores, eventualmente por força da indemnização (1,250 milhões de euros) devida ao Braga, Domingos vai continuar a meio da escada, o que não quer dizer que afaste possibilidades, mesmo as mais mourinhescas que lhe apresentem. Em dia de perguntar pelo Real Madrid, respondeu "Porque não?". "É difícil dizer nesta altura, mas não posso excluir a hipótese. Posso garantir que vou lutar sempre pelo top." Como fará para lá chegar, é outra conversa, que o campeão do povo aborda sem um mapa da mão. O que lhe falta aprender se for esse o caso? Quem sabe? "Sinto-me bem comigo. O crescimento é tão natural que nem me apercebo de que acontece."

Quem FOI para si o melhor Treinador na Época de 2009/2010?

Domingos Paciência

35,4%


Jorge Jesus

32,4%

Jesualdo Ferreira

10,8%

André Vilas Boas

6,1%

Manuel Machado

3,5%

Paulo Sérgio

2,2%

Carlos Carvalhal

2,1%

Outro

2,4%

Ns/Nr

5,1%

Di María consensualíssimo

Foi sendo o melhor mês após mês, sem grandes interrupções; acabou assim o campeonato e voltou a recolher - com a mesma exacta percentagem - a maioria quando tocou a ajuizar a época toda. A temporada de recordes de Di María pode não ter ainda acabado, porque há uma transferência monstra em vista, mas já tem o devido reconhecimento público. Que não desampara a primeira época em Portugal de Falcao, avançado do FC Porto e segundo melhor marcador da Liga Sagres.

Quem foi para si, o melhor jogador da Liga na Época de 2009/2010 ?

Di Maria 22,8%

Falcão 12,2%

Liedson 10,9%

David Luis 9,9%

Hulk 7,8%

Saviola 5,4%

Miguel Veloso 4,7%

João Moutinho 3,3%

Bruno Alves 3,2%

Alan 3,0%

Cardozo 2,6%

Luisão 2,5%

Rúben Micael 2,3%

André Santos 2,0%

Luis Aguiar 1,7%

Outro 1,0%

Ns/Nr 4,7%

Para si, qual a equipa que praticou o melhor futebol na época de 2009/2010?

Benfica 43,2%

Braga 32,6%

FC Porto 9,3%

Sporting 6,4%

Outro 4,2%

Ns/Nr 4,3%

Túneis sem fundamento

Outros dados da revisão geral à época 2009/10: Villas-Boas, futuro treinador do FC Porto, impressionou mais o público do que Carlos Carvalhal - a quem esteve perto de suceder no Sporting -, e o futebol do Braga agradou bastante mais do que o futebol do Porto. E, já agora, menos do que o do Benfica, indiciando que não foi a qualidade, mas antes a flagrante desproporção de recursos para atingir resultados bastante parecidos o motivo da escolha de Domingos como o melhor técnico da temporada. O melhor técnico, mas não o técnico com mais razão, acrescenta ainda a sondagem. Na opinião da maioria dos participantes, o Braga não se pode queixar de nada do que possa ter sucedido fora dos relvados. Às acusações dos bracarenses e respectivo treinador falta fundamento, diz 42,4 por cento do público. A diferença para que os pensam o contrário não é muito grande - apenas 3,7 pontos percentuais -, mas ganharia uma eleição. Relevante, ainda assim, o número de portugueses (18,9%) que acabaram a época com dúvidas a respeito de uma matéria que dominou os últimos três quartos do campeonato e incendiou o ambiente entre a Liga e alguns dos seus associados.

Depois das críticas de Domingos Paciência, acha que o Braga teve razões para sentir-se prejudicado na época de 2009/2010?

Sim 38,7%

Não 42,4%

Ns/Nr 18,9%

A época de Luís Filipe Vieira

Na avaliação global à época, nenhum dos três presidentes escapou a uma queda relativa, tendo em conta a anterior sondagem relativa ao desempenho no mês de Abril. José Eduardo Bettencourt voltou a ser o mais penalizado, baixando para números pouco normais desde que este inquérito existe (a aprovação é a regra). Menos de dois terços dos sportinguistas têm opinião favorável sobre os feitos do presidente dos leões na primeira época de mandato. Bettencourt é ainda o rei dos indiferentes, que ultrapassam os 20 por cento, cerca do dobro do que sucede com os dois rivais. Entre estes reina finalmente Luís Filipe Vieira, em épocas anteriores sempre muito penalizado neste ranking, de resto na razão directa do que vinha sucedendo na classificação da Liga Sagres. Também aí perde Pinto da Costa, cinco pontos abaixo do presidente do Benfica. Ainda assim, bem mais próximos do que as duas equipas na tabela deste último campeonato, que o FC Porto acabou no terceiro lugar.

