News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 02/11

Started by nandes, 02 de November de 2006, 08:50

Previous topic - Next topic

nandes



Lesões e opções levam Carlos Carvalhal a mudar equipa

Cara lavada para a UEFA



O Sp. Braga joga hoje, talvez, a mais importante cartada na Taça UEFA. Frente ao Slovan Liberec só a vitória interessa, depois da derrota na Holanda com o AZ Alkmaar. O jogo é em casa e os minhotos sabem que duas vitórias na pedreira poderão dar o empurrão decisivo rumo à fase seguinte da prova. Carlos Carvalhal quer esquecer a goleada sofrida com o Marítimo e projecta algumas mudanças na equipa titular.
Madrid está convocado, o que é boa notícia nos minhotos, mas o problema na região lombar sofrido no decorrer do jogo com o Marítimo poderá não estar ainda totalmente debelado, facto que coloca a sua utilização, pelo menos no onze inicial, com algumas reticências. Caso não esteja a 100 por cento, Carlos Carvalhal poderá ser forçado a fazer alterações, também, no meio-campo, sector que parecia readquirir estabilidade com o regresso de Vandinho. Ricardo Chaves está disponível e é carta a ter em conta numa zona do terreno que conta com a criatividade de João Pinto.
No ataque é notória a falta de opções, agravada pela lesão de Zé Carlos. Maciel e Cesinha jogam nas alas no apoio ao ponta-de-lança Marcel.
As principais alterações na equipa devem operar-se na defesa. Frente ao Marítimo foram detectados graves erros defensivos, o que desagradou a Carvalhal. Por isso, frente ao Slovan Liberec, Irineu e Pedro Costa devem ser apostas iniciais, substituindo Maurício (infantilmente expulso com os insulares) e Paíto (actuação negativa no lado esquerdo).

Checos em vídeo

Os bracarenses treinaram-se ontem de tarde, no relvado principal do Estádio Municipal, mas antes teve lugar uma sessão de vídeo, durante a qual a equipa técnica mostrou aos jogadores alguns dados específicos sobre o Slovan Liberec.
O jogo está a gerar alguma expectativa em Braga. São esperados cerca de 10 mil espectadores, 160 dos quais afectos à equipa que viajou da República Checa.


In A Bola



==============================================================================




Carvalhal: «Jogo é importante mas não decisivo»

TÉCNICO ABORDA DESAFIO COM LIBEREC   



O treinador do Sporting de Braga, Carlos Carvalhal, desvalorizou hoje as ausências do plantel e considerou que o jogo de amanhã, com o Slovan Liberec, da segunda jornada da Taça UEFA de futebol, é "importante mas não decisivo".

"Faltam três jogos para se concluir esta fase de grupos e penso que a vitória em dois nos dará o apuramento", disse Carvalhal, na véspera da recepção à equipa checa, que antecede os confrontos com o Sevilha, fora, e com os suíços do Grasshoppers, em casa, a encerrar a sua participação no Grupo C, após estreia com derrota frente ao AZ Alkmaar (3-0).

Falando do adversário - que hoje à noite treina no Municipal bracarense - Carlos Carvalhal lembra que "o nome da equipa pode não dizer muito aos portugueses, mas está a falar-se do líder do campeonato da República Checa, um futebol com tradições na Europa".

"É verdade que é um adversário forte, mas, como dissemos antecipadamente, queremos conseguir o apuramento nos jogos que realizarmos em casa e vamos fazer tudo o que está ao nosso alcance para conseguirmos a vitória neste", sublinhou.

Dos ausentes voltou a não querer falar, salientando antes ter jogadores "com capacidade para ter uma equipa competitiva, para se bater com uma equipa forte".

"Temos onze jogadores para entrar em campo e outros para reforçar a equipa. Vamos entrar em campo, mais uma vez, sem esquecer os aplausos dos nossos adeptos no final do último jogo com o Marítimo", disse Carvalhal, em referência à goleada sofrida com os insulares no domingo (4-1).

Para esquecer esse resultado, o técnico do Sporting de Braga pretende "uma equipa que dê uma resposta boa, com raça e determinação". Depois manifestou a sua convicção: "Não tenho dúvidas de que vamos vencer".