Como avalia a acção dos seguintes presidentes de clubes na Época de 2009/2010?



PINTO DA COSTA (Presidente do FC Porto) - Questão só colocada aos adeptos do FC Porto

Positiva

76,5%

Negativa

11,0%

NS/NR

12,5%

José Eduardo Bettencourt (Presidente do Sporting) - Questão só colocada aos adeptos do Sporting

Positiva

62,0%

Negativa

16,0%

NS/NR

22,0%

LUÍS FILIPE VIEIRA (Presidente do Benfica) - Questão só colocada aos adeptos do Benfica

Positiva

81,5%

Negativa

8,8%

NS/NR

9,7%

Todos reprovados de uma maneira ou outra

Da análise mensal para a anual, cresceu muito a indiferença, o que explica a diminuição tanto das opiniões positivas a respeito dos principais dirigentes da FPF e da Liga de Clubes como das negativas. Gilberto Madail, eventualmente chamuscado pela náusea pré-Mundial, baixou 15 pontos de uma sondagem para a outra. Ricardo Costa, presidente da Comissão Disciplinar e principal alvo dos holofotes desde há uns meses, perdeu tanto nos críticos como nos apoiantes, mantendo, contudo, a desvantagem, tal como sucede com Vítor Pereira. No seu inquérito de despedida, o ex-presidente da Liga, Hermínio Loureiro, termina muito próximo da reprovação: entre prós e contras, a diferença fixou-se em 1,2 por cento.

Como avalia a acção dos seguintes dirigentes do Futebol na Época de 2009/2010?



Gilberto Madail (Presidente da Federação Portuguesa de Futebol)

Positiva

54,2%

Negativa

27,8%

NS/NR

18,0%

Hermínio Loureiro (Presidente da Liga)

Positiva

40,3%

Negativa

39,1%

NS/NR

20,6%

Ricardo Costa (Presidente da Comissão Disciplinar da Liga)

Positiva

36,1%

Negativa

42,4%

NS/NR

21,5%

Vitor Pereira (Presidente da Comissão de Arbitragem da Liga)

Positiva

37,6%

Negativa

40,4%

NS/NR

22,0%

Luís Freitas Lobo comentou melhor


Os conhecimentos de Luís Freitas Lobo, comentador da RTP, são definitivamente o que o público prefere, mas fica o registo final, também, para o destaque que a sondagem dá ao nosso João Vieira Pinto, que voltará à acção, aqui em O JOGO, durante o Mundial.

Quem FOI PARA SI o melhor comentador desportivo na Época de 2009/2010?

Luís Freitas Lobo 14,5%

João Vieira Pinto 10,8%

Rui Moreira 10,1%

Rui Santos 9,0%

Sílvio Cervan 7,8%

Fernando Seara 7,5%

Eduardo Barroso 6,8%

José Guilherme Aguiar 6,1%

Dias Ferreira 5,1%

António Simões 3,1%

Poncio Monteiro 1,7%

António Pedro Vasconcelos 1,5%

Outro 9,3%

Ns/Nr 6,7%

Ficha técnica

PERFIL DO ENTREVISTADO

Feminino 521 51,0%

Masculino 501 49,0%

Total 1022 100,0%

Faixa Etária Global

Dos 15 aos 30 anos 220 21,5%

Dos 31 aos 59 anos 518 50,7%

60 anos ou mais 284 27,8%

Total 1022 100,0%

Regiões Global

Norte (Minho, Douro e Trás-os-Montes) 210 20,5%

Área Metropolitana do Porto 136 13,3%

Centro (Beiras, Estremadura e Ribatejo) 306 29,9%

Área Metropolitana de Lisboa 269 26,3%

Sul (Alentejo e Algarve) 101 10,0%

Total 1022 100,0%

FICHA TÉCNICA

Estudo de Opinião efectuado pela Eurosondagem, S.A, nos dias 27 e 28 de Maio de 2010.

Entrevistas telefónicas, realizadas por entrevistadores seleccionados e supervisionados.

O Universo é a população com 15 anos ou mais, residente em Portugal Continental e habitando em lares com telefone da rede fixa.

A amostra foi estratificada por Região (Norte - 20,5%; A.M. do Porto - 13,3%; Centro - 29,9%; A.M. de Lisboa - 26,3%; Sul - 10,0%), num total de 1.022 entrevistas validadas.

Foram efectuadas 1.233 tentativas de entrevistas e, destas, 211 (17,1%) não aceitaram colaborar no Estudo de Opinião. Foram validadas 1.022 entrevistas, correspondendo a 82,9% das tentativas realizadas.

A escolha do lar foi aleatória nas listas telefónicas e o entrevistado, em cada agregado familiar, o elemento que fez anos há menos tempo.

Desta forma aleatória resultou, em termos de sexo, (Feminino - 51,0%; Masculino - 49,0%) e, no que concerne à faixa etária, (dos 15 aos 30 anos - 21,5%; dos 31 aos 59 - 50,7%; com 60 anos ou mais - 27,8%).

O erro máximo da Amostra é de 3,07%, para um grau de probabilidade de 95,0%.


Interesse renovado em Diogo Valente

Uma das posições que a Académica pretende ver reforçada é a posição de extremo. Com Sougou e Lito, à partida, garantidos e com o desejo em renovar o empréstimo de João Ribeiro, a Briosa quer mais uma unidade para as alas, um desejo que, de resto, tentou concretizar, em Janeiro. Na altura, face à saída de Miguel Pedro para os cipriotas do Anorthosis Famagusta, os homens que lideram o departamento de futebol estudantil tentaram o empréstimo de Diogo Valente junto do Sporting de Braga, mas numa fase sensível da competição, Domingos Paciência optou por manter o jogador que também pode actuar no lado esquerdo da defesa.

Agora, o caso pode mudar de figura. O camisola 11 dos "arsenalistas" não entra nos planos de Domingos para 2010/2011 e o jogador tem caminho livre para decidir o futuro, embora ainda tenha mais dois anos de contrato com os bracarenses. E a verdade é que a Briosa já sondou essa possibilidade junto dos dirigentes da turma da Cidade dos Arcebispos, só que poderá ter um grande entrave pela frente caso mantenha a vontade de contar com o atleta. É que o Sporting de Braga não estará muito disponível para ceder o jogador e ainda ter de suportar parte dos ordenados do jogador formado no Boavista.



Mossoró já ataca a bola

A vida de Mossoró no Brasil é tudo menos descansada. O médio tinha muita vontade de rever a família, e o Braga fez-lhe a vontade: enviou consigo o fisioterapeuta Manuel Costa para que o criativo pudesse realizar a recuperação junto dos seus entes mais queridos. Ou seja, misturar férias com trabalho.

A recuperação está a correr às mil maravilhas, e o jogador promete mesmo terminá-la antes de todos os prazos expectáveis. Os primeiros frutos do esforço do atleta e da competência de quem o está a tratar já estão a ser colhidos. Mossoró já atirou para canto as duas muletas e já anda sem mancar. "Quer dizer, manco um pouco, mas acho que é só por falta de confiança. Já não estava habituado a andar assim", ri-se a partir do "resort" de cinco estrelas onde passa os dias.

Em Mossoró, sua terra natal, Márcio acorda cedo para seguir para o dito hotel e passa lá o dia. Faz duas horas de fisioterapia todas as manhãs, almoça com o fisioterapeuta e à tarde realiza trabalho de piscina. E a recupera a olhos vistos. "Até já chuto a bola", regozija-se. "É uma bola muito levezinha, mas já consigo", frisa.

O peso da bola vai aumentar gradualmente e, quando regressar a Braga, já deve poder tocar numa oficial. O trabalho que vai iniciar na próxima semana vai habilitá-lo a isso mesmo. A piscina vai ser substituída por praia, pois a areia ajuda a fortalecer os músculos e a recuperar força. A água do mar também reforça a recuperação.