Ainda sobre o Liberec, salientou tratar-se de uma equipa "muito física, alta, robusta, que normalmente joga no 4-4-2 e que tem dois avançados muito fortes fisicamente e com potencial futebolístico". "Defende bem no colectivo e é um adversário difícil", acrescentou.

A equipa "arsenalista" vai apresentar-se no Estádio Municipal de Braga, a partir das 20:30, muito limitada, por força das lesões de Wender, Hugo Leal, Paulo Jorge, Carlos Fernandes, Frechaut e Castanheira, aos quais se pode juntar o médio Andrés Madrid, que se magoou no encontro com os madeirenses, e o avançado Zé Carlos, que sofreu um traumatismo do gémeo da perna direita .


Frechaut de regresso aos convocados

PARA RECEPÇÃO AO SLOVAN LIBEREC   



O regresso do centro-campista Frechaut e a ausência do avançado Zé Carlos são as principais novidades no Sporting de Braga para a recepção ao Slovan Liberec, da segunda jornada do Grupo C da Taça UEFA de futebol, a disputar quinta-feira.

Numa semana em que o grupo de lesionados continua forte, o técnico arsenalista perdeu o ex-maritimista Zé Carlos, que se lesionou no treino da passada terça-feira, mas recuperou Frechaut, ausente da convocatória desde o encontro com a Naval 1.º de Maio (1-1), onde foi substituído durante a primeira parte.

Assim, o leque de opções manteve-se reduzido para Carlos Carvalhal que, mais uma vez, convocou todos os atletas disponíveis, excepção feita para o médio ala David, por não se encontrar inscrito na UEFA.

Por lesão, ficam de fora seis jogadores: Hugo Leal, Wender, Zé Carlos, Castanheira, Paulo Jorge e Carlos Fernandes.

O encontro entre o Sporting de Braga e o Slovan Liberec inicia- se às 20:30 de quinta-feira, e será dirigido pelo árbitro inglês, Robert Styles.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Paulo Santos e Dani;

Defesas: Luís Filipe, Pedro Costa, Maurício, Nem, Irineu e Paíto;

Médios: Andrés Madrid, Ricardo Chaves, Frechaut, Vandinho e João Pinto.

Avançados: Césinha, Maciel, Marcel, Bruno Gama e Matheus.



Treinador do Liberec realça importância do jogo

VITEZLAV LAVICKA E O EMBATE COM ARSENALISTAS  



O treinador do Slovan Liberec, Vitezlav Lavicka, considerou que o encontro de quinta-feira, no terreno do Sporting de Braga, da 2.ª jornada do Grupo C da Taça UEFA, é muito importante para o futuro das duas equipas.

Depois do empate na ronda inicial, na República Checa, frente ao Sevilha, o técnico pretende, em Braga, "dar sequência à boa exibição" nesse encontro e, consequentemente, conseguir "um bom resultado".

O técnico da equipa checa, que lidera o campeonato do seu país, falava à comunicação social antes da sua equipa realizar o habitual treino de adaptação ao Municipal de Braga onde, quinta-feira, pelas 20:30, vai defrontar os "arsenalistas".

Vitezslav Lavicka considera que "este jogo será muito importante para o futuro das duas equipas" na competição, afirmando que a sua equipa respeita muito o Sporting de Braga, desvalorizando a goleada (4-1) que os bracarenses sofreram em casa, com o Marítimo, na última jornada da Liga.

"Esse resultado não significa nada para nós, pois já tínhamos recolhido várias informações sobre o Sporting de Braga. Respeitamos muito esta equipa e sabemos que será um jogo difícil", disse o técnico, acrescentando que o jogo servirá, ainda, para que a sua equipa "ganhe mais experiência no futebol europeu".

Para defrontar o Sporting de Braga, a equipa checa apresenta- se quase na máxima força. Sem lesionados, o único ausente é o jovem atacante Jan Blazec, grande revelação da equipa e do campeonato checo, que está ao serviço da selecção de sub-19.

Vitezslav Lavicka trouxe 19 jogadores para Portugal, incluindo os três guarda-redes do plantel: Marek Cech, Zbynek Hauzr e Petr Bolek.

O Liberec deverá alinhar com Marek Cech na baliza, atrás de uma defesa composta por Peter Singlar, Tomas Zápotcny, Pavel Kostal, Tomas Janú, enquanto Petr Papousek, Jiri Bilek, Ivan Odur, Daniel Pudil deverão formar o meio-campo, no apoio ao avançados Jan Holenda e Zbynek Pospech.

Além dos guarda-redes, também foram convocados Radek Hochmeister, Jan Polak, Milan Mutula, Juraj Ancic, Winston Parks e João de Sales.



Artur Monteiro cessou funções

DIRECTOR OPTOU PELO ENSINO EM DETRIMENTO DA SAD  



O director executivo do Sp. Braga, Artur Monteiro, deixou ontem de exercer funções na SAD, na sequência de um desentendimento verbal ocorrido na véspera com o presidente António Salvador.

Em causa estiveram, ao que conseguimos apurar, questões relacionadas com o cumprimento de horários por parte do director profissional, que acumulava aquelas funções com a actividade docente numa escola dos arredores de Braga.

Após somar várias advertências por se ausentar em horários de treino da equipa principal, Artur Monteiro terá recebido esta semana um ultimato que o forçou a optar entre o clube (a tempo inteiro) e a escola. Escolheu prosseguir a carreira no ensino que abraçou há 30 anos, abdicando da actividade que, desde há nove anos, desenvolvia cumulativamente.

A demissão forçada do director executivo – que se manteve incontactável durante todo o dia de ontem – foi comentada pelas estruturas da SAD com as reservas exigidas pelo timing de crise. Na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Slovan Liberec, Carvalhal jogou à defesa e, escudando-se na "falta de conhecimento oficial", evitou abordar a saída: "Não me foi transmitida qualquer decisão até esta altura."

Por seu lado, António Salvador apenas fez questão de referir que "não se tratou de uma demissão, porque não era funcionário da SAD mas sim prestador de serviços". E incluiu esta medida no rol de reformas tendentes a emagrecer o orçamento que anunciou aos sócios na última assembleia geral.

Mais informação na edição impressa de Record



In Record



==============================================================================


UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL

nandes

#1


Fazer das fraquezas a origem de todas as forças

Perante tantas ausências bracarenses, os substitutos terão oportunidade para mostrar ser opções válidas


O Braga vai disputar hoje à noite o primeiro dos dois confrontos caseiros para a fase de grupos da Taça UEFA, que necessita de vencer para manter intactas as esperanças na permanência da prova. E se é certo que o técnico Carlos Carvalhal está limitado na suas opções, em virtude do vasto leque de indisponibilidades, a verdade é que o equilíbrio do plantel, apesar da menor rotina dos eventuais substitutos e, inclusive, da diferença de características, permite que a equipa da cidade dos Arcebispos se apresente com uma estrutura capaz da fazer frente e superar os checos, embora o valor destes seja por vezes algo menosprezado.

Em função das legítimas aspirações dos arsenalistas, o jogo é para vencer. Mas para isso é preciso que os jogadores escolhidos demonstrem carácter suficiente para lá chegar, porque a qualidade de cada um é reconhecida. Espírito de equipa, de sacrifício, solidariedade e concentração são os principais argumentos, com os quais se devem conjugar uma boa dose de confiança e enorme vontade de vencer. Ao Liberec, depois do empate caseiro diante do Sevilha, apenas um desfecho está "proibido": a derrota. O empate será aceitável e o triunfo ouro sobre azul. O contexto implica, como é óbvio, que os checos vão procurar manter uma boa consistência defensiva e explorar o contra-ataque. Cabe, pois, aos eleitos de Carvalhal confirmar no terreno o tão propalado equilíbrio do plantel.
 