O JOGO

JotaCC

Keita garantido envia Ney para Setúbal

O presidente do Setúbal, Fernando Oliveira, confirmou ontem à Rádio Renascença a venda de Keita ao Braga, tal como O JOGO noticiou em primeira mão. Falta apenas limar algumas arestas para que o senegalês assine contrato e seja oficializado. Quando isso acontecer, então também Ney será confirmado em Setúbal. O defesa polivalente cumpre o desejo de Manuel Fernandes e torna-se o segundo jogador cedido pelo Braga. Yazalde já está no Marítimo. Ainda no que respeita a avançados, diga-se que Lima está exactamente no mesmo patamar de Keita. Ou seja, ainda não assinou, mas não fugirá.



Júnior Januário longe do Vizela

Nem todos os ex-juniores jogarão no Vizela, ao abrigo do acordo celebrado entre os dois clubes. Aqueles que, nesta fase, já têm capacidade para evoluir numa equipa maior serão emprestados a equipas profissionais. Januário é um desses exemplos; o extremo jogará num escalão profissional. Mas haverá outros como ele.



António Salvador abstém-se de votar nas eleições da liga

António Salvador não vai à Liga de Clubes na próxima segunda-feira para votar no novo presidente daquele organismo. Aliás, muito dificilmente o presidente do Braga delegará em alguém esse poder. Os minhotos mostram assim a revolta que sentem pelo actual castigo que o presidente está a cumprir, bem como pelas constantes punições sofridas na temporada 2009/10 pelo próprio e também pelo manager Carlos Freitas e alguns jogadores, como Vandinho e Mossoró, na sequência do caso do túnel, ocorrido aquando do encontro Braga-Benfica, da primeira volta da Liga Sagres.


O JOGO

JotaCC

ABC vai deixar sair os três eduardos

Eduardo Ferreira, Eduardo Salgado e Eduardo Gaifém não vão continuar a representar o ABC na próxima temporada. Segundo apurou O JOGO, a menor capacidade financeira do clube não permite a continuidade destes três internacionais, cujos contratos terminam agora ou esperavam o exercício do direito de opção por parte do clube.

Para já, ainda não estão garantidas entradas no clube de Braga, embora a aposta em jovens seja o mais plausível, sendo que a Direcção minhota considerou prioritárias as manutenções de Luís Bogas, Carlos Matos, Tiago Pereira e Hugo Figueira. Quanto aos três jogadores que vão sair, passarão a estar no mercado, inclusivamente Eduardo Ferreira, que mesmo saindo do ABC, ainda não terminará a carreira. Recorde-se que o lateral-direito Eduardo Salgado continua a integrar-se no lote de jogadores da Selecção Nacional.


O JOGO

JotaCC

Sp. Braga usa Sporting para inflacionar o passe do extremo que termina contrato em Junho de 2011
Sporting pode adquirir Alan por 1,5 milhões

Alan custa 1,5 milhões de euros caso o Sporting o queira contratar, apurou o CM junto de fonte ligada ao processo. O extremo-direito brasileiro, de 31 anos e do Sp. Braga, termina contrato com os bracarenses em Junho de 2011, mas a partir de Janeiro até poderá assinar por outro clube e a custo zero.

Costinha sabe do valor da cláusula de rescisão e, caso os leões queiram avançar para o extremo, o negócio até poderia fazer-se por uma verba inferior, pois seria possível negociar, uma vez que o atleta entra no último ano de contrato.

Pelo que o CM apurou, o Sporting não gostou de ser associado ao interesse em Alan por um valor claramente acima da cláusula de rescisão – falou-se em 2,5 milhões de euros – no que é entendido como uma estratégia para inflacionar o jogador.


CORREIO DA MANHA

JotaCC

Sp. Braga reforça-se

Elderson Echiejile dado como certo

O internacional nigeriano, Elderson Echiejile, está a caminho do Sporting de Braga. O lateral-esquerdo do Rennes, de 22 anos, está em fim de contrato com o clube francês e já se terá comprometido com os «arsenalistas», de acordo com o seu empresário. 'Ele assinou por quatro anos com o Braga, que foi segundo na Liga portuguesa e vai disputar a Liga dos Campeões. Ele já visitou o clube, para conhecer as instalações do Sp. Braga e ficou muito satisfeito com as suas ambições. Tanto o treinador como o presidente querem contar com ele. É uma transferência que abre muitas possibilidades para o Elderson', afirmou Emmanuel Echiejile, que também é irmão de Elderson Echiejile.


PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Evaldo seguro
ACORDO PELO LATERAL PODE SURGIR EM BREVE

Evaldo está próximo de se transformar num dos reforços do Sporting para a época 2010/11. Tal como Record revelou, o camisola 6 do Sp. Braga é o alvo preferencial para reforçar o lado esquerdo do sector defensivo e o acordo entre leões e minhotos está próximo, existindo abertura e vontade de ambas as partes para selar um processo negocial que permitirá ao luso-brasileiro regressar a um grande do futebol português (já representou o FC Porto em 2003).

Evaldo, 28 anos, é um lateral-esquerdo que o Sporting vem seguindo há já algum tempo, foi um dos alvos leoninos no mercado de inverno, e preenche os requisitos estipulados por Costinha e Paulo Sérgio, diretor e treinador, para aumentar a qualidade do grupo de trabalho verde e branco.

2 milhões

Ligado ao Sp. Braga até 2012, Evaldo é um dos jogadores com quem António Salvador pretende realizar um encaixe financeiro, funcionando como um dos ativos mais importantes do atual plantel. Aliás, a formação orientada por Domingos já assegurou a contratação de Elderson Echiejile, lateral-esquerdo que representará a Nigéria no Mundial, projetando a saída de Evaldo para Alvalade.

Neste contexto, o presidente dos minhotos não pretende abdicar do lateral por um valor inferior a 2 milhões de euros, mantendo-se nesta fase um processo negocial cujo os detalhes não se afiguram complicados ao ponto de inviabilizar o acordo iminente.

Aliás, apesar do interesse de outros clubes, os leões já fizeram sentir ao Sp. Braga que Evaldo é um desejo... para confirmar rapidamente.

RECORD

JotaCC

Elderson (ex-Rennes) no Sp. Braga

O Sporting de Braga terá já assegurado a contratação de dois jovens laterais-esquerdos para atacar a nova época. Sílvio (Rio Ave) e Elderson (Rennes, França), internacional pela Nigéria e que vai marcar presença no Campeonato do Mundo-2010. Mas também o avançado do Setúbal, Keita está a caminho de Braga.

DIARIO DO MINHO

JotaCC

Eurosondagem

Árbitros não prejudicaram SP. Braga


Minhotos não podem invocar erros de arbitragem para justificar a não conquista do título nacional de futebol. Oceano, seleccionador dos sub-21 nacionais, recebeu melhores pontuações do que o seleccionador nacional Carlos Queiroz.  Na Liga, muitas críticas a Ricardo Costa e também a Vítor Pereira.

O Sporting de Braga não tem razões para se considerar lesado pelas arbitragens finda a época 2009/2010, durante a qual o Benfica se sagrou campeão nacional de futebol, tendo os minhotos terminado num inédito segundo lugar da Liga.

Esta é uma das conclusões que se retiram do estudo de opinião efectuado pela Eurosondagem, nos passados dias 27 e 28 de Maio.

Na sequência de críticas tecidas pelo treinador dos arsenalistas, Domingos Paciência, a algumas actuações de árbitros ao longo da época que recentemente terminou, 42,4% dos inquiridos entendem que o Sporting de Braga, vice--campeão nacional em título, não foi prejudicado por determinadas decisões tomadas por juízes ao longo do campeonato. Já 38,7% defendem, pelo seu lado, que os bracarenses têm motivos para se sentirem prejudicados pelas equipas de arbitragem. Elevada é percentagem (18,9%) dos inquiridos sem  opinião sobre esta matéria.

Num outro campo, o Benfica foi, para 43,2% dos entrevistados, a equipa que, na temporada 2009/2010, praticou o melhor futebol em Portugal. Neste capítulo, à semelhança da classificação final da Liga, o Sporting de Braga surge na segunda posição (32,6%), o FC Porto em terceiro (9,3%), enquanto o Sporting aparece, por sua vez, no quarto posto (6,4%).

Oceano Cruz, antigo médio do Sporting e da selecção nacional, actual seleccionador dos sub-21 de Portugal, teve, para cerca de 60,8% dos inquiridos, um desempenho global positivo no comando técnico dos sub-21. Oceano Cruz superou mesmo, em 2% exactos, Carlos Queiroz. O técnico que irá orientar Portugal no Mundial de África do Sul teve assim, para 58,8% das pessoas resultados globais positivos.

Ainda no que diz respeito a Oceano e a Queiroz, respectivamente, 27,4% dos inquiridos acham que o primeiro não foi feliz, em 2009/2010, nas funções que exerce, ao passo que 31,4% consideram que o segundo teve um desempenho global negativo.

Os inquiridos tecem muitas críticas à Comissão Disciplinar da Liga, nomeadamente ao seu presidente, Ricardo Costa, e a Vítor Pereira, presidente da Comissão de Arbitragem. As decisões de Ricardo Costa foram avaliadas pela negativa por 42,4% dos entrevistados, contra 36,1% dos que as aplaudiram. Ligeiramente melhor teve o líder dos árbitros, com avaliação negativa de 40,4, contra 37,6% positiva.



DN

JotaCC

Inter iguala Barcelona no ranking da IFFHS
BENFICA É O MELHOR CLUBE PORTUGUÊS

O Inter, ao sagrar-se vencedor da Serie A, da Taça de Itália e da Liga dos Campeões, saltou para a liderança do ranking mundial de clubes elaborado pela Federação Internacional de História e Estatística (IFFHS).

A equipa conduzida por Mourinho, foi a melhor de maio e igualou o Barcelona no topo do ranking com 297 pontos.

O Benfica é equipa portuguesa melhor colocada no ranking ao ocupar a 29.ª posição com 198 pontos. O FC Porto (49.º) soma 165,5, o Sporting (53.º) 160,5 e o Sp. Braga encontra-se no 210.º lugar com 84.

Ranking IFFHS

1. Inter Milão (Itália) - 297 pontos
1. Barcelona (Espanha) - 297
3. Estudiantes de La Plata (Argentina) - 286
4. Bayern Munique (Alemanha) - 257
5. AS Roma (Itália) - 248
6. Cruzeiro (Brasil) - 239
7. Chelsea (Inglaterra) - 236
7. Werder Bremen (Alemanha) - 236
7. Fulham FC (Inglaterra) - 236
10. Atlético Madrid (Espanha) - 231
...
29. SL Benfica - 198
...
49. FC Porto - 165.5
...
53. Sporting CP - 160,5
...
210. Sp. Braga - 84

RECORD

JotaCC


Evaldo a caminho de Alvalade é aprovado por Ulisses Morais

O defesa esquerdo Evaldo, que representou o Sp. Braga, na última época pode representar o Sporting nas próximas três temporadas Ulisses Morais diz que o Sporting fica bem servido.

O defesa brasileiro pode assinar por três épocas a troco de 600 mil euros/época. Uma conversa entre os presidentes dos dois clubes José Eduardo Bettencourt e António Salvador, terá selado o acordo ao qual faltam adicionar pequenos detalhes.

O defesa, de 27 anos, pode colmatar uma lacuna na actual equipa do Sporting que é o lado esquerdo da defesa.

Ulisses Morais que treinou o jogador no Marítimo não tem dúvida sobre a utilidade de Evaldo para o Sporting. O técnico adianta ainda em declarações à Antena 1, que Evaldo para além de excelente jogador é também um profissional altamente competente.

RTP

lupinto

Elderson Echiejile

Bilhete de Identidade

NOME COMPLETO Elderson Uwa Echiejile

IDADE 22 anos (20/01/1988)

ALTURA 1,84 m

PESO 77 kg

POSIÇÃO lateral-esquerdo

CLUBES ANTERIORES Bendel Insurance  e Rennes


Outros laterais

Evaldo está a caminho do Sporting


Tiago Pinto será cedido para recuperar o ano parado


Por causa de Keita, Ney seguirá para Setúbal


Está difícil renovar com Filipe Oliveira. A SAD não cede


Miguel Garcia tem contrato

(Ojogo)