Braga - Liberec

Estádio municipal de Braga
20h30 | Sportv2
Robert Styles [Inglaterra]
Philip Sharp + David Bryan

Braga
Treinador Carlos Carvalhal
1 |Paulo Santos GR
20 |Luís Filipe LD
22 |Irineu DC
5 |Nem DC
2 |Pedro Costa LE
23 |Madrid MD
88 |Vandinho MO
21 |Ricardo Chaves MO
19 |Maciel AD
11 |Cesinha AE
29 |Marcel AV
-
12 |Dani Mallo GR
8 |Paíto LE
4 |Maurício DC
17 |Frechaut MD
10 |João Pinto MO
87 |Bruno Gama AD
99 |Matheus AE

Slovan Liberec
treinador Vitezlav Lavicka
24 | Marek Cech GR
19 | Singlar LD
5 | Zapotocny DC
14 | Kostal DC
17 | Janú LE
23 | Papousek MD
7 | Bilek MD
10 | Hodur AD
26 | Pudil AE
29 | Holenda AV
11 | Pospech AV
-
1 | Hauzr GR
2 | Matula DC
13 | Polak DC
12 | Hochmeister MD
9 | Ancic MO
15 | Parks AV
22 | Sales AV



Madrid vai jogar

Madrid vai integrar onze de Carvalhal frente ao Liberec. O médio argentino está praticamente restabelecido das dores nas costas que o começaram a afectar no decorrer do jogo com o Marítimo e o impediram de participar nos treinos de segunda e terça-feira. Ontem, porém, surgiu no municipal em condições de poder treinar e por isso participou no ensaio, pelo que vai defrontar a equipa checa. Sorte diferente teve Zé Carlos, cuja mazela na zona dos gémeos da perna direita o impede de estar nas condições mínimas de actuar diante do Liberec, assim como frente ao Sporting, na próxima segunda-feira. Wender, Hugo Leal, Paulo Jorge, Castanheira, Carlos Fernandes (lesionados) e Davide (não foi inscrito) estão fora das opções.



A figura do Braga: IRINEU
Qualidade para mostrar


Chegou ao Braga no início da época e até agora apenas dispôs de duas ocasiões para se mostrar, ambas na condição de suplente utilizado, mas hoje deverá dispor de todo o tempo de jogo para confirmar o seu potencial. Que possui. Ágil, veloz e com bom poder de elevação, o brasileiro necessita apenas de jogar para completar a sua integração no futebol português.



Carlos Carvalhal assume ambição
"Apuramento passa por ganhar ao Liberec


O técnico arsenalista desdramatiza o elevado número de ausências e destaca a qualidade do lote de jogadores de que dispõe para tentar superar a equipa checa. Promete uma equipa com raça, determinação e uma enorme vontade de ganhar

Tendo em consideração que por alturas do sorteio afirmou que ganhar os dois jogos em casa seria suficiente para garantir a qualificação, e depois da derrota com o AZ Alkmaar, na Holanda, considera este jogo decisivo para as aspirações do Braga?
Decisivo, não, mas muito importante. Faltam ainda três jogos e em princípio a vitória nos dois jogos em casa darão o apuramento. O nosso objectivo era passar à fase de grupos, o que foi conseguido, mas agora sentimos a necessidade e a ambição de chegar mais à frente e continuar na prova.

Será com essa objectivo que entram para este confronto...
Depois de uma derrota no primeiro jogo, frente a uma das equipas mais difíceis do grupo, vamos defrontar em casa uma equipa complicada, que está no primeiro lugar do seu campeonato. É, efectivamente, uma equipa perigosa, apesar do nome Liberec não dizer nada aos portugueses, que vamos tentar superar. A nossa intenção é a de conseguir o apuramento com duas vitórias em casa, o que, obviamente, passa por ganhar ao Liberec. Tudo vamos fazer para concretizarmos esse anseio, com o alento dos aplausos com que os nossos adeptos nos brindaram no final do jogo com o Marítimo.

O facto dos jogadores disponíveis serem insuficientes para completar os 18 poderá levá-lo a convocar algum dos atletas que estão em fase final da recuperação?
Felizmente, as lesões que nos têm afectado não têm sido graves, mas não fazemos dos jogadores carne para canhão. Só vão ser chamados os jogadores disponíveis, até porque alguns poderão estar recuperados para segunda-feira (Sporting) e não vamos correr riscos. Estamos a atravessar uma fase difícil, mas isto faz parte do jogo. Não lamentamos os ausentes, lamentamos apenas que não estejam presentes porque estes são jogos apetecíveis, motivadores e nos quais eles gostariam de participar.

Estará o Braga a pagar a factura da presença nas provas europeias?
As lesões são essencialmente traumáticas, mas a factura normalmente nada tem a ver com lesões, mas sim com o desgaste. E nesse contexto já tivemos uma experiência má depois de uma participação europeia, a derrota com o Leiria, e outra boa, a vitória sobre o FC Porto... Esperamos chegar a Dezembro classificados para a fase seguinte e, apesar do desgaste, nos lugares de cima. Ou pelo menos lá perto.

O Braga tem sido inconstante e tanto está perto do céu como do inferno...
No futebol, a linha entre o céu e o inferno é muito ténue. No último encontro, não estivemos bem, falhámos muitas oportunidades, cometemos muitos erros quer em termos defensivos quer ofensivos, mas para este jogo a confiança dos jogadores e da equipa é inabalável. Queremos uma resposta de raça, determinação e muita vontade de ganhar, e é isso que vai acontecer.

Na sequência do estudo que fez sobre o Liberec, que opinião formou sobre o próximo adversário do Braga? É uma equipa com uma boa compleição física, alta e robusta, que actua em 4x4x2 e os dois avançados são muito fortes. É uma equipa de características inerentes à escola de Leste, mas mais evoluída em termos técnicos, que essencialmente defende bem, e que funciona como uma verdadeira equipa.
 

São sete os indisponíveis
"Não vou lamentar as ausências"


Em virtude das sete ausências, por lesão, e de Davide não estar inscrito, Carlos Carvalhal conta apenas com 18 jogadores para defrontar a equipa da República Checa, sendo que três deles são guarda-redes. Aparentemente, a solução será a de contar apenas com 17 jogadores ou optar por sentar um dos condicionados no banco. Carvalhal diz que apenas conta com jogadores que estejam cem por cento disponíveis em termos físicos... "Há anos, quando treinava outro clube e tinha um plantel curto, de 18 jogadores, quando faltavam um ou dois o presidente perguntava-me se tinha onze ao que lhe respondia que tinha 14 ou 15... Não me vão ver lamentar das ausências! Tenho jogadores com capacidade e qualidade para formar uma boa equipa para se bater com o adversário e ganhar o jogo. Disponho de onze bons jogadores com um grande espírito de conquista, e mais alguns para reforçar a equipa se houver necessidade disso".




Supresa
Frechaut convocado


Frechaut participou no ligeiro treino de ontem e... foi mesmo convocado. Apesar de se encontrar a concluir a fase de reintegração progressiva, o atleta foi eleito pelo técnico arsenalista, ainda que tenha trabalhado sujeito a alguns condicionalismos...
 

Em vídeo
Liberec observado


Antes do início do treino de ontem, a sala de Imprensa foi invadida por técnicos e jogadores, que durante cerca de meia hora estiveram a observar compactos de jogos do adversário desta noite. A ocasião foi aproveitada pelo técnico para chamadas de atenção em relação a alguns movimentos colectivos e características individuais.
 
Treino dos checos
"Espião" na bancada


Quando se joga em casa tudo joga, "a priori", a favor de quem assume essa condição. Assim sendo, Carvalhal não quis perder a oportunidade de tirar mais umas quantas notas do adversário de hoje à noite. O treinador do Braga "enviou" ontem um "espião", na circunstância o preparador-físico Miguel Cardoso, para observar todas as incidências do treinador do Liberec. Não há nada como prevenir...
 

Convívio
Jantar entre Direcções


Como quase sempre acontece nestas ocasiões, os responsáveis das Direcções dos dois clubes reuniram-se ontem à noite à mesa. Um momento de convívio que serviu para reforçar o espírito entre dirigentes de clubes que, naturalmente, não se conhecem.
 

Apoio possível
160 adeptos com os checos



Pelo que se viu ontem, no treino do Slovan Liberec no Estádio Municipal de Braga, mais um bocadinho e os jornalistas eram quase tantos como os adeptos que hoje vão apoiar a equipa checa. Claro que tal afirmação é exagerada, mas serve para reforçar que os 160 adeptos checos esperados não são, de facto, muitos, mas para quem vem de tão longe já não é mau.



In O JOGO




==============================================================================
UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL

nandes




Artur Monteiro bate com a porta em Braga



Artur Monteiro, director desportivo do Sporting de Braga nos últimos nove anos, bateu com a porta e saiu do clube, em aparente rotura com o presidente da Direcção, António Salvador. Monteiro não já não estará, hoje, no banco de suplentes para o jogo com o Slovan Liberec. O treinador da equipa bracarense, Carlos Carvalhal, finta a questão - "Não tenho conhecimento oficial de nada" - até porque tem mais com que se preocupar, como a onda de lesões que fragiliza a equipa para o desafio da Taça UEFA com o campeão checo.

A posição de Artur Monteiro no clube tinha vindo a fragilizar-se nos últimos tempos. As mais recentes derrotas precipitaram tudo, sobretudo a colisão entre o director desportivo e o presidente do clube. Fontes próximas do Sporting de Braga dizem que António Salvador pedia mais presença ao director desportivo e que este foi confrontado com uma espécie de ultimato, para optar pela dedicação exclusiva ao clube ou pelo ensino (é professor num liceu da cidade).

As mesmas fontes dizem que Monteiro nem pestanejou, respondendo que "nunca abandonaria as aulas". E foi já neste extremar de posições que o director desportivo bateu com a porta. A Direcção do Sporting de Braga espera que o dirigente demissionário reconsidera e volte ao balneário, o que se afigura pouco provável.

Além de Artur Monteiro, muitas outras baixas afectam o plantel do Sporting de Braga. Mais de meia equipa - Paulo Jorge, Carlos Fernandes, Frechaut, Castanheira, Hugo Leal e Wender - está no estaleiro, a curar as mais diversas lesões, o que limita, e muito, as possibilidades de a formação bracarense ganhar ao Slovan Liberec.

Carlos Carvalhal, treinador do Sporting de Braga, não pensa assim "Nunca ninguém me viu a choramingar. E também não será agora que isso vai acontecer. Até porque tenho jogadores com capacidade para fazer uma equipa forte e competitiva, para jogar com um adversário difícil. Temos onze jogadores para entrar em campo e tudo faremos para ganhar. Temos equipa para dar uma boa resposta, com raça e determinação".

A resolução de Carvalhal vem-lhe de outro estímulo, que calou fundo ao treinador bracarense "Vamos jogar com o alento dos aplausos dos nossos adeptos no final do jogo com o Marítimo. Depois de uma derrota pesada, uma manifestação pública de apoio como aquela marcou-nos muito. Nunca vi nada igual em nenhum outro estádio".

O treinador do Braga deseja que o jogo com o Liberec seja a inversão na rota de azar da equipa e promete "ter ambição" para ir o mais longe possível na Taça UEFA. "O objectivo inicial - observa Carvalhal - era chegar à fase de grupos, mas, agora que já cá estamos, temos de ter a ambição de chegar mais longe".

"Para isso - acrescenta o treinador -, temos mais três jogos, e dois deles em casa. Se vencermos estes dois desafios no nosso estádio [NDR o de hoje e o de 14 de Dezembro, com o Grasshoppers], conseguimos o apuramento".

Para completar esse quadro, o Sporting de Braga terá de começar a ganhar ganhar já hoje, porque se adivinha que seja mais difícil de o fazer em Sevilha. Cavalhal diz que "o Braga tem todas as condições para vencer", mas também vê no Liberec adversário de respeito "É o campeão checo e isso diz tudo. É uma equipa muita física, que, normalmente, joga em 4x4x2, com dois avançados muito fortes". 


Campeão checo no Minho para ganhar


O Slovan Liberec chega a Braga com um ponto, o do empate da primeira jornada, em casa, com o Sevilha. Nesse jogo, o campeão checo fez a vida negra ao detentor da Taça UEFA e, agora, comparece no Minho com um ideia a de recuperar, ante o Braga, os pontos que julga ter perdido com a equipa da Andaluzia.

"Gostaria de repetir a exibição do jogo com o Sevilha, mas não gostava nada de voltar a empatar. Desta vez, queremos ganhar. Queremos os três pontos", afirma o treinador do Slovan.

Vitezslav Lavicka acrescenta que "o jogo é importante para as duas equipas" e prevê um desafio "muito equilibrado e com muitas oportundades de golo". O treinador checo admira o Braga pelo seu futebol "bem português, o mais brasileiro da Europa" e identifica João Pinto como "um jogador muito perigoso". Contudo, o que Lavicka mais receia é o jogo colectivo minhoto.

"O Braga tem um conjunto e um jogo colectivo muito forte. O jogo com o Marítimo, que nós vimos, não tem nada a ver com o valor da equipa. Temos muitas mais informações sobre o nosso adversário e sabemos que vamos ter de sofrer para sair de Portugal com um bom resultado. Vai ser um jogo muito difícil", diz Lavicka, que, independentemente do resultado que aconteça no Minho, garante que nunca perderá "Seja qual for o resultado, vamos sair daqui com mais exeperiência nas competições europeias".

Tal como para o Braga, também para o Liberec a Taça UEFA representa apertos e aflições para o campeonato nacional. Já na próxima segunda-feira, à hora em que a equipa minhota entrar em Alvalade, para jogar com o Sporting, o Slovan, líder do campeonato, recebe o rival Sparta de Praga, segundo classificado, a dois pontos, num dos maiores cartazes do futebol checo.

"Primeiro, vamos jogar com o Braga. Só depois pensaremos nesse jogo com o Sparta", remata Vitezslav Lavicka.



Bracarenses atentos ao Grasshoppers-AZ Alkmaar


Quando entrar em campo para jogar com o Liberec, o Braga já saberá o resultado do jogo Grasshoppers-Alkmaar, outro desafio da segunda jornada do grupo C, que começará duas horas e meia mais cedo, em Zurique.

Para o Grasshoppers, isento na primeira jornada, será a estreia. Para a equipa holandesa, vencedora do Braga na ronda de abertura (3-0), será a oportunidade de somar a segunda vitória e de garantir o apuramento num dos três primeiros lugares do grupo. Na Andaluzia, o Sevilha, detentor do troféu, fica de folga, a ver no que páram as modas.

A segunda jornada da competição poderá abrir a porta ao apuramento de muitas equipas para os 1/32 avos. Estão nesssa situação os três clubes ingleses envolvidos nas diversas "poules" e à beira da segunda vitória.

A tarefa parece estar ao alcance do Tottenham (grupo B), vencedor do Besiktas (2-0), na abertura, e que hoje recebe o Bruges. Já o Blackburn (grupo E), recebe o Basileia, depois de ter ganho em Cracóvia (2-1) na primeira jornada. Mais delicada é a missão do Newcastle, vitorioso do Fenerbahçe (1-0) na estreia, mas que, agora, terá de deslocar-se a Palermo, onde mora a equipa da moda e líder do campeonato italiano. AF



Programa da segunda jornada

Groupe A - Partizan Belgrado-Livorno, Glasgow Rangers-Maccabi Haïfa; Isento Auxerre; Grupo B - Dínamo Bucareste-Besiktas, Tottenham-Bruges. Isento: Bayer Leverkusen; Groupe C - Grasshopper-AZ Alkmaar, Braga-Liberec. Isento: Sevilha; Grupo E - Heerenveen-Odense, Lens-Osasuna. Isento: Parma; Grupo F: Zulte-Waregem-Sparta Praga, Ajax-Austria Vienne. Isento: Espanhol Barcelona; Grupo G: Hapoël Telavive-Rapid Bucarest, Mlada Boleslav-Panathinaïkos. Isento: PSG; Grupo H - Palermo-Newcastle, Celta Vigo-Franckfurt. Isento: Fenerbahçe. 



In JN



==============================================================================
UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL